quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonância e Paradoxos


Autor: Francisco José Alves Cassiano

(Psicologia Aplicada)

A ciência e o senso comum andam sempre juntos, um depende do outro. A ciência depende do surgimento do senso comum para que existam crenças e mitos para serem estudados e comprovados cientificamente. Por sua vez, o senso comum precisa da ciência para explicar suas crenças.
O senso comum é um conhecimento totalmente teórico baseado em vivências de um determinado povo em uma determinada região, é adquirido ao longo do tempo sem nenhum esforço ou método. O homem na medida em que se relaciona com acontecimentos em sua volta vai criando crenças baseadas em experiências vividas.
No nosso dia a dia nos deparamos com várias crenças baseadas em senso comum. Tomamos alguns exemplos: quando se diz que deixar uma sandália emborcada atrai a morte para a mãe, um determinado tipo de erva que feito chá cura determinada doença. Tudo isso é baseado em crenças de muito tempo, trazidas desde o tempo dos nossos avós.
Muitas vezes as explicações adquiridas por experiências adquiridas ao longo do tempo passam a não mais satisfazerem nossas necessidades. A partir desse momento, entra em cena o conhecimento científico, procurando explicações através de estudos que permitem serem verificados e apresentem estudos sem emoção, focados somente no resultado científico.
É comum nos depararmos com a resistência da população em preservar mitos. Questões já esclarecidas cientificamente ainda são tratadas com os mesmos critérios de senso comum. Tal comportamento se dá muitas vezes pela falta de interesse dos cientistas de divulgarem para população de modo bem claro os resultados dos estudos. Ficando somente restrito ao meio científico. De acordo com Karl Popper , concluímos que ciência parte do senso comum e com as críticas científicas elas são substituídas ou modificadas. Sendo assim, ciência é senso comum esclarecido

14 comentários:

  1. a evolução caminha para isso:retirar do senso comum o que for consideravel e exprimi-lo de maneira responsavel, no caso fundamentado na ciencia. Nem tão a ferro, nem tão à fogo!Prevalece o que valorizar a vida, no seu contexto mais amplo.

    Berliete Oliveira

    ResponderExcluir
  2. O texto acima procura explicar claramente a difença entre ciência e senso comum, através de uma linguagem bem simples, o que facilita o entendimento, e consegue fazer isso a medida que procura trazer acontecimentos e experiências do dia a dia. Censo comum e ciência estão inteiramente interligados, não esquecendo assim que cada um possui sua importância na evolução do pensamento e do nível de conhecimento de cada um de nós.

    Raquel de Sousa

    ResponderExcluir
  3. de acordo com o texto o senso comum é baseado em mitos adquiridos com o decorrer do tempo. Muitas coisas quesao mitos que ja existiam ha muitos anos ate hoje existem . uqando essas crencas nao satisfazem ai entra a ciencia para provar sua veracidade ou nao. como no proprio texto afirma que um depende do outro


    jhennyfer costa gestao em marketing

    ResponderExcluir
  4. O texto nos mostra o quanto é importante a ciência e o senso comum em nossos vidas, o senso comum por exemplo esta sempre presente no nosso dia a dia. A ciência já é um estudo bem aprofundado de um caso e procura fatos que o comprovam.

    ROCHELY CLAUDIA LIMA DE BRITO

    ResponderExcluir
  5. esse texto faz com que aja uma compreenção muito clara entre senso comum e ciência,os dois dependem um do outro mas possuem diferenças primeiro que ciência é o estudo de algo, e que ainda tem que ser comprovado,para ser valido. Já no senso comum são conhecimentos adquiridos pelos populares alguem disse que funcionava daquela maneira e todos acreditaram diferente da ciência não existe questionamento,mas para ciência se fazer acreditar depende do senso comum que é trsmitido atraves dos populares.

    Evelyse Costa Gomes

    ResponderExcluir
  6. o texto nos revela a compreençao exata dos dois termos "ciencia e senso comum", nos deixa claro que um caminha em direçao ao outro porem em um dado momento se separam.Senso comum e ciencia nada mas e que a evoluçao do conhecimento humano,senso comum nao seria suficiente ao desenvolvivento da humanidade nao poderiamos viver a vida toda de axismos,sempre estamos procurando respostas para tudo,dai surge a ciencia da vontade de se desenvolver e necessidade de saber o por que.

    ana geska vieira dos santos

    ResponderExcluir
  7. Para uma resposta precisamos em primeiro lugar uma pergunta.O que? Pra que?Por que?
    Assim é o Senso Comun,é a pergunta logo vem a resposrta atraves de dados A ciencia.
    O texto assim diz e certo o Autor em suas palavras "os dois sempre andam juntos"

    José Eloi
    sala 06
    markenting

    ResponderExcluir
  8. O senso comum é a atitude de defesa um padrão que move uma sociedade e com ele resultará em estudos do próprio, de maneira endirica a ciência provar ou reprovar os conceito de verdade, através dos anos o senco comun e a ciência trabalham juntos adaptando realidades.

    Ricardo Viana Linhares
    sala 6
    Construção de edificio

    ResponderExcluir
  9. o texto acima mostra que a ciência tem por base o senso comum e que a ciência é a busca da verdade, onde os fatos são tabulados e comprovados para se chergar a uma real conclusão.

    Alexsandro Santana Castro
    sala 07
    Construção de edificio

    ResponderExcluir
  10. o texto acima relata o real elo de ligação do senso comum e a ciência mostrando os verdadeiros principios da ciência que determina seu objeto de estudo a cerca de um mito, ou seja, no senso comum com principal finalidade de se chegar a resposta para derterminados questionamentos para defini-lo veridico ou não. Esse é um elo fortissimo que ajuda a humanidade a desvendar mistérios que surgem no cotidiano.

    ALEXSANDRO Santana Castro
    sala 07
    Construção de edifício

    ResponderExcluir
  11. O texto demostra a relaçao que tem a ciencia com o senso comum,uma dependendo da outra,os varios fatos que ocorre de senso comum, pessoas que nasceram em culturas que existe fundamentos inesplicaveis, como nao trabalhar em dia santo, nao tomar leite com manga, pessoas que nao aceitam ser curadas de doeças em hospitais e sim com rezas ou evas medicinais.Todos esses mitos hoje perguntamos aos nossos avos,o motivo disso, alguns falam que foi a cultura que criou.Em fim usamos a ciencia como arma pra desvendar todos esses mitos.

    MURILO BARBOSA DIOGENES
    SALA 07
    CONSTRUÇAO DE EDIFICIOS

    ResponderExcluir
  12. concordo com o texto quando o outor afirma que a sociedade impoe resistencia a ciencia isso vivenciamos isso todos os dias a reprovação das mais novas descobretas principalmente afinal ainda vivemos numa sociedade rodeada de mitos,apesar de pensar dessa forma não condeno o senso comum afinal é dele que são tiradas os questionamentos para nossa evolução.
    TAYANE PASSOS
    SALA 07
    GESTÃO COMERCIAL

    ResponderExcluir
  13. O senso comum é o conhecimento que nos permite viver em sociedade... É o nosso conhecimento imediato que nos permite lidar com as mais variadas situações que nos aparecem no cotidiano... É tipo de conhecimento sempre inacabado e que vai se expandindo com as nossas vivências e por isso a ciência não pode simplesmente ignorá-lo.
    A ciência analisa fatos provados empiricamente e fatos comprovados através de testes. Muitas vezes a ciência vem a comprovar fatos dissimulados pela cultura de massa.
    A sabedoria popular funciona mais ou menos como a teoria da evolução de Darwin, é a seleção natural, com certeza o que for verdade é comprovado vai passar de geração a geração, e o que for mentira cairá no esquecimento.


    Senhor Romário Lima
    Contrução de Edifícios

    ResponderExcluir
  14. Como o senso comum tem base na filosofia,tem toda essa questão de indagação,pesquisa em busca de perguntas para alcançar o conhecimento,não a exatidão.Já a ciência toma essas perguntas como inicio e parte em busca da resposta.Mas não é tão simples assim,não é só dizermos que uma pergunta e a outra responde,pois todos sabemos que a filosofia é a mãe de todas as ciências,a partir dela que surgiram matemática,física e todas as outras. Não são opostas,mas também não andam lado a lado,é realmente paradoxal,mas existem mais coisas entre o céu e a terra que nem eu nem você podemos supor,mas a filosofia pesquisa e a ciência pode explicar.


    Brena Kérsia.
    Gestão em Recursos Humanos - 1º semestre.

    ResponderExcluir