OPALA - A grande Familia

em segunda-feira, 5 de julho de 2010

Esse post inicia as 3 postagens de hoje.
Como scratch-man modelista, sempre me foi solicitado fazer este ou aquele modelo. Alguns são campeões de pedido, dentre os quais o Opala. Muitos outros estão habitando folhas de papel mimimetrado em que porém, ganharem dimensões concretas é um passo um pouco mais longo. Não pela dificuldade prática, mas pela viabilidade econômica. Os custos dos materiais somado ao tempo despendido para o desenvolvimento de um projeto, raramente trás rentabilidade, quando muito, um valor entre o verde e o vermelho. Melhor seria dedicar-se a produções mecanizadas (em cortes laiser e tal) de construções civis, com vultuosos valores.

Mas...paixão é paixão...e cega. (sic)

O modelo abaixo, foi apresentado na convenção de plastimodelismo do GPPSD tendo recebido premiação, o mesmo acontecendo quando da participação no evento da loja Model Point*(vide posts abaixo).
Totalmente em Plastico, na escala 1:25, reproduzia o primeiro stock car com carenagens revestindo a carroceira original.
Para a produção do modelo, foram utilizados de kit, rodas tipo Mangels, herdadas de um kit do corvete Gasser, volante esportivo...(sucata de...sabe deus de onde..), para brisa da ferrari 250SWB e uma copia do motor chevrolet 6 cilindros (chevrolet 51) comprado na loja Kit Center, em São Paulo( também extinta).
De resto..pneus..suspenção, molas, travessas, bandejas, amortecedores, assoalhos, roll-bar...adesivos (com letra set!!!).
Para fazer o modelo, construí a carroceria standart do opala, sem os paralamas dianteiros, porem com as cavernas do mesmo, que são a parede interna do cofre do motor. Depos passei a recobrir o carro, tal como o modelo real, com os apendices aerodinamicos. A porta e o capo, como visto na foto, são retiraveis.
Tomei o preciosismo de colocar os fios de ignição na ordem de ignição correta, como do modelo real, a partir do distribuidor. Peças como bomba d´agua, correias, coletorres, reservatorio de respiro do óleo do motor...tudo feito conforme o modelo real.
A peça, unica, ficou linda, e hoje deve ainda habitar a 'garagem' do Caruso (da auto & tecnica).
Pena que restou apenas uma foto.



Abaixo, fotos dos embriões do projeto familia Opala:

Em segundo plano o monobloco do modelo 92.
Em primeiro plano, o monobloco do coupe, de carroceria "fast back".


Os modelos, em estireno, estão recebendo alguns enxertos de massa plastica devido a curvilínea linhas do modelo GM.


Um curto, sim, trabalho ainda deverá ser despendido para o acabamento e finalização das linhas, que as gerais já estão ok.


O modelo 4 portas não terá mecânica, a princípio, em que a ênfase maior reside no modelo coupe devido a sua extensa participação no automobilismo.

Não, a traseira não está curta. O que falta é um 'pedaço' que define o ano/modelo da linha, que nos modelos a partir de 80 apresentavam inclusive a emenda dos paineis de chapa.

Um projeto delicioso de estar sendo desenvolvido, sempre com carinho, e que ficara na gaveta devido a muita especulação alheia...e que, no caso de algum inafortunado lançamento de um modelo satisfatoriamente a contento dos apreciadores, sepultaria todo o empenho que teria dedicado.
É muito triste dedicar-se com esmero em reproduzir com máximo de fidelidade propiciado pela relação custo/viabilidade/qualidade e 'algum qualquer' (não tenho pudor em dirigir-me assim, porque vejo verdadeira 'violencia' com o que é feito com alguns modelos que são vendidos intitulados como miniaturas...que para mim não passam de carrinhos de 'padaria' levemente melhorados), abusando da paixão dos aficcionados.
Espero conseguir chegar até o final desse projeto.
abraço

2 comentários:

  1. muita força e parabens pelo belissimo trabalho.

    Pago o que for pelo seu trabalho concluido.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. olá amigo sou customizador tbm e moro em campinas-sp e andei bisbilhotando seu site e fiquei maravilhado com as imagens que vc postou e gostaria de trocar idéias com vc pois todo modelo nacional é dificil conseguir algo p vc colocar na prateleira pois algo como arpra hot wheels e os classicos nacionais,vc percebe que falta coisa ainda e caso vc possa entrar em contato meu e-mail é sany_nery@yahoo.com.br e vc está de PARABÉNS com as suas peças!!!

    ResponderExcluir

FACEBOOK



Topo