O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

sexta-feira, 4 de março de 2011

Série "Logún - Apeja Odò Ijesà" - Parte 06 - Àwon Omó Logún

Doté Flávio D' Onibain (Loci)
Os filhos de Logún são bonitos e possuem um olhar especial, algo que atrai e repele ao mesmo tempo. São mandões, os donos da verdade, os mais belos, cujo ego não cabe em si, geralmente vivem dando topadas com os pés, essa é mais uma prova de que os filhos de Logún tem aos seus pés tudo aquilo que querem. São pessoas sedutoras e encantadoras, os filhos de Logún encantam as pessoas mesmo sem quererem e sem saber, são pessoas que não tem muita sorte no amor, se apaixonam com facilidade, assim como os filhos de Òsòòssí, mas enjoam com facilidade assim como os filhos de Òsún.

Doté Cristiano D' Alaponã
Os filhos de Logún possuem as características de Òsún, ou seja, narcisismo, vaidade, gosto pelo luxo, sensualidade, beleza, charme e elegância. 

Tem também características em comum com Òsòòssí, ou seja, beleza, vaidade, cautela, objetividade e segurança. No entanto, há características de Logún que não pertencem nem a Òsún nem a ÒsòÒssí. Na verdade, ele reúne o arquétipo de ambos, mas de forma superficial.

A melhor coisa é não lhes fazer elogios na sua presença, a não ser que queira ver a sua imensa cauda de pavão abrir em leque.
Quando têm consciência de que conseguem controlar os seus defeitos, os filhos de Logún tornam-se pessoas muito agradáveis.


Fomutinho Felipe D' Eleboguê (Locinho)
Logún é um Òrísà que não tem filhos desprovidos de beleza, afirmam os antigos que se uma pessoa desprovida de beleza se disser filho de Logún, é melhor averiguar, pois com certeza não é filho do príncipe da beleza, são pessoas delicadas, meigas, desconfiadas e grande maioria são mimados e manhosos. 
Filhos de Logún na grande maioria são pessoas bem sucedida na vida, conseguem tudo aquilo que querem através de inteligência. 
Rege a ingenuidade infantil, a adolescência, a beleza adolescente. O encanto de Logún está no primeiro beijo, no primeiro abraço, no primeiro carinho. Está presente no brilho do olhar, no perfume das flores e em uma paisagem singela. É também o deus da arte, o príncipe do que é belo, das águas doces, da caça, da alegria.

Aqui se finda mais uma série do Espaço Cultural Apejá Omi Onjé Dìdún, dessa vez falando sobre o grande príncipe da beleza. Logún é um Òrísà rico por natureza, pois é herdeiro do reino de Osogbò e do reino de Ketú. 

Menino Caçador
Flecha no mato bravio
Menino Pescador
Pedra no fundo do rio

Coroa reluzente
Todo ouro sobre azul
Menino Onipotente
Meio Òsòòssí, meio Òsún

Menino Caçador
Flecha no mato bravio
Menino Pescador
Pedra no fundo do rio

Coroa reluzente
Todo ouro sobre azul
Menino Onipotente
Meio Òsòòssí, meio Òsún

Eh..., Quem é que ele é?
Ah..., Onde é que ele está?
Asé, Menino, asé!
Fara Logún, Fara Logún, Fa
Asé, Menino,axé!
Fara Logún, Fara Logún, Fa

Menino, meu amor
Minha mãe, meu pai, meu filho
Toma teu axoxô
Teu onjé de coco e milho

Me dá do teu asé
Que eu te dou teu mulucum
Menino, doce mel
Meio Òsòòssí, meio Òsún

Encerro aqui dedicando essa Série carinhosamente à:

Doté Flávio D' Onibain;
Doté Cristiano D' Alaponã;
Fomutinho Felipe D Eleboguê;
Ogan Douglas D' Logún;
Doté Luís D' Logún;
Mãe Ana Paula D' Onibain;
Pai Geraldo D' Eleboguê.

A todos que são filhos deste grande Òrísà e a todos os Ogans e Ekedjí confirmados para Logún.
Aguardo a todos dia 14/03/11 acompanhando a Série "Aprendendo Iyorubá
 Oluawò Loci Loci Akofá Logún ô

.´¯`..¸¸..´¯`..¸¸.><((((º> ..´¯`..¸¸..´¯`..¸¸. ><((((º>
¯`..¸¸.><((((º > ¯`..¸¸.><((((º>¯`..¸¸.
><((((º> 

FIM
Por: Huntó Douglas D'Odé

Um comentário:

  1. Mais uma das maravilhosas séries de Huntó Douglas.Novamente,Parabéns Huntó, por mais este lindo trabalho .. Qe Babá Mí Logún-Edê lhe cubra de bençãos .. bom, ññ vou estender muito,posto qe eu sou bastante suspeito pra flar, visto qe este Orisá é motivo de minha adimiração e devoção néah ? ashuahsua .. 'THE BEST ' haha
    BeeeijOs c/ glíter ..

    ResponderExcluir