quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Biblioteconomia em EaD


Bibliotecários da British Library serão substituídos por robôs

25/11/2009 - 10h19
Bibliotecários da British Library serão substituídos por robôs Publicidade da Reuters, em Londres
A Biblioteca Nacional do Reino Unido irá remanejar parte de seu acervo em um novo prédio, onde a responsabilidade pelo armazenamento e coleta de 7 milhões de itens passará de um bibliotecário a uma grua --aparelho para levantar pesos, como um guindaste-- robotizada. O centro climatizado de 30 milhões de libras na cidade de Boston Spa, no norte da Inglaterra, irá abrigar o equivalente a 262 quilômetros de estantes, em um tipo de armazenamento de alta densidade que normalmente é usado mais por varejistas do que por bibliotecas.
O diretor de finanças e serviços corporativos da biblioteca, Steve Morris, afirmou que os livros serão armazenados em contêineres, que serão empilhados seguindo um algoritmo que calcula a demanda por certos títulos. "As gruas, na verdade, são a única parte da organização agora que saberão onde está o material", disse Morris. "Ao longo do tempo, com o material sendo acessado, o sistema irá lembrar de quais livros são mais pesquisados e irá guardar esses livros na frente no prédio, para que sejam acessados mais facilmente". Já livros que são raramente procurados acabarão ficando no fundo do prédio.
Oito pessoas
A nova tecnologia significa que apenas oito pessoas serão necessárias para acessar o acervo que será mantido no centro. "Antigamente, andávamos pelos andares e buscávamos os livros nós mesmos, mas com isso, quando estiver tudo lá, tudo o que precisamos fazer é apertar um botão e ele vem até nós", disse a bibliotecária Alison Stephenson. Stephenson e seus colegas estão checando os livros que chegam de Londres antes de serem colocados nos contêineres e levados para dentro do prédio pelos robôs. "Se você colocar um livro na caixa errada nesse prédio, então, de fato, você nunca mais irá encontrá-lo", disse Morris. A construção do centro deve ser concluída até meados de 2011, complementando sua sede no bairro de St. Pacras, em Londres, onde os livros estarão disponíveis 48 horas após serem solicitados de Boston Spa.
Kelly C. Brito
Alcoa latin American GBS Global Business
Service +55 11 86961132
+55 11 4143 8741
+55 11 4143 8740

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Projeto Memória tem trabalho publicado em revista internacional

O Projeto Organização e Preservação da Memória da Ciência e Tecnologia em Campina Grande (1952-2002), mais conhecido por Projeto Memória, teve recentemente um artigo publicado na revista portuguesa Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação (www.bocc.ubi.pt). O artigo intitulado Por uma digitalização da memória jornalística tem como autores Fábio Ronaldo da Silva, aluno do Curso de História e Bolsista PIBIC/UFCG, e a Dra. Rosilene Dias Montenegro, Coordenadora do Projeto e professora da Unidade Acadêmica de História e Geografia, do Centro de Humanidades da UFCG.
Durante a pesquisa, realizada no Diário da Borborema pelos alunos Fábio Ronaldo e José Valmi Oliveira Torres, integrantes do Projeto Memória, foi constatada a falta de uma política de conservação de documentos, que não estavam devidamente acondicionados, higienizados e tratados, estando expostos a microorganismos. “O estado precário dos jornais dificulta a consulentes, o que tem implicado, às vezes, na degradação e até mesmo destruição desse arquivo”, afirmou Fábio.
No artigo, os autores propõem uma nova forma para a conservação e preservação do material. “Diante dessa situação, propomos, no artigo, uma forma de conservação e preservação desse arquivo, em especial, a digitalização de todo o acervo documental, o qual seria disponibilizado em formato PDF, tática esta que se apresentaria menos dispendiosa que outros processos de arquivamento”, concluiu o aluno.
O artigo completo está à disposição dos interessados no endereço: http://www.bocc.ubi.pt/pag/rosilene-montenegro-fabio-silva-memoria-jornalistica.pdf.
O Projeto Memória
Iniciado em fevereiro de 2004, o Projeto “Organização e Preservação da Memória da Ciência e Tecnologia em Campina Grande – PB (1952-2002)”, denominado Projeto Memória, contou com o apoio inicial do CNPq e da UFCG. Sua proposta é atuar na área de organização e preservação de acervos documentais escritos, iconográficos e orais. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a história e memória da Escola Politécnica da Paraíba, origem do antigo Campus II da UFPB, hoje Universidade Federal de Campina Grande.
O Projeto Memória tem dois objetivos principais: 1) Atuar na área de organização e preservação de acervos documentais relacionados à memória da ciência e tecnologia e 2) construir a memória da ciência e tecnologia em Campina Grande, a partir da história e memória da Escola Politécnica da Paraíba, criada em 1952, e, por conseguinte, a história das instituições de ensino superior da cidade.
Em seu primeiro ano de atuação, a equipe do Projeto Memória produziu documentários sobre organização e preservação de acervos documentais e aspectos da história da Escola Politécnica da Paraíba; realizou dois treinamentos para trabalho na área de organização e preservação de acervos documentais escritos; colaborou na organização da documentação do Arquivo Central da UFCG; elaborou catálogo referente à documentação do Arquivo Central da UFCG; promoveu uma mostra de fotos da Escola Politécnica da Paraíba e iniciou a constituição de acervo de registros orais, contendo, hoje, aproximadamente 40 horas de gravação (K7 e/ou audiovisual), com 15 entrevistas de testemunhos dessa memória institucional, transcritas em cerca de 700 páginas digitalizadas. Atualmente está elaborando catálogo de referência para pesquisa nos jornais locais, correspondente ao período de 1952 a 2002.
O Projeto Memória já divulgou a experiência desse trabalho em dez eventos científicos, sendo dois deles internacionais.
Mais informações sobre o Projeto, pelo fone: (83) 33101546 ou enviando mensagens para os seguintes e-mails: projetomemoria@ch.ufcg.edu.br ou projetomemoria@yahoo.com.br.
Fonte: UFCG

Observatório de Políticas Públicas Ambientais da América Latina e Caribe

Link: http://www.opalc.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1874&Itemid=55

Dica! Links

Armazém Memória : um resgate coletivo da história

Link: http://www.armazemmemoria.com.br


Livros e afins

Link: http://livroseafins.com

Dica! Revista Olheiro.com

http://olheiro.com/

Brasileiro lê um livro por ano

O País tem 77 milhões de não leitores, dos quais 21 milhões são analfabetos
21 Nov 2009 - 13h36min
Um levantamento do Instituto Pró-Livro confirma que o brasileiro lê pouco. São 77 milhões de não leitores, dos quais 21 milhões são analfabetos. Já os leitores, que somam 95 milhões, leem, em média, 1,3 livro por ano. Incluídas as obras didáticas e pedagógicas, o número sobe para 4,7 – ainda assim baixo. Os dados estão na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita com 5.012 pessoas em 311 municípios de todos os estados em 2007.
“O livro é pouco presente no imaginário do brasileiro”, explica o diretor do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a população lê, em média, 11 livros por ano. Já os franceses leem sete livros por ano, enquanto na Colômbia, a média é de 2,4 livros por ano. Os dados, de 2005, são da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), que integram o Instituto Pró-Livro.
Detalhes dos hábitos do brasileiro relacionados ao livro, revelados na pesquisa, atestam esta afirmação. O levantamento considera como não leitores aqueles que declararam não ter lido nenhum livro nos últimos três meses, ainda que tenha lido ocasionalmente ou em outros meses do ano.
Entre os leitores, 41% disseram que gostam muito de ler no tempo livre, enquanto 13% admitiram que não gostam. Também entre os 95 milhões de leitores brasileiros, 75% disseram que sentem prazer ao ler um livro, mas 22% sustentaram que leem apenas por obrigação.
Com as estatísticas nas mãos, Fabiano dos Santos diz que há dois caminhos a percorrer para fazer do Brasil um país de leitores: ampliar o acesso ao livro e investir na formação de leitores. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil sugere que a maior influência para a formação do hábito da leitura vem dos pais, o que explica o fato de que 63% dos não leitores informaram nunca terem visto os pais lendo. Por outro lado, o levantamento sugere que o hábito de ler é consolidado na escola e quanto maior o nível de escolaridade, maior o tempo dedicado à leitura. Entre os entrevistados com ensino superior, há apenas 2% de não leitores e 20% disseram que dedicam entre quatro e dez horas por semana aos livros. Este índice cai para 12% entre estudantes do ensino médio. “É em casa e na escola, que os leitores são formados. Depois dos pais, os professores são os maiores incentivadores, mas poucos têm a experiência da leitura. E, neste caso, fazer do aluno um leitor é uma mágica”, diz o diretor do Livro do Ministério da Cultura. O professor de Literatura Dilvanio Albuquerque considera que o desinteresse do brasileiro pelos livros não pode ser atribuído apenas à família e à escola. “O problema é mais amplo. Não podemos falar que a culpa é da instituição, seja ela familiar ou escolar, porque, na verdade, o problema é cultural”.
Para o professor, até entre os universitários, o hábito da leitura não é comum, inclusive nos cursos em que o contato com a escrita é fundamental. “Normalmente a universidade não oferece um bom acervo. Moramos em um país em que os livros são caros e de difícil acesso”, disse.
Fonte: O POVO

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Encadernação de Livros

SEBRAE/SC
http://www.sebrae-sc.com.br/ideais/default.asp?vcdtexto=2639&%5E%5E

Encadernaçã de Livros

SEBRAE/SC
Acesse o Link: http://www.sebrae-sc.com.br/ideais/default.asp?vcdtexto=2639&%5E%5E

Em cartaz a III Mostra de Cinema Africano

Acontece de 24 a 28 de novembro a III Mostra de Cinema Africano, no cine Benjamin Abraão, da Casa Amarela Eusélio Oliveira,com exibições marcadas para às 18 h e 30 min.
A promoção é do grupo de pesquisa “Trabalhadores Livres e Escravos no Ceará: Diferenças e Identidades” e os alunos da disciplina História da África, ambos do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará.
A entrada é franca. A programação inclui a projeção de oito filmes (ficções e documentários) subtitulados em português e disponibilizados pela Cinemateca da Embaixada da França no Rio de Janeiro, parceira do evento. Após a exibição haverá participação de debatedores convidados.
As inscrições podem ser feitas no próprio local do evento, no dia 24.
Fonte: Franck Ribard, professor do Departamento de História da UFC e Coordenador da III Mostra de Cinema Africano-Afripolíticas -  (85) 3366.7741)

Prorrogado prazo de seleção para bolsas no Canadá

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC informa que a Embaixada do Canadá prorrogou até 24 de novembro o prazo para recebimento das candidaturas aos programas de bolsa de estudo naquele país.
Eles contemplam todas as áreas das ciências sociais e humanas, particularmente as disciplinas que favoreçam a pesquisa e o desenvolvimento. São cinco as modalidades de bolsas: Bolsa de Pesquisa em Estudos Canadenses (Faculty Research Program – (FRP); Bolsa de Especiali-zação em Estudos Canadenses (Faculty Enrichment Program – (FEP); Bolsa para Pesquisa de Doutorado (Doctoral Student Research Award –DSRA); Bolsa Canadá - América Latina - Caribe (Canada - Latin American - Caribbean Awards – (CLACA) e Redes Internacionais de Pesquisa (International Research Linkages – IRL).
Os candidatos devem ser fluentes em inglês ou francês, idiomas oficiais do Canadá, e o dossiê de candidatura (em cinco vias) deve ser preenchido integralmente em inglês ou francês.
Fonte: Profª Maria Elias Soares, Coordenadora de Assuntos Internacionais da UFC -  (85) 3366.7334

projeto de lei (PLC 122/2006)que pune a discriminação contra homossexuais/VOTE

Votem e encaminhem para seus amigos. É só um click no link!!!

Na página do senado, busque a ENQUETE do lado direito e vote SIM se você for a favor da aprovação da lei que torna a homofobia crime.

http://www.senado.gov.br/agencia/default.aspx?mob=0

ENQUETE

Você é a favor da aprovação do projeto de lei (PLC 122/2006) que pune a discriminação contra homossexuais?

CAFÉdo ZÉ


Curso: Introdução à Conservação Preventiva de Fotografias


Concursos para professor efetivo da UFG

Divulgando os diversos concursos para professor efetivo da UFG, alguns deles com inscrições abertas a partir de hoje.
Para Museologia são 4 vagas:
- Documentação Museológica - Conservação de Bens Culturais - Expografia - Gestão de Museus
- Biblioteconomia
Há ainda vagas em diversas outras áreas como Antropologia, Políticas Públicas, Filosofia, História, Arquitetura, etc.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

FUNARTE/ Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça

A Fundação Nacional de Artes, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, divulgou o resultado do Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça.
A relação dos projetos classificados foi publicada nesta segunda-feira, 16 de novembro, no Diário Oficial da União (Seção 1, página 13). Os contemplados na região Nordeste são:
· Yuri Firmeza e Pablo Lobato, Fortaleza (CE) - Projeto O que exatamente vocês fazem, quando fazem ou esperam fazer curadoria? - Centro Cultural do Banco do Nordeste; · Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Salvador (BA) - Projeto 5 peças em vidro óptico, Carlito Carvalhosa - Museu de Arte Moderna da Bahia; ·
Rodrigo Braga, Recife (PE) - Sol e Prata - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães.

Liinc - Laboratório Interdisciplinar sobre Informação em Conhecimento (IBICT-UFRJ)

http://www.liinc.ufrj.br/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=217&catid=6&Itemid=6

Livro Redes Sociais na Internet/Raquel Recuero


Já esta a venda nas principais livrarias do país o livro Redes Sociais na Internet, que saiu pela Editora Sulina, na coleção Cibercultura.
O livro é fruto de uma parceria com a Cubo.cc, que está cuidando do site do livro (que vai sair em breve), onde vai ter, também, uma versão PDF para download (free) e um aplicativo para iphone. A versão impressa, para quem desejar comprar, custa 30 reais e o livro tem 191 páginas.
Esse livro é parcialmente fruto do trabalho da tese de doutorado da autora mas, não apenas dela, também de várias pesquisas que desenvolvi sobre redes sociais nos últimos anos.
O livro está dividiro em duas partes.A primeira é focada na discussão teórica do que são e como podem ser estudadas as redes sociais. A segunda é focada em algumas aplicações do conceito.

Parte 1:
Redes Sociais na InternetOs elementos das redes sociais na InternetTipologias de redes sociais na InternetDinâmicas de redes sociais na Internet
Parte 2:
Aspectos do Estudo das Redes Sociais na InternetTipos de Redes Sociais na InternetSites de Redes Sociais Difusão de Informação em Redes SociaisComunidades em Redes SociaisÉ um livro acadêmico, é claro, mas tentei fazê-lo de forma que ficasse acessível a todos aqueles que têm interesse no estudo das redes sociais.
A apresentação do livro foi feita pela colega e amiga Suely Fragoso (Unisinos) e a orelha escrita pelo André Lemos (UFBA).

Repassando um comics muito interessante


Saludamos la iniciativa que tuvieron el dia de ayer en el Encuentro de Bibliotecas Escolares en entregar una mencion a Juan Acevedo por su caricatura de Cholin el perro calato peruano bibliotecario. ...

Enrique Mori
Archivo Courret-Lima, Perú

http://elcuy.wordpress.com/2009/11/12/honorario/#comment-2870

El Diario del CuyHonorario


No sé cuál es la diferencia entre honorario y honorífico, pero supongo, a estas horas de la noche y sin ganas de consultar el DRAE, que ambas tienen que ver con el honor. Esto es, son palabras que aluden a algo recibido porque honra a quien recibe, no es cosa de plata sino de reconocimiento, y eso vale mucho.
Ahora, porque se le llama honorarios a la paga que alguien recibe, no lo sé (comentario del autor en el blog)

Alunos de Biblioteconomia realizam mostra fotográfica

18-Nov-2009

Alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizam no período de 23 a 30 de novembro exposição fotográfica com o título “Os jovens da cidade informacional”.
O evento será realizado no Shopping Benfica e com-preende parte das atividades desenvolvidas na disciplina Informação e Sociedade, mi-nistrada pelo professor Jefferson Veras, do Departamento de Ciências da Informação e coordenador do Projeto de Extensão “Os jovens da cidade informacional”.
A exposição reúne fotografias produzidas por seis equipes de alunos que clicaram diferentes grupos da cidade em seu cotidiano, como flanelinhas, emos e hippies, observando como eles são afetados pelo fenômeno da sociedade da informação. A abertura do evento será realizada no próximo dia 23, às 18h, no Auditório da História, no Centro de Humanidades 2, e contará com a participação de professores e alunos do Curso de Biblioteconomia.

Fonte: Prof. Jefferson Veras, do Departamento de Ciências da Informação da UFC - (85) 3366.7696

Imagem Contemporânea será lançado amanhã

18-Nov-2009

Os dois volumes do livro "Imagem Contemporânea", com artigos e conferências proferidas durante o "Encontro Internacional de Imagem Contemporânea", serão lançados amanhã , (19) , às 19h no MAUC.

O livro foi editado pela Hedra, editora de São Paulo, com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil e conta com artigos de Arlindo Machado, Ismail Xavier, Jorge de la Ferla, André Parente, Kátia Maciel, Cezar Migliorin, André Brasil, Beatriz Furtado, Ismail Xavier, Peter Pal Pelbart, Marcius Freire, Silas de Paula, Wellington Jr., Paulo Bernardino, Anne Sauvagnargues, Paula Tesser, Meize Lucas, Alexia Brasil, Daniel Cardoso, Jorge Albuquerque, Cecília Salles, César Guimarães, Christinne Melo, River-son Rios, Daniel Lins, Júlia Miranda, Consuelo Lins, Andréa Franca, Maurício Lissovsky, Paulo Viveiros, Renata Gomes e Maria Dora Mourão.

A tiragem do livro é de mil e quinhentos exemplares, cada volume. O Encontro In-ternacional de Imagem Contemporânea foi uma realização dos cursos do ICA- Instituto de Cultura e Arte, da UFC, através dos cursos de Mestrado e Graduação em Comunicação e da Especialização em Audiovisual em Meios Eletrônicos. O LEEA - Laboratório de Estudos e Experimentação em Audiovisual é o responsável pela organização do lançamento do livro.

A proposição é aproveitar a presença dos professores Cezar Migliorin (UFF), Patrîcia Moran (USP), Amaranta Cezar (Recôncavo Bahiano) e Elianne Ivo (UFRJ) que vieram para formar a banaca do concurso para professor do Cinema e Audiovisual e fazer uma conversa/lançamento.
Fonte:
Profª. Sylvia Beatriz Bezerra Furtado – Coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte  (85) 3366 7712 e 8899 1419)

Começa hoje Seminário de Arte Computacional

O Instituto Goethe e o Leitorado do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, da UFC, promovem hoje (18) e amanhã, o Seminário de Arte Computacional - Arte de vanguarda e novas tecnologias.
O evento se realiza na Sala Interarte, da Casa de Cultura Alemã da UFC. O Prof. Isaac Calderón (Valencia - Espanha) fará conferência e workshop focalizando a arte da computação e suas aplicações na arquitetura, na arte gráfica, na animação e no videoarte, nas instalações e na música. Dará especial atenção aos artistas alemães que desenvolvem sua obra ou parte dela na Alemanha.
De acordo com os organizadores, "o discurso será ilustrado com o suporte informático, não como uma simples mostra de imagens, mas com a demonstração prática (os alunos poderão ver como criar em 3D uma forma arquitetônica orgânica, como é programado um sintetizador granular, como são criados os fractais, etc.)". O seminário é aberto ao público e não há necessidade de inscrição.
Fonte: Casa de Cultura Alemã da UFC - Fone: (85) 3366 7642 / 3366 7643)

Divulgação do novo curso de Museologia na UFG, a iniciar em 2010.




Ainda esta semana serão publicados os editais de 4 novos concursos para professor assistente de Museologia.


(Manuelina Duarte)




Webchat: Semana Internacional da Educação 2010



Para participar do bate-papo, acesse o link:webchat-embaixada-americana.


Vanny Pereira
Reference Librarian- Information Resource Center
Embaixada dos EUA
http://irc.embaixada-americana.org.br/
tel: 55 61 3312 7608 fax: 55 61 3364 1559
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segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O CONCEITO DE INFORMAÇÃO

Rafael Capurro Rafael Capurro
Hochschule der Medien Hochschule der Medien
University of Applied Sciences Universidade de Ciências Aplicadas
Wolframstr. 32, 70191 Stuttgart, Germany Wolframstr. 32, 70191 Stuttgart, Alemanha
Birger Hjørland Birger Hjørland


http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.capurro.de/infoconcept.html&ei=PWIBS8DAEsywuAfGgPHcDw&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CA4Q7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dthe%2Bconcept%2Bof%2Binformation%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D%26rlz%3D1R2ADFA_pt-BRBR339

Relação dos Textos Recomendados Para a Seleção Do PPGCI_2010

AUSTIN, Brice. Mooer`s law: in and out of context. Journal of the American
Society for Information Science
, v.52, n.8, p. 607, 2001.

http://spot.colorado.edu/~norcirc/Mooers.html

BROOKES, Bertram C. The foundations of information science. Part. I. Philosophical
aspects. Journal of Information Science, v.2, p.125-133, 1980.

http://extralibris.org/2008/01/the-foundations-of-information-science/


CAPURRO, Rafael. Epistemologia e Ciência da Informação. Disponível em:
http://www.capurro.de/enancib_p.htm . Acesso em setembro de 2006.

FREIRE, Gustavo. Ciência da Informação: temática, histórias e fundamentos.
Perspectivas em Ciência da Informação, v.11, n.1 p.6-19, 2006.

http://www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/article/view/442/253


PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Processo evolutivo e tendências contemporâneas da
ciência da informação. Informação&Sociedade: Estudos, v.15, n.1, p.13-48, 2005.

Lena Vania Ribeiro Pinheiro
Resumo
Estudo da Ciência da Informação sob abordagem da Epistemologia Histórica, retraçando, cronologicamente, a evolução da área desde o seu surgimento, em trajetória na qual são ressaltadas as principais contribuições de teóricos e especialistas, sobretudo nos aspectos conceituais e metodológicos. Na análise emergem correntes de pensamento de diferentes países e culturas, principalmente dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, antiga União Soviética e Brasil. As transformações da área, ao longo do tempo, são apontadas, bem como as tendências contemporâneas relativas à interdisciplinaridade, conceitos, terminologia, e ao objeto “informação.


SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em
Ciência da Informação, v.1, n.1, p.41-62, 1996.

http://www.scribd.com/doc/6837453/Tefko-Saracevic-Ciencia-da-informacao-origem-evolucao-e-relacoes


_____. Interdisciplinary nature of Information Science. Ciência da Informação, v.24, n.1,
p.36-41,1995.

http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewFile/530/482


SMIT, Johanna W.; TÁLAMO, Maria de Fátima G.M.; KOBASHI, Nair Y. A
determinação do campo científico da Ciência da Informação: uma abordagem
terminológica. DataGramaZero, v.5 , n.1, 2004.

http://www.dgz.org.br/fev04/Art_03.htm


WERSIG, Gernot. Information Science: the study of postmodern knowledge usage.
Information Processing Management, v.29, n.2, p.229-239, 1993.

http://extralibris.org/2007/05/ciencia-da-informacao-gernot-wersig-information-science-the-study-of-postmodern-knowledge-usage/

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

MICROFLMAGEM_LEI N° 5.433, DE 8 DE MAIO DE 1968_Regula a microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências.

Link: http://www.hc.ufu.br/extranet/files/LEI%20N%C2%BA%205433%20DE%201968_0.pdf

Escolas e Cursos de Pós-Graduação

Pós-graduação no BrasilCursos de Pós-Graduação na área de Informação ( ANCIB )http://www.alternex.com.br/~aldoibct/CursoCi.htm
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP - Curso de Mestrado em Biblioteconomiahttp://www.puccamp.br/puccam68.html#I1
Universidade de São Paulo - USP - Curso de Pós - Graduação em Ciência da Informação eDocumentaçãohttp://www.usp.br/
Universidade Estadual Paulista - UNESP - Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãohttp://www.marilia.unesp.br/index.php?CodigoMenu=363&CodigoOpcao=363
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Mestrado em Comunicação e Informaçãohttp://www.ufpe.br/dci/site/?page_id=12
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Mestrado em Ciência da Informaçãohttp://www.cin.ufsc.br/pgcin/pgcin.htm
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Mestrado em Comunicação e Informaçãohttp://www.ppgcom.ufrgs.br/
Localizar outras Instituições de Ensino Universidades internacionaishttp://www.mit.edu:8001/people/cdemello/univ.html
Universidades localizadas por paíseshttp://www.cis.upenn.edu/%7vinson/university.htmlhttp://www.unb.br/int/programas_especiais.php
50 Excellent Open Courses for Techie Librarianshttp://www.bestcollegesonline.com/blog/2009/06/19/50-excellent-open-courses-for-techie-librarians/
Cursos virtuaishttp://ldsolutions.gestorgestion.com/Apresenta diversos cursos em ambiente Moodle realizados no idioma espanhol. Administrador da Aula Virtual - Luis Ramirez Caldas correio eletrônico: luis@ldsolutions.org



Disponível pelo Link: http://bib-ci.wikidot.com/escolas-e-cursos-de-pos-graduacao

JORNADA DE COMUNICAÇÃO

As inscrições da I Jornada Científica de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí estão abertas até hoje, (11/11). O evento acontece entre os dias 11 e 13 de novembro e está mobilizando alunos e professores do curso de Comunicação Social, na ocasião de seu aniversário de 25 anos. As inscrições custam R$ 10,00 para estudantes e R$ 20,00 para profissionais e professores. Os interessados deverão dirigir-se ao departamento de Comunicação Social da UFPI nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h e preencher um formulário para garantir participação e certificado. O Campus Universitário Ministro Petrônio Portella fica no Bairro Ininga, Teresina. Outras informações: http://www.ufpi.br/newsletter/www/noticia.php?id=16442/ ou comunicacao@ufpi.edu.br.

SOFTWARE LIVRE

Com o tema “Acesso Livre ao Conhecimento” e com objetivo de divulgar e popularizar a cultura do Software Livre no estado do Ceará e na região Nordeste, acontece desde segunda-feira (10) e segue até sexta-feira (13), o Congresso Estadual de Software Livre - CESol, em Fortaleza. O evento apresenta a Ciência, a Tecnologia e a Cultura através da filosofia do Acesso Livre, do Software Livre, da Cultura Livre, das práticas de desenvolvimento colaborativo e estimula a garantia de acesso à produção do conhecimento no Estado do Ceará. Toda programação e conteúdos do congresso se encontram disponíveis no portal: http://cesol.org/. Mais informações: Av. da Universidade, 2853 - Benfica - Fortaleza – CE / Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, (85) 3366 9785 / 3366 9786.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

FOTOLOG_Bibliotecários(as) de todo país

Link: http://www.portalbibliotecario.com.br/fotolog.php

Lançamento do livro Documentários Nordestinos


Arqshoah - Arquivo Virtual sobre Holocausto e Antissemitismo

O Arquivo Virtual ou Arqshoah é uma proposta inédita na abordagem do tema sobre o Holocausto e o anti-semitismo: tem como objeto a história e a memória dos sobreviventes de campos de concentração e refugiados do nazi-fascismo radicados no Brasil (1933-1948). Esta investida acadêmica tenta lutar contra o tempo, a dispersão da documentação, o esquecimento, os silêncios e o movimento revisionista que nega o Holocausto.
Acesso ao portal: www.arqshoah.com.br
Atenciosamente,
Contato
USP -Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia Letra e Ciências Humanas
Departamento de História
Av. Lineu Prestes, 338, Sala M3
CEP: 05508-900 São Paulo/SP - Brasil
Telefone: [55] 11 3091 8598Fax: [55] 11 3032 2314

videoconferência com a Presidente da American Library Association



A Associação de Bibliotecários do Ceará e o Conselho Regional de Biblioteconomia-3ª Região, convidam para assistir a videoconferência com a Presidente da American Library Association (ALA) no dia 12 de novembro a partir de 13h local.



Solicitamos a confirmação de vocês , uma vez que a sala do CENTEC só comporta 35 pessoas.

O endereço do CENTEC:Rua Silva jardim, 515 esquina com Barão de Aratanha.
"Se você não quer ser esquecido quando morrer, escreva coisas que vale a pena ler ou faça coisas que vale a pena escrever."( Benjamin Franklin )
"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados."( Mahatma Gandhi )
"Não sejas forte como uma onda que tudo destrói,mas sim como uma fortaleza que tudo suporta."
( Autor desconhecido)

SESC-CE seleciona estagiários (estágio para biblioteconomia)

Empresa: SESC-CE

Local da Vaga: CEARÁ

Horário de Trabalho: Manhã - 04 horas/dia

Outras Vantagens: (AUXILIO TRANSPORTE E FÉRIAS)

Qtde de Vagas: 35

Resumo das Atividades a serem Executadas:O SESC-CE oferece Bolsas de estágio para Universitários de Cursosregulares e reconhecidos pelo MEC, que deverão estar cursando, noprimeiro período de 2010, entre os quatro últimos semestres doscursos abaixo:

Pedagogia

EducaçãoFísica

Biblioteconomia

ServiçoSocial

Administração

Nutrição

Historia

Física

Ciências

Direito

Comunicação Social

Letras

Os interessados deverão inscrever-se na unidade do SESC Fortaleza

Rua Clarindo de Queiroz, 1740 - Centro - Sala 21, de 16 a 20 denovembro de 2009, das 13h30min às 16h30min, portando o currículo,1 foto, histórico do curso e comprovante de matrícula atualizados.O processo seletivo constará de teste de conhecimentosespecíficos,dinâmicas de grupo e entrevistas.Os candidatos que apresentam reprovação em matérias básicas do currículo específico de sua formação não serão selecionados. Informo que temos horário para estágio de manhã e pela tarde,com carga horária de 04 horas e 06 horas.

Colocação da Vaga- Estágio

Informática

WINDOWS- WORD- EXCEL- INTERNET- OUTLOOK

Escolaridade- CURSO SUPERIOR - QUALQUER ÁREA

Situação: INCOMPLETO/ANDAMENTO

Atenciosamente,

Jussara Castro

Psicológa

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dica de filme para Bibliotecários "Te amarei para sempre"

The Time Traveler´s Wife

Gênero: Drama, Romance e Ficção Científica
Duração: 107 min.
Origem: Estados Unidos
Estréia 16 de Outubro de 2009
Direção: Robert SchwentkeRoteiro: Bruce Joel Rubin e Audrey Niffenegger
Produção: PlayArteCensura: 12 anosAno: 2009SINOPSE

Henry De Tample é um bibliotecário de Chigado que sofre de uma rara desordem genética, que permite que ele viaje no tempo involuntariamente quando está sob pressão extrema. Numa dessas viagens inesperadas, Henry conhece Clare, uma jovem com quem ele se envolve. Anos mais tarde Henry some como previsto por ele, mas a jovem Clare insiste em tentar construir uma vida com o seu verdadeiro amor esperando que ele apareça no mesmo lugar em que se viram pela primeira vez. Baseado no bestseller de Audrey Niffenegger.

TRAILER
http://www.youtube.com/watch?v=nX2F3wU9XKE


SELEÇÃO DE EXTENSIONISTA DE BIBLIOTECONOMIA

O Curso XII de Maio, Projeto de Extensão da Faculdade de Medicina da UFC, preparatório para o vestibular desta Universidade, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de extensionista de biblioteconomia.
As inscrições serão realizadas de 19 de outubro a 10 de novembro de 2009 de 18h às 21h, na coordenação do curso, localizada no Prédio da Biblioteca de Ciências da Saúde.
Poderão inscrever-se alunos regularmente matriculados no curso de Biblioteconomia da UFC.
Confira o edital na página:
Mais informações: 3082-5202 e 8633-7473 (das 18h às 22h)

Informativo ABER - Associação Brasileira de Encadernação e Restauração

O que fazer com livros manchados?
Especialista da ABER ensina como tratar volumes que começam a apresentar sintomas de presença de fungos, sem gastar muitoLeia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/noticia.php?IdNoticia=2202




Apoio a acervos
FAPESP lança Chamada de Propostas de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa de Museus, Centros Depositários de Informações e Documentos e de Coleções BiológicasLeia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/noticia.php?IdNoticia=2203




Projeto incentiva doações para universidades
Intenção do autor é criar uma nova cultura junto a pessoas e empresas, semelhante à que socorre as instituições americanasLeia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/noticia.php?IdNoticia=2204




MinC divulga primeiro Anuário de Estatísticas Culturais do País
Iniciativa faz parte de sistema de informações que será um dos pilares do PNCLeia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/noticia.php?IdNoticia=2205




Brasileiros gastam em média R$ 65 por mês com cultura
Total corresponde a 4,4% do orçamento; desse montante, cerca de 30% é destinado à compra de livros BR
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/noticia.php?IdNoticia=2206




PAC das cidades históricas é apresentado na Unesco
Políticas de preservação do patrimônio brasileiro apresentadas na Assembleia Geral da Convenção do Patrimônio Mundial, em Paris, despertam interesse de outros países
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/noticia.php?IdNoticia=2207




Senado adere à rede global de bibliotecas
Biblioteca da instituição adere ao maior e mais respeitado catálogo internacional que permite buscas pelo Google e outros mecanismos
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/noticia.php?IdNoticia=2208




Obras raras do acervo do Senado na internet
340 das 6,5 mil obras mais preciosas do acervo da casa estão na internet, com primeiras edições do século XVII ao XX
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/noticia.php?IdNoticia=2209




CURSO ABER DE HIGIENIZAÇÃO DE ACERVO BIBLIOGRÁFICO
Aprenda as técnicas mais eficazes para a conservação de livros. Curso às quintas-feiras, das 18h às 22h, a partir de 19 de novembro
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/evento.php?IdEvento=1582




Curso “Conservação Preventiva: Reduzindo os riscos para o Patrimônio Cultural”
ICCROM promove curso de conservação do patrimônio cultural em Quito, no Equador, entre os dias 9 e 27 de novembro
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/evento.php?IdEvento=2058





Curso de Extensão: Livro Raro - Formação e gestão de coleções bibliográficas especiais
Curso será oferecido pelo Mosteiro de São Bento da Bahia, ministrado por Ana Virgínia Pinheiro, da Biblioteca Nacional, de 9 a 13 de novembro
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/evento.php?IdEvento=2137




Seminário sobre Segurança em Museus
Voltado para profissionais de museus, bibliotecas, arquivos e instituições culturais em geral, seminário organizado pelo ICOM-Brasil será realizado na USP entre os dias 23 e 27 de novembro
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/evento.php?IdEvento=2170




Seminário Internacional de Arquivos de Museus e Pesquisa
MAC e Pinacoteca promovem curso sobre arquivos de museus em 9 e 10 de novembro&nbsp
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/evento.php?IdEvento=2190




Curso: Conservação e Restauração no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia
MAC promove curso com Jorge Garcia Gomes-Tejedor, chefe do departamento de conservação e restauração do Museu Reina Sofia, em Madri&nbsp
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/evento.php?IdEvento=2191





Oficina: Legislação sobre patrimônio cultural e combate ao tráfico ilícito de bens culturais
MAC promove oficina sobre legislação e crimes contra patrimônio cultural em 23 de novembro
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/evento.php?IdEvento=2192




Seminário: "Arquivos notariais e judiciais: gestão, organização e acesso"
Seminário sobre documentação judicial e notarial será realizado na Casa de Rui Barbosa (RJ) de 25 a 27 de novembro
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/evento.php?IdEvento=2193




Palestra: "A Cinemateca Brasileira e a preservação de filmes no Brasil"
Carlos Roberto Rodrigues de Souza, da Cinemateca Brasileira, fará palestra em 25 de novembro na Casa de Rui barbosa, no Rio de Janeiro
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/evento.php?IdEvento=2194




Palestra: "Em defesa das bibliotecas Já!"
Palestra na Casa de Rui Barbosa, no Rio, com Camila Alire, presidente da American Library Association
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/evento.php?IdEvento=2196




Palestra: Os arquivos públicos alemães após a reunificação
Palestra com Rolf Nagel, professor honorário da Universidade de Duisburg, no Instituto Goethe
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/evento.php?IdEvento=2198




II Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e II Fórum Prazeres da Leitura
Seminário reúne convidados especiais para debater questões relativas a livros, bibliotecas e leitura, de 11 a 13 de novembro no Tuca (PUC), em São Paulo
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/evento.php?IdEvento=2199


Curso: Microfilmagem e digitalização de documentos
Curso será realizado no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, nos dias 12 e 13 de novembro
Leia mais no endereço http://aber.locaweb.com.br/v2/evento.php?IdEvento=2200

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

IV Fórum de RH das Organizações Públicas

Encerram-se, neste domingo (8), as inscrições para o IV Fórum de RH das Organizações Públicas, que acontece na próxima quinta-feira (12) e tem como tema central "o papel dos Recursos Humanos na construção da imagem organizacional frente à sociedade".
O evento será no auditório do Ministério da Fazenda (Rua Barão de Aracati, 909 – Meireles) e reunirá servidores e colaboradores que atuam com Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Comunicação Institucional das esferas federal, estadual e municipal.
A programação ocorre de 8h às 12h e de 14h às 18h, com mesas-redondas e paineis de discussão. A Universidade Federal do Ceará é integrante do Comitê Gestor do IV Fórum de RH das Organizações Públicas, com a participação das servidoras Miriam Gondim Matos e Daniele Cirilo Suliano, do Departamento de Desenvolvimento Profissional, da Superintendência de Recursos Humanos (SRH/UFC).
Para se inscrever, é necessário doar duas latas de leite durante o credenciamento, antes da abertura do evento. Elas serão doadas ao Iprede e ao Lar Torres de Melo. Mais informações sobre a programação e o procedimento de inscrição podem ser obtidas através do telefone 3878.3102.

Informativo Mais Cultura


DIVULGANDO: Slides de uma Mesa-Redonda, relativa ao I Seminário de Incentivo à Leitura

Temática é: Biblioteca comunitária como instrumento de ação social e estímulo à cultura.


Para mais informações acessem o blog:http://professorjon athascarvalho. blogspot. com/2009/ 11/slides- sobre-biblioteca -comunitaria. html

Jonathas Carvalhoj
carvalho@cariri. ufc.br

Muito importante, Leia

IPVA (IMPRIMA E GUARDE NO CARRO)
Olha a gente perdendo o Direito por não utilizar.
JUSTIÇA VOLANTE E RESTITUIÇÃO DE IPVA (VALE A PENA SABER E DIVULGAR).
O novo número da JUSTIÇA VOLANTE: é 08006442020.
Sabe aqueles acidentes de trânsito chatos, discussões sobre de quem é a culpa, etc & etc. Há um serviço público chamado Justiça volante. Se você se envolver em acidente de trânsito, ligue 0800-644-2020. São cinco viaturas equipadas com Juizado de pequenas causas, e, oficialmente, todo mundo sai de dentro da Van como se tivesse saído de um tribunal. Parece que o serviço está prestes a acabar simplesmente porque ninguém liga.
Ninguém conhece.
Transmita para quem puder, e guarde o número em seu celular.
IMPORTANTE SABER E REPASSAR AO MÁXIMO.
Gostaria muito que esta informação chegasse ao máximo de pessoas que você conhece.
Este é o tipo de informação que 'é direito do povo', mas que o povo não sabe! Fora que esse dinheiro com certeza deve ir para o bolso de alguém, se não for, deve ajudar de alguma forma negativamente para quem tem veículos furtados ou roubados!
SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA: RESTITUIÇÃO DO IPVA
Você sabia que quem teve seu veículo furtado ou roubado pode solicitar a restituição do IPVA proporcional ao período em que não fez uso do veículo? Pois é... É o tipo de informação que o governo não divulga. Por que será? Só fiquei sabendo por que tenho um amigo que trabalha na Secretaria da Fazenda e, ao ficar sabendo que uma amiga nossa teve um veículo roubado, orientou que ela procurasse os seus direitos.
Veja :
'Artigo 4., Lei N. 8.115 de 30 de dezembro de1985 ' Par 6. A dispensa do pagamento do imposto, na hipótese dos parágrafos 4 e 5. (veículo roubado ou furtado), no exercício em que se verificar a ocorrência, desonera o interessado do pagamento do tributo proporção do número de meses em que o titular do veículo não exerceu direito de propriedade e posse e, os casos de furto ou roubo, enquanto esses direitos não forem restaurados. Par 7. -Nos casos de veículos furtados ou roubados, sempre que forem restaurados os direitos de propriedade e posse violados, o contribuinte deve comunicar o fato, imediatamente e por escrito, à Fiscalização de Tributos Estaduais (art.12 par 2.).
Então, se você conhece alguém nessa situação, repasse esse e-mail. Pelo menos a pessoa pode amenizar um pouco o prejuízo além de exercer o seu direito. A solicitação de restituição do Imposto deve ser feita na Secretaria da Fazenda, Guichê do IPVA.
Seria bom repassar isto ao máximo número possível de pessoas para seu benefício.

ESTÁGIO EM BIBLIOTECA (Vaga)

SOMENTE PARA ESTUDANTES DE HISTÓRIA OU BIBLIOTECONOMIA.
VAGAS: 02
HORÁRIO DE ESTÁGIO: 16:00 ÀS 22:00 Hrs
OFERTADO: BOLSA AUXÍLIO: R$ 360,00 + VT + REFEIÇÃO NO LOCAL + PS + PO

AOS INTERESSADOS, ENCAMINHAR CURRÍCULO PARA: rhinstituicao@ gmail.com
ASSUNTO: ESTÁGIO BIBLIOTECA

UECE_BIBLIOTECA CENTRAL_ SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA (9 – 13/11)

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA (9 – 13/11)

Os treinamentos e palestra apresentados no programa são exclusivamente voltados a pesquisa e de interesse dos alunos desta instituição de ensino superior, pois trata da forma como o aluno deverá se comportar diante de uma pesquisa científica. As treinadoras são profissionais bibliotecárias acostumadas a este tipo de trabalho dentro da própria biblioteca e a palestrante, também bibliotecária, com mestrado e doutorado na França.
· Visitação Orientada às Dependências da Biblioteca Central. 8 às 21h, de 2ª à 4ª feira. 14 às 21h, na 5ª feira. 8 às 13h, na 6ª feira. (dias 09 à 13/11)
· Exposição e Venda de Livros da Editora da UECE. Hall da Biblioteca. 8 às 20h, de 2ª à 5ª feira. 8 às 13h na 6ª feira. (dias 09 à 13/11)
· Exposição Fotográfica de João Evangelista. Hall da Biblioteca. 8 às 20h, de 2ª à 5ª feira. 8 às 13h na 6ª feira. (dias 09 à 13/11)
· Stands de Venda de Livros. Corredor de Acesso aos Blocos de Sala de Aula. 8 às 20h, de 2ª à 5ª feira. 8 às 13h na 6ª feira. (dias 09 à 13/11)
· Disposição de Livros em Braille e Instalação do Programa DOSVOX 4.1 para acesso à Internet. 8 às 20h, de 2ª à 5ª feira. Sala de Internet (Andar Superior - um computador disponível). 8 às 13h na 6ª feira. (dias 09 à 13/11)
· Treinamento do COMUT e do Portal de Periódicos da CAPES. Sala Multimeios (Andar Superior - limitado a 30 assentos). 9 às 11h e 14 às 16h, de 3ª feira. (dia 10/11)
· Palestra “O Ciberespaço e a Desterritorialização da Pesquisa Acadêmica”. Profª. Dra. Virgínia Bentes (UFC). Sala Multimeios (Andar Superior - limitado a 30 assentos). 9h30 às 10h30, de 4ª feira. (dia 11/11)
· Encontro de Bibliotecárias e Responsáveis pelas Bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UECE. Despedida da Diretora Ângela Maria Pinho de Barros. Biblioteca Central - Sala de Leitura (Andar Superior). Café da Manhã com Acompanhamento Musical. 9 às 11h, de 5ª feira. (dia 12/11)
· II Lançamento Coletivo de Livros da Editora da UECE, Autógrafo dos Autores, Encontro de Autores e Livreiros e Exposição da Fundação Demócrito Rocha. Hall da Reitoria e Auditório Paulo Petrola. 16h30 às 20h30, de 5ª feira.

COISAS QUE NINGUÉM CONTA PRA GENTE! (SEJA SOLIDÁRIO, REPASSE AOS SEUS AMIGOS)

Serviço 102 (Informações)
Quando você precisar do serviço 102, que custa R$ 2,05.Lembre-se que agora existe o concorrente que cobra apenas R$ 0,29 por informação fone 0300-789-5900.
Para informações da lista telefonica, use o nº 102030 que é gratuito, enquanto que o 102 e 144 são pagos e caros.
CORREIOS
Se você tem por hábito utilizar os Correios, para enviar correspondência, observe que se enviar algo de pessoa física para pessoa física, num envelope leve, ou seja, que contenha duas folhas mais ou menos, para qualquer lugar/ Estado, e bem abaixo do local onde coloca o CEP escrever a frase 'Carta Social' , você pagará somente R$0,01 por ela.
Isso está nas Normas afixadas nas agências dos correios, mas é claro que não está escrito em letras graúdas e nem facilmente visível.
O preço que se paga pela mesma carta, caso não se escreva 'Carta Social', conforme explicado acima custará em torno de R $0,27 (o grama).
Agora imaginem no Brasil inteiro, quantas pessoas desconhecem este fato e pagam valores indevidos por uma carta pessoal diariamente?
Telefone Fixo para Celular
Se você ligar de um telefone fixo da sua casa para um telefone celular, será cobrada sempre uma taxa a mais do que uma ligação normal, ou seja, de celular para celular. Mas se acrescentar um número a mais, durante a discagem, lhe será cobrada apenas a tarifa local normal..
Resumindo: Ao ligar para um celular sempre repita o ultimo dígito do número.
Exemplos: 9XXX - 2522 + 2 / 9X7X - 1345 + 5

Atenção: o número a ser acrescido deverá ser sempre o último número do telefone celular chamado!
Serviços bancários pela Internet
Para quem acessa o Home Banking de casa.
Vale a pena ler e se prevenir.Quando for fazer uso dos serviços bancários pela internet, siga as 3 dicas abaixo para verificar a autenticidade do site:

1 - Minimize a página. Se o teclado virtual for minimizado também, está correto. Se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata! Não tecle nada.

2 - Sempre que entrar no site do banco, digite SUA SENHA ERRADA na primeira vez . Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não têm como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.
3 - Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado; além disso clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que você jamais seja vítima de fraude virtual.

Sistema e-cidade já está disponível para prefeituras de todo o país

O sistema e-cidade de gestão integrada para os municípios já está disponível às prefeituras de todo o país. A solução foi lançada na quarta-feira, dia 28, em Brasília, durante a abertura do Encontro Nacional de Tecnologia da Informação (TI) para os Municípios Brasileiros e do Encontro Nacional do Software Público.
A carta que disponibilizou a solução para a sociedade foi assinada pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e pelo diretor da empresa Debseller, desenvolvedora da solução, Paulo Ricardo da Silva. O sistema pode ser acessado diretamente pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=15315976
Segundo Silva, o e-cidade permite integrar áreas diversas do município como educação, controle de medicamentos, orçamento, finanças públicas, recursos humanos e também a área tributária. Além disso, possibilita gerir serviços que prestam atendimento ao cidadão ao gerar guias para pagamento bancário sem a necessidade de deslocamento, entre outras funcionalidades.
Durante a abertura do encontro também foram disponibilizadas no Portal do Software Público (www.softwarepublico.gov.br) as soluções MDArte e PW3270 desenvolvidas, respectivamente, pela Marinha Brasileira e pelo Banco do Brasil. O MDArte permite a aplicação e reuso de melhores práticas de programação e a sincronia entre os modelos que documentam o sistema e a implementação, entre outras funcionalidades. Já o PW3270 visa facilitar o acesso a ambientes computacionais de grande porte.
Rogério Santanna destacou que somente métodos novos poderão contribuir para o desenvolvimento do país e que todos eles são baseados em softwares e nas tecnologias da informação. “Esse é um bem que pode ser utilizado sem que o seu desenvolver perca alguma coisa, pelo contrário, é o compartilhamento que leva à sua melhoria e evolução”, salientou. Ele lembrou que, neste novo ambiente de solidariedade e compartilhamento, o modelo de negócios deixa de ser a venda de licenças, mas passa a ser o da prestação de serviços.
De acordo com o secretário, essa é a razão para o sucesso do Portal do Software Público Brasileiro, que conta atualmente com mais de 46 mil usuários nas suas comunidades virtuais de troca e compartilhamento de conhecimento. Estão disponibilizadas neste ambiente mais de 30 soluções livres desenvolvidas por órgãos públicos, empresas, universidades, entre outros.
Fonte: TInside 28_10_2009
Outras Informações:

Projeto 'João de Barro' estará no Portal do Software Público
Prêmio do Open World Forum destaca software público
Marca Pública tem início das discussões em outubro

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Matérias do dia 1º de novembro no Jornal Diário do Nordeste a respeito de nossa profissão/Bibliotecária

Faltam profissionais qualificados, fazem "vista grossa" e não criam o cargo.


http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=686241http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=686247

UFC sedia III Encontro de Ciências Sociais do Ceará

04-Nov-2009
Com o objetivo de reunir pesquisadores da área e refletir sobre a formação do cientista social, acontecerá, de 9 a 12 de novembro, na UFC, o III Encontro de Ciências Sociais do Estado do Ceará.
A abertura será às 19h, no Auditório Luiz de Gonzaga, com mesa sobre o tema "Estado da arte das Ciências Sociais nas universidades cearenses". Participarão os professores Geovani Jacó de Freitas, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Maria Sulamita de Almeida Vieira, da UFC, Francisco Alencar Mota, da Universidade Vale do Acaraú (UVA), e Maria Paula Jacinto Cordeiro, da Universidade Regional do Cariri (Urca). A mesa será coordenada pelo Prof. Antônio Cristian Saraiva Paiva, da UFC.
O encontro terá 12 grupos de trabalho, conferências, mesas-redondas, oficinas de ensino, lançamento de livros e atividades culturais. A programação completa, bem como o formulário de inscrições, podem ser acessados no site http://sites.google.com/site/encontrocs2009. A promoção é das quatro instituições universitárias do Ceará que possuem curso de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais: UFC, Uece, UVA e Urca.
Fonte: Profª. Neyara Araújo, Coordenadora geral do III Encontro de Ciências Sociais do Estado do Ceará - (fone: 85 3366 7422)

Emendas Parlamentares em prol da cultura

CONVITE
Ministério da Cultura, por meio de sua Representação Regional Nordeste e da Secretaria de Articulação Institucional (SAI/MinC) convida parlamentares, gestores culturais e instituições da sociedade civil organizada para a videoconferência que irá discutir quais são os caminhos para a criação de emendas parlamentares voltadas para o Programa Mais Cultura do MinC, com destaque para o Espaço Mais Cultura, e demais ações deste Ministério. O encontro será realizado no dia 9 de novembro, das 14h às 17h, nas salas do Banco do Nordeste – BNB (endereços abaixo), e em Brasília, na sede do BNB.
Inscrição: os interessados em participar da videoconferência devem enviar e-mail para: videoconf.ne@gmail.com, informando os seguintes dados: nome, profissão, e-mail, telefone e endereço completo, preferencialmente até ao meio-dia, do dia 6 de novembro.
Mais informações: Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura: 81. 3194-1300/1309 – e-mail: nordeste@cultura.gov.br
Sala do BNB – Brasília – DF
Endereço: SQS Quadra 2 – Bloco C – Lote 115, Ed. Paulo Sarasate
Endereço
Salas Videoconferência – BNB – região Nordeste
Cidade Endereço Capacidade por sala Telefone
Fortaleza Av. Paranjana, 5700 - Passaré - sala 230 lugares85 3299 5101

Agenda de Cursos Acervo - Novembro


Vota Cultura


Curso MinC/FGV/Itaú Cultural/SESI - Capacitação em Projetos Culturais



A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Sefic/MinC), em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do MinC (SPC), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Itaú Cultural (IC), estão promovendo um Curso de Capacitação em Projetos Culturais. O curso, cuja primeira etapa será virtual, foi elaborado para estreitar o relacionamento entre criadores, agentes culturais, instituições públicas e privadas de financiamento à cultura, promovendo a interface de suas práticas com as políticas públicas, visando o reconhecimento da cultura como fator propulsor de desenvolvimento socioeconômico.


Público alvo: capacitar artistas, gestores, empreendedores, administradores, técnicos e produtores culturais com experiência em distintas áreas, para atuarem na gestão de atividades culturais, nas esferas públicas e privadas.



Para efetuar a sua inscrição e conhecer a programação completa, acesse o link: http://www5.fgv.br/fgvonline/minc/index.asp?idc=00


Por enquanto só estão abertas as inscrições de Belém(PA) e Rio Branco(AC).





Calendário 2009Curso de nivelamento a distância

Oficina presencial

Localidade04/11 a 12/111ª – 18/11 a 20/11

Belém/PA2ª – 25/11 a 27/11

Rio Branco/AC 04/11 a 14/113ª – 02/12 a 04/12

Cuiabá/MT4ª – 09/12 a 11/12

Ilhéus/BA

I Seminário Internacional Arquivos de Museus e Pesquisa

O objetivo deste seminário é reunir profissionais e estu­diosos de arquivos, museus e instituições de artes visuais para estreitar experiências e constituir diálogos em torno do papel dos arquivos dentro das instituições mu­seológicas.
O evento pretende expor e abordar conceitos, práticas e funções dos arquivos no âmbito dos museus e, mais especificamente, nos museus de arte.
Quando: 9 e 10 de novembro de 2009
Local: Auditório do Museu de Arte Contemporânea da USP
Endereço: Rua da Reitoria, 160 - Cidade Universitária/Butantã - São Paulo/SP.
Inscrições a partir de 9 de outubro de 2009 na Secretaria Acadêmica do MAC USP das 10h30 às 12 horas e das 14h30 às 17 horas (exceto terças-feiras e finais de semana)
Endereço: Rua da Reitoria, 109A – Cidade Universitária/Butantã - São Paulo/SP.
Taxa de inscrição
R$ 50,00
R$ 25,00 (Estudantes, membros da ARQ-SP e do ICOM)
Informações pelos telefones (11) 3091-3559 e (11) 3091-3161 ou
pelo e-mail ceema@usp.br
Realização:
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulowww.mac.usp.br
Pinacoteca do Estado de São Paulowww.pinacoteca.org.br