14 maio, 2006

Regras da malha e do chinquilho

Jogo do Chinquilho
O jogo do chinquilho consiste no arremesso de uma malha de forma a derrubar um pino, que se encontra a cerca de dezoito metros de distância. Cada derrube do pino vale dois pontos, quem conseguir ter a malha mais próxima do pino obtém um ponto. O jogo termina aos vinte e quatro pontos. No entanto, durante o jogo, os participantes com menos pontuação podem impôr regras, designadamente a mudança de jogo chamado “à sinca”, em que o jogador pontua sem que a malha passe a linha de colocação do pino, bem como mandar a malha por baixo da perna.
Jogo da Malha
A Malha deve jogar-se à distância oficial de vinte e cinco metros, as equipas são sorteadas quinze minutos antes do início do jogo e começa o jogo a equipa que tiver sido seleccionada em primeiro lugar. As equipas mudam de campo sempre que se iniciar uma nova partida. As segunda e terceira partidas são começadas pela equipa que perdeu a anterior. Cada jogo termina quando são completadas três partidas. A pontuação distribui-se da seguinte forma: são contados seis pontos para cada derrube de pinoco; após quatro lançamentos, contam-se três pontos para a equipa que tiver a malha mais próxima do pinoco; de cada vez que se vencer uma partida contam-se três pontos.

4 comentários:

Paula disse...

E vocês cumprem as regras!!!! Não me parece.... Desculpa se estou enganada.

Pinta disse...

Ainda bem que colocaste aqui as regras.É que nunca tinha conseguido perceber muito bem como funcionava.Agora já estou mais elucidada.

Paula disse...

Ó pintainha, não está nas fotos, com as gandas malucas, não sabes as regras dos jogos, porque andas sempre às voltas com a antena......

antonio dossem disse...

Ao falarem de distâncias no vosso site, seria também de interesse darem as medidas da "tábua" onde se assenta o pinoco, bem como as dimensões e peso das malhas. Ficaríamos, assim, com uma perfeita noção de como é, na totalidade, esse jogo tão popular e ancestral.