sexta-feira, 27 de novembro de 2009

QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM NOSSA PELE?





No nosso organismo um dos órgãos que mais sofre e reflete estas alterações com o passar do tempo é a Pele, devido a redução de algumas substâncias, a redução de vários hormônios, pelo desgaste físico e por isso a nossa pele precisa de cuidados desde a nossa juventude.


As principais alterações que ocorrem são a diminuição da elastina, do colágeno, a diminuição da espessura da pele, da resistência, da firmeza da pele e tudo isto leva à flacidez e aparecimento de vincos e rugas.


Com a finalidade de alertar para a necessidade de proteção e cuidados para evitar a deterioração precoce da pele, abaixo citamos as alterações que ela vai sofrendo no decorrer das diferentes faixas etárias:


20 Anos – nesta fase a pele é vistosa, firme, tônus perfeito, sem rugas e geralmente apresenta um pouco de oleosidade, ela deve ser sempre bem higienizada, tonificada e hidratada de preferencia com produtos que não tenham óleo na composição. Se a pele tender mais para seca, o tônico não deve conter álcool. Já para peles acne o tônico deve conter substâncias secativas.Quando a pele estiver mais desgastada ela precisa de cuidados mais intensivos e os hidratantes não precisam ser livres de óleo.


30 Anos - geralmente é quando começam a aparecer as primeiras alterações como as de coloração e manchas. Também é nesta fase que aparecem no início sutilmente, as linhas entre as sobrancelhas, labial, vinco entre as abas do nariz e o canto dos lábios. Ao redor dos olhos aparecem os primeiros sinais de desgaste e surgem manchas devido ao sol, luzes ultra-violeta, uso de anticoncepcional e cigarro.A pele sempre deve ser bem higienizada, tonificada e muito bem hidratada, isso manterá sempre um aspecto saudável, vistosa.




40 Anos – aqui já é obrigatório o uso de produtos anti-idade, já se inicia uma leve flacidez no rosto, prejudicando o contorno do mesmo, o que faz com que diminua um pouco o aspecto jovem que até então apresentava. As rugas em volta dos olhos se acentuam um pouco, os sinais de expressão começam a aparecer na testa, as rugas entre as sobrancelhas e o sulco nasolabial ficam mais evidentes, diminui a definição do contorno labial e as manchas tanto as escuras quanto as claras ficam mais visíveis. A pele deve ser bem higienizada, tonificada e muito bem hidratada.


50 Anos – A pele se torna mais fina com menor turgor e elasticidade. A flacidez da face fica mais acentuada comprometendo ainda mais o contorno facial, a região em volta dos olhos geralmente passa a apresentar muita flacidez, todos os vincos e rugas se acentuam. As bochechas pela ação da gravidade e que são preenchidas pelas bolas de Bichat que com o tempo diminuem de volume, ficam mais flácidas dando um aspecto mais envelhecido à aparência.Outra alteração que ocorre é o aparecimento de pequenos vasos sanguíneos inclusive na região do colo onde são mais visíveis, acabando com qualquer expectativa de juventude. Tudo isso ocorre, entre outros fatores, pela queda acentuada dos hormônios sexuais, hormônio de crescimento (HGH) e outros que melhoram sensivelmente a deteriração da pele, melhorando seu aspecto, retardam o aspecto de envelhecimento.

60 Anos – As rugas se aprofundam, a flacidez se acentua e a pele apresenta um aspecto cada vez mais fino e deteriorado, com papada evidente, manchas bem acentuadas, flacidez ao redor dos olhos bem evidente com excesso de pele bem visível. É importante o uso de cosméticos que tenham substâncias que firmem, renovem e que possa clariar a pele melhorando este aspecto.

Dr.Enriqueta V.Caio
Endocrinologista

Nenhum comentário: