sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O Maior dom do Espírito Santo - O Amor

Minhas respostas a um aconselhamento sobre dons do espírito e batismo em línguas. Esse texto não é para discussão, apenas para acréscimo espiritual
Por Andressa Dias

* * * *
Gostaria muito da opinião e principalmente de bases bíblicas para a questão dos dons do Espírito Santo.
Vamos lá: olha os Dons:
I Cor 12 - Ao todo nove dons
- Dom da Sabedoria
- Dom da ciência
- Dom da fé
- Dom de cura
- Dom de maravilhas
- Dom da profecia
- Dom do discernimento
- Dom de línguas
- Dom de interpretar línguas


Você acredita nos dons de línguas?


Sim, acredito no dom de línguas, pois é Bíblico. Porem, o mais importante de TODOS os Dons esta descrito em I Cor 13.


Se você observar, como Paulo descreve as seqüências dos Dons, o dom de língua e interpretação, esta por ultimo. Ele admoesta que devemos buscar o maior de todos os dons: o Dom do AMOR.


Muitas igrejas têm buscado fervorosamente o dom de línguas, e garante que a pessoa que não fala em línguas não possui o ES, ou não foi Batizada com o ES, e deixam de praticar o amor. Paulo fala que o dom que devemos buscar é o dom do AMOR.


Vamos entender como o ES age em nossas vidas quando nos convertemos.
Quando nos convertemos, imediatamente somos justificados por Deus, ou seja, ele não nos vê mais como um morto em pecados (Efésios 2:1)... E sim, somos justificados, somos justos diante d'Ele.


Depois que somos justificados, somos regenerados. Algum tempo depois que nos convertemos, podemos notar uma grande diferença em nossa vida: Despimos-nos do velho homem e nos revestimos do novo. Aquelas coisas que fazíamos, deixamos de fazer, e muitas vezes nem percebemos. ( Rom 6:6 )


Em seguida, começa o processo de santificação. Começa a nossa luta contra o pecado. Nossa vida agora deve ser de santidade. Uma vez perdoados, e regenerados devemos manter essa santidade, ora obtida pelo ES. (I Pedro 1:15)


Referências para:


* Perdão dos pecados, uma vez que Jesus nos chama para receber a salvação:
Tiago 5:15 - I Pedro 1:9 e 2:1
* Justificados:
Atos 13:39 - Rom 3:24; 4:25; 5:1 -
* Regenerados:
Rom 6:6 -
* Santificação:
I Pedro 1:16 - Mateus 5:48


Bem, a Palavra de Deus diz que quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo é o ES (João 16:8)... Para aceitarmos Jesus como Salvador, precisamos estar convencidos dos nossos pecados, o ES é quem nos convence. Ele é quem opera em nós, toda essa transformação que sofremos quando nos convertemos. Logo, podemos dizer que recebemos o ES em nós quando nos convertemos. Confira em: João 14:17 - Rom 8:11 - I Cor 3:16 - I Cor 6:19 -


Com isso entendemos que o ES não vem sobre nós de maneira repentina, e sim, Ele passa a habitar em nós a partir do momento que somos justificados.


Qual a maneira correta da manifestação do Espírito Santo de Deus?


Quando João Batista em Mateus 3:11, falava que Jesus batizaria com o ES e com fogo, ele se referia ao dia de Pentecoste, confira o cumprimento em Atos 2. Por falar em pentecoste, repare que o próprio texto esclarece o "falar noutras línguas", que é diferente de "variedade de línguas", descrito em I Cor. Essas línguas que eram faladas no Pentecostes eram idiomas diferentes (Atos 2: 6-8)...


Jesus disse em João 16:8 que o ES viria depois que Ele subisse aos céus. E assim foi feito no dia de Pentecostes. Cumpriu-se a Profecia de João batista e a promessa de Jesus. Também a profecia de Joel, descrita em Joel 2: 28, que se estende até nossos dias.


O Dia de pentecoste foi um dia singular. Não existiu e não haverá um outro dia como aquele. A partir do dia de Pentecostes, o ES passou a habitar no coração de cada cristão.


Não existe maneira correta para a ação do ES. Ele age quando, onde e como quiser. Portanto, sabemos de uma coisa: o ES só usa com poder aquele que esta realmente diante do Altar de Deus. Que esta vivendo uma vida em comunhão com Deus.


Aquele crente que vive no erro, não tem comunhão com Deus nem com os irmãos, fofoqueiro, mentiroso. Não pode ser usado por Deus.


Para sermos usados com unção pelo ES, basta nos santificar, reconhecendo nossos pecados e o abandonado. Quanto mais santo, mais o ES irá nos usar.


Para entender essa idéia veja o ex: Quando nos convertemos, recebemos o ES e Ele passa a habitar em nós, mesmo que ainda estejamos cheios de pecados. Com o tempo, vamos nos santificando, reconhecendo nossos pecados, e como prova de que somos convertidos, vamos abandonando aquilo que não agrada a Deus... Quanto menos pecado em nós, mais santidade haverá... Imagine que essa santidade é o lugar onde o ES habita e trabalha. Quando mais santidade, mais liberdade o ES tem para agir através de nós.


Quando mais você se santifica, mais o ES entra e o pecado sai. E mais o ES atua...


Deu pra compreender a ação do ES? TODOS os convertidos TÊM o ES habitando dentro deles...
Efésios 1:13


Para raciocinar:
Alguns pentecostais pregam que não recebemos o ES no momento da conversão. Se não O recebemos, não podemos ser convencidos dos pecados, já que é ELE quem nos convence. Se não somos convencidos, não vivemos em santidade, porque não nos arrependemos e não abandonamos os pecados. Se não vivemos em santidade, como pode de repente o ES batizar uma pessoa cheia de pecados, que vive no pecado e que não esta em santidade?


Ps. Irmãos, sou cristã e creio sim nos dons do Espírito Santo, porem uma pessoa me perguntou o seguinte JESUS FOI BATIZADO PELO ESPÍRITO SANTO E NÃO FALOU EM LÍNGUAS POR QUÊ?


1º - Jesus não foi batizado com ES. Jesus batizaria com o ES e com fogo (mat 3:11 e Atos 2:3)
Leia o verso de Mateus 3:16
"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele."


Repare: Jesus foi batizado. Saiu da água. Ele viu o ES descer como pomba. Não foi batizado com o ES. Logo em seguida o Espírito de Deus desceu sobre Ele. Esse Espírito de Deus que desceu sobre Ele, você confere e Isaias 11:2.
O Espírito de Deus sobre Jesus veio apenas testificar que Jesus era o Messias. E não batizá-lo.
Jesus não seria batizado com ES, mas Ele iria batizar com ES...


2º - Jesus não falou em línguas, porque o Dom de língua NÃO É conseqüência de batismo.


Ha muita confusão hoje nas igrejas a respeito dos dons. Não se engane. Muitos 'cristãos' que estão vivendo em pecados estão sendo 'usados' com dons que não procedem de Deus.


A maior prova de que alguém é um convertido, é o AMOR.


Os cristãos não terão todos os mesmos dons. Por isso, não podemos afirmar que todos os que são convertidos, necessariamente devem falar em línguas. Veja o que Paulo fala em I Cor 12:29-30.
Ele ensina que devemos buscar o maior dom, o dom supremo, que é o amor. Ah! Sim! O amor é a maior prova de que conhecemos a Deus e somos dEle. Veja em I João 4:8.


Ainda em I João Cap. 1 e 2, você conhece como deve andar os que aceitam Jesus como Salvador.
Ora, se não ha comunhão entre a luz e as trevas (II Cor 6:1), e quem não ama o seu irmão esta em trevas (I João 2:9 e 11), como pode um 'cristão' que aborrece o seu próximo e não o ama ser usado por Deus? O ES não habita nas trevas.


Conclusão


O Dom de língua não é uma obrigatoriedade do crente. o Dom do amor, sim!
Paulo diz que o dom de interpretação é superior ao dom de falar em línguas. E o dom do amor é superior a TODOS os outros dons. Ele diz que, ainda que falasse a língua dos anjos (dom de variedade de línguas) sem o amor, nada é.


Porque então alguns cristãos passam por cima da doutrina bíblica sobre os dons, e coloca o dom de falar em línguas num patamar não destinado a ele? Quando Paulo enumera os 9 dons, o dom de falar em línguas é um dos últimos.


Recapitulando
Maior Dom: AMOR - I Cor 13
Identidade do cristão: Amor - carta de I João
Dom de línguas: inferior ao dom de interpretar - I Cor 14
Batismo: Confissão publica de fé, e testemunho de que estamos mortos para o pecado e ressurretos em Cristo - Colossenses 2:12


Ha muitos que se batizam e não são convertidos. Sendo assim, dons não são necessariamente manifesto na vida de todo o que é batizado. Mas sim, é manifestado na vida daquele que uma vez perdoado, foi regenerado, justificado, santificado, procura manter a santidade, se abstendo do pecado, vivendo em comunhão com Deus, mesmo ainda não sendo batizados, como podemos ver em Atos 10:47, onde mostra alguns cristãos que tinham o ES, mas ainda não eram batizados.


Não se deixe enganar. Existe muitos falsos pequenos cristos (cristãos) espalhados no meio do trigo.


Para ser usado com poder por Deus, devemos estar sempre com nossas vidas em Seu altar. Não quero dizer que não pequemos mais, mas pequemos menos. Quanto mais estarmos atentos, vigilantes, menos vamos pecar, e mais o ES vai nos usar, com muita unção e poder. E creio que é isso que cada um de nós queremos. Ser usados por Deus


para terminar, vamos ler o texto de I Cor 14:26-33
26 Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
27 E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muitos três, e por sua vez, e haja intérprete.
28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
29 E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
30 Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
32 E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
Deus procura quem O adore em espírito e em VERDADE!
Pense nisso!

7 comentários:

  1. Muito bom meu irmao. Que Jesus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom meu irmao. Que Jesus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom meu irmao. Que Jesus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom meu irmao. Que Jesus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. o dom de deus e o amor, o amor e importante na nossa vida amar adeus sobre todas as coisas da terra eu amo a meu deus isso e de coraçao ele estar dentro de mim na minha alma junto com o meu espirito por isso agradeço ao meu bom deus por estar aqui na terra com meus irmaoes e amar a nossa companheira mae de nossos filhos amem deus e vida deus e amor de e paz deus e felicidade e o amor e o começo da nossa vida com deus ele nus dar o dom do amor pai filho e espirito santo amem

    ResponderExcluir
  6. Deus é o próprio Amor,e gosto muito de 1Coríntios 13:4,7.
    fala sobre o Amor,esse Capitulo serviu muito pra mim porque me tocou .

    Vamos louvar a Deus porque ele é digno \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/

    ResponderExcluir
  7. Glórias a esse Deus que servimos irmão. ��
    Gostei muito do post. Que Deus te use mais e mais.
    Tudo que falou é conforme a Palavra de Deus,Que o Senhor Jesus abençoe você e toda sua Família. Amém. ��

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem.