sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Porque sou anti-vegetariano!


O homem a partir do momento que se civiliza, ou pensa que se civiliza, passa a adquirir valores sociais cada vez mais complexos, influenciado pela ética, pela moral e, sobretudo pela religião, alguns importantes para o desenvolvimento em sociedade e alguns patéticos e ridículos baseados em influências e pensamentos completamente sem sentido.
Matar outro ser humano é nefasto, em qualquer lugar do mundo, em qualquer cultura, mas matar um animal para comer é tolerável. Ocorre que na natureza os valores humanos não funcionam, existem os animais predadores que matam e causam dor a seus pares, quer para se alimentar, para defender seu território ou simplesmente para repelir um agressor isto é um fato, na natureza não existe agressão gratuita como faz o homem, tudo tem seu motivo e seu objetivo. Na natureza quando um animal não pode procurar alimentos, ou caçar, ele morre de fome, na natureza não há instituições de caridade.
O principal argumento dos vegetarianos é que estamos causando dor aos animais, que somos cruéis enquanto somos carnívoros, isso é uma verdade parcial, ou uma quase verdade, isso ocorre não por sermos carnívoros, mas sim, porque somos perversos, são coisas completamente diferentes, podemos nos alimentar de carne sem, contudo causar sofrimento e dor aos animais com processos mais sofisticados de abate, por exemplo, sem causar dor, respeitando os animais, tratando-os como seres vivos que são, comer carne não tem absolutamente nada a ver com causar dor aos animais.
Os vegetarianos querem inserir os valores humanos no mundo animal, na natureza, demonstrando toda sua mania de grandeza, quando não consegue entender, nem aceitar que eles, os animais, têm seus próprios valores, (se é que poderíamos chamar de valores, mas instintos) muito antes do homem existir a natureza já funcionava assim; daqui a pouco irão pretender criar penitenciárias para, por exemplo, os leões que cravam seus caninos na jugular de uma zebra, causando uma morte lenta e dolorosa ou para os lobos, hienas, que matam suas presas em bandos, dando pequenas e dolorosas dentadas.
A discussão é improdutiva, a ciência já definiu o homem como um ser onívoro, isto é, ele é vegetariano, herbívoro, carnívoro, ele como de tudo! O argumento de que o homem não possui garras nem caninos desenvolvidos para justificar que não somos carnívoros é infantil, pueril, ingênuo, para não dizer medíocre.
Os ursos têm poderosas garras, caninos enormes e não são carnívoros, os ursos são onívoros assim como nós, eles se alimentam de vegetais, de frutas, mel e de carne!!
No mundo animal as garras e os dentes não são somente para comer e caçar, também são armas de defesa. O homem não possui garras porque foi dotado de certa inteligência que o proporcionou desenvolver mecanismos de caça sem usar as mãos. O fogo, a cocção fez com que ele não precisasse de caninos longos, já que a carne levada ao fogo é mais macia. A flora intestinal do homem é idêntica a de todos os animais onívoros e possuímos enzimas para a digestão da carne, dizem também que a carne faz mal. Mais uma grande mentira, a carne não faz mal nem é nociva, o que faz mal é a alimentação desregrada, os excessos, assim como excesso de suco de laranja vai dar uma baita diarréia, enfim, os argumentos dos vegetarianos não se sustentam, nenhum deles. Até porque conheço vários que não comem carne e fumam maconha, e isso para mim é um contra-senso, é ilógico e para mim se não tem lógica, não pode funcionar!
O único argumento válido dos vegetarianos é de que o homem proporciona dor e sofrimento aos animais. Mas isso não tem nada a ver com alimentação, tem a ver com valores morais, éticos da mesma maneira que o homem também causa sofrimento e mata outros homens e nem por isso se alimenta deles! A questão neste caso é puramente moral. O homem causa dor aos animais da mesma maneira que causa dor a outros homens, faz parte da natureza pervertida e cruel que temos.
Portanto, precisamos lutar e combater a maneira como os animais são manipulados, assim poderemos ser onívoros sem culpa, sem remorso; até nesse aspecto a filosofia vegetariana é pueril, porque fantasia uma idéia de que se deixarmos de comer carne, acabará ou minimizará o sofrimento dos animais. O Brasil fez um acordo com a Sociedade Mundial de Proteção animal, que desenvolverá junto com as secretarias estaduais, um amplo programa de treinamento nos frigoríficos, com participação de biólogos, veterinários e agropecuaristas, visando promover um “abate mais humanitário”. Isso sim é uma atitude produtiva e objetiva que não vai contra a “biologia” humana. Portanto não deixe de comer carne, porque somos onívoros, mas deixe de ser cruel com os animais e viva a picanha fresca!!

Obs: Quem se interessar pode ler o post "Porque sou anti-vegetariano II" onde eu abordo, ou pelo menos tento abordar a questão sob o prisma nutricional:

52 comentários:

Anônimo disse...

Coitado, como não é evoluído! Cabeça oca!

Anônimo disse...

Ser cruel com os animais é come-los. Vai evoulir primeiro, ter amor, sensibilidade e vergonha na cara.

Vinícius Martins disse...

Pelo teor dá para perceber o nível de evolução do comentarista!!
Evolução é ter capacidade de discutir e argumentar, o que esse ser vegetariano e evoluidíssimo não fez. Vamos ver se se apresentam com algum argumento sensato que mereça uma contra-argumentação!

Anônimo disse...

Vinícius, parabéns pelo polêmico texto postado.

O título em epígrafe soa estranho. Já entra com uma negativa - "sou contra", ousando
mostrar que sabe todos os motivos de uma pessoa ser vegetariana e que pode refutá-los.

Um dos principais fatores que vc não entra em discussão é o dano ambiental. Alguns fatores que
vc precisa ter em mente é que : A pecuária gera: Detritos / Contaminação de Mananciais / Erosão / Poluição atmosférica / Desmatamento (Pecuária = 80% desmatamento bioma amazônico)

Outros fatores: 62% dos trabalhadores em situação análoga à escravidão trabalham na pecuária.
Para cada quilo de carne, são necessários de 3 a 10 de proteína vegetal. (fonte:svb.org)

Isto deve ficar claro para você. O planeta sequer tem espaço para nós, quem dirá para esses animais.

A questão do sofrimento animal, não vou me estender muito. Mas o fato é que eles tem medo, sabem q estão
no corredor da morte e sofrem muito. Isto é fato. Me pergunto se alguém faria isso com um macaco ou cachorro
naturalmente como faz com um boi,porco. É questão de valor moral. Vc é contra esses valores tb ?
A questão não deve ser simplista na forma de como matar, mas simplesmente no "tirar uma vida".

Sobre saúde, da uma pesquisada no google sobre pesquisas de saúde relativo aos riscos (poucos) em comer carne.
Está lá.

Discutir fatos e não argumentos, muda toda conversa.

Uma parte interessante que vc falou de ser ilógico não comer carne e fumar maconha.
Fazendo uma analogia, seria ilógico também : Comer feijoada e tomar suco / Ser vegetariano e pegar ônibus(polui)/ Comer carne e se preocupar com a torneira aberta da pia.

Assista: The Union - The Business Behind Getting High . Para vc saber o que é maconha antes de uma comparação absurda.

Não comer carne traz benefícios para toda sociedade, alguém tem dúvida disso ??? Vc é contra isso ?

Anônimo disse...

Óbvio que não postou meu comentário ...e o de muita gente. Vc é mascarado.

Vinícius Martins disse...

Caro leitor Anônimo; todos os comentários sãos postados.
Creio que existem bons argumentos dos "dois lados" o que ocorre é, no meu ponto de vista, os argumentos vegetarianos são mais frágeis.
A pecuária, por exemplo, não visa exclusivamente a obtenção de carne, a pecuária de corte é apenas uma das facetas dessa cultura, mesmo que não matássemos os animais para comer a pecuária ainda assim existiria, para consumo de leite e lã, por exemplo.
Não defendo a crueldade, defendo a subsistencia humana, como ocorre desde o surgimento do homem na terra e como ocorre em todo o reino animal.
Quando me refiro a maconha, não me proponho a adentrar nos seus aspectos científicos, terapêuticos, políticos ou o que quer que seja, abordo a questão da maconha sob o prisma puramente legal, é droga, é ilícita e é crime (consumir, vender, etc), o que passa disso para mim é falácia, quando deixar de ser crime avalio se é vantajoso poluir meus pulmões, mas enquanto isso não acontecer me abstenho. O que disse é que acho ilógico ou irracional ser puro em relação ao consumo de carne e encher os pulmões de monóxido/dióxido de carbono, THC e outras coisas mais, para mim é absurdo.
E por fim, quanto ao sofrimento animal, já abordei isso no texto, existem métodos de abate que evitam o sofrimento.
Agradeço por seu comentário, acho que ele so enriquece o debate, não me coloco como dono da verdade, nem com a postura de que meus argumentos são imutáveis, mas por hora, é assim que penso.
grato

Anônimo disse...

Bom dia!
Procurando informaçoes sobre vegetarianismo, encontrei seu blog, e vi a sátira.
Sou vegetariana e ouço muitas vezes isso que foi proposto no desenho e tambem escuto muitas críticas, as pessoas não acreditam que da pra viver sem comer carne, já outras acham um ato muito legal e bonito, talvez interessante mais dizem que nao conseguiriam viver sem.
Gostaria que você tentasse me explicar se possivel o porque deste pensamento tao fechado?
Eu creio que é devido a muita falta de informação.
Tenho uma saude de ferro, me alimento muito bem, melhor do que muita gente que nao come carne.
Nunca passei mau, nao sou magrela, pratico exercicios fisicos diariamente, tenho uma vida super agitada, como muita fruta todo tipo de verdura e infinitos cereais.
talvez valesse a pena as pessoas se informarem antes de criticar e nao generalizar.
Respeito a opção de cada um, espero que façam o mesmo.
Cada um tem seus motivos pra comer e tambem pra deixar de comer CARNE.

Anônimo disse...

Oi! Olha só, antes de chamar nosso estilo de vida de patético, devia se informar um pouquinho mais a respeito. Sou bióloga e vegetariana a um bom tempo. Vamos esclarecer essa coisa de "instintos": É sim, natural, que animais carnívoros matem para sobreviver, entretanto, não consiste na natureza um local onde animais carnívoros criem, alimente, e matem aquilo que vai lhes servir como alimento. Os carnívoros caçam com suas próprias patas, garras e dentes aquilo que vão comer, não utilizam utensílios como facas, anzóis ou máquinas.
Além de que comem a carne sem os conservantes ( extremamente cancerígenos) que são adicionados à carnes que vocês comem, com a finalidade de retardar o apodrecimento dessa matéria orgânica que já se encontra em decomposição no primeiro instante em que o animal abatido morre.
Portanto, seu ódio pelos vegans não pode ser baseado no fato de não aceitarmos os valores naturais, pois respeitamos o suficiente para não compactuarmos com esse mecanismos humanos de obtenção de alimentos.
Outra coisa, nosso organismo se assemelha mais ao de um herbívoro do que ao de um carnívoro, pois nosso intestino é cerca de 30 vezes maior do que de um carnívoro.O intestino de um carnívoro deve ser mais curto, para que ele absorva os nutrientes da carne mais rápido, e logo excrete. Já o intestino de um herbívoro, assim como o nosso, é bem maior, e sendo a carne um alimento indigesto, acaba ficando em nosso organismo por cerca de três dias, até que é finalmente excretado. Esse tempo é suficiente para que acabemos contraindo diversas infecções...
Enfim, se você come carne ( obviamente seu pretesto para continuar com esses hábitos rudimentares só pode ser esse: eu gosto do gosto da carne- na verdade, a carne não tem gosto nenhum, o gosto de que você gosta é o dos conservantes)Se você come carne, problema seu! Mas não tente infectar os pensamentos daqueles que conhecem a verdade e que sabem que isso é errado, nos padrões da moral humana e natural...
Existem muitos motivos para ser vegan, não apenas o do sofriento dos animais! Basta escolher um deles, ou, como eu, escolhi todos eles! =)

Vinícius Martins disse...

Bom creio que usamos facas, anzois e máquinas porque somos dotados de uma "certa inteligência".
Quanto ao nosso trato digestivo ser diferente dos carnívoros, isto é óbvio, porque não somos carnívoros, somos onívoros (você como bióloga sabe disso. E por último, discordar e divergir não significa necessariamente desrespeitar. A diversidade é importante na construção deste tema porque ambas as partes têm argumentos interessantes, mas ao meu ver os argumentos dos vegetarianos são mais frágeis!
obrigado pela participação

Vinícius Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinícius Martins disse...

Cara Aline, a sátira não foi de minha autoria, a ilustração foi somente para dar um toque de humor, a tônica do debate são os argumentos e não a sátira em si mesma.
Se você me pergunta "dá para viver sem carne?" eu lhe responderei que sim, da mesma maneira que também dá para viver comendo carne!! Está é a prova mais racional que de fato somos onívoros. Se na carne há hormônios, conservantes, carcinógenos e outras substâncias nocivas aí é outra história.
Te confesso que, assim como você tenho uma saúde excelente, sou atleta amador, corro, nado e pratico artes marciais e como carne. Meu pensamento foi fruto de uma ponderação entre os argumentos dos dois polos do debate, não concordaria com a idéia que é uma opinião fechada nem desinformada. Nós inclusive poderíamos discutir os argumentos sob diversos aspectos, nutricionais, biológicos e até antropológicos.Como o espaço do blog é exíguo tivemos que sintetizar ao máximo.
Perceba também que nenhum momento eu fiz qualquer tipo de apologia, tal como "coma carne" ou "deixe de comer carne" justamente por respeitar a decisão de cada um, mesmo assim, não poderia me eximir de deixar a minha própria opinião, que é justamente a de não encontrar justificativa nenhuma para mne abster de carne!
respeito sua opinião, continue assim, o importante é ser saudável com carne ou sem carne, no presente caso eu sou com carne!!
grato pela sua participação

Anônimo disse...

Primeiro estude vegetarianismo para depois contestar! As coisas que vc escreveu n"ao tem nada a ver... desinformado!

Anônimo disse...

sou afavor de comer carne,precisamos sim de carne,se vocês acreditam que da pra viver,ta certo,assim como gostam de justin B. eu respeito mais acho um negocio meio sem logica já que ele dubla kkk,mais continuem assim,mais nao comam escondidos isso é falta de etica,axo que nao conseguiria viver sem macdonald hehe

Bianca B. da Vinci disse...

Que absurdo, uma pessoa dessas não tem argumentos suficientes para dizer isso e ainda que tivesse comete um crime ao ridiculariza, através da imagem, os vegetarianos. Livre opinião sim, discriminação já é burrice.

Alvaro.vitro@gmail.com disse...

Muito bom seu artigo, parabéns, estou farto de hipócritas que dão mais valor a animais do que a seres humanos...

Alberto Vasconcelos disse...

A colega anônima "bióloga" acima:
Não use seu diploma como ferramenta da verdade, sabes (ou deveria saber) que alem de agir com arrogância e prepotência, não é da competência do biólogo, nem ético nem moralmente, fazer este tipo de julgamento. Isso me envergonha e envergonha nossa classe.

Se sou vegetariano ou não, não entra no mérito desta opinião.

Anônimo disse...

O Brasil fez um acordo com a Sociedade Mundial de Proteção animal, que desenvolverá junto com as secretarias estaduais, um amplo programa de treinamento nos frigoríficos, com participação de biólogos, veterinários e agropecuaristas, visando promover um “abate mais humanitário”.

E desde quando isso funciona por aqui???

Se você não se preocupa com os animais e o planta, problema é seu!

Somente não diga que é "ANTI" quem se preocupa...

Anônimo disse...

Pelo menos saiba do que esta falando,

Vegetarianos não comem peixes, São fisicamente mais saudaveis, campeões de Boxe, atletismo etc.

Vivem mais, e são mais inteligentes e mais bonitos.

Dessa forma, não são obesos e com falta do que fazer como você, postador de Blog desinformado.

marcio disse...

Os argumentos são infundados, para todos os lados que analisarmos vera que os VEGANS tem razão...

Primeiro que a ilustração do desenho só serve de piada, pois mostrar que quem não come carne tem que ficar com pirulas e soro e uma comedia, Todos podem ir no google e pesquisar todos os aminoacidos encontrados na carne e encontrado nos vegetais TODOS, e a soja testurizada tem + proteinas do que muitas carnes se e que tem carne com + proteina do que a soja além de ser saudavel, e agredir menos o meio anbiente do que a carne.

segundo carne e o principal POLUIDOR do PLANETA, não sabia disso? não colocou ai na sua pesquisa? 29% da poluição e devido a industria de carne, 19% vem dos transportes, se acha ainda que isso e um argumento fragilizado?

terceiro 10% da agua potavel do nosso planeta e destinada a industria de carne

e certo que por natureza somos honivoros... logo podemos escolher entre uma refeição com apenas vegetais ou com carne, se minha escolha e pura vaidade somente pelo bel prazer do gosto, e um estupido =), os animais não merecem esse sofrimento que os esperam.

vc so questiona o abate, os vegetarianos vai além disso, a vida deles e triste antes do abate, as galinahs são confinadas em um espaçõ de uma folha de almaço ficam sem poder expresar seus estintos + basicos a sua vida inteira, seus bicos cortados para não poderem escolher o que comer, etc...
a o baby biffe e uma carne branca devido a anemia profunda do filhote de gado, são tirados das suas respectivas maes quando nascem ficam presos em sua vida ate o abate o abate so esta pronto quando o filhote fica tão fraco que não consegue + ficar de pé...

a tantos outros argumentos que so vou limitalos a esses por hora e so.

Marcelo Alexandre Gomes Reis disse...

Pelo amor de deus, a carne é o que acaba com nossa vida, sou um lactovegetariano e pretendo me tornar vegano, so acho esse seu texto um grande exemplo de especismo, sou atleta, pratico atletismo e nem por que sou vegetariano sou assim, você que gosta tanto de carne lhe peço pra tentar viver 1 mes só a base de carne, se sobreviver me avise pra saber que o apocalipse ta chegando

Imagine Design disse...

Fui atraída pela imagem e não pude deixar de ler essa postagem
Concordo que matar um animal para comer é tolerável em algumas situações, porém dizer que somos cruéis enquanto somos carnívoros é uma verdade parcial, ou uma quase verdade é incoerente! Por que quase verdade? Obviamente que é cruel matar! Faz parte da natureza pervertida e cruel que temos. – palavras suas. Realmente nossa natureza é assim. porém não precisamos permanecer assim. Podemos ser livres disso!
Comer carne não tem absolutamente nada a ver com causar dor aos animais??? Que isso amigo?! Achei essa afirmação absurda! Sabemos, (penso que muitos sabem) que mais de 60% dos abates no Brasil são clandestinos, portanto SÃO CRUEIS no mais amplo sentido da palavra! Até nos abatedouros dito de 1ª linha o sofrimento animal é terrível! A Sociedade Mundial de Proteção animal desenvolve esse programa de treinamento “abate mais humanitário” por que É DE FATO algo ABSURDAMENTE CRUEL!
Não acho a discussão improdutiva, se fosse você não estaria propondo-a. A ciência já definiu o homem como um ser onívoro??? A ciência não tem nem metade das respostas; obviamente q ela é importante, mas nenhum cientista até hoje foi capaz de definir “o que é vida” eles sabem até como a célula funciona, porém resposta a essa pergunta tão simples eles não têm. Por que? Somos todos criaturas de Deus e o ser o humano só vai até onde Deus permite que ele vá. Gostei quando você disse que a filosofia vegetariana é pueril. Lembrei de Jesus quando disse: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.” Mateus 18:03
Paz!
obs:se quizer envio para o seu email um estudo bíblico sobre qual dieta foi projetada por Deus para o ser-humano.

Anônimo disse...

Platão,Thoreau,Georoge Bernard Shaw, Voltarie,Freud,Tolstoy,Charles Darwin...

"Nada beneficiará mais a saúde da humanidade e aumentará as chances de sobrevivência da vida na Terra quanto a dieta vegetariana." - Albert Einstein (Nobel - 1921)

As pessoas mais inteligentes que já existiram foram vegetarianas.

erika disse...

Bom, concordo em alguns pontos porém discordo em outros vários os quais gostaria de discutir:

Os vegetarianos, como seres humanos e portanto seres racionais, utilizam a sua inteligencia para questionar a NECESSIDADE de causar a morte de outros seres vivos para
seu benefício próprio, chegando a conclusão que esta não existe, pois o homem consegue viver bem sem se alimentar de outros animais. Como você mesmo disse, animais possuem instintos, mas o homem, um ser racional, não vive mais a partir de seus intintos mas de suas crenças.

"Os vegetarianos querem inserir os valores humanos no mundo animal, na natureza", "daqui a pouco irão pretender criar penitenciárias para, por exemplo, os leões que cravam seus caninos na jugular de uma zebra" - Preciso comentar? Um vegetariano que se preze tem plena consciencia que um animal selvagem deve seguir seus instintos, este depende da caça para sobreviver e se alimentar, vive em um ambiente de competição e luta pela sobrevivencia. E mais, estes animais não possuem a inteligencia ou tecnologia (rs) para causar a morte sem dor de sua presa, que também é vista como um inimigo natural de seu predador, e dependem desta para a sua sobrevivencia, DIFERENTE DO HOMEM.

Você quer mostrar que comer carne é algo natural ao homem, pois, como voce diz, somos onívoros e O errado portando esta apenas no sofrimento que causamos aos outros animais. Entao, devemos comer carne apenas obtida de metodos de abate que não causam dor, bom, então digo a você que isto NUNCA ocorrerá (mesmo se houver grande mobilização), vivemos em uma sociedade capitalista que visa o lucro em primeiro lugar e os "abates humanitários" levam mais tempo, mais dinheiro, mais dor de cabeça.

Existe como exemplo a "Kentucky Fried Chicken", marca famosa nos EUA que dizia seguir esta forma de abate e se preocupar com o bem-estar animal, mas o que ocorre é bem diferente do que dizem (www.kentuckyfriedcruelty.com).

"O homem causa dor aos animais da mesma maneira que causa dor a outros homens, faz parte da natureza pervertida e cruel que temos." - Exatamente! E como algumas pessoas de bom caráter lutam contra esta natureza, tentando ajudar o próximo e minimizar seus defeitos, os vegetarianos lutam contra o sofrimento e a morte desnecessária (mesmo sem dor) dos outros animais que são vistos apenas como alimento e não como seres dignos de uma vida livre.

Cabe portanto a cada um de nós saber se devemos usar a nossa inteligencia para o bem, se devemos abrir mão do prazer de comer carne em nome da preservação da vida dos outros animais, nossos semelhantes, que deveriam ser tratados com respeito.

"vários que não comem carne e fumam maconha, e isso para mim é um contra-senso" - Seria um contra-senso apenas se estas pessoas estivessem parando de comer carne em nome apenas de sua saude. Provavelmente elas pararam de comer carne porque são contra a morte dos animais e não porque carne faz mal a saúde. Como a maconha não causa a morte de ninguém (muito menos de outro animal) não, não é um contra-senso!

Ser ANTI-vegetariano é uma grande besteira, pois o vegetarianismo é um ato de bondade e empatia, preocupação com a vida. Respeito quem come carne, mas não posso respeitar uma atitude CONTRA o vegetarianismo, que não causa nenhum mal, muito pelo contrário. Procure dados dos benefícios que uma pessoa ao adotar o vegetarianismo traz ao planeta. Uma ação que só gera benefício não deve ser encarada de modo tão pessimista.

Gostaria muito que este meu comentário fosse publicado e também gostaria de saber sua opinião. Espero que após ler meu comentário você enxergue o vegetarianismo com outros olhos.

Anônimo disse...

Se eu postar uma imagem do CIGARRO dizendo que o cigarro faz mal à saúde, que reduz a expectativa de vida, que prejudica toda uma sociedade, dizer que estou satisfeito com todo esse movimento para fazer com que as pessoas parem de fumar, certamente, uma quantidade imensa de pessoas vão me apoiar, falar positivamente e louvar a mensagem.

Porém, se eu dizer que o consumo de carne reduz a expectativa de vida, faz mal à saúde, que prejudica a sociedade mundial, que aumenta a pobreza e a falta de alimentos, que a anatomia do corpo humano é herbívora, que eu gostaria que houvesse um movimento mundial para acabar com o consumo de carne, provavelmente, terei milhares de pessoas tentando se justificar, que a carne é ótima, que o que eu disse é tudo besteira e vão falar isso sem consultar uma única pesquisa séria, apenas repetindo como um papagaio o que viram na mídia sobre o assunto. Parcialidade e fisiologismo fazem parte do ser humano... poucos são aqueles que procuram se informar e realmente estão dispostos a mudar seus hábitos para uma sociedade melhor. Uma pena...

Jeferson Santos

Vinícius Martins disse...

Jeferson santos;
Se você falar sobre os malefícios do cigarro, naturalmente que terá apoio da maioria, já que os danos causados pelo cigarro são aceitos de forma "pacífica" pela ciência. O que não ocorre quando você se refere aos supostos malefícios da carne. Uma grande parte da ciência (a melhor ciência) discorda dessa opinião.
É simples assim, para comparar você usou uma falácia e como toda falácia ela tem falhas lógicas!!
Cigarro faz mal de verdade - è comprovado. Carne....Há controvérsias!

Anônimo disse...

Cara, na boa...todo vegan no mínimo é um chato..sério.. sao os famosos xaropes que se sentem os diferenciados... só pelos comentários que li de alguns aqui, jah imagino como seria uma "conversa de bar" ao lado deles..socorro...

Anônimo disse...

Vinicius, então mate você mesmo seu alimento, abra a carcaça e coma a carne, sangrando e ainda quente. Pois é assim que um carnívoro faz. O gosto, o cheiro a aparência da carne é grotesco. Só conseguimos consumir após assar, temperar, condimentar e transformar a carne em uma massa completamente diferente daquilo que ela originalmente era. Até mesmo os homens da caverna precisavam esquentar a carne para comer, tamanha a repulsa que esse alimento causa. Achar que nossa capacidade de fazer armas é algo dado pela natureza é um erro. Olhe seu corpo, olhe sua fisionomia. Não somos predadores e não parecemos com predadores. Vá lá, estoure os miolos de uma vaca e come sua carne ainda sangrando. Meu cachorro iria salivar só de ver essa cena, agora você, falso carnívoro, iria vomitar.

Vinícius Martins disse...

Senhor Anônimo:

É muito difícil que o senhor tenha lido a postagem antes de comentar. Seus argumentos demonstram isso.
Justamente porque nunca afirmei que o homem é um animal carnívoro!!
O HOMEM É UM ANIMAL ONÍVORO! Sendo assim seus argumentos não merecem ser levados em conta, já que partem de uma premissa equivocada!

Anônimo disse...

Caro Vinicius,

Eu acredito que todos nós temos o direito de fazer as nossas escolhas. Mas as escolhas devem ser feitas com base em informação e não em desconhecimento.
Infelizmente, revela uma profunda ignorância sobre o tema. Por favor, nem continue a escrever sobre este tema, não se ridicularize a si próprio. Se anos atrás a ciência questionava sobre "como obter todos os nutrientes com uma alimentação vegetariana?", hoje em dia, comprovada que está a riqueza nutricional da alimentação vegetariana, a grande questão é "Porque razão os vegetarianos são mais saudáveis?".

Digo-lhe já que só existem 4 razões para o consumo de carne e nenhuma deles relacionada com a saúde:
- Hábito;
- Tradição;
- Conveniência;
- Sabor.

A origem do homem é de facto herbivora, os nossos antepassados australopitecos eram um povo pacifico, herbivoro e que vivia em perfeita harmonia com a natureza. Os homens de neandhertal é que começaram a caçar após a descoberta do fogo e das armas. Sabia que só á cerca de 5mil anos atrás o Homem começou a beber leite? Isto porque anteriormente ficava doente com o leite. Basicamente forçou-se a beber uma coisa que era imprópria para ele. Acha mesmo que um leite que é feito para amamentar um animal que nasce com 30Kg e leva 4anos a ficar adulto é apto para alimentar um animal que nasce com 3Kg e leva 21anos a ficar adulto??! Podia continuar a contar-lhe a historia do vegetarianismo mas havia muito para dizer. Como sabe a ciência/medicina evolui e cada vez mais se comprova que o consumo de proteina animal está associado às doenças do século: Doenças cardiacas, cancro, diabetes, osteoporose,arteriosclorose,...etc.

Sabia que os vegetarianos têm menos 40% de probabilidade de contrair estas doenças? Sabia que em Inglaterra os seguros de saúde são mais baratos para os vegetarianos? Sabia que em Portugal as escolas uma vez por semana já distribuem refeições vegetarianas às crianças? A verdade é que o corpo humano não está preparado para digerir a proteina animal.

Sabia que a Industria agropecuária é responsável por 40% das emissões de CO2 para a atmosfera (bem mais do que os automóveis)? 90% da produção de cereais dos EUA são utilizados para rações de animais. Só os cereias produzidos para rações nos EUA dariam para matar a fome mundo.Prevê-se que em 2050 o consumo de carne irá obrigatoriamente descer drasticamente e que os peixes actualmente pescados estejam extintos.

Bom, e se vamos falar da questão ética....

O tempo em que o vegetarianismo era associado a uma pessoa fraca e cheia de carências alimentares já passou. É um mito. Hoje os vegetarianos estão associados a um estilo e vida saudável. Vários atletas campeões são vegetarianos: Dave Scott (considerado por muitos o homem com a melhor preparação fisica de todos os tempos); Carl lewis (acredita que a dieta vegana pode levar a uma melhor performance atlética); Scott Jurek 8cita a sua dieta como a chave para o seu desempenho atlético superior);...
Posso-lhe dizer que sou vegan e posso-lhe dizer que a minha forma fisica em nada se parece com a imagem que publicou.

É uma pena que não viva em Portugal senão convidava-o a assistir à minha palestra "agropecuária, ambiente e saúde"!

Acredite, no futuro seremos todos vegetarianos!

Aqui fica a explicação anatomica e fisiológica pela qual o homem não deve comer carne:

Homem

Não tem garras.
Transpira através de milhares de poros.
Ausência de dentes caninos frontais pontiagudos.
Dentes molares posteriores achatados, para triturar.
Glândulas salivares bem desenvolvidas, necessárias à pré-digestão de cereais e frutas.
Saliva alcalina.
Profusão de ptialina, para pré-digerir cereais.
Trato intestinal aproxamadamente 7 vezes o comprimento do corpo.
Estômago com um duodeno como segundo estômago.
Ácido do estômago 20 vezes menos concentrado do que nos carnívoros.
Cólon convoluto.
Urina alcalina.
Mandíbula curta.
Alimento adequado: cereais, vegetais, frutas e nozes.

Envio-lhe aqui este link para que aprenda mais qualquer coisinha.

http://www.infonature.org/site-pt/node/14

Anônimo disse...

BRAVO.. BRAVISSÍMO !!! CONCORDO.

Anônimo disse...

Você é médico? Quantos vegetarianos você conhece? Eu conheço vários carnívoros doentes e com defasagens em ferro e diversas proteínas. Sou atleta e vegetariana, minha saúde é ótima! Seu comentário prova que você é laguém que vive de instintos e não de racionalidade. É, o homem continua nas cavernas.

Unknown disse...

Parabéns ao autor, sr. Vinícius! Muito bom quando alguém escreve algo sensato. Os vege-chatos de boutique ficam doidos quando alguém discorda deles, pois se acham donos da verdade...

Leonardo disse...

Muito interessante o post.
Tenho amigos vegetarianos e não consigo rebater o argumento deles de que "Criamos para matar" eles dizem que aí esta a crueldade, você cria o bixo apenas para matare comer. Dizem também que esta comprovado que os animais criados para abate sabem que vão ser mortos e que isso gera uma tristeza neles, concordo que se isso é verdade, é algo cruel. Mesmo assim não deixo de ser onívoro hahaha.
Não sei quanto tempo você demora pra responder, nem sei se vai dar pra eu vir ao post todo dia ver se você respondeu. Como eu estou buscando esses contra argumentos há um tempo, não quero perde-los caso você os tenha, pode me responder neste email L94eo@live.com
Agradeço.

Fabri disse...

Nada mais delicioso que uma picanha sangrando, ou aquele kibinho cru com limao!!

Unknown disse...

Nenhuma comprovação científica tem o poder de passar por cima do que REALMENTE uma pessoa sente sendo vegetariana.
Se ela goza de boa saúde, tem disposição e vive uma vida normal, então nada que a ciência disser vai fazer o menor sentido.
Estar dentro de uma padrão cientificamente definido como correto não garante 100% de acerto. Na verdade, a cada dia que passa, a ciência vem descobrindo o quanto ela está equivocada. Por isso nos resta apenas acreditar no que nosso corpo fala que é, no fim das contas, a única coisa que importa.

Anônimo disse...

As PLANTAS TB SÃO SERES VIVOS E TEM DIREITO A VIDA,NÃO COMAM ALFACES ELES SÃO NOSSOS AMIGOS !!!

...infelismente todos fazemos parte de uma cadeia alimentar,todos comemos e somos comida para alguem ou alguma coisa...

Brandalise disse...

Olá, Vinícius. Li o seu blog e achei a tirinha bem engraçada. Sou vegetariana, sabe, tem alguns veganos que são assim mesmo. Mas o vegetarianismo vai muito além do prato, é uma escolha em vários ambitos. É não apoiar a crueldade, é ser doce, trabalhar a sustentabilidade, sempre pensando no melhor para o planeta. Um abate gasta uma montoeira de água. Tem animais de grande porte que não necessitam de carne. Nós também não necessitamos. Sou bem gordinha e conheço outros vegetarianos assim também. Te desejo um dia feliz!

Tai Lacerda disse...

Não sei se você entende muito bem isso, ou se está muito envolvido no ato de ser "anti", mas vou tentar ser o mais clara possivel: Você consegue perceber que ser anti-pessoas (de qualquer tipo, raça, escolha pessoal, sexo, etc) é uma atitude que beira o nazismo? Esteriotipar pessoas é um ato de ignorancia, simplesmente porque promove discussões que nunca chegarão a um consenso das duas partes e provavelmente acaba em guerra. Não estou falando exatamente de você mas sim da opinião que você expõe e alimenta. Não concordo com você, e VOCÊ TEM TODO O DIREITO DE NÃO CONCORDAR COMIGO. O que não precisa é você expor a sua intolerancia a falta de respeito, pois isso, (com pode perceber aí em cima) gera a mesma resposta para você (imagino que já deve ter recebido uns bons xingamentos de vegetarianos furiosos), entende? Exatamente qual é a real necessidade de você causar esse tipo de discussão, se você sabe que nenhum vegetariano vai voltar a comer carne porque viu, e provavelmente nenhuma carnívoro irá se juntar a você para zoar vegetarianos, o que com certeza não deve ser dos seus passatempos preferidos. Enfim... TUDO CERTO! SE ACABA DE COMER PICANHA MEU AMOR! MAS ME DEIXA ME ENTUPIR DE ALFACE A VONTADE PODE SER? CABE TODO MUNDO TE PROMETO!

Anônimo disse...

O Senhor Retarda... ops. quero dizer idiota!!
Uma pequisa mostrou que os vegetarianos vivem mais do que as pessoas que comem carne!!
Eu respeito quem gosta de comer carne, pode comer, eu infelizmente vejo que vc não respeita minha escolha!!
Fico tristes que haja pessoas que ainda não tenham evoluído de Homo Sapiens, para Homo Sapiens Sapiens

Anônimo disse...

Eu acho que ninguém está certo. Primeiro, não são todos os veganos que tem uma saúde de ferro, porque o veganismo só ajuda a evitar algumas doenças e não a salvar milagrosamente uma pessoa, pois existem veganos com muitas das doenças que eles dizem evitar. Segundo, suplementos alimentares podem fazer bem para alguns e em outros causar reações adversas e isso está comprovado, pois o o organismo de um pode reagir diferente do outro. Terceiro,o consumo de carne não aumenta os riscos de morte, assim como os suplementos alimentares, deve ser consumido de forma moderada. Quarto, pode ser que Veganos vivam mais porque se preocupam mais em fazer atividades físicas, vários tipos de vegetais e entre outras coisas já que a dieta vegana também precisa de cuidados redobrados, pois o veganismo não é todo esse mar de rosas não. Quinto, sim, ver animais morrendo é triste, mas só porque alguns comem carne isso faz deles monstros? Pessoas foram devoradas por crocodilos e fizeram famílias sofrer por conta disso, e isso faz dele um monstro? Não estou dizendo que é da nossa natureza ser carnivoros e também não estou dizendo que é da nossa natureza sermos veganos, mas dai dizer que alguém é desumanos só porque come carne, isso também não é certo.

Agora sobre os carnívoros. Sabemos que muitos dos carnívoros não resistem a uma boa carne gordurosa e suculenta, e que exageram na quantidade, fato. Mas pessoal, isso não significa que a carne em si faz mal, o consumo exagerado dela pode acarretar doenças. Pessoal carnívoro, acho errado criticar o veganismo só porque ele prega uma dieta livre de carnes, assim como os veganos devem parar de dizer que os carnívoros maltratam os animais apenas por come los. Maltratar os animais é matar crocodilos e cobras apenas para fazer bolsas e sapatos, bater em um cachorro apenas por prazer e em fim, essas coisas...

Resumindo, os hábitos alimentares são uma opção, ninguém é obrigado a comer ou não comer algo, a menos que possua uma doença que suplementos não possam dar jeito, isso realmente existe eu já me informei pois tenho esse tipo de problema... Na vida não tem essa de veganos vivem mais que carnívoros, a morte chega para todos sem hora marcada, é imprevisível e pesquisas com umas poucas pessoas não podem decidir esse índice. Mas carnívoros fiquem mesmo atentos, tudo de mais faz mal, mas com o consumo adequado você poderá ser saudável, assim como os veganos que só comem vegetais, mas podem ser também saudáveis. Aceitem as diferenças e vivam em paz, pois o que torna as pessoas mais desumanas são as ofensas, preconceitos, intolerância sobre as opções alheias e outras coisas que realmente são desumanas. Veganos, carne não mata ninguém mais rápido e vocês nãos são melhores só porque não comem carne, mas são admiráveis pela sua força de vontade em proteger os animais. Carnivoros, veganos tem todo o direito de pregar aquilo em que acreditam, não precisa excluir a carne do seu Menu, mas aprendam com eles a cuidar da saúde, comer mais verduras e moderar assim o consumo de carne, assim você estará cuidando da saúde e preservando um pouco os animais.

Anônimo disse...

É sempre assim, sempre que vejo declarações anti-vegetarianas só vejo absurdos! Você se declara abertamente especista por saber claro, que as vitimas de seu preconceito nao podem se defender. Os animais podem ver como nós, cheirar como nós, mas me diga por que, tudo funciona bem neles, menos o cérebro? Por que eles nao sentem medo ou dor como nós sentiríamos se estivéssemos sendo torturados? Acha mesmo isso tolerável? Concordo que predadores matam. Porém, pelo menos eu nao ajo por instinto! Procuro o que seja melhor para mim e nao acho que um "gostinho bom" seja desculpa para tirar uma vida, ou pelo menos financiar essa acão. Principalmente por que, com tantas opções, por que escolheria justo aquelas que implicam uma vida? Você realmente se sente conformado com a idéia de que á formas de abate sem dor? Me impressionei ao descobrir que as declarações do governo para nao perder os consumidores da sua milhonária industria pecuária consegue mesmo convencer alguém, até confortar seu remorso.Ainda que olhemos por esse lado, com dor ou sem dor, o final nao é o mesmo? Você acha mesmo que certos animais nasceram para morrer? Isso não te parece estranho? Pra mim isso é irreal. Os animais só serão respeitados quando tiverem no mínimo, o direito de viver! Obvil, não? Sinceramente, nao entendi sua comparação, dizendo que conhece vegetarianos que usam drogas. Vegetarianismo nao é sinônimo de santidade. Sou contra as drogas mas defendo o direito de que cada um faz o que quiser com a sua própria vida, mas nao com outro ser. Para finalizar, sinto informar que o senhor entrou em contradição. Durante toda sua declaração, enfatizou que comer carne nao tem nada a ver com causar dor aos animais, mas no final, declarou: "O homem causa dor aos animais da mesma maneira que causa dor a outros homens, faz parte da natureza pervertida e cruel que temos." Isso completa perfeitamente a sua imagem, que eu costumo me referir de "apenas mais um". É de se esperar de uma pessoa que toma por exemplo a mentalidade dos homens das cavernas e ignora o pensamento de gênios como Pitágoras. E devo acrescentar com orgulho que nao sou da sua natureza! Nao vou chamá-lo de pervertido por que, ainda que eu quisesse ofendê-lo (o que nao é minha intenção aqui), nao ofenderia já que o senhor refere á si mesmo desta forma. Mas por favor, nao ofenda a espécie humana com tamanha ignorância! E me fassa um favor, diga ao PEA que os dados da pesquisa deles que declara que os vegetarianos salvam 95 vidas por ano é mera fantasia? Se tiver argumentos é claro. Por fim, me sinto no direito de te dar um conselho: tire a venda dos seus olhos, por que toda a realidade que nós vegetarianos tentamos mostrar para pessoas como você nao merece ser recompensada com criticas sem sentido. Se informe, pesquise, encare a realidade, e mude sua mentalidade ultrapassada.

Anônimo disse...

É sempre assim, sempre que vejo declarações anti-vegetarianas só vejo absurdos! Você se declara abertamente especista por saber claro, que as vitimas de seu preconceito nao podem se defender. Os animais podem ver como nós, cheirar como nós, mas me diga por que, tudo funciona bem neles, menos o cérebro? Por que eles nao sentem medo ou dor como nós sentiríamos se estivéssemos sendo torturados? Acha mesmo isso tolerável? Concordo que predadores matam. Porém, pelo menos eu nao ajo por instinto! Procuro o que seja melhor para mim e nao acho que um "gostinho bom" seja desculpa para tirar uma vida, ou pelo menos financiar essa acão. Principalmente por que, com tantas opções, por que escolheria justo aquelas que implicam uma vida? Você realmente se sente conformado com a idéia de que á formas de abate sem dor? Me impressionei ao descobrir que as declarações do governo para nao perder os consumidores da sua milhonária industria pecuária consegue mesmo convencer alguém, até confortar seu remorso.Ainda que olhemos por esse lado, com dor ou sem dor, o final nao é o mesmo? Você acha mesmo que certos animais nasceram para morrer? Isso não te parece estranho? Pra mim isso é irreal. Os animais só serão respeitados quando tiverem no mínimo, o direito de viver! Obvil, não? Sinceramente, nao entendi sua comparação, dizendo que conhece vegetarianos que usam drogas. Vegetarianismo nao é sinônimo de santidade. Sou contra as drogas mas defendo o direito de que cada um faz o que quiser com a sua própria vida, mas nao com outro ser. Para finalizar, sinto informar que o senhor entrou em contradição. Durante toda sua declaração, enfatizou que comer carne nao tem nada a ver com causar dor aos animais, mas no final, declarou: "O homem causa dor aos animais da mesma maneira que causa dor a outros homens, faz parte da natureza pervertida e cruel que temos." Isso completa perfeitamente a sua imagem, que eu costumo me referir de "apenas mais um". É de se esperar de uma pessoa que toma por exemplo a mentalidade dos homens das cavernas e ignora o pensamento de gênios como Pitágoras. E devo acrescentar com orgulho que nao sou da sua natureza! Nao vou chamá-lo de pervertido por que, ainda que eu quisesse ofendê-lo (o que nao é minha intenção aqui), nao ofenderia já que o senhor refere á si mesmo desta forma. Mas por favor, nao ofenda a espécie humana com tamanha ignorância! E me fassa um favor, diga ao PEA que os dados da pesquisa deles que declara que os vegetarianos salvam 95 vidas por ano é mera fantasia? Se tiver argumentos é claro. Por fim, me sinto no direito de te dar um conselho: tire a venda dos seus olhos, por que toda a realidade que nós vegetarianos tentamos mostrar para pessoas como você nao merece ser recompensada com criticas sem sentido. Se informe, pesquise, encare a realidade, e mude sua mentalidade ultrapassada.

Anônimo disse...

Como alguém pode se dizer "humano" comendo cadáveres??? Eu não compreendo. Já observou um açougue? Coisa muito feia ver as carcaças dos animais expostas para serem comidas por seres ditos "evoluídos". Frutas, folhas, mel, sementes, crus, acho que bastam... Tenho sessenta anos de vegetarianismo e NUNCA fui, nem precisei ir, ao médico, ao hospital ou à farmácia... Meus filhos (cinco) não forma vacinados e o mais novo está com vinte e cinco anos em perfeita saúde... Não entendo o ato de comer carne.

Anônimo disse...

Abaixo a ditadura do politicamente correto!!!
vegetarianismo é coisa de Esquerda-facista-stalinista-marxista ;)
Para eles,o ser humano nao passa de um mero detalhe,enquanto os animais são verdadeiros Deuses que devem Ser idolatrados,ó coitadinhos....

Amanda Araújo disse...

Nossa, que triste esse post. Não digo no sentindo de simplesmente está comendo uma carne, e sim está tirando uma vida. Quem é você pra tirar uma vida? E daí se ele não é "racional" como você? Ele merece respeito, não digo só pela carne bovina, falo das aves, peixes etc. Sabe o dano ambiental que a pecuária causa nos dias atuais? Você sabia que carne vermelha dobra a chance do cancer de mama? O problema não é nem você comer carne, o grande problema é você desrespeitar o direto que assiste os vegetarianos a quererem salvar uma vida, e achar patetico etc, afinal, quem vai está achando patetico futuramente nossos nós os veganos, que veremos pessoas obesas, com cancer de pancreas e instestino, e muitos mais malecificios que o excesso desse alimento causa. Então, meu caro, você pode ter a sua opinião, mas tem que coloca-la de forma respeitosa e inteligente, PESQUISE SOBRE ALGO ANTES DE SAIR DEFECANDO PELA BOCA.

Anônimo disse...

Ser Vegetariano é uma opção assim como comer carne também é. Sou vegetariana porque assisti a um vídeo que mostrava o sofrimento dos animais no matadouro. Minha saúde melhorou muito depois que passei a não comer carne; me exercito e procuro me alimentar de uma forma mais natural. Não critico meus amigos que comem carne, mas acho que mereço o mesmo respeito que eu tenho com as pessoas com pensamentos e opiniões contrárias as minhas.

Anônimo disse...

Isto não é nada contra si: pode arranjar todas as desculpas que quiser, justificações elaboradas para não ser vegetariano; mas essas desculpas e teorias não valem nem 1% da vida de um ser vivo; as suas desculpas não são grandes o suficiente para cobrir a vergonha de matar animais inocentes. Há sempre aquela confusão de nós pormos os direitos humanos nos animais, mas, repare, nós não pomos um humano ao nível de um animal, mas sim um animal ao nível de um humano. Agora provavelmente vai-me dizer "mas entre matar um humano e um animal o que é preferia?" e digo-lhe "não lhe vou responder a essa pergunta", veja, a sua teoria só pode ser comprovada em casos extremos como fome, escassez de alimentos, etc... uma pessoa não vive assim todos os dias, portanto não vejo porque não ser vegetariano. A derradeira prova de que somos humanos e racionais é ter compaixão pelos que nós consideramos inferiores, tratando-os como iguais e embora tente elaborar as mais complexas desculpas, não vai conseguir substituir a vida de um animal por uma desculpa. Queria também fazer-lhe uma pergunta- porque é que censura os comentários vegetarianos e os comentários de anti-vegetarianos de chacota não são removidos? Claro que os argumentos dos veganos e vegetarianos são fracos!... Estão todos apagados!...

Anônimo disse...

Os veganos adoram falar que a pecuária gera desequilíbrio ecológico e fome, porém as plantações de monocultura empobrecem o solo e geram desequilíbrio ecológico também. A solução, segundo o Empraba, não é o fim da pecuária mas a Integração entre ambas. Estudem sobre a Integração Lavoura Pecuária!

Anônimo disse...

eu sou contra o vegetarianismo

por vários motivos eu vou expor eles abaixo

.a pregação vegetariana:o vegetariano é vegetariano e quer que todo mundo seja e usa o mesmo método usado pelos religiosos para converter as pessoas ao vegetarianismo,eu já vi casos de vegetarianos desejarem mal as pessoas que comem carne,de usar imagens de animais mortos para tentar fazer as pessoas se sentirem culpadas pela morte daqueles animais

.ser contra teste em animais,mas usar produtos testado neles:atualmente todos os produtos que o ser humano usa foi testado em animais em algum momento,então é anti ético ser contra os teste em animais e usar os produtos testados neles,só que sem esses produtos nenhum ser humano conseguiria viver muito tempo

.ser a favor da libertação animal,mas ter um animal como bicho de estimação:o ato de pegar um animal na rua e levar para a sua casa,é um ato contra a liberdade desse animal,pois o animal não escolheu ficar na sua casa,você prende o animal dentro da sua casa coisa que vai contra o direito de se movimentar livremente,você escolhe que comida o animal vai comer coisa que vai contra a liberdade de comer,algumas vezes até castram os animais o que vai contra o direito de reprodução,imagina só se você fosse,se alguém te pegasse,te prendesse,te colocasse uma coleira e te falasse que comida você vai comer e ainda te proibi-se de ter filhos,você iria gostar

.mentiras usadas para justificar o vegetarianismo:primeira,o ser humano não é onívoro,segundo comer carne faz mal,se o ser humano não fosse onívoro,o organismo dele não seria capaz de digerir a proteína animal,coisas que os animais que são herbívoros não conseguem

.cientifismo vegano:já notou como os vegetarianos parecem ser os mestres da ciência,só que eles só postam informações de sites veganos como fonte

.eu gosto dos animais só que só os bonitinhos:já notou como nenhum vegetariano nunca defendeu nenhum animal feio,como insetos(mosquitos,baratas e formigas,nenhum vegetariano nunca defendeu o fim do inseticida,que mata vários insetos,alguém aqui pode estar pensando que esses animais transmitem doenças ao ser humano,mas os animais bonitinhos também transmitem doenças e até o próprio ser humano transmite doença para o outro e nem por isso nós matamos eles

.a morte do animais para consumo humano:alguns dizem que é errado comer carne de animais,que é cruel e postam fotos de animais mortos,primeiros os animais que vão ser mortos para o consumo humano foram criados exatamente para isso,nenhum animal está na natureza e foi morto para ser consumido por um ser humano,não existe forma bonita de morre,um animal morto para consumo humano vai ter a mesma cara de um morto na natureza,a produção de vegetais também matam insetos,que também são animais,os alfácies também são mortos para o consumo humano

a destruição da floresta:alguns vegetariano dizem que a floresta é derrubada para a criação de pasto,só que isso também acontece para a criação de soja e outros produtos de origem vegetal

Unknown disse...

Picanha sangrando eu não acho bom não,eu gosto bem passada e convido os vegetarianos pro churrasco!rsrsrs

Unknown disse...

kkkkkkkkkk um cara disse que ser cruel com animais é come-los rachei com isso claro faz muito sentido pensar que algo morto sente dor

Anônimo disse...


Entendo especismo como racismo, também foi aceito no passado e os abolicionistas ridicularizados. Sem argumentos de que "negros são humanos, é diferente" porque naquela época não eram considerados como tal.
Um animal nasceu, tem seu próprio centro psicológico e auto-consciência, óbvio que não quer morrer. O que nos diz que podemos criá-los em massa, confiná-los, tirá-los das mães, porque "precisamos" comê-los? O problema não está no abate mas no poder que achamos ter sobre suas vidas. "Mas os leões comem"! Primeiro porque não tem escolha, e segundo que comem o animal ainda quente, recém caçado. Isso é um carnívoro! Quem come pedaço velho de bicho morto é abutre.

Você não tem que ser contra ou a favor vegetarianismo, é como ser contra gays.. não interfere na sua vida. Vai procurar o que fazer.