sexta-feira, 6 de março de 2009

A CULTURA DA BATATEIRA - SOLUÇÕES BAYER

A Bayer apresenta um conjunto de soluções para utilização na cultura da batateira, de forma a combater os problemas que a afectam.
  • NEMÁTODOS- Solução: Mocap

- Incorporar a 10-20cm de profundidade antes da plantação;

- Rega após a aplicação, é de extrema importância, dado tratar-se de um produto granulado.

  • RIZOCTONIA - Solução: Monceren

- Identificação da doença: murchidão generalizada da cultura, raízes com necroses (com enfeltrado branco); formação de raízes adventícias; batatas com calibre irregular; crostas superficiais nos tubérculos.

- Imersão da batata em 1,5-2,0Lts Monceren/100Lts água, durante 3min. Secar os tubérculos à sombra. Pode-se optar por uma pulverização dos tubérculos 1lt. Monceren/ton. batata.

* Pode-se fazer uma mistura de Monceren com Mancozan.

  • INFESTANTES: Solução: Artist (início da cultura)

- Trata-se de um herbicida residual, por isso só deve ser aplicado no início, com infestantes com 1 ou 2 folhinhas.
- Controla gramíneas (cabelo de cão...) e dicotiledóneas (erva-moira, fogueira do inferno...).
- Elevada persistência: 1,5-2 meses.
- Condições para uma maior eficácia: Rega antes e depois da aplicação; não existir torrões no solo; dose certa consoante as características do solo (solos mais argilosos- 2Kg/ha; solos mais arenosos- 1,5Kg/ha).

  • INFESTANTES: Solução: Sencor (aplicação possível com a cultura já desenvolvida)

- Trata-se de um herbicida de contacto.
- Dependendo da variedade entre 400-700gr./ha.

  • INFESTANTES: Solução: Targa Gold

- Trata-se de um herbicida selectivo.
- É o único que controla cabelo de cão (poa), quando tem até 3 folhinhas- 3lts./ha. Para a milhã deve ser aplicado com 1-2folhas- 1lt./ha.

  • FUNGICIDAS: ANTI-MÍLDIO- Soluções: Tatto, Milraz, Miltrat, Milraz Cobre, Melody Cobre, Mancozan, Antracol.

- Tatto: é um fungicida sistémico, líquido (maior facilidade de utilização). Tem duas subst. activas: o mancozebe e o propamocarbe. O propamocarbe inibe o ciclo do míldio tornando-o cerca de 10 vezes menos perigoso. Também tem uma acção curativa (2-3dias).Tem uma rápida absorção: 1h.

- Miltrat, Milraz, Milraz Cobre, Melody Cobre: são fungicidas penetrantes. Os três primeiros produtos têm como substância activa o simoxanil. O Melody cobre é mais utilizado no fim da cultura.

- Antracol, Mancozan- são fungicidas de contacto.

  • INSECTICIDAS: ESCARAVELHO: Soluções: Calypso, Decis, Confidor Otec, Confidor Classic.

- Calypso- Insecticida sistémico;

- Confidor- Insecticida sistémico, ataca as pragas que estão nas nervuras (Confidor Classic); o Confidor O Teq ataca também as pragas que estão nas internervuras.
- Decis - Insecticida de contacto, mais eficaz para as lagartas. Deve aplicar-se ao fim do dia, porque as lagartas são noctuídeas.

  • EPITRIX NA BATATEIRA- Nova praga identificada na batateira!! Ataca no início da cultura, aparecem mordeduras nas folhas.



- Tubérculos com galerias sub-epidérmicas causadas pela alimentação das larvas, num traçado sinuoso em forma de “arabescos”. Os estragos, normalmente superficiais e bem cicatrizados, podem ser removidos pelo descasque. A sua aparência pode originar a rejeição dos tubérculos por parte do mercado!

  • HERBICIDA: BASTA S

- Deve ser aplicado pela manhã, após o orvalho desaparecer. Isto porque, só funciona com a luz!!

- Pode funcionar como secante 14 dias antes da colheita.

  • ÁCAROS (aranhiço-vermelho...)- Solução: Evidor

- Funciona por contacto (s.a. spirodiclofena). Actua nas gorduras (lípidos) dos ácaros, afectando-lhes a armadura bocal, impedindo que se alimentem.
- Controla as formas móveis e ovos.- Elevada persistência!! Suave para os auxilares!!-Intervalo de segurança: 14 dias, para todas as culturas.

Sem comentários: