CONTADOR DE VISITA

terça-feira, 2 de março de 2010

FISICULTURISMO E NUTRIÇÃO - EXERCCIOS.

Iniciante na Musculação – Guia do Fisiculturista Iniciante:
















Todos os iniciantes na musculação querem ter ganhos o mais rápido possível, mas nesse tortuoso caminho, a maioria fica confusa com a chuva de informação ou falta. Aprenda a base para iniciar seu treinamento, alimentação e suplementação e tenha o máximo de ganhos possíveis.

Todos já passaram pelo o que você, iniciante, está passando, mas pelo menos você está buscando informação no lugar certo. Muitos iniciantes ficam frustrados com sua rotina, pois não vêem resultados, mas muitas vezes estão errando em alguma parte do seu treinamento ou alimentação e não sabem, pois infelizmente a academia as vezes não é o melhor lugar para buscar informação, muito menos com as patycionistas, digo, nutricionistas que indicam pão com geléia para ganho de massa muscular.














Academia

Em primeiro lugar, você precisa de uma academia para treinar. Infelizmente vai ser impossível ter ganhos expressivos fazendo flexões e erguendo 5kg todos os dias em casa. Não é fácil ter ganhos nem mesmo em uma academia repleta de aparelhos, pesos e com instrutores de prontidão para lhe ajudar. Imagine em casa, sozinho e se limitando a pouquíssimos exercícios. Isto além de gerar lesões por falta de supervisão profissional, fará você perder tempo e os resultados serão no máximo medíocres. Salvo se você tem uma academia profissional em casa e não estou falando daqueles aparelhos que você compra nas lojas americanas onde você pode “malhar” três grupos musculares em um só aparelho.

















Treinamento

Para um iniciante, sugerimos um treinamento de 3 dias por semana, fazendo isto você dará bastante tempo para o corpo se recuperar. Músculos não crescem durante o treino, e sim quando você está descansando e quando a pessoa nunca treinou antes, o desgaste será muito maior, pois o corpo não está preparado para isto ainda. O treinamento serve apenas para estressar e danificar o tecido muscular, durante o descanso ocorre a reconstrução e hipertrofia muscular, ou seja, o treino é apenas o estímulo para o músculo crescer. Por isso, treinar mais não necessariamente significa ter mais ganhos. Com o passar do tempo você aumentará gradativamente a intensidade do seu treino, assim aumentando os estímulos e fazendo com que o seu corpo fique cada vez maior e mais forte.

Exemplo de Treino para Iniciantes

Segunda – Peito e Triceps

Supino Reto – 4 Séries com 10 repetições

Supino Inclinado – 4 Séries com 10 repetições

Crucifixo – 3 Séries com 12 repetições

Voador – 4 Séries com 12 repetições

Pulley – 4 Séries com 10 repetições

Rosca Francesa – 4 Séries com 10 repetições

Rosca Testa – 4 Séries com 10 Repetições



Terça – Descanso

Quarta – Costas e Biceps

Puxada atrás – 4 Séries com 10 repetições

Puxada à frente – 4 Séries com 10 repetições

Cerrote – 3 Séries com 12 repetições

Remada Sentada – 3 Séries com 12 repetições

Rosca Direta – 4 Séries com 10 repetições

Rosca Alternada – 3 Séries com 12 repetições

Rosca Concentrada – 3 Séries com 10 repetições

Quinta – Descanço

Sexta – Perna e Ombro

Legpress – 4 Séries com 10 repetições

Agachamento na Máquina – 4 Séries com 10 repetições

Flexora – 3 Séries com 12 repetições

Extensora – 3 Séries com 12 repetições

Desenvolvimento com Halteres – 3 Séries com 12 repetições

Elevação Lateral – 3 Séries com 12 repetições

Elevação Frontal – 3 Séries com 12 repetições



Dica 1: Uma sessão de treino não deve durar mais do que 60 minutos, após isto o nível de cortisol(hormônio do estress) estará muito alto e os níveis de glicose muito baixos, o que ajudará na perda de massa muscular.

Dica 2: Não se concentre nas cargas dos exercícios, se concentre apenas em fazer o exercício corretamente nas primeiras duas semanas. Seria frustrante se lesionar na primeira semana de muscular, não acha ? Depois de duas semana, eleve as cargas gradativamente.

Dica 3: Não se esqueça de se alongar levemente antes dos treinos e fazer pelo menos 5 minutos de aeróbicos(bicicleta ou esteira). E se alongar com mais intesidade no fim do treino.











Nutrição

A alimentação é uma das partes mais importantes do treinamento, sem os nutrientes necessários o corpo não conseguirá reconstruir o tecido muscular danificado durante o treino, ou seja, você ficará sempre do mesmo jeito ou pior, perderá massa muscular. A melhor maneira de maximizar o ganho de massa muscular através da alimentação é comer muito, porém comer certo ou seja, apenas alimentos nutritivos, ricos em proteínas e bons carboidratos e em grandes quantidades.



Para facilitar a ingestão de nutrientes, faça cerca de 6 refeições por dia, uma refeição a cada 3 horas. Todas as refeições devem conter proteínas e carboidratos, mantendo o seu corpo abastecido com estes nutrientes, manterá o seu corpo em estado anabólico o dia inteiro(crescendo).

Proteínas

As proteínas, de uma maneira resumida, são os macronutrientes responsáveis pela reconstrução do tecido muscular. Você deve ingerir cerca de 2g de proteína por kilos do seu corpo. Ex: Uma pessoa de 60kg deve ingerir no mínimo 120g de proteína por dia para maximizar o ganho de massa muscular.

Exemplo de alimentos ricos em proteínas: Peito de Frango, Carne Vermelha, Ovos e Leite

Carboidratos

Os carboidratos são responsáveis por garantir energia para o corpo, mas o corpo humano pode transformar outros nutrientes, como proteínas e gorduras em energia, por isso devemos ingerir carboidratos junto com a proteína, justamente para o corpo usar o carboidrato como fonte de energia e a proteína para o seu real papel, que é a reconstrução muscular.




















Exemplo de alimentos ricos em carboidratos saudáveis: Batata Doce, Vegetais, Pão Integral e vários outros alimentos integrais.

Exemplo de alimentos ricos em carboidratos ruins: Pizza, Doces, Biscoitos e qualquer outro alimento rico em açúcares

Gordura

Nem toda gordura é sua inimiga, você precisa apenas evitar as gorduras ruims(saturadas) e ingerir de forma moderada as gorduras boas. A ingestão de gorduras boas, pode ajudar no funcionamento do corpo humano e na liberação de importantes hormônios anabólicos como a testosterona e o hormônio do crescimento.

Exemplos de alimentos ricos em gorduras boas: Atum, Nozes

Exemplo de alimentos ricos em gorduras ruins: Hamburguer, Fast-Food, Pizzas

Água



Pelo menos 75% dos nossos músculos são formados por água, o que transforma a ingestão de líquidos muito importante ao longo do dia, você deve beber no MÍNIMO dois litros de água por dia, a água além de ajudar no bom funcionamento do corpo humano, ajuda na hidratação das células musculares, além de ajudar a eliminar os resíduos tóxicos do corpo.

Suplementação

As vezes pode parecer difícil se alimentar 6 vezes ao dia, até porque nem todos tem tempo para isto. E suplementos servem justamente para isto, um shake com pó proteico, farinha de aveia e leite desnatado pode substituir uma refeição no dia, mas comida é comida, não é recomendável substituir mais de 3 refeições por dia, então se você for suplementar, você terá que fazer no mínimo 3 refeições sólidas de verdade.

Exemplo de Shake:

- 2 Colheres de Albumina

- 2 Colheres de Farinha de Aveia

- 400ml de leite desnatado



Conclusão

Não existe segredo ou estrada tortuosa quando o assunto é ganho de massa muscular, o que vai determinar se você vai ganhar massa muscular é justamente a sua determinação. Não espere grandes resultados nos primeiros meses, é nos primeiros meses que a maioria desiste justamente por causa disso. Não cometa o mesmo erro. Treine com determinação, não mate treinos, se alimente de verdade e dê descanso ao seu corpo.




















Erros de Iniciantes

Maximize os seus resultados fugindo de técnicas e hábitos infundados que a maioria dos iniciantes cometem.

1. Dieta Incorreta

Dieta é a base de tudo na musculação, sem dieta os seus resultados serão no máximo medíocres. A grande maioria dos iniciantes não tem idéia do impacto que a dieta pode ter em seus resultados. Se você realmente tem o objetivo de modificar o corpo, comece a buscar informações sobre dieta e nutrição agora mesmo.



2. A Pressa é Inimiga da Perfeição.

É comum um iniciante querer resultados o mais rápido possível, porém este é o motivo da maioria das pessoas acabarem desistindo da musculação tão cedo. A única maneira de você ter resultados de forma rápida é possuindo uma genética de fazer inveja ao mestre Arnold. Um fisiculturista de elite por exemplo, geralmente tem mais de 20 anos de treino pesado, com dieta rigorosa, apoio de outros profissionais do esporte, uma genética de mutante e ainda fazem uso de substâncias farmacológicas e um iniciante quer ter resultados expressivos em 3 meses com a série feijão com arroz que o seu instrutor passou. Faça um favor a sí mesmo, treine o mais intensamente possível, mas coloque em mente que a musculação é um investimento a longo prazo e não curto como a maioria pensa ser.

3. Falta de Descanso



Outro pensamento comum entre iniciantes é pensar que quanto mais treinarem, mais resultados terão. O músculo não cresce durante o treino, aquele famoso inchaço que ocorre durante o treino é ocasionado pelo aumento da irrigação sanguínea na área treinada e também pelas microfissuras geradas durante o treino. O músculo só vai crescer durante o descanso, é durante o descanso que ele irá se reconstruir e hipertrofiar. Com isto em mente, você deve entender que muito treino não significa mais resultados, pelo contrário, excesso de treino impede a reconstrução muscular por causa da falta de descanso e isto acarretará em perda de massa muscular. Evite treinar o mesmo músculo mais de duas vezes por semana, também evite treinos mais longos do que 60 minutos.







Dicas De Como Escolher Uma Academia

O local onde você treina é de extrema importância e vai ter um impacto decisivo em seus resultados. Veja algumas dicas importantes antes de pagar a sua mensalidade!

1 – Local da Academia

Acredite se quiser, mas o local da sua academia pode afetar os seus resultados. Imagine um longo dia de trabalho, estudos ou qualquer outro tipo de atividade, no final do dia você tem que se locomover por kilometros para chegar na academia, lá gastar o resto das suas energias e depois ter que voltar para casa. Qualquer imprevisto em sua rotina normal pode fazer com que você desista de ir a academia, pois não se torna conveniente. O que não aconteceria se a academia fosse perto da sua casa, onde você pode ir até de à pé, neste caso você não irá gastar sua paciência ou energia para chegar em um local onde você vai ter que sofrer mais ainda atrás de resultados.

2 – Qualidade de Equipamentos

De nada adianta uma academia com poucos pesos e equipamentos com defeitos. Antes de entrar em uma academia tenha certeza de que fez um “tour” pela mesma. Pergunte ao dono, qual é o halter mais pesado deles, cheque a quantia de barras para supino, anilhas e a condição dos aparelhos. Uma academia com apenas 2 barras para supino pode atrapalhar o seu treino futuramente por exemplo, principalmente em horários de pico, o mesmo acontece se academia não tem pesos suficientes ou muito leves (halteres). Uma boa academia tem que ter o mínimo de pesos e estrutura para suprir as necessidades tanto de um iniciante como de um avançado que faz supino com halteres de 50kg por exemplo.

3 – Instrutores

Instrutores hoje em dia são uma fonte de mão-de-obra barata. Muitos donos de academia contratam instrutores ou personal trainers pelo seu preço e não pelo conhecimento. Caso você seja um iniciante, você poderá ser exposto a péssimos profissionais e suas teorias mirabolantes de treinamento. Antes de pagar a sua primeira mensalidade pergunte ao responsável pela academia se seus instrutores estão registrados no CREF que é o órgão brasileiros que regulariza a atuação de profissionais na área de saúde/fitness. Alguns donos de academia também tem o costume de contratar somente estagiários cursando Educação Física para economizar dinheiro, estes geralmente com pouquíssimo ou nenhum conhecimento. Evite estas academias, dê preferência a academias com instrutores formados e com CREF em dia.

4 – Preço e Horas

Todos sabemos que uma hora de treino é o suficiente para gerar resultados, porém cheque este detalhe antes de pagar qualquer coisa. Qual é o preço a ser pago, quantas e quais horas a academia estará disponível para você. Veja se o valor e o horário combinam com seu estilo de vida e situação financeira, a academia tem que ser algo positivo em sua vida e não um estorvo financeiro e social.

5 – CONCLUSÃO

Alguns podem exclamar que hoje em dia é quase impossível encontrar uma academia de acordo com todos os itens mostrados acima. A academia perfeita vai ser difícil de ser encontrada, a não ser que você esteja disposto a pagar mais de R$200 com mensalidade. Do contrário, você pode usar estas dicas e analisar o custo vs. benefício de uma academia, comparando suas qualidades e defeitos para ter certeza que se encaixa com o seu perfil.


















Como Evitar Lesões no Treino



De nada adianta fazer um treino hardcore e acabar com uma lesão que o afastará da academia por meses. Aprenda a evitar as lesões mais comuns na academia e tenha maiores ganhos!

1 – Aquecimento

Pois é, esta é a dica mais manjada que existe para evitar lesões, porém uma das mais importantes e que muita gente pula. Alguns indivíduos chegam na academia tão empolgados para fazer supino que pulam o tão importante aquecimento, isto é um grande erro. O aquecimento aumenta a temperatura corporal, desta forma lubrificando os seus ligamentos e tendões.

Aeróbicos de baixa intensidade são o suficiente para aquecer o corpo e evitar lesões, faça de 5-10 minutos uma caminhada na esteira ou bicicleta, após isto faça uma série com 20 repetições sem peso no primeiro exercício do dia, para irrigar os músculos, tendões e juntas da parte que você irá trabalhar.

2 – Alongamento

Fugir do alongamento causa encurtamento muscular, isto deixa os seus músculos e tendões vulneráveis à lesões. Sem contar que é prejudicial à estética do músculo, você nunca terá aquele peito de gorila por exemplo se não alongar toda vez que treinar o peito. Faça um curto alongamento antes de começar o treino com as áreas trabalhadas no dia, e um alongamento completo no término do treino.

3 – Controle e Execução dos Exercícios

Muito cuidado com a execução dos exercícios. Tenha bom senso com as cargas, sempre execute os exercícios de forma controlada. Executar um exercício de forma errada e com bastante carga pode gerar lesões sérias. Um movimento em uma direção errada é o suficiente para causar algum estrago, tenha muita atenção.

4 – Precauções

Chame o seu instrutor ou amigo sempre que for aumentar as cargas em algum exercício, para que em caso de emergência sempre haja alguém para lhe socorrer ou até mesmo corrigir uma possível má postura no exercício.

5 – Calçado

Nada de ir para a academia vestindo chinelo havaianas e afins, algumas superfícies de chinelos ou sandálias podem se tornar lisas com o suor. Bastante carga e superfícies lisas não combinam, já imaginou escorregar fazendo agachamento ou legpress ? Sempre use um calçado com a sola firme e aderente.

6 – Cinturões

O famoso cinturão de academia pode ajudar você a evitar várias lesões na lombar, mas não abuse do seu uso, pois o corpo precisa desenvolver a sua própria resistência contra lesões. Use sempre o cinturão quando for realizar uma repetição máxima ou uma série pesada no agachamento, levantamento terra ou rosca direta.

7 – Faça exercícios para a lombar

Exercícios como o famoso levantamento terra e o good morning aumentam a resistência da lombar, que é uma região muito sensível a lesões e de difícil recuperação. O aumento da resistência nesta região pode evitar lesões em vários exercícios e até mesmo fora da academia, quem nunca machucou as costas quando foi se abaixar subitamente ? Com uma lombar forte, diga adeus a este tipo de lesão.

Conclusão

Para atingir seus objetivos, diversos fatores devem estar em harmonia. Evitar lesões é um dos mais importantes, afinal, já é difícil ter ganhos com o corpo em perfeita forma, imagine com uma lesão ? É melhor perder alguns minutos do seu treino com estas dicas, do que ficar afastado do treino por meses.




















5 Dicas Rápidas Para Ganhar Força Muscular:



Força é essencial para um treino verdadeiramente hardcore, somente com o aumento da força você conseguirá treinar em um nível superior e consequentemente gerar mais resultados. Veja como aumentar a sua força da forma mais rápida e eficiente possível.

1 – Diminua as repetições

É extremamente difícil conseguir um aumento das cargas fazendo de 12 até 15 repetições por exercício, para um aumento de força e volume muscular, é necessário um número mais baixo de repetições por série. Uma ótima sugestão seria 4 séries com 6 e no máximo 8 repetições, desta forma o máximo de carga pode ser empregado no exercício. Qualquer pessoa pode atingir a falha muscular com esta média de repetições, o que também é muito bom para a hipertrofia muscular.



2 – Inclua os “Três Grandes” no seu treino

Apresento-lhe os três grandes: o sr. Agachamento livre, sr. Levantamento Terra e o sr. Supino Reto. Estes três exercícios são os exercícios mais básicos da musculação e deveriam estar incluídos em qualquer treino para ganho de força, hipertrofia e até mesmo para perda de peso. Salvo os casos de pessoas que não podem realizar esses exercícios por algum problema físico, estes são os exercícios que mais constroem massa muscular, força e de quebra aumentam a quantidade de testosterona livre no seu corpo.

3 – Corte o Aeróbico

Nada de fazer aeróbicos antes ou logo após o treino, deixe eles para horários longe da sessão de treino ou até mesmo nos dias que você não vai para a academia. Fazer aeróbicos antes do treino vai queimar uma preciosa reserva de energia que seria muito bem vinda no seu treino com pesos e fazer logo após o treino vai fazer com que seu corpo entre em catabolismo de forma muito mais rápida, atrapalhando seus resultados.



4 – Aumente o Consumo de Calorias

Aumentar o consumo de calorias é essencial para qualquer pessoa que quer hipertrofia muscular, para aumentar a força não é diferente. O corpo precisa de todos os macronutrientes(proteínas, carboidratos e gorduras) e micronutrientes(vitaminas e minerais) para garantir o máximo de reconstrução muscular e consequentemente gerar um aumento de força. A dieta é essencial, sem mais.

5 – Suplementação

O uso de suplementos como creatina, glutamina e bcaas pode favorecer o ganho de força muscular nos treinos. A creatina gera um aumento na explosão e força muscular, a glutamina e bcaas agem em conjunto para evitar a fadiga muscular fazendo com que você possa treinar cada mais pesado.












Arquivo da Categoria “Treinamento e Dieta para Mulheres”

O mito mais comum no treinamento com pesos feminino sem dúvidas é a crença de que levantar pesos pode causar um aumento de massa muscular indesejável ou “incontrolável”. A realidade ? Mulheres simplesmente não tem hormônios suficientes para ganhar toda essa massa muscular. Ao contrário da maioria dos homens, as mulheres que tem como objetivo o ganho de massa muscular certamente sofrem para alcançar esta meta. Requer muita dedicação, dieta, treinos precisos e as vezes até uma ajuda química.


















A verdade é que a massa muscular não vai aparecer de uma hora para outra só porque você se arriscou a fazer musculação. As mulheres que simplesmente aceitam este mito sem questionar, estão perdendo os benefícios que o treinamento com pesos pode oferecer.



















As mulheres que incorporam o treinamento com pesos na sua rotina conseguem um aumento de tecido muscular. Isto significa que quando você subir na balança o seu peso total estará maior. Mas não pare de ler!!! A questão é que massa muscular pesa mais do que gordura. Então se você ganha massa muscular, o seu peso total aumenta, porém não quer dizer que uma pessoa ficou mais gorda. Para quem não sabe os músculos são queimadores de gordura, o corpo gasta energia a mais para conseguir sustentar massa muscular e conseqüentemente a gordura é que tem que ir embora.

Quanto mais densos os músculos, mais calorias você queimará para mantê-los. Pesquisas afirmam que a cada 500 gramas de massa muscular ganhada, você queimara cerca de 50 calorias a mais por dia. Se você conseguir ganhar 2kg de massa, você estará queimando 200 calorias a mais, você estará perdendo peso sem fazer nada. É óbvio que para ganhar massa, você terá que treinar e se alimentar de acordo o que vai gerar uma perda de peso ainda maior.



















Além de tudo, o treinamento de pesos é o que vai dar forma ao seu corpo, apenas perder peso não adianta nada, você ficará a mercê da sua genética. Do contrário a única coisa que escupirá o seu corpo é a musculação!

Conclusão

Chega de dar desculpas para não “puxar ferro” na academia, a não ser que você tenha uma genética absolutamente masculina e rica em testosterona você não vai ficar musculosa somente por se aventurar com os pesos. Se você quer esculpir o seu corpo e queimar gordura, você terá que treinar pesado como todo mundo.





Como a Creatina é feita ?

A creatina é produzida naturalmente pelo nosso corpo pela combinação de 3 aminoácidos – glicina, arginina e metionina. A creatina também pode ser encontrada na carne vermelha e do peixe, porém a extração de grandes quantidades seria inviável e provavelmente muito cara. Já imaginou o desperdício ?

Mas então, como a creatina que tomamos é produzida ? A creatina que consumimos é sinteticamente(artificialmente) produzida pela manufaturação de 2 químicos – sarcosina e cianamida. Apesar destas substâncias serem químicas, no final do processo elas se tornam em um único produto e seguro para consumo humano. A reação entre os químicos sarcosina e cianamida com uma quantidade específica de água, é a única maneira de criar a creatina sinteticamente.



Você já parou pra pensar em como a creatina é fabricada ? Saiba de onde o melhor suplemento do mundo vem e como é fabricado.

Muitos fisiculturistas nem imaginam como a creatina é feita ou de onde ela é derivada – fontes naturais ou sintéticas.



O processo para criar a creatina sempre foi o mesmo. A única coisa que mudou é o avanço na tecnologia, que melhorou o processo de mistura, conseqüentemente melhorando a qualidade e eficácia da creatina disponível hoje no mercado.

O processo para a manufaturação da creatina acontece em 4 estágios:

- Fase de Reação

- Fase de Limpeza

- Fase de Secagem

- Fase de Moenda(Moer, triturar)

No final do processo a creatina já está pronta para ser embalada e vendida. A creatina “100% pura” é usualmente 88% creatina e 12% água, isso acontece porque durante o processo de reação, as moléculas da creatina se unem as da água de maneira que o processo de secagem não consegue eliminá-las.





Como Fazer a Dieta Funcionar



Com o excesso de informações sobre nutrição que encontramos na internet, não é muito difícil criar uma dieta para ganho de massa muscular ou perda de gordura. O problema começa quando vamos iniciar a nova rotina alimentar. Muita gente se decepciona logo no começo, por não ser como elas imaginavam. Comer corretamente não é tão fácil como criar a dieta no excel, não é mesmo ? Ter que evitar alimentos que já viraram hábito na sua rotina, comer sem fome ou passar fome, ter que comer alimentos que você não gosta em horários mirabolantes. Tudo isso faz parte de uma dieta de verdade.

Infelizmente não existe atalho fácil para isto, o máximo que podemos fazer é facilitar o processo, veja a seguir algumas dicas que podem fazer com que a sua dieta entre em seu dia-a-dia com mais facilidade e traga os resultados esperados o mais rápido possível.





1 - Aprenda a Cozinhar

Depender de alguém para cozinhar para você nos horários que você precisa não é um meio muito consistente para seguir uma dieta. Você ficará a mercê de contratempos na sua casa e pode acabar perdendo uma refeição ou várias, pois não tem ninguém que possa cozinhar naquele momento. Digamos que a mamãe(ou vovó, titia ou empregada) ficou doente, teve que sair ou foi viajar. Você vai fazer o que ? Vai parar de comer ?

Você precisa ter no mínimo a independência de poder cozinhar no horário que for preciso e quantas vezes for necessário. E não adianta tentar tapar buraco na dieta com suplementos, pois suplemento não é comida! A maior parte dos carboidratos, gorduras e proteínas devem vir da sua dieta e não suplementação. Então considere dar férias para a sua mãe, esposa, avó, tia, empregada ou o que for e trate de aprender a cozinhar!

2 – Prepare com antecedência

Se você tem uma rotina diária muito agitada, considere fazer refeições antecipadamente e que possam ser consumidas em outros horários. Um ótimo exemplo são os sanduíches(Ex: Peito de Peru com pão integral fatiado). Prepare vários e deixe estocado na geladeira. Leve para o trabalho, faculdade ou até mesmo coma em casa. Se você tiver que chegar em casa e já tiver que ir para outro lugar, desembrulhar o sanduíche e comer é muito mais prático que interromper sua rotina para o preparo de uma refeição.



3 – Compre um Grill

Um grill pode ser uma mão na roda para a sua dieta, é muito fácil preparar qualquer tipo de alimento em um grill. Fácil, rápido, fica gostoso e na maioria das vezes não faz sujeira. Hoje em dia alguns grills de marcas boas como George Foreman não estão tão caros, os pequenos tem o preço de uma mensalidade de academia.(Cerca de R$85) O grill não é obrigatório, se você não puder comprar, não use isto como desculpa!

4 – Paciência

Estabeleça prazos flexíveis para realizar a dieta, entrar em uma dieta rígida não é fácil e qualquer pessoa que já fez, sabe muito bem disso. Muitas pessoas desistem pois acham muito difícil manter uma dieta de fisiculturista, mas na realidade o que faltou foi paciência. Isso é normal para todos, você precisa dar tempo ao tempo para encaixar a dieta no seu dia-a-dia. Lembre-se, o corpo tende a se adaptar a tudo, após algumas semanas seguindo a dieta o seu corpo acaba se acostumando e o regime se torna um hábito.



5 – Determinação

Nenhuma dieta será eficaz se não houver determinação suficiente para brigar com o próprio corpo e forçá-lo a crescer. Nenhuma dieta é um mar de rosas, seja para ganhar massa muscular ou perder de gordura, um regime alimentar requer determinação e muita força de vontade. Nunca desista!



18 Dicas sobre nutrição

1.Mantenha-se sempre em estado anabólico.Faça uma ingestão que possa mantê-lo sempre um pouco acima do estado de manutenção.Se você manter intervalos muito distante entre as refeições,poderá cair em catabolismo por deficiência de nutrientes.Procuramos manter uma refeição a cada 2.5-3.0 horas.

2.Faça refeições balanceadas.Refeições devem conter quantidades apropriadas de carboidratos,proteínas e gorduras.Procure não adotar dietas emergenciais nas quais se exclui um dos macronutrientes,pois elas podem funcionar por um determinado período,mas por períodos muito prolongados podem acarretar severos danos a saúde física e mental.

3.Escolha alimentos frescos em primeiro lugar.Não substitua o alimento fresco,por suplementos.Ao invés disto,adicione suplementos se sentir que os alimentos normais não satisfizeram suas necessidades diárias.

4.Escolha os Suplementos alimentares corretamente.Sempre dizemos que suplementos não fazem milagres por ninguém,mas no mínimo podem tornar sua vida mais fácil.Se tivéssemos que escolher um só suplemento,ficaríamos

com as refeições líquidas,pois estas podem substituir de 1 a 3 refeições.

5.Consuma proteínas consistentemente.Todos os macronutrientes são importantes,e as proteínas além de inúmeras outras funções,são as responsáveis por construir e manter a massa muscular.Como não as armazenamos em quantias desejáveis,para evitar o catabolismo as inclua em todas as refeições.

6.Escolha proteínas de alto valor biológico.Uma proteína completa é aquela que contém todos os aminoácidos essenciais,ou seja,aqueles que o organismo não sintetiza e precisam ser administrados pela dieta.As melhores fontes são as de origem animal:ovos,leite e carnes.

7.Entendendo os carboidratos.A principal fonte de energia no organismo são os carboidratos. Mantenha em mente que existem diferentes tipos de carboidratos:simples e complexos. Quanto mais complexos,mais demoradamente eles ?queimam ? e mais eficiente e sustentada será a liberação de energia.Carboidratos simples liberam energia rapidamente e são

indicados logo antes de atividades de curta duração.Carboidratos simples são encontrados nos açúcares e mel;já os complexos em cereais,tubérculos,massas e pães.

8.Administre a quantidade correta de carboidratos.Esta quantidade depende de seu metabolismo e peso corporal.Se o seu nível de energia estiver se mantendo alto e a sua gordura corporal estável,provavelmente estará consumindo a correta quantidade de carboidratos.Se sua energia estiver caindo e você estiver perdendo peso,provavelmente não estará consumindo o suficiente.Mas se a sua energia estiver alta e também estiver ficando gordo,provavelmente a quantidade de carboidrato estará sendo muito elevada.

9.Entendendo a gordura.Todos nós precisamos de gordura.Esta é uma importante reserva de energia para ser utilizada lentamente.Também são encontradas na estrutura celular e dentre outras funções,atuam como mecanismo de proteção térmica e mecânica.

10.Ingira a quantidade correta de gordura.A gordura também é um nutriente.Ninguém pode sobreviver sem ela.Em torno de 10 a 15%das calorias diárias devem ser provenientes das gorduras.Normalmente já conseguimos estes níveis com a gordura que consumimos com carnes e cereais.

11.Nós precisamos de calorias.Todos os macronutrientes (carboidratos,gorduras e proteínas) contém calorias.Muita caloria proveniente de qualquer destas fontes pode fazer com que você adicione gordura,muito pouco pode fazer com que perca peso e energia.

12.Consuma bastante água durante o dia.O corpo necessita manter-se hidratado para que possa prover a cada célula,condições ideais para manutenção e crescimento.A água também colabora na eliminação de toxinas e reduz sobrecarga aos rins auxiliando a manutenção do volume muscular.

13.Alimente-se antes do treino.A energia que gastará no treino deve ser fornecida ao seu organismo cerca de 1 a 1.5 horas antes do treino através de uma refeição composta por carboidratos complexos,baixa em gorduras e fibras e moderada em proteínas.Se treinar duas vezes por dia,certifique-se sobre as refeições antes de cada treino e não somente antes de um deles.

14.Alimente-se logo após o treino.Após o treino você necessita repor o que foi depletado a fim de melhorar a recuperação e prepará-lo melhor para o próximo treino.

15.Divida sua refeição após treino em duas.Consuma uma refeição logo após o treino (de 5 a 10 minutos após).Neste momento a reposição de glicogênio depletado durante o treino e aminoácidos deve ser a mais rápida possível.Para isto,costumamos oferecer em um shake glicose símples e Whey Protein (suplemento proteico de rápida absorção).Caso possa,faça o uso de suplementos,tais como BCAA ?s,glutamina,creatina e ribose com esta refeição.

Consuma a próxima refei ão de base sólida após 30 a 40 minutos.Esta estratégia definitivamente pode auxiliar em recuperação mais rápida para o próximo treino.

16.Vitaminas.Estas são essenciais para uma série de atividades do organismo.Infelizmente é muito difícil de obtê-las nas quantidades necessárias com a dieta normal,a não ser que a sua dieta seja perfeitamente balanceada.Por isto recomendamos a administração extra de algumas vitaminas e sais minerais de acordo com as necessidades e eventuais deficiências de cada indivíduo.Permanecer por muito tempo em uma dieta não balanceada pode acarretar severos problemas de saúde.

17.Considere a individualidade biológica.Esta é uma das chaves para o sucesso em treinamento.Procure desenvolver uma concessão saudável entre a sua mente e o seu estômago.Não se envolva com propostas de dietas muitas vezes absurdas que prometem milagres.Mesmo que elas tenham funcionado para alguém,não necessariamente funcionarão para todo mundo.

18.Mantenha simplicidade.Qualquer dieta para ganho ou perda de peso deve ser o mais simples possível para que possa se tornar um hábito.Se você tiver que se concentrar muito na sua dieta,em breve perderá o interesse.Não se torture com dietas complicadas,tabelas, pesagem de alimentos e outros tecnicismos.Ninguém pode for ar o próprio corpo a assimilar mais do que o seu potencial.



A Importância do Sono:

Nós fisiculturistas estamos sempre em uma busca constante por novos meios para ganhar massa muscular. O último suplemento, uma nova rotina de treino, uma nova dieta. Pode ter certeza que todos estes itens são importantes para a hipertrofia muscular, porém o mais importante possivelmente seja o sono.

A melhor rotina, dieta e suplementação nunca irão compensar a falta de descanso, e o sono é a melhor forma de descanso, senão a única. Você pode seguir a risca a sua rotina de treino, e quanto mais intenso o seu treino e mais falho o descanso, piores serão os resultados, irônico não ?



Durante o sono, é produzido o hormônio do crescimento e ocorre um aumento na síntese protéica. Estes são apenas dois benefícios do sono. Também ocorre a restauração das células cerebrais o que é um aspecto muito importante para fisiculturistas.

Porque dormimos ?

O sono desencadeia várias funções vitais no corpo. Para fisiculturistas as principais funções são a repação de tecido muscular e outros tecidos do corpo e a subtituição de células velhas e mortas por novas e a mais importante, o descanso do cérebro. Sem o descanso correto, o seu treino na academia pode ter sido em vão.

Dormir por 8 a 10 horas por dia é a mesma coisa que ficar sem comer , e pode ser catabólico para o músculo. Por isso devemos fazer uma refeição extremamente rica em proteína antes de dormir, isto resolve o problema facilmente e de quebra aumenta a síntese protéica durante o sono. Alguns fisiculturistas adotam uma refeição no meio da madrugada, mas outros defendem que esta prática corta o sono profundo e com isso a liberação de hormônio do crescimento.





Cerca de 60 a 70% do hormônio do crescimento são liberados apenas durante o sono, e somente no estágio mais profundo. Dormir mal, ter insônia pode atrapalhar a qualidade do sono e arruinar a liberação de hormônio do crescimento.

Dormindo Adequadamente

As vezes todos nós passamos por dificuldades na hora de dormir. Quando finalmente caímos no sono, a qualidade deste pode ser insuficiente para nossas necessidades “anabólicas”. A seguir veja algumas maneiras para melhorar a qualidade de seu sono:

1. Nunca Durma Demais: Se você está acostumado a dormir 8 horas por dia, continue assim. Dormir demais as vezes pode quebrar este ciclo precioso do sono já conquistado. No dia seguinte pegar no sono será muito mais difícil.

2. Tome um Banho quente: Um banho quente pode soltar e relaxar o corpo, tornando uma ferramente excelente para melhorar o sono.



3. Exercício: Exercícios aeróbicos são muito bons para cansar e debilitar os níveis de energia de uma pessoa. E isto pode ter um impacto bom na hora de dormir, porém sessões de aeróbicos muito intensas a noite, podem ter o efeito oposto.

4. Evite Álcool e Cafeína a noite. A cafeína causa hiperatividade e vigilância, duas coisas que podem arruinar uma noite de sono. E o álcool bagunça totalmente os estágios do sono, impossibilitando uma boa noite de sono e a liberação do hormônio do crescimento.

5. Evite Pílulas para Domir: Estes podem ajudar a curto prazo, porém arruinam totalmente o seu ciclo de sono no futuro e ainda causam dependência psicológica da droga para conseguir dormir, mesmo que não seja necessária.

6. Ambiente Correto para Dormir: Durma em um ambiente fresco, ventilado e que não seja extremamente úmido.(Umidade excessiva pode atrapalhar o sono).



Conclusão

O sono correto é importante para todos, mas para nós fisiculturistas é uma tarefa vital para otimizar a recuperação muscular e preparar a mente para o próximo treino intenso.



Dica Rápida: O que comer antes de dormir?

Durante a noite o nosso corpo pode ficar sem receber nutrientes por até 8 horas, por isso devemos prestar muita atenção na refeição que antecede o sono. Uma refeição fraca pode fazer com que o corpo entre em catabolismo logo no início do sono. Já imaginou ficar 8 horas perdendo massa muscular ?

Sugestão de Refeição Pré-Sono



Antes de dormir consuma 40/ 60 gramas de proteína de lenta absorção(Albumina, Caseína, Muscle Milk, Syntha-6), em conjunto com gorduras saudáveis como: castanhas e nozes. A combinação destes dois tipos de alimentos permitirão um esvaziamento gástrico extremamente lento, gerando uma digestão prolongada dos nutrientes. Esta digestão lenta garantirá uma corrente constante de aminoácidos durante a noite, permitindo o máximo de síntese protéica e crescimento muscular. De quebra, a ingestão de gorduras boas a noite aumentará a produção natural dos hormônios anabólicos do corpo, como a testosterona e hormônio do crescimento.

Dicas:

- Ingestão do Shake – Consuma o shake pré-sono com o mínimo de líquido possível para não precisar ir ao banheiro durante a noite. Caso precise ir, aproveite e tome 2 caps de BCAA para aumentar ainda mais a ingestão de aminos a noite.



- Sono – Descansar é essencial para o crescimento muscular, mas você não precisa hibernar iguais aos ursos. Oito horas é mais do que suficiente para descansar o corpo, dormir mais só fará seu corpo entrar em um estado catabólico.













Não recomendamos o uso de nenhum medicamento e/ou suplemento alimentar sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionaista. Não inicie nenhuma rotina de treinamento sem a supervisão de um profissional da área do esporte. Não nos responsabilizamos por nenhum dano que as informações contidas neste site venha a lhe causar. Use-as por sua conta e risco

Um comentário:

ANJOCTBA disse...

SUPLEMENTOS ALIMENTARES
Acessórios esportivos
Acessórios p/ Luta
Aminoácidos
Anabólicos
Animal Pak (Packs)
Combos
Creatina (Substituto)
Emagrecimento
Ginástica em casa
Hipercalóricos
Mega Pack Cycles
Naturais e Fitoterápicos
Nutricosméticos
Óxido Nítrico (NO2)
Pré Hormonais
Proteínas
Repositores de Energia

MARCELO SVOBODA
TEL. 41 3229-68-27
CEL. 41 8469-33-10
MSN: olhovivo171@hotmail.com
E-MAIL marcelo.svoboda@gmail.com