quinta-feira, 24 de julho de 2008

Praia 19 ... Um verdadeiro circo ...

O nome 19, vem do número da paragem de comboio que passa junto à praia. Um comboio pequeno sem janelas tipo o do jardim zoológico, que serve toda a Costa de Caparica. A praia, é um autentico paraíso para quem gosta de tudo ao léu. Com um areal gigantesco de perder de vista e com um ainda ar selvagem que é rodeado por um frondoso matagal a que se lhe dá o nome abreviado de "Mata". Na praia podemos encontrar de tudo um pouco: Gays, hetero, casais de namorados de ambos os sexos, gente vestida ou despida, aventureiros sexuais, curiosos, enfim... Uma panóplia de pessoas que convivem alegremente !

Por vezes a 19, é quase uma continuidade da noite do Bairro Alto, as caras conhecidas são mais que muitas com a diferença que aqui se encontram ou semi-nus ou exactamente como vieram ao Mundo.
Poderia estar aqui a explanar sobre o sol, o mar, as ondas, as conchinhas, os peixinhos etc etc ... Mas sinceramente desde há alguns textos atrás que tenho andado a ser demasiado bonzinho hehehe... E confesso que me começa a fazer alguma alergia! Por isso sobre a 19 vou falar do que me fez rir á gargalhada despregada neste dia!
Desde que entro na praia e até escolher o lugar para estender a minha toalha azul da Quebra Mar, por vezes, vou distribuindo cumprimentos. Até parece o Bairro Alto à noite. Mas desta vez não foi o caso! « era dia de semana » Pousei o saco, montei o chapéu de sol e Opsss ... Esqueci-me do livro que estou a ler! Nada mais havia a fazer que apanhar sol!
Junto á beira mar somente me restava ir observando quem ia passando na minha frente.... E vos garanto que me diverti á grande ! Havia de tudo um pouco... mas o que mais destaco foram algumas figurinhas que por mim passaram:
Ao longe, caminhando na minha direcção um casal de namorados. Um, bem anafado cujas pregas de gordura localizada na barriga eram bem notórias, insistia em trazer vestido uma T-shirt de licra colada ao corpo e uns calções de banho que no rabiosque diziam em letras garrafais " GAMA-ME ". Logo pensei que à mesma palavra deveria ser acrescentado por baixo as palavras " POR FAVOR " . « Se o estilista Nuno Gama suspeita-se que tal criação iria acabar num rabo destes por certo não teria concebido tal peça de vestuário » O companheiro pior ainda, também ele anafado ia dando pulinhos na água exibindo contente a sua tanga leopardo de fio dental. Pareciam duas pequenas focas acabadas de chegar do mar. Quando passaram por mim o difícil foi ver o fio da dita tanga, pois este encontrava-se completamente escondido entre as duas grandes e salientes nádegas.
Ainda a recompor-me eis que passa algo totalmente oposto. Um rapazito bem alto por sinal e semi careca insistia em manter os poucos cabelos que tinha sob um depenicado rabo de cavalo, os vários colares de missanga de todas as cores faziam panda com o lenço florido que traçava na cintura. Não se contentando com tal indumentaria trazia ainda calçado umas meias brancas ultimadas por umas chinelas verde alface. Na verdade não sei se este quadro é para rir ou para chorar!
Logo de seguida aparece-me uma criatura impressionante e digna de ser fotografada! De turbante na cabeça feito pela sua própria toalha de praia lá ia desfilando feito pavão quando está com o cio, desnudado da cintura para baixo sobressaia apenas um conjunto de pulseiras de plástico florescentes no tornozelo da perna direita e de head-phones nos ouvidos ia rebolando praia fora como uma gazela louca. Ai não me contive e desatei a rir sozinho.
Depois de ter ido refrescar-me ao mar, a caminho da minha toalha ainda tive oportunidade de escutar a seguinte conversa:
Dizia um amigo para o outro: Bem até me assustei, quando acabei de dar um mergulho apareceu-me um fulano à frente que mais me parecia uma baleiarisos »
O outro: Para a próxima telefona para aquela associação que defende os animais, como é que se chama mesmo?
Resposta do primeiro: Mas do que estás tu a falar ? Da Al-Caeda ?

Perante isto e envolto nas gargalhadas bem sonoras do amigo que tinha escutado tamanha barbaridade nem tive coragem para chegar ao pé do rapaz e lhe explicar que o que deveria ter mencionado era a Greenpeace.
Enfim uma tarde bem passada! Já na toalha iam observando as cabecinhas que se escondiam atrás da verdura das dunas e que ficam à espreita feito cães da pradaria. De tal forma que imaginei que se tratavam daqueles bonecos que estavam plantados numa das barraquinhas da extinta feira popular e que serviam para levar com bolas na cabeça! E que caso conseguisse-mos acertar levávamos um boneco para casa!
Enfim um circo! E neste caso nem é necessário pagar bilhete! Tenham tino meninos ...
Obviamente que falei dos casos mais mediáticos, pois como é óbvio e felizmente a maioria das pessoas da praia 19 não são assim, até porque se o fossem de seguida quem daria entrada no Júlio de Matos era eu!
Certamente são este tipo de exemplares tristes que por norma participam no desfile gay anual de 28 de Junho.
Este ano durante o desfile resolveram adoptar como slogan a seguinte frase: " Homem verdadeiro leva no pandeiro " E com esta frase entoada fortemente iam desfilando alegremente rua abaixo.... Depois ainda se queixam que a tal marcha é pouco participativa ? e que a malta não gosta de aparecer? Para fazer figuras tristes mais vale ficar em casa !

Ai ai ai ..... Minha nossa !

20 comentários:

Anónimo disse...

O texto está genial! :-) Adorei

Anónimo disse...

Marco acho que já vi bem pior! há há há há Mas está fabuloso !

Anónimo disse...

Pois só faltou mesmo mencionares as famosas excursões de mirones que vêm ver o circo...

Anónimo disse...

nunca li nada tão deprimente. fora as suas considerações óbvias sobre o desfile do orgulho gay, justificando a sua ausência com critérios estapafúrdios, todo o texto gira à volta de pessoas que descontraidamente vivem e gozam a sua vida sem olharem aos pormenores ridículos que enumera. Pessoas com a sua mentalidade é o que mais há. Se procura normalidade está no país certo.

Anónimo disse...

Não contava que o nome ficasse escondido mas o que escrevi foi:
"ricardo normal e direitinho. também como de boca fechada".

Anónimo disse...

O texto está fantástico e todo o texto que me consegue fazer rir é sempre bom ! parabens ! quanto a esse tal de Ricardo normal e direitinho, nem ligues pois cá para mim deve ser um desses personagens dignos da banda desenhada ! esse tal sr devia era pensar que são esses que fazem com que a sociedade tenha uma imagem pre concebida e irreal do que é um ser apelidado de gay! ou seja normal! de qualquer forma julgo que tentas-te puxar pelo caricato da coisa e sinceramente Adorei ! parabens !

Anónimo disse...

Acho ridiculo todo o texto que acabei de ler.
Demonstra um nivel de acefalia e limitação extremas não próprias de uma pessoa da sua sexualidade.
Olhe-se ao espelho antes de falar dos outros.. mas olhe bem e não se assuste
cumprimentos
JZ

Anónimo disse...

É interessante achar a praia 19 um circo. Como alguém comentou no seu blogue, se gosta da normalidade, está no país certo. Não consigo qual é o problema de uma pessoa passear na praia com um turbante na cabeça. Também não entendo qual é o interesse de referir que alguém tinha pregas de gordura na barriga. Até parece que toda a gente tem a barriga plana. Sinceramente, há muitos anos que não vou à praia 19, mas acredite que na região de Lisboa foi dos lugares onde encontrei mais liberdade e onde vi as pessoas com menos máscaras, mesmo se estivessem com turbantes na cabeça e pregas na barriga. Olhe, aconselho-o, então a ir passear para a Praia da Rocha para ver as senhoras a cheirarem a cremes faciais e os seus maridos esticados nas cadeiras com os empregados de mesa a servirem-lhes refrescos. Talvez lá encontre pessoas com melhor gosto.
Só me faltava esta!

Anónimo disse...

Bem na praia 19 ha pessoas de todos os estilos, num espaço excelente de praia... qt aos engates não sei se são censuraveis... depende do ponto de vista, não estou a condenar nem a defender, mas, se são censuraveis, estão no mesmo plano q a cidade universitaria, as saunas, os wcs publicos, as matas, as estações de serviço, as lojas de artigos sexuais, os cinemas porno, as fodas nos wcs dos bares gay e das discotecas, dos engates continuos e multiplos da net, do tvchat, dos engates fingidos de sofisticados nos sitios de engate heavy mas disfarçados de santos qd no fim são a mesma putisse, das piscinas municipais, dos grupos de sexo e orgia bi/gay, do engate pelo hi5, das fodas no andar de cima enquanto a mulher faz o comer sem saber, das quecas em carros parados em lugares escuros depois de sair do trabalho e antes de chegar a casa e sem a namorado/a ou mulher saber, das fodas sem preservativo ou oral desprotegido e depois ir beijar a mulher e os miudos, das fodas com os amigos do clube de futsal, etc, etc, etc, etc.
Se realmente estás fora de todas estas coisas então parabens aprecio a coerencia e até o texto faz sentido; se não, no more comments...

Anónimo disse...

O que é que o senhor tem contra as pessoas com mais gorduras que as ditas "normais" da sociedade?

Eles merecem ir para a associação animal... Para serem protegidos é claro....

Mas e os preconceituosos merecem ir para onde? Talvez para o matadouro não?

Por amor de Deus...

Anónimo disse...

Auch:

http://timeout.sapo.pt/news.asp?id_news=1964

semelhanças? :S

Anónimo disse...

Caro Marco Antunes.... « A Fonte da Telha» é um areal enorme c/sabe!Há espaço para todos nós...E como Praia Naturista é natural que as intenções são as mais variadas!Mas em relação ao «Engate Gay» bem sabe q se passa na Zona + Afastada da zona de Chegada!Não acredito q a sua observação se limite ao q descreveu.. Nem q a sua intenção fosse apenas observar... Ainda por cima c/ todo esse «Bom Ar», a verdade é que procurava ver mais do q escrveu ou experimentar na Praia 19 o q ainda não experimentou!As vezes q fizz lá SEXO tive de andar mais de 1h00 a Pé...

Anónimo disse...

E garanto-lhe que o «SEXO» e o «INSTINTO SEXUAL» está muito apurado em todos os HOMENS( Heterosexual,Bisexual,Gay)e de uma forma mais guerreira do que nas mulheres!Em todos os «Homens» existe 1 curiosidade por fazer SEXO c outro HOMEM,principalmente se se vai sozinho para uma Praia como a Praia 19 ! Eu se o tivesse lá visto, tinha-o levado ao Céu!
Carlos Silveira

Anónimo disse...

Foda-se és a maior merda que ja encontrei por aqui, nem pareces ser ESCORPIÃO. Além de seres um granda filha da puta ainda fazes diferenças entre as pessoas e o que elas vestem ou como são de corpos. És uma granda merda, por cauda de pessoas como tu e que existe as diferenças entre pessoas. És um ridículo ao pensares que és mais do que os outros. Julgas te mais que os outros só por teres uma toalha da Quebra-Mar e escreveres merdas. Gosto de partir a cara a gajos como tu, agora que já sei quem és espero mesmo te encontra na 19 um dia destes filho de uma granda puta.

RickYmagem disse...

O mais triste que há e contraditoriamente cómico é um gajo normal como vc. Não tem graça, não sabe escrever, porque escreve normalmente e convencido que tem graça. Idiotamente pensa que consegue por rótulos às pessoas. Eu, o pior que lhe posso chamar é: NORMAL. Olhe... vá trabalhar para um banco que fica lá bem.

Anónimo disse...

realmente que sociedade vivemos um cara gay , dizer disparates destes , o mundo nao é feito so de amarelo , tens o direito de escrever o que quiseres , mas penso no ridiculo que podes se tornar discriminando um tipo de pessoa .abraços da proxima pensa como se fosses humano

Anónimo disse...

Na praia, no mar ou em Terra, aprenda esta lição, caro sabe-tudo: Um ser humano quando nasce traz consigo o direito de ser como é e não como você acha que ele deve ser. - Pense bem nisto.

Anónimo disse...

A sua beleza física é, infelizmente, inversamente proporcional à sua inteligência. Que porcaria de texto. Viva e deixe viver.

Anónimo disse...

Colocar todas as afirmações apresentadas no blogger dentro de 1 saco e retirar uma, é mesmo k colocar 10 bostas de vaca dentro do saco e retirar uma ao acaso.... sai sempre merda !! Aberrações é que vcs são, devia ter aramado volta dessa praia !!

zemargsul disse...

Quase 10 anos depois do artigo colocado... apenas tenho a dizer que, frequento a 19 desde que moro na Costa da Caparica, ou seja, deste 1997. A única coisa que sempre me criou algum desconforto são as autênticas "excursões de curiosos para verem os paneleiros". Mas é um desconforto momentâneo: já passaram, acabou, fiquem bem.
Como gordo que sou, sempre fui, pouco me importam as torcidas de nariz, as caretas afectadas e os risinhos jocosos de pessoas como o Snr. Antunes. Há quem aprecie a minha companhia, a minha personalidade e a minha jovialidade (além de outras coisas) e é isso que me importa.
A única conclusão que retiro disto é que a "tolerância, o bom carácter e a jovialidade" supostamente atribuídas ao mundo gay, como um todo, é um mito. Que pessoas como o Snr. Antunes (e são muitas) se encarregam de desconstruir.

Apenas vos recordo que, as pessoas ditas "normais" também soltam risinhos e acham a homossexualidade um circo, não é ? E a comunidade gay insurge-se contra isso, não se insurge ? Então será bastante pífia esta verborreia acerca de outras pessoas de que, muito simplesmente, você não gosta. Fazer aos outros aquilo que não gostamos que nos façam a nós, ainda que por outras razões, é falta de carácter suficiente para si ?

E quanto ao último comentário deste anónimo idiota (aqui acima, em 5 de Setembro de 2014): Campos "aramados" a toda a volta foi o que Hitler fez, mas para lá dentro colocar todos aqueles que considerava "aberrações" e inferiores, entre os quais os homossexuais. Mas és demasiado cretino e estúpido para saberes disso e para entenderes a ignomínia de semelhante pensamento.