Nos dias 19 e 20 de novembro, Teresina é do Rock

sábado, 14 de novembro de 2009
Qual estilo musical define Teresina? Os números Forró? A resistência do Reggae? O saudosismo do samba? A tão discreta swingueira? Um dos candidatos fortes assume seu lugar na competição virtual e crava sua marca no calendário da cidade. Nos dias 19 e 20 de novembro Teresina é do Rock. Na apertada Sala Torquato Neto e no palco Osório Júnior do Clube dos Diários, 17 bandas vão revezar as guitarras no “Teresina Capital do Rock”.

*clique na imagem para visualizá-la melhor.
 
Com entrada gratuita nos dois dias, o “Teresina Capital do Rock” trás outros atrativos além das movimentações das apresentações. Serão apresentados dois filmes sobre dois símbolos do estilo: Apontando o Rock no Brasil, um documentário sobre Raul Seixas. E apontando pro passado que continua a influenciar milhares de bandas no mundo, um filme especial sobre Woodstock.

Para quem leva o Rock a um nível pouco mais sério  e não se contenta em ouvir e ver música, o evento também traz um workshop com o guitarrista Faiska!. Muito além de marcar as tardes e noites do Clube dos Diários, o “Teresina Capital do Rock” entrega de bandeja uma nova série de grupos musicais para a cena cultural da cidade. Confira o nome das novas caras e as datas de apresentação:

Sala Torquato Neto - 19/11
Wake Up, Killer
Alcaçuz
Boêmios Errantes
Banda Origem  

Palco Osório Jr. – 19/11 
Banda PI zero 86
Léo e os Irmãos Metralhas
Ayore
Experimental Jetus
Atitude HC

Sala Torquato Neto – 20/11
  Neanderthais
Banda BR 316
Mandu Ladino
N.A.T.E.A
Fragmentos de Metrópole

Palco Osório Jr. – 20/11
Apple Juice
Sincroniza
Samanttha
T.H.E Hellway
Enxofre
_______________
Saiba como chegar no local:

III Jogos Abertos de Capoeira Ginga Piauí resgatam história negra

Capoeira é música, dança, luta ou jogo? Procurando a resposta, o Apolo News compareceu ao primeiro hoje (13) ao primeiro dia da terceira edição dos “Jogos Abertos Capoeira Ginga Piauí”, que durante a tarde deste sábado marcou no Teatro de Arena como um dos eventos realizados em comemoração ao Dia da Consciência Negra, que acontece no dia 20 de novembro.



Entre o desenrolar dos jogos que estavam acontecendo, o Contra-Mestre Diogo, organizador do evento, alternou suas falas entre referências históricas e informações sobre a competição. “São aproximadamente doze grupos participando dos Jogos. Eles vem dos bairros de Teresina, de Caixas, Timon e José de Freitas para participar dessa competição que segue até o domingo (15)”, apontou o Contra-Mestre.

Aproximadamente 500 pessoas estavam presentes. Barulho, movimentação e palmas  ocupavam todo o espaço das arquibancadas do Teatro de Arena. No palco, a dúvida que protagoniza o primeiro parágrafo do texto ganhava mais contornos: Os berimbaus estalavam e faziam uma sinfonia maluca; Homens, mulheres e crianças davam as mãos por alguns segundos, para na seqüência trocar chutes quase coreografados que nunca acertavam o alvo; os Mestres da capoeira acompanhavam as apresentações pontuando todos os participantes em papel.



Na camisa especialmente feita para o evento, uma figura chama atenção: Zumbi dos Palmares.  Falar de capoeira, como de qualquer outra expressão de raízes negras no Brasil, é esbarrar no escravo que foi o ultimo líder do maior quilombo do país.  Como aponta em concordância Contra-Mestre Diogo. “Zumbi dos Palmares é um símbolo. Símbolo de uma causa, de libertação e de cultura em uma das épocas mais sofridas da história do país. A escravidão foi uma mancha de sangue, uma marca negra no Brasil”.

Capoeira é música, dança, luta ou jogo? Situada entre manifestação cultural e resgate de memória, entre atividade física e competição, os “III Jogos Abertos Capoeira Ginga Piauí” deu uma resposta a todos os presentes. Aos que ainda tem dúvidas, eis o segredo: É uma mistura das quatro. Música, dança, luta e jogo fazem do esporte que se expandiu pelo Brasil através das brechas dos guetos, uma das mais plurais amostras. Por e para crianças, jovens, adultos, homens e mulheres. Gênero e etnias genuínos de uma só raça: a humana.



Saiba como chegar para conferir o segundo dia dos Jogos Abertos de Capoeira Ginga Piauí:


Exibir mapa ampliado

Texto, fotos e vídeo: Igor Prado
(igorprado1@hotmail.com)

Vencedor do Concurso de artigos do blog Apolo News

Olá, caro usuário.
Temos o prazer de divulgar o vencedor do 1º Concurso de artigos opinativos
do blog Apolo News.
O vencedor é Adriano Celestino Ribeiro Barros, com o artigo
"Voto Obrigatório X Voto livre e o verdadeiro Estado democrático de Direito"
Agradecemos a todos e pedimos que continuem colaborando conosco.
Sua opinião será sempre bem-vinda aqui.
***
Aqui, na íntegra, o artigo vecendor.

VOTO OBRIGATÓRIO X VOTO LIVRE E O VERDADEIRO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO


Adriano Celestino Ribeiro Barros


Advogado, Pós-Graduando "Lato Sensu" em Direito Público e autor de artigos de jornal, revistas especializadas, informativos, sites, dentre outros


Para os que ainda defendem o voto obrigatório no Brasil não vamos argumentar juridicamente. Apenas, deixamos uma equação matemática simples, porém irrefutável.

Como uma Campanha custa na Faixa de R$ 4.000.000,00 (QUATRO MILHÕES) justifica o candidato eleito ganhar apenas na faixa de R$ 10.000,00 (DEZ MIL) por mês. Que após 4 anos só vai retornar do custo da campanha 48 meses X 10.000,00 = 480.000.00 (QUATROCENTOS E OITENTA MIL REAIS).


Obs. Esses dados de quanto custa uma campanha eleitoral podem ser encontrados nos sites dos TRE e TSE.

Será que os eleitos realmente representam o povo ou quem financiou sua campanha?


O voto no Brasil deve ser livre. Os EUA já usam o voto livre há muito tempo. Vota quem quer. Jamais, como vem acontecendo em nosso País. Nossa Constituição que se diz democrática - com mais de 20 anos de promulgada - ainda mantém o voto como obrigatório. Para mim isso é resquício da ditadura. Isto interessa a quem? O voto obrigatório deve ser mudado imediatamente. Os maus políticos têm muito medo de mudar essa situação porque não vão ter tanto controle - como sempre tiveram - através do marketing político principalmente sobre a população brasileira menos esclarecida.


Quanto menos esclarecido for o povo brasileiro melhor para quem nos governa nos âmbitos: Federal, Estadual e Municipal.  O povo nunca fez nada para mudar a situação do voto obrigatório por pura falta de informação. Se um dia isso acontecer, os maus políticos vão ter mais respeito pelo povo. E nosso país ganhará em todos os sentidos.


O voto obrigatório pode ser mudado para o voto facultativo. Isto é ponto pacífico entre os autores Constitucionalistas do Brasil.


Esse debate tem que ser aberto à população brasileira. Se o povo quer continuar com o voto obrigatório ou seguir uma linha realmente democrática de o voto ser livre no Brasil.


Eu - particularmente - prefiro a segunda posição porque vai ao encontro da verdadeira democracia.


Adriano Celestino
e-mail: acrbadv@bol.com.br
____________________


Continuem a nos enviar material. Estamos sempre abertos para exposição de idéias.

Dia Mundial do Diabetes: Saiba mais sobre a doença


O Dia mundial do Diabetes é comemorado (ou talvez não) neste sábado, 14 de novembro. A data foi escolhida pelo International Diabetes Federation (Federação Internacional do Diabetes) em 1991. Desde ontem, organizações de defesa da saúde em todo o mundo têm promovido campanhas educativas em lembrança à data. No Piauí, a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) desenvolveu uma programação especial na Praça do Fripisa, na última quinta-feira (12). Foram realizados exames, além de ações de conscientização.

O diabetes é uma doença crônica. Não há cura, só tratamento. O grande perigo para o paciente é que as complicações são tardias, quando a patologia não é bem controlada: a enfermidade pode agir silenciosamente por anos e anos. E as tais complicações são as piores possíveis: o paciente pode perder os membros inferiores, sofrer derrames, infartos, ter problemas renais, desenvolver cegueira irreversível... A lista continua. “O diabetes não deixa barato mesmo”, diz a enfermeira Espírito Santo Moura, do Hospital Lineu Araújo. Por isso, é importante que o paciente mantenha um cuidado contínuo, sempre seguindo as orientações médicas.
 

Por conta da alteração nos níveis de glicose, o atingido sente muita fome, perde peso, urina com freqüência... Até bem pouco tempo atribuía-se o desenvolvimento do diabetes a fatores hereditários. Hoje, a vida moderna obriga as pessoas a ficarem expostas aos fatores de risco, a exemplo do estresse, da má alimentação, da obesidade e do sedentarismo. Todos são vetores que podem propiciar o surgimento do diabetes.

O tratamento é realizado através de três canais: atividade física, dieta e medicação. Fazer exercícios de forma regular é a melhor forma de controlar a doença, em combinação com uma dieta balanceada e rigorosa, que constitui o segundo ponto mais importante. A medicação deve ser extremamente controlada: o paciente não pode deixar de recebê-la por nenhum dia. A insulina é o medicamento mais utilizado: é um hormônio que regula a distribuição do açúcar no corpo, possibilitando o uso correto das reservas de energia do organismo.

Texto e vídeo: Shaianna Araújo
(shaiannaaraujo@hotmail.com)

Em encontro político, Roberto Jefferson faz críticas severas à administração de Teresina

A juventude PTBista do Piauí promoveu na manhã desse sábado (14) um encontro para discutir as melhores formas de fortalecer a candidatura de João Vicente Claudino para governador. A grande atração do encontro foi  a presença do líder do PTB nacional, o ex-deputado Roberto Jefferson.

Roberto Jefferson ficou famoso em 2005 por ser o denunciante de um dos maiores esquemas de corrupção da história do país, o Mensalão. O Mensalão consistia no pagamento a parlamentares para que, nas votações, fossem favoráveis a projetos do governo Lula. Após o escândalo ter vindo à tona, Roberto Jefferson teve o mandato cassado por oito anos e o presidente Lula afirmou que não desconhecia completamente o esquema. Outros escândalos vieram depois, como o do Caixa 2, Roberto Jefferson também acusou partidos de utilizar recursos não contabilizados e não informados aos órgãos fiscalizadores em suas campanhas.

De volta ao Piauí, Roberto Jefferson fez críticas bem ácidas à administração de Teresina por parte de Silvio Mendes, do PSDB. "Silvio Mendes é um mau prefeito". Segundo ele, Teresina está sendo deixada de lado por causa de assuntos acerca da candidatura do PSDBista. "A cidade está parada.". Jefferson baseou suas críticas nisso e afirmou que não acredita nas pesquisas de opinião que mostram o tucano em primeiro lugar. E afirmou que, claro, JVC seria o melhor candidato.

Sem querer, ao criticar o prefeito de Teresina, Roberto Jefferson acabou atingindo o vice-prefeito, Elmano Férrer. Elmano, também PTBista, afirmou que discorda do presidente do diretório nacional do seu partido. Em entrevista ao repórter Daniel Lima do site Acesse Piauí, Elmano alegou: "Isso aí é uma opinião pessoal dele, eu acho que a cidade está bem administrada. Talvez ele não tenha as informações, não me pediu informações sobre isso. Eu discordo."

Hospital Lineu Araújo promove mutirão de atendimento nesse sábado

O Hospital Lineu Araújo, no centro de Teresina, realizou um mutirão de atendimentos neste sábado (14). Médicos endocrinologistas, dermatologistas, neuropediatras e neurologistas estiveram atendendo pacientes com consultas marcadas. Cada médico deveria atender vinte pacientes pela manhã e vinte pacientes à tarde – no total seriam realizadas 540 consultas. Não foi bem o que aconteceu: muitos pacientes faltaram. A dermatologista Alecsandra Tajra, por exemplo, recebeu apenas 15 pacientes no primeiro turno e 10 no segundo. O diretor geral do hospital, Antônio Wagner Setúbal, disse que os objetivos esperados não foram alcançados neste plantão, mas que nos próximos as falhas seriam corrigidas. Ainda assim, ele acredita que o mutirão funcionou bem.





Até março de 2010, serão realizados dois mutirões por mês, para atender parte da demanda reprimida. As especialidades foram selecionadas de acordo com a quantidade de pessoas que esperam por uma consulta e com o número de médicos disponíveis. As áreas carentes de profissionais foram priorizadas. Com cerca de1.080 pacientes atendidos por mês no Lineu Araújo, os hospitais devem ficar mais desafogados. Ainda não se sabe se os mutirões vão se tornar permanentes depois de março. "Como é um projeto piloto, é imaturo dizer que ele vai continuar", diz Vanderlúcia Tavares, auxiliar de enfermagem.


As consultas para os mutirões foram marcadas de forma indireta: os hospitais de bairro, depois de procurados pelos pacientes, agendam as consultas junto ao Lineu Araújo e encaminham o paciente para lá, fornecendo uma senha com a data e o horário previsto para o atendimento. A volumosa quantidade de faltas, segundo Antônio Setúbal, é a falta de controle do paciente, que deveria atentar para a marcação para não perder a oportunidade. Uma forma de sanar o problema seria solicitar o auxílio dos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) – responsáveis pela marcação das consultas – para que estes orientem corretamente aqueles que pleitearem uma consulta no Lineu Araújo.


Cleane Nascimento trouxe o seu pequeno Kaik para ver o dermatologista. “Eu gostei. Foi muito bom o atendimento. Melhor que na estrutura normal”, diz ela. Reclamou da longa espera, porém. A auxiliar Vanderlúcia Tavares garante que "só não foi atendido quem não compareceu".


Os mutirões são uma tentativa da Fundação Municipal de Saúde de diminuir a fila de pacientes na espera. O próximo acontecerá no dia 28 deste mês.




Atualizado às 19:02.
Exibir mapa ampliado

Texto, fotos e vídeo: Shaianna Araújo
(shaiannaaraujo@hotmail.com)

Judô Piauí: saiba como foi construída essa história


O judô piauiense brilha, conquista o mundo. O estado se alegra e se orgulha. E todos gritam um nome: Sarah. Bicampeã mundial júnior, conquista de todo o Brasil. Com apenas 19 anos, ela já construiu sua reputação de atleta de sucesso a nível internacional. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) indicou a piauiense para o Prêmio Brasil Olímpico, junto com Luciano Correia e Leandro Guilheiro. Sim, uma menina de 19 anos - e piauiense, não esqueçam - está lá entre os grandes, concorrendo ao título de melhor atleta do Brasil na modalidade. O resultado sai dia 21 de dezembro, quando o Comitê Olímpico Brasileiro homenageará os melhores esportistas de 2009. 

Durante este final de semana, Sarah compete no Grand Prix Feminino de Judô, em Brasília. As eliminatórias aconteceram na manhã deste sábado (14). A piauiense lutou três vezes, contra Rosanne Gomes, Taciana Lima e a conterrânea Regiane Silva. Venceu todos os combates por ippon, o golpe perfeito - o nocaute do judô. Mas a competição é por equipes, e o clube mineiro que ela está representando - o Betim - acabou ficando para trás por conta das derrotas e empates de outras integrantes da equipe. Ficam os nossos parabéns pelos resultados individuais. 


Sarah Menezes no Grand Prix Feminino de Judô, que acontece neste fim de semana.
(Foto: sítio da Confederação Brasileira de Judô.)

A vitórias de Sarah Menezes não são solitárias. Ela é o resultado dos esforços de todos que lutaram pelo judô no Piauí, que acreditaram nele enquanto atividade física e enquanto filosofia. O trabalho foi árduo, a empreitada difícil. Foram 37 anos de dedicação incessante para que ela subisse no degrau mais alto e mostrasse ao mundo que o Piauí pode sim ser berço de campeões.


Os ideogramas japoneses do vocábulo judô...

Em 28 de outubro de 1860 nascia o japonês Jigoro Kano. Nada familiar, certamente. Kano é o pai do judô, o homem que sistematizou técnicas diversificadas de luta corpo-a-corpo e construiu uma doutrina baseada na utilização eficiente da energia. Talvez pareça contraditório, mas os dotes físicos do lutador japonês eram pouco desenvolvidos. Jigoro Kano até tentou praticar esportes intensos, como ginástica, remo e basebol. O corpo franzino de um metro e meio de altura e 48 quilos, porém, não aguentava muito. Inconformado, idealizou uma modalidade de luta que permitisse o aproveitamento máximo das forças disponíveis – inclusive as do adversário. Assim nasceu o ju-do (do japonês: ju – suavidade; do – caminho, doutrina).


... que enfeitam o quarto de Seu Abdias Queiroz e Dona Elaine.

A “doutrina da suavidade” chegou ao Piauí quando o atleta cearence Abdias Queiroz mudou-se para cá, em outubro de 1972, a convite da Polícia Militar. Veio sozinho, para estudar as condições de moradia e saber se realmente era viável ministrar aulas de Defesa Pessoal aos PM’s. Decidiu-se por ficar. Em fevereiro de 73 vieram a esposa e os nove filhos: Cássio, Hélio, Robson, Tomás, Ubirajara, Dannys, Antônio Lima, Samuel e Abdias Filho. Os irmãos Queiroz são hoje reconhecidos pelo trabalho que desenvolveram - e desenvolvem - pelo judô.

Em 1973, Abdias Queiroz fundou, em sua própria residência, o Clube de Lutas Fortaleza , academia com o mesmo nome daquela em que treinava no Ceará. Foi no dia 1° de abril de 1975 que ela virou Judô Clube Piauiense. A nova academia ficava no cruzamento da rua David Caldas com a rua Santa Luzia. O público era constituído principalmente por crianças. Com um bom trabalho de divulgação, o judô começou a se disseminar, sobretudo nas escolas. Em 1975, o primogênito da família Queiroz, Cássio, já participava de competições estudantis. Começaram a ser realizados pequenos torneios.

Em 1981, dez anos após a sua chegada ao Piauí, o professor Abdias fundou a Federação Piauiense de Judô, e indicou o seu amigo carioca Paulo Kamuri para a presidência. A partir daí, o judô veio ganhando mais e mais reconhecimento por parte das instituições de ensino. Mas foi só em 83 que a Federação Piauiense foi reconhecida pela Confederação Brasileira de Judô e pelo Ministério da Educação.

O clã Queiroz reunido no dojô (local de treinamento) do Judô Clube Piauiense, a primeira academia de Teresina. Abdias Queiroz está na fila de pé, e é o terceiro da esquerda para a direita.

O que pouca gente sabe é que o Piauí já tinha bons resultados em competições de judô já há bastante tempo. O filho caçula de Abdias Queiroz, o professor Queiroz Filho, foi campeão brasileiro em 88, além de ter ganhado de um japonês num Torneio Internacional Brasil X Japão, no início da década de 90. Samuel Queiroz acumulou sete títulos em campeonatos Norte-Nordeste, em nome do Judô Piauí.

Toda essa história foi construída com muitos esforços. Abdias Queiroz lembra emocionado das barreiras que teve que enfrentar: o estranhamento do público e a escassez de recursos, dentre muitas outras.

A dedicação não foi gratuita, porém. Em 28 de abril de 2008, na comemoração do aniversário de 50 anos da Federação Paulista de Judô, Abdias Queiroz recebeu o título de melhor professor de judô do Nordeste. Hoje, declara: “Eu me sinto muito gratificado quando vejo esses meninos ganhando fora, tão novos. E olhem a Sarah! Uma mulher, e ainda de família humilde... Sim, fico muito feliz.”


Sarah Menezes destacou-se mundialmente, e o Piauí ainda tem muitas potências. Atletas jovens, motivados, que acreditam no futuro do judô. É o caso de Marília Ramos. Aos 17 anos, ela já é faixa preta e coleciona títulos nacionais e internacionais: em 2007, conseguiu a medalha de bronze no Campeonato Sulamericano; em 2008, a prata no mesmo campeonato, mais a primeira colocação na Copa Panamericana, ambos no Uruguai. Para ela, “o judô piauiense está em ascensão. Com as conquistas da Sarah, vai ficar mais fácil conseguir apoio. Os governantes já reconhecem, já prestigiam o trabalho. Antes, era tudo muito difícil. A gente sempre tinha que tirar dinheiro do próprio bolso para competir”.


Marília Ramos no Campeonato Sul-Americana de Judô em 2008. 
(Foto extraída do Orkut da titular, com permissão.)

O professor Hélio Maia Queiroz, o segundo dos filhos do sensei (mestre) Abdias, concorda. Para ele, Sarah abriu a porta por onde ainda vão passar muitas estrelas do judô piauiense.

Mas não são apenas os competidores que fazem do judô piauiense um exemplo. Fora do shiai-jô (área de competição), nossos técnicos garantem a boa fama do estado. Queiroz Filho e Dannys Queiroz já foram convocados pelo menos dez vezes para orientar seleções brasileiras. Dannys, a propósito, é árbitro de judô categoria FIJ A: pode arbitrar em qualquer campeonato de ponta, a exemplo das Olimpíadas. E mais um detalhe: é o mais jovem dos quinze árbitros brasileiros do grupo.

Os veteranos que acompanharam a história do judô no Piauí ficam felizes e acreditam que o que importa, neste momento, é melhorar e melhorar. É o que nos diz Fabieldo Torres, professor de judô e competidor - em 2008, Torres sagrou-se vice-campeão brasileiro sênior.

Os ingressantes também se empolgam, e tomam por exemplos os judocas piauienses que fizeram história. Yasmin Miranda é estudante de Ciências Sociais, e entrou nos tatamis há pouco mais de seis meses. Orgulha-se da faixa branca e fica feliz por fazer parte do Judô Piauí.

Todos os judocas concordam num ponto: o que mais encanta no judô é a sua filosofia, que prega a disciplina e a busca incessante pela perfeição. Afinal o que importa é "aprender a cada dia um pouco mais" e "usar o aprendizado todos os dias para o bem", como diria o o-sensei (grande mestre) Jigoro Kano.


Texto e fotos não-creditadas: Shaianna Araújo

Mara Manzan sai de cena

Estou novamente num momento muito feliz da minha vida, Graças a Deus estou me sentindo cada dia melhor, cheia de vontade de trabalhar, hoje eu li uma frase do querido Neguinho da Beija-Flor que vale pra todos nós "Só da gente ter direito ‘á’ vida é o suficiente pra viver sorrindo", hoje eu posso dizer que valorizo muito mais a vida, quero morrer bem velhinha, se possível ver meus netos grandes  quem sabe ser uma ‘biza’ bem animada, sempre trabalhando e trazendo alegria no coração pros meus queridos fãs que estiveram todo o tempo do meu lado me dando força, me ajudando sempre a confiar.
Obrigada a todos! bjs, fiquem com Deus!

Mara Manzan

Este texto figura como a última postagem de Mara Manzan em seu blog. Apesar de um longo tratamento para um câncer de pulmão, que já durava desde março do ano passado, no texto, datado de 05/10/2009, ela demonstra a expectativa e vontade de viver que ainda tinha. Mara conhecia muito bem essa luta. Há dez anos, ela se submeteu a uma Histerectomia radical para a retirada de um câncer no útero e nos ovários.

Mara Manzan, famosa por personagens escandalosas e por seus shows de pirofagia, deixou a vida de maneira tímida. Segundo o Hospital Rios D’or, no Rio de Janeiro, Mara estava internada desde sábado (7), e faleceu precisamente às 8h15 da manhã desta sexta-feira (13). A atriz faleceu aos 57 anos, após ter fumado por 40 deles, um enfisema agravou seu caso. O enfisema é uma doença pulmonar considerada de quadro irreversível e que provoca a perda da elasticidade do tecido pulmonar e, consequentemente, da capacidade respiratória e de oxigenação. Suas ocorrências mais comuns se dão por longa exposição ao tabaco.

Mara Manzan iniciou sua carreira ao lado de amigos aos 17 anos, no Teatro Oficina. Contribuiu muito para o cinema e teatro brasileiros, mas se consagrou nas novelas televisivas. Apesar de também ter dado vida a personagens tristes e sérias, Mara será sempre lembrada por suas personagens humorísticas, como a Odete, de “O Clone” que imortalizou o bordão “Cada mergulho é um flash!”. Seu último papel na Televisão foi a dona Ashima, uma indiana viúva que vivia no brasil. Ela inovava nos conceitos indianos. Na cultura indiana, uma mulher morre socialmente se o marido falaecer. Dona Ashima, pelo contrário, trabalhava e vivia muito bem.

O velório da atriz está acontecendo no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio. O corpo da atriz será cremado às 14hs desse sábado (14).

As personagens mais marcantes da carreira da atriz:
1994 - A Viagem - "Edméia"
1996 - Salsa e Merengue - "Sexta-feira"
1998 - Hilda Furacão - "Nevita"
1998 - Pecado Capital - "Alzira"
1998 - Você Decide - "Marly"
1999 - Ô Coitado - "Cráudia"
2001 - O Clone - "Odete"
2003 - Kubanacan - "Agatha"
2004 - Senhora do Destino - "Janice"
2006 - Cobras & Lagartos - "Marilene"
2007 - Duas Caras - "Amara"
2009 - Caminho das Índias - "Dona Ashima"

Confira a entrevista que a atriz deu em 2008 para o Fantástico falando sobre o câncer.



Texto: Juscelino Ribeiro Jr.
(juscelinoribeirojr@hotmail.com)


Mais um Animex neste domingo


Os otakus de Teresina já estão se preparando para participar de mais um Animex. Antes que alguém pergunte, otaku é uma palavra japonesa utilizada para identificar os fãs da cultura da terra do sol nascente – em especial aqueles viciados em desenhos animados – os famosos “animês” – e em histórias em quadrinhos – os não menos ilustres “mangás”.

Na manhã deste domingo (15), eles estarão reunidos no Cine Teatro da Assembléia Legislativa para prestigiar animes ainda pouco conhecidos do grande público. Das 7:30 da manhã ao meio-dia, serão exibidas produções de estilos variados. E para aqueles que sonhavam em trajar uma armadura de cavaleiro do zodíaco (lembra dessa?) e sair por aí lutando por Atena e pelo destino do universo, a programação conta ainda com concurso de cosplay – se alguém quiser incorporar seu personagem predileto, vai concorrer ao título de melhor caracterização.

Coisa de criança? Não. A classificação indicativa dos animes exibidos está bem longe do “livre” (ora, os jorros de sangue borbulhante em Blade – A lâmina do imortal não parecem nada infantis, só para citar um exemplo). O evento objetiva driblar a cultura das emissoras brasileiras de televisão, que quase sempre associam “desenho” a “programinha para o começo da manhã” e optam por transmitir o que parece mais vendável. O estudante universitário Thiago Muniz, uma das cabeças da organização, diz que é uma tentativa de disponibilizar material diversificado aos públicos mais específicos, para permitir que os teresinenses tenham acesso às produções pouco conhecidas por aqui.



A entrada custa R$ 3. O Animex contará ainda com sede estandes de venda de produtos temáticos. Com sorte, você consegue a camiseta do seu anime/mangá predileto.


Exibir mapa ampliado

Vítimas das enchentes em Teresina terão FGTS liberado pela Caixa Econômica Federal nesse sábado


As enchentes que atingiram o Piauí em março, abril e maio de 2009, especialmente Teresina, assustaram até mesmo as pessoas que haviam passado por aquele mesmo drama um ano antes. Cerca de 10 mil pessoas sofreram com a cheia dos rios só em Teresina.

Neste sábado (14), A Caixa Econômica Federal liberará o pagamento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) das vítimas das enchentes de Teresina. Três agências da CEF estarão abertas das 8h às 14h para atender às pessoas que já haviam dado a entrada no benefício e solicitar a entrada daquelas que ainda não haviam feito os seus pedidos. As seguintes agências estarão abertas prestando o atendimento:




Exibir mapa ampliado
Ag. Areolino de Abreu - Rua Areolino de Abreu, 1349 – centro


Ag. Da Costa e Silva - Av. José dos Santos e Silva, 797 – centro



Ag. Dirceu Arcoverde - Av. Joaquim Nelson, 2657 - Dirceu Arcoverde 


Muitos bairros de Teresina tiveram suas áreas completamente devastadas durante a enchente. A vila Mandacarú, na zona sudeste de Teresina, foi uma das regiões mais afetadas pela elevação do nível do rio Poti na capital. A água chegou a alcançar o teto das residências e causou muitos estragos. Assim que as águas baixaram, os moradores voltaram para conferir os estragos. Seu Gerson, morador da vila, conta que voltou naquele dia porque estava com medo de que sua casa fosse saqueada. "A água veio muito rápido, ficou tudo aqui. Só tirei a televisão, que é a primeira coisa que o pobre tira (risos), a geladeira, o fogão e pronto... ainda salvei o 'cachorrim' que tava na hora".

Relembre as notícias sobre enchentes com o Teresina Webpress, um blog parceiro que vivenciou essa realidade em seu trabalho.
Texto e fotos: Juscelino Ribeiro Jr.

Manchetes - Jornais Locais

Confira as manchetes dos principais jornais em circulação no Piauí.

 
O Jornal Meio Norte destaca os bons índices de vendas obtidos pelos comerciantes do Piauí.


Comércio bate recorde no PI 
As vendas no comércio varejista do Piauí registraram um aumento de 14% no mês de setembro em relação a agosto, o maior do Brasil, divulfou ontem o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Revelada nova fraude em concursos
A promotora de Justiça de Barras, Maria do Amparo de Sousa, descobriu uma nova modalidade de fraude em concurso público. A Prefeitura de Boa Hora promoveu um certame para seu quadro de servidores com várias pessoas fiscalizando as provas de seus parentes. Em um caso, o homem fiscalizou sua mulher.  



Vasco vence e é campeão por antecipação 
O Vasco venceu o América-RN e conquistou o título da Série B. Equipe cruzmaltina saiu perdendo no Maracanã, mas fez 2 a 1 e garantiu a taça com duas rodadas de antecipação. O Vasco chegou aos 76 pontos e , assim, não pode mais ser alcançado pelo Guarani, que iniciou a 36ª rodada como segundo colocado.



Zoo recebe raros macacos de pelo louro 
Uma das 12 espécies mais raras do planeta, o macaco-prego-galelo, que tem o nome científico (Cebus flavius) permaneceu durante mais de 300 anos como um verdadeiro enigma para a ciência. A espécie foi até mesmo dada como extinta. Mas o Zoobotânico de Teresina acaba de receber a doação de quatro macacos dessa espécie.



Faculdade faz serviços gratuitamente 
A Faculdade Piauiense (FAP e outras instituições de ensino realizaram na Praça Pedro II o evento "RH na Praça", oferecendo serviços gratuitos à população. Quem passou pela praça durante o evento aproveitou os serviços oferecidos nos cinco espaços disponíveis: "integração", "empreendedorismo", "saúde", "cultura" e "carreira e oportunidade".


Carlos Alberto Silva é o novo reitor da Uespi
Encontrado corpo no Rio Poti
Núcleo do Dirceu encerra festival no Rio


O Diário do Povo desta semana traz o aumento das mensalidades de escolas particulares previsto para 2010.


Mensalidades escolares terão aumento de até 10%

As mensalidades das escolas particulares devem ficar entre 4,5% a até 10% mais caras em 2010, de acordo com levantamento feito junto a sindicatos que representam escolas particulares nos estados e no Distrito Federal. Os reajustes superam a inflação oficial para 2009, prevista em 4,3% pelo Banco Central. 
Jefferson faz críticas a Dilma Rousseff


Ao chegar em Teresina para o Encontro Estadual da Juventude do PTB, o presidente da executiva nacional, Roberto Jefferson, afirmou que não acredita na candidatura da ministra Dilma Rousseff, pelo autoritarismo. “O Lula lançou a candidatura dela há um ano e meio e foi um desgaste monstruoso”, disse. 
Avenidas estão cheias de buracos
As avenidas Barão de Castelo Branco e Walter Alencar, na zona Sul de Teresina, têm trechos tomados por buracos. Os motoristas reclamam que a buraqueira está danificando os veículos, além de aumentar os riscos de acidentes. 
Mais de 14 municípios terão revisão territorial
Mais de 14 municípios piauienses estão passando pelo processo de revisão territorial. No dia 17, às 15 horas, Na Assembleia Legislativa do Piauí, serão discutidas as propostas de revisão de limites. Muitos municípios aplicam parte de seus recursos em outras localidades porque a divisão territorial não foi oficializada. Dois jogos hoje pela Copa Piauí
Os dois jogos de hoje definem os finalistas da Copa Piauí de 2009. Em Teresina o Flamengo enfrenta o Piauí, no Lindolfo Monteiro. Em Picos, o time da casa joga com o River.
TJ vai julgar 300 processos de paternidade
Um esforço concentrado será realizado para o julgamento de 300 processos de paternidade, numa parceria entre o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública. 
 Acidente
Um acidente envolvendo dois caminhões, no balão da avenida Getúlio Vargas com a BR-316, na zona Sul de Teresina, provocou um congestionamento no trânsito. Ninguém saiu ferido. 
Carlos Alberto é eleito na Uespi
O professor Carlos Alberto foi eleito com 53% dos votos para ser o novo reitor da Universidade Estadual do Piauí. A atual reitora, Valéria Madeira, teve 35,7% de votação. A posse será em janeiro.
Medicina é o cuso mais concorrido
O curso de Medicina é o mais concorrido do vestibular da Uespi. São 2.078 inscritos para o curso, o que dá uma média de 41,55 candidatos para cada uma das 50 vagas. Enfermagem é o segundo mais procurado.
Floriano promove Festival de Cinema
Floriano realizará em dezembro o Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões. O evento teve seu ponto inicial nas mostras promovidas durante as oficinas de audiovisual realizadas no Estado.
O jornal O Dia deste sábado destaca os problemas fundiários nas zonas de cerrado. 
Justiça devolve ao Estado terras griladas nos cerrados 
O Tribunal de Justiça do Estado reconheceu que é do Estado do Piauí a posse de 37,5 mil hectares de terras em Baixa Grande do Ribeiro, região dos cerrados piauienses. A terra estava sendo questionada por um grupo holandês. Com isso, 84 agricultores familiares irão explorar a área. 
Direção do PTB quer candidatura ao governo em 2010
Em visita a Teresina, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, disse que o partido não abrirá mão da candidatura do senador João Vicente Claudino ao governo do Estado em 2010.
Ex-prefeito de Currais perde direitos políticos
A Justiça Federal condenou o ex-prefeito do município de Currais, Julson Nélio de Lima, à suspensão dos direitos políticos por três anos e pagamento de multa por improbidade administrativa. Câmara vota projeto de transporte coletivo O polêmico Projeto de Lei do Sistema Público de Transporte Coletivo Urbano de Teresina será votado pela Câmara Municipal na próxima terça-feira (17). O tumulto na sessão da última quinta-feira impediu que o projeto fosse apreciado pelos parlamentares. Alerta na hora de escolher carnes Com as altas temperaturas, carnes resfriadas e congeladas exigem um cuidado especial dos consumidores. Veja as dicas. Vendas no varejo crescem 14% no Piauí

Amanhã já é outro dia...

quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Olá, caro usuário.
Vamos ficando por aqui por hoje.
Espero que tenha gostado do nosso oitavo plantão jornalístico.

Amanhã você confere as coberturas mais relevantes com o Linha de Notícias.
Até a próxima.

Aberta a 1ª Jornada de Comunicação da UFPI em comemoração aos 25 anos de seu curso de Jornalismo


Na noite desta quarta-feira (11), no auditório do Centro de Tecnologia da UFPI (CT) foi aberta a 1ª Jornada de Comunicação da Universidade Federal do Piauí. Com a presença do diretor do Centro de Ciências da Educação da UFPI José Augusto de Carvalho Sobrinho; da pró-reitora de ensino e extensão Guiomar Passos, representando o reitor Luiz dos Santos Júnior; do professor Dr. Laerte Magalhães, representando a FAPEPI; do chefe do departamento de Comunicação Social Magnus Martins Pinheiro; do acadêmico norte-americano Mickael Stricklin e do professor da UFC Agostinho Gossón, convidado como palestrante.

Ainda na solenidade, foram entregues os prêmios para as melhores monografias da história do curso. O vencedor foi Tiago Meneses Alves, que recebeu o prêmio das mãos de Allisson Paixão, editor-chefe do site de notícias 180graus.com.

A realização da Jornada de Comunicação coincide com as festividades pelo aniversário de 25 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí. Durante a quinta-feira (12) e sexta (13), o setor de Jornalismo do CCE fica decorado com o trabalho de estudantes e ex-alunos da Universidade e recebe também oficinas e palestrantes.



O curso de Jornalismo da Universidade Federal completa 25 anos e o Apolo News fez um pequeno debate sobre a história dos 25 anos do curso, as condições atuais e as perspectivas. Para isso, foram reunidas opiniões de três esferas de pessoas que convivem com essa realidade. Um ex-dicente recém-formado, um professor e um aluno do curso.

Confira o vídeo.




Texto, vídeo e fotos: Juscelino Ribeiro Jr.
Condução do debate: Igor Prado 

(juscelinoribeirojr@hotmail.com / igorprado1@hotmail.com)