sexta-feira, 27 de junho de 2008

Métodos quantitativos e métodos qualitativos

Reflectindo...

Antes de escrever algo sobre as características dos métodos qualitativos e dos métodos quantitativos, permitam-me que partilhe convosco a perspectiva de Reichardt et Cook (1986,29), autores que entendem que o investigador para melhor resolver um problema de pesquisa, pode combinar atributos dos dois métodos.
Assim, para estes autores, as características usualmente atribuidas aos paradigmas que os suportam, são as seguintes:

O Paradigma qualitativo...

- Advoga o emprego dos métodos qualitativos;
- Revela fenomenologismo e verstehen ou seja interessa-se em compreender a conduta humana a partir dos pontos de vista daquele que actua;
- Defende/utiliza uma observação naturalista e sem controlo;
- É subjectivo;
- Está próximo dos dados;
- Fundamenta-se na realidade e é orientado para o processo;
- É orientado para a descoberta, exploratório, holístico, expansionista descritivo e indutivo;
- É válido (dados reais, próximos, ricos e profundos);
- Não é generalizável (estudo de casos isolados);
- Assume uma realidade dinâmica.

O paradigma quantitativo:

- Advoga o emprego dos métodos quantitativos;
- Ancora-se no positivismo lógico ou seja procura as causas dos fenómenos sociais, prestando escassa atenção aos aspectos subjectivos dos indivíduos;
- Exige uma medição rigorosa e controlada;
- É objectivo e orientado para o resultado;
- É orientado para a comprovação;
- É inferencial e hipotético - dedutivo;
- É fiável (dados sólidos e repetíveis);
- É generalizável (estudo de casos múltiplos);
- Assume uma realidade estável.

Reportando-me agora aos métodos, penso que é importante diferenciar método de técnica. Neste contexto e segundo Ana Maria Marañano, por método entende-se a ordenação das acções, a estratégia. Indica o que fazer. Já a técnica é a instrumentalização específica de cada etapa definida pelo método; é a táctica e indica como fazer.

Posto isto, direi em linhas gerais, que nos métodos qualitativos, os investigadores tendem a analisar a informação de uma forma “ indutiva”. Desenvolvem conceitos e chegam à compreensão dos fenómenos a partir de padrões provenientes da recolha de dados. Não procuram a informação para verificar as hipóteses. Têm em conta a “ realidade global” ou seja os indivíduos os grupos e as situações não são reduzidos a variáveis, mas sim vistos como um todo, sendo estudado o passado e o presente dos sujeitos de investigação. Estes métodos são naturalistas e humanísticos e descritivos – a fonte directa de dados são as situações consideradas naturais. Os investigadores interagem também com os sujeitos de uma forma “natural” e sobretudo discreta, são pois sensíveis ao contexto. O significado tem uma grande importância. Os investigadores procuram compreender os sujeitos a partir dos “ quadros de referência” desses mesmos sujeitos.

Em relação aos métodos quantitativos, creio ser relevante referir que a sua utilização está essencialmente ligada à investigação experimental ou quasi-experimental; que requerem a observação de fenómenos, a formulação de hipóteses explicativas desses mesmos fenómenos, o controlo das variáveis, a selecção aleatória dos sujeitos de investigação (amostragem), a verificação ou rejeição das hipóteses mediante uma recolha rigorosa de dados que serão posteriormente sujeitos a uma análise estatística e uma utilização de modelos matemáticos para testar essas mesmas hipóteses.
O objectivo é a generalização dos resultados a uma determinada população em estudo a partir da amostra, o estabelecimento de relações causa - efeito e a previsão de fenómenos. Implicam uma revisão da literatura e a elaboração de um plano de investigação estruturado com os objectivos e procedimentos indicados pormenorizadamente.

Fontes : Marañano, A. M. (2004) Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo.
Carmo, H. & Ferreira, M. (1998)Metodologia da Investigação: guia para a auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.

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