sexta-feira, 6 de junho de 2008

Jules Henri Fayol

O engenheiro francês Jules Henri Fayol lutou mais de 30 anos tentando salvar da falência uma industria de mineração e aço. Seu esforço não foi em vão, pois adquiriu o costume de anotar diariamente os fatos que chamavam sua atenção. Constatou que o que fazia uma empresa funcionar eram 6 funções. Esta divisão é até hoje predominante no processo de departamentalização das organizações.
1. Funções Técnicas: relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;
2. Funções Comerciais: relacionadas com a compra, venda e permutação.
3. Funções Financeiras: relacionadas com a procura e gerência de capitais.
4. Funções de Segurança: relacionadas com a proteção e preservação de bens.
5. Funções Contábeis: relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
6. Funções Administrativas: coordenam e sincronizam as demais 5 funções da empresa.
Dentro das funções administrativas, Fayol os 5 elementos fundamentais que todo o administrador deveria dominar: previsão, organização, coordenação, comando e controle. Estes elementos são memorizados pela sigla:
P O C 3
Ele também enumerou as 6 qualidades de um administrador. Atenção para estas qualidades que valem ainda hoje no mercado globalizado altamente competitivo:
BOM ESTADO FÍSICO CULTURA GERAL
CAPACIDADE INTELECTUAL EXPERIÊNCIAVALORES MORAIS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Todavia, talvez a maior contribuição de Fayol à ciência administrativa tenham sido os 14 Princípios Gerais da Administração que, apesar de alguma contestação, servem de guia básico para todos os que desejam gerenciar com sucesso: 01. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência. 02. Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade. Ambas devem estar equilibradas entre si. 03. Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos. 04. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única. 05. Unidade de direção: uma cabeça é um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo. 06. Subordinação de interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares. 07. Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição. 08. Centralização: refere-se a concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.
09. Cadeia escalar: é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo. É o princípio de comando. 10. Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana. 11. Eqüidade: amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal. 12. Estabilidade e duração (num cargo) do pessoal: a rotação tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer num cargo tanto melhor. 13. Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar seu sucesso. 14. Espírito de equipe: harmonia e união entre as pessoas são grandes forças para a organização.
Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo. Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva. Fayol complementa a Administração Científica e a Teoria Clássica.

Conceito de “Homo Economicus”
Contudo, a Administração Científica tinha diversos defeitos dentre eles: o mecanicismode sua abordagem (teoria da máquina), a superescalização que robotiza o operário, avisão microscópica do homem tomando-o apenas economicamente e como parte da maquinariaindustrial, a abordagem incompleta envolvendo apenas a organização formal, a limitaçãodo campo de aplicação à fábrica, omitindo o restante da vida de uma empresa, aabordagem eminentemente prescritiva e normativa e tipicamente de sistema fechado.
Mesmo assim, essas limitações e restrições não apagam o fato de que AdministraçãoCientífica foi o primeiro passo concreto da Administração rumo a uma teoriaadministrativa. Foram Taylor, Ford e Fayol que implantaram diversos conceitos que até hoje utilizamos para gerenciar pessoas e empresas, dos mais variados portes, em qualquer lugar do planeta.
Henri Fayol

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