Pesquisar no blog

jeudi 21 janvier 2010

Panthéon e o Assustador Cemitério de Père Lachaise

PANTHÉON

O Panthéon dos Heróis fica no Quartier Latin próximo a Sorbonne. Foi construído no século XVIII como uma igreja de Sainte Geneviève e posteriormente foi transformando em um monumento em lembrança aos homens da história francesa.


A entrada custa 10 EUROS para adultos, 5 EUROS para estudantes estrangeiros e gratuita para estudantes europeus. Agora advinha: quanto pagamos?

O interior é bastante grandioso com uma cúpula tripla no centro da construção



Nessa cúpula está o pêndulo de Foucault que demonstrou a rotação da Terra. O Pêndulo funciona até hoje. Como a Terra está girando, o pêndulo vai mudando a direção de movimento de um dos planos.



Na parte inferior do Panthéon há o túmulo dos Heróis Franceses. É um lugar bastante assustador e frio, lembra bastante o cenário de um filme de terror.


Túmulo de Voltaire. Ali ao lado está Rousseau, Victor Hugo, Braille, Monet, Marie e Pierre Curie, Alexandre Dumas entre outros.



O Panthéon de Paris lembra um pantheon de outra viagem, o Panthéon de Asuncion no Paraguay, mesmo tamanho praticamente...


Père Lachaise



O cemitério do Père-Lachaise é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo. Foi aberto em 1804 numa região distante do centro causando críticas da sociedade parisiense. Então para “popularizar” o cemitério, foram levados diversos restos mortais de personagens famosos como Balzac, Oscar Wilde, La Fontaine, Proust, Delacroix, Comte, Chopin, Allan Kardec entre outros.

Atenção: Leve um mapa de casa porque as ruas do cemitério não são todas numeradas e seguem uma ordem muito estranha. Esteja preparado para perder-se várias vezes.



Túmulo do Mun-Ra do Heman


Túmulo de Oscar Wilde. Ali na estátua havia um pênis que foi roubado várias vezes. Há várias marcas de batom e homenagens de fãs.


Aí foi filmado o clipe “Thriller” do Michael
.

Túmulos mal-assombrados do cemitério


O cemitério tem um ar bastante assustador, há vários túmulos muito antigos com pequenas capelas. Fui num dia chuvoso e com bastante neblina. Estava escurecendo e não havia ninguém pelas longas ruas. O cemitério fechava as 17h30 e quando era 17h27 eu ainda estava muito longe da entrada. O único som que se podia escutar era o barulho do vento e dos corvos. Até apareceu um espírito vagante!



2 commentaires:

  1. que estátua caquéética do Voltaireee!! Fiquei mais horrorizada do que vc passeando no escuro dentro do cimitério!

    Inda bem que a Anabela não foi com vc, tadinha!


    Bisses!!
    =*

    RépondreSupprimer
  2. jovem corajoso...q Jah esteja com vc!
    hauhauahua

    RépondreSupprimer