Seja Bem Vindo!!

"A prática da Inclusão Social repousa em princípios até então considerados incomuns, tais como: a aceitação das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a convivência dentro de uma diversidade humana, a aprendizagem através da cooperação (...), portanto, é um processo que contribui para um novo tipo de sociedade através da transformação (...) quanto mais sistemas comuns da sociedade adotar a inclusão social, mais cedo se completará a construção de uma verdadeira sociedade para todos - a sociedade inclusiva."


(SASSAKI, 1997, p. 41-42)





Que todos os espaços estejam abertos ao diálogo e à compreensão da nossa igualdade de dignidade e direitos e das nossas diferenças quanto à singularidade de cada ser humano!







Um Grande Abraço da Família Apaeana!



MISSÃO

Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

APOIO TÉCNICO

NEUROLOGIA

Objetivo: Realizar avaliação em alunos que estão ingressando na Instituição, mantendo também, acompanhamento de nossa clientela, fornecendo receituário e requisição de exames, bem como esclarecimentos e orientações aos pais, quanto a medicação e manejo com os filhos.

Dinâmica de Trabalho: Avaliação de alunos, juntamente com a equipe interdisciplinar, quando de seu ingresso, para fins de diagnóstico e tratamento; Reavaliação dos alunos; Acompanhamento de alunos que exigem maiores cuidados neurológicos, solicitando exames e prescrevendo receitas; Atuação na área da Prevenção; Orientação ao pais, funcionários e comunidade, em encontros, através de palestras, vídeos e materiais de interesse na área.

Resultados Obtidos: Neste período, aconteceram palestras sobre prevenção e estudo de patologias, orientação e esclarecimento aos profissionais da Instituição; participação em reuniões dos setores; avaliações; requisição de exames de rotina e outros necessários à saúde do aluno.



INFORMÁTICA
Objetivo: A prática da Informática, busca atender múltiplos objetivos educacionais, e suprir as necessidades pedagógicas e clínicas, de um amplo universo de alunos de diferentes idades, níveis de conhecimento e de desenvolvimento.

Resultados Obtidos: As mesas educacionais, acrescentaram no desenvolvimento dos alunos tanto no PENSAR, SENTIR E AGIR, mostrando que todos são capazes de vencer suas próprias limitações.

A Mesa Alfabetizadora auxiliou na construção da escrita e oralidade dos alunos, facilitando a concentração e a memória auditiva.

Todas as atividades desenvolvidas nas mesas educacionais estão intimamente ligadas com a educação e entretenimento, com objetivo de apresentar uma ferramenta inovadora e prazerosa capaz de fazer brotar a vontade e entusiasmo de aprender.

EDUCAÇÃO FÍSICA / PSICOMOTRICIDADE

Objetivo: Visa de maneira ampla, o desenvolvimento das relações equilibradas e construtivas dos elementos integrantes do ser humano e sua educação, compreendendo as características e limites individuais, sem discriminação de qualquer natureza, promovendo o auto-conhecimento e a busca da superação dos próprios limites e/ou adaptação ao meio em que vive, juntamente com o desenvolvimento do respeito mútuo, da cooperação, da solidariedade e da autonomia, para uma melhor qualidade de vida dos alunos da escola e, pacientes da clínica.

Dinâmica de Trabalho: Como área de apoio, sistematizamos atividades planejadas, com fins específicos para cada público, através do trabalho integrado com a equipe, destacando:
Atividades lúdicas, rítmicas, recreativas e desportivas, a fim de adquirir interesse e motivação para as atividades físicas; Melhora da coordenação e capacitação motora, através de atividades que propiciem a movimentação ampla bi-lateral; Execução de atividades coletivas e individuais, onde se valorize o companheirismo, cooperação e respeito, estimulando a autonomia e busca da superação dos próprios limites, de maneira positiva e prazerosa; Desenvolvimento de noções básicas de regras gerais e desportivas; Efetivação de treinos desportivos, visando campeonatos e passeios na comunidade; Atendimento individual ou em pequenos grupos, afim de resgatar a consciência corporal e o prazer do movimento.


TERAPIA OCUPACIONAL

Objetivo: A Terapia Ocupacional tem como objetivo, nesta Instituição, proporcionar maior autonomia e independência dos pacientes com limitações e/ou dificuldades na execução de suas atividades cotidianas, sejam atividades de vida diária, de vida prática, de trabalho, brincar, lazer, participação social e educação.

Dinâmica de Trabalho: Realizar atividades pessoais (higiene, alimentação, locomoção, vestuário); Realizar atividades domésticas (organização da casa, realização de compras, administração financeira, ...; Realizar atividades recreativas (lazer, hobbie, passatempo,...); Realizar atividades expressivas (pinturas, desenhos, relaxamento,...).

Resultados Obtidos: Apartir da intervenção, nota-se um crescente da participação destes alunos para com suas atividades cotidianas, oportunizado pelos atendimentos clínicos, escolares e na inserção no mercado de trabalho. Destaca-se o quanto o uso dos materiais adaptados (utensílios alimentares, auto-cuidado, escolares, mesas e cadeiras) adquiridos ou confeccionados nesta Instituição, facilitam a execução de atividades, principalmente, alimentares e ensino aprendizagem.

SERVIÇO SOCIAL

Objetivo: O Serviço Social na sua prática, busca promover a integração com os diversos setores da Instituição, objetivando uma atuação global nas situações psicossociais diretamente ligadas ao desenvolvimento do aluno, contribuindo dessa forma, na identificação e acompanhamento das situações, procurando promover junto aos usuários, informações e conhecimentos que auxiliem na mudança de atitudes, e melhoria de sua qualidade de vida.

Dinâmica de Trabalho: Realização de reavaliações sociais, através de visitas domiciliares, com intuito de conhecer a realidade social, para auxiliar de forma eficaz no tratamento do aluno, estabelecendo um vínculo mais estreito com os familiares; Estabelecimento de parceria com programas da rede pública e privada, facilitando o acesso a serviços existentes; Realização de avaliações globais, para ingresso de alunos; Apoio a eventos que visam angariar fundos para manutenção da Instituição; Organização da Semana do Portador de Deficiência, desenvolvendo ações com a promoção de serviços oferecidos a Comunidade; Acompanhar a movimentação interna e externa dos usuários, através da estatística, identificando: evasão, transferências, afastamento temporário, altas e ingressos; Identificação de situações que requerem acompanhamento do Conselho Tutelar e/ou Promotoria Pública; Formação de grupos abertos, com o objetivo de socializar informações aos usuários, através de ações educativas, oficinas, palestras e campanhas; Construção de parcerias com o programa de planejamento familiar, infectologia, violência doméstica e sexual, entre outros; Promoção de ações com a equipe interdisciplinar, que possibilite a sensibilização destes em relação a realidade dos usuários.

Resultados Obtidos: Atendimentos realizados conforme necessidades detectadas pela equipe e pela procura dos familiares, bem como através de projetos e grupos operativos.