segunda-feira, 14 de junho de 2010

BIOGRAFIA: ANTHONY STEFFEN - UM BRASILEIRO NO VELHO OESTE


O brasileiro Antonio de Tefé (sim, nosso herói é brasileiro) nasceu em Roma no ano de 1920, na embaixada brasileira, filho do embaixador do Brasil na Itália e ex-campeão de Fórmula 1, Antonio de Tefé. De família nobre, seu nome de batismo foi Antonio Luís e, mais tarde, ele se tornou o Barão de Tefé. Ao eclodir a Segunda Guerra, seguiu para a Europa para combater os nazistas.
Sua carreira como ator começou como mensageiro de estúdio para Victorio de Sica, que na época dirigia Ladrões de Bicicleta. Sua rara beleza chamou a atenção de diversos produtores e fez com que fosse escalado para diversos filmes de capa e espada, comédias e aventuras nos anos 50. Carismático, participou também de grandes produções hollywoodianas, como Sodoma e Gomorra, de Robert Aldrich. Entretanto, foi no spaghetti western que Antonio ficou realmente conhecido. A esta altura, já assumira o nome de Anthony Stefen, tentando internacionalizar sua imagem. Nos anos 70, chegou a filmar no Brasil. O filme era O Peixe Assassino, com Lee Majors, James Franciscus e Marisa Berenson. Sua carreira construída em dezenas de filmes e com grande sucesso de público fizeram com que conquistasse o respeito da nata do cinema europeu da época. Stefen mantinha ótimas relações com artistas do porte de Federico Fellini, Sergio Leone, Ricardo Fredda, Mario Bava, Lucio Fulci, Victorio de Sica, Lucchino Visconti, Antonio Margheriti, Ennio Morricone, Roger Vadim, Carlo Ponti, Sophia Loren e muitos outros. Elegante, educado e culto, falava inglês, francês, português, espanhol e italiano. No final dos anos 80, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fixou residência. Em 2002, descobriu que estava com câncer. Faleceu no dia 21 de julho de 2006 aos 73 anos. E o mundo da magia do cinema perdia um de seus mais proeminentes heróis.





Um comentário:

marco stpche disse...

Muito boa esta biografia de Anthony Steffen. Eu assisti todos seus westerns com exceção dos bem antigos de inicio de carreira