O VIAJANTE

SOCORRO – SÃO PAULO
Socorro, no interior paulista, é uma das principais cidades voltadas à aventura do Brasil. O início da colonização de Socorro aconteceu no século XVI com Simão de Toledo Pizza. Ele não encontrou nenhum empecilho, já que os índios que lá moravam foram espantados pelos bandeirantes.
Até então Socorro estava submetida à freguesia e depois Vila de Atibaia. Foi quando Simão ganhou uma sesmaria, dando início ao Município de Socorro. Em 1829 foi erguida uma igerja homenageando Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Com isso a população cresceu aos arredores, dando um total de 94 casas e 556 habitantes.
Em 1883 Socorro foi elevada à categoria de cidade e em 1889 foi criada a primeira comarca sendo instalada uma instância logo no mesmo ano. Em 1945 foi elevada à Estância Sanitária.
Em 1978 Socorro passou a ser uma Estância Turística. Com oito modalidades diferentes de diversão, o turismo em Socorro pode ser dividido entre turismo de aventura, de compras, de água minerais, rural e histórico.
Ecoturismo
Socorro é uma cidade cheia de esportes de aventura espalhados por todos os cantos. Pode-se fazer de quase tudo nas águas, montanhas, trilhas e ares. Nas águas pode-se praticar rafting, aqua-ride (ou bóia-cross), canoagem e cachoeirismo. Os principais pontos para essas atividades são o Rio do Peixe e as cachoeiras.
Na terra o assunto gira em torno do rapel, da escalada, trekking e canyoning. Subindo tem duas formas de descer, uma de rapel e a outra de asa delta. Uma outra atração é a exploração de cavernas. Nada como entrar numa erosão natural apenas com uma lanterna.
Os que preferem uma diversão com equipamentos pesados podem se divertir com as diversas estradas para motocross e off-road. Suor e terra com toda a adrenalina.
Atrativos Culturais
Considerada um ponto de compras, Socorro agrada com passeios também por balneários e museus, fazendo da visita inesquecível mesmo sem aventura. Os balneários de Socorro atendem ao público com saunas completas, banhos de imersão, de espuma, forno de Beer, chuveiro agulha, infra vermelho e ducha escocesa.
As águas podem ser: radioativas, melhorando o Tônus Corporal, Hipotensora, ajuda a baixar a Pressão Arterial e melhora dos sintomas de tonturas, e dores leves de cabeça, Diurética, ajuda a aumentar o volume urinário, trazendo benefícios para rins e bexiga, Uricolíticas.
Também ajuda a dissolver e eliminar o ácido úrico e os cálculos renais fazendo diminuir as dores reumáticas, demais indicações, doenças crônicas de pele tipo alérgicas, diabetes, infecções intestinais e afecções ginecológicas.
Socorro também possui diversas fontes com poderes medicinais. Quem quiser um passeio mais cultural pode visitar o Museu Municipal, com fotos e documentos históricos, o Palacete da Cultura, com sua arquitetura européia e o Paço Municipal, onde agora funciona a prefeitura. Também é uma boa opção de passeio a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que nomeou a cidade

RENATO RUSSO - MAIS UMA VEZ

Renato Manfredini Júnior (Rio de Janeiro, 27 de março de 1960 — Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1996), mais conhecido como Renato Russo, foi um cantor, compositor e músico brasileiro, membro da banda Legião Urbana e do Aborto Elétrico.
É considerado um dos mais importantes compositores do rock brasileiro. Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico (1978), a qual durou quatro anos, e terminou devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos.Renato herdou desta banda uma forte influência punk que influenciou toda a sua carreira. Nessa mesma época, aos 18 anos, assumiu para sua mãe que era bissexual; em 1988, assumiu publicamente.
Em 1982, integrou a banda Legião Urbana. Nesta nova banda desenvolveu um estilo mais próximo ao pop e ao rock do que ao punk. Russo permaneceu na Legião Urbana até sua morte, em 11 de outubro de 1996.
Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro, Biquini Cavadão e 14 Bis.


ESPORTE RADICAL

SANDBOARD
Sandboard é um desporto que consiste em descer dunas de areia, com a utilização de uma espécie de prancha similar à prancha de snowboard, usada na neve.
Foi criado por volta do ano de 1986, em Florianópolis, Brasil. A idéia surgiu como uma alternativa para os surfistas nos dias em que o mar não estava bom para a prática do surfe.
No início, para descer pelas dunas eram utilizados pedaços de pranchas quebradas, de madeira e até papelão. Hoje em dia, o formato é bem parecido com o de uma prancha de snowboard e já existem materiais como a fibra de carbono, considerado o material mais avançado do mercado.
Nos últimos anos, o esporte tem tido um grande crescimento e vem atraindo cada vez mais um número maior de adeptos, principalmente após a veiculação de matérias na mídia. Atualmente, o esporte é praticado em vários países, como: Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Austrália e África.
Equipamentos do Sandboard


  • A Prancha: Sem dúvida o acessório mais importante para a prática do sandboard é a prancha. Adaptada do snowboard, ela possui um tamanho aproximadamente entre 1,20m e 1,70m de comprimento. É geralmente feita de madeira ou de fibra (de vidro ou de carbono), revestida na face inferior com uma placa de fórmica, aço inox ou plástico, o que permite um maior deslizamento. As presilhas, que aumentam o domínio sobre a prancha e auxiliam na hora da descida e das manobras.
  • Existem vários tipos de pranchas, uma delas é a de velocidade, que tem a parte da frente menor que a de trás, o que possibilita uma maior velocidade. Já a prancha de manobras tem borda nos dois lados, o que permite uma maior variação na hora da descida.
  • Deck: O deck é uma proteção de borracha que se coloca em baixo das presilhas, protegendo os tornozelos do impacto dos saltos. Eles ainda evitam que os pés escorregarem na hora da descida.
  • Vela: Sem as velas o sandboarder não consegue escorregar. Em contato com a areia, a vela faz com que a prancha deslize. Ela deve ser passada na parte inferior da prancha. Mas tem que tomar cuidado para não passar demais, pois ela pode ter o efeito contrário quando passada em excesso. Já existem velas com pó de grafite, que garantem uma maior velocidade. Outros atletas preferem utilizar o giz de cera, já que garantem que tem uma maior durabilidade.
  • Botas de Sandboard: As botas funcionam como as botas de esqui e snowboard e diminuem a chance do snowboarder torcer o tornozelo, além de darem maior estabilidade ao atleta.
  •  Capacete: Segundo o bi-campeão mundial e tri-campeão sul-americano, Digiácomo Dias, a utilização dessa proteção é fundamental. "O capacete evita maiores problemas em caso de queda e estará sempre te ajudando".

O VIAJANTE

LENÇÓIS MARANHENSES - MARANHÃO
Não existe nada comparável aos fascinantes Lençóis Maranhenses. O Pólo Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, este último sendo o principal portão de entrada para esta fantástica beleza natural.
Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, às margens do Rio das Preguiças, no Maranhão. São 155 mil hectares de paisagem deslumbrante, cheio de altas dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce, cujas águas variam entre os tons de verde e azul.
Os Lençóis Maranhenses assemelham-se um grande deserto, se não chovesse aqui 300 vezes mais do que no Saara africano. São estas águas que, aprisionadas entre as dunas, formam verdadeiros oásis tropicais, paradas obrigatórias para quem caminha nas dunas. Algumas lagoas chegam até a ter peixes.
As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável, sendo um raro fenômeno geológico formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza.
As lagoas mais conhecidas são as chamadas Lagoa Azul e Lagoa Bonita, famosas pelo seu encantamento e condições de banho.
Todas as manhãs, saem carros de tração 4x4 cheios de turistas levando para conhecer as Lagoas Azul, Bonita, da Gaivota, do Peixe entre outros. Opta-se por usar o transporte com capota ou sem.
Para chegar ao Parque Nacional, será preciso atravessar o rio Preguiça. O carro irá atravessar o rio ou em uma balsa primitiva, que é movida pela força humana, ou por uma movida a motor.
Após, o carro percorre uma trilha de terra, areia e riachos, verdadeira aventura, durante mais ou menos 1 hora. Chegando ao local, todos descem do carro de tração e o restante terá que ser feito a pé. Há uma duna alta para subir. No topo, a recompensa: chega-se ao céu.
A sensação é que morremos e chegamos ao paraíso. Os nomes das lagoas já dizem do que se trata: Lagoa Azul (lembra-se do filme?!) e Lagoa Bonita, de águas azuis e verdes. Para conhecer ambas, é melhor que sejam feitas duas viagens, ou seja, dois dias distintos, pois é muito cansativo fazer em um dia só.
São dunas a perder de vista, o cenário é dominado por dunas e lagoas de água doce. As grandes formações de areia alcançam até 40 m de altura e são geradas pela ação dos ventos que sopram constantemente do mar. O avanço continente adentro chega a 50 km e estende-se por cerca de 70 km de praias desertas.
Você encontrará belas imagens, ótimos cenários e uma água geladinha ao comparar com a temperatura altíssima do ambiente. Recomendamos levar muito protetor solar para que as queimaduras não estraguem o restante da viagem. Leve lanches e também uma máquina fotográfica, pois você irá querer ter aquelas imagens para sempre.
Aproveite suas férias, relaxando em um ambiente paradisíaco, preservando a natureza.

RAUL SEIXAS - TENTE OUTRA VEZ

Biografia
O cantor nasceu em Salvador, Bahia, em 1945. No início da década de 60, teve a sua primeira banda, Raulzito e os Panteras, que apesar de ter sido muito popular na região não obteve muito sucesso. Em 1972, participou do Festival internacional da Canção, evento realizado pela Rede Globo. A música "Let Me Sing Let Me Sing", chegou até as finais e essa exposição na mídia rendeu a gravação de “Ouro de Tolo” pela Philips.
O disco “Krig-Ha Bandolo!” trazia letras em parceria com Paulo Coelho e, após fundarem o movimento da Sociedade Alternativa, foram exilados para os EUA por serem considerados revolucionários pelo regime militar.
Em 1974, após o lançamento de "Gita", retornou ao Brasil e acompanhou o sucesso do trabalho, além de receber disco de ouro. Nos anos 70, gravou alguns hits, entre eles, "Há Dez Mil Anos Atrás", "Carimbador Maluco" e "O Dia em que a Terra Parou".
Na década de 80, Raul começou a apresentar sérios problemas de saúde, relacionado ao consumo de álcool, o que prejudicou de maneira visível sua carreira. Contudo, ainda gravou músicas inesquecíveis como"Metamorfose Ambulante", "Al Capone", "Mosca na Sopa", "Maluco Beleza", "Rock das Aranhas", "Cowboy Fora da Lei" entre outras.
Em 1988, iniciou uma parceria com Marcelo Nova, que resultou no último álbum inédito do Maluco Beleza, chamado “A Panela do Diabo”, lançado em 1989. Ainda neste mesmo ano, Raul teve sérios problemas de saúde devido ao álcool e faleceu no dia 21 de agosto. Mas seu grande sucesso não morreu, continua mais vivo do que nunca em suas canções.

ESPORTE RADICAL

ASA-DELTA
A Asa-delta é um tipo de aeronave composta por tubos de alumínio, que proporcionam a sua rigidez estrutural, e uma vela feita de tecidos, que funciona como superfície que sofre forças aerodinâmicas, proporcionando a sustentação da aeronave no ar. A origem deste nome, Asa-Delta, deu-se pela semelhança da letra grega, que tem forma de triângulo, com o fortado da asa desta aeronave.
A Asa Delta requer boas aptidões físicas e uma certa preparação intelectual, porque a sua prática exige do praticante um domínio perfeito de um grande número de conhecimentos, bem como dos seus próprios reflexos.
O espaço, o vento, a variação de posição colocam-no constantemente numa situação crítica que requer uma multiplicidade de aptidões e uma perfeita coordenação dos reflexos.
A idade minima varia de clube, para clube mas anda à volta dos 14 anos.
Para fazer Asa Delta deves saber respeitar a natureza e os seus elementos. Pois estarás, muitas vezes, a 2 mil metros de altura, desafiando a todo momento a natureza. Terás que saber reconhecer quando as condições metereológicas não estão propícias para o vôo e terás, ainda, que conhecer os teus limites.
O medo será sempre um forte aliado, impedindo-te de arranjar problemas. A maioria dos acidentes é provocada pelos próprios pilotos, por negligência, desafio das condições climáticas e desprezo às regras de segurança de voo. Antes de começares a praticar Asa Delta, deves aprender tudo o que vais precisar para evitar situações perigosas, nomeadamente condições metereológicas e como manobrar a Asa Delta.

O Equipamento
O equipamento básico consiste em:
asa delta
cinto de voo
pára-quedas de emergência
capacete
2 mosquetões
O equipamento completo não ultrapassa os 15 Kg, podendo ser arrumado numa mochila

O VIAJANTE

TEUTÔNIA - RIO GRANDE DO SUL
Os primeiro habitantes de Teutônia foram os indígenas, e a partir de 1824 colonizada por alemães precedentes de São Leopoldo, oriundos da região de Huntzruck. Foi emancipada de Estrela, em 24 de maio de 1981.
O nome de Teutônia tem sua origem etimológica de euto ou eutônico, adjetivos relativos aos alemães.
Teutônia conta com a Rota Vales e Montanhas - O Vale do Taquari reúne diversos atrativos e diferentes culturas: Portuguesa, Alemã e Italiana, com sua rica gastronomia e costumes.
Muitos atrativos como: Antick Haus Bergmann - Antiga casa comercial dos Bergmann construída em 1895 (107 anos). Nela encontram-se antigos documentos do armazém e vários objetos antigos; Caprinocultura Kreimeier - Também conhecida como Vale Saudável. Nessa propriedade você poderá conhecer um pouco mais sobre a caprinocultura leiteira e visitar o Horto Medicinal que tem mais de 100 espécies de ervas entre medicinais, tóxicas e ornamentais; Casa Enxaimel dos Altmann - Esta é uma típica casa enxaimel construída em 1881 (mais de cem anos) que, inclusive, consta no brasão da bandeira do município, sendo um cenário especial para fotografias; Centro Administrativo; Champy Empreendimentos - Nesta propriedade você irá conhecer as particularidades da produção de variadas espécies de cogumelos comestíveis. No local também são comercializados cogumelos frescos e processados, kits para consumo doméstico e blocos para produção comercial; Complexo Turístico do Colégio Teutônia - A única escola agrícola na região e a primeira em qualidade no estado, tem como parada obrigatória o Teuto Brik (Feira permanente de Produtos Agroecológicos) e um passeio pelo Horto Ackleia (horto medicinal), floricultura, ovinocultura e a única estação agroclimatológica do Vale; Comunidade Típica Alemã - Contempla uma igreja em estilo gótico, uma escola comunitária, campo de futebol, sociedade cultural, cemitério, além da única sociedade de tiro ao alvo da região; Engenho Quatro Ventos - Propriedade rural que mostra para os visitantes o processo de fabricação de aguardente artesanal, melado e açucas mascavo. Também são produzidos derivados de cana. Oferece degustação da verdadeira cachaça artesanal, produzida com os mesmos processos de antigamente; Floricultura Musskopf -Resgatando as tradições locais através do artesanato, a Família Musskofp oferece lembranças do município de Teutônia, como a casa enxaimel bordada, o sapato-de-pau e diversos trabalhos manuais. No local você pode acompanhar todo o processo de produção de flores, folhagens e plantas ornamentais; Homem do Sapato de Pau; Lagoa da Harmonia - Situada a 593m de altitude, é cercada por um verde exuberante, tem 8 hectares de água límpida e perene. Esta lagoa represada deu origem a primeira hidrelétrica do município e esta, por sua vez, deu origem a cooperativa de eletrificação. Além da infra-estrutura das cabanas, apartamentos e um belíssimo restaurante, poderão ser feitos passeios de pedalinho, trilhas ecológicas, vôos de asa delta e paraglider, trilhas de jeep e subida ao mirante de onde pode-se avistar o Vale do Taquari e os três bairros que formam o município (Teutônia, Languiru e Canabarro); Pesque-Pague Stalhoffer - Neste empreendimento turístico de lazer, além de participar da feira do peixe, tem-se a opção de pescar artesanalmente em açudes, andar de pedalinho,degustar um bom peixe frito e realizar passeios pela propriedade, que mantém as características de um sítio na área rural; Sítio Soll Cogumelo - Trata-se de propriedade rural que apresenta todo o processo de produção, cultivo e industrialização de cogumelos, que são um importante complemento alimentar.

CASSIA ELLER - MALANDRAGEM

Biografia
Carioca, filha de militar, Cássia Eller nasceu em 10 de dezembro de 1962. Morou em várias cidades do Brasil, mas foi em Brasília, aos 18 anos, que decidiu seguir a carreira de cantora. Começou a cantar em coral, fez testes para musicais e trabalhou em duas óperas.

Foi cantora em um grupo de forró, cantou frevo, tocou surdo numa escola de samba e participou do primeiro trio-elétrico de Brasília, o Massa Real, por dois anos, mas nunca negou que sua grande vontade era ser cantora de ópera.
Em 1990, Cássia grava uma fita demo com a música “Por Enquanto” enviado para a gravadora Polygram, a qual contrata a cantora e, no mesmo ano, lança seu primeiro disco: “Cássia Eller”.
Foram, ao todo, 10 discos e uma carreira de 12 anos, interrompida em dezembro de 2001 pela morte da cantora aos 39 anos. Cássia deixou um filho, Francisco, sua companheira Eugênia e uma legião de fãs saudosos de sua voz única.

ESPORTE RADICAL

BUNGEE JUNPING
Segundo uma lenda, tudo começou na em Pentecost, uma ilha do Pacífico Sul, quando uma mulher traiu o seu marido e teve de arranjar maneira de fugir dele. Para isso, subiu à árvore mais alta que encontrou com uma videira amarrada aos tornozelos. O marido foi atrás dela mas não conseguiu apanhá-la porque ela saltou da árvore. Como estava presa pelos pés, nada lhe aconteceu. O mesmo não se pode dizer do marido que saltou atrás dela mas... sem videira!
Ao que parece, a moda pegou e os homens da região começaram a saltar de torres construídas por eles. Não se sabe bem porquê, mas a tradição manteve-se.
A partir daí, o bungee jumping passou a ser considerado um desporto radical e tem já milhares de adeptos por todo o mundo.

Equipamento
Como qualquer outro desporto, o bungee jumping utiliza um equipamento próprio. Além das presilhas, engates e cintos, que são também utilizados na prática do alpinismo, o bungee jumping utiliza cordas elásticas, cordas essas que são essenciais para a segurança e o sucesso do salto. Existem quatro tipos de cordas, que variam consoante o peso da pessoa que vai fazer o salto. Todas as cordas têm um tempo de vida útil de aproximadamente 1200 saltos. Depois de alcançarem este limite, são imediatamente substituídas.
As cordas são testadas e aprovadas para aguentarem até 4000 kg. Entrelaçada no seu interior, têm uma corda de nylon com capacidade até 2500 kg, que tem aproximadamente um metro a mais de comprimento do que a corda elástica esticada, o que torna o salto mais seguro, uma vez que, se a corda elástica se romper, há ainda a de nylon.
Algumas das empresas que organizam este tipo de saltos utilizam também um colchão de ar que é colocado no chão para maior segurança.

Onde Praticar
Apesar de os mais afoitos insistirem em saltar de pontes e torres, essa prática, além de proibida, é muito perigosa. Por isso, além dos locais apropriados que as várias empresas de saltos propõem, o bungee jumping também pode ser praticado em feiras ou exposições, onde a torre e o guindaste são armados por uma equipe treinada e com todas as condições de segurança.

O VIAJANTE

FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO - ALAGOAS
O encontro das águas do Rio São Francisco com o mar de Alagoas ganha a moldura de dunas douradas, formando um delta com coqueiros e imensas lagoas de águas azuis. O passeio à foz é feito de barco e dura cerca de 45 minutos, partindo do vilarejo de Piaçabuçu, a 130 quilômetros de Maceió.
Chegando no encontro do rio com o mar, as embarcações ficam ancoradas por uma hora, tempo estabelecido pelo Ibama para cada visita ao delta. Aproveite o tempo para subir e descer correndo pelas dunas, nadar nas lagoas e apreciar cada paisagem, que muda quase que diariamente em função das marés. Depois do passeio à foz, visite a encantadora cidade histórica de Penedo, a 30 quilômetros de Paiçabuçu. Entre as atrações, um belo casario e construções históricas bem preservadas, como o conjunto barroco formado pelo Convento de São Francisco e Igreja de Nossa Senhora dos Anjos (1759), a bela e aconchegante Igreja de Nossa Senhora da Corrente (1765) e o Teatro Sete de Setembro (1865), primeiro teatro alagoano. O pôr-do-sol nas águas do Velho Chico, apreciado do antigo Forte da Rocheira, é inesquecível.

CAZUZA - EXAGERADO

Biografia
Cazuza nasceu no Rio de Janeiro, em 1958, e foi batizado como Agenor de Miranda Araújo Neto. Era filho de um produtor da Som Livre e da costureira Dona Lucinha. Desde pequeno, conviveu com a música através dos artistas que seu pai recebia em casa. Mas foi só depois de um curso de teatro que o cantor percebeu o que realmente lhe completava: cantar.
Foi indicado a uma banda que procurava um vocalista, tornando-se integrante do Barão Vermelho, que lhe consagrou como o poeta do rock. Com o grupo, gravou 4 CDs e lançou sucessos como "Todo amor que houver nessa vida", “Pro Dia Nascer Feliz” e “Bete Balanço”.
Em 1985, lança seu primeiro álbum solo chamado “Cazuza / Exagerado”, fazendo da faixa-titulo um sucesso. O próximo disco, “Só Se For a 2”, assumiu uma postura mais séria e profissional do cantor conhecido por seu comportamento escandaloso, e estourou com "O Nosso Amor a Gente Inventa (estória romântica)".
No dia 7 de julho de 1990, Cazuza morre devido a um choque séptico causado pela AIDS. Após sua morte, foram lançados mais dois álbuns “Por Aí”, com músicas gravadas mas não lançadas nos discos anteriores, e um disco ao vivo gravado durante a turnê de “Se Se For a 2”.

ESPORTE RADICAL

ESPORTES RADICAIS
são termos usados para designar esportes com um alto grau de risco físico, dado às condições extremas de altura, velocidade ou outras variantes em que são praticados.
Para que um esporte radical seja bem sucedido, é preciso levar em conta o que é preciso, pois há varias coisas que são necessárias, um exemplo é o condicionamente físico, o estado mental, equipamentos e a alimentação, esses são os fatores mais importantes.
A definição de esporte de aventura surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando foi usado para designar esporte de adultos como o skydiving, surf, alpinismo, montanhismo, pára-quedismo, hang gliding e bungee jumping, treeking e mountain bike, que antes eram esportes praticados por um pequeno grupo de pessoas, passou a se tornar populares em pouco tempo.
Uma característica de atividades semelhantes na visão de muitas pessoas é a capacidade de causar a aceleração da adrenalina nos participantes. De qualquer forma, a visão médica é que a pressa ou altura associadas com uma atividade não é responsável para que a adrenalina lance hormônios responsáveis pelo medo, mas sim pelo aumento dos níveis de dopamina, endorfina e serotonina por causa do alto nível de esforço psíquico. Além disto, um estudo recente sugere que haja uma ligação para a adrenalina e a "verdade"” dos esportes radicais. O estudo define os esportes radicais como um lazer ou atividade recreativa muito agradável, mas se tiver uma má administração poderão gerar acidentes e até a morte do praticante. Esta definição é designada para separar anúncio comercial que exagera na descrição dos fatos e "aumenta" a atividade realizada. Outra característica das atividades rotuladas é que elas tendem serem de preferência individuais do que esportes de equipe. Os esportes radicais podem incluir ambas atividades competitivas e não-competitivas.
Muitos participantes quase não sabem de todas as atividades que os esportes radicais compreendem. O mais apaixonado purista, o rótulo dos praticantes dos esportes radicais, não combina com a realidade, porque eles não competem para ganhar "qualquer coisa". De forma mais grave, os esportes radicais são freqüentemente rotulados como culpados por estereotipar os participantes desta atividade como estúpidos, impulsivos, e às vezes suicída.
Alguns dos esportes já existem há décadas e são proponentes de gerações de momento, algumas dão origem a personalidades bem conhecidas. A escalada tem gerado nomes reconhecidos publicamente como o Edmund Hillary, Chris Bonington, Wolfgang Gullich e mais recentemente Joe Simpson. Outro exemplo, de esporte radical que originalmente foi inventado séculos atrás foi o surf e o bungee jump, ambos criados pelos nativos havainos como forma de "teste" entre os homens da aldeia.

O VIAJANTE

PARAÍSO DO TOCANTINS - TOCANTINS
Paraíso do Tocantins é um município do estado do Tocantins na Região Norte do Brasil. Situada no Vale do
Araguaia, Paraíso é o portal de entrada para as belezas naturais da Região dos Lagos e a Ilha do Bananal, sendo ainda importante meio de acesso através da BR-153 (Belém-Brasília), a Capital, Palmas, e ao Pólo
Ecoturístico do Jalapão. A cidade apresenta uma das melhores infra-estruturas turística do Estado, dispondo de rede hoteleira, casas noturnas, bares, restaurantes, serviços e comércio em geral. A própria sede do município tem seus pontos turísticos, como a vista panorâmica da Serra do Estrondo. Além do turismo a cidade possui uma forte economia, centrada na Agropecuária e Comércio, estando entre as cinco maiores do Estado.
Paraíso do Tocantins possui diversas opções de Turismo, tendo maior força o Turismo de Negócios e Eventos.

      • Serra do Estrondo
A exuberância da mesma proporciona aos turistas uma ótima oportunidade de unir ecoturismo e desenvolvimento sustentável.
     • Palácio da Cultura Cora Carolina
     • Museu João Batista de Brito
     • Igreja Matriz São José Operário
     • Crescimento Comercial e Industrial
Referência comercial do Vale do Araguaia, Paraíso possui um polo comercial e industrial em franca expansão. Possui atualmente o Parque Agroindustrial (PAIP) e o Parque Industrial Álvaro Milhomem (PIAM) repleto de empresas que ajudam a fomentar e desenvolver a economia local. Além disso, as Avenidas Castelo Branco e Bernardo Sayão possuem um comércio forte, englobando diversos ramos comerciais, sendo alguns referência no setor no Estado do Tocantins.