Dragão de Komodo



Nome Popular: Dragão de Komodo ou Crocodilo da Terra
Nome científico: Varanus exanthematicus
Onde vive: Habita na ilha de Komodo na Indonésia e em outras pequenas ilhas ao redor
Tamanho: De 3 a 3,5 metros
Peso: 120kg
Filhotes por gestação: De 20 a 30 ovos, eles eclodem cerca de um mês após


Status Gerais:




















Esse animal é um lagarto muito especial, para caçar, possuem uma enorme quantidade de bactérias em sua saliva, tornado-a tóxica. Ele embosca a presa e morde em qualquer parte que alcance no animal e, como se houvesse uma associação entre eles, as bactérias matavam a presa em questão de apenas alguns minutos.
Para ter mais chance em conseguir alimento, mesmo que não seja ele quem, tenha provocado a morte, ele conta com um ótimo olfato que tem um alcance para sentir cheiro de animais mortos ou doentes em até 10 metros de distancia. Eles não só caçam suas presas, preferem uma vida mais fácil de carniceiros, na maioria das vezes.
Para cheirar eles usam a língua, colocando para fora e depois voltando, como se experimentasse o ar para sabe os diferentes odores ao redor.
Quando mais de um dragão chega a mesma presa, ela é dividida do dragão que é o maior e mais forte aos outros que são menos. As presas favoritas deles são búfalos, javalis, cervos, cavalos e macacos.
Esses animais têm uma forma de reprodução muito incomum. Eles são sexuados e assexuados, ou seja, pode haver a fertilização do macho para novas crias, ou as fêmeas são capazes da autofertilização, botando ovos viáveis sem contato com o macho.
Quando os filhotes nascem, não tem os seus "pais" para cuidarem deles, muito pelo contrário, sempre tem de estar atento para não virar lanche de um adulto, os pais não tem o instinto de paternidade, por isso não são todos os lagartos que vão continuar o ciclo de vida desses grandes animais.
Para comer suas presas quando são muito grandes a ponto de não caberem de uma vez em sua boca, eles rasgam a carne e engolem de uma só vez, porque não possuem dentes para mastigar a carne.
O Dragão de Komodo é uma espécie que está na Lista Vermelha de União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Na natureza há em média apenas cerca de 5000. O estado de conservação da espécie deve-se a atividade vulcânica, terremotos, perda de habitat e incêndios, diminuição do número de integrantes de suas presas diminuto, turismo e caça furtiva, embora o comércio de peles ou da própria espécie seja ilegal.
Provavelmente os eles vão acabar por ficar acostumados com a presença humana, pois turistas sempre que passam por lá dão-lhe algumas carcaças.
Apesar de ser muito raro os casos de ataques à humanos, os dragões são conhecido por matar humanos. O primeiro ataque fatal registrado a mais de 30 anos foi em 2007 quando um dragão matou uma criança de 8 anos.
Apesar da parte ruim de sua reputação, pois é muito famoso em cativeiros em zoológicos, esse animal é de extrema importância para o ecossistema. Na Austrália onde uma das sub espécies foi extinta houve uma falta desse animal por lá, pois até um dos biólogos australianos deu a idéia de introduzir o gênero Varanus para "ficar no lugar" do extinto, no entanto pediu muita cautela ao fazê-lo.
Não importa qual seja o animal, todos são muito importantes para o Reino Animal, por isso vamos ajudar a salvá-los. Desde uma pequena ação para isso já é de grande valor!

2 comentários:

Anônimo disse...

Foi o melhor q eu achei o mais resumido
Parabens continuem assim !!!!....

Anônimo disse...

excelente!!