Corpo diretivo

A Aragon é liderada por Aguinaldo Aragon Fernandes, considerado um dos maiores especialistas brasileiros em Gestão da Tecnologia da Informação e o principal autor nacional nos temas pertinentes à gestão da TI (vide bibliografia) e único profissional Brasileiro certifica CGEIT pelo ISACA (Certified in Governance Enterprise - IT)

Qualificação de Aguinaldo Aragon Fernandes

Foco de atuação principal: Governança de TI

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica de Engenharia da USP (2000), Auditor Líder de Sistemas da Qualidade ISO 9001 e especialista em Gestão da Qualidade Total pela FGV. ITIL Foundation Certified pela EXIN e Cobit Foundation Certified pela ISACA. Profissional e pesquisador da área de tecnologia da informação com atuação no mercado superior a 33 anos. É autor de vários trabalhos publicados dentre os quais os livros “Planejamento e Controle de Sistemas de Informação”, publicado pela Livros Técnicos e Científicos em 1984, “Gerência de Projetos de Sistemas: uma abordagem prática”, publicado pela Livros Técnicos e Científicos em 1989, com segunda edição em 1990, “Gerência Estratégica da Tecnologia da Informação: como obter vantagens competitivas”, publicado também pela Livros Técnicos e Científicos em 1992, “Gerência de Software através de métricas”, publicado pela Editora Atlas em 1995 e “Fábrica de Software: implantação e gestão de operações”, publicado pela Editora Atlas em 2004 e Implantando a Governança de TI: da estratégia à gestão dos processos e serviços, publicado em 2006 pela Brasport. Ao longo de sua carreira atuou como analista, gerente e Diretor em empresas de prestação de serviços em informática, tendo prestado serviços tanto para instituições públicas como privadas, tais como MEC, Ministério da Aeronáutica, Bradesco, Itaú, Citibank, BankBoston, Philip Morris, Unisys, Getronics, Pólen Technologies, Carlson Wagonlit, SPI Automation, Ogeda, CPM, Accor Services, Banco IBI, C&A, BSI Tecnologia, ABN AMRO Real S.A., Financeira Aymoré, CEF, BB, ASBACE/ATP, CONSOFT, ALTRAN, VISANET, CVC, SEF/MG, RABOBANK, etc. Na indústria de serviços de TI foi pioneiro no desenvolvimento de produtos e serviços, como a primeira fábrica de software do Brasil, operações de outsourcing de sistemas, metodologias de desenvolvimento de software, de gestão de projetos, de garantia da qualidade, de métricas, etc. Teve a oportunidade de coordenar e implantar modelos de qualidade para software e suporte baseados na ISO e no SW-CMM e CMMI. É professor do MBA de Gestão de TI. Professor do MBA GTI da FIA/USP em gestão de operações de serviços de TI, professor do PROVAR da FIA/USP em Governança de TI e professor do CESET/UNICAMP em Gestão da Tecnologia da Informação nas disciplinas de gestão de operações de serviços de TI, das quais também é coordenador. É Conselheiro Científico do Instituto de Tecnologia de Software de São Paulo, membro do ISACA, PMI.
aragon@aragonconsultores.com.br

Bibliografia

Tereza Cristina Maia Fernandes

Foco principal de atuação: Engenharia de Requisitos de Software

Profissional com mais de 26 anos de atuação na área de informática. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Há 12 anos vem implantando processos de software e de qualidade em TI, tendo ocupado cargos de Gerente de Metodologia e Processos na CTIS, na CPM e Gerente de Processo and Quality na Getronics. Nesta última empresa conduziu todo o processo de implantação do SW-CMM nível 2. É team member certificada, pelo método Scampi, tendo participado de várias avaliações oficiais CMMI. Recentemente participou da equipe que implantou o CMMI 2 na Consoft Infosolution. Possui treinamentos oficiais do SEI – Software Engineering Institute em “Introdução ao SW-CMM v1.1” e “Introdução ao CMMI – CMM Integration representação por estágios v1.1” e SCAMPI for Team Members. Concebeu e desenvolveu o PIM – software de gestão de indicadores. Suas áreas de concentração e expertise em engenharia e processo de software são: engenharia de requisitos de software, medição e análise, desenvolvimento de requisitos, gestão de requisitos, metodologia de desenvolvimento de software, modelagem de negócios e reengenharia (refactoring) de legado. Adicionalmente Cris (como gosta de ser chamada) é instrutora de cursos de Engenharia de Requisitos e de Engenharia de Software, já tendo treinado mais de 1000 profissionais no mercado de São Paulo.
cris@aragonconsultores.com.br

Maria Bernardete de Menezes Tavares

Foco principal: Implantação do CMMI

Consultora executiva com 12 anos de experiência em implementação de processos de qualidade com maior ênfase nos modelos CMM/CMMI. Como consultora atuou em projetos de definição e melhoria de processos de software em empresas como DISOFT Solutions, Prime Informática, Getronics, ABN Amro, Carlson Wagonlit, BSI, Consoft e Altran. Em cargos diretivos, durante 6 anos, conduziu atividades de definição de processos de software, avaliação, garantia de qualidade e gerenciamento de grupos SEPG/SQA (Software Engineering Process Group/Software Quality Assurance) Participou de várias avaliações de prontidão e oficiais, como team member certificada, pelo método Scampi. É implementadora credenciada para o modelo MPS-Br.Possui treinamentos oficiais do SEI – Software Engineering Institute em “Introdução ao SW-CMM v1.1” e “Introdução ao CMMI – CMM Integration representação por estágios v1.1”. Atualmente lidera projetos de implantação CMMI níveis 2 e 3.
nanete@aragonconsultores.com.br

© 2008 Aragon Consultoria em Tecnologia da Informação. Todos os direitos reservados