segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Maneirismo


Contextualizando

Num período de transformações ocorridas na passagem da Idade média para a idade moderna, era inevitável que ocorresse mudanças na religião.
"No decorre do século XV, alguns humanistas apontavam erros cometidos pela igreja, era comum a venda de relíquias sagradas como pedaços da cruz por exemplo.
Surgiu então Martinho Lutero, suas propostas provocariam um movimento de transformação religiosa em toda a europa ocidental
Lutero afixou na porta da igreja 95 teses que discordavam a prática católica daquela época, após alguns anos as ideias de luteri levaram os nobres a reivindicar autonomia religiosa dos principados germânicos em relação a Roma". ( DIVALTE,2002, p.116)

"Chamamos de protestantismo, os movimentos que propunham reformas na Igreja Católica, umas dessas formas apareceu na Inglaterra, onde o rei Henrique VIII, rompeu com o papa em 1534, estabelecendo ali a igreja anglicana.

A reação da igreja católica ficou conhecida como Contra-Reforma, a ordem dos Jesuítas surge em 1534,na américa eles começavam a chegar por volta de 1549 no intuito de evangelizar a população que ali se encontravam,era o fim do monopólio da fé, a partir do calvinismo surgiram estímulos ao desenvolvimento capitalista, criando uma ética favorável ao lucro."( DIVALTE,2002, p.117)


Maneirismo

" O termo maneirismo aplica-se a um movimento amplo de vista artística, e não a um único estilo, o maneirismo italiano surgiu o declínio do Renascimento, durando cerca de 60anos, entre 1520 e 1580, sendo influenciado por artistas como Michelangelo e Rafael.
A arte maneirista se caracteriza por um refinamento assumido, muitas vezes exagerado ou forçado, a fim de empolgar o observador." (BECKETT, 1997, p.139)
Mas tudo soava de maneira artificial, Rosso (Giovanni Battista di Jacopo, 1494-1540) era conhecido na França como um homem neurótico, suas obras preenchiam todo o quadro como podemos ver na figura a baixo na obra intitulada Moisés e as Filhas de Jetro:






"Pontorno (Jacopo Carucci. 1494- 1556) também era hipersensível e neurótico, sua arte é nervosa e estranha, impressionando-nos com uma espécie de agitação, os dois artistas eram alunos do talentoso Florentino Andrea del Sarto.
Pontorno foi o professor de Bronzino (Agnolo di Cosimo, 1503- 1572), em Bronzino temos um resplendor gelados, seus retratos frios eram admirados na época.
Uma das obras mais famosas de Bronzino é a Alegoria com Vênus e Cupido."(BECKETT, 1997, p.141)



"Entre a alta renascença e o Barroco, desde a Morte de Rafael, em 1520, até 1600 a arte ficou num impasse, " os reis praticamente imploravam por obras de Michelangelo e Rafael, "a arte atingia o auge da perfeiçãoe harmonia. E agora?
A resposta foi trocar a razão pela emoção, a realidade pela imaginação, os artistas abandonaram o realismo baseado na observação, em busca de algo novo acabavam exagerando na beleza idealizada por Michelangelo e Rafael.
Roma tinha sido tomada pelos germânicos e espanhóis e a igreja perdeu o poder com a reforma.
O nome maneirismo vem do italiano di maneira, a obra era realizada conforme a maneira do ar
tista e não ditada pela representação na integra da natureza.
Os corpos retratados geralmente são alongados,mas as vezes pesados e musculosos, as cores são sombrias , aumentando a tensão, movimento e iluminação irreal.
Maneiristas notáveis foram Pontormo e Rosso, Bronzino, Parmigiano e Benvenuto Cellini."( STRICKLAND,BOSWELL 1999, p.44)


A Última Ceia- Tintoretto,1594














domingo, 26 de setembro de 2010

Renascimento


Segundo Divalte, os historiadores definem como Idade Moderna, o período demarcado por dois acontecimentos: a tomada de constantinopla em 1453, e a revolução Francesa em 1789.
Durante esse intervalo de 336 anos, o mundo ocidental passou por transformações importantes, durante esse tempo os europeus desenvolveram a ciência moderna, a sociedade inteira mudou com o surgimento da economia de mercado e da burguesia, tais mudanças repercutiram na organização do estado, na cultura, nos valores e na ideologia.
Com a difusão do relógio mecânico, o tempo começa a passar mais ligeiro controlado agora pela produtividade, o impacto dessas transformações transcendeu a Revolução Francesa.

Surgem agora monarquias ocidentais fortalecidas como Portugal, Espanha, França e Inglaterra, o rei tinha alguns aliados, o principal era a burguesia mercantil e financeira.
As armas de fogo passam a ser utilizadas, os canhões chegam à Europa no século XIV, a formação do estado moderno ocorreu de várias formas ao longo da Europa, resultando sempre em longos conflitos.


O renascimento foi uma renovação artística e cultural que teve início na Itália no decorrer do século XIV, "sob influências da cultura grego-romana, influenciou as artes, literatura, ciência e filosofia e se difundiu por várias regiões da Europa.
Afirmava o individualismo e racionalismo, situando-se entre a transição da sociedade feudal para a sociedade Burguesa

Em 1445, o germânico Johannes Gutenberg, inventou o sistema de impressão, revolucionando a produção de livros, que até então eram feitos à mão, o novo invento possibilitou difundir o humanismo, o renascimento atingiu maior expressão na Própria Itália.

O movimento renascentista costuma ser divido em três períodos: o Trecento (Século XIV) o Quatrocento (Séc. XV) e o Cinquecento (Séc. XVI).

O trecento considerado por alguns estudiosos como pré-renascentista, ainda com traços muitos fortes da idade média mas que apontava para a formação do mundo moderno, ao contrário dos autores medievais que escreviam em latin, os autores renascentistas escreviam em toscano do qual surgiria o italiano moderno.

Na pintura, podemos destaca Giotto embora alguns estudiosos o considere como artista gótico tardio, ao invés de personagens rígidos que eram comuns na pintura da idade média, Giotto se esforçava para criar afrescos com vida e expressão.


Giotto: Pieta (ano-1300)


o Quattrocento

Nesse período, os artistas procuravam aperfeiçoamentos, passaram a usar a geometria e criaram a perspectiva que permitia reproduzir cenas tridimensionais.
Os artistas agora preferiam trabalhar com telas apoiadas em cavaletes, entre os pintores se destacaram Masaccio, Sandro Botticelli, Paolo Uccelo e Andrea Mantegna.

O Cinquento

Período dominado por grandes gênios como Leonardo da Vinci e Michelangelo Buonarroti e Rafael Sanzio, os dois últimos trabalharam em Roma, que substituiu Florença como o mais destacado centro Artístico.



Leonardo da Vincci (1452-1519) se destacou em várias áreas tais como engenharia, matemática, arquitetura e a física, no campo das artes se destacou como pintor, é conhecido pela técnica de chiaroscuro (claro-escuro) que consiste em trabalhar com o claro e escuro.
Suas obras mais famosas são : Sant' Ana, Monalisa e A última ceia.
A obra da Última ceia começou a se deteriorar anos mais tarde, pois leonardo havia feito uma mistura de materiais como têmpera e tinta óleo na construção da obra.



























Acima podemos conferir duas obras de Leonardo da Vinci - Gioconda or Monna Lisa (Louvre) a esquerda e a obra intitulada Madonna of the carnation à direita, ambas se tratam de pinturas e cada uma tem suas particularidades.



Michelangelo Buanorroti (1475-1564) Escultor e pintor, autor dos afrescos da capela Sistina. Como escultor, suas obras inspiraram diversos artistas, entre as mais importantes de suas obras podemos destacar sem dúvida Pietá, Moisés e Davi.
Michelangelo foi chamado a Roma pelo papa Júlio II, "para quem havia projetado um enorme túmulo, porém alguns anos depois o papa mudou de ideia e o colocou para trabalhar nos afrescos da capela cistina, o artista concluiu o teto em quatro anos, o teto é gigantesco e cheio de ilustrações bíblicas.

David- Michelangelo, Altura- 4,089m



Interior da Capela Sistina


Rafael Sanzio (1483- 1520)- trabalou em Roma para os papas Júlio II e Leão X, reproduzindo temas religiosos e também pagãos como A escola de Atenas, em que resume a história da filosofia grega." (DIVALTE, 2002)
"Quando Michelangelo começou a pintar a capela Cistina, Júlio II convocou Rafael para decorar uma série de aposentos no Vaticano,no primeiro aposento Rafael fez a Stanza della segnatura, se referindo aos quatro domínios do aprendizado: Teologia, Filosofia, Jurisprudência e Artes.
Após a escola de atenas, " Rafael não voltaria a criar uma obra com elementos arquitetônicos tâo magníficos, mas os temas se continuariam se enquadrando no clássico." (H.W.Janson, 1996,p.219- 220)



A escola de Atenas- 1510-11. Afresco. Stanza della Segnatura, Palácio Vaticano, Roma



O Renascimento se espalha por toda a Europa, em Flandres, " a pintura atingiu características próprias, seu maior representante foi Jan Van Eyck,' anteriormente vimos que os irmão Eyck eram caracterizados como pintores do Gótico tardio, mas ao mesmo tempo existem outros pensadores que os caracterizam como pintores do renascimento.

Nas cidades mais ricas , sobressaíam artistas do sacro império: os pintores Albrecht Durer (1471-1528) e Hans Holbein (1497- 1543) são alguns deles. Holbein ficou conhecido pelos retratos que pintou de Erasmo e do rei inglês Henrique VIII, os humanistas insistiam na criticas à igreja, foi por esse caminho que seguiu Martinho Luttero e Philip Melanchthon que deram inicio à reforma protestante.

Inglaterra: O renascimento nessa região ocorreu de maneira tardia, e seus principais representantes são escritores," o mais conhecido é Willian Shakespeare (1564-1616), autor de Romeu e Julieta, Hamlet e inúmeras outras obras.

Espanha: O renascimento teve inicio bem cedo nessa região, quase ao mesmo tempo que na Itália, apesar disso a cultura renascentista sofreu por conta da perseguição da igreja com a inquisição, o grande escritor espanhol foi Miguel de Cervantes Saavedra ( 1547-1616) que escreveu Dom Quixote.

França: O renascimento foi um movimento principalmente literário e filosófico nessa região, podemos destacar o autor literário François Rabelais (1495-1553?) e no âmbito da filosofia Michel Montaigne (1533-1592) que escreveu Ensaios, reflexões filosóficas feitas a partir de leituras dos autores clássicos. (DIVALTE, 2002)















Fonte das Imagens:


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Gotico


Contextualizando
O mundo Feudal em Transformação

"A sociedade feudal conheceu, entre os séculos XI e XIII, um período de grandes mudanças, assinalado pelo advento da arte gótica e das Universidades.
Houve um aumento na população, que em trezentos anos passou de 18milhões no ano de 800para 26milhões no ano de 1100, em 1200 essa marca chegou a 34milhões, isso quer dizer que em quatrocentos anos a população praticamente dobrou.

Nesse período aconteceram as famosas cruzadas, no século XI, grande parte dos domínios árabes, caiu em poder dos turcos seldjúcidas, um povo vindo do oriente, que convertera ao islã.
Os turcos proibiram a peregrinação dos cristãos à terra santa, diante disso o papa Urbano II, em 1095, fez um apelo aos nobres na França pela libertação da terra santa.

Assim, no seguinte tiveram inicio as Cruzadas. Costurando cruzes vermelhas sobre roupas, nobres, camponeses, pobres, mendigos e até mesmo crianças que partiam em grandes expedições militares, " a primeira cruzada conseguiu conquistar Jerusalém após três anos de luta.
Fizeram-se outras sete cruzadas, a última em 1270 foi um fracasso,apesar disso em consequência dessas cruzadas, o mediterrâneo foi reaberto à navegação européia e os contatos culturais entre ocidente e oriente foram restabelecidos.

O comércio era praticado nas vilas perto dos castelos, "propiciando o aparecimento de um núcleo denominado burgos, a partir dos burgos desenvolveram0-se novas cidades e ao mesmo tempo as antigas cidades ganhavam mais vida.
As atividades comerciais restabeleceram o uso da moeda, logo várias moedas de diferentes lugares circulavam entre a feira, então houve a necessidade de se criar um câmbio, os que dedicavam à troca de moedas eram conhecidos como cambistas, que acabavam fazendo empréstimos, a partir dai surgem os bancos.


No inicio, toda a população do burgo chamava-se burguesia, mais tarde esse termo passou a designar apenas comerciantes, banqueiros e alguns artesãos ricos.
Nas cidades, a produção artesanal torna-se intensa, com isso são criadas pequenas associações que eram também conhecidas como corporações de ofício, ao mesmo tempo formavam-se associações de comerciantes também conhecidas por guildas.
"Os produtos orientais trazidos pelos comerciantes da península Itálica eram revendidos para toda a Europa, tornando a Itália o principal centro comercial europeu.
Ao norte da europa criou-se outro importante centro comercial na região de Flandres (Atual Bélgica), desse modo, entre os séculos XIII e XIV, formou-se na Europa uma verdadeira rota por onde fluia um mercado intenso e próspero.

A partir dai, cria-se novas formas de enriquecimento, "por meio de atividades bancárias e do comércio de mercadorias, essas novidades indicariam o aparecimento do capitalismo que por sua vez ocuparia o sistema do feudalismo aos poucos nos séculos seguintes.
No século XVI na dissolução do feudalismo acontece a chamada crise do século XIV, a produção de alimentos não era mais suficiente para atender toda a população, a falta de estrutura das cidades acabou contribuindo para o aparecimento de doenças, entre elas a epidemia mais conhecida entre nós é a peste negra, que entre os anos de 1348 e 1350 matou um terço de toda a população européia."(PETTA,OJEDA.2002)



A arte Gótica-

" Entre 1200 e 1500, os construtores medievais ergueram estruturas góticas atingindo alturas ainda não vistas no mundo da arquitetura. As catedrais góticas não conheceram a idade das trevas, os construtores usavam arcos pontudos e competiam entre si para ver quem erguia as construções mais altas, muitas vezes algumas naves despencavam mas eram reconstruídas pelos fiéis." (STRICKLAND, BOSWELL 1999, p.28)
Ao lado podemos ver a catedral de Sainte- Chapelle, uma catedral tipicamente gótica, vitrais permitiam que a luz entrasse com mais facilidade, eram ricos em detalhes e ilustravam histórias do antigo e novo testamento, permitindo uma evangelização ilustrada para os fiéis que não sabiam ler.




A influência gótica nasceu por volta de 1150, numa área pequena, que compreendia Paris e arredores, "com as cruzadas o estilo foi levado até mesmo ao oriente, por volta de 1450 se inicia o período de declínio do gótico, que já não incluía a Itália e em 1550 já havia desaparecido por completo."(H.W.Janson, 1996, p.131)
Nas fachadas encontramos as rosáceas,que eram as janelas góticas.

Catedral de Notre-Dame, Paris


"O Gótico teve inicio na arquitetura, a escultura gótica esteve ligada à arquitetura inicialmente, mas logo perdeu essa característica, suas maiores realizações nesse campo dá-se entre os anos de 1220-1420 e a pintura teve seu apogeu criativo em 1300e 1350.

O estilo Gótico durou cerca de 200 anos em alguns lugares e atingiu toda a Europa, os italianos foram os primeiros a utilizar o termo gótico, em relação à arquitetura é um equivoco dizer que a abóbada ogival foi uma inovação desse período, mas foi um elemento que se tornou mais popular dentro das construções dando mais liberdade para os arquitetos.

A pintura gótica surgiu na Itália durante o século XIII, quando ainda era denominada pela arte bizantina, a pintura demorou muito mais que a arquitetura e a escultura para assimilar a influência gótica, nos primórdios da pintura já apresentava maior realismo se comparado com a arte românica e a bizantina.

Giotto foi um artista revolucionário ,a pintura em painéis manteve-se viva na Itália,o estilo neo-bizantino denominados por muitos da nova maneira grega aconteceu logo após a conquista de Constantinopla pelos exércitos da quarta cruzada, em 1204. A maneira grega prevaleceu até o fim do século XIII, nesse período os arquitetos e escultores estavam assimilando o estilo gótico.


Giotto, Entrada de Cristo em Jerusalém, Afresco, Capela da Arena, Pádua








Óleo

Os irmãos Van Eyck, "iniciaram a carreira como pintores de iluminuras, durante muitos anos foi atribuído à eles a descoberta da tinta óleo,mas na realidade esse recurso já existia e era empregado na pintura de esculturas e para velar a têmpera.
Os irmãos na realidade, desenvolveram um verniz que secava de forma uniforme que podemos ver na pintura "O casamento dos Arnolfini" por exemplo, nome atribuído por nós para denominar esta obra que não possui título, hoje ela se encontra no National Gallery, em Londres.
Os irmãos introduziram elementos que possibilitavam leituras a cerca de um casamento, o casal retratado era Giovanni Arnolfini e Giovanna Arnolfini, o Rapaz era mercador e a moça era filha de outro mercador
Existe até mesmo a assinatura do artista produzida de forma sutil.
Estamos falando do Gótico do Norte,ainda houve a pintura gótica tardia, que acabou se baseando em muito na renascença italiana que estava nascendo, assim duas vertentes, a arte gótica e a renascentista viveram lado a lado na primeira metade do século XVI." ( BECKETT,1997)














Fonte das Imagens:



domingo, 19 de setembro de 2010

Arte Românica



Recapitulando..

"A idade média compreende o milênio entre os séculos V e XV, ou seja inicia na queda de Roma e vai até o Renascimento, inicialmente é conhecida como Idade das Trevas, que vai da queda de Justiniano em 565 até o reinado de Carlos Magno em 800.
Mas a idade das trevas foi apenas uma parte da idade Média, o cristianismo triunfou sobre o paganismo e a liderança cultural se deslocou para outros lugares tais como : França, Alemanha e Ilhas Britânicas." (STRICKLAND, BOSWELL1999)

Com a força da religião, os nus eram proibidos e a anatomia em pinturas eram ignoradas.
Os artistas medievais se interessavam pela alma, a arte se tornou serva da igreja, que por sua vez utilizava as diversas linguagens da arte para propagação do evangelho.

Idade de Ouro Bizantina
Como vimos anteriormente, "o bizantino refere-se à arte do mediterrâneo oriental desde 330 d.C., quando a capital do império foi transferida para bizâncio que mais tarde seria conhecida como Constantinopla., iniciando uma junção entre a arte primordial cristã e os ideais gregos."(Strickland,1999, p.24)

Durante a idade média tivemos três estilos de arte vigente: BIZANTINO, ROMÂNICO e GÓTICO.


Arte Românica


A arte Românica foi um estilo de arte vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte conhecido como românico. O estilo é visto nas igrejas católicas, após a expansão do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do império romano a apresentar características comuns em várias regiões.
Até então a arte havia se fragmentado em vários estilos, as igrejas serão maiores e a pedra será empregada na construção e o telhado de madeira é trocado pela abóboda.

Os trabalhos principais da pintura são: a mural, as iluminuras e as tapeçarias, a grande população era analfabeta e a pintura servia como instrumento de ensino.

Diversas igrejas foram construídas entre os anos de 1050 a 1200, "na arquitetura alguns elementos foram apropriados tais como colunas e arcos redondos, porém os tetos romanos eram de madeira,os artesãos passaram a produzir tetos em abóbadas de pedra. Esse sistema permitia construir edificações de grande escala. " (STRICKLAND, BOSWELL1999, p.26)

Ao Lado, vemos a Basílica de St.Sernin que fica localizada na França, segue uma estrutura tipicamente romana, segundo Srickland,Boswell foi construída entre os anos de 1080-1120 d.C., o exterior das das primeiras igrejas românicas aparentam ser simples, porém seu interior é rico em detalhes, fazendo alusão de que o interior é muito mais importante que o exterior. Geralmente a entrada principal era composta por esculturas e relevos, onde traziam informações do antigo e o novo testamento.
O interior dessas construções eram compostas de enormes arcos como vemos na figura abaixo, onde podemos ver o interior da basílica de St.Sernin.






As construções eram sólidas e pesadas semelhantes ao estilo romano de construção, esculturas agora eram aceitas, diferente do que aconteceu na época do império Bizantino por exemplo, abaixo vemos outra magnífica igreja chamada Notre-Dame-la-Grande e que localizada na França.






Catedral de Pisa,Itália- 1053-1272


Escultura
" O reflorescimento da escultura monumental em pedra é ainda mais espantoso do que as realizações arquitetônicas da era romântica, pois nem a arte carolíngia, nem a otaniana mostraram tendências nessa direção.
Os relevos em pedra posterior ao século V sobreviveram somente à forma de ornamentos, assim a única tradição escultórica da arte medieval foi a das esculturas em miniaturas que consistiam em pequenos relevos e pequenas estatuetas feitas em metal ou marfim." (H.W.Janson,1996, p.123)

Em relação à pintura não houve muitas mudanças, os temas continuavam sendo temas religiosos, trazendo figuras chapadas e sem perspectiva, abaixo podemos ver uma iluminura que se encontra no museu nacional de arte de cataluña vale ressaltar que a pintura seguia tradições regionais, a figura abaixo se encontra na espanha.














Fonte das Imagens:
http://umolharsobreomundodasartes.blogspot.com/2009_05_01_archive.html
http://entaovamosfalardecoisasboas.blogspot.com/2010/06/arte-romanica-estetica-e-historia.html
http://parofess.blogspot.com/2010/08/pisa-italia.html
http://www.mnac.cat/index.jsp?lan=001
Acesso 05/01/2011

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Império Bizantino


Como vimos anteriormente, o império romano foi dividido em duas partes: ocidental e oriental, o império do ocidente deu lugar a diversos reinos baseados em tradições germânicas e romanas, que inaugurariam um novo tipo de sociedade: a sociedade feudal.

Segundo Divalte, “ vários historiadores defendem a ideia de que a Idade Média teve seu inicio em 476, depois da morte do último imperador romano do ocidente estendendo-se sté 1453, ano em que a cidade de Constantinopla seria invadida pelos turcos, marco final do Império Romano do Oriente. A expressão Idade Média surgiu no século XIV, durante o Renascimento. (DIVALTE, 2002,p.69)






"A reconquista das províncias perdidas do Ocidente continuou sendo como um objetivo políticos dos imperadores bizantinos até metade do século VII, "os árabes, sob a bandeira do islã assolavam as províncias bizantinas, por volta de 732, um século após a morte de Maomé, ja haviam ocupado o norte da África, parte da Espanha e ameaçavam anexar a França à suas conquistas.
A igreja de Roma rompeu seus últimos laços com o oriente e procurou apoio do Norte Germânico, onde o reino dos francos sob a dinastia carolíngia que era conhecida pela força do poder imperial que detinham." (H.W.Janson, 1996, p102)




Recapitulando a Arte



Sant' Apollinare, Ravena, 533-549 d.C







A escultura teve um papel secundário no período cristão primitivo, pois remitiam a ideia de idolatria condenada por suas crenças, basicamente haviam mais painéis e relevos que também traziam cenas do cotidiano cristão.
"Os painéis em mármore eram destinados à propriedade particular, uma dessas peças é o painel do arcanjo Miguel feito logo após o ano de 500 no Império Romano do Oriente e que se encontra no Museu Britânico em Londres.)



Os romanos também usavam mosaicos, mas com uma limitação de cores, pois usavam materiais que tinham pouca variação de cores tais como o mármore e a tessela, o fim desses mosaicos era uma arte decorativa de assoalhos basicamente.




“Os enormes e complexos mosaicos cristãos eram construídos com cubos de vidro tornando as cores mais vibrantes e brilhantes, as vezes representam cenas do velho e do novo testamento servindo assim como instrumento de evangelização para aqueles que tinham acesso à bíblia.



A arte Bizantina




No reinado de Justiniano, se estabelece a supremacia do império do oriente sobre o império do ocidente, o próprio Justiniano era defensor das artes, patrocinando diversas diversas obras e construções, alguns chamaram sua época de Idade de Ouro




Em relação à arquitetura, houve um novo tipo de estrutura que marcaria uma tradição: edifícios redondos ou poligonais, encimados por um domo, estruturas semelhantes eram construídas anteriormente para servirem de túmulos monumentais pelos imperadores pagãos." (H.W.Janson, Iniciação à História da Arte,1996, p.89)



No século IV, atribuiu-se significados cristãos com construção de batistérios, entre as construções que sobreviveram ao reinado de Justiniano, a mais grandiosa é Santa Sofia que foi construída em Constantinopla entre os anos de 532-537, é tão famosa que temos conhecimento até mesmo de seus arquitetos: Antêmio de Trales e Isidoro de Mileto.





Igreja de San Vitale,, Ravena, 526- 547 d.C.


Escultura


Arte Cristã Primitiva
Segundo H.W.Janson, “Antes de Constantino, Roma ainda não era o centro oficial da fé,comunidades maiores e mais antigas existiam também no norte da África e do Oriente próximo, é provável que essas comunidades tivessem suas próprias tradições artísticas,o material que temos à respeito é estritamente escasso, quase nada temos em nos basear, somos obrigados a nos resumir basicamente em pinturas nas paredes das catacumbas onde os cristãos enterravam os mortos.
Na época de Constantino, houve um aumento de construções de igrejas para os fiéis cristãos, e o cristianismo se mesclava ao paganismo sutilmente.


O altar era a parte mais importante da nave da igreja, nas construções da igrejas eram utilizados arcos e colunas e o exterior dessas edificações eram simples, por outro lado havia uma explosão de cores em seu interior nas pinturas em paredes.


Basílica de Santa Sofia







Detalhe de um Mosaíco Bizantino

Acesso- 05/01/2010


Representação de um povo Bárbaro
Todos sabemos que a igreja católica reinava absoluta sobre toda a sociedade e perseguia quem a contrariasse, as pessoas eram impedidas de ler a bíblia que era escrita em latim.
No final do século IV, os hunos chegam à Europa contribuíndo para que povos germânicos invadissem o império por conta do medo que causavam, os bárbaros eram aqueles que sobretudo não seguiam os costumes romanos.“Em 410, os visigodos ocuparam a península Itálica, os vândalos avançaram pela península Ibérica e se estabeleceram no norte da África
No ano de 476, Odoacro que era o chefe dos hérulos, destronou o imperador pondo fim ao império do ocidente, esses acontecimentos marcam a passagem entre a Antiguidade e a Idade Média.(DIVALTE, 2002,p.70).



Assim, ao término do século V o mundo feudal começa a se formar, “os germanos traziam consigo costumes como noções de honra e lealdade.

A igreja Católica representou papel fundamental na formação do feudalismo, sua influência se alastrou entre os povos germanos e romano, aos poucos se tornaria a maior proprietária de terras de toda a Europa.


Os feudos eram núcleos com base nos quais a sociedade feudal se organizou. Por volta do ano 1000, a maioria das pessoas da Europa Ocidental viviam em feudos.
Dentro dos feudos, a agricultura era praticada de modo simples, cada família tinha de posse um lote, era utilizado um rodizio por exemplo: no primeiro ano se plantava trigo em determinado lote, no segundo ano cevada e um ano o solo ficava repousando.



O império Bizantino englobava a Grécia, a Asia Menor, a Síria atual, a Palestina, o nordeste da África e as ilhas do Mediterrâneo oriental.
"Com o passar do tempo, inúmeros elementos da cultura romana foram abandonados, o latim por exemplo foi substituído pelo grego, na cidade de Constantinopla foram realizados os primeiros concílios onde eram definidos os dogmas da igreja.
O apogeu do império aconteceu no governo de Justiano (527-565), uma das manifestações artísticas eram os mosaicos e decorações de palácios e igrejas.
A supremacia papal sobre o ocidente foi decretada em 455, mas somente no século VI, com o papa Gregório, essa supremacia se estabeleceu.



Divergências entre a igreja do ocidente e do oriente eram frequentes, em 1054 aconteceu o chamado Cisma do Oriente, que acabou dividindo a igreja católica em duas: Igreja Católica Romana e Igreja Ortodoxa Grega.

No final do governo de Justiniano o império inicia seu declínio, entre os séculos IX e XI, ocorreu um breve período de prosperidade conhecido como “renascença bizantina.
Em seguida porém a crise se instalou, com as invasões o comércio enfraqueceu e finalmente em 1453, Constantinopla foi tomada pelos turcos.
A cultura Bizantina teve grande influência sobre a Europa Oriental, como russos, armênios, búlgaros e sérvios, eles assimilaram os costumes da igreja por meio dos religiosos que eram enviados em missões de evangelização.
Durante a Idade Média as pessoas que sabiam ler e escrever, em geral pertenciam ao clero.



Monges copistas século XIII
Os monges copistas reproduziam os livros à mão, a língua pra transmitir o ensino era o latin que era falado pelas pessoas cultas e também as que pertenciam ao clero.
A principal inovação medieval no campo do ensino foi a criação das universidades.
No final do século XI, a primeira instituição de ensino superior foi a Escola de Direito de Bolonha, no norte da Italia,até o século XIV, já havia mais de quarenta universidades espalhadas pela Europa."(DIVALTE, 2002)








Mapa do Império









No governo de Justiniano houve a reconquista das terras do ocidente,com grandes esforços retomou a península Itálica,o norte da África e a península Ibérica, mas os territórios logo sofreram invasões de outros povos, com isso o domínio bizantino durou pouco tempo.