Seja Bem Vindo!!

"A prática da Inclusão Social repousa em princípios até então considerados incomuns, tais como: a aceitação das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a convivência dentro de uma diversidade humana, a aprendizagem através da cooperação (...), portanto, é um processo que contribui para um novo tipo de sociedade através da transformação (...) quanto mais sistemas comuns da sociedade adotar a inclusão social, mais cedo se completará a construção de uma verdadeira sociedade para todos - a sociedade inclusiva."


(SASSAKI, 1997, p. 41-42)





Que todos os espaços estejam abertos ao diálogo e à compreensão da nossa igualdade de dignidade e direitos e das nossas diferenças quanto à singularidade de cada ser humano!







Um Grande Abraço da Família Apaeana!



MISSÃO

Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

CLÍNICA DE REABILITAÇÃO

HIDROTERAPIA

Objetivo: Tem como objetivo complementar o tratamento da fisioterapia no solo trazendo benefícios terapêuticos e psicológicos.
Resultados Obtidos: Em função da estabilidade e da melhora do equilíbrio do corpo proporcionados pela imersão no meio líquido, a hidroterapia possibilita aos pacientes a realização de atividades difíceis de serem feitas no solo. Essas atividades proporcionam satisfação, alegria e bem estar aos pacientes.

A melhora da funcionalidade, da marcha e do equilíbrio estático e dinâmico também são resultados obtidos no tratamento aquático.

FISIOTERAPIA


Objetivo: Promover o desenvolvimento do paciente, através de técnicas específicas com o intuito de melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida.

Resultados Obtidos: Maior independência, funcionalidade do paciente, qualidade de vida, vínculo paciente/terapeuta/família.

LINHA DE INTEGRAÇÃO SENSÓRIO MOTORA

Portal Social - Fundação Maurício Sirotski Sobrinho




O Projeto Tecnologia Terapêutica Dinâmica - Desenvolvimento e Potencialidades adquiriu boa parte da arrecadação para Aquisição de Equipamentos da Linha de Integração Sensório Motora para o tratamento de pessoas com deficiência.








PSICOPEDAGOGIA
Objetivo: Atender alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e sérios prejuízos motores, realizando atendimentos individuais e em pequenos grupos.

Resultados Obtidos: Os atendimentos são realizados individualmente ou em pequenos grupos. Sua abordagem terapêutica consiste na interação com o paciente, levando em consideração metodologias associadas à instrumentalização e planejamento educacional específico para cada aluno. Este diferencial é fator determinante no trabalho desenvolvido por este setor.


FONOAUDIOLOGIA

Objetivo: Detectar e reabilitar pessoas portadoras de alterações de fala, linguagem, voz, audição e sistema sensório-motor oral, buscando o aprimoramento de suas potencialidades, (re)integrando-as ao meio em que vivem.
Resultados Obtidos: O Setor de Fonoaudiologia atua em duas áreas: Escola de Educação Especial e Clínica de Reabilitação, mantendo uma unidade quanto a linha de tratamento, proporcionando assim um trabalho integrado em ambos os setores. O trabalho na Escola é realizado através dos acompanhamentos fonoaudiológicos semanais a todas as turmas, abordando aspectos diferentes à aquisição e desenvolvimento da linguagem oral, escrita, fala, funcionalidade do sistema sensório-motor oral e discriminação auditiva.

Orientações aos professores, afim de que os mesmos realizem atividades que viabilizem a aquisição e o desenvolvimento da audibilizição (discriminação, análise e síntese auditiva), motricidade oral, fala e linguagem.

Também faz parte das diligências de setor de fonoaudiologia na Escola, realizar atividades específicas para automatização fonêmica, bem como, atendimentos individuais, reuniões semanais com a equipe, orientações específicas e pais, quando necessário e participação em conselhos de classe.

Na Clínica de Reabilitação o paciente é assitido individualmente, e através do atendimento interdisciplinar (fono/fisio, fono/terapeuta estimuladora), além de orientações a pais e profissionais, participação em reuniões de equipe e de participação nas atividades promovidas pelo setor.

O setor de fonoaudiologia mantém programa de higiene oral e encaminhamento para exames complementares e avaliações e reavaliações fonoaudiológicas.


ATIVIDADES SÓCIO OCUPACIONAIS
Objetivo: Promover o desenvolvimento global do paciente, através de aborgagens multisetoriais, nos aspectos de saúde, ocupação e lazer, buscando a melhoria na qualidade de vida e integração social.

Resultados Obtidos: Nosso objetivo como Instituição, é o de resgatar nesses alunos, a cidadania. Por essa perspectiva é necessário dar-nos conta que a relação aprendizagem se dá a partir de experiências práticas e de atividades, onde os alunos interajam, construindo seus próprios conceitos, investindo em sua independência funcional para questões práticas do dia-a-dia.


PSICOLOGIA
Objetivo: Busca contextualizar a situação emocional do paciente, trabalhando com o núcleo familiar, visando a promoção do alívio dos sintomas, possibilitando qualidade de vida e o resgate do potencial do sujeito.
Resultados Obtidos: A equipe de setor de psicologia realizou atendimentos à demanda da Instituição de forma integrada: possibilitou uma maior interação entre pacientes e suas famílias; realizou atividades grupais e individuais com fins terapêuticos; ofereceu suporte teórico-técnico aos profissionais da Instituição; realizou grupos com pais e familiares; realizou avaliações com a clientela da Instituição; ofereceu acompanhamento sistemático à clientela da Instituição; realizou visitas domiciliares.