• Áreas
  • Sustentabilidade
  • Os programas de Sustentabilidade da Abrapa

Os programas de Sustentabilidade da Abrapa

Algodão Brasileiro Responsável (ABR)
O protocolo ABR baseia-se em um checklist rigoroso da fazenda, com exigências que, desde sua origem, abrangem os três pilares fundamentais da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. O programa atua no Brasil em parceria com a Better Cotton (BCI). Juntos, promovem a gestão sustentável por meio da evolução progressiva de boas práticas sociais, ambientais e econômicas, sustentando-se sobre critérios de saúde, segurança e bem-estar do trabalhador até proteção de nascentes e preservação dos biomas, da água e do solo.

Algodão Brasileiro Responsável para Unidades de Beneficiamento (ABR-UBA)
Em 2020, o beneficiamento também começa a ser auditado e certificado com critérios socioambientais. A experiência do protocolo ABR nas fazendas foi ampliada para o primeiro elo industrial da cadeia, que no Brasil é realizado majoritariamente dentro das fazendas: as unidades de beneficiamento. Estas têm como principal objetivo realizar a separação da fibra e do caroço do algodão.

O ABR-UBA é um programa pioneiro no mundo que certifica rotinas, processos e práticas produtivas de algodoeiras. As unidades de beneficiamento participantes engajam-se no aprimoramento do desempenho operacional de recursos humanos e maquinários envolvidos no processo, colocando em prática cuidados durante todas as etapas industriais, desde o recebimento dos fardões até o armazenamento e carregamento dos fardinhos.

Algodão Brasileiro Responsável para Terminais Retro portuários (ABR-LOG)
Em 2022, a Abrapa desenvolveu uma nova derivação para o protocolo ABR, adaptando o checklist existente para o cotidiano dos terminais que preparam os fardos para a exportação de algodão brasileiro. O objetivo central é garantir o controle da qualidade do algodão nos fardos destinados aos mercados internacionais.

O protocolo ABR-Log foi lançado em 2023 como parte integrante do programa Cotton Brazil, marca que representa a cadeia produtiva do algodão brasileiro em escala global – iniciativa feita em parceria entre Abrapa, Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEXBrasil).

Abrapa e Anea desenvolveram o protocolo, incorporando aos quesitos já cobertos pelo ABR os aspectos específicos do processo de exportação da pluma brasileira. O ABR-Log audita boas práticas socioambientais e inclui exigências desde a chegada dos caminhões nos terminais, as movimentações, a rastreabilidade e a disposição dos fardos na estufagem até o fechamento do contêiner.