domingo, 14 de novembro de 2010

Sapateira o que foi e o que hoje é .

A Sapateira é uma pequena terra, que fica situada na margem direita da Ribeira Teja, pertence à Freguesia da Prova, Concelho de Mêda, Distrito da Guarda e Diocese de Lamego. Tem uma pequena Capela onde a Padroeira é Nossa Sr.ª do Pranto. A Sapateira tem à sua volta cinco quintas muito  importantes: Quinta do Vidoeiro, Quinta da Mata, Quinta do Folecho , Quinta da Preta,  Quinta da Roicha e Quinta do srº Nuno.  Estas quintas eram em outros tempos o sustento de muitas famílias, pois as famílias eram muito numerosas e os pais mandavam os seus filhos, para estas quintas ou para as Aldeias mais próximas, como criados não ganhavam nada simplesmente pelo sustento.

As casas da Sapateira tipicamente Beirãs eram pequenas onde viviam famílias numerosas, estão neste momento todas reconstruídas em granito é uma aldeia bonita por natureza, onde o sol bate ao nascer com uma belíssima paisagem onde dá gosto viver. Teve cerca de vinte fogos e 60 habitantes.

A Sapateira chegou a ter escola.

Os seus párocos foram em tempos idos o Sr. Padre Fonseca e Padre Vitorino.
Actualmente, os párocos são os Sr. Padre Carlos e o Sr. Padre Francisco.


A seus pés tem a ribeira Teja que nos separava, das aldeias vizinhas, Outeiro de Gatos a 3 kms, Aveloso a 5kms e Sede de Freguesia a 7kms, muita gente se interroga porque não pertencíamos às aldeias mais próximas . Eu passo a explicar para quem não sabe, é que o limite da Prova vai até a Quinta da Preta quase até Ranhados.

Os acessos começaram a melhorar, em 1977 com a construção de uma primeira ponte em betão, porque havia uma em madeira, mas como os Invernos eram muito rigorosos levaram-na. Em 1980 começaram a rasgar a estrada de Ranhados - Mêda, que ficou concluída em 1986 e em 1987 foi aberto o ramal de acesso à Sapateira.
A Câmara nessa altura era presidida pelo Exmo. Sr. Luís Lopes nesse mesmo ano ficamos com energia eléctrica. Em 1987 a Câmara então presidida pêlo Dr. João Mourato Leal Pinto adjudicou a água e o saneamento básico, colocação de linha telefónica. De seguida, fez a adjudicação do arranjo de ruas,
abertura de estrada Sapateira -Telhal e Sapateira -Aveloso , a Junta de Freguesia em conjunto com a Câmara fizeram um Centro de Convívio onde hoje as pessoas podem ir tomar o seu café conversar com os amigos jogar às cartas. Em suma é um local muito acolhedor.


A Sapateira que foi uma terra isolada nos dias de hoje posso dizer sem qualquer medo ou constrangimento que tem todas as condições para as pessoas se sintam bem e ter qualidade de vida que muitas aldeias e até cidades não têm. Esta aldeia é como a maioria das aldeias do interior teve e continua a ter muitos Emigrantes, quando falo em Emigrantes falo nos que foram para outros Países e para aqueles que estão espalhados pelas Cidades Portuguesas, mas que em momento algum esqueceram as suas raízes . Vê-se neles que gostam de cá vir passar as suas férias, pois sentem-se bem , também a eles um muito obrigado ,foram eles o motor principal para que a Sapateira seja o que hoje é.


Em 8 -03-2009 criamos a Associação dos Amigos da Sapateira, com o fim , promoção da cultura , desportiva e recreativa , realização de festas , cantares e outros eventos culturais , dinamização de um Centro de Convívio Social , organização de jogos tradicionais , promoção de iniciativas que fomentem o progresso local e contribuam para o seu bem estar .

Temos uma praia Fluvial, a qual esta associação quer dignificar e dar condições para que as pessoas se sintam bem.

Quero aqui deixar uma palavra de agradecimento a todos os Autarcas que não têm desprezado a nossa terra.
Uma palavra de agradecimento a todos os membros, da Associação dos Amigos da Sapateira e seus Associados ainda agora começamos mas digo com orgulho que já temos obra graças à boa vontade de todos, vamos continuar a ajudar a nossa terra.

Alexandrino Marques Fernandes

Corrida de BTT - Ciclismo de Montanha

Hoje, Domingo dia 14 de Novembro tivemos o privilégio, que a corrida de ciclismo de montanha tenha passado na Sapateira. Quem organizou este invento foi a Associação da Beselga. Esta Associação é presidida pelo nosso amigo professor Eugénio o qual faz parte da Associação dos amigos da Sapateira. A maratona teve começo na Beselga passando pelas Antas, Ourozinho , Telhal , Sapateira , Aveloso , Prova ,Antas e Beselga. Foram trilhados 80kms quase sempre por terra batida, segundo é meu conhecimento teve uma adesão de 800 participantes, nas três provas: mini-maratona , meia-maratona e maratona . O primeiro ciclista passou na Sapateira pelas 11h20m e último por volta das 13h45m, um avanço muito significativo. Os ciclistas ao passar pareciam muito satisfeitos.

Eu como Presidente da Associação dos Amigos da Sapateira, dou os meus parabéns sinceros à Associação da Beselga, podem contar connosco para inventos futuros, pois todos juntos somos mais fortes a nossa Associação participou na ajuda de control de trânsito na Sapateira e com algumas águas.

Alexandrino Fernandes