sábado, 27 de março de 2010

BBMP . significado de " torcer " para o BAHIA (L) ,

No meu humilde dicionário da língua portuguesa, o verbo "torcer" é definido miseravelmente como "ter simpatia por um time ou por algum clube" . Reconheço que esta definição pode caber como uma luva para as muitas "torcidas" que vemos por aí, mas os torcedores do Esquadrão de Aço sabem que vestir a camisa azul, vermelha e branca vai muito além de um sentimento tão frio e meia-boca como a 'simpatia' . Não é simpatia porra, é Amor. E se este dicionário tiver realmente razão, eu prefiro até dizer que não torço para o Bahia.
Ou melhor, torço sim, mais deixo claro que a verdadeira definição deste verbo - com toda intensidade que a palavra TORCER merece - é diferente para nós tricolores.
Eu tenho certeza que quem deu este significado nunca olhou nos olhos de um de nós quando gritamos " BORA BAHÊA MINHA PORRA ! " , nunca viu os refletores da Fonte Nova/Pituaçu vibrarem junto com nossos pulos, nunca ouviu o eco excitante que se forma em Pituaçu e nasce de palmas intensas, de gritos sinceros, e declara a verdadeira essência do que é torcer de verdade: " Bahêa minha VIDA , Bahêa meu ORGULHO, Bahêa meu AMOOOOOR " ♫ . Não ele nunca ouviu isso. Torcer para Bahia é concordar com o " Público Zero " , mas no dia do jogo lotar o estádio, transformando - o que era pra ser abandono - em calor humano , em apoio , em vitória. É deixar o nosso CALDEIRÃO como ele sempre foi visto: com um público de vários zeros. Com um público que, apesar de todas as circunstâncias , continua acreditando no time. Não é uma escolha , nós acreditamos que somos BAHIA e ponto final . A nossa FÈ está nos genes , no sangue , é involuntária .
Torcer para o Bahia é enfrentar " aquela fila de ingressos " mesmo que a partida seja contra o Esporte Clube Irapitaticaba . É ter a maior média de público do Campeonato Brasileiro , mesmo estando na Série C . É ter certeza que um 4x0 pode se transformar em um 5x4 mesmo que o adversário seja o Internacional . Torcer para o Bahia é saber que independentemente de onde for a partida seremos bem representados na arquibancada , ela nunca estará vazia . Se o Esquadrão de Aço jogar em Marte , temos a certeza de que Binha e mais alguns marcianos vão gritar GOL por nós , vão cantar o nosso hino e ser o 12º jogador em campo .
Torcer para o Bahia é mudar de nome . É passar pela portaria no prédio , entrar na farmácia , no trabalho , no médico , no aniversário do pai , da prima, do seu tio e ouvir : " E aê Bahêa , como é que você está ? " Eu nunca ouvi alguém chamando outra pessoa de : Vitória , de Palmeiras , de Grêmio , nem mesmo de Flamerda . Mas nós somos reconhecidos pela nossa fidelidade , porque o nosso AMOR É VERDADEIRO . Não que o dos outros não seja, mas eu sou audaciosa a ponto de afirmar que o nosso amor é ÚNICO .
Torcer para o Bahia é encarar o engarrafamento da Paralela de uma forma diferente , afinal , é um congestionamento TRICOLOR . É atravessar a faixa de pedestres de Pituaçu mesmo que o sinal esteja Vermelho , porque não temos medo : SÃO OS CARROS QUE NÃO QUEREM SER ATROPELADOS PELA NOSSA MULTIDÃAAAO . JUNTOS SOMOS FORTES. Sim , nós concordamos , com MUITO ORGULHO , que torcer pelo Bahia é viver de passado: somos BI PORRA , conhecemos o gostinho de ir pra Libertadores, fazemos parte da história e conquistamos um título que vai além do estadual , nacional e até mesmo do internacional : A TRADIÇÂO . Mas ser Bahia também é enfrentar o presente e acreditar no futuro: nós temos bons motivos & DUAS ESTRELAS NO PEITO PRA ISSO. Torcer para o Bahia é afirmar com orgulho " EU SOU BAHÊA PORRA , E VOCÊ ? " e depois disso, receber o melhor atendimento em um bar , porque com certeza , o garçom também é tricolor: ele vai te levar a cerveja mais gelada e vai caprichar nas pitintigas . É ser bem recebido numa casa porque, os donos , com certeza , fazem parte da nossa torcida . É ganhar moral com o professor , com o sogro e cm o motorista do buzú , que até deixa você entrar pela porta de frente. E , se por acaso, um desses for Vicetória , não se preocupe , porque com certeza você será respeitado .

Torcer para o Bahia é sentir aquele arrepio quando ouvimos o " taranranran taranran ran ran ran " e deixar a lágrima que nasce involutariamente rolar pela face quando o hino termina.

São por estes e outros mil motivos , que a palavra " torcer " , para nós tricolores , nunca será definida em um dicionário. A todos aqueles que algum dia venham a consultar esta palavra, eu alerto: A NOSSA TORCIDA É UMA EXCEÇÃO! SOU BAHIA COM ORGULHO POOOOORRA !

12 comentários:

  1. Mais que um time, uma paixão! Não há nada igual no mundo...pra cima deles esquadrão!
    Sorria! só um time tem duas estrelas na Bahia!

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse texto, muito bem escrito, tem toda uma essencia de uma torcedora que vibra por seu time, e que acima de tudo ama seu time. Bom gosto da sua parte postar esse texto, Arysa, realmente retrata nele quem é o verdadeiro torcedor. Adoro os textos escrito por ela.

    ResponderExcluir
  3. Esse texto, foi feito por Larissa Ginçaves né, RS'

    ResponderExcluir
  4. ADOREI!!!
    BAHIA É MINHA VIDA ,MEU ORGULHO,MEU AMOR!!
    Ñ É SIMPLESMENTE TORCE E SIM AMAR!!

    ResponderExcluir
  5. só da baêa vey!O Bahia eh tudo ta no sangue,meu sangue eh tricolor toda a minha familia er!baêa ate morrer pooorra.EH TRICOLOR DE AÇO!!!

    ResponderExcluir
  6. não sei quem fez, mas uma amiga minha tinha esse texto , ai resolvi postar aqui . Bahia sempre s2

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse texto mto bem escrito.
    E eu Simplesmente sou Bahêa.

    ResponderExcluir
  8. Oi, adorei seu texto, e até publiquei no meu blog tb.
    passa e depois me dá umas dicas.
    bjão e parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Que lindo este texto, nossa cara, ser Baêaa e td isso e algo mais q n se explica porq n há palavra que o faça dignamente,verdadeiramente, somos especiais, somos a truma tricolor e ponto.
    Sou tricolor antes do berço, e a primeira pergunta q fiz ao meu marido qd o conheci foi:
    pra q time vc torce?

    Pois é tricolor n se mistura tem orgulho de ser BI, qt a viver do passado?
    AH! melhor lembrar um passado de glória e ter a certeza q ele se repetirá....mas tem gente q vive num passado de vice e ainda se acha, tem mais, somos os melhores, a torcida de ouro n perde tempo com picuinhas , explico,
    _ qd meu Baêa joga a torcidinha vice faz questão de gritar o gol do adversario, de gritar para nós...bora baea....de soltar fogos...e nós fazemos isso, fazemos nada, sabemos quem somos....SOMOS A TURMA TRICOLOR>>>>AMO VC BMP!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto, realmente traduz o setimento da NAÇÃO tricolor!!!

    ResponderExcluir
  11. Amei esse texto muito bom. BAHÊA MINHA PORRA.

    ResponderExcluir