sábado, 9 de fevereiro de 2008

Convite de Aniversário Envenenado


Longe vai o tempo em que quando alguém fazia anos telefonava aos amigos mais chegados, reservava uma mesa num restaurante acessível, negociava um preço fixo composto por refeição e bebidas à descrição ( importante na fase da adolescência ), cada um pagava a sua parte e do restaurante seguiam todos já bem encharcados para uma qualquer discoteca da capital ....

Os anos vão passando e a vida de adolescente findando. Partimos para outras conjugações.

Apôs a conclusão dos estudos vem o emprego, a saída de casa dos pais para o nosso próprio ninho, a independência concreta e bem real . Os Amigos, esses, muitos ficam pelo caminho mas a vida em compensação oferece-nos todos os dias outros com os quais partilhamos pensamentos, gargalhadas, discussões, alegrias , tristezas e juntos comemoramos datas importantes, partilhamos a nossa casa, partilhamos a nossa essência !

Com o passar dos anos começamos a ser mais selectivos em todas as coisas da nossa vida. Em termos de Amizade, o que no passado era relatado somente com uma palavra " amigos ", esta formatação transforma-se em vários ramos e passa a ser conotada de várias formas: Os Amigos com letra grande, os simplesmente amigos, os conhecidos, os colegas, os amigos das saídas, os amigos das férias, os amigos de amigos nossos, enfim ... Uma panóplia de ramos diferentes .


Quando chega o dia do nosso aniversário, sentimos um gosto especial por juntar os Amigos mais chegados em nossa casa e partilhar com eles a alegria de os receber da melhor forma possível ! É desta forma que o faço desde que tenho o meu espaço !

No outro dia fui surpreendido por um convite de aniversário de um amigo meu, feito via sms que dizia tão somente o seguinte: "... inicio da festa ás tantas horas, trazer ou uma bebida ou outra coisa qualquer.... " O copo de água que tem vindo a encher devagarinho nesse dia transbordou de vez. Ainda fiquei a olhar para a mensagem na tentativa de me acalmar e fingir que em nada me havia afectado, mas na verdade não consegui e a minha vontade era de responder de forma imediata se por acaso não quereria este meu amigo que eu lhe levasse também o bolo de aniversário! Já agora !!!!!!

Não se trata minimamente de uma questão de despesa ou trabalho referente ao pedido formulado, trata-se tão somente de uma questão de principio! de educação! de ética!

Não estou a falar de uma festa temática nem tão pouco de uma festa de comemoração geral que se resolve fazer em casa e na qual se pretende convidar um número gigantesco de amigos! Trata-se de uma festa de Aniversário onde deveria ser o próprio Aniversariante a ter o gosto de oferecer o anunciado repasto!

E poderão perguntar-me ? talvez o teu amigo esteja numa situação financeira complicada ?

E eu ai responderei: Das duas uma , ou não faz a dita festa, ou em vez de um jantar poderá sempre optar por um pequeno e simples lanche com chá e biscoitos! Afinal a principal razão da comemoração é reunir os amigos .

O que me incomodou foi a atitude, o princípio, e a forma como foi reproduzido! Até porque, quando sou convidado para casa seja de quem for, tenho como regra levar algo ao anfitrião, ( um vinho, umas flores, uns chocolates, um miminho qualquer ) .

Sei por antemão que este meu amigo ficou ligeiramente incomodado com a mensagem que lhe mandei posteriormente, mas os Amigos serve exactamente para dizerem o que pensam na hora certa!

A Amizade Sincera não tem Barreiras! Afinal, se não for sincero com os meus amigos vou ser com quem ?

8 comentários:

Anónimo disse...

É pena, mas parece que temos que começar a oferecer a esses amigos um livro da nossa estimada paula Bobone.

Anónimo disse...

De facto a amizade verdadeira não tem barreiras..., nem sequer a de comprar um bolo de aniversário a uma amigo, de lhe preparar uma festa surpresa ou de nos privarmo-nos de algo realmente importante para fazer o outro feliz. É esse o tipo de manifestações que celebra uma amizade genuína e que demonstra que gostamos a sério de uma pessoa; não pelo valor material duma oferta, mas pelo significado emotivo dum gesto.

Concordo que amigos AMIGOS, temos um em mil. Os restantes 999 que se dizem amigos, são, nomeadamente, aqueles que aparecem nos aniversários com um sorriso sarcástico, oferecem cheios de pompa e circunstância uma prendinha insignificante, enchem o bandulho como se não comessem há 15 dias, bebem como se o mundo fosse acabar, e se fôr preciso ainda saem a resmungar que a música estava uma merda, que o Whisky era péssimo e que a festa foi uma seca...

Meu caro, a verdadeira amizade é a vontade de ver o outro feliz, não a de nos vermos felizes a nós próprios.

Já paraste para pensar que a tua reacção a esse "terrível" convite envenenado, foi tudo menos uma manifestação de amizade, sobretudo quando se trata de um acontecimento tão especial como o de estares reunido com os que dizes serem os teus amigos?... A alegria do teu amigo aniversariante é assim tão insignificante que foi facilmente esquecida pela tua revolta em relação a um simples pedido de uma garrafa de vinho????

Dizes que é a atitude que conta... Já avaliaste bem a tua?

É assim tão chocante para ti oferecer o bolo de aniversário a alguém, só para ver essa pessoa contente?

Por estes motivos e mais alguns, não tenho duvida que te enquadras perfeitamente num daqueles 999 "pseudoqualquercoisa" que (coitados), por falta de formação ou por falta de referências, andam na vida com os valores todos trocados. Esses, escondem-se com frequência por trás de falsos moralismos, de criticas insensíveis e de sinceridades hipócritas para ocultarem, no fundo, a sua própria insignificância.

Não te esqueças que quando apontares o dedo a alguém, os outros 4 estarão virados para ti.

Anónimo disse...

Olá amigo marco, antes de mais parabens pelo blog pois acho que está fantástico! Acho mesmo que no mesmo o melhor é observar as criticas e apoios de quem te escreve !Devo dizer que concordo em absoluto contigo pois o que escreves é absolutamente tipico de quem não tem o minimo de chá como se costuma dizer!
Li também o comentário do b52, e na verdade fiquei admirado pois embora o discurso seja bem escrito não tem qualquer sentido em relação ao teu texto! ( o que considero na verdade um contacenso )
Tu no teu texto falas da questão de principio que se deve ter em algumas ocasiões, neste caso num convite de aniversario, e ele ( b52 ) fala da festa propriamente dita! Um disparate pegado é o que é !!!!!!!
Concordo contigo! Quando se convida alguêm em hipotese alguma se pede em anexo que leve isto ou aquilo! é falta de educação, de elegância, de principio, de atitude correcta!
E prezo o que dizes no teu texto também: " ...que em tempo algum aparecerias sem algo para oferecer..." É exactamente isso que dizem todos os manuais de boas maneiras!
Continua!

Anónimo disse...

tenho pena que certas pessoas não entendam o quanto é maravilhoso ter um amigo.... é perfeitamente normal que um amigo diga... vem e traz algo.... assim a vida não custas tanto... então eu sou um coração de ouro muitos bolos de aniversário eu ja ofereci aos meus amigos como prenda de anos e atá a data de hoje não me arrependo.... quando a cabeça de uma pessoa não tem juizo o corpo é que paga!!!!!!

Pede a Deus que nunca venhas a precisar desse amigo em que dizes o convite envenenado
lol

Anónimo disse...

Marco estás de parabês! E tens toda a razão!É triste verificar que existem pessoas que considerem normal pedir algo quando se deseja fazer uma festa de aniversário! Chega a ser triste!
Olha que rica politica!!! :-)
Leva-me a pensar que se fosse essa a minha conduta começaria a fazer festas em minha casa dodos os fins de semana, pois com o que sobraria ainda montava um mini mercado! quem não tem dinheiro, já tou como tu dizes ou não faz ou então oferece o que tem e mais não é obrigado!
Adoro os teus textos! Parabêns !

Anónimo disse...

há pessoas muito abusadas realmente, concordo contigo ! Eu pelo menos quando me ofereço para fazer um jantar ou até mesmo convidar para jantar algum amigo meu num restaurante! se eu convido obviamente que faz parte eu oferecer! O teu "amigo" precisa de umas lições de boa educação e ética !
A questão a meu ver nem passa principalmente por ter pedido algo mas sim pela forma como o fez !
E esta gente que concorda com ele no meu entender tem os parametros à cerca da amizade muito mal direccionados !Percebo o teu ponto de vista Marco , porque eu também sou assim e por isso mesmo levo mais a peito este tipo de situações

Sol disse...

Choquei... não vejo nada demais em convidar "amigos" pra uma festa e pedir que tragam a bebida ou uma outra coisa qualquer, pois o principal e estar junto de quem gostamos, sem demagogia, frescura, etiqueta e essa baboseira toda.
O importante é se divertir, se não dá pra bancar uma festa sozinho, porque hoje em dia a grana tá curta, então com a colaboração de todos dá e sobra... sem pesar pra ninguém, o importante é ser feliz, estar feliz junto de quem amamos, e os incomodados, que se afastem, com o tempo nem serão mais convidados...

Anónimo disse...

Nao gostei do seu pensamento, se fosse um estranho, mas era um amigo, eu mesma no inicio d julho fui a um niver de uma amiga e levei uma torta deliciosa, amigos sao para essas coisas. Dividir o pao, se vc tm e ele nao oq custa ajudar, tnho certeza q a festa seria muito agradavel e divertida.