segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Liderança - Grupo VI

O que é liderança?

Líder é alguém que influencia os outros a atingirem metas. Quanto maior o número de seguidores, tanto maior é a influência. E quanto mais bem sucedidas a realização de metas importantes, tanto mais evidente é a liderança.
Os líderes excepcionais combinam boa estratégia com processos interpessoais para formular e implementar estratégias.

O que é visão?

Visão é uma imagem mental de um estado futuro e desejável para a organização. Ela expressa as ambições do líder pela organização.

A) A visão é necessária para a liderança eficaz;
B) Uma pessoa pode desenvolver a visão para qualquer função, unidade de trabalho ou organização;
C) A maioria das pessoas, inclusive administradores que não se tornam fortes líderes não desenvolvem uma função clara – em vez disso concentram-se do desempenho ou na sobrevivência diária.

Nem todas as visões funcionarão, ela podem ser visões inadequadas, ignorando as necessidades dos públicos interessados.

Exemplos de Visão:

Empresa Banco HSBC: “Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores.”

Empresa Kadak: “Ser líder mundial em geração de imagens”.

Líderes e Administradores

LÍDERES

ADMINISTRADORES

- Dedicam-se com eficácia à orquestração de importantes mudanças.

- Lidam com as complexidades correntes diárias na organização.

- Fixam a direção da empresa

- Se ocupam das rotinas de orçamento e planejamento.

- Inspiram as pessoas a atingir a visão, motivando-as a superar obstáculos.

- Exige a estruturação da organização, que ela seja formada com pessoal capacitado e com monitoração das atividades.


Liderança envolve processos que são diferentes dos processos gerenciais básicos, mais isso não significa que existem pessoas diferentes e isoladas, ou seja, os mesmos indivíduos que podem exemplificar processos gerenciais eficazes e processos de liderança, ambos ou nenhum deles.
Algumas pessoas não gostam da distinção entre gerência e liderança, pois julgam pejorativos, desprezando os processos gerenciais que fazem a organização funcionar, então talvez uma distinção mais útil seja a distinção entre liderança de supervisão e Liderança estratégica.
Liderança de supervisão – Comportamento que fornece orientação, apoio e feedback corretivo para as atividades diárias dos membros da unidade de trabalho
Liderança Estratégica – Comportamento que dá propósito às organizações, antecipando e criando um futuro positivo.

Líderes e seguidores

Os seguidores mais eficazes são capazes de pensar com independência e, ao mesmo tempo, são ativamente comprometidos com as metas da organização.
Exige-se que administradores desempenhem os dois papéis. Deve liderar seus subordinados e ser liderados por seus chefes.

Poder

Maneira de influenciar outras pessoas

Tipos de poder:

Poder Legítimo – Quando os subordinados têm que obedecer obrigatoriamente às ordens do líder. Sua fonte de poder é a Autoridade;

Poder sobre recompensa – O líder com poder de recompensa influencia os outros porque controla recompensas valorizadas. Sua fonte de poder é o controle sobre recompensas;

Poder de Coerção – Líder com poder de punição, as pessoas obedecem para evitar essas punições. Fonte de poder é o controle sobre as punições;

Poder de referência – As pessoas obedecem ao líder devido à admiração, à estima pessoal ou à vontade de ser apreciada pelo líder. Sua fonte de poder são suas características pessoas atrativas;

Poder de competência – O líder possui características especiais, as pessoas o obedecem porque acreditam nessas habilidades e podem aprender ou obter vantagens dela;

ABORDAGENS TRADICIONAIS AO ENTENDIMENTO DA LIDERANÇA

I - Abordagens de traços

Ela focaliza os líderes individualmente e tenta determinar as características pessoas compartilhadas pelos grandes líderes.

Características:

1) Empenho – Refere-se a um conjunto de características que refletem um alto nível de espaço. O empenho inclui alta necessidade de realização, esforço constante no sentido de melhorar, ambição, alto nível de energia, tenacidade (persistência em face de obstáculos) e iniciativa.

2) Motivação de Liderança – Grandes líderes não querem somente empenho, eles querem liderar, têm alta necessidade de poder, preferindo as posições de líderes às de seguidores. Necessidade de poder e levam as pessoas a tentar influenciar outras e a mantêm interessada e satisfeita no processo de liderança.

3) Integridade – Correspondência entre ações e palavras. Honestidade e Credibilidade são especialmente importantes para os líderes, porque esses traços inspiram a confiança dos outros.

4) Autoconfiança – Permitem que o líder supere obstáculos, tome decisões, apesar das incertezas e inspire confiança nos outros.

5) Conhecimento do negócio – Líderes eficazes têm alto nível de conhecimento sobre seus setores, empresas e questões técnicas. Também tem inteligência para interpretar amplas quantidades de informação.

6) Capacidade de perceber as necessidades e metas dos outros e de ajustar a própria abordagem de liderança de acordo com elas, ou seja, líderes eficazes não se baseiam em um estilo de liderança, eles são capazes de usar estilos diferentes de acordo com a situação.

II - Comportamentos de liderança

Abordagem comportamental - Uma perspectiva de liderança que tenta identificar o que os bons líderes fazem - ou seja, que comportamento eles exibem.

1.Comportamento de desempenho das tarefas - ações tomadas pelos líderes para garantir a unidade de trabalho ou a organização atinjam suas metas.

2.Comportamento de manutenção do grupo - ações tomadas para garantir a satisfação dos menbros do grupo, para desenvolver e manter relações harmoniosas de trabalho e preservar a
estabilidade social do grupo.

3.Teoria de intercâmbio entre líder e membros (LMX) - Enfatiza a importância do líder não somente em relação ao grupo como um todo, mas também nas relações pessoais de cada membro.

Participação na tomada de decisão - Comportamento de líder desempenhados pelos gerentes ao envolverem os seus funcionários na tomada de decisão.

Liderança autocrática - O líder toma as decisões sozinho e depos as anuncia ao grupo.

Liderança democrática - O líder solicita a opinião dos seus subordinados.

Efeitos do comportamento do líder - o modo como o líder se comporta influencia as atitudes e o desempenho das pessoas.

Estilos de decisão - Uma abordagem democrática resulta em atitudes mais positivas, e a abordagem autocrática resulta num desempenho relativamente mais alto.

Laissez-faire - Uma filosofia de liderança caracterizada pela ausência de tomada de decisão gerencial. Conduz a atitudes mais negativas e a um desempenho mais baixo.

III - Abordagens situacionais de liderança

Abordagem situacional - Perspectiva de liderança que propõe que não existe traços e comportamentos universalmente importantes e que os comportamentos de liderança eficasez variam de uma situação para outra. O líder deve primeiro analisar a situação e depois decidir o que fazer, ou seja, observar antes de liderar.

Modelo Vroom - Um modelo situacional que se focaliza na dimensão participativa da liderança, como os líderes se saem tomando decisões.

Modelo Vroom de estilo de liderança.

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Adaptação da Taxonomia de Tannenbaum e Schmidt

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Teoria caminho-objetivo - Se preocupa com a forma como os líderes influenciam as percepções de seus subordinados a respeito de suas metas de trabalho e os caminhos que eles seguem para alcançá-las.

Fatores situacionais que determinam quais comportamentos de liderança são mais adequados:

1- as características pessoais dos seguidores.

2- as pressões e exigências ambientais com as quais os subordinados precisam para atingir suas metas de trabalho.

Comportamentos de liderança:

1- Liderança diretiva: uma forma de comportamento orientado para o desempenho de tarefas.

2- Liderança de apoio: uma forma de comportamento orientado para a manutenção do grupo.

3- Liderança participativa: estilo decisório.

4- Liderança orientada para a realização: ou comportamentos centrados na motivação de
pessoas, tais como o estabelecimento de metas desafiadoras e a recompensa pelo bm desempenho.

Substitutos da liderança - Fatores no local de trabalho que podem fornecer a mesma influência dos líderes sobre os funcionários.

A liderança de desempenho de tarefas é menos importante se as pessoas têm muita experiência e capacidade, se recebem feedback diretamente da tarefa ou do computador, ou se as regras ou procedimentos são rígidos.

Perspectivas contemporâneas da liderança

Liderança Carismática, de transformação e pós-heróica.

Liderança Carismática

Carisma é um conceito meio evasivo; é fácil de identificar mas difícil definir.
O que é carisma e como adquiri-lo De acordo com uma definição, o carisma exerce impacto emocional nos seguidores que vai além da estima, afeição, admiração e confiança costumeiras, o carismático é um herói, um ídolo, um messias...

Muitas pessoas valorizam o carisma. Mas algumas pessoas não gostam do termo crisma, pode ser associado ao carisma de lideres maléficos que as pessoas seguem cegamente.

Líderes carismáticos: Pessoa firme, que tem uma forte convicção sobre a retidão moral de suas crenças e que é capaz de gerar um senso de entusiasmo e aventura nos seus seguidores.

Os lideres com essas características inspiram em seus seguidores confiança, aceitação inquestionável, disposição à obediência, envolvimento emocional, afeição pelo líder e desempenho maior. Evidencia dos efeitos positivos da liderança carismática foi encontrada em uma grande variedade de grupos, organizações e níveis gerenciais e em países, incluindo Índia, Cingapura, Países baixos, China, Japão e Canadá.

Liderança de transformação

O carisma contribui para a liderança de transformação.

Líderes de transformação: Líderes que transformam uma visão em realidade e que motivam as pessoas a transcender os seus interesses pessoais pelo bem da comunidade.

Líderes transacionais: Líderes que gerenciam através de transações, usando os seus poderes de legitimidade, recompensa e coerção para dar ordens e trocar recompensas por serviços prestados.

Os líderes transformacionais gerem entusiasmo de três formas: eles são carismáticos, dão aos seus seguidores atenção individualizada e são estimulantes intelectualmente.
Quatro habilidades ou estratégias contribuem para a liderança de transformação: Em primeiro lugar os lideres de transformação devem ter uma visão, em segundo lugar eles comunicam sua visão, em terceiro lugar os lideres de transformação constroem confiança e por fim ele tem um autoconceito positivo, não são presunçosos nem complacentes.

Assim como nos estudos sobre carisma, a liderança transformacional e o seu impacto positivo sobre a satisfação e desempenho dos seguidores foi demonstrada em vários paises em todo o mundo.

Liderança pós-heróica

Uma visão comum dos lideres e que eles são heróis. Com um talento fenomenal, eles surgem nos dias difíceis e salvam o jogo. Mas nestes tempos complexos e tolice presumir que um bom alto executivo pode solucionar o problema sozinho.

A liderança eficaz deve permear a organização, não ficar com uma ou duas superestrelas no topo. O trabalho do líder se torna disseminar habilidades de liderança na empresa

Portanto o que é exigido agora dos lideres e menos gerenciamento eficiente de recursos e mais liberação efetiva de capital intelectual e recursos humanos

Os papéis chaves que personificam a liderança pos heróica no século XXI incluem:

*Usar visão para motivar e inspirar
*Conceder empowerment aos funcionários em todos os níveis
*Acumular e compartilhar conhecimento interno
*Desafiar o status quo e permitir a criatividade.

GRUPO: Bruna, Tati, Max

Um comentário:

Maxwel disse...

Este resumo está completo!