Até a década de 50 o avião era um meio de transporte utilizado pela elite.
Apenas os ricos voavam nos pássaros de aço, que uniam todo o mundo mais rápido do que qualquer outro meio de transporte já inventado.
por´me, com a popularização dos jatos, e a introdução dos widebodies, a aviação foi perdendo seu glamour, com as companhias aéreas não ligando mais para a classe de voar, apenas voltando-se para os lucros gerados.
Uma consequencia direta foi o aumento da capacidade das aeronaves, ou seja, mais assentos em menos espaços, o que levou a uma brusca redução no conforto.
Nos das de hoje, voar com conforto é uma exclusividade de poucos.
Cabine de um stratocruisser da Pan Am nos anos 50.
Aqui vão algumas dicas sobre como escolher lugares nos aviões:
Assento mais seguro
Não adianta tentar achar o lugar mais seguro, você não vai conseguir. Caso ocorra um acidente grave, se você vai sobreviver é uma questão de pura sorte, pois não da para prever como o avião vai cair e o que vai acontecer depois
Em termos estruturais, as poltronas localizadas acima das asas estão na região mais forte do avião, contudo elas estão em cima dos tanques centrais de combustível, ou seja, qualquer vantagem em segurança é completamente anulada.
Classe econômica em Narrowbodies
Aqui vão algumas dicas para aeronaves narrowbodies, ou seja, de um corredor apenas.
Esse tipo de aeronave é o mais comum hoje em dia, em serviços tanto curtíssimos(como ponte aérea Rio-Sp) como em vôos ultralongos operados pelos 757, como os vôos costa a costa nos Estados Unidos.
Praticamente todos os narrowbodies possuem fileiras com seis assentos na disposição 3-3, mas existem exceções, como nos Embraer E jets e nos Fokker 100.
A maioria das pessoas prefere as janelas. Os assentos na janela são realmente uma boa escolhas se você gosta de apreciar a paisagem. Caso queira dormir, não precisará procurar uma posição confortável sem apoio. Em compensação, sair de seu assento no meio do vôo é um grande desafio já que você deverá passar por cima do(s) passageiro(s) ao seu lado.
Em TODOS os casos, o meio é o pior assento a escolher, já que você fica confinado no meio de duas pessoas.
Já no corredor, você tem espaço, e facilidade para sair e voltar, porém, as pessoas na janela e corredor vão passar por cima de você a todo momento que quiserem sair, e isso é tanto quanto um desconforto.
Caso o passageiro queira descansar, o melhor é evitar assentos próximos as galleys e lavatórios, já que a movimentação é maior
A questão do espaço para as pernas depende um pouco da empresa. Em todas as classes econômicas, o espaço para as pernas é restrito, porém, algumas apresentam esse espaço um pouco maior apresentando maior conforto aos passageiros.
No quesito espaço para as pernas, se dúvida, o melhor lugar é na primeira fileira de cada cabine ou nas janelas de emergência.
Contudo, não são todos que podem sentar nas janelas de emergência. crianças, obesos e pessoas com deficiências física ou mental não podem sentar nessas fileiras.
E nas primeiras fileiras, algumas empresas cobram tarifas extras( muitas vezes caras) pelo espaço extra.
Widebodies
Aeronaves widebodies são os maiores aviões, os que tem dois corredores.
Se a configuração é confortável depende muito do tipo de avião e da companhia, porém as poltronas não sõ melhores do que nos vôos domésticos. Serão no máximo um pouco mais largas
O maior luxo dos vôos internacionais é o sistema de entretinemento mais avançado oferecido por algumas empresas.
As fileiras são geralmente de 6 a 10 assentos. Nos widebodies não existem portas de emrgência sobre as asas, mas nas fileiras depois das portas o espaço para as pernas excelente. mas ainda sim, algumas companhias aéreas ainda cobram tarifas extras por esses assentos.
Mas nas classes econômicas do widebodies existem mais pontos negativos do que positivos.
A última fileira do avião geralmente não reclina.
Evite a todo custo assentos próximos as galleys e principalmente aos lavatórios.
Nas galleys há uma movimentação constante de comissários e também barulho.
Os lavatórios, após algumas horas de vôo começam a ficar movimentados e nojentos. Ver urina correndo para fora dos lavatórios e sentir mau cheiro não é incomum.
Antes de escolher o assento olhe a configuração da companhia aérea
Aqui vão algumas configurações comuns em certos aviões.
Boeing 767: A configuração mais comum desses aviões é a 2-4-2. mas em algumas companhias, como a Air Canadá e a LAN, a configuração 2-3-2, a mais confortável para esse tipo de aeronave. Em compensação, em alguns aviões se encontra a configuração. 3-3-3, muito desconfortável
Airbus A330/A340:Nesses airbus, a configuração mais encontrada é a 2-4-2. Não é muito comum encontrar configurações diferentes. Nas ultimas fileiras, uma poltrona no meio é retirada, formando a configuração 2-3-2
MD-11. Atualmente, apenas KLM e World Airways operam O MD-11. A KLM usa a configuração 3-3-3 e a World a 3-4-3
Boeing 777: A configuração mais comum em 777 é a 3-4-3. Mas algumas empresas utilizam a configuração 3-3-3, a mais confortável nos 777. Algumas empresas como a American e a United utilizam a absurda configuração 2-5-2
Boeing 747: A grande maioria das empresas utiliza a configuração 3-4-3. porém a largura das poltronas varia. A ANA utiliza poltronas com 16 polegadas de largura.Os 747 são um dos aviões mais desconfortáveis.
A380: Todas as empresas operadoras utilizam a configuração 3-4-3. A singapore tem o assento mais largo, com 19 polegadas
Todas as pessoas tem desconfortos ao viajar em classes econômicas. Mas pessoas com mais de 1,85m ou que são obesas terão problemas maiores
Se você quiser conforto real nas viagens de avião, a úncia opção é a primeira classe
Espero que as dicas tenham ajudado