Funcionamento do motor à reação Luigi Spacino Scarminio

    Estava navegando na net a procura de informações para colocar na minha homepage e me deparei com uma que explicava +ou- o funcionamento de uma turbina. Segue abaixo o texto "traduzido" e os ótimos GIFs que tinham na tal página.


    O motor à pistão e a turbina têm alguma coisa em comum. Fora o fato de ambos serem máquinas térmicas, o motor à pistão e a turbina têm os mesmos estágios de operação: intake(admissão), compressão, combustão e exaustão. As semelhanças terminam aí. A diferença nos estágios é que enquanto o motor à pistão realiza um estágio de cada vez, a turbina realiza todos ao mesmo tempo. As transformações temodinâmicas que ocorrem lá dentro são praticamente as mesmas, porëm a energia liberada no processo é usada de maneira diferente em cada motor.
    Ao invés de comprimir o ar com um pistão, as turbinas usam uma série de "rodas" na frente da máquina conhecido como compressores. Atrás da máquina tem outro confunto de "rodas", conhecidos como turbinas, que são impulsionadas pelos gases da exaustão que saem da seção de combustão. O compressor e a turbina são similares. Basicamente são "ventiladores sofisticados" feitos de lâminas de alta resistência girando numa alta rotação.
    O funcionamento de todas as turbinas é praticamente o mesmo. O ar é comprimido pelos compressores e forçado para dentro da câmara de combustão. Combustível é constantemente lançado dentro da câmara de combustão onde ocorre a combustão do mesmo. Os gases da exaustão impulssionam as turbinas, que por sua vez, movimentam os compressores através de um eixo e o processo fica contínuo. As turbinas também acionam geradores (para a parte elétrica do avião) e outros dispositivos. Finalmente os gases da exaustão são acelerados através da abertura atrás da turbina. Os gases expelidos irão causar uma força semelhante ao que se observa quando soltamos uma bexiga cheia de ar e ela voa pela sala (é óbvio que ela tem que estar aberta).
    O motor a pistão movimenta uma hélice para impussioná-lo pelo ar. As turbinas podem utilizar do jato de ar que sai delas para impulssioná-las, como também podem girar uma hélice. Como deve ser de conhecimento da maioria, um avião que utiliza a turbina para girar uma hélice é chamado de Turbo-Hélice.
    Bem, é básicamente isso. Espero que tenham gostado.

Abraços

Luigi Spacino Scarminio
LSS-PR
e-mail: aerosim@hotmail.com
Aeroclube Virtual de Londrina- Diretor
http://pagina.de/aeroclube.sblo

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