terça-feira, 31 de maio de 2011

Palestra "Bibliotecas Universitárias Acessíveis: conquistas e desafios"

A Secretaria de Acessibilidade da UFC promoverá no dia 09 de Junho, às 9:30, no Auditório da Biblioteca de Ciências Humanas (Benfica) a palestra "Bibliotecas Universitárias Acessíveis: conquistas e desafios". O referido evento faz parte do III Ciclo de Debates da Secretária de Acessibilidade UFC.

Na oportunidade, os palestrantes Deise Tallarico Pupo, Bibliotecária da UNICAMP, Clemilda dos Santos Sousa, Bibliotecária da UFC, André Luiz Gomes, aluno do curso de Pedagogia e bolsista do Projeto Acessibilidade/Faculdade de Educação da UFC falarão sobre sobre acessibilidade em bibliotecas para pessoas com deficiência. O moderador será o Prof. Dr. José Marques Soares, do Grupo de trabalho da Secretária de Acessibilidade (UFCInclui).

Fonte: Bibliotecária Clemilda dos Santos Sousa, integrante da Secretaria de Acessibilidade da UFC - (fone: 85 3366 7657)

Sistema de Bibliotecas oferta treinamentos em normalização de trabalhos acadêmicos


O Programa de Educação de Usuários 2011 do Sistema de Bibliotecas da UFC ofertará no mês de junho uma série de treinamentos de Normalização de Trabalhos Acadêmicos, que ocorrerão nas bibliotecas de Ciências Humanas, Ciências e Tecnologia e da FEAACS.


O objetivo do Treinamento em Normalização é atender à demanda de alunos que estarão finalizandos seus TCCs, dissertações e teses. Os treinamentos ocorrerão no dia 07/06, de 9h as 12h na Biblioteca de Ciências Humanas, dia 08/06 de 9h as 12h na Biblioteca de Ciências e Tecnologia e 13/06 de 18h as 21h na Biblioteca da FEAACS. Serão emitidos certificados de participação.


Inscrições:

BCH: bchleitor@ufc.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email / 33667658 (Bibliotecária Vanessa Pimenta)

BCT: nonatoribeiro@ufc.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email / 33669514 (Bibliotecário Nonato Ribeiro)

BFEAAC: kleberufc@ufc.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email / 33667821 (Bibliotecário Kleber Lima)



As Bibliotecas da UFC oferecem durante o ano diversas atividades voltada para uma melhor utilização dos recursos informacionais, capacitação para a elaboração de referências bibliográficas e treinamento em bases de dados. A cada início de ano, é oferecido o curso "Biblioteca pra quê te quero?: iniciação à pesquisa e ao uso de recursos informacionais". O público-alvo do curso são alunos da Universidade que iniciarão suas aulas somente no segundo semestre. O objetivo geral do curso é capacitar os discentes recém-ingressos da Universidade Federal do Ceará na elaboração de pesquisas e no uso da biblioteca dentro da sua atividade discente. Já no início de cada semestre letivo, é realizado o Projeto "Descobrindo a Biblioteca", iniciativa que faz parte da programação de recepção dos recém-ingressos, que tradicionalmente inclui cursos e palestras. Através do "Descobrindo a Biblioteca", os novos alunos da UFC estabeleceram o primeiro contato com as bibliotecas da Universidade, conhecendo o amplo leque de serviços ofertados, que dão suporte informacional às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais da Instituição.

Além dos treinamentos programados pelas bibliotecas, as coordenações de curso podem agendar ainda visitas orientadas dos alunos e professores.

Fonte: Nonato Ribeiro, Coordenador da Comissão de Educação de Usuários da Biblioteca Universitária - (fone: 85 3366 9514)

Universidade adota ferramenta antiplágio de textos acadêmicos


Professores de todas as unidades já podem usar sistema.

A Unesp é umas das primeiras universidades do Brasil a adquirir um software que ajuda a prevenir o plágio em trabalhos acadêmicos. A ferramenta equipara um determinado texto a uma base de dados ampla - que inclui milhões de teses e dissertações, livros, artigos, revistas científicas e sites - para identificar possíveis imitações de trabalhos já publicados.

O programa é destinado aos professores da instituição, sobretudo aos que lecionam na pós-graduação, e já está disponível em toda a Universidade. O software Turnitin, desenvolvido pela empresa americana IParadigms, não precisa ser instalado no computador. Para acessá-lo, é necessário um cadastramento com os bibliotecários das unidades, que fornecerão nome de usuário e senha.

Na prática, o professor submete um texto ao sistema de busca que verificará possíveis semelhanças com outras publicações. Os trechos parecidos ou idênticos são destacados em cores, que variam de acordo com a quantidade de palavras iguais encontradas, frequência e tamanho das citações e relevância do trecho copiado para o conjunto do trabalho.

Discussão ética - "Essa ferramenta vai ajudar a identificar o plágio, que deve ser coibido", afirma a pró-reitora de Pesquisa, Maria José Giannini. "O fundamental, entretanto, é intensificar a discussão sobre ética na pesquisa e na conduta profissional."

Para a bibliotecária Flávia Maria Bastos, coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), ao medir o "grau de originalidade", a universidade estimula publicações de qualidade que acrescentam algo de novo à bibliografia já existente na área. "O docente consegue, ainda, identificar o tipo de fonte usada, prevenindo os estudantes de basearem suas pesquisas em trabalhos desatualizados ou de origem não confiável."

Acervo em português - "A iniciativa é tomada num momento em que o mundo discute questões referentes à qualidade e à ética na pesquisa", declara o professor Carlos Roberto Grandini, da Comissão de Permanente de Avaliação (CPA). Segundo ele, a ferramenta também tem um papel didático, já que permite criar salas virtuais de correção dos arquivos para ensinar os alunos a fazer corretamente uma citação.

Por enquanto, a maior parte do acervo está em inglês. Os criadores já trabalham no aperfeiçoamento do programa para ampliar a detecção por semelhanças em qualquer idioma por meio de traduções automáticas. Conforme o professor, isso vai tornar inútil a tradução dos trechos copiados para disfarçar a fraude.

A Unesp também ajudará a abastecer a base de busca com literatura em língua portuguesa, informa Grandini. "Isso protegerá nossas pesquisas, que serão indicadas pelo sistema quando alguém no exterior tentar usá-las indevidamente."

Tendência internacional - O Turnitin já é empregado por mais de 2,5 mil universidades no mundo, incluindo algumas instituições americanas de renome como a Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla), a Escola de Medicina da Universidade de Harvard e a Universidade da Flórida.

A London School of Business e a Universidade de Cambridge, ambas na Inglaterra, também estão na lista dos usuários do programa no exterior, acompanhando a Universidade de Toronto, no Canadá, e outras de países como Bélgica, Espanha, Portugal, Turquia, Peru, Uruguai e Porto Rico.

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é uma das instituições nacionais que já negociam com o fabricante a adoção do Turnitin. A USP e a Unicamp também discutem a aquisição dessa e de outras ferramentas com o mesmo propósito.

(Ascom Unesp)

FONTE: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=77734

Curso gratuito CONSERVACION DE MATERIAL DOCUMENTAL DIGITAL miembros personales

les informamos que todos los miembros personales de la Fundacion (con su cuota y numero de miembro AL DIA), pueden matricularse GRATUITAMENTE al curso CONSERVACION DE MATERIAL DOCUMENTAL DIGITAL - http://www.documentalistas.org/formacion/lm_conservaciondigital.php hasta completar las plazas disponibles.

info@documentalistas.org

V Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidades, na UFG

CONVITE

V Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidades, na UFG, e Simpósio Temático organizado por Manuelina Duarte e pelo prof. Luiz Tadeu da Costa, coordenador do curso de Museologia da UFPA.

ST 22. PATRIMÔNIO: ARTE, CULTURA E IDENTIDADES EM PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES

Prof. Luiz Tadeu da Costa - UFPA
Profa. Manuelina Maria Duarte Cândido – UFG
e-mail para contato: manue...@uol.com.br


V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: CULTURAS E IDENTIDADES, que ocorrerá em Goiânia no Campus II - UFG entre os dias 29 de agosto a 1° de setembro de 2011.



CRONOGRAMA


Submissão de Simpósio Temático (ST):

10 de março a 03 de abril de 2011

Avaliação das propostas de ST’s (por parte da Comissão Organizadora):

04 a 10 de abril de 201

Divulgação dos ST’s selecionados:

11 de abril de 2011

Envio de propostas de Comunicação para os ST’s e Pôsteres (envio de texto completo e resumo):

11 de abril a 03 de junho de 2011

Avaliação das comunicações enviadas para os ST’s (por parte dos coordenadores):

04 a 10 de junho de 2011

Publicação das comunicações selecionadas:

11 de junho de 2011

Fim do prazo para os coordenadores enviarem para a Comissão Organizadora a programação interna do ST e os resumos editados:

24 de junho

Fim do prazo para efetivação da inscrição para comunicadores:

30 de junho de 2011

Início do envio das Cartas de Aceite das Comunicações e pôsteres por parte da secretaria da ANPUH/GO:

01 de julho


Período de inscrição para Ouvintes:

01 de julho a 30 de agosto de 2011

Período de inscrição de Monitoria:

01 a 19 de agosto de 2011

Início do Evento:

29 de agosto a 1º de setembro de 2011

Comissão Organizadora.

Site do evento :

http://www.historia.ufg.br/anpuhgo/?menu_id=1299702182&pos=esq&site_i...

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Documentário sobre a profissão de Bibliotecário na TV Justiça

No dia 30/05 (Hoje) será exibido na TV Justiça às 21h documentário sobre a profissão de bibliotecário(a).(Reprises em 01/06 às 13h30, 03/06 às 12h e no dia 04/06 às 18h).

Biblioteca Dolor Barreira convida:A Deliciosa Arte de Contar

Breve vivência sobre o universo do contador de histórias, através de algumas técnicas orais e gestuais.

Com Edneia Tutti e Luiza Torres (NUPAC).
Dias: 13 e 14 de junho.
Horário: 8 h às 10h
Local: Biblioteca Dolor Barreira, Avenida da Universidade, 2572.

A inscrição acontecerá mediante agendamento prévio, pelo telefone: 31051299.
Programação Gratuita!

Participe!

Herbênia Gurgel
Diretora - Bibliotecária: CRB/3 Reg. 424.
Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira
Equipamento da Secretaria de Cultura de Fortaleza - SECULTFOR
Fone/fax: (85) 3105-1299
bibliotecadolor@yahoo.com.br

Dica de Livros


Livro: " OS PRAZERES E DESPRAZERES DO TRABALHO:
REFLEXOES SOBRE A BELEZA E O HORROR DO AMBIENTE DE TRABALHO MODERNO"


Alain de Botton
Editora: Rocco


Livro: " Fora de Série - Outliers"

Autor: Gladwell Malcolm
Editora: Sextante / Gmt
Categoria: Administração / Administração Geral
Sinopse

O que torna algumas pessoas capazes de atingir um sucesso tão extraordinário e peculiar a ponto de serem chamadas de "fora de série"? Costumamos acreditar que trajetórias excepcionais, como a dos gênios que revolucionam o mundo dos negócios, das artes, das ciências e dos esportes, devem-se unicamente ao talento. Mas neste livro você verá que o universo das personalidades brilhantes esconde uma lógica muito mais fascinante e complexa do que aparenta. Baseando-se na história de celebridades como Bill Gates, os Beatles e Mozart, Malcolm Gladwell mostra que ninguém "se faz sozinho". Todos os que se destacam por uma atuação fenomenal são, invariavelmente, pessoas que se beneficiaram de oportunidades incríveis, vantagens ocultas e heranças culturais. Tiveram a chance de aprender, trabalhar duro e interagir com o mundo de uma forma singular. Esses são os indivíduos fora de série - os outliers. Para Gladwell, mais importante do que entender como são essas pessoas é saber qual é sua cultura, a época em que nasceram, quem são seus amigos, sua família e o local de origem de seus antepassados, pois tudo isso exerce um impacto fundamental no padrão de qualidade das realizações humanas. E ele menciona a história de sua própria família como exemplo disso. Outro dado surpreendente apontado pelo autor é o fato de que, para se alcançar o nível de excelência em qualquer atividade e se tornar alguém altamente bem-sucedido, são necessárias nada menos do que 10 mil horas de prática - o equivalente a três horas por dia (ou 20 horas por semana) de treinamento durante 10 anos. Aqui você saberá também de que maneira os legados culturais explicam questões interessantes, como o espantoso domínio que os asiáticos têm da matemática e o fato de o número de acidentes aéreos ser significativamente mais alto nos países onde as pessoas se encontram a uma distância muito grande do poder.




 
Livro "Código do Talento, O - Um Programa para Desenvolver Habilidades Especiais Aplicáveis à Vida Pessoal e aos Negócios"


Daniel Coyle
EditoraAgir

Assunto Auto-Ajuda

 

 

Qual é o segredo do talento? Como podemos encontrá-lo?

O jornalista e autor best-seller do New York Times Daniel Coyle nove dos maiores focos de talentos em todo o mundo - lugares pequenos que produzem muitos talentos, desde um pequeno acampamento de música em Nova York, uma escola primária na Califórnia até campos de beisebol no Caribe.

Ele descobriu que algo em comum em todos eles - determinados métodos de ensino, motivação e treinamento. Esse padrão tem a ver com os mecaninsmos fundamentais pelos quais o cérebro adquiri suas habilidades, nos leva a uma nova maneira de pensar sobre o talento.




Livro "The Genius in All of Us: Why Everything You've Been Told About Genetics, Talent, and IQ Is Wrong [Hardcover]"

David Shenk (Author)

Dica de Blog: Blog do Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul

A equipe de bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul montou um blog para o setor de Processamento Técnico da Biblioteca Central. Neste blog estão todas as decisões acerca do sistema (catálogo decisório online e de fácil manutenção) e tópicos sobre representação descritiva, temática e indexação.

O link é http://processotecnicoucs.wordpress.com/

COAUTORES EBOOK MOVILIDAD

http://www.documentalistas.org/publicaciones/ebook_mobiledm.php


Conozca el perfil de los diversos autores que estan realizando el eBook "Movilidad: retos y oportunidades para los profesionales de la Informacion y Comunicacion".
Visitenos en Twitter: http://twitter.com/fundacioncd
 
Boletin de la Fundacion Ciencias de la Documentacion

PROGRAM JORNADA GESTION DOCUMENTAL MOVIL

http://www.documentalistas.org/eventos/mobileDM/programa.php

Disponible el programa de la Jornada "Gestion Documental Movil" que la Fundacion organiza, en colaboracion con otras instituciones, los dias 23, 24 y 25 de Noviembre 2011. En resumen el programa queda:

Dia 23: Presentacion de participantes y ponentes / Acceso a las ponencias en audio, video y texto.

Dia 24: Centrado a las TECNOLOGIAS MOVILES, con acceso a documentacion, participacion en foros de trabajo y debate online.

Dia 25: Centrado en la GESTION DOCUMENTAL MOVIL, con acceso a documentacion, participacion en foros de trabajo y debate online.
 
Boletin de la Fundacion Ciencias de la Documentacion

FORMACION ONLINE USABILIDAD WEB

http://www.documentalistas.org/formacion/lm_usabilidadweb.php

Abierto el plazo de matricula para la LM "Usabilidad Web: definiciones, cualidades, experiencia del usuario, tecnicas de evaluacion y normas generales", destinada a todos aquellos profesionales que trabajan en Archivos, Bibliotecas, Museos, Centros de Documentación, Administradores, Digitadores, Ingenieros, Diseñadores web, Gestores de servicios de informacion, Desarrolladores y cualquier profesional y tecnico de distintas disciplinas (Artes, Educacion, Salud, Administración Publica, Derecho, Periodismo, etc.) que por su orientacion laboral o profesional se sientan motivados en adquirir conocimientos y desarrollar habilidades que les permita ejecutar con eficiencia las tareas de comunicación y acceso del sitio web que tienen a su cargo desarrollando estrategias de gestion para adaptarse al nuevo medio.

Boletin de la Fundacion Ciencias de la Documentacion

Brasil é o único entre os emergentes sem universidades 'top'


FONTE***: Folha.com - O Brasil avança na economia, mas tem um longo caminho a percorrer na educação.


O país é o único dos BRICs a não ter nenhuma instituição de ensino superior entre as cem mais bem avaliadaspor acadêmicos no mundo todo.

Brasil fica no 88º lugar em ranking da Unesco

É o que mostra o novo ranking divulgado nesta quinta-feira pela THE (Times Higher Education), principal referência no campo das avaliações de universidades no mundo, que é baseada em Londres.

A Rússia aparece com a Universidade Lomonosov, de Moscou, na 33ª posição. A China tem cinco universidades no ranking (duas em Hong Kong e uma em Taiwan). A melhor é a Tsinghua, de Pequim, no 35º lugar. O Instituto Indiano de Ciência está na 91ª colocação.

Foram ouvidos 13.388 acadêmicos de 131 países para chegar à lista das universidades com melhor reputação.

São estudiosos com, em média, mais de 16 anos de trabalho em instituições de ensino superior e 50 trabalhos científicos publicados.

Na liderança, mais uma vez, aparece a americana Harvard, que também lidera o ranking geral da THE divulgado em setembro de 2010 e que a Folha publicou com exclusividade no Brasil.

A diferença entre os rankings é que o geral leva em conta 13 critérios --relação estudante/professor, quantidades de alunos e professores estrangeiros, número de trabalhos científicos publicados, ênfase em pesquisa etc.

O índice de reputação, divulgado pela primeira vez pela THE, considera apenas a imagem que as instituições têm entre os acadêmicos.

Foi pedido que apontassem, entre mais de 6.000, até dez universidades como as melhores do mundo em seus campos específicos.

HARVARD

Os Estados Unidos são o grande destaque, com sete universidades entre as dez primeiras e 45 entre as cem.

Em seguida vem o Reino Unido, com duas entre as dez primeiras (Oxford e Cambridge) e 12 no total.

A surpresa é a Universidade de Tóquio, que aparece na oitava posição. No ranking geral, ela está no 26º lugar.

A Rússia também se destaca. A Lomonosov, em Moscou, é a 33ª com melhor reputação, apesar de nem constar do ranking geral da THE.

Com mais de 50 mil alunos, tem 11 ganhadores do Nobel e investe dinheiro público e privado em pesquisas.

Segundos especialistas, é justamente a falta de investimento em pesquisa que deixa as universidades brasileiras fora desses rankings.

Phil Baty, um dos responsáveis pelo estudo, diz que os rankings baseados em critérios objetivos são muito importantes, mas defende também os de reputação.

"Neste momento em que há uma grande disputa global pelo mercado de alunos e professores, uma boa reputação no meio acadêmico é crucial", afirma Baty.

Fora o Reino Unido, a Europa não aparece bem no ranking. A universidade suíça mais bem colocada está em 24º lugar. A alemã, em 48º. Nenhuma francesa está entre as 50 primeiras.

Itália, Espanha e Portugal não figuram no ranking.

VEJA O RANKING COMPLETO



Ranking Instituição País


1 Universidade Harvard EUA

2 Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) EUA

3 Universidade de Cambridge Reino Unido

4 Universidade da Califórnia, Berkeley EUA

5 Universidade Stanford EUA

6 Universidade de Oxford Reino Unido

7 Universidade Princeton EUA

8 Universidade de Tóquio Japão

9 Universidade Yale EUA

10 Instituto de Tecnologia da Califórnia EUA

11 Imperial College de Londres Reino Unido

12 Universidade da Califórnia, Los Angeles EUA

13 Universidade de Michigan EUA

14 Universidade Johns Hopkins EUA

15 Universidade de Chicago EUA

16 Universidade Cornell EUA

17 Universidade de Toronto Canadá

18 Universidade de Kyoto Japão

19 Universidade College London Reino Unido

19 Universidade de Massachusetts EUA

21 Universidade de Illinois em Urbana-Champaign EUA

22 Universidade da Pensilvânia EUA

23 Universidade Colúmbia EUA

24 Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, em Zurique Suíça

25 Universidade de Wisconsin EUA

26 Universidade de Washington EUA

27 Universidade Nacional de Cingapura Cingapura

28 Universidade Carnegie Mellon EUA

29 Universidade McGill Canadá

30 Universidade da Califórnia, em San Diego EUA

31 Universidade da Colúmbia Britânica Canadá

31 Universidade do Texas, em Austin EUA

33 Universidade Lomonosov, em Moscou Rússia

34 Universidade da Califórnia, em San Francisco EUA

35 Universidade Tsinghua China

36 Universidade Duke EUA

37 London School of Economics and Political Science Reino Unido

38 Universidade da Califórnia, em Davis EUA

39 Instituto de Tecnologia da Geórgia EUA

40 Universidade Northwestern EUA

41 Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill EUA

42 Universidade de Hong Kong Hong Kong**

43 Universidade de Pequim China

43 Universidade de Minnesota EUA

45 Universidade de Edinburgo Reino Unido

45 Universidade de Melbourne Austrália

47 Universidade Purdue EUA

48 Universidade de Munique Alemanha

49 Universidade de Tecnologia de Delft Holanda

50 Universidade Osaka Japão

51-60* Universidade Nacional Australiana Austrália


* A partir da 51ª posição, como as diferenças são pequenas, os autores do ranking decidiram agrupar as universidades em grupos de 10, listados em ordem alfabética

** Hong Kong é uma região administrativa especial da China
* Taiwan é, oficialmente, uma província da China embora funcione de fato como entidade política autônoma

* Matéria publicada em 10/03/2011 e assinada por Vaguinaldo Marinheiro
Última atualização (Seg, 21 de Março de 2011 20:46)

Link de acesso: http://www.propintelectual.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=165:brasil-e-o-unico-entre-os-emergentes-sem-universidades-top&catid=1:latest-news

Defensores da reforma da Lei de Direitos Autorais tentam chamar atenção de Dilma Rousseff com carta aberta


FONTE*: O Globo - Desde que assumiu o Ministério da Cultura, em janeiro, e sinalizou que não daria continuidade às políticas propostas por seus antecessores Gilberto Gil e Juca Ferreira, o nome Ana de Hollanda está associado à palavra "polêmica" nas redes sociais. Pois foi através dos mesmos meios que nasceu o movimento Mobiliza Cultura que, na última quarta-feira, publicou uma carta aberta à presidente Dilma Rousseff, autoexplicada como uma "manifestação de pessoas e organizações da sociedade civil e busca expressar o extremo desconforto com as mudanças ocorridas no campo das políticas culturais, zerando oito anos de acúmulo de discussões e avanços que deram visibilidade e interlocução a um Ministério até então subalterno". Após a publicação da troca de mensagens entre diretores de entidades ligadas ao Ecad pelo GLOBO desta terça-feira, o movimento fortaleceu-se e colocou a hashtag #MinC nos trending topics do Twitter, aquecendo a proposta de discussão das atitudes da atual gestão do Ministério da Cultura.

Link de acesso à matéria: http://www.propintelectual.com.br/site/

Petrobras, Itaú e Bradesco entre as 100 marcas mais valiosas do mundo



Escrito por Revista Época
A Petrobras foi avaliada em US$ 13,421 bilhões e ocupa a 61ª posição na lista das cem marcas mais valiosas. No ranking da América Latina, seis das oito maiores marcas são brasileiras

FONTE*: Revista Época - A Petrobras foi eleita a marca mais valiosa da América Latina nesta segunda-feira (9) pelo site especializado BrandZ, que elabora um ranking anual com os valores das maiores marcas mundiais. A empresa brasileira foi avaliada em US$ 13,421 bilhões, e ocupa a 61ª posição na lista das cem marcas mais valiosas à frente de companhias tradicionais, como Pepsi, Sony e Samsung.

Também estão na lista as marcas brasileiras Itaú (90ª posição) e Bradesco (98ª posição), os dois maiores bancos privados do país. A marca do Itaú, considerado o segundo maior banco da América Latina, foi avaliada em US$ 9,6 bilhões, e a do Bradesco ficou em US$ 8,6 bilhões.

“A crescente representação de marcas brasileiras nos rankings de valor de marca da BrandZ refletem a robusta expansão da economia brasileira, com crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) próximo aos 7%, e o otimismo de que o novo governo, eleito no final do ano passado, continuará comprometido com o controle da inflação e com as políticas sociais de combate à pobreza que afetam boa parte da população”, afirma o documento anexo à listagem da BrandZ sobre as marcas nacionais.

O documento aponta também como pontos favoráveis ao Brasil o crescimento da classe média e a preparação para os dois grandes eventos esportivos que o país sediará, que, segundo a BrandZ, favoreceram um aumento nos valores dessas marcas nacionais. O site também fala no “enorme mercado de mídias sociais” brasileiro, considerando o Brasil como um dos mais avançados na área e lembrando o dado que mostra que hoje já há mais celulares em uso no país que telefones móveis.

Embora não apareçam na lista geral, outras três brasileiras compõem a lista das marcas mais valiosas da América Latina. A lista latino-americana, composta por oito marcas, tem ainda a Natura (6º lugar), com valor de US$ 4,612 bilhões, e as marcas de cerveja Skol (7º lugar), que vale US$ 4,579 bilhões, e Brahma (8º lugar), valendo US$ 1,996 bilhões. No total, seis das oito marcas mais valiosas da região são brasileiras - as outras duas, Telcel (2º lugar), e Corona (5º lugar), são mexicanas.

Ainda assim, o estudo do BrandZ afirma que o mercado brasileiro continua a preferir marcas estrangeiras às nacionais. “A preferência por marcas internacionais continua como uma insegurança residual da batalha do Brasil como uma economia emergente. Em algumas categorias, porém, marcas importadas têm apelo menor quando comparadas às já bem estabelecidas marcas brasileiras. Não é surpresa que, no país do ‘samba, futebol e da cerveja’, os brasileiros ainda prefiram Skol, Brahma e outras marcas locais de cerveja”, diz o BrandZ.

Segundo o site, a reputação positiva da Petrobras este ano é reflexo de seu crescimento como empresa e de sua geração alta de empregos e contribuições à sociedade. Em comparação ao ano passado, a marca da Petrobras cresceu 39%. Quanto à boa performance dos bancos privados nacionais, o BrandZ atenta para o fato de que isso é um sinal de que o país está oferecendo mais oportunidades e de que “os hábitos financeiros (do brasileiro) estão mudando rapidamente”.

LH
* Matéria publicada em 09/05/2011. Confira o ranking das 20 marcas mais valiosas (Fonte: site BrandZ):

ANPEI - XI Conferência Anpei será realizada em Fortaleza : Em Junho Fortaleza sera o centro do debate sobre inovacão

Em razão dos apoios locais recebidos, da infraestrutura hoteleira disponível e dos investimentos que serão realizados no setor produtivo local, a capital do Ceará, Fortaleza, foi a escolhida pela diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) para sediar a 11ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica. O evento será realizado de 20 a 22 de junho de 2011, no Centro de Convenções do Ceará, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Fundação Edson Queiroz e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece). A expectativa é reunir um número expressivo de participantes, representantes de toda a cadeia de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil, além de especialistas do exterior.

Após a avaliação das sugestões dos participantes da Conferência realizada neste ano em Curitiba (PR) e das proposições e considerações feitas pela equipe técnica da Anpei, o tema escolhido para o evento foi “Redes de inovação e cadeias produtivas”. O assunto vem gerando uma série de discussões entre os gestores de inovação no Brasil e no exterior devido à competitividade de um produto inovador no mercado brasileiro e internacional depender hoje de um conjunto de redes integradas e organizadas. Essas redes se iniciam no fornecimento da matéria-prima, passam pelo beneficiamento, depois pela linha de produção e ao produto final, até chegar à distribuição ao consumidor. Neste sentido, o produto e seu conteúdo inovador são resultado, cada vez mais, da soma de esforços de um conjunto de empresas organizadas em cadeias produtivas – como as que devem ser construídas no Ceará.

Recentemente foram anunciados diversos investimentos no setor produtivo do Estado, a exemplo da implantação de uma companhia siderúrgica no Complexo Industrial do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Fortaleza, além da assinatura de um decreto para a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém e de estudos para a criação de um pólo petroquímico e de um estaleiro na região. Com essa movimentação de investimentos privados no Estado, na avaliação da Anpei, a difusão da cultura da inovação será um ponto estratégico para a competitividade da indústria local e um fator propulsor do desenvolvimento econômico da região e, consequentemente, do País.

Na Conferência Anpei de 2011 será proposta uma extensa reflexão por parte do empresariado, do governo e das instituições de pesquisa científica do nordeste sobre quais as vantagens para o desenvolvimento de um complexo industrial moderno, competitivo e inovador e as necessidades de adoção de políticas de inovação para que a região alcance elevados patamares de competitividade. A Anpei também pretende mostrar no evento que existem outras potencialidades que podem ser exploradas no nordeste por meio da inovação tecnológica, do desenvolvimento de cadeias produtivas e da agregação de valor aos produtos para o benefício social da região.

Minicurso: As novas tecnologias e as ações públicas de inclusão digital nos Estados Unidos e no Brasil



O Prof. Dr. *Joseph Straubhaar* do Departamento de Rádio-TV-Cinema da Universidade do Texas, Austin, Estados Unidos, e colaborador da Intercom vem ao Brasil e ministrará nos dias 6 e 7 de junho de 2011, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Departamento de Comunicação (DECOM), o minicurso intitulado *“As novas tecnologias e as ações públicas de inclusão digital nos Estados Unidos e no Brasil”*.
Destinado aos alunos de Graduação e Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), o curso pretende abordar comparativamente as ações públicas de Inclusão digital realizadas no âmbito das políticas de Estado nos Estados Unidos e no Brasil nos últimos 10 anos. A ideia é estabelecer uma margem de cotejo dos mecanismos de formação dos telecentros em ambos os países, com ênfase para as cidades de Austin, no Texas, e Natal, no Rio Grande do Norte. Essas comparações serão realizadas com determinados critérios relacionados com a localização de mencionados telecentros, da qualidade dos aparelhos neles utilizados e da sua frequência, ademais das opções temáticas de uso da internet. Essas condições têm relação com os perfis dos programas de inclusão digital dos Estados nacionais, embasados em suas realidades locais, o que significa grandes divergências entre ambas as iniciativas. No curso, serão apresentados as conclusões de estudos anteriores e serão explicitadasas metodologias e técnicas de estudo.

Sob a coordenação dos professores Maria Érica de Oliveira Lima e Sebastião Guilherme Albano (UFRN/DECOM), o minicurso do prof. Straubhaar constará de dois módulos. O primeiro tem relação com os critérios de composição das políticas públicas e o segundo com seus resultados. Haverá, portanto, a apresentação de uma série de documentos de construção dos métodos de pesquisa dos programas de ação de inclusão e também uma exposição de dados estatísticos a respeito dos elementos analisados com suas consequências no âmbito social.

Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, em nome do Pró-Reitor prof. Dr. Cipriano Maia de Vasconcelos, e do DECOM, em nome do chefe de Departamento, prof. Adriano Cruz, o minicurso insere a UFRN na agenda nacional de importantes eventos acadêmicos.

As inscrições serão realizadas no período de 30 de maio a 3 de junho de 2011, na Coordenação de Comunicação, no horário das 14 às 20 horas.

Os interessados poderão entrar em contato com a professora Maria Érica (mailto:mariaer...@cchla.ufrn.br) para mais informações.

*Programe-se:*

*Minicurso*: “As novas tecnologias e as ações públicas de inclusão digital nos Estados Unidos e no Brasil”.
*Quando*: de 6 a 7 de junho das 14h às 18h
*Local:* Auditório do Labcom / UFRN
*Inscrições*: Coordenação de Comunicação Social
*Data:* de 30/05 a 03/06 das 14h às 20 horas
*Telefone*: (84) 3215 3562

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dica Cultural: Salão das ilusões

Aproveitando o embalo de escuchar VINIL todos los dias..
uma seleção muuuy buena para MAÑANA!!!
Tomar uns drinks e ver os últimos produtos porteños y da linha GRANADO!! Hay cosas linnndas!


http://www.salondelasilusiones.com/

Local : rua coronel ferraz, 80, centro, fortaleza

Arquivo Público do Estado de São Paulo

Tudo Começa com a Gestão Documental

Sua importância para a implantação de Sistemas de GED e ECM

28 de junho de 2011

Não adianta contratar um sofisticado sistema de informação, se os documentos onde se encontra registrada a informação não forem previamente tratados. A importância da Gestão Documental como primeiro passo para a implantação de sistemas de GED e ECM.

EM BREVE

Cursos sobre Inovação com o Prof. André Saito

A Essência da Inovação Inovação e Estratégia

Liderando a Inovação

Organizando para Inovar

O Processo de Inovação

OBJETIVOS

· Proporcionar uma ampla compreensão das técnicas envolvidas na captação, classificação, armazenamento e distribuição da informação.

· Identificar técnicas de gestão da informação documental para facilitar sua rápida identificação.

· Possibilitar, aos que precisam de informações, sua obtenção pertinente e relevante.

· É fundamental, portanto, reconhecer a importância da Gestão Documental como primeiro passo para a implantação de sistemas de GED e ECM. Catalogação, classificação, indexação, controle, normalização, são passos indiscutivelmente necessários para o sucesso da administração das informações empresariais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

· ♦ Introdução: Importância dos documentos no Gerenciamento das informações ECM, GED e Gestão Documental

· ♦ Exigências e benefícios na Gestão Documental

· ♦ Instrumentos Fundamentais na Gestão Documental: Classificação, Catalogação e Indexação

· ♦ Análise de conteúdo. Produtos

· ♦Tabela de Tempoocumental

· ♦ Segurança e Provacidade das informações

· ♦ Como Elaborar um Plano Estratégico de Gestão Documental

programa completo

MATERIAIS e SERVIÇOS

Material de apoio

Apostila com cópias dos visuais apresentados

Serviços de coffee-break

Certificado de Conclusão

CONFERENCISTA

Maria Inês Costa Restier

Horário

Das 8h30 às 17h30

Local e Inscrições

ibgi instituto brasileiro de gerenciamento da informação

Rua Haddock Lobo, 585 - 5º andar

01414-904 - São Paulo - SP

Tels.: (11) 3062.4587
3062.4716

e-mail: cursos@ibgi.org
Ficha de Inscrição

Investimento

R$ 695,00 - com desconto de 5% para inscrições efetuadas até 17/06/2011; ou em 3x sem juros no Cartão de Crédito VISA/Mastercard ou Boleto Bancário.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Processo de Seleção para estágio na área de Biblioteconomia

Requisitos para vaga:

- Cursando Biblioteconomia a parti do 5º semestre.

- Disponibilidade para 4h ou 6horas.

- Experiência em Arquivologia, organização de arquivos.

Beneficios: Bolsa de acordo com a função; Vale transportes; Auxilio Farmácia; Plano odontologico.

Enviar currículo para bbscomercial@grupobbs.com.br
Fone: (85)3535-3636.

O Grupo Mobile , idealizado e dirigido pela Profa. Madalena Medeiros,
contribui para o desenvolvimento e empregabilidade de quem faz a nossa História: Você!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cena Dolor apresenta: "BuKowsKianas" - Uma celebração ao escritor Charles Bukowski.

"BuKowsKianas" - Uma celebração ao escritor Charles Bukowski.

Apresentação de contos/álcool, música/dança e vídeo.

Com Chicão Oliveira, Eugenia Siebra e todos os presentes.


Dia: 28 de maio(quinta-feira).
Horário: 18h 30minutos.
Local: Biblioteca Dolor Barreira. Av. da Universidade, 2572 - Benfica.

Realização NUPAC - Núcleo de Produção Artística e Cultural da Biblioteca Dolor Barreira


Herbênia Gurgel
Diretora - Bibliotecária: CRB/3 Reg. 424.
Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira
Equipamento da Secretaria de Cultura de Fortaleza - SECULTFOR
Fone/fax: (85) 3105-1299
bibliotecadolor@yahoo.com.br

Livro MUSEUS E MEMÓRIA INDÍGENA NO CEARÁ - versão em PDF Opções

Link de Acesso ao livro no formato pdf.

http://groups.google.com/group/defensoresdamemoriacultural/browse_thread/thread/ad434d021051979d

curso pesquisa documentária na área de saúde

terça-feira, 24 de maio de 2011

III Congresso Internacional Ludwig Feuerbach inscreve até 30 de junho

20-May-2011

Estão abertas, até 30 de junho, inscrições para o III Congresso Internacional Ludwig Feuerbach, que reunirá palestrantes brasileiros e europeus. O evento será realizado de 29 a 31 de agosto, em Fortaleza, no Auditório Rachel de Queiroz e no Departamento de Filosofia do Centro de Humanidades da UFC.

O tema será "Liberdade e necessidade em Ludwig Feuerbach". Entre os convidados estão os professores Francesco Tomasoni (Itália), Luis Miguel Arroyo (Espanha), Adriana Serrão (Portugal), Marcio Gimenes (UnB), Rosalvo Schulz (Unioeste), Deyve Redyson (UFPB) e Eduardo Chagas (UFC).

A realização é da Sociedade Ludwig Feuerbach e do Grupo de Estudos Marxistas, da UFC, com o apoio da UFC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Ministério da Educação (MEC). As inscrições para ouvinte devem ser feitas até dia 29 de agosto, na Coordenação de Pós-graduação, no Bloco de Filosofia (Av. da Universidade, 2995, 2º Andar, Benfica) ou na Coordenação da Graduação em Filosofia, no mesmo andar. As inscrições de trabalhos vão até dia 30 de junho e o interessado deve enviar resumo exclusivamente pelo e-mail: congressofeuerbach@yahoo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .

O Congresso dá continuidade a um projeto iniciado em 2009, em Aracaju (SE). Devido ao sucesso dos eventos anteriores, com boa participação de alunos, professores e visitantes ligados a vários programas de pós-graduação em Filosofia, surge a terceira edição, que vem atender à necessidade da manutenção do diálogo entre os pesquisadores.

Dessa forma, o objetivo é proporcionar o intercâmbio produtivo entre os diversos pesquisadores do neo-hegelianismo, brasileiros e europeus. A ideia é que o evento contribua para a formação de pesquisadores na área do Idealismo Alemão, para um amadurecimento nas pesquisas de dissertações e teses em andamento e para uma crescente inovação nas pesquisas futuras, com resultado direto na produção bibliográfica sobre Feuerbach e sua inserção no contexto da Filosofia, notadamente entre os pensadores do Século XIX.

Inscrições e outras informações através do site do III Congresso Internacional Ludwig Feuerbach/LINK http://www.filosofia.ufc.br/feuerbach/

Fonte: Prof. Eduardo Ferreira Chagas, Coordenador do Curso de Filosofia da UFC e integrante da Comissão Organizadora do III Congresso Internacional Ludwig Feuerbach - (fone: 85 3366 7432 / 3366 7433)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vaga para ESTAGIÁRIA DE BIBLIOTECONOMIA Colégio Master

O Grupo Mobile , idealizado e dirigido pela Profa. Madalena Medeiros,
contribui para o desenvolvimento e empregabilidade de quem faz a nossa História: Você!

Colégio Master seleciona:

Requisitos:

- Cursando a partir do 6º semestre de Biblioteconomia;
- Disponibilidade no turno da manhã (07:00 ás 11:00) no Colégio Master do Bairro Cidade dos Funcionários.

A empresa oferece:

- Bolsa de R$ 360,00;
- Auxílio Transporte;
- Possibilidade de efetivação após a graduação.

Interessados encaminhar currículo para rafaela@colmaster.com.br

Vaga para auxiliar de biblioteca

O Grupo Mobile , idealizado e dirigido pela Profa. Madalena Medeiros,

contribui para o desenvolvimento e empregabilidade de quem faz a nossa História: Você!

Empresa no ramo da Educação está recrutando candidato(as) para a vaga de:

Auxiliar de Biblioteca

Requisitos necessários:

Noções de informática;
Habilidade em contação de histórias;
Habilidades artesanais;
Bom relacionamento com crianças.

Pré-requisitos:

Assiduidade;
Pontualidade;
Trabalho em equipe;
Comprometimento;
Disponibilidade de horário.

Os interessados que estiverem dentro dos requisitos desejados devem enviar email com curriculo em anexo para amandaleitefb@yahoo.com.br

Só serão avaliados os currilos que estiverem dentro do perfil desejado!

Att.

Amanda Leite
Estagiária de Psicologia

Já está disponível para leitura e download o novo número da Revista Vivência do CCHLA/UFRN.

Nesta edição os editores convidados são Maria Érica de Oliveira Lima e Sebastião Guilherme Albano Costa e o tema: a Modernidade na América Latina.

Boa leitura.

ttp://www.scribd.com/fullscreen/55968700?access_key=key-2096t1yg72um...



Este número da Vivência glosa uma efeméride histórica bastante

propagada em 2010 e 2011. Trata-se de um arco temporal mais ou menos

convencional para recordar os 200 anos de inícios das revoluções de

independência das colônias ibéricas no Novo Mundo, deflagradas,

talvez, pela invasão da Espanha por Napoleão, o que em seguida se

estenderia a Portugal. Nossa intenção neste dossiê é enfeixar textos

que reflitam sobre esse fenômeno direta ou indiretamente, que

tangenciem, por exemplo, o fato de que os eventos históricos ocorridos

na Europa ou em outros países centrais do concerto internacional

sempre reverberaram para além de seus limites territoriais físicos.

Esse dado implica dizer, parafraseando Marx, que a modernidade

sempre foi um projeto expansivo. Admitimos desde logo que a chamada

América Latina é uma espécie de fronteira da Europa, territorialmente

no período das colônias e institucionalmente (dos regimes políticos

aos idiomas dominantes) após as independências. Com efeito, alude-se

em mais de um texto compendiado aqui que a descolonização política

transmutou-se em novas modalidades de dependência, uma vez que o

formato da sociedade moderna foi delineado ao longo dos últimos

cinco séculos e parece haver deslanchado com as grandes navegações

exploradoras e a catequização, empresas consagradas com o encontro

com o mundo ameríndio em 1492, mas que ainda não supôs um

encerramento. No plano das ciências sociais e humanas contemporâneas

adotadas como algumas das epistemes legitimadoras desse arranjo

histórico, as reflexões que se alinham nesta edição da Vivência

afiançam a proliferação do ideário europeu. Como nos concentramos,

sem ensejo restritivo, no denominado campo da comunicação, que é

antes de qualquer coisa um horizonte, termos como espaço público,

cultura popular, mídia etc. mantêm uma regularidade nos estudos

coligidos e conotam a ascensão de um aparato conceitual que dá conta

dos modos de reflexão sobre os fenômenos modernos encubados na

Europa, mas que ascenderam a definidores das relações sociais do

mundo contemporâneo. Dessa maneira, tentamos relativizar tanto a

ideia de uma globalização recente, de cunho econômico apenas, ao

publicar textos que explicitam o caráter transnacional das práticas

sociais advindas com as instituições formadas ao início da era

moderna, como damos conta da amplidão do temário da Comunicação

Social, que abarca discursividades, isto é, sistemas de expressão

com lastro retórico, e ciências aplicadas cujo modo de significação

não obedece a textos, a argumentações etc., e sim a um esquema

anexado às tecnologias. Deve-se salientar que consideramos essas

últimas em uma de suas acepções atuais, técnicas que visam a uma

adaptação aos moldes da indústria da informação, da comunicação, do

conhecimento e do entretenimento. Portanto, este número da Vivência

enseja participar de um esforço de crítica ao logocentrismo remetendo-

se constantemente a ele sob diversos prismas.

Sebastião Guilherme Albano da Costa

Maria Érica de Oliveira Lima



http://www.scribd.com/doc/55968700/Revista-Vivencia-38-CCHLA-UFRN-201...

IBGE lançou um mapa-mundi digital

Recentemente o IBGE lançou um mapa-mundi digital, com síntese, histórico, indicadores sociais, economia, redes, meio ambiente, entre outras curiosidades, vale a pena conferir!


Link de Acesso: http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Seleção para Bibliotecário no BNB

2 (duas) vagas para BIBLIOTECÁRIO no BANCO DO NORDESTE para trabalhar com GED (Gestão Eletrônica de Documentos).

A empresa receberá currículos até sexta-feira.

Interessados repassem o curriculo para o e-mail laiana_ffsousa@hotmail.com

Prof. Hamilton Tabosa
Universidade Federal do Ceará
Departamento de Ciências da Informação

Seleção bibliotecário p/ Iguatu

1) Formado em Biblioteconomia;

2) Experiência profissionais na área de Biblioteconomia em Biblioteca

Universitária;

3) Local de trabalho: Iguatu-CE;

4) Horário: 40horas semanais;

5) Carteira assinada (terceirizado);

6) Salário a combinar.


Enviar currículo vitae (URGENTE) para o e-mail: bibliot@uece.br,
contratação imediata.

Ana Nery
Diretora Biblioteca UECE

Revista VEJA Especial: A Importância Da Leitura Na Era Digital.


Revista: Veja

Editora: Abril
Lançamento: 2011
Páginas: 158
Formato: PDF
Tamanho: 29.2 Mb

Especial: A Importância Da Leitura Na Era Digital.
Terrorismo: Farc: As Ligações com Chávez e cidadãos brasileiros.
Tecnologia: a força do terrorismo cibernético.
Internet: O Futuro Do Skype Nas Mãos Da Microsoft

Link Para Download: http://www.megaupload.com/?d=5LZ9PXP2

quinta-feira, 19 de maio de 2011

FURG terá especialização à distância em Ciência da Informação

O Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG aprovou em reunião extraordinária na manhã desta sexta-feira, 13, a criação do Curso de Especialização em Ciência da Informação, modalidade a distância. Serão oferecidas, para portadores de diploma de curso superior, 150 vagas, igualmente distribuídas para os pólos de Educação a Distância atendidos pela Universidade, localizados em Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, Mostardas, Hulha Negra, São José do Norte e Santo Antônio da Patrulha. A carga horária total será de 375h distribuídas em três módulos. O curso não tem data prevista para o início. Mais informações: http://www.furg.br/index.php?id_noticia=17046


fonte:http://www.furg.br/index.php?id_noticia=17046

Curso de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)

Aos alunos de Biblioteconomia:




Curso de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) será oferecido
pela instrutora Rita São Paio, para os alunos do curso de biblioteconomia.

limite máximo da turma: 40 alunos (Garanta sua inscrição)

Data: 30/05 a 03/06

Hora:17:30 a 21:30

Local: Bloco de Biblioteconomia - CH II - UFC

Investimento: R$ 50,00

Procurar as alunas Amanda ou Rafaela do 5º semestre de Biblioteconomia para fazer o pagamento. Contatos: 8819.0860 ou 8863.7783. As inscrições podem ser realizadas até o dia 27/05/11

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Conceitos Básicos

· O que é GED?

· O que é SIGAD?

· O que é documento eletrônico?

. O que é documento arquivístico?

· O que é documento arquivístico digital?

2. Tecnologias de GED

· Document Imaging
· Document Management
· Workflow
· Form Processing
· BPM BiPMt - BPM - Business Process Management
· ECM - Enterprise Content Management


3. Procedimentos e Operações Técnicas do SIGAD

. Captura
· Avaliação, Temporalidade e Destinação
· Pesquisa, Localização e Apresentação dos documentos
· Segurança
· Armazenamento
· Preservação

INSTRUTORA: Rita de Cássia São Paio de Azeredo Esteves

Especialista em Administração da Qualidade pela Universidade Federal do Ceará em 2007. Arquivista pela UFF - Universidade Federal Fluminense em 1987. Analista de Tecnologia da Informação e Instrutora interna da Dataprev, desde 1988. Instrutora de cursos nas áreas de Gestão Arquivística, Atendimento a Clientes, Gestão pela Qualidade, Simplificação de Processos, Programa 5 S, Preparação de Instrutores. No mercado cearense, como instrutora ministrou cursos promovidos pela MRH Gestão de Pessoas e Serviços, Associação de Bibliotecários Cearenses - ABC, FIC – Faculdades Integradas do Ceará, Labor Concurso; como consultora em gestão arquivística prestou serviços para Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado do Ceará, Escritório Cleto Gomes Advogados Associados, Confederação Brasileira de Futebol de Salão - CBFS, Sistemas Verdes Mares, Cartório Melo Junior, 1º Ofício de Registro de Imóveis, Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará – IFCE, Companhia Energética do Ceará – COELCE, ATM – Assessoria Técnica Municipal

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mundos do Trabalho na Praça 3 divulga programação

Ter, 17 de Maio de 2011 12:12

Assessoria de Comunicação Social Com o tema "JUSTIÇA, DIREITOS E CIDADANIA", o Programa Mundos do Trabalho 3 divulgou a programação completa que será realizada nos cinco dias do evento, no período de 24 a 28 de maio, na Praça do Ferreira e espaços no seu entorno.

O Programa Mundos do Trabalho na Praça 3 vai reunir 33 instituições levando à praça pública um conjunto de iniciativas institucionais, visando disseminar as políticas públicas de cidadania e as informações sobre direitos e garantias no Mundo do Trabalho.

Além do stand montado na Praça do Ferreira, congregando as 33 Instituições, o programa ainda vai contar com 08 unidades móveis de atendimento e 10 oficinas temáticas, apresentando suas ações e serviços de cidadania e direitos, numa construção transversal, que envolve órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no âmbito dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal).

O Programa concretiza um esforço de integração das diversas políticas públicas voltadas ao Mundo do Trabalho, no sentido de promover o alargamento da cidadania.

Veja a programação cultural  e a programação de palestras e oficinas.

Fonte: http://www.trt7.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1129:mundos-do-trabalho-na-praca-3-divulga-programacao&catid=1:ultimas-noticias

Aberta vaga de estágio em biblioteca

Vaga:01

Turno: 18:10h às 22:00h

Bolsa: R$300,00+VALE TRANSPORTE

Segunda à sexta.

Local: Centro de Educação Apoena

Av. Domingos Olímpio, em frente ao Hospital da Polícia. Próximo ao Shopping Benfica.

Currículo para: francisca.silva@apoenaeducacao.com.br

Bibliotecários Tatuados

Rompendo e criando Paradigmas.

Achei de certo parte Interessante

Link de acesso: http://bibliotecariostatuados.com/

A Coordenação de Museologia do MAST disponibilizou 9 publicações integrais e gratuitas

A Coordenação de Museologia do MAST disponibilizou 9 publicações integrais e
gratuitamente na internet em formato pdf. Os títulos são os seguintes:

- Cultura Material e Patrimônio da Ciência e Tecnologia (livro)
- Coleçoes Cientificas Luso-Brasileiras: Patrimônio a ser descoberto (livro)
- Anais II Congresso Latino-Americano de Restauraçao de Metais (anais)
- MAST COLLOQUIA 11 (livro)
- MAST COLLOQUIA 10 (livro)
- MAST COLLOQUIA 9 (livro)
- MAST COLLOQUIA 8 (livro)
- MAST COLLOQUIA 7 (livro)
- CATÁLOGOS E MANUAIS (catálogo)

Serviço

Museu de Astronomia e Cinências Afins- MAST
Rua General Bruce, 586, São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ
Telefones: (21) 3514-5200
Site: www.mast.br

A página de acesso é

http://www.mast.br/publicacoes_relacionadas_a_museologia_estao_disponiveis_no_site.html


Eespero que os textos sejam úteis. Por favor divulguem para suas listas.


Cordialmente,
Marcus Granato

Boletim Informativo da ANPEI (Associação Nacional de P&D das Empresas Inovadoras )

NotiAnpei


Boletim informativo da Anpei – Associação Nacional de P&D das Empresas Inovadoras

17/05/2011 – Ano VIII – Edição nº 48

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NOTÍCIAS DO SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO

=> Empresas já podem dar informações sobre o uso dos incentivos fiscais à inovação

O novo formulário para prestação de contas do uso de incentivos da Lei do Bem está disponível no site do Ministério da Ciência e Tecnologia. Leia mais: http://goo.gl/DVxNb

=> Finep define novos critérios para liberação de recursos

As novas diretrizes têm como objetivo melhorar a gestão dos recursos financeiros da agência, após as recentes restrições financeiras anunciadas pelo governo. Leia mais: http://goo.gl/YG9eJ

=> Ipea analisa gargalos das políticas de inovação

Os instrumentos públicos de incentivo à inovação são considerados modernos, mas seus resultados ficam aquém das expectativas criadas. Leia mais: http://goo.gl/Iv5wT

=> Lei do Bem será ampliada para beneficiar pequenas empresas

Alteração visa aumentar o número de empresas que têm direito aos incentivos fiscais previstos na legislação. Leia mais: http://goo.gl/RVcuV

=> Sai resultado do edital Rhae, para inserção de pesquisadores em empresas

Serão investidos R$ 40 milhões para apoio à pesquisa e à inovação, por meio da inserção de mestres ou doutores em micro, pequenas e médias empresas. Leia mais: http://goo.gl/CgNEc

=> Agência altera calendário da 12ª Chamada do Inovar Fundos

O novo prazo para apresentação das propostas foi estendido agora até às 13h do dia 18 de maio. Leia mais: http://goo.gl/91yaI

=> Programa PAPPE-PIPE III da Fapesp lança nova chamada

O total reservado para financiar as propostas de pesquisa selecionadas e de R$ 22,6 milhões. Leia mais: http://goo.gl/4f5XQ

=> CNPq discute cooperação entre universidades e empresas

Palestra integra as atividades relativas ao Plano de Reconfiguração Estratégica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico. Leia mais: http://goo.gl/KIpj3

=> Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador abre inscrições.

Objetivo é identificar visões inovadoras e talentos, colher referências e estimular o surgimento de novas ideias. Leia mais: http://goo.gl/gFzoj

=> Estudo mapeia sistema de inovação de Manaus

Levantamento foi baseado em indicadores e proporciona uma análise abrangente de sistemas locais de inovação. Leia mais: http://goo.gl/z7YQo

=> Núcleo de Inovação da federação de Goiás inicia suas atividades

Seminário de lançamento abordará a necessidade de inovação como estratégia de concorrência da empresa, mecanismos e oportunidades. Leia mais: http://goo.gl/NYb1W

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CONFERÊNCIA ANPEI: INSCRIÇÕES ANTECIPADAS TÊM DESCONTO

Os interessados em participar da XI Conferência Anpei de Inovação Tecnológica terão 20% de desconto no valor da inscrição se enviarem o formulário até o dia 22 de maio. Leia mais: http://goo.gl/wXhXZ

APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DE TILÁPIAS SERÁ UM DOS CASOS DE DESTAQUE DA CONFERÊNCIA ANPEI

Processo desenvolvido pela empresa Piscis resulta em produtos de valor agregado, além de contribuir para a redução dos impactos ambientais da produção de peixes em grande escala. Leia mais: http://goo.gl/VN6p0

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NOTÍCIAS DOS ASSOCIADOS ANPEI

Cemig promove o II Fórum de Inovação e Tecnologia. Leia mais: http://goo.gl/nsjtD

Premiação dos melhores fornecedores da Fiat valoriza qualidade e inovação. Leia mais: http://goo.gl/sf1c9

Biominas apresenta edital para projetos inovadores em biotecnologia. Leia mais: http://goo.gl/M65nQ



CPqD é a segunda instituição de pesquisa brasileiras que mais pede patentes. Leia mais: http://goo.gl/0g2Bf

RNP realiza cerimônia de entrega da nova capacidade da Rede Ipê no RS. Leia mais: http://goo.gl/Rgc6Y

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Anpei – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras
www.anpei.org.br
anpei@anpei.org.br

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O NotiAnpei é produzido pela Acadêmica Agência de Comunicação.

Editor: José Roberto Ferreira – MtB 17.039 (jroberto@academica.jor.br)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Departamento de Estado dos EUA emitiu mais de 715 mil vistos de estudantes de intercâmbio, e vistos profissional no ano fiscal de 2010



Você sabia que o Departamento de Estado dos EUA emitiu mais de 715 mil vistos de estudantes de intercâmbio, e vistos profissional no ano fiscal de 2010 - e 97% deles foram emitidos em apenas alguns dias?


Junte-se a nós neste CHAT e traga suas perguntas. Esta sessão on-line é gratuita ao público e contará com a presença ao vivo de funcionários do Departamento de Estado dos EUA, o Bureau de Assuntos Consulares! Se tiver interesse, acesse o link abaixo.

http://edusaconnects.acrobat.com/visas

Vanny Pereira
Information Resource Center
Embaixada dos EUA, Brasilia- Brazil
http://irc.embaixadaamericana.org.br/
Tel 0800 61 8747/3312 7608

França impõe preço único para ebooks


A França decidiu fixar um valor único para a venda de livros electrónicos. A medida vem sendo pensada há algum tempo, com alguns adiamentos pelo caminho.

Deputados e senadores franceses votaram, recentemente, por unanimidade, a fixação de um valor único para a venda de livros electrónicos naquele país, independentemente destes serem adquiridos em sites nacionais ou nternacionais.

A medida vem sendo pensada há algum tempo, com alguns adiamentos pelo caminho, já que a pretensão de impor um preço único a empresas com sede noutros países, como a Amazon, a Google ou a Apple, choca com a legislação europeia sobre o princípio da territorialidade, que impede um país de estabelecer normas aplicáveis fora das suas fronteiras.

O projecto-lei para o livro electrónico também quer assegurar aos autores da obra uma remuneração mais "justa e equitativa", refere o documento, que deverá ser aprovado nos próximos dias, por ambas as câmaras, em separado, segundo o avançado pelo Les Echos.

Está igualmente previsto que, a partir do próximo ano, os livros digitais em França beneficiem de uma forte redução de IVA, que passará de uma taxa actual de 19,6% para os 5,5%, hoje aplicados aos bens de primeira necessidade.

O advento do novo formato tem levantado algumas questões. Uma das mais recentes envolve a Comissão Europeia, que decidiu investigar editoras de vários países por suspeita de formação de um cartel com vista à concertação de preços na comercialização de ebooks.



FONTE: http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=10&id=182884&sup=0&sdata=

Relembrando Keith Richard dos Stones.

Em Homenagem a matéria abaixo sobre Lady Gaga ... relembro Keith Richard dos Stones.

Fonte: http://www.ionline.pt/

Ser bibliotecário é o desejo secreto de Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones. A revelação faz parte da sua autobiografia, prestes a ser lançada. O músico até já terá tido uma formação profissional para organizar os seus próprios livros, muitos deles sobre a história do rock e sobre a II Guerra Mundial. A informação foi avançada neste domingo pelo jornal britânico “The Sunday Times”.


Segundo o mesmo jornal, o músico de rock refugiava-se na leitura durante a adolescência na Inglaterra do pós-guerra. Depois descobriu o blues. O guitarrista explica: “quando crescemos, há duas instituições que nos afectam especialmente: a Igreja – que pertence a Deus - e a biblioteca – que pertence a nós próprios. A biblioteca pública é vastamente igualitária”.


Keith Richards terá recebido cerca de 7,3 milhões de dólares (5,5 milhões de euros) adiantados pela sua autobiografia

Lady Gaga se declara "Bibliotecária da Cultura Glam"

US Weekly
Cantora diz que está estudando arte, moda e música há anos

Foto: AP
Em coluna, Lady Gaga se diz uma "Bibliotecária da Cultura Glam"


Se tem uma coisa sobre a qual Lady Gaga sabe muito, é cultura pop. Em sua primeira coluna para a V Magazine, a nova-iorquina de 25 anos diz que ela tem se mantido informada sobre o mundo a sua volta desde que era uma aspirante a cantora em um apartamento infestado de baratas.

"Cultura Glam é, no fim das contas, baseada em obsessão", escreveu, "e aqueles de nós que são realmente devotos e leais ao estilo de vida do glamour são mestres em sua história. Ou, para dizer de uma maneira mais elegante, somos bibliotecários. Eu mesma posso olhar para quase qualquer barra [de roupa], silhueta, bordado de contas ou arquitetura de salto e te dizer muito precisamente quem fez o design e qual movimento cultural e musical gerou o nascimento, morte e ressurreição daquela tendência específica", ela se orgulha.

Então, como a cantora de "Judas" se tornou essa autoridade?

"Um expertise no vocabulário da moda, arte e cultura pop exige uma enorme quantidade de estudo. Meu pequeno apartamento no [Lower East Side, em Nova York], de forma bastante parecida com muitas das minhas suítes de hotel, atualmente - bate na madeira - estava coberto por inspiração", explica. "Tudo, de livros vintage e revistas que achei na rua 12, os pôsteres velhos do [David] Bowie que pertenciam ao meu pai, os discos de metal da minha melhor amiga Lady Starlight, até os sapatos de grife usados, cor de esmeralda, que a tia Merle me repassou, ficavam espalhados por todo o chão, a mais ou menos 60 cm do meu banheiro e a 2 cm do meu George Foreman Grill.mEu fiz minha lição de casa. E você?", ela pergunta aos leitores. "Onde estão seus cartões da biblioteca?"

Fonte: http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/lady-gaga-se-declara-u201cbibliotecaria-da-cultura-glamu201d/

SEMINÁRIO ENTRE MEMÓRIAS


MUSEUS E COMUNIDADES

Maio de 2011

Em comemoração à 9ª Semana Nacional dos Museus, o Instituto de Arte e Cultura

do Ceará (IACC) - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), por meio

do Memorial da Cultura Cearense (MCC), realiza um encontro entre museus e

comunidade, abrindo o diálogo com pesquisadores do campo da museologia

social, gestores de museus, lideranças comunitárias, educadores e,

especialmente, os jovens das comunidades próximas ao Dragão do Mar.


As experiências do Museu da Maré (RJ), Museu da Pessoa (SP) e Memorial da

Cultura Cearense (MCC), as investigações e ações museológicas nos espaços

urbanos, as pesquisas no campo da museologia social e a participação dos

demais representantes dos museus e das comunidades serão os principais eixos

norteadores do debate.


Dias 19 e 20 de maio, no Auditório do Centro Dragão do Mar
Inscrições gratuitas e programação no http://www.dragaodomar.org.br/
e pelo telefone (85)3488 8621, das 9h às 18h

Oficina "Silhueta Humana", com o Grupo Ânima de Bonecos

A Biblioteca Dolor Barreira convida:

Oficina "Silhueta Humana", com o Grupo Ânima de Bonecos

Os participantes construirão através de seus próprios traços e idéias, desenhos. Esse exercício possibilita “Representações/Imagens”, que tragam também, em sua constituição estética, características plásticas do ser humano no espaço e na cidade.

Objetivo:

Percepção da cidade, das pessoas, de "imagens aparentemente familiares", que a rotina as transformam em banais e sem valor.

Cronograma:

· Vivência de acolhida;
· Apresentação dos oficineiros, da oficina e dos materiais;
· Dinâmica de apresentação dos participantes;
· Exibição de vídeo com o tema (curta metragem);
· Leitura dramática de textos literários, que auxiliarão na construção de um enredo para as frases.

Dia: 24 de maio(Terça-feira)
Horário: Duas turmas – Pela manhã de 9 h às 11 h e à tarde de 14 h ás 16 h.
Local: Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, Av. da Universidade, 2572.

Número de vagas para cada turma: 20 participantes.

(Agende sua Escola ou seu grupo pelo telefone: 3105.1299)


Herbênia Gurgel
Diretora - Bibliotecária: CRB/3 Reg. 424.
Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira
Equipamento da Secretaria de Cultura de Fortaleza - SECULTFOR
Fone/fax: (85) 3105-1299
bibliotecadolor@yahoo.com.br

A Gestão de pessoas: descobrindo e retendo talentos

Por Eugênio Maria Gomes para o RH.com.br Eugênio Maria Gomes.

Eugênio Maria Gomes é Engenheiro, Professor da Faculdade de Ciências Administrativas de Caratinga, Coordenador e Professor do curso de Pós-graduação em Administração e Marketing, Pró-Reitor de Planejamento, Administração e Finanças do Centro Universitário de Caratinga-UNEC, Mestre em Administração, Pós-graduado em Gestão Empresarial e Especialista em Marketing. Doutorando em Administração pela UDE de Montevideu-Uy.+ textos de Eugênio Maria Gomes.

Uma equipe de funcionários talentosos é imprescindível na busca do sucesso pelas organizações. Até porque, uma das principais medições que se faz ao determinar o valor de um negócio, relaciona-se ao seu patrimônio humano, responsável, em última análise, pelo seu capital intelectual.Identificar e desenvolver funcionários talentos, na organização, é tarefa simples se comparada à ação que se deve empreender para retê-los.
Quando falamos de "funcionário talento" vem-nos à mente a idéia do funcionário super-especial, do gênio, daquele capaz de revolucionar o negócio, através de uma brilhante invenção relacionada aos produtos ou aos serviços prestados pela organização.
Necessariamente, um funcionário talento, não precisa ser um gênio ou criar coisas novas e interessantes, o tempo todo.
De verdade, o termo "talento", na administração de pessoas, tem sido utilizado para denominar aquele funcionário que, além de apresentar atitude na execução do trabalho, demonstra conhecimento, habilidade e potencial criativo e inovador.
Partindo desta premissa, podemos afirmar que o talento na organização pode, também, ser desenvolvido.
A ATITUDE, ou seja, o querer fazer, refere-se à iniciativa, à vontade do funcionário em implementar as ações previstas e necessárias, no desenvolvimento de seu trabalho, sem que seja preciso ser "dirigido", o tempo todo, pelo gestor. Esta característica, não obstante estar relacionada às funções intrínsecas da motivação do ser humano, pode ser despertada e desenvolvida através de procedimentos externos - funções extrínsecas da motivação -, quais sejam, o treinamento e o reconhecimento.
O CONHECIMENTO, isto é, o saber fazer, refere-se ao potencial de capacidade do funcionário para desenvolver as ações que lhe são confiadas, sendo adquirido, através dos treinamentos, do desenvolvimento pessoal, da cultura partilhada e compartilhada em sua experiência profissional e do próprio processo acadêmico ao qual tenha se submetido.
A HABILIDADE, ou seja, o poder fazer, refere-se à efetividade na implementação das ações, àquela "sintonia fina", ao traquejo na execução das tarefas, adquirida, também, através da experiência, do treinamento e do desenvolvimento humano.
Entendemos a COMPETÊNCIA como o somatório destes três pilares. Se adicionarmos a criatividade aos pilares Atitude, Conhecimento e Habilidade, teremos, de fato, um funcionário talento na organização.
Em relação à CRIATIVIDADE, é preciso compreendê-la além da visão, um tanto quanto simplista proposta por estudiosos da antigüidade, que a concebiam como algo relacionado ao "divino" ou à "loucura".
Escapando aos tormentosos caminhos da psicologia, podemos afirmar que, no âmbito das organizações, a criatividade relaciona-se à geração de idéias para o desenvolvimento de produtos, de serviços, à busca de soluções de problemas para a melhoria dos processos e serviços.
A criatividade também pode ser desenvolvida, considerado o melhor suporte para a produção e armazenamento do conhecimento, ou seja, através da tecnologia e de infra-estrutura adequada, proporcionando aos funcionários um ambiente propício e, ainda, por uma estrutura organizacional mais flexível, que privilegie, por exemplo, a informalidade e a interdisciplinaridade.
Pessoas de talento, pessoas criativas possuem, via de regra, características de personalidade relacionadas à autonomia, à auto-suficiência, à independência. Costumam ser engenhosas, aventurosas, intrometidas e ousadas.
Quando falamos que não é uma tarefa muito simples o de retê-las na organização, referimo-nos à quebra de paradigmas, pelo menos na maior parte das organizações, necessária para gerir funcionários, com características como as descritas acima, creditadas aqueles de personalidade criativa.
Ora, se afirmamos que pessoas talentosas e criativas são, em geral, autônomas e independentes, é lógico supor que teriam dificuldade em se adaptar a uma administração centralizadora, formal e burocratizada. Onde há autonomia, não pode haver subordinação exagerada, que limita a criatividade, posto que inibe a iniciativa.
Não é por outra razão que várias corporações internacionais, mormente aquelas que lidam com produtos ou serviços de altos componentes criativos, como a indústria de informática, vêm paulatinamente abolindo certos paradigmas, antes tidos como demonstrativos de eficiência e boa gestão administrativa, tais como horários rígidos, vestuário e comportamentos sóbrios, presencismo, agendas, reuniões improdutivas, organogramas, fluxogramas etc.
Funcionários talentosos não se adaptam às estruturas ortodoxas. Em geral, são meio irreverentes, avessos ao formalismo exagerado, avessos a horários rígidos, até meio excêntricos e indisciplinados, diríamos.
Todavia, o potencial criativo de que dispõem compensam as possíveis intempéries que costumam provocar!
Desconsiderando-se os "exageros" das estruturas "extremamente rígidas" e os das "perigosamente flexíveis", é possível criarmos um ambiente organizacional que propicie o desenvolvimento e a manutenção dos talentos.
Afinal, se a vida imita a arte, podemos também nos inspirar nos artistas, talentosos por definição...
E quem não gostaria de trabalhar com um Miró, com um Dalí...
Sempre tão irreverentes...
Ou então, que tal um Einstein... dando língua para todos, com os cabelos espetados parecendo que acabara de acordar...

Vaga para Bibliotecário no SESI da Parangaba

BIBLIOTECÁRIO(A)


16.05.2011

AVISO DE SELEÇÃO Nº 13/2011



1. CARGO: BIBLIOTECÁRIO(A).

2. LOTAÇÃO: NÚCLEO DE NEGÓCIO SESI PARANGABA

3. DESCRIÇÃO SINTÉTICA: Disponibilizar informação em qualquer suporte de informações bibliográficas; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros e redes de informação e correlatos; Realizar difusão cultural, desenvolver ações educativas atuando como multiplicador de conhecimentos adquiridos.

4. RECRUTAMENTO: Externo/Interno

5. Nº DE VAGAS: 01

6. SALÁRIO: R$ 1.933,22

7. JORNADA DE TRABALHO: 220h/m – 8h as 12h e de 13h as 17h e aos Sábados 7h as 11h.

8. REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS:

8.1. Escolaridade: Nível Superior em Biblioteconomia.

8.2. Experiência: Mínima de (06) meses na área de atuação.

8.3.Conhecimento: Noções do GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) e Informática(Office).

8.4. Habilidades:

8.4.1. Trabalho em equipe;

8.4.2. Compromisso com resultados;

8.4.3. Comunicação oral e escrita;

8.4.4. Flexibilidade;

8.4.5. Relacionamento interpessoal;

8.4.6. Feedback;

8.4.7. Criatividade;

8.4.8. Equilíbrio emocional;

8.4.9. Visão estratégica;

8.4.10. Planejamento.



9. INSCRIÇÕES:

9.1. PERÍODO: 16 à 20/05/11

9.1.1 LOCAL: Av. João Pessoa nº 6754, Parangaba Contato: Regina ou Sheylla 3421.2451;

9.1.2 HORÁRIO: 8h30m às 11h30m e de 13h30m às 16h30m;

10. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:

10.1.1 Curriculum Vitae;

10.1.2 Cópia dos Comprovantes de Escolaridade e experiência (CTPS e/ou declaração) ;

10.1.3 1.foto 3x4 atualizada.



11. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

11.1 FASE I - ANÁLISE CURRICULAR:

11.1.1 A análise curricular constará da verificação de atendimento ou não dos requisitos do cargo, relativos ao grau de instrução, conforme descrito nos itens 8.1 e 8.2 deste aviso;

11.1.2 Somente os candidatos que atenderem, por intermédio de seus currículos e apresentação de documentação comprobatória, aos requisitos de grau de instrução, experiência profissional e informática estarão habilitados a participar da 2ª fase do Processo Seletivo – Prova de conhecimentos específicos. Os demais estarão, automaticamente, eliminados do processo seletivo;

11.2 FASE II - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

11.2.1 Os candidatos habilitados na fase de análise curricular serão submetidos à prova de conhecimentos específicos;

11.2.2 A avaliação de conhecimentos específicos constará de questões envolvendo conhecimentos em MARC 21; Política Nacional do Livro – Lei nº 10.753/2003; Anéis de sinônimos ou de autoridade: vocabulários controlados simples e tesauros; Profissionais da biblioteca; Disseminação digital de informação; Acesso ao acervo da biblioteca; A prática e as atividades do serviço de referência; O papel do bibliotecário na disseminação da informação e a competência informacional (information literacy).

11.2.3 Os candidatos que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete) serão desclassificados do processo seletivo.

11.3, FASE III – AVALIAÇÃO DE POTENCIAL:

11.3.1. Os candidatos habilitados na fase de avaliação de conhecimentos práticos serão submetidos à avaliação de potencial, por meio de dinâmicas de grupo e/ou provas situacionais, onde será verificado o grau de desempenho de cada uma das habilidades constantes no item 8.5;

11.3.2. Será utilizada uma pontuação de 1 a 10, considerando a seguinte escala:

11.3.2.1. ACIMA DO ESPERADO: Apresenta excelente padrão, demonstrando domínio das habilidades (9 a 10 pontos);

11.3.2.2. DENTRO DO ESPERADO: Apresenta habilidades dentro do padrão definido, demonstrando domínio na maioria dos itens das habilidades (7 a 8 pontos);

11.3.2.3. ABAIXO DO ESPERADO: Apresenta habilidade abaixo do padrão definido, demonstrando domínio em poucos itens da habilidade (4 a 6 pontos);

11.3.2.4. MUITO ABAIXO DO ESPERADO: Não apresenta habilidade ou apresenta um padrão muito aquém do desejado (1 a 3 pontos);

11.3.2.5. A classificação será obtida através da média aritmética das habilidades, sendo desclassificado e eliminado, o candidato que NÃO obtiver pontuação igual ou superior a 7,0 (sete).

11.4 FASE IV – ENTREVISTA:

11.4.1 Nessa fase, serão avaliados os critérios referentes à experiência profissional, aspectos sociais, familiares, planos para o futuro e autodefinição dos candidatos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7,0(sete).

11.5FASE V- EXAMES MÉDICOS:

1.5.1 O candidato selecionado será encaminhado para realização de exames médicos, só podendo ser contratado mediante atestado médico de saúde ocupacional.



12. DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1. Todos os aprovados na fase mencionada no item 11.4, que não forem aproveitados, conforme o número de vagas, constante no item 5 deste aviso, comporão o cadastro de reserva para aproveitamento posterior, se for o caso;

12.2. A validade do cadastro reserva será de 01(um) ano, a contar da data de início do período de inscrição, estabelecido no item 9.1 deste aviso;

12.3. A participação dos candidatos neste processo seletivo não implica obrigatoriedade em sua admissão, cabendo ao SESI/CE a avaliação da conveniência e oportunidade de aproveitá- los em número estritamente necessário,

12.4. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os atos e comunicados referentes a este processo seletivo;

12.5. O candidato deverá observar rigorosamente os comunicados divulgados em cada fase do processo seletivo;

12.6. Não serão aplicadas avaliações em local, data ou horário diferentes dos comunicados disponibilizados;

12.7. Não haverá segunda chamada para a realização das avaliações. O não-comparecimento a estas implicará na eliminação automática do candidato;

12.8. Todas as fases deste processo seletivo serão realizadas em Fortaleza/CE;

12.9. O SESI/CE poderá revogar ou anular o presente processo seletivo, em decisão motivada, sem que caiba qualquer indenização aos candidatos interessados;

12.10.O SESI/CE poderá adiar ou suspender os procedimentos do processo seletivo, dando conhecimento aos interessados, se assim exigirem as circunstâncias;

12.11 Os participantes serão responsáveis, em qualquer época, pela fidelidade e pela legitimidade das informações constantes dos documentos apresentados;

12.12 O candidato aprovado que for convocado, posteriormente, para o provimento de vagas que surjam no período de validade desta seleção e que não tenham interesse na contratação, conforme necessidade da Instituição deverá manifestar por escrito ou através de email sua renúncia da vaga, ficando eliminado do processo seletivo a partir desta data;

12.13 No prazo de 01 dia útil, a partir da data de convocação, o candidato que não manifestar sua renúncia e nem comparecer no prazo estipulado pela Instituição para dar continuidade ao processo admissional será considerado eliminado do cadastro de reserva.



Maria Oirta Vasconcelos

Gerente do Núcleo de Negócios SESI Parangaba