Organização de Combate X Organização de Negócios


No dia 30 de maio, realizamos um estudo de caso, baseado na escola de Administração dos Marines – corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos(United States Marine Corps). Primeiramente, lemos um texto sobre tal corporação e após a leitura respondemos questões que relacionavam a organização militar com as organizações de negócios.
Em relação aos marines, constatamos que se trata de uma organização militar diferenciada, já que possui entre seus principais valores liderança e persuasão, em lugar de chefia autocrática. Alem disso, busca em seus aspirantes espírito critico, capacidade de questionar decisões, perfil de líder e não somente capacidade de solucionar problemas de ordem física.
Com isso percebemos que alguns aspectos da administração dos marines se assemelha à administração das empresas, como: a ênfase nos objetivos; buscam componentes com perfil de líder; possui hierarquia definida; convive com a competitividade. Em contrapartida, os oficiais podem tomar decisões sem consultar a cadeia de comando, ou seja possuem autonomia total, fato que ocorre nas empresas.
O estudo de caso foi muito importante, pois aprendemos sobre uma organização militar que contrasta o estereotipo que se tem em relação a esse tipo de organização – marcada pela autoridade e pelo mito da hierarquia, segundo o qual os subordinados não podem questionar as ordens dos superiores.

0 comentários: