quinta-feira, 6 de maio de 2010

PLANOS DE ESTUDOS - 2010 COMPONENTE CURRICULAR: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias TURMA: I semestre – Aproveitamento de Estudos

CENTRO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES GEN. FLORES DA CUNHA
DISCIPLINA: ENSINO DA LINGUAGEM
PROFESSORA: ANDRÉIA CÁSSIA DA SILVA SKIERESZ
(81320321/ decasmarco@ig.com.br)


PLANOS DE ESTUDOS - 2010
COMPONENTE CURRICULAR: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
TURMA: I semestre – Aproveitamento de Estudos
EIXO TEMÁTICO: Educação Infantil:

EDUCAÇÃO INFANTIL:

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

→Relacionar os conhecimentos adquiridos sobre o universo da Educação Infantil com o cotidiano e com suas experiências pessoais.
→Conhecer as propostas pedagógicas necessárias para o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos.
→Entender a importância da rotina no trabalho da educação infantil.
→Elaborar atividades/ conteúdos a serem trabalhados com crianças de 0 a 5 anos.
→Abordar a importância do período de adaptação na educação infantil.
→Executar Projeto de Monitorias para desenvolver na educação infantil.
→Vivenciar práticas pedagógicas nas turmas de 1° ano do Ensino Fundamental de 9 anos.


BLOCOS DE CONTEÚDOS:

→Diretrizes Curriculares: educação Infantil
→Crianças de 0 a 5 anos: características
→Desenvolvimento da linguagem oral, do movimento, da identidade e da autonomia, do brincar e do trabalho com artes.
→Importância da rotina para os alunos de 0 a 5 anos.
→Atividades diversificadas: hora do conto e jogos infantis.
→Adaptação.
→Monitorias na educação Infantil.
→Observação de práticas pedagógicas.


SUGESTÕES/ ESTRATÉGIAS/ OPERACIONALIZAÇÃO:

→Leitura das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.
→Estudo sobre as características das crianças de o a 5 anos.
→Apreciação de texto informativo sobre o que se deve trabalhar na educação infantil.
→Fórum de discussões sobre a temática.
→Construção de rotinas necessárias para o desenvolvimento dos educandos.
→Elaboração de atividades/ conteúdos da área da linguagem para a educação infantil.
→Pesquisa e leitura de textos sobre a importância da adaptação.

→Elaborar e executar as práticas de monitoras com hora do conto e recreio dirigido.
→Observar a rotina e o trabalho pedagógico das classes de 1° anos.

0 comentários:

Postar um comentário