quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Salve São Miguel Arcanjo

Compartilhar
Patrono da Corrente Astral da Umbanda, Hoje por ser o dia de São Miguel Arcanjo, hoje venho plantar esta Semente de Luz em sua homenagem.

Este Arcanjo que tem a posição de líder dos exércitos celestiais e tem o seu nome representado como Aquele/Que como Deus.

A igreja católica mantém uma considerável devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente demonstrada nas situações em que são efectuados pedidos de livramento dos seus fiéis contra ciladas do demônio e dos espíritos maléficos. Acredita ainda que, durante as orações, e quando o nome do arcanjo é invocado, este defenderá os crentes, com o grande poder que Deus lhe concedeu, protegendo-os contra os perigos, as forças do mal e os inimigos.

Na Umbanda, este Arcanjo é considerado um dos Patronos, pois ele lutou com o seu exército contra as forças contrárias as do bem. Tendo o Arcanjo Miguel derrotado o líder destas forças e o exilado ao Mundo das Trevas.

E assim como o Arcanjo Miguel, a Umbanda, está sempre a proverir a vitória sobre tais forças contrárias a luz.

Não posso deixar de junto com as informações acima, esta bela forma de ir ao encontro com ele com esta oração.

Respire profundamente descontraindo o corpo. Visualize-se envolto em uma esfera de luz azul. Silencie sua mente colocando toda a atenção no centro do seu coração e declare esta oração em voz alta:

Oração a São Miguel Arcanjo

Amado Arcanjo Miguel, deixo lá fora todas as minhas preocupações.
Elevo neste instante, minhas vibrações de amor e paz na mais alta freqüência da energia cósmica.

Amado Arcanjo Miguel, erguei vossa luminosa espada na direção da Luz e envolva-me na confiança de ser quem Eu Sou.

Amado Arcanjo Miguel, socorrei-me quando eu estiver em dúvida sobre o caminho a seguir. Mostra-me por onde ando, orienta-me na direção da Luz.

Amado Arcanjo Miguel, afaste de mim todas as vibrações negativas criadas pela minha mente e deixai-me conviver na percepção dos sinais deixados pela Vossa Presença. Permita-me sentir a Vossa ajuda a cada momento.

Amado Arcanjo Miguel, instalai em minha consciência e em meu coração, um dispositivo que me alerte quando me desviar do caminho da paz.

Amado Arcanjo Miguel, que a paz que eu procuro se inicie dentro de mim mesmo, que eu conviva com meus familiares, amigos e estranhos de todas as crenças e sonhos, na mais perfeita harmonia e sintonia universal.

Amado Arcanjo Miguel, que eu tenha consciência absoluta do verdadeiro significado do estado de ser “pacífico”, e de ser um instrumento inspirador de paz.

Amado arcanjo Miguel, abençoai meus pensamentos, palavras e ações. Mostra-me claramente, e sem dúvidas, o lugar dentro de meu mundo, que eu mais precise trabalhar a paz.

Amado Arcanjo Miguel, é meu desejo sincero, que a paz que procuro e encontro, estenda-se por todo o Planeta Terra. Que na união dos povos, na compreensão, no perdão, na paciência, na solidariedade e na harmonia, habite um único poder. O poder do AMOR!

Que assim seja!

GRAÇAS A DEUS


Salve São Miguel Arcanjo, o líder protetor contra todos os malefícios arquitetados e trabalhados pelo mundo das trevas.

Fonte Pesquisada: Wikipedia

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ajuda para Construir e Reconstruir

Compartilhar

Após passado uma semana de acontecimentos que assolaram algumas partes de São Paulo devido a fortes chuvas e granizo que alagaram e causarem diversos estragos.

Venho através desta Semente de Luz, pedir a colaboração de todos para auxiliar com doações as Casas André Luiz que são pertencentes a Fundação Espírita André Luiz. Segundo a diretora de Comunicações das Casas, Silvana Scarpino, o orçamento inicial para os reparos gira em torno de quatro milhões de reais. "Com a ajuda de todos, nós iremos reconstruir o que foi perdido", disse.

As Casas André Luiz que já tinham iniciado as obras de ampliação para realizar um atendimento previsto de 5.000 pessoas ao ano, mas devido a destruição, estas áreas estão necessitando de um auxílio redobrado.

As instituições correspondem aos números e informações abaixo:

Atualmente na Unidade de Longa Permanência há aproximadamente 650 pacientes que são distribuídos de acordo com o sexo e suas características clínicas e psicomotoras em quatro Unidades.

  • Unidade I: Encontram pacientes do sexo masculino e a maioria deambula.
  • Unidade II: Encontram assistidos do sexo feminino.
  • Unidade III: Encontram assistidos do sexo masculino e a maioria acamados.
  • Unidade IV: É mista (masculina e feminina). A maioria dos pacientes tem algum grau de comprometimento clínico.
Os pacientes residem nas Unidades onde recebem os cuidados de higiene e alimentação e são levados de acordo com a programação para as diferentes atividades.

Na Unidade IV, além dos leitos dormitórios, temos Enfermarias Especializadas e uma Enfermaria Semi- Intensiva. Para esta Unidade são transferidos os pacientes das outras Unidades quando ficam enfermos.

No total há sete enfermarias onde o paciente recebe tratamento diferenciado e quando o quadro torna-se mais grave, o paciente é transferido para a Enfermaria Semi-Intensiva que funciona como uma Unidade de Tratamento Intensivo. São 10 leitos sendo 4 de terapia intensiva e 6 de semi-intensiva.

Os exames laboratoriais são realizados através de convênios com laboratórios e os radiológicos na própria Instituição.

O corpo clínico é composto por 42 médicos sendo:

  • 1 Diretor técnico/clínico
  • 9 Diaristas que fazem o acompanhamento linear dos pacientes
  • 13 Plantonistas que atendem na Enfermaria Central e as initercorrências na Instituição
  • 15 Plantonistas nas diversas áreas: Acupuntura, Anestesiologia, Dermatologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Ginecologia, Homeopatia, Neurologia, Oftalmologia, Psiquiatria e Urologia.
  • 3 Médicos que prestam serviços de Ultra-som, Broncoscopia e Endoscopia Digestiva Alta.

Possuem também as seguintes Comissões:
  • Comissão de Ética Médica
  • Comissão Científica
  • Comissão de Prontuário
  • Comissão de Controle de Infecção Hospitalar
  • Comissão de Resíduos
  • Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional

Tendo uma estrutura adequada e em constante aperfeiçoamento, para tratarem o indivíduo portador de deficiência em seus vários aspectos.

A atenção está voltada principalmente à prevenção de morbidades físicas, mentais e emocionais. Para isso, avaliam o indivíduo como um todo e buscam, através dos meios que dispõe, restabelecer o equilíbrio energético e estimular as suas potencialidades.

Todas as informações foram checadas e as doações já mobilizam diversos meios para buscar o auxílio através do valor ou material que se possa doar.

O link para obter mais informações e efetuar a sua doação é este: Faça a Sua Doação.

Aqueles que puderem colaborar com este gesto de doação, estarão auxiliando diversas pessoas que são atendidas nestes ambientes de forma gratuita. Desafogando inclusive hospitais públicos e da rede particular com todos os atendimentos necessários e cabíveis aos que se encontram internados.

Uma semana de muita luz e vamos realizar a caridade e o auxílio que nos provem sempre, já que, sem caridade, não há salvação.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Hoje tem Alegria

Compartilhar

Hoje tem alegria, hoje tem alegria, hoje tem alegria no dia de hoje, hoje tem alegria...


Esse é ponto que abre as sessões destinadas as crianças no centro que eu frequento.

E lá vem as crianças espirituais, correndo, pulando, acenando, batendo palmas, desenhando, cantando, brincando ou quietinhas só observando e o melhor tudo de uma forma controlada, apesar de toda aquela energia que as crianças possuem. E elas realizam os trabalhos direitinho, alguma conversam inclusive melhor que muitos adultos e trazem reflexões que só mesmo a inocência delas poderiam enxergar.

Apesar da Igreja Católica comemorar de forma litúrgica a data 26 de Setembro para São Cosme e Damião, o dia 27 de Setembro é a data para celebrar a festa! Ué, mais não é a mesma coisa? Quando se trada desta data, creio que não! rs

Até mesmo porque, hoje há uma entrega imensa de doces pelas ruas do Rio de Janeiro. Se o seu Estado também participa da festa entregando doces, não deixe de dizer isso no regar de seu comentário.

Segundo a lenda africana, os Orixás-crianças são filhos de Iemanjá, a rainha das águas e de Oxalá o pai de toda a criação. Outras tradições atribuem a parternidade dos mabaças (gêmeos) a Xangô, tanto que a comida servida aos Ibejís ou Erês, caruru, é a mesma oferecida a Xangô, o senhor dos raios. Uma característica marcante na Umbanda e no Candomblé em relação às representações de São Cosme e São Daião é que junto aos dois santos católicos, aparece uma criancinha vestida igual a eles. Essa criança é chamada de Doum ou Idowu, que personifica as crianças com idade de até sete anos de idade, sendo ele o protetor das criaças nessa faixa etária.

Além das informações aqui citadas, recomendo um livro espírita chamado São Cosme e São Damião - Mensageiros do Amor Divino da escritora Margaret Souza, tendo esta obra mediúnica também sido psicografada . Aqui está o link para o site da Livraria.Com Saber.

Alguns pontos que são costumeiros de ouvir quando se tratam destas entidades que na roupagem de criança, são exímios magos brancos, desfazendo quaquer tipo de trabalho que tenha o sentido negativo, são estes:


Cosme e Damião, a sua banda cheira,
Cheira a cravo, cheira a rosa,
a flor de laranjeira!

Dois dois sereias do mar,
Dois dois minha mãe Iemanjá!
Dois dois sereias do mar,
dois dois minha mãe Iemanjá!

Cosme e Damião, Damião Cadê Doum?
Doum foi passear no cavalo de Ogum!

Cosme e Damião, ôhhhh Doum,
Crispim e Crispiniano são os Filhos de Ogum!

Mariazinha da Beira da praia
Como é que sacode a saia?
Mariazinha da Beira da Praia
Como é que sacode a saia?
É assim, é assim, é assim...

Então vamos saudar esses santos católicos que também são amados e celebrados no Candomblé e na Umbanda, mentalizado um dia repleto de felicidades e bom astral, por que hoje tem alegria, hoje tem alegria, hoje tem alegria no dia de hoje, hoje tem alegria...

OBS: Dedico esta Semente de Luz a Ana Clara, Maria de Fátima, Ane Luise, Ane e Emanuele, Beatriz, Luizinho, Argentino, Angolano, Davi, Gabriel, Arthur, Miguel e ao João meu filho.

domingo, 26 de setembro de 2010

Salve São Cosme e São Damião

Compartilhar
Esta Semente de Luz, tem a intenção de revelar de acordo com as histórias provindas da Igreja Católica, quem foram estes Santos, descrevendo sua vida, seus feitos e o desencarne de cada um.

São Cosme e São Damião, que possuem os nomes de batismo Acta e Passio, nasceram em uma família de nobres pais cristãos, tendo a mãe, de nome Teodora, criado eles dentro dos princípios do cristianismo, ensinando-lhes a cumprir a lei de Deus e praticar o bem sempre que lhe fosse possível. Possuiam ainda três irmãos mais velhos chamados: Antimis, Leôncio e Euprépio.

Acta e Passio, nasceram no século III D.C., na antiga província de Cecília, na Ásia menor, numa pequena cidade chamada Egéia.

Impulsionados pela fé e devoção em Cristo que era o médico das almas, Cosme e Damião, em fase de cursar estudos além dos obtidos em tempo de mocidade, optaram pelo estudo da medicina em Cítia, onde puderam aprender assuntos e ciências mais adiantadas. O oriente, sempre foi sinônimo de aprendizados, um berço de sabedorias e filosofias até hoje empregadas, logo, os conhecimentos oferecidos naquela época tiveram todo o apoio proporcionado pelos sábios e filósofos orientais para o campo de atuação buscado por ambos.

Tendo os santos gêmeos os pensamentos sempre constituídos em Cristo que diante da caridade, amorosidade e afeto inspirado pela fé no Pai, curava quem o procurava sem cobrar nada; eles após o termino de seus estudos em Cítia, promoveram pelas cidades que passaram a cura de diversas enfermidades, incluindo os animais que padeciam de um mal qualquer, curando-os também.

Eles realizaram diversas curas num trabalho que sempre foi constituído pela fé que devotavam a Jesus, restituindo aos cegos a luz, aos surdos a audição, aos doentes a saúde. Atravessavam desertos, penetravam em casa dos mais ricos e batiam na porta de pobres pagãos, sempre trazendo a eles as palavras santas do Cristo e os remédios para as suas doenças.

Por abraçarem os ensinamentos de Jesus, que promovia o bem, a cura e os ensinamentos em suas andanças, sem cobrar nada, faziam o mesmo em nome Dele, realizando ambos, diversas curas e tendo eles o apelido de "Anargiros", significando, desafeitos ao dinheiro.

Uma curiosidade sobre as suas vidas foi retratada em uma pintura do século XV, pelo artista chamado Mestre de Los Balbases ao curarem uma perna gangrenada com um transplante de perna retirada de um cadáver, um mouro. Interessante tal fato não? Imaginem como deve ter sido realizado os ligamentos dos nervos, tendões, veias, enfim, de todo o material enchertado no lugar da então perna gangrenada! Obra de um milagre mesmo, principalmente imaginando quais eram os recursos existentes na época em questão.

A fama destes santos, logo chegou ao conhecimento do Imperador Diocleciano, que perseguia os cristãos, tendo ordenado a prisão dos Santos gêmeos, acusado-os de prática de feitiçaria ao realizarem tais curas. Condenados a morte, por não aceitarem os deuses romanos e negarem a fé em Jesus, antes de terem a sentença cumprida, passaram por diversas torturas que pela história relatada de ambos mártires, nenhuma delas teve o seu objetivo atendido.

As torturas foram: pedradas e flechadas, que não os atingiram, foram jogados de um despenhadeiro em direção ao mar para se afogarem, mas um anjo os salvou, lançados ao fogo, não sofreram nenhuma queimadura, tendo por fim encaminhados para serem decapitados pela lâmina de uma espada.

Quando o Imperador Justiniano, por volta do ano 530, ficou gravemente enfermo, deu ordens para que se construísse, em Constantinopla - Atualmente Istambul, capital da Turquia -, uma grandiosa igreja em honra dos seus protetores.

Hoje em dia os seus restos mortais se encontram em três igrejas, a primeira que foi consagrada para os Santos na cidade de Cira, na Síria. No século VI, uma parte das relíquias foi levada para uma Igreja em Roma que adotou o nome dos Santos. E por fim, a outra parte desta relíquia foi guardada na Igreja de São Miguel, no altar-mor, em Munique, na Alemanha.

A data de comemoração pela Igreja Católica para os Santos Cosme e Damião é o dia 27 de Setembro, assim como para São Vicente de Paulo.

Há uma grande diferença entre a comemoração para a data pela Igreja, como para as comemoradas pela Umbanda e pelo Candomblé, onde os dois Santos diante do sincretismo possuem a ligação à linha de força Ibejada, linha das crianças, erês e curumins.

Amanhã irei plantar uma Semente de Luz falando sobre a ligação deles com a Umbanda e o Candombé.

Uma noite de muita luz e que esses Santos Católicos possam abençoas a vida de todos que amam Jesus e pregam junto a fé que possuem nele o amor ao próximo como a nós mesmos.

OBS: Não posso deixar de parabenizar uma mocinha chamada Vera Malaco que está fazendo aniversário hoje! Se prepara, porque muitas crianças vão até aí para cantar parabéns, isso é, se já não foram por causa da hora! rs Um Feliz aniversário repleto de muita felicidade, saúde e paz de espírito.

Fontes:
Catholic Encyclopedia /Blog Morpheus /Tenda Espírita Caxana /Site Com Amor

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Lançamento e Workshops no Rio de Janeiro

Compartilhar
E o final de semana no Rio de Janeiro, conta com mais um evento espírita na Novo Ser Editora, que acaba de se lançar no mercado, completando uma semana amanhã.

Sábado dia 25/09 as 10h e as 16 horas, Wanderley Oliveira que é terapeuta e treinador energético estará na editora lançando o seu recente trabalho, Quem Perdoa Liberta que foi escrito em parceria com o espírito José Mario e publicado pela Editora Dufaux.

Quem estiver pelo Rio de Janeiro e quiser aproveitar a deixa. O endereço para conferir a palestra do Wanderley Oliveira é Rua João Vicente, nº 1125, Bento Ribeiro. A editora fica praticamente em frente a Estação de Trem de Bento Ribeiro. Mais informações pelo telefone: (21) 3017 - 2333.

O espaço é bem organizado e confortável para ouvir a palestra e após contar com o seu exemplar e autógrafo do médium na livraria.

Além do lançamento na Novo Ser Editora, o médium mineiro, estará presente também para workshops no Domingo dia 26/09 e Segunda dia 27/09 nos endereços respectivos abaixo.

Workshop - Reforma Íntima Sem Martírio
Local: C.E.J.A. (Centro Espírita Joana de Ângelis)
Av. Gilberto Amado, 311 - Barra da Tijuca
Horário: 09h às 13h
Data: 26/09 (Domingo)
Informações: (21) 3139-3589 / (21) 7856-0093 / (21) 8606-3589

---

Workshop - Por que o Perdão Liberta
Local: Casa Padre Pio
Rua Assunção, 297 - Botafogo
Horário: 19h30
Data: 27/09 (Segunda-feira)
Informações: (21) 2286-7760

Um ótimo final de semana a todos e vamos aproveitar o tempo que temos também para aprendermos cada vez mais a lidarmos com as situações onde cabe o perdão.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O Início da Umbanda - Parte III

Compartilhar

Após explicar nas duas Sementes de Luz anteriores sobre os principais personagens na solidificação da Umbanda no Brasil, sendo eles os médium nascido em Neves, interior do Rio de Janeiro, Zélio Fernandino de Moraes e o Caboclo das Sete Encruzilhadas, que já foi o Jesuíta Gabriel Malagrifa em Portugal e um Advogado com sangue indígena no Rio de Janeiro.

Prossigo explicando a fusão destes dois personagens e o resultado deste reencontro.

De acordo com as explicações sobre o surgimento do nome Umbanda, Zélio responde que a atual  nomenclatura Umbanda provém da AUM (Deus) Banda (Conosco), ou seja, Deus está conosco, indicando que diante de diversas crenças que envolvem o nome Deus, a escolhida vem do Grego AUM. Assim como poderia ter sido escolhido pelo início Alá, Tupi ou Zambi, que significam também Deus e são citados na gravação que se encontra no site Registros de Umbanda.


Ele também explica sobre o nome Orixá – como eu aprendi, dividimos também a palavra Ori (Cabeça) e Xá (Senhor), ou seja, senhor da cabeça – que são espíritos de muita força, sendo eles quando encarnados, Rajás na Yedamala (alguém sabe onde fica e se escreve assim?) que faziam milagres, sendo eles espíritos de muita força.

Sobre as tendas que foram fundadas por Zélio através do Caboclo das Sete Encruzilhadas, a primeira foi a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, tendo o endereço na Rua Floriano Peixoto nº 30 em Neves, Niterói, na data de 16 de Novembro de 1908.

Nesta Tenda começou a ser realizada diversas curas com os paralíticos que começavam a andar, cegos a enxergar e enfermidades de todas as categorias sendo revertidas em alívio para os seus portadores.

Ministros, Industriais e Militares que recorriam a Tenda para curar parentes enfermos e os viam recuperados, procuravam retribuir o benefício através de presentes ou cheques vultosos. Porém pelas ordens do Caboclo, ele não aceitou nenhum e os devolvia. Tendo, Zélio afirmado de cabeça erguida, porém com muita humildade: “Nunca recebi um centavo pelas curas praticadas pelos guias. O Caboclo abominava a retribuição monetária ao trabalho mediúnico. Não há ninguém que possa dizer que retribuiu a uma cura com dinheiro e foram curas aos milhares. Retribuíam isto sim, com sua fé, ajudando ao Trabalho do Caboclo e de Pai Antônio, como cambonos ou assumindo a Direção Material dos Templos fundados, ou participando da corrente mediúnica, quando tinham condições para isto.”

Dez anos após a fundação da Tenda Nossa Senhora da Piedade, registrada como o nome de Tenda Espírita, porque não era permitido na época o registro de uma entidade com a especificação de Umbanda, o Caboclo das Sete Encruzilhadas declarou que se iniciava a segunda parte de sua missão: a criação de sete Templos, que seriam o núcleo do qual se propagaria a Religião da Umbanda. Os Dirigentes recebiam esclarecimentos nas aulas de quinta-feira e na Tenda da Piedade, preparando assim, grupos que iriam formar os novos Templos.

Assim, sucessivamente as sete Tendas foram fundadas: Tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição, Tenda EspíritaNossa Senhora da Guia, Tenda Espírita Santa Bárbara, Tenda Espírita São Pedro, Tenda Espírita Oxalá, Tenda Espírita São Jorge (ainda existente na Rua Senador Dantas n° 122, no bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro/RJ) e Tenda Espírita São Jerônimo. Dezenas de Tendas foram fundadas sob a orientação do Caboclo das Sete Encruzilhadas no Estado do Rio, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Sempre que possível o médium Zélio participava da instalação das novas Tendas. Quando o trabalho material não o permitia, enviava médiuns capacitados para organizar e dirigir a nova Casa. Em todo território brasileiro existem Templos fundados diretamente pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas ou descendentes deste. Alguns desvirtuaram-se de seus princípios, outros mantém-se fiéis as normas iniciais.

Em 1939, o caboclo determinou que se funda-se uma Federação para congregar os Templos Umbandistas e que deveria ser o Núcleo Central desse culto, em que o simples uniforme branco de algodão dos médiuns estabelecia a igualdade de classes e a simplicidade do ritual permitia dedicar integralmente o tempo das sessões ao atendimento dos necessitados. O ritual preconizado pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas excluiu tudo o que de supérfluo. São palavras textuais de Zélio Fernandino de Morais: - "O Caboclo das Sete Encruzilhadas nunca determinou o sacrifício de aves e animais, quer para homenagear entidades, quer para fortificar a minha mediunidade!!!"

Nas sessões apenas os cânticos muitos firmes e ritmados para incorporação dos guias e a manutenção da corrente vibratória. O uniforme é branco, de tecido simples, as guias usadas são apenas as que determinam a entidade que se manisfesta. Os banhos de ervas, os amacis, as concentrações nos ambientes da natureza, a par do ensinamento a base do Evangelho, constituem os principais elementos de preparação de médium. São severos os teste que leva a considerar o médium apto a cumprir sua missão mediúnica.

Em 1971, foi gravada uma mensagem por ocasião aniversário de 63 anos da Tenda Nossa Senhora da Piedade, abaixo temos alguns trechos dela, quem se interessar em fazer o download, o link segue ao lado: [Gravação 63 anos de Umbanda] Zélio de Moraes - Caboclo Sete Encruzilhadas].

A Umbanda tem progredido e vai progredir. É preciso haver sinceridade, honestidade, e eu previno sempre aos companheiros de muitos anos: a vil moeda vai prejudicar a Umbanda, médiuns que vão se vender e que serão, mas tarde, expulsos como Jesus expulsou os vendilhões do Templo (a casa de Deus). É preciso estar sempre de prevenção, porque os próprios obsessores que procuram atacar as nossas Casas fazem que toque alguma coisa ao coração da mulher que fala ao Pai de Terreiro, como o coração do homem que fala à Mãe de Terreiro. É preciso ter muito cuidado e haver moral para que a para que a Umbanda progrida.

Umbanda é humildade, amor e caridade - essa é a nossa bandeira. Neste momento meus irmãos, me rodeiam diversos espíritos que trabalham na Umbanda do Brasil: Caboclos de Oxóssi, de Ogum, de Xangô. Este que vos fala, porém é da falange de Oxóssi, meu pais e não veio por acaso, trouxe uma Ordem, uma missão.

Meus irmãos, sejam humildes, tenham amor no coração, amor de irmão para irmão, pois as vossas mediunidades ficarão mais puras, servindo aos espíritos superiores que venham baixar entre vós, é preciso que os aparelhos sejam sempre limpos, os instrumentos afinados com as virtudes que Jesus pregou na Terra, para que tenhamos boas comunicações e proteção para aqueles que vêm em busca de socorro nas Casas de Umbanda.

Meus irmãos, este aparelho já está velho com 80 anos a fazer, mas começou antes dos 18. Posso dizer que o ajudei a casar para que não estivesse a dar cabeçadas, para que fosse um médium aproveitável e que pela sua mediunidade eu pudesse implantar a nossa Umbanda.

A maior parte dos que trabalham na Umbanda, se não passaram por esta Tenda, passaram pelas que saíram desta Casa.

Tenho uma coisa a vos pedir: se Jesus veio ao Planeta Terra na humilde manjedoura, não foi por acaso, assim o Pai determinou, podia ter procurado a Casa de um Potentado (soberano de poder absoluto) da época, mas foi escolher aquela que havia ser a sua Mãe, esse Espírita que viria a traçar à Humanidade os passos para obter paz, saúde e felicidade.

Que o nascimento de Jesus, a humildade em que Ele baixou à Terra, a Estrela que iluminou aquele estábulo, sirvam de exemplos, iluminando os vossos espíritos, tirando os escuros de maldade por pensamento, por práticas e ações, que Deus perdoe as maldades que possam ter sido pensadas, para que a paz possa reinar em vossos corações e nos vossos lares.

Fechai os olhos para a Casa do vizinho, fechai a boca para não murmurar contra quem quer que seja, não julguei para não serdes julgados, acreditai em Deus e a paz entrará em vosso lar, é dos Evangelhos.

Eu, meus irmãos, como o menor Espírito que baixou à Terra, mas amigo de todos, numa concentração perfeita dos companheiros que me rodeiam neste momento, peço que ees sintam a necessidade de cada um de vós e que ao sairdes deste Templo de caridade encontreis os caminhos abertos, vossos enfermos melhorados e curados e a saúde para sempre em vossa matéria.

Com um voto de paz, saúde e felicidade, com humildade, amor e caridade, sou e serei sempre o humilde Caboclo das Sete Encruzilhadas."

Aqueles que me agradecerem por tais informações, não deixem de agradecer primeiramente a Jesus, por me propiciar tal estímulo ao disseminar estas histórias que decorreram de muito preparo. Costurá-las, foi difícil, mas como a sede do aprendizado foi grande, segui em frente, já que diante de tais descobertas, terei como basear melhor meus apontamentos quando o assunto for a querida Umbanda que só veio até nós para que pudéssemos trabalhar a nossa humildade, amor, caridade, fraternidade e fé,  conosco e nosso semelhante.

Que o encontro com a luz do saber, também lhe aguce buscar mais a fundo questões que por hora você as enxerga como dúvidas. E tendo o aprendizado, que tal ofertá-las também ao próximo, para que tais informações sejam mais proveitosas e incentivem outras pessoas.


saiba mais

Hino da Umbanda

O Início da Umbanda - Parte I

O Início da Umbanda - Parte II


Gostou desta Semente de Luz? Que tal curtir e compartilhar com seus amigos?

Fontes: Registros de Umbanda, Gravações e Anotações Pessoais.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Início da Umbanda - Parte II

Compartilhar

Na Semente de luz anterior, comecei a explicar diversos acontecimentos para montar toda uma base sobre o nascimento da Umbanda a partir de práticas já existentes no Brasil.

Procurei focar na história da entidade Caboclo das Sete Encruzilhadas para que a compreensão tomasse parte dos futuros apontamentos diante de minhas pesquisas.

Seguindo minhas anotações e ainda me baseando no áudio disponível no site Registro da Umbanda, venho mostrar que a missão proposta pela entidade para esta doutrina, religião ou filosofia, partiu da humildade, amor e caridade, tendo o princípio da fraternidade. Tomo a liberdade para acrescentar a estes conceitos a seguinte frase contida do no Livro Sabedoria de Preto Velho: "Quem quer ajudar, apenas ajuda; nada pergunta, nada exige, nada questiona. Ajuda e passa!", pelo espírito de Pai João de Aruanda.


Esta frase sintetiza tais princípios que se deva por em prática ao realizar qualquer tipo de trabalho em uma casa, centro ou tenda espírita que abrace amorosamente a vertente do espiritismo ligada a Umbanda. E quem sabe, algumas vezes fora destes templos de união com o sagrado.

Relatando ainda o início da Umbanda, Zélio Fernandino de Moraes  que nasceu em uma família tradicional de Neves, descendendo de uma linhagem de militares, tendo Almirantes, Comandantes e um Capitão-de-mar-e-guerra preparava-se para o ingresso na carreira militar, na Marinha do Brasil, aos dezessete anos, porém, uma inexplicável paralisia que a medicina não conseguia desvendar a causa, tomou conta de seu corpo, que para o assombro de sua família, assim como ela veio, ela se foi de forma misteriosa após um ano, tendo o médium sentado na cama e declarado: “Amanhã estarei curado!”.

Creio que, para seguir cumprido com o seu dever e planejamento espiritual, um implante magnético havia sido colocado nele.

Este fato se deu na data de 14 de Novembro de 1908, agora já com 18 anos completos, dia no seguinte, amanhecendo de forma saudável, como se nada tivesse acontecido, foi levado por seus pais, mesmo sendo católicos para a Federação Espírita de Niterói, cujo presidente era o Sr. José de Souza e tendo Zélio, sido convidado para compor a mesa de trabalhos a direita do presidente da federação. Abaixo seguem os relatos extraídos do blog Umbanda é Caridade com a narração do próprio médium.

 “Meus pais eram católicos, mas, diante dessa cura inexplicável, resolveram levar-me à Federação Espírita de Niterói, cujo presidente era o Sr. José de Souza. Foi ele mesmo quem me chamou para que ocupasse um lugar à mesa de trabalhos, à sua direita. Senti-me deslocado, constrangido, em meio àqueles senhores. E causei logo um pequeno tumulto. Sem saber por que em dado momento, eu disse: "Falta uma flor nesta mesa; vou buscá-la". E, apesar da advertência de que não me poderia afastar, levantei-me, fui ao jardim e voltei com uma flor que coloquei no centro da mesa. Serenado o ambiente e iniciados os trabalhos, verifiquei que os espíritos que se apresentavam ao videntes como índios e pretos, eram convidados a se afastar. Foi então que, impelido por uma força estranha, levantei-me outra vez e perguntei porque não se podiam manifestar esses espíritos que, embora de aspecto humilde, eram trabalhadores.

Estabeleceu-se um debate e um dos videntes, tomando a palavra, indagou:  - "O irmão é um padre jesuíta. Por que fala dessa maneira e qual é o seu nome?"

Respondi sem querer: - "Amanhã estarei em casa deste aparelho, simbolizando a humildade e a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. E se querem um nome, que seja este: sou o Caboclo das Sete Encruzilhadas".

Minha família ficou apavorada. No dia seguinte, verdadeira romaria formou-se na Rua Floriano Peixoto, onde eu morava, no número 30. Parentes, desconhecidos, os tios, que eram sacerdotes católicos e quase todos os membros da Federação Espírita, naturalmente em busca de uma comprovação. O Caboclo das Sete Encruzilhadas manifestou-se, dando-nos a primeira sessão de Umbanda, daí para frente, ele iria dirigir os trabalhos realizados em nome da Umbanda.


Como primeira prova de sua presença, através do passe, curou um paralítico, entregando a conclusão da cura ao Preto Velho, Pai Antonio, que nesse mesmo dia se apresentou.

Estava criada a primeira Tenda de Umbanda, com o nome de Nossa Senhora da Piedade, porque assim como a imagem de Maria ampara em seus braços o Filho, seria o amparo de todos os que a ela recorressem.

O Caboclo determinou que as sessões seriam diárias; das 20 às 22 horas e o atendimento gratuito, obedecendo ao lema: "daí de graça o que de graça recebestes".

O uniforme para os trabalhos eram totalmente branco, com sapato ou tênis.

Desse dia em diante, já ao amanhecer havia gente à porta, em busca de passes, cura e conselhos. Médiuns que não tinha a oportunidade de trabalhar espiritualmente por só receberem entidades que se apresentavam como Caboclos e Pretos Velhos, passaram a cooperar nos trabalhos. Outros, considerados portadores de doenças mentais desconhecidas revelaram-se médiuns excepcionais, de incorporação e de transporte”.

Agora que os dois personagens principais foram apresentados de uma forma mais abrangente diante de toda história que envolve o encontro de Zélio com o Caboclo das Sete Encruzilhadas, na próxima Semente de Luz, terei como avançar para o nome e os fundamentos que formaram as diretrizes da Umbanda na terceira e ultima Semente de Luz tratando do assunto.

Um dia de muita luz a todos para guiar os passos de forma segura e intuídos a vivenciar aprendizados edificantes.


saiba mais

Hino da Umbanda

O Início da Umbanda - Parte I

O Início da Umbanda - Parte III


Gostou desta Semente de Luz? Que tal curtir e compartilhar com seus amigos?

terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Início da Umbanda - Parte I

Compartilhar

Saravá Umbanda, Saravá ao Caboclo das Sete Encruzilhadas, Saravá ao Orixá Mallet, Saravá ao médium Zélio Fernandino de Moraes, Saravá a todos quem amam e respeitam esta doutrina, religião e filosofia de vida. Saravá para quem não sabe, significa seja bem-vindo, salve ou viva.

Esta Semente de Luz foi bem custosa de ser plantada aqui, pois era necessária uma profunda pesquisa, com diversas fontes, muitas online e algumas captadas em palestras, áudios e livros que tive a oportunidade de ler.

Comecei minha pesquisa primeiramente no site Registros da Umbanda, onde me deparei com uma gravação realizada pela senhora Lília Ribeiro – que foi dirigente da TULEF (Tenda de Umbanda Luz, Esperança e Fraternidade) na década de 70 do século XX. Tendo o entrevistador José Alves de Oliveira realizando diversas perguntas ao médium reconhecido como percussor da Umbanda, Zélio Fernandino de Moraes.

A gravação é um registro muito válido para esclarecer como foi dada a largada nessa concepção de fundamentos mediúnicos, tendo a exposição histórica sobre o Caboclo das Sete Encruzilhadas, em uma de suas encarnações; havia sido um jesuíta na época do Marquês de Pombal (13 de Maio de 1699 a 08 de Maio de 1782), exponho a data de encarne e desencarne do Marquês, pois na gravação o entrevistador José Alves, informa que tal espírito hoje Caboclo das Sete Encruzilhadas, havia desencarnado em 1555 queimado na época deste nobre estadista português.


Todavia, como podem perceber, tanto o Marquês, como o Jesuíta, podiam até estar encarnados nesta época, mas em outros corpos, então, diante do ano 55 que é afirmado por Zélio, me apego à data 1755, onde aconteceu uma grande modificação em Portugal por parte do Terremoto de Lisboa e quatro anos mais tarde, na data de 03 de Setembro de 1759, através da ação reformadora de Pombal, Portugal expulsa os jesuítas da metrópole e das colônias portuguesas, confiscando inclusive seus bens, sob a alegação de que a Companhia de Jesus agia como um poder autônomo dentro do Estado português.

Logo, diante da lógica e da confissão encontrada na gravação, há uma janela no tempo de quatro anos com o embasamento histórico para o desencarne deste jesuíta em questão, que ao meu entender não ficou claro diante das afirmações e atropelamentos por parte do entrevistador.

Em outro blog, chamado Canto do Orixá, há uma história relatando todo o enlace de fatos para chegar ao nome Caboclo das Sete Encruzilhadas. Tal história foi informada por um caboclo da linha de Oxóssi, enviado pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas que é o mentor espiritual da Tenda Espírita Fraternidade da Luz. Esta história se encontra abaixo:

Ao tempo do Brasil Colônia, mais precisamente no Estado do Rio de Janeiro, em uma localidade às margens do Rio Paraíba do Sul, chamada hoje de Barra do Piraí. Precisamente neste local, o rio atingia uma grande largura e o seu leito tomava um aspecto sinuoso, ali existia uma fazenda de diversas culturas, entre as quais e em maior escala, a do café e da cana-de-açúcar. Tal propriedade era administrada por uma família portuguesa, que ao contrário de outras existentes nas proximidades, ali não era exigido o braço escravo. Os negros que lá trabalhavam, recebiam além da casa e alimentação, uma remuneração em moeda, por isso era a propriedade mais próspera do local, isto graças à forma de administração adotada por seus proprietários. Próximo dali vivia uma tribo de índios da Nação Tupi-guarani, com os quais, os fazendeiros mantinham um excelente relacionamento.


O Chefe da tribo, era moço e possuía uma razoável cultura, pois fora alfabetizado na Capital, apaixonou-se por uma das filhas do fazendeiro, que correspondeu ao seu afeto vindo a casar-se com ele, contrariando os costumes de ambas as comunidades. Após a união, ela engravidou, tendo que viajar à Capital do Rio de Janeiro para tratamento médico, demorou-se algum tempo e ao regressar recebeu uma horrível noticia : que um grupo de índios estranhos na localidade , de surpresa , tentaram invadir a fazenda para saqueá-la ,os fazendeiros pediram socorro e os guerreiros Tupi-gurany, vieram , mas não puderam impedir que os pais da moça e seus irmãos fossem mortos. Na batalha , o chefe Tupi-guarany , seu marido ,ficou gravemente ferido ,vindo também a falecer em consequência.

Ao todo, sete pessoas foram assassinadas pela tribo invasora. E todos foram sepultados , em uma ilha situada no Rio Paraíba do Sul, dentro da fazenda. E a moça grávida, única remanescente da família de fazendeiros, ia todas as tardes rezar na ilha, junto às sete cruzes que demarcavam os locais onde seus pais, irmãos e esposo foram sepultados.

Porém , em uma dessas tardes, em que rezava junto ao túmulo do esposo, sentiu-se em trabalho de parto e ali mesmo deu à luz a um menino, seu filho com o chefe Tupi-gurany, cujo corpo estava naquele local sepultado.

O menino cresceu cercado do imenso carinho de sua mãe e recebeu ensinamento proveniente de duas culturas: a cristã adotada por sua mãe e a outra orientada pelo Pagé da tribo de seu pai. Estudou na Capital do Estado e posteriormente na Corte, recebendo instrução superior de Direito. Como advogado teve intensa atividade profissional em defesa de escravos nos Tribunais do Rio de Janeiro, que eram acusados de crimes pelos senhores escravagistas. Na qualidade de chefe de sua comunidade indígena, disfarçadamente, invadia as fazendas de regime escravo, libertando os cativos e colocando-os em local seguro. Na verdade ninguém conseguia identificar o chefe que comandava o grupo indígena libertador de escravos, ora ele se apresentava com o aspecto físico de indivíduo alto, ora baixo, às vezes gordo e outras vezes magro, cada ataque era comandado por uma pessoa diferente e assim ele conseguia se manter no anonimato, consequente a dupla personalidade. O seu verdadeiro nome era CABOCLO DAS SETE CRUZES ILHADAS, por ter nascido no local onde existiam sete cruzes em uma ilha, porém o povo por corruptela o chamava de CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS, nome que ele adotou humildemente, até mesmo em sua vida espiritual.

Tais acontecimentos históricos remontam cenas futuras como irei informar nas próximas Sementes de Luz.

Finalizo então essa primeira parte com os dizeres deste servo de Cristo: "Com um voto de paz, saúde e felicidade, com humildade, amor e caridade, sou e sempre serei o humilde Caboclo das Sete Encruzilhadas".

Para continuar a leitura desta pesquisa seguem os links:


saiba mais

Hino da Umbanda

O Início da Umbanda - Parte II

O Início da Umbanda - Parte III


Muita luz a todos que visam o entendimento diante dos fatos apresentados.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pro dia nascer feliz

Compartilhar
Esta Semente de Luz se baseia na inocência, amor, carinho, afeto, atenção e todo um conjunto de bens que tornam uma família feliz!

Imaginem o tipo de energia que estava presente no momento enquanto o pai brincava com seus filhos? E mais, quem não se desarmaria com estes bebês enquanto eles lançavam essas belas gargalhadas de felicidade?



Vamos seguir adiante contemplando bênçãos como estas que são postas em nossos caminhos agradecendo sempre Aquele que nos proporciona isso.

Um início de dia repleto de muita luz e felicidades.

domingo, 19 de setembro de 2010

Andanças no final de semana

Compartilhar

Essa Semente de Luz será a junção de dois eventos que participei e foram realizados no Rio de Janeiro.

O primeiro evento se deu na Editora Novo Ser, guardem esse nome, essa editora está estreando no mercado carioca e nacional e o seu seguimento será espírita! O Alto agradece ao ter uma um canal para lançar os seus aprendizados aos leitores comprometidos com o estudo e aprendizado.

Este evento contou com uma palestra que aqui foi divulgada, do médium, aliais médium todos nós somos, então vou me apegar a sua profissão, do terapeuta holístico e mineiro, Robson Pinheiro.

A palestra contou com a sua irreverência e belas histórias pelas quais ele teve a oportunidade de vivenciar em sua vida seja ela carnal ou espiritual, através dos seus desdobramentos. Além da palestra, houve a sessão de autógrafos para o lançamento de seu ultimo livro, A Marca da Besta, que fecha a Trilogia - O Reino das Sombras.


Hoje, também houve a palestra, mas por eu já ter me comprometido a ir a outro evento, não pude comparecer e revê-lo. Mas sei que os presentes lhe deram o prestígio que merece.

Como não pude ir para as bandas de lá, fui para as bandas de Copacabana, onde acontecia a III Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa que contou com um público de 120 mil pessoas.


Foi algo simplesmente magnífico de ser visto, tirando é claro os pedintes (candidatos a eleição que abraçavam a causa como algo que representasse importância para eles) e uma religião que para não perder o costume, estava lançando uns panfletos de manifestado contra. Deus dai-nos paciência ou dê uma férias a cada um no Umbral! Assim aprendem como o preconceito funciona dentro de sua morada própria espiritual.

Tirando essas peculiaridades, foi uma miscigenação fantástica de ser presenciada, pois o respeito pelas crenças presentes e envolvidas na organização foi totalmente harmônica.


Você via de tudo, de hare krishnas a candoblecistas, ou padres ao lado de pais de santo, também havia ciganos, judeus e muçulmanos interagindo, imaginem como devia estar o astral, quando eu falo em astral, digo do outro lado, o tanto de entidades, espíritos, enfim, o tanto que havia do outro lado também em confraternização.

Sai de lá muito bem, feliz e acreditando que ainda é possível sim unir forças quando o respeito e a fé competem em direção ao do mesmo propósito.


E sem esquecer que a caminhada após as apresentações se deu ao som do Olodum em um tipo de trio elétrico onde o milho para a pipoca (pessoas que apenas assistiam) estouravam pelo calor provocado pela fé virando pipoca (uma flor branca, macia e nutritiva) ou continuem como o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar, sendo pessoas que apesar de todo o fogo que foi causado pela fé da união, se recusam a mudar e extirpar de vez os seus preconceitos. Ficando aqui a minha homenagem ao Orixá Omolu.

Uma semana de muita luz a todos e que a representatividade de Deus independente da religião esteja sempre a guiar todos os seus passos para um entendimento maior ainda do que o esperado.

sábado, 18 de setembro de 2010

Andança Religiosa

Compartilhar
Acontece neste domingo a III Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa a ser iniciada no posto 06, na praia de Copacabana as 11h. O objetivo é unir todos os participante num mesmo propósito que é o respeito pela fé nas crenças individuais e coletivas.

Este projeto brotou após registros de fieis de uma religião, tendo um líder quebrando uma imagem de Nossa Senhora Aparecida na televisão e seguidores invadindo e quebrando imagens de um templo sagrado chamado Centro Espírita Cruz de Oxalá, localizado no bairro do Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Estarei presente captando momentos que serão depois plantados em uma nova Semente de Luz aqui no Blog.

Que as bênçãos de Deus, Jesus, Buda, Zambi, Olorum, Oxalá, Brahma, Alá e Tupã, se façam presentes nestas caminhada e traga para cada um a reflexão e respeito pela fé na crença alheia.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Palestra com Robson Pinheiro

Compartilhar
Para os cariocas espíritas de plantão que se interessam por conhecimento. Neste final de semana o médium mineiro Robson Pinheiro estará no Rio de Janeiro para expor duas palestras e trabalhar o lançamento do livro A Marca da Besta que fecha a Trilogia - O Reino das Sombras. A chance está aí para quem ainda não conheceu o seu trabalho de perto e absorver um pouco das informações sobre como o Alto vence diante das ações muito bem estruturadas.

As palestras serão realizadas na Novo Ser Editora que fica no bairro de Bento Ribeiro na Rua João Vicente, 1125.

Os dias para as palestras são 18 de Setembro as 17 horas e 19 de Setembro as 10 horas.

Para mais informações, o telefone é: (21) 3017.2333

A entrada é franca.

Um ótimo final de semana repleto de conhecimentos.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Dê uma rosa

Compartilhar

Alguém já parou para pensar que quando você se encontra com uma atmosfera perfeita ao redor, sempre tem alguém próximo para tentar torná-la densa e triste? E quando esse objetivo é conseguido essa pessoa simplesmente vira as costas, indo embora e lhe deixa carregado de tristeza.

Com esta situação, inicio a Semente de Luz, planto também, uns ensinamentos de Francisco Cândido Xavier, o querido Chico, figurinha fácil de ser encontrada no blog!


  1. Existem pessoas que se sentem ofendidas, magoadas por qualquer coisa: à mais leve contrariedade, se sentem humilhadas... Ora, nós não viemos a este mundo para nos banhar em águas de rosas...
  2. “ Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar... As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.”
  3. “ quando você não tiver uma palavra que auxilie, procure não abrir a boca...”
  4. “ Sabemos que precisamos de certos recursos, mas o Senhor não nos ensinou a pedir o pão, mais dois carros, mais um avião... Não precisamos de tanta coisa para colocar tanta carga em cima de nós. Podemos ser chamados hoje à Vida Espiritual...” “ Tudo que criamos para nós, de que não temos necessidade, se transforma em angústia, em pressão...”
  5. Valorizemos o amigo que nos socorre, que se interessa por nós, que nos escreve, que nos telefona para saber como estamos indo... A amizade é uma dádiva de Deus ... Mais tarde, haveremos de sentir falta daqueles que não nos deixam experimentar solidão!”
  6. “ A caridade é um exercício espiritual... Quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma. Quando os espíritos nos recomendam, com insistência a prática da caridade, eles estão nos orientando no sentido de nossa própria evolução; não se trata apenas de uma indicação ética, mas de profundo significado filosófico...”
  7. “ Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: Não julgar , definitivamente não julgar a quem quer que seja.” “ Tudo o que pudermos fazer no bem, não devemos adiar... Carecemos somar esforços, criando, digamos, uma energia dinâmica que se anteponha às forças do mal... ....Ninguém tem o direito de se omitir”
  8. “ O exemplo é uma força que repercute, de maneira imediata, longe ou perto de nós... Não podemos nos responsabilizar pelo que os outros fazem de suas vidas; cada qual é livre para fazer o que quer de si mesmo, mas não podemos negar que nossas atitudes inspiram atitudes, seja no bem quanto no mal.”
  9. Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!...”
  10. “ Tudo tem seu apogeu e seu declínio... É natural que seja assim; todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge, triunfante e bela!... Novas folhas, novas flores, na indefinida bênção do recomeço!...”
***

Então após ler estes ensinamentos deixados pelo Chico, o que se pode tirar proveito? Se contaminar com uma atmosfera que não lhe traga felicidade é o caminho a ser abraçado? Claro que não! O macete é simplesmente se calar e durante esse calar, faça uma prece em silêncio, por mais que possa doer tais palavras ouvidas.

Se a pessoa que lançar tais palavras contra você perceber que está passando do ponto, irá parar, mas não espere que venha lhe pedir desculpas, o importante é seguir firme por seu caminho! E de preferência de cabeça erguida!

E tenha certeza de que daqui a um tempo, você terá um bloqueio tão forte que tais ameaças nunca mais atingirão você, ou seja, essa atmosfera perfeita que vim descrever no início desta Semente de Luz permanecerá e você continuará promovendo ela a quem lhe aceitar como você é.

O título desta Semente de Luz reflete ao entregar de um ícone que é pura essência durante a sua vida, trazendo talvez o que falte no momento. Tente entregar uma rosa, mesmo que mentalmente.

Muita luz a todos e não deixem de estender a mão quando surgir a oportunidade do auxílio.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Simplicidade e Auxílio

Compartilhar
Boa tarde caros visitantes, hoje a Semente de Luz terá por base apenas uma frase, mas não uma simples frase, esta em questão abraça um belo ensinamento que é o de auxiliar.

"Quem quer ajudar, apenas ajuda; nada pergunta, nada exige, nada questiona. Ajuda e passa!"

Esta frase está no livro Sabedoria de Preto Velho psicografado por Robson Pinheiro e tendo o autor espiritual o Pai João de Aruanda, um espírito de luz que abraça a roupagem humilde e fluídica de um preto velho.

Um ótimo dia a todos e vamos refletir sobre esta frase que tem muito por ensinar nos tropeços diários de nossas vidas.

sábado, 11 de setembro de 2010

11 de Setembro

Compartilhar
Estados Unidos, Torres Gêmeas, Atentado, Osama Bin Laden = ?.

Quando coloquei estas palavras, me lembrei da aula de Criatividade Publicitária, onde o meu professor lançava algumas palavras e diante delas eu tinha que desenvolver alguma peça publicitária, porém buscando na criatividade, fatos que tinham um condicionamento a ser visto de forma ruim e torná-los algo bom.

Poderia criar algo com um contexto publicitário para descontrair a data, mas optei por prestar apenas a minha homenagem a elas dedicando esta Semente de Luz.

Sei que o mundo neste dia diante do acontecimento lança diversos pensamentos pesados sobre o tema, é algo que chega a ser sinistro, pois o pensamento toma forma e as formas lançadas em grande maioria, não são coisas bonitas de serem vistas ou imaginadas.

Portanto, lanço um desafio! Que tal remar na direção oposta de tais pensamentos e levar a este acontecimento um fato mais fácil de ser aceito como o desejar de muita luz para auxiliar quem ainda se encontra por lá perdido nessa emanação de sentimentos que só os confundem?

Todos bem sabem, que nada acontece por acaso, se não sabiam, bem, veja os acontecimentos que surgiram de forma inesperada em sua vida. Preparação? Resgate? Kharma? Dharma? Quem melhor para dizer se não você próprio?

O que quero mostrar com esta Semente de Luz é, não vamos chorar pelo leite derramado toda vez que chegar a data de um aniversário como este, vamos sim, orar e pedir aos céus, amigos espirituais, enfim, ao Alto, para que este e qualquer outro acontecimento que surja de maneira a causar a dor, seja revertido para o amor, pois este sentimento tem por base, a fé, confiança, saudade e o bem querer sempre próximo, por mais que doa. E não esqueçam do perdão, não aquele propagado para se humilhar, mas pelo humildar.

Vamos nos unir numa corrente de bons pensamentos sobre a data de hoje, claro que não precisa apagar esta lembrança dolorosa, mas torná-la especial ao juntar credos, cores, países e religiões numa única causa. De ver tal acontecimento como algo que não queremos que se repita mais. E nada melhor do que o amor sendo um sentimento puro e verdadeiro para afastar todo e qualquer tipo de sentimento contrário a ele.

Seja luz aonde quer que esteja, mesmo que venha incomodar, o importante é se manter firme em suas andanças e crenças nos ensinamentos deixados por Jesus.

PAZ
...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O poder da fé na oração

Compartilhar

Você tem rezado, orado ou feito alguma prece antes de dormir? Se sim, ela tem sido feita de coração? E principalmente agradecendo por tudo o que lhe convêm? Se todas as respostas têm por base o sim, una-as a fé para garantir o melhor resultado.

Que diferente esse começo, não? Começo assim, porque ontem, ou melhor, hoje de madrugada antes de dormir, procurei fazer as minhas orações de um modo diferente, sentado na cama e falando em bom tom, não alto, para que quem estivesse próximo ouvisse.

Como assim? É porque estava me sentindo meio down e tentava em mim buscar uma resposta para isso, então mudei o modo de fazer a minha oração, já que a fazia deitado e somente em pensamento, mas na maioria das vezes me via adormecido antes de terminar.

Então ontem ao fazer, agradecendo e pedindo muita luz no caminho de todos que entraram em minha vida, cheguei num ponto que sempre vejo com importância que é o desejar de muita luz para aqueles que por algum motivo não gosta de mim, me vendo como um inimigo — todos bem sabem que diante da falta de compreensão na leitura de algum ato, tanto encarnado quanto desencarnado, podem guardar ranços ou até mesmo são induzidos a tirar a paz de espírito somente para saciar o ego/orgulho, ou gerar algum tipo de vingança relacionado a fatos que poderiam ser desfeitos com uma simples conversa.

Bem, o fato que se seguiu foi, ao entrar nesta parte de minha oração, tudo ao meu redor mudou, como se alguém tivesse passado por mim das minhas costas para o lado direito e seguisse para o lado esquerdo e logo depois senti como se um tampão fosse retirado na altura de minha cabeça, melhorando ou ampliando inclusive a minha audição. Foi realmente algo muito sensorial, mas como sempre algo diferente está acontecendo em minha vida, só me restou continuar a oração.

Nem preciso dizer que dormi super bem, sei que tive diversos sonhos a noite, mas não me lembro de nenhum. Fico encafifado quando isso acontece, mas fazer o que? rs

Enfim, relato esta história para mostrar que se em determinado momento, se você sentir uma necessidade de fazer algo diferente é porque aquele toque está sendo concedido para a realização algo mais específico. Talvez no momento você possa não compreender o que está ou esteve acontecendo, mas depois do resultado e de sua reflexão, tenho certeza de que tudo irá clarear ainda mais.

Que a fé, a paz, a luz e a compreensão, estejam sempre a lhe fornecer o abrigo necessário em suas andanças espirituais.

Se alguém tiver alguma história que tenha o mesmo enredo e quiser compartilhar, será muito bem-vinda.

Gostou desta Semente de Luz? Que tal curtir e compartilhar com seus amigos?

Sementes de Luz Plantadas