sábado, 26 de março de 2011

Cordel Encantado: Piranhas/AL (vizinha de Delmiro Gouveia)

Para aqueles que não acompanham nosso blog desde seu inicio, é válido lembrar que retomamos temas já falados anteriormente. E o de hoje tem entrelaçamentos: O primeiro é sobre a região sertaneja das Alagoas ser cenário da novela “Cordel Encantado” a ser exibida pela rede Globo. Sobre isto houve duas postagens em fevereiro/2011,onde foram apostas dezenas de imagens da belíssima região dos canyons do Talhado. E aproveito resgatando dois textos postados em maio de 2005, onde falava sobre a vizinha e belíssima cidade de Piranhas/AL.

Piranhas/AL será a locação das cenas iniciais da novela. Ela também já foi cenário em outros filmes no passado. Isto é citado “en passant” nos textos passados e que resgato agora.

Como novidade há apenas bastante imagens que fiz em janeiro de 2010. Para quem tiver curiosidade deixo os links das postagens antigas onde o leitor poderá também se deparar com outras fotografias da mesma região.

Vamos ao que interessa: 

Delmiro Gouveia(Macondo Sertaneja): Cenário de Cordel Encantado
Trecho do que foi postado originalmente em, 6 de fevereiro de 2011.

Casario 


“Cordel Encantado” é o nome da nova novela a ser exibida por famosa emissora televisiva. E segundo notícias da imprensa, um recanto de Delmiro Gouveia(AL), nossa “Macondo Sertaneja”, oTalhado, será uma das locações. Assim como a vizinha cidade de Piranhas(AL). Certamente o interesse nacional por tais lugares aumentará.
http://amigosdedelmirogouveia.blogspot.com/2011/02/delmiro-gouveiamacondo-sertaneja.html


Texto Postado em maio de 2005 vide este link  http://www.amigosdedelmirogouveia.blogger.com.br/2005_05_01_archive.html

Casario antigo e bem conservado

PIRANHAS
Postado originalmente em:  sexta-feira,maior20, 2005

Indo a Delmiro Gouveia aproveite a oportunidade e dê um pulinho na histórica cidade de Piranhas. É bem próxima. Apenas 43 km. Deslumbre-se com o casario histórico e com a paisagem. E não perca a oportunidade de saborear um peixe assado. Para tanto basta sentar em qualquer restaurante/barraca na margem do São Francisco. Uma cerveja gelada, para quem gosta, cai muito bem nestas horas. Pode-se tomar também um banho de rio. Para tanto existe uma pequena orla fluvial com cerca de uns 80 metros. Água um pouco fria, contrastando com um calor brabo da região. A explicação para a temperatura da água é seu represamento poucos quilômetros rio acima feito pela Usina de Xingó.

Para quem curte cinema nacional e assistiu Bye Bye Brasil do diretor Cacá Diegues e tendo em seu elenco o José Wilker, Bety Faria, Fábio Jr e Zaira Zambeli, e que não mora na região, talvez não saiba que a primeira cidade que a famosa caravana Holidei(assim mesmo que aparece escrito no filme) é Piranhas! O centro histórico permanece quase idêntico ao filme rodado nos anos 70.

Mas sua fama maior é porque lá foi de onde partiu a volante que matou Lampeão e parte do seu bando de cangaceiros na localidade de Angicos. E possível ir ao local. Basta alugar um barco a motor. Em menos de vinte minutos descendo as águas revoltas do São Francisco chega-se lá. Na margem do rio há um pequeno e simpático restaurante que serve comidas típicas da região. Logicamente que não pode faltar um bom surubim assado. E o visitante pode contratar um guia para contar a história em detalhes enquanto se anda cerca de uns 800 metros dentro de uma mata de caatinga fechada até chegar ao local do fato histórico. É bem interessante o passeio.

O interessante disto tudo é que morei por 12 anos em DG e nunca tinha ido até Piranhas. E agora após 24 anos fora da região e que tive a curiosidade em ir até lá. Uma vergonha isto. Não?

Sobre Piranhas e sua história tem muita coisa na net. Basta o leitor mais curioso pesquisar.
Propositalmente não coloquei mais dados geográficos e históricos. Não é função deste blog. Para tanto existem outros sites turísticos bem interessantes a respeito. Apenas quis instigar o visitante que ainda não conhece esta pequena maravilha do sertão das Alagoas.

E você delmirense tem procurado prestigiar a cidade vizinha? Ou é tão relaxado quanto eu fui no passado?(risos). E você que não é da região já tinha ouvido falar nesta cidadezinha?

Deixe o seu recado. Participe.

Vista do mirante

PIRANHAS    (II Parte).
postado originalmente em :Terça-feira, Maio 31, 2005

Hoje pouco texto e muitas imagens. Mais para flog que blog. Aproveitando e respondendo o comentário do Ricardo Menezes no post anterior: As casas de Piranhas realmente estão pintadas. Não é efeito fotográfico não. E aguardo suas fotos e histórias coletadas na sua visita há poucos dias atrás em Delmiro Gouveia.

Voltando a Piranhas. Um bom local para descansar. Sem net. Sem banca de revista ou jornais. Também para quê tanta notícia. Três dias sem isto não mata nenhum cristão.

Mas estando por lá não deixe de conhecer o Seu Josias. Ele sempre está ali pelos lados do museu. Ele contará em detalhes a história do cangaço. Interessante também é acordar todas as manhãs ao som de uma banda de música. E isto mesmo. Uma banda daquelas que não se vê mais por aí. Quem é DG certamente lembrará da banda do Mestre Elisío.

Bem o resto do tempo aproveite para contemplar o casario, namorar na beira do beira rio ou num banco de praça e jogar muita conversa fora. Sem pressa para nada. Por lá tudo anda em passos lentos. Bem lentos. E é isto que fascina.

Então fica aí a sugestão. Indo a DG dê um pulinho na cidade vizinha.


Para melhor visualização das imagens basta clicar em cima.

Vista do Mirante do Restaurante "Flor de Cactus"
Vista do Mirante
Escadaria para chegar ao mirante
Casario. Ampliando-se a foto é possível visualizar o cemitério no alto do morro.
Vista do rio tomada do píer.
Atracando no píer
Píer
Casario antigo e bem conservado
No alto do outro mirante há uma capela.Escaria imensa até chegar lá
No alto capelinha

Vista do casario
ruas de paralelepípedos e casario antigo 
Mirante visto da parte de baixo.
Fonte da praça e casario ao fundo.
Casario
Casario: colorido. Parece casas de brinquedo.
Ruas vista do alto da ladeira.
Casario, pontilhão/passarela e igreja ao fundo.
Aproximando-se da igreja.
Casario a margem de um riacho.
Casario
Rio ao fundo.
Casario 
Antiga residência do Coronel Rodrigues. Casario bastante conservado.
Pontilhão sobre o riacho e casario ladeando.
Pontilhão e igreja
Casario e igreja
Casario 
Vista do mirante: é possível ver a cidade quase por inteiro.
Vegetação típica, pontilhão/passarela e rio ao fundo.
Casario
Casario e rua vista do alto
Vista das ruas 
Vista das ruas
Margem do rio:há bares e restaurantes. Peixe uma delícia.
Margens do rio e píer.
Vista parcial da margem e um bar/restaurante.
Antiga estação de trem. Hoje museu 
Centro de artesanato. Neste local é possível apreciar e comprar arte produzidas nas cidades vizinhas:

Vista do mirante

Vista do mirante
Mirante
Artesanato e vista parcial de restaurante no alto do mirante.
Vista do mirante
Rio visto do mirante. Seguindo pelo rio em  10 minutos a barco se chega em Angicos(onde parte do bando de Lampião e Maria Bonita foram executados)
Velho Chico seguindo o seu curso em direção ao mar.
Vista do rio tomada do mirante.

18 comentários:

Lima 51 disse...

Olá César, realmente Piranhas é uma das cidades mais bonitas do nosso sertão alagoano, sempre que vou a DG procuro dar uma chegada lá, as fotos ficaram fantásticas, aliás Piranhas é uma cidade que proporciona ótimas fotografias.
Como já disse a ultima novela que acompanhei foi Rique Santeiro, mas essa "Cordel Encantado" vou assistir, pelo menos enquanto aparecer Nossa Delmiro, Piranhas e etc.

Abraços a todos.

Lima 51 disse...

Quero dizer Roque Santeiro, Bem Amado e Saramandaia.

Paulo da Cruz disse...

Fotografias excelentes. A oitava delas me faz relembrar uma cena do filme By By Brazil em que aparece o ator/cantor Fábio Júnior, caracterizado como lavrador da região, tocando sanfona em dia de feira em frente a esse casario.

Luiz Reginaldo Silva disse...

César,
vem ai mais um folhetim mostrando as varias identidades do nosso Nordeste e isso é fabuloso. Esperamos que não venha desconstrui nossa imagem na região do centro-sul, por lá existe uma certa superioridade por ser mais desenvolvida.

Valeu pelas imagens da cidade de Piranhas.....

Abraços.

Edmo Cavalcante disse...

Piranhas é um lugar bonito e agradável...lembro que Altemar Dutra era freguês de carteirinha dessa cidade...quando vejo imagens de Piranhas, não tem jeito...lembro do delicioso tira-gosto pitú...inigualável!

Ginsom disse...

Impossivel controlar as lágrimas... me emocionem ao rever minha linda cidade natal. Piranhas é minha paixão e sinto muitas saudades desse torrão alagoano. Sua fotos ficaram perfeitas e divulga a nossa cidade como ela merece PARABÉNS!! e continuarei seguindo o blog.

Elson Folha disse...

Parabéns César ! fotos lindas , angulos perfeitos dessa encantadora cidade lapinh. Sou suspeito para falar dessa maravilha como piranhense agradeço a divulgação que vc faz da nossa terrinha e do resgate da história de Delmiro e do sertão alagoano como um todo já que somos todos irmãos.

César Tavares disse...

Grato as visitas e comentários dos novos visitantes: Gilsom e Elson.

Os demais já são visitantes e colaboradores habituais.

Aos novos fica o convite que caso queiram postar algum material no blog basta enviar por email.

abraços.

Paurílio disse...

Quando ainda era criança ouvia a minha mãe e a minha avó falarem sobre Piranhas, uma delas já tinha viajado num vapor que aportava por lá (se não me falha a memória o vapor era o "Comendador Peixoto") e cresci sem me esquecer dessa propaganda sobre a cidade. Somente em 2009 é que tive a oportunidade de conhecer a encantadora Piranhas. Tenho certeza que com o "Cordel Encantado" o Brasil inteiro vai tomar conhecimento de mais uma das destacadas belezas nordestinas.

Edméa (Edinha) disse...

Cesar, adicionei uma foto sua e um link pro seu blog lá no meu blog! Espero que aprecie! Fiquei encantada com as imagens!
www.mamaenapontaverde.blogspot.com

Cleonice disse...

César q fotos lindas! Adoro Piranhas. Só de ver estas fotos parecia q eu sentia aquela água fria desse rio maravilhoso.Mas 15 de maio matarei minha saudade. Vc não imagina o que foi a alegria de meus filhos ao tomarem banho naquele rio geladinho na primeira vez que fomos lá. bjs Cléo

Edméa (Edinha) disse...

Muito obrigada pela visita,César! As imagens são lindas! Tenho que admitir que quis "pegar" todas! Rsrsr!Só fiquei chateada no final do capítulo de ontem porque nenhum crédito foi dado a nossas cidades! Lamentável,mas espero que a Rede Globo corrija esse equívoco logo! Um abraço!

César Tavares disse...

Edinha pode pegar quantas quiseres. Nem precisa pedir autorização.

Cleonice sempre é bom rever seus comentários por aqui.

Ainda tenho outras fotos que talvez ainda rendam mais uma postagem sobre o mesmo tema.

Grato a todos.

Eduardo Menezes disse...

Edinha,

De acordo com os sites abaixo, as filmagem de Cordel Encantado foram feitas em Canindé do São Francisco (Sergipe). E o trecho do rio que aparece na novela fica entre Canindé e Olho D´água do Casado (Alagoas). Delmiro Gouveia não tem nada haver co a história.

http://privusbrasil.blogspot.com/2011/03/rio-sao-francisco-e-cenario-de-cordel.html

http://www2.jornaldacidade.net/cidades_ver.php?id=1594

Anônimo disse...

Bem... então Delmiro Gouveia no cenário global fica para uma outra oportunidade. plim plim.

Unknown disse...

discordo do eduardo, pois as tomadas foram feitas em sua maioria no mirante do talhado, onde tem uma trilha belissima e um restaurante aconchegante do seu zé francisco. fica em delmiro gouveia, no povoado de olhodaguinha

CR disse...

Estou encantanda com esta cidade!
Ela é sempre assim limpa e bem pintada ou está assim devido à novela?

Estou fazendo uma pesquisa de doutorado sobre as cidades-fábrica do Nordeste e pretendo estudar a história de Pedra/Delmito Gouveia.

Parabéns pelo blog!

César Tavares disse...

Cara CR estive apenas por duas vezes em Piranhas/AL e sempre ela estava assim. Creio que os responsáveis pela novela tiveram o mesmo encanto natural seu.

Grato pela visita. E precisando de quaisquer colaboração para sua pesquisa de doutorado, aqui entre os visitantes habituais do blog tem algumas pessoas que conhecem profundamente a historia local e que acho que colaborariam contigo.