20 de dezembro de 2010

"As Receitas das Famílias Portuguesas”



A cozinha portuguesa é uma das mais ricas e tradicionais da culinária ocidental. Basta pensar nos doces e pratos lusianos para ativar as papilas gustativas de qualquer um. A forte influência colonial é parte significante da nossa gastronomia, guardando pratos típicos usados para celebrar hábitos e festas das famílias brasileiras. Filipa Vacondeus, ícone da gastronomia lusitana, reuniu importantes receitas que habitam há gerações as mesas das famílias de Portugal, no livro “As Receitas das Famílias Portuguesas”, lançado recentemente no Brasil.

A autora expressa o seu desejo por repassar aos amantes da boa mesa as receitas familiares “das casas das avós”, criando um registro prático de um tipo de cultura popular, mas que tende a ir se perdendo devido à praticidade da vida contemporânea. Atenta a mudança dos tempos e dos novos hábitos de quem cozinha nos dias atuais, Filipa procurou fazer adaptações de ingredientes para agilizar a execução dos pratos, e ainda dar algumas dicas para torná-los mais econômicos e acessíveis. O livro compreende uma compilação de receitas desde as rápidas e práticas para o dia a dia até as mais elaboradas das ceias de Natal e Ano Novo, como o tradicional peru de Natal, ou mesmo diversos preparos de bacalhau e pato, especialidades lusitanas.

Entre entradas, ovos e omeletes, sopas, peixes, frutos do mar, carnes, doces e receitas típicas, como é o caso da açorda - uma espécie de sopa de pão que acompanha qualquer tipo de carne, o livro é uma rica compilação das iguarias portuguesas que compõe um tesouro gastronômico chamado por Filipa de “patrimônio nacional”.

Outra proposta seria simplificar ao máximo a disposição de informações no intuito de facilitar o ato de cozinhar para quem não tem grandes habilidades ou experiências com as panelas. Na busca por uma simplicidade assertiva, as receitas acabaram por ficar sem algumas explicações sobre noções de processos e informações sobre quantidades dos ingredientes, o que para quem não tem experiência acaba desencorajando a aventura na cozinha. Para quem tem certa experiência, as receitas organizadas por Filipa são ótimas para inspirar inclusive recriações e novas formas pessoais de preparo das iguarias lusitanas.

Seguindo a receita, executei o bacalhau assado no pão português. Como não ficou clara a quantidade de alguns ingredientes, houve um desperdício desnecessário. Porém o resultado final, no paladar, foi bastante satisfatório com gostinho de nostalgia. O conceito americano de “confort food”- pratos que saciam o paladar e oferecem bem-estar emocional por remeter à infância ou aos rituais de família - resume perfeitamente a proposta de Filipa Vacondeus. Qualquer inconveniente fica pequeno perto da deliciosa sensação de cozinhar algo especialmente tradicional.

Luty Vasconcelos

Nenhum comentário: