;

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PRESIDENTE DO SINDICATO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENDEMIAS DE URUÇUCA,PAULO CHAVES




EP: Paulo, quando foi instituído o PACS em Uruçuca?



PC :O programa de agentes de saúde foi implantado em 1999 aqui em nosso município.Esse programa já existia em varias cidades do Brasil,programa esse que surgiu no Ceará,dando certo e assim por diante teve a implantação em todo o Brasil.



EP:Qual a importância do trabalho do Agente Comunitário?



PC:Eu particularmente, costumo dizer que somos agentes de transformação social,devido a importância de levar informação,cultura e projetos na comunidade tentando amenizar as dificuldades da população, que tem uma carência enorme devido a ausência do poder público.



EP:Há quanto tempo a categoria está sindicalizada?



PC:Há menos de um ano.Estamos nos organizando,nos fortalecendo e aglomerando forças,para buscar nossos direitos,direito reconhecido na constituição que todo trabalhador ao longo do tempo lutou para conquistar.
Sabemos que a luta terá algumas dificuldades, mais foi pra isso que fui eleito e será por direitos do trabalhador que iremos lutar.



EP: Vocês ingressaram com uma ação na justiça contra o município, o que quer dizer isso?



PC:Bom, essas ações na justiça é uma tendência em todo Brasil.Logo que foi votado no congresso a lei 11.350,que regulamenta a profissão de agentes de saúde, os mesmos passaram a fazer parte do quadro de funcionários do município,que foi forçado através da lei a criar a profissão nos municípios.Isso ocorreu em outubro de 2007.Sendo assim, a lei nos dá direito ao retroativo,ou melhor, o tempo que trabalhamos antes de 2007. É isso que os gestores tem que entender.



EP:O Sindicato tem encontrado dificuldade junto à Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura?



PC:Sim,pois ainda não tivemos nossos direitos atendidos.Aí onde faço mais uma vez o pedido a secretária Dr.Jamile e o prefeito que atenda nossos direitos,que tenha um pouco mais de sensibilidade.



EP: O Sindicato e a prefeitura já sentaram para discutir campanha salarial?



PC:Sim,tivemos se não me engano duas reuniões, onde apresentamos a campanha salarial.O prefeito ficou de avaliar a campanha salarial, mas já se passaram quase seis meses e ainda nada de afirmativo.



EP: Entre os ACS de todo Brasil há uma discussão sobre um incentivo no valor R$: 70,00 que o governo manda pra a categoria. Algumas prefeituras estão repassando, outras não. Qual a posição da prefeitura de Uruçuca quanto a este assunto?



PC:Com certeza existe vários municípios no Brasil repassando esse incentivo ao trabalhador.Enquanto o nosso município,colocamos a situação pra ser discutida varias vezes,inclusive na última reunião do conselho.Agora é esperar.



EP: Qual o salário do agente comunitário em Uruçuca hoje?



PC:O salário do agente de saúde ele tem que ter a participação dos governos federal,estadual e municipal,mais só o governo federal entra como salário que é de R$630,00.Estamos tentando negociar a contrapartida do município e do estado.



EP: O sindicato enquanto instituição organizada, pretende fazer algo em prol da comunidade?



PC:Com certeza.Na próxima sexta feira dia 20, estaremos trazendo o banco de sangue pra receber doação da população,espero contar com a presença de todos.Estamos também desenvolvendo projetos sociais,e um grande evento social para segunda quinzena de Dezembro.



EP: Para encerrar, qual a mensagem que você deixa para os seus colegas agentes de saúde e para a população?



PC:Que é sempre necessário acreditar em nossos sonhos,que com tantas crises e desgraças no mundo, é muito importante valorizar e lutas pelo social.Pois os sonhos são os rascunhos de nossas vidas.
UM FORTE ABRAÇO A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário