segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Look at camera - deixar fotos de pessoas de frente para a câmera

Vou mostrar uma maneira de deixar os planes com fotos de pessoas automaticamente perpendiculares à câmera, como nessa imagem (condomínio residencial Florais dos Lagos).
Photobucket

Em um post anterior eu tinha mostrado uma maneira rápida de colocar foto de pessoas em planes, para usar em maquete eletrônica.
colocar-foto-de-pessoas-script-image

Para deixar esses planes corretamente virados para a camera, faça o seguinte,no object manager, clique com o botão direito no plane que criou e vá em "cinema 4d tags" e depois em "look at camera"


Desmarque a opção "change pitch rotation" para que o plane não "deite" quando usar uma câmera aérea.


Verifique se o eixo P está igual a zero:


Dessa forma, os planes criados sempre ficarão perpendiculares a câmera.

domingo, 26 de outubro de 2008

Planta para download

.areca_previa

Estou colocando para download essa planta (Areca Bambu) que recortei para usar nessa imagem da fachada de uma Igreja Batista:
igreja batista

No arquivo tem a imagem da planta com alfa já aplicada em um plane no cinema 4d.
Aqui o link para download:

http://rapidshare.com/files/171515422/planta_areca.rar

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Obter valor RGB de uma imagem no C4D

Existe um meio de se obter o valor da cor de uma imagem direto no c4d (sem usar outros programas editores de imagem)
Por exemplo , você tem uma textura de tijolinho, e quer fazer o canal color de um material com essa mesma cor, é só botar o ponteiro em cima da imagem, com o Control apertado, igual nessa imagem:

O valor em RGB (Red, Green e Blue), vai estar em parenteses, na barra de status.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Colocar foto de pessoas - script Image Plane

Photobucket
O imageplane é um ótimo script que ajuda a inserir foto de pessoas no cinema 4d,como no exemplo acima.
O uso do script é bastante simples.
Para instala-lo é só descompactar e colocar ele na pasta de scripts do c4d, normalmente nesse local:
C:\Arquivos de programas\MAXON\CINEMA 4D R10\library\scripts

Para executar, vá em plugins, user scripts , como na imagem:


Na janela que se abre é só localizar e selecionar sua imagem (que ja tenha alfa) que ele vai criar o plane na proporção correta com o material já aplicado.

Aqui o link para baixa-lo, da versão que cria a imagem no canal luminance:
http://www.kaufeldt3d.com/plugs/imageplane_0.3.zip

E aqui a versão que cria a imagem no canal color:
http://www.kaufeldt3d.com/plugs/imageplane_0.31_colour.zip

Aqui 2 links free com fotos de pessoas:
http://www.3dpopulate.com/

http://vyonyx.com/index.php/category/down/tex

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Object Buffer - Trocar a cor de um objeto no photoshop



O object buffer do cinema 4d permite fazer de forma rápida a seleção de objetos no photoshop.
No exemplo a seguir, vou mostrar como trocar a cor de um objeto em uma imagem renderizada no cinema 4d (uma farmácia de manipulação).
No object manager do cinema 4d , clique com o botão direito no objeto e selecione "cinema 4d tags" e "compositing" :



Nos atributes , habilite o buffer:

No render settings, na aba Multipass clique em "enable multi-pass rendering"
Vá em channels e em object buffer, coloque o valor do group id igual ao que colocou no compositing tag.


Depois do render feito, abra a imagem no photoshop, nos channels, dê um control-click no canal correspondente (nesse caso, o 12) a seleção sera feita automaticamente



Agora é só ir em "image - adjustment - color balance"

Fazendo os ajustes na cor:






Aqui a imagem final desse exemplo, depois de editada no photoshop:

Photobucket

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Drop It, plugin para Cinema 4d

Um plugin que acho bastante útil é o drop it, ele serve pra posicionar objetos corretamente no chão, ou em cima de outros objetos.
O uso dele é bastante simples, basta arrastar o objeto que cai servir de base e o objeto que vai cair para dentro da janela do plugin, depois é só clicar em drop it.























No site do desenvolvedor, além da versão pro, tem uma versão gratuita:
Kuroyume's Development Zone.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

An Ivy Generator - Gerador de plantas

An Ivy Generator é um programa gratuito gerador de plantas trepadeira (enredadeira).
Abaixo, um pequeno vídeo de uma varanda com churrasqueira que usei o An ivy generator pra fazer essa planta junto ao pilar:


O an Ivy generator trabalha em .obj, formato que o c4d exporta e importa.
Ele funciona muito bem , mas gera um arquivo meio pesado, mas acho que dependedendo da imagem dá pra usar tranquilamente.
Pra fazer um teste, siga os passos:
-execute o "IvyGenerator.exe" que esta na pasta bin
-clique em import obj e importe "klinker_mauer.obj" que tá na pasta data
-de um duplo clique no local do muro q vc quer que a trepadeira comece a crescer
-clique em "grow" e veja ela crescendo
-na hora que achar q ja está bom, clique em grow de novo, pra ela parar.
-clique em birth pra gerar as folhas
-clique em export obj
-abra o arquivo .obj no c4d
-O material vem sem as texturas aplicadas, então abra cada material e vá "mostrando" a textura e o alfa que é de cada um (galho, folha nova e folha velha). Daí ele já fica mapeado certinho. Esse material que modificou, você pode usar nas próximas plantas que fizer.
Vc pode exportar alguma coisa do cinema pra ele pra fazer a planta subir, mas antes tem q dar triangulate e align normals
Aqui uma imagem de exemplo que coloquei a planta na parede de pedra da cascata de uma piscina de um edifício residencial em Cuiabá:
Photobucket
A planta em detalhe:
Photobucket

Aqui o link para baixar o programa:
An Ivy Generator

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Mesa de restaurante para download

Photobucket
Essa mesa fiz faz muito tempo pra usar nessa imagem de um Bistrô:















Aqui o link para download:
mesa de restaurante

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Trocar materiais de vários objetos no cinema 4d

Vou mostrar uma maneira rápida de trocar o material de vários objetos de uma vez no cinema 4d, mantendo o mapeamento já colocado em cada objeto.
Vamos supor, que precisamos trocar todos os materiais pretos da imagem abaixo, por um outro material:
Photobucket

No material manager, clique com o botão direito no material que queira trocar (material preto, no nosso caso) , na janela que se abre , clique em "select texture tag objects"
Photobucket
Isso fará que todos os tags desse material sejam selecionados no object manager.
Então agora é só arrastar o novo material para o material, lá no atributes manager, conforme a figura:
Photobucket
Dessa forma, o material de todos os objetos serão trocados e mantendo as configurações de mapeamento já feita anteriormente.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Estrutura Metalica usando o Atom Array

Vou mostrar aqui uma maneira rápida e prática de fazer estrutura metálica treliçada tubular no cinema 4d , utilizando o AtomArray.
A "base" pode ser feita no cinema 4d ou importada do autocad ou outro cad.
No caso abaixo, comecei usando um cube do cinema 4d.
Nos atributos do cube, coloque as divisões necesssárias, conforme o exemplo: Caso queira que sua estrutura tenha contraventamento (as barras inclinadas) deve deixar o cube editavel (seta 1) e depois ir em "functions" e "triangulate" (seta 2) : Agora vá em atom array:
E coloque o cubo como filho do atom array, igual a imagem abaixo.
Acerte os atributos do atom array, igualando os valores de cilinder radius e sphere radius, para que os nós não fiquem visíveis.
Eis nossa viga treliçada:



Um exemplo de importação da base da estrutura (feita com rulesurf e edgesurf) do autocad :


Seguem alguns exemplos práticos de uso do atom array:
Estrutura metálica do heliponto da ampliação do Hospital São Mateus, em Mato Grosso:

No guarda-corpo deste edifício residencial:


Na grade da piscina nesta área de lazer de um edifício residencial:
Nessa animação, na cobertura desta lanchonete, em um edificio do Senac de Rondonópolis-MT:

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Tapete E.V.A. para download

Photobucket
Aqui a imagem da brinquedoteca de um edifício residencial, foi pra ela que fiz o tapete Eva (de módulos coloridos, desses pra criança).

Segue abaixo o link pra download do tapetinho .
Os materiais estão configurados para vray for c4d:


http://rapidshare.com/files/132596432/tapete_eva.rar.html

Mudar projeção pré definida no Cinema 4D

Sempre que criamos e aplicamos um material em um objeto o c4d pré-define e coloca a projeção desse material como spherical.
Dá pra mudar esse "default".
Na maioria das vezes eu utilizo a projeção cubic.
Pra mudar, crie um material qualquer e aplique em algum objeto, depois mude a projeção dele pra cubic(ou outra que queira) , nos atributos vá no edit e em "set as default" , pronto, à apartir de agora, a projeção default será a cubic (todo novo material aplicado, será pré definido como cubic)

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Tutorial Tuile gen

No post anterior , falei do tuile gen, plugin gratuito que gera telhas no cinema 4d:
Post do TuileGen
Agora vou mostrar um passo a passo de como coloco o telhado utilizando esse plugin , em um telhado importado de Cad (ou não), utilizando a seleção de poligonos.


Normalmente, arquivos importados de programas cad, vem com os poligonos transformadas em triangulos, como nesse exemplo:



Em casos assim deve-se usar o comando untriangulate do c4d, que fica no menu functions:


Feito isto, mude o modo do c4d para "use polygon tool", selecione o primeiro poligono a colocar as telhas
e vá em plugins e acione o tuile gen.


Ligue a opção selection e clique em new:


As telhas vão ficar passando do poligono, pra acertar elas , clique em cut e freeze:


Feito isso, elas vão ficar recortadas certinho no formato do poligono:

Para criar automaticamente os acabamentos (rincões e cumeeira) deve-se clicar nos "Oks" correspondentes na figura do tuilegen:

Depois e só repetir os passos nos outros poligonos do telhado e pronto ;)

obs, em alguns casos, ao importar os poligonos do cad, alguns deles vem com a normal invertida, qdo isso occorrer é só clicar com o botão direito sobre o poligono selecionado e clicar em "reverse normals":

Bom é isso aí, espero que esse tutorial seja útil pra alguem :)
Aqui uma imagem de varanda e churrasqueira que fiz utilizando o tuilegen:
Photobucket

Uma outra imagem que utilizei o tuilegen, a academia de ginástica de um condomínio fechado Florais Cuiabá (predio em primeiro plano, inserido em foto do local).
Photobucket

Fachada de uma residência de um condomínio, que também utilizei o Tuilegen:
Photobucket

Tuile gen - Gerador de telhas para Cinema 4d


Queria deixar a dica de um plugin gratuíto muito legal, principalmente pra galera que faz maquete eletrônica, com ele dá pra fazer as telhas de um telhado.


Essa versão nova tá muito legal e fácil de usar, agora dá pra criar o telhado através da seleção de um objeto polygonal, bom pra quem importa os arquivos de programa cad.
Tem varias coisas configuráveis em relação ao telhado e telhas, como tamanho, inclinação, numero de segmentos, comprimento, etc...
Outra coisa legal é q dá pra fazer a textura randomica, para que as telhas deem uma variada na cor.

aqui o link pro "manuel ":
Manuel

e aqui o link pro plugin:
tuilegen

e vale a pena dar uma olhada em outros plugins dessa página:
archizone

Post com tutorial mostrando como coloco o telhado usando o tuilegen:
http://arqdicas.blogspot.com/2008/10/tutorial-tuile-gen.html