Pesquisar no blog

jeudi 7 janvier 2010

Museu de História Natural, Palais de Luxembourg e Museu da Idade Média - Um dia de Português






Voilà ! O Blog já atingiu 10.000 visitas ! Para comemorar vamos passar uma dica que vai render muitas economias em Paris, prepare-se!

Eu tinha prometido que iríamos conhecer o Louvre nessa atualização mas descobri que o Louvre tem entrada gratuita nas quartas e sextas das 18 às 22h e ,como outros museus, no primeiro domingo do mês. Por causa disso hoje vamos conhecer a forma gratuita que conseguimos para conhecer o Museu de História Natural e o Museu da Idade Média economizando 16 EUROS na entrada.


Muséum national d'histoire naturelle


O Museu abriu oficialmente em 1793 mas em 1635 já era o Jardim Real de Plantas Medicinais. Por ali já passaram vários cientistas famosos como Lamark, Darwin, Gay-Lussac e Claude Bernard. A coleção total do museu apresenta mais de 62 milhões de peças, perdendo apenas para o Museu de Washington e Londres. Para chegar lá pode-se usar a linha 5 ou 10 até Gare d`Austerlitz.

A galeria de “Mamíferos Atuais” é imensa, indo de pequenos ratinhos até imensas baleias cachalot com mais de 15 metros de comprimento.


Agora o que interessa: Entradas por 8 EUROS para adultos e 5 para crianças.

Como economizar: a maioria dos museus de Paris tem entrada grátis no primeiro domingo de cada mês e para estudantes da União Européia com menos de 26 anos. Acontece que se você verificar a sua carteirinha de estudante internacional você perceberá que em nenhum lugar indica a nacionalidade brasileira. Dessa forma apresentamos as carteirinhas de estudantes e nos passamos por portugueses para conseguir entradas gratuitas no Museu História Natural e no Museu da Idade Média. Só não consegui imitar direito o sotaque...

O segundo andar conta com uma vasta coleção de fósseis de dinossauros com mais de 130 milhões de anos.

Fóssil de um Tiranossauro Rex

Também há vários fósseis de mamíferos primitivos como o mamute.

Jardim Real de Plantas Medicinais, nesse dia encoberto pela neve. Aí que Louis XIV pega folhas de boldo e hortelã para fazer um chazinho.

Na primeira placa: “Serre Tropicale”. Até agora não encontrei...

A Grande Galeria da Evolução ao fundo com o Jardim Real de Plantas Medicinais no meio

Na outra extremidade do parque onde está o museu se encontra um pequeno zoológico de mamíferos. Aí está um “Petit-Panda” fazendo seu almoço com bambu morrendo de frio a -5 graus Celsius.


CHÂTEAU LUXEMBOURG


No caminho para o Musée National du Moyen Age passamos pelo Château Luxembourg, o Senado Francês. O sistema de governo na França é de República Unitária Semipresidencial*** (siginifica que há 1 chefe de Governo chamado de Primeiro-Ministro e 1 chefe de Estado que é chamado Presidente). Caso o Sarkozy (atual presidente da França) parta desta para 1 melhor, quem assume o cargo de chefe de Estado (presidente) é o Presidente do Senado.

*** No Brasil, o sistema de governo é presidencial, então nosso companheiro Lula é chefe de Governo e chefe de Estado. ( Créditos Julia Maria)

HISTÓRIA

Tudo começou qndo a vó do Luis XIV (Rei-Sol), a tal de Maria de Médicis em 1612, adquiriu um hotel de um tal de Francisco de Luxemburgo e mais 8 hectares de terra em volta, depois do assassinato do seu marido Henrique IV. A nonna do Luis XIV (ela era italiana) pediu que erigissem um palácio inspirado na arquitetura de um que ela tinha morado na infância. Como o Luisinho XIII (pai do Rei-Sol e filho da Maria) era criança qndo o pai morreu, ela tornou-se a regente. Mas um futuro sombrio a aguardava... pois qndo Luis XIII tomou posse do poder, exilou a sua mãe na Alemanha e colocou como seu braço direito o cardeal Richelieu (uma das alas do Louvre tem o seu nome), que também acompanhou o governo de Luis XIV e foi um dos homens mais influentes na história política da França. Afastado dos faustos do Corte em Versalhes, o palácio perdeu gradualmente o seu brilho original e lá foi uma residência real até a Revolução Francesa.

O Jardim também é imenso, tem 23 hectares com várias quadras esportivas e estátuas de pessoas famosas como Beethoven e Chopin.


MUSÉE NATIONAL DU MOYEN ÂGE

Site officiel: www.musee-moyenage.fr/

HISTÓRIA

O Museu está situado a 600 metros da Catedral de Notre Dame. A partir do século XIII, as construções acolhiam os abades Cluny. No fim do século XV, a construção foi aumentada. Com a nacionalização durante a Revolução, o hotel dos abades Cluny é compartilhado entre os vários proprietários específicos. Em 1832, Alexandre du Sommerard se instala com a sua coleção. Em 1843, o Estado funda o Museu Nacional da Idade Média graças a Alexandre du Sommerard. O hotel é classificado monumento histórico em 1856, com peças galo-romanas que datam do século I, são classificados em 1862.

Marfim do século XV com a história de Cristo

Sobre uma superfície de 3500 metros quadrados (da qual de 2000 metros quadrados de exposição), o museu reúne 23.000 obras e objetos que datam do da Antiguidade Tardia até o século XVI.
Encontram-se notadamente peças galo-romanas; esculturas gothiques, em pedra ou madeiras, datando dos sécs XII e XIII, provindo, por exemplo, da catedral Notre-Dame de Paris; 70 tapeçarias; pinturas, luminuras e vitrais; 50 lustres e cerca de 300 marfins (Antiguidade tardia e Idade Média) e peças de ouvesaria.
Parte da constução mais antiga do museu, cerca de 800 anos.

Obra do Século XVI


Tapetes do século XII


Armaduras usadas em duelos

Obras do Museu que estão há 800 anos inacabadas, licitação brasileira...


Nesse dia economizamos 16 euros com as carteirinhas de estudante Português, ainda há vários museus para visitar economizando da mesma maneira. Próxima edição terá dois lugares assustadores: O Cemitério de Père Lachaise, o túmulo de Oscar Wilde, e O Pantheon dos Heróis, sepultura de Voltaire. Já vou adiantando também que no próximo mês o blog entrará numa fase completamente diferente: Mochilão por outros países da Europa como Rome, Athènes, Berlin, Barcelone entre outros. Au revoir!


PS: Olá!


Oi gente! Meu nome é Anabela ! Eu sou uma vaca bebê e gosto muito de viajar, eu tava meio desaparecida ultimamente pq eu tava meio sujinha, dai fiquei com vergonha de tirar foto =) Mas daqui pra frente eu prometo que vou aparecer mais vezes ta? Espero vcs aqui ! Um Bju muuuuuuuuuu!


1 commentaire:

  1. vai largar medicina e virar historiador agora!! haha ta pegando gosto pela coisa rapaa!!
    ta massa pia....
    abrassss

    RépondreSupprimer