quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Forrações para seu vasinho ou jardim, escolha a sua!

Plantar forrações é um modo prático de usar todo o espaço do seu jardim. As plantas para forração devem ser homogêneas e densas. Algo que facilita é colocá-las inicialmente em um espaçamento regular. Comece preparando o solo como faria em qualquer canteiro de jardim. Use depois uma tela ou grade com aberturas regularmente espaçadas em intervalos de 10 cm (ou outro tamanho se for apropriado) para ajudar a distribuir as plantas.Conheça um pouco melhor essas opções abaixo e escolha a mais adequada para o seu jardim ou vasinho:

  
Cascas de árvores
Esse material 100% natural é produto do beneficiamento de resíduos do setor madeireiro. Atua como protetor do solo em vasos, canteiros e floreiras, sendo muito utilizado também como substrato para o cultivo de orquídeas. Elas evitam o ressecamento do solo, porque retém água, mas não são resistentes ao pisoteio e devem ser trocadas a cada dois anos, pois se decompõem.


 Seixos
Essas pedrinhas têm formato arredondado e superfície lisa, que são características causadas pelas águas dos rios (de onde são retiradas), mas existem também seixos que são obtidos artificialmente (rolados em máquinas). Portanto, há uma grande variedade de cores e tamanhos. Por serem pesados são ideais para evitar a erosão causada pela rega.


 Pedriscos
Os pedriscos são provenientes de rochas vulcânicas e têm uma estrutura porosa e irregular. Há várias opções de cores e tamanhos, inclusive uma bem miudinha que é ótima para usar como acabamento em vasos menores. Porém, para locais de passeio, pedriscos com menos de 1 cm devem ser evitados, para que não grudem na sola do sapato. Uma alternativa para que eles não fiquem muito sujos (por causa do contato com a terra) é criar uma camada com manta de bindim entre o solo e as pedrinhas. E essa mesma alternativa ainda evita que cresça mato entre os pedriscos.



Argila expandida
Esse material, disponível em vários tamanhos, é um agregado leve que se apresenta em forma de bolinhas arredondadas, com sua estrutura interna formada por uma espuma cerâmica com micro poros e com uma casca rígida e resistente. É muito utilizada em canteiros por conta de sua leveza, resistência e estabilidade dimencional. Quando usada em áreas de circulação, deve ser associada a lajotas ou outros revestimentos nos locais em que se pisa, pois, por ser arredondada, pode causar escorregões.

  
Brilhantina (Pilea Microphylla)
Também conhecida como Dinheirinho, essa planta originária da América é uma herbácea perene muito ramificada que forma moitas arredondadas superiores a 40 cm de diâmetro.
Suas folhas, de cor verde-clara brilhante, são pequeninas, rígidas e arredondadas. Aprecia umidade e luminosidade, mas se desenvolve melhor em locais parcialmente sombreados e deve ser regada, no máximo, três vezes por semana. Precisa de solo rico em adubo orgânico e podas periódicas, pois pode atingir até 35 cm de altura.




Hera-roxa (Hemigraphis Colorata)
Essa plantinha não dá nenhum trabalho: requer cerca de três regas semanais, gosta de sol (mas também fica bem à meia-sombra) e é muito durável. Além disso, não precisa ser podada, pois sua altura não atinge mais que 20 cm.



Cinerária (Senecio Douglasii)
É uma ótima opção para criar texturas no jardim, pois tem as folhas profundamente recortadas de cor cinza esbranquiçada e aspecto aveludado. Exige podas regulares, senão pode atingir 90 cm de altura, e adapta-se bem a climas quentes ou frios. Porém, deve ser substituída, no máximo, a cada dois anos, porque não tem uma vida útil muito longa.




Pingo-de-ouro (Duranta Repens)
Esse arbusto de folhas douradas, bastante usado no paisagismo brasileiro, produz pequenas flores arroxeadas, róseas ou brancas e frutos esféricos, pequenos e amarelos. Mas é a sua coloração exuberante a grande responsável por sua larga utilização. Deve ser cultivado a pleno sol (o que intensifica ainda mais sua cor vibrante), em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica e requer regas regulares. Precisa de manutenção e podas de formação freqüentes, pois cresce muito rápido.

Mais uma informação: na Jardinaria vendemos porções de argila expandida, pedriscos e cascas de pínus.

fonte: jardinaria


Nenhum comentário:

Postar um comentário