sexta-feira, 20 de março de 2009

* Merengue de Chocolate *

Ingredientes:
1 embalagem de biscoito mousse de chocolate (160g), picado grosseiramente
150g de suspiro
chocolate ao leite a gosto, ralado

Creme:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 medidas da lata com leite
2 gemas peneiradas diluídas em 1 xícara (chá) de leite junto com 2 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
2 colheres (sopa) de licor de chocolate

Modo de Preparo:
Creme: numa panela média, junte todos os ingredientes, menos o licor de chocolate, leve ao fogo médio e deixe engrossar. Deixe esfriar, acrescente o licor de chocolate, mexa delicadamente e reserve. Monte o merengue de chocolate num refratário pequeno da seguinte forma: creme, biscoito mousse com suspiro, creme, biscoito mousse com suspiro, creme, espalhe por cima chocolate ao leite ralado e decore com biscoitos e suspiro. Leve à geladeira por 3 horas antes de servir.




Rendimento: 8 a 10 porções

* Dicas Para Pôr Ordem na Casa *

“Saber organizar-se traz certa liberdade. Se a desordem pesar menos sobre você, terá mais tempo para buscar e cultivar as coisas que lhe proporcionam mais felicidade e satisfação”. Estas são as sábias palavras de Donna Smallin, autora do livro Organize-se, que ensina estratégias simples e dicas funcionais para as donas de casa não entrarem em pânico na hora da arrumação.

Mas se você tem dificuldades, já tentou fazer uma faxina geral e acabou transformando tudo numa verdadeira confusão, ou então nunca conseguiu e nem tentou fazer uma, lembre-se: ambientes desorganizados estressam, causam desperdício de energia e prejudicam a autoestima (atrasar pagamentos de contas, receber multas, nunca encontrar o que procura dentro de casa, prejudica, e muito, o seu bem-estar).

Por isso, é importante estabelecer a ordem como prioridade dentro do lar. Afinal, “um bom esquema de organização inspira autoconfiança e segurança nas próprias habilidades”, afirma Donna. E não é nenhum bicho de sete cabeças, basta elaborar seu esquema baseando-se na sigla ACT:
Avalie sua situação

C
omprometa-se com um plano

T
ome uma atitude
Isso inclui pensar e elaborar um plano de organização para facilitar sua vida e ajudar a continuar o processo até alcançar os objetivos.
Mas não esqueça: sua casa não ficou bagunçada de um dia para o outro, portanto você também não vai conseguir arrumar tudo em um único dia (e nem deve!). O mais importante é ter paciência, pensar e entender o que você deseja arrumar e, acima de tudo, aprender a desapegar-se das coisas.

Confira algumas dicas para facilitar essa tarefa:

O primeiro passo é percorrer a casa toda com um saco nas mãos e recolher tudo o que, com certeza, é lixo (catálogos e calendários velhos, remédios vencidos, ferramentas e utensílios enferrujados, objetos quebrados que não podem ser consertados etc.);

Entenda e analise como você usa cada cômodo da casa;

Comece organizando pequenas partes dos cômodos, um armário ou uma escrivaninha são ótimas opções;

Separe tudo o que encontrar de acordo com o destino: coisas que usa ou aprecia, coisas para doação, coisas que podem ser vendidas, o que pode ir para o lixo e tudo o que está fora do lugar certo;

Não fique limpando tudo ao mesmo tempo que arruma, deixe isso para quando estiver tudo em seu devido lugar. Ficar limpando o tempo todo atrasa o processo e desanima;

E não esqueça: “escolher um bom lugar para cada objeto não é pensar ‘onde vou guardar isso?’, e sim ‘onde é mais provável que eu procure por isso quando precisar?’”.

A maior dúvida é sempre por onde começar. A sugestão é começar sempre pelo cômodo que você mais frequenta, para lhe dar motivação e continuar a organizar a casa. Comece colocando ordem na sua agenda e reserve dias e horários certos para as faxinas.

Já escolheu por onde começar? Então mãos à obra!

Organizando Halls

Este ambiente geralmente fica recheado de coisas que não pertencem a ele, então esse é o primeiro passo: tire tudo o que pertence a outros cômodos. O passo seguinte é criar lugares adequados para cada coisa que você quiser guardar no ambiente: sapateiras; porta-guarda-chuvas; suporte com ganchos para mochilas, bolsas e chaves; e um pequeno armário para guardar outros objetos.

Dica: Colocar um espelho no Hall te ajuda a conferir a aparência antes de sair de casa sem precisar ir a outro cômodo, assim você economiza tempo.


Organizando Cozinhas e Salas de Jantar

É o lugar que mais dá trabalho. Você tem duas opções: tirar um dia inteiro para arrumar tudo de uma vez ou dividir as tarefas – um dia limpa a geladeira e o freezer, no outro a pia, e por aí vai. Uma boa opção é começar pelo o que mais tem destaque, assim a cozinha já começa a ficar organizada e você ganha mais vontade de arrumar o resto.

Um de cada vez, esvazie os armários, jogue fora tudo o que você não for usar (sempre!) e guarde tudo pensando na praticidade. Por exemplo, louça, copos e utensílios devem ficar perto da pia, para guardá-los mais rápido depois de lavá-los. Alimentos devem ser mantidos em locais frescos e secos, e tudo o que for consumido com maior frequencia deve ficar na parte da frente das prateleiras.

Dica: Colocar etiquetas nas prateleiras pode ser uma boa opção para que as outras pessoas da casa mantenham a organização.

Uma geladeira mal organizada provoca desperdícios, porque muitos alimentos estragam por não estarem visíveis. Tire tudo, jogue fora o que não for aproveitável e vá reorganizando os alimentos pensando em qual o melhor lugar para cada um (carnes precisam ficar nos locais mais gelados, vegetais devem ficar na gaveta para manter a hidratação, alimentos e sucos em garrafas devem ficar na porta etc.). Depois de arrumar tudo, reflita muito antes de ir ao supermercado, fazendo compras inteligentes.

Se você tem utensílios mais delicados, como porcelanas, cristais, prataria etc., é uma boa idéia guardá-los em baús na sala de jantar. Eles mantém tudo arrumadinho e dão um charme a mais na decoração.


Organizando Salas de Estar

Lembra do desapego? Pois é, aqui é o lugar certo para testar sua capacidade: jogue tudo o que você não usou, pelo menos, nos últimos 12 meses – livros, CDs, equipamentos de áudio e vídeo, revistas, jornais, fotografias e apetrechos em geral. A decoração e a forma de organização depende da estrutura do ambiente e da sua vontade, e não esqueça que acrescentar arquivos, prateleiras, estantes, recipientes e potes empilháveis são perfeitos para deixar tudo lindo.

Donna dá a dica: “cestos de metal tendem a ‘sumir’ no ambiente e cestas de vime quase sempre combinam bem com qualquer tipo de decoração”, por isso você pode usar e abusar deles.


Organizando Dormitórios

Dormitórios pedem suportes para acessórios, gavetas e armários organizados. Uma boa idéia é acrescentar nos quartos uma cesta para roupa suja – cestas grandes de vime também facilitam o trabalho de carregar as roupas.

Organizando Banheiros

Pendure tudo! Ganchos atrás da porta, na parede, perto da pia etc., organiza suas toalhas e deixa tudo mais prático. Também é recomendável colocar uma cesta para recolher roupa suja no banheiro, para as roupas não ficarem espalhadas. Acrescente pequenas estantes e armários e guarde no banheiro apenas o que for do banheiro (toalhas de banho e rosto, cosméticos e artigos de banho), evitando acumular coisas nos armários dos quartos, por exemplo.

Ufa, quanta coisa! Mas com certeza quando estiver tudo arrumadinho você terá prazer em manter a organização e ficar em paz com sua casa!

Fonte: iTodas - Casa e Comida

sexta-feira, 13 de março de 2009

* Vinagre *

Você acha que vinagre serve só para temperar salada? Conheça algumas aplicações e segredos deste ingrediente maravilhoso

Quem pensa que vinagre serve só para temperar salada, engana-se, pois esta solução maravilhosa pode também esterilizar, amaciar e neutralizar odores.

Além dar sabor aos alimentos, o ácido acético tem funções que podem facilitar o dia-a-dia e diminuir os gastos no orçamento doméstico.

A maçã e o vinho continuam sendo os ingredientes básicos mais populares. Quase todos os produtos com fermentação alcoólica podem ser aproveitados para fabricar o vinagre.

A pectina, um de seus principais componentes, é uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão das gorduras e proteínas, ajuda a regular a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome e o armazenamento de gorduras.

Ao melhorar a eficiência do metabolismo, o vinagre de maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente. Além disso, esse fabuloso suplemento contém dezenas de vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e outros nutrientes importantes para a saúde. É regulador do peso, ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo e contribui para ajudar a digerir alimentos ricos em gordura.Grande parte do acúmulo de gordura no organismo é resultado do metabolismo eliminando o excesso de gordura que se acumula no corpo.

O vinagre também é capaz de melhorar o colesterol e o funcionamento intestinal. Estas fibras absorvem água, contribuindo para melhorar o funcionamento dos intestinos, agregando também gordura de inúmeros males, entre os quais se destacam: gripe, tosse, resfriado, infecções de pele, má digestão, hipertensão, fadiga, enxaqueca, má circulação, labirintite, reumatismo, entre outras (fonte-www.severomoreira.net).

Além de ser um importante aliado no combate às doenças, esse poderoso anti-séptico, o vinagre, evita a formação de mofo e refresca o ambiente, matando as bactérias.

Faça uso do vinagre em seu cotidiano

Na casa: (principalmente se você reside em local com muita umidade.)
Mantenha um vaporizador (desse, do tipo usado para plantas) cheio, com mistura de água e vinagre (aproveite embalagens de outros produtos que não sejam tóxicos). Aliás, mantenha vários vaporizadores com misturas mais fortes e outras mais fracas, para usos que requeiram mais ou menos vinagre.

Ambientes recém-pintados:
Molhe panos de chão com água e vinagre e deixe no local para cortar os odores da tinta.

Seus pincéis:
Lave-os como de costume e depois enxágüe com mistura e água com vinagre.

Rodapés, piso de madeira e banheiros :
Onde houver madeira e você notar que está apresentando “bolor”, limpe com água e vinagre usando um pano úmido após retirar a poeira.

Vaso sanitário:
Para que ele fique impecavelmente esterilizado, ponha dentro do vaso meio copo de bicarbonato de sódio e meio de vinagre; 10 minutos mais tarde ponha água fervendo e deixe.

Ferro de passar à vapor:
Limpe com água misturada com um pouco de vinagre e em seguida proceda a limpeza fazendo evaporar a água conforme as instruções do fabricante.

Aquecedor para mamadeiras:
O mesmo procedimento.

Tapetes:
Com uma escova, água e vinagre (as cores ficam mais vivas além da proteção bactericida).

Combate as larvas do Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue:
Duas colheres de sopa de vinagre diluídas no recipiente que contém água com as larvas do mosquito da dengue são suficientes para eliminá-las.

Na cozinha

Micro-ondas:
Ferva durante cinco minutos, um copo de vidro com água misturada a ¼ de vinagre. Os odores serão eliminados e os resíduos dos alimentos podem ser facilmente removidos.

Panelas:
Ele ajuda a retirar as manchas deixadas pela fervura e feijão (principalmente nas panelas de pressão).

Geladeira:
Retira os odores. Você pode deixar um chumaço de algodão embebido em vinagre dentro da geladeira.

Máquina de lavar louças:
Na última água de enxágüe ponha vinagre dentro da água (o vinagre corta o efeito do sabão e desinfeta as louças.

Lixeirinha:
Mantenha o saco plástico vaporizado com vinagre.

Roupas

Máquina de lavar roupas:
Faça o mesmo procedimento usado para a máquina de lavar louças.

Travesseiros e colchões:

Vaporize com mistura de água e vinagre. Se houver possibilidade, leve ao sol.

Cortando o efeito de urina no colchão:

Para o colchão use o mesmo procedimento utilizado no colchão, deixe um jornal ou toalhas absorventes sobre o local molhado. Logo após, aplicar a mistura de vinagre e aguardar umas horas para secar com ferro de passar.

Urina nas roupas:
Retirar a urina com água lavando normalmente e em seguida deixar no molho com água e vinagre e enxaguar.

Urina de animais domésticos:
Secar o local com um jornal, passar um pano úmido e depois vaporizar a mistura de vinagre com água em proporção mais forte para o vinagre. Utiliza uma quantidade superior de vinagre para urina de gatos.

Seu bebê

Roupas :
Faça o mesmo procedimento utilizado para as roupas molhadas com urina.

Brinquedos:
Lavar com água e sabão e depois enxaguar com água e vinagre (enxágüe por mais vezes com água pura).

Assaduras provocadas por urina:
Lavar o local afetado e depois aplicar uma mistura bem fraca de água com vinagre. Lembre-se que deverá ser fraca para não agredir e provocar dor devido a sensibilidade da assadura.

Outros

Doentes e idosos no leito:
Higiene de pessoas acamadas por longo tempo também devem seguir os mesmos procedimentos.

Seus filhos, mesmo que já sejam relativamente crescidos mas que sejam sintomáticos:
Ao urinar na cama tome as mesmas providências e nunca os repreenda por isso. Use vinagre e procure a ajuda de um psicólogo para acompanhamento.

Beleza

Pele:
Se você sofre de afecções, brotoejas, espinhas ou acne, diariamente, após a higiene da manhã, enxágüe o rosto com uma mistura de vinagre com água morna. Antes de deitar faça a mesma coisa.

Cabelos 1:
Se não forem secos, enxágüe com a mesma mistura usada para o rosto na medida de meio copo de vinagre de cidra misturado a dois copos de água morna. Eles ficarão brilhantes e saudáveis.

Cabelos 2:
Se você fez permanente e seu cabelo ficou cacheado mais do que você desejava, faça uso da mesma receita utilizada em Cabelos 1.

Queimaduras de Sol:
Para aliviar a sensação de queimadura após a exposição ao sol, recomenda-se um banho com água morna contendo um copo de vinagre de maçã.

Higiene bucal

Dentes e mucosa bucal:
Misture em um copo de água morna, três colheres de sopa de vinagre de maçã. Após escovar os dentes faça um bochecho com a mistura.

Se você é do tipo super-limpeza, ainda pode misturar à água com vinagre, um pouco de lisoform líquido na máquina de lavar roupas, na limpeza dos banheiros e da casa, em lixeiras, urina de animais, cabelos ( se não houver ferimentos no couro cabeludo e muito cuidado com os olhos), no piso e balcão da cozinha.

Ou ainda misturar lisoform ao álcool e vaporizar as cortinas, tapetes, colchões, travesseiros.
Atenção: não usar em locais com ferimentos nem na pele de crianças e bebês.

Fonte: Site Clube do Lar

domingo, 8 de março de 2009

* Como Remover Manchas *

Manchou de terra ou lama? Deixe secar completamente. Depois, passe uma escova de roupa, até que a terra desgrude. Se restar algum vestígio da mancha, esfregue uma batata crua cortada ao meio, até que ela desapareça totalmente. Se ainda assim a mancha persistir, passe um pouco de álcool.

Manchas de vinho podem ser retiradas esfregando gelo. Caso não saia, coloque imediatamente farinha de mandioca ou polvilho em cima do tecido manchado e lave o mais rápido possível. Leite também dá bom resultado. Umedeça imediatamente. Se a mancha for de vinho tinto, coloque vinho branco por cima (por ter a mesma composição, ele faz com que a cor do vinho tinto saia). Em seguida siga os procedimentos habituais de lavagem.

Para retirar manchas de molho de tomate, aplique no local uma colher (sopa) de amido de milho dissolvido em três colheres (sopa) de água morna. Deixe secar bem e retire com uma escova. Depois lave normalmente.

Antes de lavar uma mancha de batom, retire o excesso com algodão. Em seguida, lave com um detergente alcalino. Caso a mancha não saia, acrescente álcool comum sobre o tecido. Esfregue a mancha suavemente e coloque para lavar.

Para remover manchas de gordura, primeiro povilhe talco em toda a extensão e deixe agir alguns minutos. Depois, com uma escova, retire o excesso de talco. Em seguida, aplique um detergente neutro por cima da mancha de gordura. Esfregue e finalize enxaguando a peça com água quente.

Grudou chiclete? É simples resolver. Coloque um papel toalha sobre o chiclete e passe com ferro quente. O chiclete desgrudará do tecido e irá colar no papel. Outra dica é aplicar gelo no avesso do tecido. O chiclete vai se soltando aos poucos.

Riscos de caneta esferográfica podem ser retirados com um cotonete embebido em álcool. Dá um pouco de trabalho, mas o rabisco sai.

Manchou a roupa com graxa de sapato? Coloque detergente de louças em cima da mancha e deixe agir por aproximadamente 20 minutos. Depois, lave com água morna e sabão.

Fonte: Uol

terça-feira, 3 de março de 2009

* Como Administrar a Rotina Doméstica *

Dar a partida parece complicado. Mas, depois que você adota novos hábitos de arrumação, faz uma programação semanal para a limpeza, encontra formas espertas de cuidar das roupas e aprende a organizar as compras, a rotina passa a fluir de forma simples e gostosa. Como prêmio extra, ganhe tempo para você.

(imagem maior) Caixas de plástico (33,2 x 33,2 x 26,3 cm*) armazenam brinquedos. Na Leroy Merlin, 33,90 reais**, cada uma. Miudezas vão para potes menores. Estante projetada por Giulio Mosiici.

Ambientes limpos e arrumados, despensa em que nada falta, roupas fáceis de encontrar no armário, contas e documentos em ordem são sinais de que a administração da casa vai bem. Chegar a esse ponto, em que tudo funciona, exige um grande esforço inicial. Mas não desista nem desanime: o trabalho terá como recompensa um dia-a-dia mais tranqüilo. Comece por uma boa arrumação. "Analise os ambientes, veja o que está fora de uso e pode ser doado - isso ajuda a liberar a área. Depois, procure reorganizar cada cômodo de uma maneira bem prática, pensando em como você utiliza os espaços (veja dicas logo adiante)", diz Kelley Lara, da Oz!, uma empresa especializada em organização. O passo seguinte é bolar um esquema de administração doméstica. Ele depende de vários fatores, como o tempo disponível para dedicar a cada tarefa, o número de pessoas que vivem na casa e se você tem empregada todos os dias ou não. Essa rotina, no fundo, é bem pessoal, mas ao longo da reportagem também há dicas de como criá-la e implementá-la. Por fim, é preciso que todo mundo entre no espírito: você, sua família e a empregada, que precisa receber orientações claras sobre o que deve fazer - e como - para que tudo saia a contento. "Em geral, as pessoas passam instruções muito superficiais. Porém gastar tempo para ensinar os funcionários é fundamental", afirma Beth Leal, da empresa de organização Egger & Tranjan.

Arrumação
Além de ser muito mais agradável viver em ambientes organizados, uma casa arrumada facilita a limpeza. "Todo mundo deve cooperar para que o caos não se estabeleça", escreve Maria Eugenia Sahagoff no livro Rotina com Purpurina (ed. Marco Zero). Combine com a família que cada um é responsável por suas coisas e adote o sistema "tirou, guardou". Os ambientes devem ter acessórios organizadores, como caixas de brinquedos, porta-trecos e aramados, que favoreçam separar objetos e outros itens por tipo e guardar tudo com praticidade (veja algumas sugestões à direita). Também é importante recolher o que está espalhado. "Reserve um cesto para reunir coisas soltas e, ao fim do dia, coloqueas no lugar", ensina Beth Leal. Esse hábito elimina parte do serviço da empregada - assim, sobrará mais tempo para a faxina e os demais afazeres. "Se ela sentir dificuldades em assimilar a disposição exata de móveis, livros e objetos, fotografe os ambientes em detalhes e faça um álbum para ser consultado", diz Kelley Lara. Lembrese ainda de que a boa arrumação implica em guardar as coisas de forma inteligente. "Não adianta colocar o aparelho de jantar no lugar mais acessível do guarda-louças se o conjunto é usado apenas em ocasiões especiais. A regra é deixar à mão o que é utilizado com freqüência", diz Renata Tranjan, também da Egger & Tranjan.
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Cobertas de chita, as caixas do Clube do Papel (41 x 26 x 15 cm) custam 23,90 reais, cada uma, no Peg & Faça.

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Organize o canto de brincadeiras com o kit de três sacolas dobráveis, forradas de sarja, vendido por 80 reais na C&C.

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Estas caixas de plástico ficam bem no escritório (48 x 28 x 15 cm). Por 28,90 reais**, cada uma, na Leroy Merlin.

* LARGURA X PROFUNDIDADE X ALTURA. ** PREÇO VÁLIDO SOMENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO.

Limpeza
Se você tem empregada, é fundamental explicar como prefere que os ambientes sejam limpos e com quais produtos, dando especial atenção à quantidade e à maneira de usá-los. Ensine também coisas simples, mas às vezes esquecidas, como tirar o pó das estantes de cima para baixo e usar panos e esponjas diferentes para banheiro, cozinha, vidros e portas (compre peças de cores variadas, isso ajuda na separação). Ocupese ainda de criar um calendário, determinando o que deve ser limpo conforme o dia da semana e as tarefas relativas a cada ambiente, como aspirar o chão e limpar vidros. Para não haver esquecimento, fixe a tabela na lavanderia. "Em geral, segunda-feira é dia de arrumar a bagunça do fim de semana, priorizando os espaços mais usados no sábado e domingo, como quartos e salas de estar e de TV", afirma Kelley Lara. Para os outros dias, eleja os ambientes conforme suas necessidades. O cronograma precisa especificar ainda os trabalhos diários: lavar e passar roupas (para famílias com filhos), esvaziar os cestos de lixo do banheiro, limpar o fogão e o piso da cozinha. Serviços mais espaçados, como limpeza de lustres, podem ser feitos a cada mês. Caso você tenha apenas uma faxineira uma vez por semana, ela fica encarregada da limpeza e você assume a manutenção da ordem nos outros dias.

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Tenha acessórios diferentes para cada tarefa. Um exemplo? O rodo para limpar vidros não pode ser o mesmo da pia. Os produtos da foto são da Utilplast.

Roupas de cama, mesa e banho

Ninguém gosta, ao se deitar, de descobrir que o lençol de baixo não combina com o de cima. A maneira mais fácil de evitar a mistura de jogos de cama, e também de banho, é dobrar as peças do mesmo conjunto no formato de pacote (veja quadro à direita). Ao guardar na rouparia, basta colocá-las no compartimento correspondente a cada morador. "Uma etiqueta com o nome da pessoa na prateleira ajuda na identificação", diz Kelley Lara. Nas casas sem rouparia, uma alternativa é guardar jogos de banho no armário do banheiro e os lençóis no guardaroupa. "Para economizar espaço, três jogos de lençóis e toalhas para cada pessoa são suficientes", diz Laura Bortolai, da Help Home. Em geral, trocar a roupa de cama e banho uma vez por semana é suficiente. Mas evite fazer isso na sexta-feira, senão os conjuntos lavados passarão o fim de semana no varal. Mantas e edredons devem ir para a lavanderia antes do início do inverno, para eliminar a poeira e o risco de alergia, e novamente ao fim da estação. "Guardados limpos, eles não mancham", diz Renata Tranjan. Quanto às toalhas de mesa, o melhor é mantê-las próximas ao local de uso - no bufê da sala de jantar ou em uma gaveta da cozinha.

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Quando o espaço no armário

permite, vale a pena ter nichos separados para as roupas de cama e banho de cada morador. Na foto, enxoval da Trousseau.


Roupas pessoais


As pessoas costumam comprar muita roupa, por isso é aconselhável fazer uma revisão no armário a cada seis meses. "O que não foi usado nos dois últimos anos dificilmente sairá do cabide. Então, doe", afirma Renata Tranjan. Com as prateleiras e cabideiros mais livres, organize as peças por cor e tipo (das mais leves às mais pesadas) ou separe as roupas de inverno das de verão. "Se o espaço é reduzido, durante o inverno acomode as peças de verão em locais menos acessíveis e vice-versa", afirma Kelley Lara. Um jeito esperto de evitar que a roupa suja fique espalhada pelo chão, especialmente no quarto dos filhos, é deixar um cesto para receber as peças no ambiente. Sapatos também merecem atenção. Acomodá-los em caixas com um visor transparente ou a foto do par do lado de fora facilita a localização e ajuda a ganhar espaço.

Contas e documentos


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No porta-pastas suspensas de madeira, arquive documentos e contas. À venda na Leroy Merlin por 42,90 reais**.

Combine com todos da casa que as contas a pagar enviadas pelo correio devem ser encaminhadas sempre para o mesmo lugar - de preferência uma caixa que fique em local visível para que o responsável pelos pagamentos não se esqueça delas. Para os recibos de contas pagas, o ideal é acumulá-los em outro compartimento (uma gaveta, por exemplo). Uma vez por mês, separe-os e guarde em algum tipo de arquivo - pode ser um módulo com rodízios, uma gaveta com pastas suspensas ou uma pasta sanfonada. "Além de organizar, esses acessórios contribuem com a decoração do ambiente", diz Claudia Tarpani, da Bibliodesign, que presta serviços de organização de bibliotecas e documentos. "Lembre-se de etiquetar cada pasta com o nome da conta e de colocar sempre a mais recente na frente", ensina Beth Leal. Outra alternativa é ter uma pasta com envelopes plásticos, cada um para um tipo de conta. Se você, a cada ano, sofre para encontrar o que precisa na hora de fazer o imposto de renda, a solução é simples: crie uma pasta ou arquivo, devidamente identificados, exclusivamente para guardar os documentos necessários para a declaração. Ao longo do ano, coloque nesse compartimento os recibos de mensalidades escolares, médicos e dentistas, o informe de rendimentos, os extratos do plano de saúde e da previdência privada. Só depois de preencher e enviar a declaração é que esses papéis irão para seus respectivos arquivos. "Documentos de cada pessoa, de cada carro e de cada imóvel da família, além de exames médicos que precisam ser guardados para futuras comparações, merecem uma pasta específica", afirma Claudia Tarpani.

Por quanto tempo guardar os documentos
Você pode se desfazer de documentos que já não precisam ser guardados conforme esta lista, feita por Claudia Tarpani:
• Um mês: conta do FGTS (o último extrato comprova os anteriores).
• Três meses ou até o fim da garantia: notas fiscais.
• Cinco anos: imposto de renda pessoa física (incluindo os documentos referentes à declaração), IPVA, IPTU, extratos bancários, recibos de água, luz, telefone, condomínio, plano de saúde, TV a cabo, provedor de internet e de outras contas.
• Até a renovação da apólice: contratos de seguro.
• Até a quitação: financiamento de imóveis e veículos.
• Até a aposentadoria: contra-cheques (holerites), guia de recolhimento do INSS, rescisão de contratos de trabalho.
• Para sempre: certidões de nascimento, casamento, óbito, documento do PIS, carteiras de trabalho, carteira de vacinação, contratos de compra e venda e escrituras.

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Feitas de fibra sintética lavável, a cesta (55 reais) e as bandejas (45 reais) do Recanto do Artesanato são produzidas sob encomenda.

Compras de supermercado
Ir ao supermercado dá trabalho e demanda tempo. O mais prático é comprar perecíveis, alimentos refrigerados e produtos de limpeza uma vez por mês e fazer aquisições semanais de hortaliças e frutas, de preferência na terça ou quartafeira, quando costumam estar mais frescas. Para facilitar a elaboração da lista de compras, deixe um caderno na cozinha e anote, com a colaboração da família e da empregada, os itens que vão acabando. Mesmo com esse recurso, sempre é bom dar uma última conferida na despensa antes de partir para o supermercado. "Uma alternativa é manter um arquivo com a lista no computador. Imprima, faça a revisão das prateleiras e marque a quantidade do que precisa ser reabastecido", diz Kelley Lara. Às quintas- feiras, programe a aquisição de extras para o fim de semana, quando a família recebe amigos e parentes e elabora cardápios diferentes.

Aprenda mais nestes livros

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O Livro Definitivo de Dicas e Sugestões de Organização, de Cassandra Kent (ed. Marco Zero, 105 reais). A obra ensina a simplificar a vida doméstica.
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Rotina com Purpurina, de Maria Eugenia Sahagoff (ed. Marco Zero, 29 reais). Como cuidar bem da casa, contratar e treinar empregados.
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Acabe com a Bagunça, de Cynthia Townley Ewer (ed. Publifolha, 50 reais). Um guia ilustrado com tabelas de tarefas, passo-a-passo de limpeza e arrumação de ambientes.

Jeito prático de guardar
Ainda no mercado, coloque os produtos no carrinho por grupos (produtos de limpeza de um lado, frutas do outro, por exemplo) e faça o mesmo na hora de empacotar. Quando for guardálos, a arrumação será mais fácil. Em casa, puxe os alimentos com o prazo de validade mais próximo para a frente das prateleiras da despensa ou do armário e coloque os mais novos atrás. "Caso fique mais fácil arrumar os produtos em pilhas, deixe sempre os mais antigos por cima", diz Laura Bortolai. Se preferir armazenar grãos, farinhas, macarrão e biscoitos em vidros e potes, escolha os transparentes, que permitem a visualização do conteúdo. Anote em uma etiqueta a data de validade dos alimentos retirados dos pacotes. Organizar todos os itens em cestos e bandejas (como na foto à esquerda, acima) agiliza a limpeza das prateleiras. Em vez de retirar embalagem por embalagem, basta remover os acessórios e passar um pano sobre a superfície. Guarde produtos de limpeza na lavanderia. Entretanto, se tiver uma despensa para armazenar todas as compras, mantenha-os afastados dos alimentos.


Revista Casa Cláudia

Fonte: Blog Na Casa da Lê