Pirenópolis - 2ª parte

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Piri possui uma rua só de restaurantes, a "Rua do Lazer", mas há outras opções pela cidade. Saia desbravando a cidade e entre onde mais lhe agradar. Não deixe de comer um empadão goiano (de frango, linguiça e outras coisas mais), encontrado em qualquer lanchonete.

Ficamos na Pousada Fênix. Ela tem ótimos preços e fica numa ótima localização. Na "última" rua da cidade e, não havendo mais ruas atrás, só se avista a natureza pela varanda do quarto. Possui um ótimo café da manhã também. Mas é bem simples.

Andando por lá conhecemos a Pousada Cavaleiro dos Pirineus, que será nosso próximo destino, com certeza! Ela fica um pouquinho mais afastada do centro (1,5 km de estrada de terra). Possui lindos chalés e uma piscina convidativa, com vista para as montanhas, assim como o deck do restaurante. Vale a pena visitar o site.

Outras pousadas indicadas: Pousada dos Pirineus (acho mais interessante para quem for com crianças), Casa Grande e Villa do Comendador (me parece a mias luxuosa de lá, ainda quero conhecer!).

Ah, e a cidade fica bem pertinho de Brasília: menos de 140 km (saindo por Águas Lindas, estrada com duplicação recente). Se você mora aqui como eu, ou virá visitar a cidade, vá até Piri também!

Outras informações sobre a cidade aqui e aqui.

Legenda das fotos (minhas e do meu marido): 1. Rua do Lazer; 2. Rede na varanda da pousada; 3. Vista da varanda do nosso quarto na pousada; 4. Matriz de Pirenópolis

Pirenópolis - 1ª parte

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"Piri", para os íntimos, é cercada por cachoeiras. Todas as pousadas possuem mapas e a cidade é sinalizada, ajudando o turista a conhecer todas elas. Há também agências especializadas em passeios e turismo de aventura. Meu joelho não me possibilita tanta andança...rs Conheci somente a Cachoeira de Santa Maria, em Vargem Grande, pois é a de mais fácil acesso e ainda possui uma "prainha" com areia branca (gosto de pisar em areia e não em terra - lama, quando estou na água...rs). A água é bem limpa e só não estava mais clara porque havia chovido no dia anterior.

Legenda das fotos (minhas): 1. Vista da estrada a caminho da cachoeira; 2 e 3. Cachoeira de Santa Maria, 4. A cidade vista por um mirante no caminho para cachoeira.

Bolo de banana e aveia

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Minhas bananas estavam quase estragando. Então, fui para a internet pesquisar receitas de bolo.

Gostei dessa:
4 bananas amassadas (as receitas sempre falam bananas nanicas... use a que você tiver! usei prata)
100 gr de manteiga (usei sem sal)
3 ovos
1 xícara cheia de açúcar (usei açúcar mascavo)
1 xícara de farinha de trigo (use integral se quiser. a minha integral tinha acabado...)
1 xícara de aveia (usei em flocos)
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de sopa de fermento químico em pó

Bata no liqüidificador as bananas,os ovos,a margarina e o açúcar.
Coloque a mistura em uma tigela e misture os ingredientes secos, sendo o fermento por último. Unte uma forma (usei a foma de bolo inglês) e leve ao forno
médio até que o palito saia seco. Se quiser, com o bolo ainda morno, polvilhe açúcar e canela (colque numa peneirinha e jogue por cima do bolo).

Essa receita peguei (e adaptei) do Rainhas do Lar, um site que gosto muito. A foto é minha (usei o jogo americano que ganhei da minha amiga Flavia)!

Ah, claro que comi este bolo com a geleia dejabuticaba, né?! rs

Bom final de semana!

Poltrona azul

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Achei muito charmosa esta poltrona, no cantinho do escritório/biblioteca da casa.

Geleia de jabuticaba no vidrinho

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Fiz a geleia de jabuticaba e logo coloquei aqui. Ela não tinha nem esfriado. Quando esfriou ,vi que ela tinha passado do ponto. Ficou dura... Mas em geleia sempre se dá um jeito! Se ficou mole demais, depois de esfriar, volte com ela para a panela e engrosse mais um pouquinho. Se ficou dura, como a minha, volte para panela, com mais água, e deixe-a no ponto!

Foi o que fiz! O sabor eu já tinha aprovado. Mas agora, com o ponto certo, posso falar: ficou muito bom!

Coloquei nos vidrinhos e cortei um pedaço da chita que eu tinha para colocar na tampinha (só prendi com uma gominha, goma, liguinha, seja lá o nome que você dá pra isso...rs). Depois de tirar a foto resolvi descartar esse laço de fita. Achei coisa demais num vidrinho só...rs

Ah, deixo aqui a dica da Carol, minha amiga aniversariante de ontem: use-a como calda por cima de um sorvete de creme! Tenho certeza de que fica delicioso.

Como eu disse antes, um ótimo presente para amigos!

Capellini

Sabe aquele dia que você chega em casa com muita fome? Pois é, num dia desses fui ver quais ingredientes eu tinha para fazer um molho para uma massa. A foto pode não colaborar comigo, mas ficou muito bom...rs

Estou numa fase espaguete, de todas as espessuras. Peguei esse fininho, o capellini. O normal é que se calcule 100g por pessoa, mas eu prefiro 120g...rs Cozinhe de acordo com as instruções da embalagem. Só uma coisa: gosto da massa "al dente", mas não sou italiana...rs Então, geralmente, deixo 2 minutos a mais do que o tempo recomendado para cozimento.

Para o molho (serve 2 pessoas):

1 xícara de cebola cortada em cubinhos
1 xícara de folhas de manjericão
2 colheres de azeite
1/2 vidro de passata de tomate
2 dentes de alho espremidos
1 xícara de tomatinhos espremidos (esprema-os o suficiente para "rachar" a casca)
1 xícara de azeitonas (prefiro as pretas e as aperto com uma xícara para retirar o caroço)
3 bolinhas de muçarela de búfala em cubinhos (para colocar no prato)
sal a gosto (coloquei meia colherinha de café)

Doure primeiramente o alho e depois a cebola no azeite. Acrescente os tomatinhos e deixe refogar um pouco. Coloque o manjericão, as azeitonas e depois a passata. Coloque o sal. Junte a massa e misture-a bem ao molho, desligando o fogo logo em seguida. Coloque no prato, jogue a muçarela picada por cima e enfeite com um raminho de manjericão.

Não acho que estou criando nada não, viu!? Só to compartilhando o que ando fazendo, como sempre!

P.S.: tenho que fazer um curso de fotografia... minhas fotos ficam sempre "ótimas"...rs

Azulejos na mesa!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Um jeito novo de utilizar azulejos: como porta-copos, sousplat, apoio para panelas. Há azulejos bem bonitos (especialmente os antigos). Aproveite os de alguma obra na sua casa, na casa da sua tia, avó...

P.S.: A viagem a Pirenópolis foi ótima. Estou organizando algumas fotos para colocar aqui.

Fonte: Cristina Mella

Final de semana!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Hoje à tarde estarei a caminho de Pirenópolis (GO). Pra mim, mineira que mora em Brasília, "Piri" é a nossa Tiradentes. Eu e meu marido decidimos isso ontem! Tô precisando desse descanso. Tirarei boas fotos e trarei dicas legais de lá.

Bom final de semana!

Casa Cor

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ontem à noite não consegui cuidar de decorar embalagens para geleia... Descobri que era o último dia do Casa Cor Brasília e sai correndo do trabalho pra lá. Tirei várias fotos e colocarei aqui. Essa é só pra ilustrar (é do Casa Cor São Paulo do ano passado).

Neste final de semana terei outras fotos para o blog. Irei passar o final de semana em Pirenópolis (GO), conhecem? Darei minhas dicas!

Geleia de Jabuticaba

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Aqueles pães, na bela mesa do post anterior, merecem uma bela geleia! Nesse final de semana minha sogra tinha ido à chácara e trouxe muita jabuticaba. Então resolvi aproveitá-las!

Faça assim:

Lavar as jabuticabas (a quantidade que quiser, mas no mínimo 1 kg) e, numa vasilha, amassá-las com as mãos, deixando as cascas e os caroços. Acrescente água suficiente para cobrir as jabuticabas na panela. Cozinhar tudo em uma panela comum, mexendo com uma colher de pau. Deixer ferver por 15 minutos, para concentrar o sabor. Ainda quente, coar com uma peneira de bambu ou de plástico (a de metal irá oxidar). Levar novamente ao fogo e acrescentar o açúcar e deixar cozinhar por cerca de uma hora, mexendo sem parar, até obter uma calda consistente (para cada copo de calda coloque meio copo de açúcar). Só depois de fria, a geléia ficará com a consistência gelatinosa.

As minhas fotos não ficaram muito boas... Hoje à noite, quando eu voltar do trabalho, colocarei a geleia em vidros e farei uma decoração. Creio que teremos fotos mais interessantes! rs

É uma ótima ideia para presentear os amigos.

P.S.: Me deu um branco...rs Creio que geleia perdeu o acento, assim como ideia, não foi?! rs

Mesa sob encomenda!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Esta linda mesa, além de servir de inspiração, parece sob encomenda para saborear a receita que estou fazendo e colocarei aqui amanhã. Já tem até mesmo pães! Até lá!

Fonte: Wohn Idee

Dia das Crianças

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sei que já passou há mais de um mês...rs Mas queria postar algo para elas! Esse bolo é simples de fazer e dá um ótimo efeito. Seja para o dia das crianças, seja para um aniversário feito em casa!

Coisas de Martha Stewart que vi no Blog Pão de Ló.

Aproveito para dar duas dicas de blogs muito legais para quem tem crianças por perto: Constance Zahn {Babies & Kids} e Casamenteiras (veja "Primeiro Bebê").

I'm back!

Há dias ensaio novas postagens... Mas nem o meu espaço para o computador ainda está prontinho. Fora a correria que ainda não acalmou... Mas hoje, uma data em que eu já previa voltar a escrever (como em algumas outras datas, rs), tive uma grata surpresa! Ao abrir meu e-mail havia uma mensagem da Renata, de São Paulo, alguém que eu não conheço pessoalmente, me dizendo que estava sentindo falta de novidades no blog. Fiquei muito feliz! Pensava que só amigos próximos passavam por aqui, pra dar um apoio moral...rs

E ela, uma arquiteta, disse que gosta das dicas de decoração! Achei o máximo! rs

Muito obrigada, Renata! Muito obrigada a todos que passam por aqui!

Como estamos no final do ano (quando há muitos festejos) tenho pesquisado novas receitas e novas formas de receber com charme. Fora as novidades da casa nova (que fica pronta no final desse mês) que colocarei aqui.

Voltem sempre vocês também! Teremos muitas novidades!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...