terça-feira, 19 de outubro de 2010

Impressionismo


"O impressionismo nasceu na França no início de 1860, sua forma mais pura só durou até 1886, se separou bruscamente da tradição rejeitando a perspectiva, a composição equilibrada, os impressionistas representavam sensações visuais através da cor."
O objetivo maior do impressionismo era apresentar uma "impressão" daquilo que era retratado, eles produziam pinceladas distintas e curtas, para muitos não passavam de borrões de tintas.
A obra intitulada " Impressão do nascer do sol" de Monet foi o marco do impressionismo, abaixo podemos ver a imagem da obra:

"Impressão do nascer do sol", Monet - 1872

Em 1874, Degas, Sisley, Pissaro, Morisol, Renoir e Monet, entre outros, montaram sua primeira exposição de grupo, a pintura "Impressão do nascer do sol" foi responsável pelo nome que o grupo recebeu, nome dado por um crítico.
O impressionismo surgiu por volta de 1862, quando Bazille, Monet, Renoir eram estudantes do mesmo ateliê, aclamavam Manet por sua independência, rejeitados pela academia em 1874, decidiram mostrar seu trabalho como grupo.
Fizeram oito exposições do grupo, os temas eram as paisagens ao ar livre, beira de mar, ruas e cafés de Paris e tinham como objetivo maior retratar sensações imediatas de uma cena."(STRICKLAND, BOSWELL, 1999 )
Depois do impressionismo, a pintura nunca mais seria a mesma. os artistas estabeleceram o direito do artista de produzir livremente.




Manet

"A obra intitulada "Almoço na Relva" de 1863 produzida por Edouard Manet, causou muita
polêmica, "as figuras lembram uma obra de Rafael mais conhecida como o julgamento de Páris de 1520.
A obra é um manifesto pela liberdade artística, afirmando que o artista possuí total liberdade
para combinar os elementos que lhe agrade, dizem que Coubet afirmava que os quadros de Manet tinham tanto relevo quanto cartas de baralho, a pintura Almoço na relva possui quase nenhuma profundidade como podemos ver ao lado direito."(H.W.Jason, 1996)


Monet
Claude Monet (1840- 1926) "Depois de estudar paisagens de Constable e Turner em Londres, participou da primeira exposição impressionista, em 1874.
Sua dedicação teve seu preço, como Renoir, durante os anos 1860 e 70 Monet sofreu com a pobreza,trocando inclusive suas posses por tintas, o artista implorava para os colecionarem levarem suas obras por qualquer preço, depois da primeira exposição do grupo em Nova York as coisas mudaram."(Strickland, 1999, p.102)
Em 1890, fixou na idéia de pintar o mesmo tema sob diferentes condições de luminosidade, fez mais de trinta telas sobre a catedral de Ruen, duas dessas podemos ver na figura abaixo:



Degas
Edgar Degas (1834-1917) dizia que a arte não era um esporte, o artista não tinha interesse em retratar paisagens, "seus temas se limitavam à pistas de corrida, circos, ópera, cenas de cafés, e principalmente se interessava em retratar bailarinas.
O artista foi o primeiro a expor pastéis como obras acabadas ao invés de esboços.
As poses não convencionais pegam as bailarinas desprevenidas, enquanto se coçam, bocejam ou simplesmente ajeitam as sapatilhas, congelando a figura em movimentos desavisados."(Strickland, 1999, p.106)
O artista representa as dançarinas, no palco,ensaiando, abaixo temos uma montagem de várias bailarinas do artista:



Renoir
Outro grande artista do impressionismo foi Auguste Renoir, os casais no Le Moulin de La Galette, irradiam um calor humano encantador,paz e tranquilidade em meio a multidão, podemos ver as pinceladas rápidas do artista, temos a sensação de movimento através das curvas, podemos até mesmo sentir que a música é muito agradável por conta da conta da calma em que as pessoas retratadas demonstram, abaixo podemos ver a pintura de Renoir:

Le Moulin de la Galette, 1876, óleo sobre tela



Escultura
"A escultura no século XIX estava numa situação desesperada, Rodin chegou e mudou tudo, a escultura até então basicamente se resumia em monumentos públicos, Auguste Rodin foi o único a fazer reviver a escultura, ele desenvolveu um estilo próprio com base em modelos vivos.
O corpo em movimento era o meio de Rodin expressar a emoção, o artista possuía uma assistente muito talentosa, seu nome é Camile Claudel, tornou-se amante de Rodin quando ela tinha 19 anos de idade e ele 43."(Strickland, 1999, p.110)
Podemos dizer que da mesma forma que os impressionistas revolucionaram a pintura, Rodin revolucionou a escultura,segundo Strickland: por volta de 1900 Rodin era conhecido como o maior escultor vivo do mundo.
No primeiro ano do curso de artes visuais da univille, tivemos que fazer um trabalho sobre Rodin dentro da disciplina de escultura, tínhamos que usar um método diferente para a apresentação de nosso trabalho, decidimos trabalhar com a linguagem do vídeo, confira:

Decidi postar o link, pois o vídeo ficou muito pesado aqui no blog, então confira, vale apena.



Fonte das Imagens
Acesso: 11/01/2011







Realismo


A partir de agora teremos alguns movimentos acontecendo ao mesmo tempo, " enquanto se dava o embate entre o romantismo e o neoclassicismo, o realismo começa a emergir, força que dominaria a segunda parte do século XIX.
No realismo, os artistas se limitavam aos fatos do mundo moderno, muitos retratavam camponeses e a classe de trabalhadores por exemplo." (STRICKLAND,BOSWELL 1999, p.83)

Ao lado vemos a pintura intitulada " O vagão de terceira Classe, Daumier"- 1862.
O rei Louis Philippe prendeu Daumier, por conta do artista ter produzido uma caricatura do rei engolindo sacos de ouro extorquidos do povo, mas mesmo assim continuou produzindo obras provocadoras, entre elas podemos destacar "O vagão da terceira classe" onde o artista retrata um grupo de trabalhadores que viviam em condições sub humanas, ao olharmos para a cena temos a sensação de que as pessoas estão tristes em um espaço apertado como meros animais.





"Podemos dizer que o pai do movimento realista foi Gustave Coubert (1819- 77), " nada em Coubert era contido, defendia a classe trabalhadora, foi preso por seis meses por danificar um monumento napoleônico, detestava a teatralidade da arte acadêmica, entre as obras que o artista julgava importante podemos destacar "Interior do Meu ateliê ", um júri na época se recusou em exibir a obra." (Strickland, 1999, p.84)
"Coubet começou como um romântico neobarroco, mas 1848 chegou a conclusão de que a ênfase romântica era simplesmente uma fuga à realidade da época, suas obras eram denominadas como vulgares e com falta de conteúdo, " Os quebradores de pedras" foi a primeira tela a concretizar o realismo em cena.
Ele viu dois homens trabalhando em uma estrada, pediu para eles que pousassem em um estúdio, onde os pintou em tamanho natural.
O rosto do homem mais novo esta virado, o mais velho escondido pelo chapéu, não escolheu a dupla por acaso, pois o mais velho já estava com idade avançada para um trabalho tão pesado e o mais novo ainda era muito novo para tal." (H.W.Jason, 1996,p.328)


Os quebradores de pedras




Quem foi Thomas Eakins?
"Quando resolveu pintar uma crucificação, amarrou seu modelo numa cruz, sua preocupação era que a anatomia saísse ficasse apropriada ao real, para aprender anatomia dissecou cadáveres, traçava a ´perspectiva de suas pinturas com exatidão matemática, como diretor da academia da Pensilvânia, revolucionou o ensino da arte.
A partir de 1870 pintou muitos retratos, hoje Eakins é considerado o mais fino pintor norte-americano do século XIX.
Abaixo vemos a obra " A clínica Agrew, Eakins, 1889", onde o artista descreve uma operação de câncer de mama, a academia recusou em mostrar a pintura em sua exposição." (Strickland, 1999, p.86)






Arquitetura -Era industrial
"Boa parte do século XIX,estilos revival com os de templos gregos ou romano e castelos góticos estilizados dominaram a arquitetura, com a revolução industrial houve a disposição de novos materiais tais como escoras de ferro fundido, somente em estruturas como pontes
suspensas, estações de ferro e fábricas, o ferro fundido foi usado como ornamento.
A utilização do ferro fundido se expandiu pelo mundo depois da metade do século, permitindo que os edifícios fossem mais altos, econômicos e resistentes ao fogo.
A maior maravilha da engenharia no ramo das construções dessa época foi a torre Eiffel -1889 em Paris.
A torre foi construída para ser a principal atração da exposição de 1889 em Paris, com trezentos metros de altura era a construção mais alta do mundo naquela época e deveria ser desmontada ao término da exposição,
A torre consistia de 7300 toneladas de ferro e aço conectadas por 2,5 milhões de rebites, tornou-se um símbolo da era moderna industrial." (STRICKLAND,BOSWELL ,1999)





A revolução Industrial

Segundo Divalte, o termo revolução industrial é utilizado para descrever um conjunto de transformações econômicas, sociais e tecnológicas que teve início na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII.
" Em pouco tempo, essas mudanças afetariam outros países da Europa e os Estados Unidos, os historiadores acreditam que a revolução industrial desempenhou um papel vital no desenvolvimento do capitalismo, a revolução significou o advento da indústria e da produção em série."(Divalte,2002,p.197)
A revolução transformou pequenos lugares e grandes centros urbanos,dezenas de fábricas se fundiam às paisagens das cidades, as pessoas trabalhavam cerca da maior parte de seu tempo, a remuneração era alta e não havia direitos a férias e descanso remunerado como em nosso dias.
Podemos dizer que a revolução industrial foi um resultado de um longo processo que teve início na baixa idade média com o surgimento das corporações de ofício, com as grandes navegações entre os séculos XV e XVI, o comércio se expandiu, os europeus passaram explorar o comércio com várias partes do mundo.






Fonte das Imagens
Acesso - 11/01/2011



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Romantismo


Nos últimos 30 anos do Neoclássico surge um outro movimento: O Romantismo, onde o que prevaleceria seria a emoção, pela primeira vez na história da arte temos dois movimentos acontecendo ao mesmo tempo.
A parir do século XVI vemos a razão e emoção se contrapondo a todo momento, no século XIX surge o trem, as fábricas e a produtividade aumenta com a revolução Industrial, o surgimento da enciclopédia surge no Iluminismo que era composto por um conjunto de preceitos que constituem uma nova visão de mundo.
No Iluminismo a questão do indivíduo é muito forte, um dos seus pensamentos aponta a morte de Deus, o liberalismo, marxismo e o positivismo surgem nesse momento.
Alguns autores alegam que o modernismo tenha se iniciado a partir do Romantismo. O movimento romântico veio para romper o clássico, dando liberdade para o artista escolher o tema partindo daquilo que via.
"A era romântica de 1800-50 foi a idade da sensibilidade, pintores como Turner e Constable elevavam o status da pintura dando a cenas naturais ricas em cores e movimentos, nesse meio tempo do Romantismo temos a unificação da Itália e da Alemanha.
Alguns historiadores afirmam que Théodore Géricault (1791-1824) lançou o Romantismo na França com a pintura. A balsa de Medusa que foi inspirado em um acontecimento da época, um naufrágio que antecedeu um escândalo político, dos 149 tripulantes sobreviveram apenas 15.
Géricault entrevistou os sobreviventes para compor a obra, fez o máximo para ser autêntico.


"A balsa de Medusa, Géricaut 1818-19"




A linguagem dos corpos em luta contorcidos, diz tudo sobre a luta pela sobrevivência, tema que obcecava o artista, a pintura não estava mais ligada ao passado, a fama da pintura rompeu a camisa-de-força da academia clássica.
Embora tenha expostos publicamente apenas três trabalhos ao longo de sua carreira, Géricault deixou sua marca registrada, sua maneira de lidar com a tinta e criar cenas de luta deslanchou a era romântica na arte francesa.
Eugène Delacroix, tornou-se líder do movimento romântico após a morte de Géricault, o artista
pregava que para criarmos deveríamos sentir a agonia da criação, Frederic Chopin foi seu amigo.
Suas imagens eram carregadas de violência, uma de suas primeiras obras foi "Massacre em Chios", decidiu trabalhar com esse tema logo que soube dos turcos matando cristãos na ilha de Chios, os espectadores choravam quando viam o bebê mamando no peito da mãe morta.
Abaixo vemos a obra intitulada " A Morte de Sardanapalus ", Delacroix-1827,a pintura teve como base os versos do imperador assírio Sardanapalus, o artista retrata o exato momento em que servos executam as meninas do harém e os cavalos.






Os ingleses J.M.W. Turner e John .Constable tinham apenas um ano de diferença de idade, Constable acreditava que as paisagens deveriam se basear em observação, suas cenas rurais demonstrava seu amor pela natureza, devido à sua devoção pelas aparências reais, se rebeliou contra os tons cor de café então na moda para as paisagens, era comum ele colocar pontos vermelhos nas folhas retratadas para energizar o verde, abaixo vemos a obra " A carroça de Feno"-1821 de Constable.


A carroça de Feno"-1821 de Constable





Turner (1775-1851)
Filho de um barbeiro pobre de Londres, Turner faltava nas aulas da escola para fazer esboços
dos clientes de seu pai. Aos 12 anos vendia as aquarelas e aos 15 expôs na Academia Real.
Seu estilo foi se tornando gradualmente mais abstrato ao longo do tempo.
Chuva, Vapor e Velocidade ´-é uma pintura típica da fase em que Turner eliminou o detalhe para se concentrar na forma essencial de uma locomotiva em velocidade sobre uma ponte, vindo em direção ao espectador, o trem havia sido inventado 20 anos antes apenas.
Embora o artista jamais tenha se considerado um pintor abstrato, as pinturas encontradas após sua morte não contém temas reconhecíveis consistindo em apenas massas de cores radiantes.
Seus últimos trabalhos anteciipam a arte moderna, em que a pintura em si é o único tema.
Turner se isolou de todos em seus últimos anos de vida, inventou outro nome rejeitou belos preços por seus trabalhos e guardou as melhores pinturas, no leito de sua morte Turner pediu para ser levado até a janela para morrer vendo o pôr-do-sol. "(STRICKLAND, BOSWELL,1999)



Arquitetura

Os pintores e escultores não estavam aptos a abandonar os hábitos renascentistas de representação," os arquitetos por sua vez não estavam presos à essa limitação, por conta disso o reflorescimento de estilos persistiu mais em suas obras do que as outras artes.
Iniciaram também o reflorescmento gótico nas construções. O sentimento nacionalista foi fortalecido durante as guerras napoleônicas, o gótico expressava o nacionalismo de forma particular."(H.W. Janson,1999, p.314)
Em 1834 a reconstrução do Parlamento de Londres foi feita em estilo Gótico como podemos observar na figura ao lado. O apogeu da construção romântica aconteceu na obra Ópera de Paris que foi construída entre os anos de 1861 até 1874.



Escultura
No campo da escultura podemos dizer que os artistas tentavam adaptar o estilo neoclássico, o mais famoso entre os escultores para muitas pessoas foi o artista Antonio Canova, entre suas obras construiu uma estátua de Napoleão. Pauline Borghese que era irmâ de Napoleão permitiu ser esculpida como a Vênus reclinada como podemos ver na figura abaixo.



Pauline Borghese como Vênus. 1808











Fonte das Imagens
Acesso 11/01/2011



Neoclassico


" A partir de 1780 até 1820, a arte neoclássica revive o classicismo na pintura, na escultura, na arquitetura e no mobiliário consistindo uma clara reação contra o enfeitamento do Rococó.
O século XVIII tinha sido a idade das Luzes, através dos filósofos se pregava o evangelho da razão e da Lógica.
O iniciador da nova tendência fiu Jacques-Louis David (1748-1825), pintor e democrata francês, que imitava a arte romana e grega para inspirar a nova República Francesa.
Em 1738, a mania da arqueologia invadiu a Europa, Pompéia e Herculano ofereciam a visão de uma arte preservada.

Algumas pessoas levavam a sério a idéia de viver à maneira grega, não só andavam de túnicas curta, como se banhavam no rio Sena.
Os líderes das escolas de arte e das academias reais francesas e britânicas davam todo o apoio ao movimento neoclássico e pregavam que a razão devia ditar a arte e não a emoção.
Os fundos da pintura geralmente era composto por arcos ou colunas, e a simetria substituíam as curvas irregulares.
As ruínas romanas inspirava novas construções no mesmo estilo, o pórtico do Panteon de Paris, com colunas e cúpula corintias, copiava exatamente o estilo Romano como podemos ver na figura ao lado.



Em Berlim, o portão de Brandenburg era uma réplica da entrada de Atenas, com uma carruagem romana no alto. A transição nesse período é do Rococó para o clássico, reação aos excessos das formas Luís XV, as grandes obras começam a ser construídas Paris, Marquês de Vandiéres foi diretor das construções da aristocracia e era cunhado de Madame de Pompadour.

Inicia-se uma imitação direta da Antiguidade, a aristocracia não produzia nada, era uma vida vazia cheio de festas e voltada ao luxo, havia uma certa insatisfação com Luís XV, a classe de operários trabalhavam em exesso para sustentar a aristocracia.
Buscar os valores gregos de certa forma era tentar impor uma nova ordem social, a revolução francesa é um marco da humanidade onde termina a transição( 1774). Acontece nesse período construções de museus como o Louvre, os artistas começam a expor de forma independente. A escola militar de Paris é outro grande exemplo da volta aos ideais clássicos."( STRICKLAND, BOSWELL 1999).




Pintura

" Na pintura, a tendência anti-rococó, inicialmente esteve ligada a uma questão de conteúdo do que de estilo, a obra do artista Jean Baptiste Greuze intitulada "A noiva da aldeia" é aclamado como uma obra de arte, em sua obra geralmente é composta de muita luminosidade com sombras precisas sobre os elementos retratados, derivada de Caravaggio.
Jacques Loius David transmite uma sensação de vida, Sócrates em vias de beber sua taça de veneno, se assemelha com a figura de Cristo com doze discípulos como podemos ver na figura abaixo.



Jacques Louis David. A morte de Sócrates 1787






David teve uma participação ativa na Revolução Francesa, durante alguns anos praticamente controlou as atividades artísticas da nação, nesse meio tempo pintou sua maior obra,' A Morte de Marat', criando uma profunda emoção, a pessoa retratada era um dos líderes políticos da revolução e havia sido assassinado em sua banheira, sofria de um problema de pele e fora assassinado com uma facada. A pose de Marat originou-se de uma figura adormecida provavelmente de Cúpido e Psiquê.
Ao lado podemos perceber a cena onde Marat produzia seus escritos sobre uma prancha, que servia de escrivaninha.
"Um dia, uma jovem senhora chamada Charlotte Corday introduziu a faca no corpo de Marat enquanto ele lia uma petição, David compôs a cena com uma exatidão rigorosa."
(J.W.Hanson, 1996)











"Na primeira metade do século XIX, a arte se transformou numa disputa entre dois pintores franceses : Jean Auguste Dominique Ingres (1780-1867) e Eugéne Delacroix (1798-1863).
Ingres era neoclassico enquanto Delacroix era um artista defensor do romantismo. "( Strickland, 1999, p.70)
Segundo Strickland, Ingres frequentava a escola de arte quando criança, aos 17 anos fazia parte do ateliê de Daivd, nunca deixava que suas pinceladas aparecessem, sua obra inicial se baseou em modelos das pinturas dos vasos gregos, após o surgimento de Delacroix e Géricault o artista pedia cuidado contra o uso das cores fortes, que causavam um impacto visual tremendo.
"A disputa acabou virando xingamentos, com Ingres rotulando Rubens, o herói dos românticos, de aquele açougueiro flamengo, considerava Delacroix como o diabo encarnado. Certa vez quando Delacroix saiu do salon, depois de pendurar uma pintura, Ingres comentou: " Abram as janelas , porque está cheirando enxofre."Os românticos caracterizavam as pinturas de Ingres de "desenhos coloridos". ( STRICKLAND,BOSWELL 1999, p.70)
Ao lado vemos a pintura intitulada "Retrato da Princesa de Brogile, 1853 . A obra traz formas claras e uma composição equilibradas do Neolássico.




Escultura

A escultura neoclássica segue os padrões da pintura e arquitetura, " a arte do retrato provou ser o melhor campo para escultura neoclássica em relação à criação, pois o artista moderno jamais seria capaz de competir com as esculturas da antiguidade, um dos artistas que podemos destacar no campo da escultura é Jean Antoine Houdon, ao lado vemos uma obra do artista cujo o título é Voltaire, 1781 com a altura de 1,19m confeccionado em mármore e que hoje se encontra no Museu Fabre, Montpellier, França.(J.W.Hanson, 1996,p.308)
A obra traz um realismo surpreendente, temos a sensação que Voltaire se levantará a qualquer momento.










Contextualizando a Revolução Francesa

Os trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial, pagavam altos tributos à nobreza, vivendo em estado de extrema pobreza.
Em 14 de julho de 1789 o povo revoltado foi as ruas para tomar o poder de Luís XVI, uma das primeiras atitudes foi a tomada de Bastilha.
O lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade."
A nobreza tenta fugir mas é capturada, Luís XVI e Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793 e o clero tem seus bens confiscados.
" A revolução Francesa foi herdeira das idéias iluministas, e entre os grupos havia diferentes propostas de construção de um novo Estado. Havia revolucionários que entendiam que a monarquia constitucional era o melhor regime político; outros queriam um governo democrático que atendesse a todas as camadas da população.
Quando a revolução começou a revolução permitia várias possibilidades surgem dois partidos conhecidos como girondinos e os jacobinos.
Os gerondinos eram compostos pela alta burguesia, enquanto os jacobinos eram representados pela baixa burguesia, em 1795 os gerondinos assumem o poder e é aprovada a nova constituição, General Napoleão assume o poder.

O período de Napoleão durou cerca de 15 anos e iniciou-se através de um golpe de estado, dissolvendo o Diretório e estabelecendo um novo governo, denominado Consulado.
Em 1799 foi promulgada uma nova constituição que ampliava os poderes de Napoleão
Em 1804 por meio de um plebiscito que obteve 60% de aprovação dos votos, foi restaurada a monarquia e Bonaparte tornou-se imperador da França.
Ainda durante o consulado, em 1800 foi criado o banco da França. que passou a controlar as finanças públicas.
A economia nacional era estimulada e atendia as necessidades da elite burguesa, ainda em 1800 s Inglaterra,Prússia, Rússia e a Áustria uniram-se para lutar contra as tropas francesas que avançavam sobre o território europeu.
A vitória da marinha inglesa em 1805, mostrava que seria muito difícil uma vitória militar sobre a Inglaterra, por isso Bonaparte resolveu combater os ingleses atancando sua economia.
Em 1806, foi decretado bloqueio continental foi nesse momento que a família real portuguesa fugiu para o Brasil, por volta de 1812 o império Francês atingiu sua expansão máxima.
Crises internas, o governo de Paris teve de enfrentar muitas rebeliões além da manutenção do império, ao invadir a Rússia em 1812 as tropas de Napoleão viram-se sem alimentos e sem abrigo, a população russa queimava as plantações a medida que recuavam da invasão francesa.
Com a chegada do inverno, o exército foi dizimado pelo frio, acredita-se que o grupo que invadiu a Rússia era formado por quinhentos ou seiscentos mil soldados, desse total somente trinta ou quarenta mil conseguiriam voltar para a França.
Depois disso, formou-se uma nova coligação entre Inglaterra, Áustria, Rússia e Prússia para combater o exército francês, Paris foi invadida em abril de 1814.
A monarquia Bourbon voltou ao poder, Luís XVIII, irmão de Luís XVI assumiu o trono francês.
Bonaparte reassumiu o governo mas por pouco tempo, cerca de cem dias, Luís XVII assumiria novamente o governo após a batalha de Waterloo e Bonaparte seria exilado na Ilha de Santa Helena até sua morte em 1821."( PETTA, OJEDA, 1996)
A nova monarquia não era absolutista, mas parlamentar onde "o poder encontrava-se nas mãos de duas assembléias: a Câmara dos Pares e a Câmara dos deputados.
Altos e baixos foram marcantes até 1850, no dia 9 de dezembro de 1851, Luís Napoleão com apoio da sociedade Dez de Dezembro dissolveu a assembléia e proclamou-se presidente por dez anos, mas um ano após não satisfeito se proclamou Imperador da França, finalmente imitaria seu tio.( PEDRO, ANTONIO, p.223)








Fonte das Imagens
Acesso - 11/01/2011

domingo, 3 de outubro de 2010

Barroco/ Rococó


O florescimento do Barroco

" A atmosfera cultural criada na Europa pela Reforma protestante e pela contra reforma católica, estimulou tendências artísticas diferentes das propostas do Renascimento.
A igreja católica, ao contrário dos protestantes, que aboliram imagens e pinturas de seus templos, atribui um papel especial à arte, explorando as emoções dos fiéis, na tentativa de fortalecer a fé.
Era preciso encontrar um estilo que causasse impacto e comovesse o espectador, alguns artistas do renascimento começaram a dar mais valor aos contrastes de luz e sombra, ao movimento a à cor.
Na península Itálica, na Espanha e em Portugal, onde a presença católica era forte, o estilo barroco foi empregado
na construção de palácios e na decoração de seus interiores, na pintura, na construção e decorações de igrejas, o barroco difundiu-se em todas as formas de manifestação artística, incluindo o teatro, música e literatura."(Divalte, 2002, p.123)


Acima vemos a obra intitulada "Êxtase de Santa Teresa , escultura de mármore de Gian Lorenzo Bernini, 1646-1652, relacionando um tema religioso, nessa escultura o artista retrata Santa Teresa de Ávila em um momento de êxtase ao ter uma visão.



Barroco- Era do ornamento

A arte Barroca (1600-1750) conseguiu unir as técnicas do renascimento e o maneirismo com a emoção, intensidade e a dramaticidade, fazendo do estilo barroco o mais ornamentado na história da arte, produziu gênios artísticos tais como Rembrandt e Velázques e expandiu o papel da arte para a vida cotidiana.
Artistas vinham de todos lugares, para estudar as obras primas da antiguidade clássica e da alta renascença em Roma.
A era barroca começou em Roma por volta de 1600, com ajuda financeira de papas que decidiram construir magnificas catedrais depois da contra-reforma, o movimento se expandiu para a França, os palácios passam a ser projetados para impressionar seus visitantes, a riqueza das colônias sustentava o luxo de jardins, mobiliário e a arquitetura", ao lado podemos ver o palácio de Versailles de Luís XIV.
Em países católicos, a arte religiosa florescia, nos países onde predominava o protestantismo, a pintura sobressaía tendo como temas a natureza morta,retratos, paisagens e cenas do cotidiano.


Nessa época foram fundadas academias de arte para ensinar aos artistas as técnicas desenvolvidas na renascença. Três artistas, em diferentes meios, representaram o ponto mais alto do barroco italiano: o pintor Caravaggio, o escultor Bernini e o arquiteto Borromini.

Caravaggio é considerado o pintor mais original do século XVII,injetou vida nova na pintura após a artificialidade do Maneirismo, conduzindo realismo, secularizou a arte retratando os santos como seres humanos comuns.
Muitos acham que ele foi longe demais quando pintou a "Morte da Virgem" usando um o corpo de uma afogada como modelo, o quadro foi comprado pelo duque de Mântua, pois foi rejeitado pela paróquia que o encomendara.
Muitos daqueles que encomendavam decorações de altares, se recusavam a aceitar suas versões, considerando-as profanas ou vulgares, para os grandes artistas como Rubens, Velázquez e Rembrandt, ele era audacioso inovador que lhes ensinou tornar a pintura religiosa hiper- real.

A conversão de São Paulo




" A morte da Virgem"


Acima podemos ver duas obras de Caravaggio, a primeira obra intitulada "A conversão de São Paulo, e logo abaixo vemos a obra intitulada " A morte da Virgem", em ambas as santidades são retratadas como pessoas comuns.



Basílica de São Pedro



Bernini passou a maior parte de sua vida trabalhando na Basílica de São Pedro, o ponto focal do interior é o altar com pálio, obra de Bernini, em bronze, marcando o local do túmulo de São Pedro, sob o dormo central.
Para dar um toque climático no ponto ao fundo da nave, Bernini criou a Cathedral Petri, para realçar a modesta cadeira de madeira de São Pedro.
Do lado de fora, projetou a praça cercada por duas colunatas, planejou as arcadas como se fossem braços maternais da igreja acolhendo os peregrinos na Basílica de São Pedro.





Borromini = Arquitetura Dinâmica

Filho de um pedreiro, trabalhou primeiro como cortador de pedra para Bernini,, mesmo em construções de dimensões modestas, combinava formas de maneira extraordinária, suas paredes pareciam ter vida.
Abaixo podemos ver uma imagem da fachada de San Carolo alle Quattro Fontane, 1665-67, a marca de Borromini é a superfície alternadamente convexa e côncova que criava alusão ao movimento.

O quadro "As Meninas", de Velázques foi eleito o maior quadro do mundo, " Picasso homenageou
essa obra com uma série de 44 variações sobre o tema, o quadro é um retrato da princesa Margarita aos cinco anos de idade, a obra mostra a constante preocupação do artista com o desenho e a composição.
Velázquez obtinha efeitos com pinceladas soltas que vistas de perto parecem desmanchar em borrões de tintas, para realizar esse milagre o pintor dava toques rápidos de tinta para sugerir a luz refletida, abaixo podemos conferir uma imagem da obra:














Fonte: Arte Comentada- STRICKLAND, Carol,Ediouro, p.61



Arte Rococó
O clima era leve, vivaz, superficial e cheio de energia. Basicamente servia para a decoração interior através de painéis pintados e enormes espelhos de parede. As formas consistiam em curvas sinuosas em formas de s e c.
O estilo era leve, gracioso e delicado. As cores utilizadas era o branco, prata, ouro e tons suaves de rosa, azul e verde."(STRICKLAND,BOSWELL,1999)
No século XVIII, as fachadas dos prédios continuavam barrocas, mas foram gradualmente substituídas pelo neoclássico, mas no interior dessas construções predominava o estilo Rococó.
Para muitos o rococó é a parte profana do barroco, abaixo vemos o interior do palácio episcopal, Wuzburg, 1719-44.
O rococó nasceu na França por volta de 1700," a profusão de luz é igual a dos tetos romanos, os grupos sólidos de figuras só existem ao longo das orlas requintando uma decoração ilusionista.
Na França, após a morte de Luís XIV, a nobreza se viu livre da vigilância real, construíam elegantes residências para si próprios, mais conhecidas como Hótes. os projetos e a decorações de interiores passaram a consistir a preocupação básica dos arquitetos. exigiam um estilo de decoração menos gracioso, o Rococó foi um refinamento em miniatura do Barroco elástico de Borromini e Guarini e fundiu-se de modo feliz com a arquitetura do Barroco Tardio austríaco e alemão.
Na França, a maior parte dos exemplos do estilo, como o Salon de la Princesse no Hôtel de Soubise são de escala reduzida que os da Europa Central; os afrescos do teto e a escultura decorativa dos palácios e igrejas são adequados para os interiores domésticos."( H.W.Janson,1996, p.284)








Arte Barroca




Arte Rococó





Fonte das Imagens
Acesso: 06/01/2011