quinta-feira, 25 de agosto de 2011

FALECEU EM FORTALEZA Jauro Gurgel Escritor da ACALANTO

(AS 14:00hs de 25/07/2011)
CAROS AMIGOS,


É com imenso pesar que recebemos a triste noticia da morte do escritor, jornalista e professor, JAURO JOSE STUDART GURGEL,


OCORRIDA hoje em Fortaleza CE.


Ainda não sabemos os detalhes do falecimento. Estamos tentando entrar em contato com os familiares.
 
(as 19:00h)
 
Vítima do Período Militar, onde perdeu inclusive um dos dedos através de tortura, o escritor Jauro Studart Gurgel, era muito conhecido e estimado na cidade de Araguaína. Um dos pioneiros do jornalismo alternativo na cidade.


Professor, escritor, militante do PMDB da área mais revolucionária do Partido, faleceu na manhã desta quinta feira, 25, em Fortaleza(CE) , cidade onde passou a morar nos últimos três anos após receber indenização e aposentadoria do Governo Federal pelo crime de tortura a época do governo ditatorial.

Na Capital cearense Jauro Gurgel adquiriu alguns imóveis como investimento enquanto procurava se tratar de um câncer.

CONHEÇA O ESCRITOR JAURO:.


JAURO JOSÉ STUDART GURGEL, de Acaraú, Ceará, 11.12.1945, escreveu, entre outros, “ARAGUAÍNA- 40 ANOS” (1958/1998), “COSMORAMA” (POESIAS E CRÔNICAS), sem dados biográficos no livro e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via texto publicado, com apresentação de Valéria Sueli. Livro publicado em 1986 quando o autor era aluno de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Araguaína, no Estado de Goiás, hoje Tocantins.

Filho de Benjamin e Olga Studart Gurgel. Após os estudos primários em sua terra natal, foi para Fortaleza onde concluiu o colegial e científico. Casado com Elineusa Lima Pereira. Mudou-se para Araguaína, Goiás, hoje Tocantins, em 1981. Professor de Literatura do Colégio Pré-Universitário de Araguaína. Docente do Colégio Estadual polivalente Castelo Branco, da antiga “LIVRE-NOS DEUS”, hoje Araguaína. Em 1983, mediante concurso público, tornou-se professor da rede estadual de ensino.

Foi editor de jornais como “O PROGRESSO” e “O GRITO”. Exerceu o cargo de ASSESSOR DE IMPRENSA da Câmara Municipal de Araguaína, bem como Diretor de Jornalismo da antiga Televisão Aratins, Canal 13. Escritor. Poeta. Educador. Ensaísta. Pesquisador. Intelectual. Ativista. Visionário. Produtor Cultural. Cronista, Contista. Idealista. Membro de diferentes instituições sociais, culturais, de classe, entre as quais, Associação dos Escritores de Araguaína. Encontra-se na ESTANTE DO ESCRITOR TOCANTINENSE, da Biblioteca Pública do Espaço Cultural de Palmas.

Outras obras do autor:

Imguinorapulis
A história das copas
O vendedor de ovo de égua

com informações do Dicionario Biobliografico do Tocantins de Mario Martins e ACALANTO

2 comentários:

  1. Grande amigo!! Vai fazer muita falta! Que honra foi fazer parte do seu ciclo de amigos, tantos finais de semana junta a sua família, Thiago meu amigo, Dona Elineuza uma pessoa ótima! Receber seus incentivos aos meus trabalhos com musica, e na vida, e foi uma honra se escolhido para criar a capa do que venho a ser seu ultimo livro "O vendedor de ovo de égua" eu o admiro para sempre, por muitos motivos, mas o principal sua humanidade, simplicidade, humor e inteligência!! DEUS O TENHA ETERNAMENTE!! (Gleidson Brito)

    ResponderExcluir
  2. Jauro Gurgel viverá para sempre nos corações daqueles como eu, que tiveram o privilégio de compartilhar de sua amizade. Sua alegria contagiante deixará saudades. mas fazer o quê? Agora, Jauro se transformou numa estrela e, de lá de cima, fica brilhando, brilhando... ensinando-nos a lição de que a vida é bem mais do que os nossos olhos possam ver.

    ResponderExcluir