Páginas

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Lei cria o Plantão Gramatical da Língua Portuguesa em SC

*Chapecó, 30 de abril de 2010 (sexta-feira) - *A Assembleia Legislativa
aprovou o Projeto de Lei 389/09, de autoria do deputado Marcos Vieira
(PSDB), que institui o serviço de utilidade pública chamado Plantão
Gramatical da Língua Portuguesa. De acordo com a matéria, o serviço deve
funcionar sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação, nos
moldes de um teleatendimento, com uma equipe de atendentes e professores de
língua portuguesa, integrantes do quadro do magistério estadual.



O serviço deverá contar com um número telefônico exclusivo, de forma a
garantir o anonimato do usuário. “O atendimento por telefone será uma forma
rápida e eficiente de o Estado esclarecer dúvidas comuns da população sobre
ortografia, concordância e regência, entre outras questões. O plantão dará a
palavra final sobre perguntas relativas ao uso do nosso idioma, com
atendimento personalizado e de caráter educativo”, informa o deputado Marcos
Vieira.



O Plantão Gramatical – ou Telegramática – promete se tornar um serviço da
maior relevância, considerando a necessidade do correto emprego da Língua
Portuguesa para os mais diversos fins. A proposição foi inspirada em
iniciativa semelhante existente há 29 anos em Fortaleza. O plantão daquela
capital recebe, em média, 150 ligações diárias. Em Curitiba, Brasília,
Jundiaí (SP) e Londrina (PR), o poder público também gerencia sistemas de
teleatendimento com essa finalidade. A Assembleia Legislativa do Rio de
Janeiro acabou de aprovar projeto de lei com o mesmo objetivo.



A iniciativa pretende estar voltada para um público amplo, de todas as
idades e classes sociais, com vistas ao aprimoramento cultural da população.
“Conhecer bem o idioma é fundamental para o cidadão, seja na vida escolar ou
no trabalho. Por isso, o Estado deverá prestar um atendimento personalizado
e de caráter educativo”, finaliza Vieira.



A lei entra em vigor a partir do momento da sua publicação. Mas para ser
implantado e efetivado, o novo serviço aguarda regulamentação do Poder
Executivo, o que deve ocorrer em até 90 dias.

EVENTOS COOPERATIVISTAS TEM A PARTICIPAÇÃO DE ZONTA

No dia 22 de abril, deputado Zonta, presidente da Frencoop Nacional, participou da
Assembleia Ordinária da Fecoagro – Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa
Catarina. A Fecoagro integra o trabalho das cooperativas agropecuárias, na busca e
comercialização de fertilizantes, nas compras em comum e nos contatos com outros
países, como na importação de fertilizantes. E o resultado da Fecoagro, agora se
consolida com a reunião entre os países do BRIC (Brasil, India, China e Rússia) em
Brasília com a OCB. “Um dos temas foi o intercâmbio de produtos, e, aí a Fecoagro
sempre se apresenta com um papel decisivo”, avaliza Zonta.

O deputado esteve presente também na posse da diretoria do SICOOB estadual. Rui
Schneider da Silva foi reconduzido como presidente. O Sicoob estadual vem
desenvolvendo, junto com todos os seus membros, um trabalho de destaque nacional. “O
Sicoob tem, realmente, empreendido nas cooperativas de crédito um trabalho de
fortalecimento, crescimento e credibilidade muito forte. Nós temos que reconhecer e
agradecer”, reforça o deputado.

No sábado à noite(24/04), em Blumenau, a SICOOB/SC BLUCREDI, uma das cooperativas
premiadas como destaque nacional do cooperativismo, também realizou a Assembléia
Ordinária com a presença do deputado Zonta. Ele cumprimentou a todos os dirigentes
pelo trabalho exemplar que vem sendo feito em todo o Vale do Itajaí, crescendo, em
10 anos, de 55 para mais de 20 mil sócios.

E, para completar, Zonta prestigiou a Assembleia da OCESC – Organização das
Cooperativas do Estado de Santa Catarina, atualmente presidida por Marcos Zordan. No
relatório apresentado pelo superintendente Gecy Pungan, destaques para o trabalho do
Sescoop e os resultados obtidos pela OCESC no ano de 2009. Ficou claro na
apresentação dos resultados, segundo o presidente da Frencoop, o trabalho sério e
dedicado, de apoio às cooperativas, de fortalecimento do processo de auto-gestão e
dos desafios na consolidação da presença de todos os ramos do cooperativismo.

- É um exemplo que nós temos que levar adiante, louvar e agradecer por existir –
conclui o deputado Zonta.

O feriado nacional do Dia do Trabalhador

O feriado nacional do Dia do Trabalhador comemorado, neste sábado, dia
1° de maio, terá lojas e supermercados fechados em Chapecó. A informação
é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
HISTÓRICO
No Brasil e em vários países do mundo o dia 1° de maio é dedicado a
festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada
cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano,
milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições
de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para
oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma
grande greve geral dos trabalhadores.
Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e
trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou
revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com
policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram
uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim
para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O
resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.
Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores
condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos
conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital
francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que
seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de
1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se
oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur
Bernardes.



Maravilha tem delegado do Secovi/Oeste


A direção do Sindicato do Mercado Imobiliário Secovi/Oeste-SC escolheu e
nomeou, nesta semana, o delegado da entidade para o município de
Maravilha. Assumiu o cargo, o empresário e corretor de imóveis, Fernando
Sehnem, da Acácia Imóveis.
Participaram da reunião, os representantes das empresas do setor,
filiadas ao Secovi/Oeste. O presidente da entidade, Paulo Jorge Lise,
afirma que tendo um delegado em Maravilha, a entidade pode trabalhar de
forma descentralizada promovendo mais eficiência na atuação em todo o
grande oeste catarinense.

Dresch alerta: SCGás desrespeita posição dos sócios majoritários na divisão

Dresch alerta: SCGás desrespeita posição dos sócios majoritários na divisão
de lucros

Deputado defende bloqueio de lucros da empresa para ressarcir prejuízos
causados ao Estado em mudança da composição societária

O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) está perplexo com o resultado da
Assembleia Geral Ordinária da Companhia de Gás de Santa Catarina – SCGás,
realizada na terça-feira, 27, que resultou na distribuição de R$ 63,5
milhões em forma de dividendos para os acionistas. Na reunião, a posição
dos acionistas majoritários, que pediram o bloqueio de parte do valor para
garantir o ressarcimento ao Estado do prejuízo causado em decorrência de uma
alteração na composição acionária, não foi respeitada. “A SCGás está nas
mãos dos sócios, o Estado não tem mais poder majoritário”, alerta Dresch.

A ata da reunião mostra que a Celesc e a Infragás, que juntas detém 54% das
ações ordinárias da companhia, apelaram para que apenas 25% do valor total
dos dividendos fosse dividido, retendo o restante até que se julgue a ação
do Ministério Público de Contas, a qual aponta que o Estado deixou de
receber R$ 39 milhões sobre o lucro da empresa desde 2002. A Gaspetro e a
Mitsui, detentoras de 46% das ações, não concordaram e conseguiram aprovar a
divisão total dos lucros.

“O que aconteceu é ilógico e ilegal. Na SCGás, quem tem menos ações manda
mais do que a maioria. Isso infringe a legislação societária e a lei que
criou a SCGás”, critica Dresch. Ele defende que o Tribunal de Contas conceda
liminar à representação do Ministério Público de Contas, impedindo assim o
pagamento dos dividendos, que conforme a ata deverão ser efetuados aos
acionistas até o dia 26 de junho.

Para Dresch, a posição da Celesc, que representa o governo na SCGás, de
tentar salvaguardar os recursos pra ressarcir o Estado, fortalece a tese de
que a alteração na composição societária da SCGás foi ilegal e causou graves
prejuízos aos cofres públicos. Em setembro 1994, o Conselho de Administração
da SCGás reduziu de 34% para 16,48% o total de ações preferenciais (que dão
direito a receber dividendos) que o governo do Estado detinha na companhia.

Para o procurador Diogo Roberto Ringenberg, autor da representação, a
decisão da Assembleia Geral Ordinária que desconsiderou a posição da Celesc,
contraria os interesses do Estado, que foram completamente desrespeitados
quando não prevaleceu a posição societária majoritária.

Assessoria de Imprensa

GERAL

Dirigentes sindicais de SC participaram de ato público, assembleia anual
e seminário de integração na sede da CNA



Conhecer a estrutura do sistema confederativo e os principais
projetos desenvolvidos em âmbito nacional, além de participar de ato
público em defesa da propriedade, foram os motivos que levaram a
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina
(Faesc) a promover em Brasília, nesta semana, a assembleia geral
anual dos sindicatos rurais filiados. A atividade fez parte do
programa “Campo vai à CNA”, patrocinado pela Confederação da
Agricultura e Pecuária do Brasil. A missão à capital federal foi
chefiada pelo presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo.

A primeira parte da programação foi desenvolvida pela parte da
manhã, com missa oficiada na Catedral Metropolitana de
Brasília. A celebração em ação de graças reuniu 2.000
dirigentes rurais de todo o país, incluindo os 90 sindicalistas
catarinenses. “Estamos aqui para rezar pela paz no campo”,
resumiu a senadora Kátia Abreu, presidente da CNA.

“Só a paz garante a promoção e a proteção dos direitos humanos. Vamos
viver em paz e respeitar a lei, que são regras livremente construídas
para a convivência em sociedade. Ninguém ganha nada quando uma fazenda é
invadida e depredada ou quando milhares de pés de laranja são
depredados. Basta de violência, basta de invasão. O campo não pode
continuar sem paz para produzir.”

Após o culto, os líderes rurais saíram em passeata pela esplanada dos
ministérios, protagonizando a marcha pela Paz em defesa da propriedade,
que iniciou na Catedral de Brasília e encerrou na área externa frontal
ao Congresso Nacional. Ali foi realizado rápido ato, com manifestação de
produtores, parlamentares e outras lideranças.

Na sequência, a delegação de Santa Catarina deslocou-se à sede da CNA,
onde foi recepcionada pela presidente Kátia Abreu e pelo corpo técnico
da Confederação. A senadora fez um balanço das atividades da CNA e
destacou a importância do sistema sindical priorizar, nas eleições deste
ano, o apoio aos candidatos comprometidos com postulados da defesa do
campo, liberdade econômica, justiça social e direito de propriedade.
Enfatizou a importância de escolher deputados e senadores com
plataformas bem definidas e com trajetórias de vida que os credenciem a
receber o voto do produtor rural e suas famílias.

Durante o evento, Kátia Abreu, autorizou a realização de mais
25 edições do Programa “Útero é Vida”, uma ação de prevenção do
câncer do colo do útero da mulher rural, lançado, de forma
pioneira no sul do país, em março, no município Água Doce, no
meio oeste barriga-verde. Anunciou que o programa de inclusão
digital rural desenvolvido em Santa Catarina foi o melhor do
país

SEMINÁRIO
No período da tarde foi desenvolvida uma vasta programação que incluiu
palestras e a assembleia da Faesc. O jornalista Heraldo Pereira
apresentou trabalho sobre a percepção da sociedade brasileira sobre o
universo rural em geral e o agronegócio, em particular. Mostrou como a
sociedade interpreta as principais reivindicações dos produtores e
empresários rurais e a importância do setor para o país.

Os dirigentes sindicais também assistiram apresentação dos projetos
prioritários do sistema CNA/SENAR com exposições secretário-executivo do
Senar, Daniel Carrara, do consultor do Senar, Omar Hennemann e do
superintendente geral da CNA, Moisés Gomes.

Um dos destaques é o programa Negócio Certo Rural, criado pelo Sebrae de
Santa Catarina, que, mediante algumas adaptações, tornar-se-á programa
nacional do Senar. O programa receberá 10 milhões de reais para ser
implementado em todo o país. Seu objetivo é qualificar os jovens a
repensar as atividades econômicas ligadas ao meio rural para prospectar
e alavancar novos negócios. A parceria Senar/Sebrae em Santa Catarina
começou em 2009, quando foram treinadas cinco turmas experimentais em
Santa Catarina e amplia-se, agora, em 2010, com a formação de 45 turmas.


O Sebrae desenvolveu uma metodologia ambientada para o universo agrícola
e orientada a otimizar a gestão da propriedade rural, adotada e
aperfeiçoada pelo Senar. As turmas são formadas por produtores rurais e
filhos de agricultores familiares com idade de 16 a 35 anos que cumprem
as cinco etapas do programa – encontrar uma ideia de negócio, verificar
sua viabilidade, formalizá-lo, organizá-lo e administrá-lo e promover o
relacionamento com o mercado.

Ao final da programação, o assessor da presidência, Omar
Hennemann, apresentou o programa Sindicato Forte. O programa
prioriza a requalificação das lideranças sindicais rurais para
o exercício de uma liderança sustentável e estrategicamente
consolidada; a capacitação do corpo funcional dos sindicatos
rurais ajustando-o às exigências burocráticas e administrativas
de um sindicato atuante; o estabelecimento de instrumentos de
reconhecimento situacional, controle e planejamento para a
implementação de estratégias de consolidação sindical.
Assinalou que o Programa Sindicato Forte fará com que os
Sindicatos estabeleçam estratégias de desenvolvimento
institucional, ajustadas às novas exigências da produção rural
tecnológica, competitiva e sustentável.

A assembleia da Faesc para prestação de contas, apresentação e aprovação
do balanço patrimonial de 2009 e relatório da diretoria foi realizada
durante a programação vespertina. As atividades encerraram com jantar de
confraternização servido na própria sede da CNA.



De 3 a 7 de maio

Sebrae promove Semana do Empreendedor Individual





O SEBRAE/SC promove de 03 a 07 de maio em diversos municípios do Estado,
a Semana do Empreendedor Individual. O evento será realizado juntamente
com parceiros que desenvolverão uma série de ações e serviços para
facilitar o registro gratuito no Empreendedor Individual (EI) de
empreendedores informais que trabalham por conta própria e faturam até
R$ 36 mil por ano (média de R$ 3 mil por mês).

Durante a semana serão realizados pedágios, panfletagem, distribuição
de cartilhas, palestras de sensibilização e orientação, atendimento
individual e coletivo e formalizações pela internet pelo site
www.portaldoempreendedor.gov.br. Após preencher os dados no Portal, o
empreendedor receberá um documento impresso que comprova a legalidade
da empresa. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa criou condições
especiais para que o trabalhador informal possa se legalizar na
categoria de Empreendedor Individual sem custos. A meta do Sebrae/SC
até dezembro de 2010 é de formalizar cerca de 50 mil empreendedores
individuais no Estado. Mais de 9.140 empreendedores nos setores de
comércio, serviços e indústria já se formalizaram em Santa Catarina por
meio do portal do empreendedor.

A semana do EI tem como objetivo divulgar as vantagens e os benefícios
de sair da informalidade, entre eles a obtenção do CNPJ (Cadastro
Nacional de Pessoa Jurídica) na hora do registro, o resgate da
cidadania, acesso facilitado ao crédito, além do direito à
aposentadoria, auxílio-doença, licença maternidade, e demais direitos
previdenciários. Os informais que aderirem ao EI poderão participar de
licitações e de compras governamentais, entre outras vantagens, pagando
uma única taxa no valor de até R$ 62,10. O Empreendedor Individual
ficará isento dos tributos federais (PIS, Cofins, IPI e CSLL). O ato da
formalização como Empreendedor Individual é feito somente pela internet
no Portal do Empreendedor www.portaldoempreendedor.gov.br .

Além das equipes do Sebrae/SC através de suas coordenadorias em todo
Estado, participam da iniciativa parceiros como SESCON, Prefeituras
Municipais, entidades de classe e o INSS.

Para o assessor de Políticas Públicas e gestor do projeto em Santa
Catarina, Sérgio Fernandes Cardoso, os registros que serão realizados
durante a semana e sobretudo a divulgação do EI são os principais focos
da Semana do Empreendedor Individual “A adesão desses pequenos negócios
ao Empreendedor Individual dentro da Lei Geral surpreende a cada dia.
Nós não temos dúvidas que a meta de 50 mil registros de empreendedores
até dezembro será atingida. Esse momento é oportuno principalmente para
disseminar informações sobre as vantagens do EI aos empreendedores
catarinenses que estão na informalidade, declarou.

A Semana da EI é aberta aos empreendedores, empresários, profissionais
liberais, universitários e demais pessoas interessadas em iniciar um
empreendimento ou legalizar um já existente.

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Desde o ano passado, o Sebrae divulga o processo de formalização
dos microempreendedores catarinenses, orienta sobre o registro
do programa e debate com as prefeituras as responsabilidades do
poder público no atendimento a esta nova categoria, destaca o
coordenador do MEI, Cardoso. Em razão da articulação do Sebrae,
205 municípios catarinenses editaram e sancionaram a lei
municipal do microempreendedor individual. As prefeituras são
fundamentais para andamento da formalização.

Dados de 2003 apontam que existiam na época, 9 milhões de
pessoas atuando em atividade informal. Atualmente, estima-se que
este número alcance cerca de 12 milhões, o que reforça a
importância da criação do programa. Pesquisas revelam que 80%
das pessoas que atuam informalmente trabalham sozinhas e cerca
de 12% atuam em duas pessoas.

Mais de 400 ocupações podem se transformar em empreendedores
individuais, dentre elas ambulantes, artesãos, vendedoras de
cosméticos, cabeleireiros, manicures, esteticistas, costureiras,
fabricantes de bijuterias, sapateiros, borracheiros, pintores,
vendedores de cachorro-quente e outros detentores de pequenos
negócios.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, enfatiza que o
Empreendedor Individual visa oportunizar aos empreendedores e
trabalhadores a atuar em atividade formal, ter direito aos benefícios
previdenciários e acesso ao crédito especial disponível em Santa
Catarina.

Podem se tornar empreendedor individual quem faturar até 36 mil
reais por ano, tenha no máximo um empregado, não tenha filial e
não seja sócio de outra empresa. É recomendável que o
interessado procure a Prefeitura para saber se há restrição para
exercer sua atividade no local escolhido. Depois, deve procurar
um escritório de serviços contábeis que fará, gratuitamente, a
inscrição no MEI através do Portal do Empreendedor.

Para se cadastrar, o interessado deve levar carteira de identidade,
CPF, comprovante de residência, carnê do IPTU e informar o local e
atividade que exerce. A carga tributária decorrente da formalização
é extremamente barata – apenas 62,10 reais por mês, sendo 56,10
reais para o INSS, 5 reais para ISS e 1 real para ICMS. Ficará
isento do PIS, Cofins, IRPJ, CSLL, IPI, salário-educação,
contribuição sindical e contribuição para o sistema “S”.

VANTAGENS

São muitas as vantagens objetivas que terá o microempreendedor
individual com a formalização. A empresa será registrada na
hora, de graça e pela internet, terá CNPJ, poderá conquistar
novos clientes (poderá, inclusive, vender para o Governo), apoio
técnico do Sebrae, possibilidade de crescer em ambiente seguro,
trabalhar de forma legal, formalização simplificada e sem
burocracia, baixíssimo custo de formalização e acesso a linhas
de crédito do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Não é
obrigado emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, mas
somente quando vender produto ou serviço para pessoa jurídica.

PROGRAMAÇÃO
Período – de 3 a 7 de maio

Os empreendedores interessados em conferir a programação da Semana do
Empreendedor Individual mais próxima de sua cidade podem acessar o site
do Sebrae/SC, www.sebrae-sc.com.br, ligar gratuitamente para a Central
de Relacionamento pelo 0800 5700 800, que aceita ligações de telefones
fixos e de celulares.

Atendimento e Informações sobre o EI nas Coordenadorias e Agências do
SEBRAE em Santa Catarina: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí,
Criciúma, Lages, Joaçaba, Chapecó, São Miguel, Brusque, Caçador, Jaraguá
do Sul, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tijucas, Tubarão e Xanxerê.

Mais informações – 0800 570 0800







Nesta segunda-feira

Aurora e Senac na luta contra a Dengue



Uma campanha realizada em parceria entre a Coopercentral Aurora e o
Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) vai decretar guerra
contra a Dengue em Chapecó, nesta segunda-feira, 3 de maio. A população
dos bairros São Cristóvão, Bela Vista, Cristo Rei, Passo dos Fortes,
Jardim Itália e Santa Maria, além do centro de Chapecó, receberão
visitas nas residências, pois há dados que apontam essas as regiões com
maior número de focos do mosquito.

O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas sobre os cuidados
necessários para evitar e combater os focos da dengue. “Sabemos que a
maioria da população conhece as ações de prevenção, porém, não executam
com eficácia esses cuidados, por isso, Chapecó continua sendo um dos
municípios catarinense com maior número de focos registrados. Nossa
intenção é contribuir para a redução dos focos e evitar novos casos de
contaminação”, explica a presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese,
Isabel Machado.

A ação será organizada pela coordenação educacional do Senac, Rosimeri
Marin Gasparin, pela coordenação de curso, Maria Berenice Gaviolli, e
professora Jaqueline Bayer Foresti, com apoio dos professores, alunos do
Projeto Aprendizagem e funcionários da Faculdade Senac Chapecó.




Sebrae apresenta programa voltado às Empresas Avançadas



Definição das melhores estratégias para crescer, a escolha do
momento certo, cálculos financeiros, riscos, vantagens e necessidade
de inovação. Assim pode ser caracterizado o Programa Sebrae para
empresas avançadas, apresentado nesta semana, para empresários que
participaram do Empretec, no auditório da Associação Comercial e
Industrial de Chapecó. A abertura do evento foi feita pelo
coordenador regional do Sebrae/Sc, Enio Albérto Parmeggiani e a
apresentação do programa foi conduzida pelo analista técnico Arildo
Jácóbus.
Destinado a empresas com mais de dois anos de funcionamento e que já
tenham superado questões básicas de gestão nas áreas de recursos
humanos, processos, marketing e finanças, o programa representa uma nova
solução para empresas consolidadas no mercado e que buscam evolução de
seus negócios. “O programa foi planejado para quem tem interesse em
expandir seus negócios, trocar experiências com outros empresários e
buscar novas soluções”, salienta Jacóbus.
Todas as soluções do programa foram pensadas para atender às
necessidades de empresas com experiência de pelo menos dois anos de
mercado, já estruturadas, mas interessadas em crescimento e até
internacionalização. As soluções são formadas por cursos, consultoria
individual e encontros empresariais que atendem a necessidade de cada
empresa, de acordo com suas demandas específicas. Ao todo, são
oferecidas cinco soluções: Estratégias Empresariais, Gestão da Inovação,
Planejando para Internacionalizar, Gestão Financeira do Controle a
Decisão e Encontros Empresariais.
O módulo Estratégias Empresariais permite repensar o negócio e
identificar novas alternativas em alinhamento com competências pessoais
e empresariais; analisar o cenário de seu setor, tamanho de mercado,
taxas de crescimento e concorrência; restabelecer planos de ação
ousados, mas realistas e concretos, para transformar estratégias em
realidade; entre outros. É formado por quatro encontros de oito horas e
um encontro de quatro horas, com duração de 45 dias. Podem participar
dois dirigentes por empresa em grupos de no máximo 15 pessoas.
O módulo Gestão da Inovação - Inovar para competir - apresenta
conceitos e exemplos dos mais diferentes tipos de inovação,
destacando-se as possibilidades que existem para a pequena empresa
também inovar constantemente, aumentando a competitividade. São cinco
encontros sequenciais de três horas cada, com total de 15 horas, além de
três horas de consultoria.
Outro módulo é o Planejando para Internacionalizar. Este módulo visa
avaliar a capacidade de atuação no mercado internacional apresentando
solução desenvolvida como um passo a passo prático para planejar e
implantar o processo de internacionalização das pequenas empresas. São
abordados conceitos e formas de internacionalização, permitindo aos
participantes compreender as relações entre um pequeno negócio e o
mercado global. São quatro encontros presenciais de capacitação com
quatro horas, totalizando 16 horas; além de assessoria empresarial
personalizada – três horas totais por empresa, após o curso.

O módulo Gestão Financeira - do Controle a Decisão - trata do
desenvolvimento de competências para controlar, analisar, planejar e
simular informações financeiras para eficiente tomada de decisões. São
20 horas de capacitação coletiva mais três horas de consultoria por
empresa e 90 horas de consultoria à distância. As soluções são formadas
por cursos, presenciais ou à distância, e consultoria individual, que
atendem a necessidade de cada empresa, de acordo com suas necessidades
específicas.

O último módulo trata-se dos Encontros Empresariais, realizados sob
orientação de moderadores do Sebrae. Os encontros foram criados para
promover a interação de empresários de um mesmo setor ou de vários
setores, por meio de um ciclo de encontros e eventos planejados. A cada
reunião são apresentados e debatidos temas específicos de interesse dos
participantes, gerando aprendizado e, ainda, a criação ou o
fortalecimento de redes de relacionamento. Mais informações através do
telefone (49) 3323 1902.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Prefeitos da região da Amosc querem esclarecimentos da Usina Foz do Chapecó

23/04/2010

Prefeitos de nove municípios estiveram reunidos em Chapecó para
discutir a ocupação de áreas próximas ao lago da Usina Foz do
Chapecó quando ocorrer o enchimento do reservatório. A reunião foi
motivada por demanda dos municípios atingidos pela barragem, que
sentiram a necessidade de discutir a nova realidade após a formação
do lago, que tem previsão para ocorrer já a partir de maio.
O principal ponto de discussão foi o Plano de Conservação Ambiental e
Usos da Água e do Entorno do Reservatório. Denominado como Pacuera, esse
plano deverá ser apreciado pelo Ibama nos próximos dias. Questões como
acessibilidade, navegabilidade, lazer e turismo, de forma organizada no
lago, são as maiores dúvidas e preocupações dos prefeitos,
principalmente porque não tiveram acesso à versão encaminhada pela usina
ao Ibama.
Participou da reunião representante do Consórcio Iberê, que relatou a
entrega de uma lista de reivindicações a algumas entidades e organismos
atuantes no processo de ocupação do lago. Entre essas instituições,
estão o Ministério Público Federal, Ibama e Ministério de Minas e
Energia, mas até agora não houve posicionamento. Diante disso, um dos
encaminhamentos é acionar os organismos responsáveis através da
apresentação de reivindicações para que haja maior esclarecimento, antes
do enchimento do lago.
A principal preocupação, ressalvados os corredores ecológicos e outras
áreas de preservação permanente próximas ao lago, é uma indicação clara
sobre a utilização das zonas determinadas como de interesse para o
turismo e lazer.
Participaram da reunião os prefeitos e representantes das prefeituras de
Águas de Chapecó, Caxambú do Sul, Chapecó, Paial, Palmitos e São Carlos,
em Santa Catarina, e de Barra do Rio Azul, Erval Grande e Faxinalzinho,
no Rio Grande do Sul. Um novo encontro será realizado nos próximos dias
em Chapecó, com representante do Ministério Público Federal, para
apresentar detalhadamente as preocupações das prefeituras.

7ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA DO CIDADÃO
POLÍCIA MILITAR BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA
7ª COMPANHIA - Iporã do Oeste - SC FONE (049) 3634-1157






Release do dia 26/04/2010

1 Acidentes................................. 01
2 Vítimas.................................... 00
3 Ilesos........................................ 01
4 Veículos Envolvidos............... 01
5 Veículos Autuados................. 16
6 Veículos Apreendidos............ 00
7 Barreiras Realizadas............. 04
Veículos Abordados............... 85


A PMRV registrou 01 acidente de trânsito nas ultimas 24 horas na jurisdição da 7ª
Companhia.

O acidente ocorreu às 16h00min do dia 26 no km 89 da Rodovia SCT 480 município
de Xanxerê/SC, foi uma Saída de Pista Seguido de Tombamento envolvendo o caminhão
Ford/Cargo placas IMR-0482 de Tapejara/RS, conduzido por Alaerti de Oliveira
Palentier 22 anos, acidente sem vitimas.


7ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA

Um novo canal de comunicação

Um novo canal de comunicação para interagir expositores e
promotores da Feira Internacional da Industrialização da Carne
(Mercoagro) – a maior da América Latina, programada para o
período de 14 a 17 de setembro – foi criado neste ano: é o
Comitê do Expositor. A expo-feira será realizada em Chapecó, na
área de maior concentração de frigoríficos do Brasil, no oeste
catarinense, reunindo 650 empresas do setor e gerando negócios
da ordem de 150 milhões de dólares.

O presidente da Brazil Trade Shows (BTS), a empresa organizadora, Marco
Antônio Mastrandonakis, assinalou que o Comitê expressa a política de
cooperação e aproximação entre os principais stakeholders (parceiros)
da Mercoagro2010.

O Comitê de expositores adotou a metodologia de reuniões mensais entre a
BTS e 20 empresas. O comitê foi criado no início de março e dele
participam 18 empresas, entre elas, Bettcher do Brasil, Jarvis, Poly
Clip, BYG, Ulma Packaging, Handtmann, Tipper Tie do Brasil e Brapenta.
Seu objetivo é discutir melhorias em tudo o que envolve a Mercoagro,
inclusive a gestão operacional, plano de comunicação e marketing,
visitação e outros assuntos. As reuniões acontecem em São Paulo, na sede
da BTS, mas algumas poderão ser programadas para Chapecó, cidade-sede do
evento.

Mastrandonakis destacou os efeitos periféricos do evento. A expo-feira
tem grande capacidade de gerar postos de trabalho temporário. Somente a
BTS utilizará 70 profissionais de seu quadro permanente e mais de 300
profissionais temporários no período da feira. Outras 5.000 pessoas
serão empregadas temporariamente nos setores que formam o entorno de
serviços de infraestrutura e apoio da Mercoagro.

Por outro lado, o volume de recursos que circularão em Chapecó
e na região em razão da realização da Mercoagro, levando-se em
conta os serviços prestados por hotéis, restaurantes, serviços
de apoio, segurança, montadoras, transportes, etc, será da
ordem de 5 milhões de reais.

PERFORMANCE

Está concluída venda de 100% dos 300 estandes internos e há uma
lista de empresas interessadas em ingressar na expo-feira.
Espaço disponível, agora, somente nas áreas externas dos
pavilhões do parque de exposições Tancredo Neves. Cada estande
abrigará duas ou mais empresas expositoras, razão pela qual
participarão 650 expositores em uma área de 15.000 metros
quadrados. Em quatro dias, a feira receberá 35.000
visitantes/compradores do Brasil e do exterior.

As empresas expositoras compõem o maior e mais completo conjunto de
insumos para o processamento industrial de carnes: máquinas,
equipamentos, implementos, embaladoras, condimentos, correias, gases
industriais, sistemas de tratamento de efluentes, estufas e equipamentos
para congelamento e refrigeração, tripas, filtros, corantes,
aromatizantes, impermeabilizantes, utensílios, entre centenas de outros
itens.

A Mercoagro 2010 é realizada pela Brazil Trade Shows (BTS), com
promoção da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e apoio
da Prefeitura Municipal de Chapecó. Terá uma programação oficial
paralela com seminário internacional da industrialização da carne,
clínica tecnológica, laboratório experimental, mostra tecnológica e
workshop de difusão tecnológica.

Estado de Santa Catarina

A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina
(Ocesc) concedeu – durante assembleia geral realizada na última
semana – o certificado de autogestão, também conhecido como selo
de certificação, a 16 cooperativas associadas. Instituído em
2005, o selo atesta as sociedades que cumprem com todas as
normas e requisitos que caracterizam uma verdadeira cooperativa
nos aspectos sociais, doutrinários, éticos e legais. “Trata-se
de um selo de qualidade concedido pela Ocesc às filiadas que
cumprem com eficiência os princípios e as práticas
cooperativistas”, resume o diretor superintendente Geci Pungan.

Explica que a concessão do selo leva em conta o Sistema de
Acompanhamento e Avaliação das Cooperativas, o programa de organização
do quadro social, a profissionalização da gestão e as ações de
intercooperação. Foram criados indicadores de valoração desses
instrumentos e definidos os procedimentos para fixação e alcance das
metas desejadas. “Ao atender esses requisitos, uma cooperativa é
proclamada autogestionada e merece o selo de qualidade.” Essa
certificação tem validade de dois anos, findos os quais a cooperativa
deverá se habilitar para nova concessão.

A Ocesc editou um manual de procedimentos e normas para a instituição e
implantação do Certificado de Autogestão do Cooperativismo Catarinense.
Para requerer o selo, a Cooperativa obrigatoriamente deve estar filiada
a Ocesc e participar do Programa de Autogestão do Cooperativismo
Catarinense.

Durante a assembléia geral da Ocesc, o presidente Marcos
Antônio Zordan coordenou a entrega dos certificados de
autogestão para uma cooperativa de consumo (a Cooper, de
Itajaí) e 15 cooperativas de crédito: Sicoob Central, Sicoob
Blucredi, Sicoob Crediserra, Sicoob Crediban, Sicoob
Oestecredi, Sicoob Creditapiranga, Trentocredi, Sicoob São
Miguel, Sicoob Crediaraucária, Unicred Florianópolis, Unicred
Oeste Catarinense, Unicred Sul Catarinense, Unicred Central,
Unicred Lages e Unicred Blumenau.



Assembléia da Ocesc avalia resultados das Cooperativas de SC

26/04/2010



O ano de 2009 foi repleto de dificuldades para alguns ramos do
cooperativismo, mas 2010 promete ser um período de recuperação. Essa é
uma das conclusões da assembleia geral anual que a Organização das
Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) promoveu na última
semana no Centro de Eventos Terrafirme, em São José, na região
metropolitana de Florianópolis.

A assembleia, sob o comando do presidente da Ocesc, Marcos Antonio
Zordan, deu sinal verde para a construção de sede própria e aprovou as
contas de 2009, ou seja, o relatório do Conselho de Administração e o
balanço patrimonial de 2009. Também discutiu e aprovou o plano de
trabalho e a proposta orçamentária para o exercício de 2010.

Em 2009, as cooperativas catarinenses ultrapassaram a barreira de 1
milhão de famílias associadas. Nesse período, as 256 sociedades
cooperativas faturam R$ 11,3 bilhões de reais, 3% acima do ano anterior.
O quadro geral do desempenho das cooperativas revela que, em 2009, o
número de associados cresceu 17%, subindo para 1.005.195 e o número de
empregados aumentou 6%, passando a 31.730. As cooperativas pagaram R$
534,5 milhões de reais em impostos (aumento de 10%) e fecharam o
exercício com patrimônio líquido 17% maior, ou seja, R$ 2 bilhões 796,9
milhões de reais. Saúde, crédito e consumo foram os ramos de maior
expansão.

Zordan destacou que, no ano passado, a Ocesc atuou para a aprovação do
código ambiental estadual, criação de linhas de crédito para o
cooperativismo. Através do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do
Cooperativismo), foram investidos 5 milhões de reais na capacitação de
mais de 80 mil dirigentes, funcionários e cooperados.

No ramo agropecuário, a Ocesc trabalhou para a criação do programa de
capitalização das cooperativas agropecuárias (Procap Agro). No ramo de
crédito, a conquista do marco legal do cooperativismo através da lei
complementar 130/09. No ramo do transporte, o destaque foi o convênio
com a ANTT para recadastramento in loco do associados das cooperativas
de transporte junto àquela agência reguladora.

No ramo de infraestrutura dois avanços foram registrados: na esfera
estadual, a exclusão das cooperativas de eletrificação rural do
pagamento das taxas pela utilização de áreas de domínio público; na
esfera nacional, a prorrogação para 2012 da revisão da tarifa periódica.
No ramo de saúde, a promoção do encontro nacional de cooperativas de
saúde e defesa técnica e institucional junto a ANS. No ramo de trabalho,
a implantação do programa nacional de conformidade minimizou confrontos
com o Ministério Público do Trabalho.

Os presidentes das Frentes Parlamentares do Cooperativismo (Frencoop) no
Congresso Nacional, deputado federal Odacir Zonta, e na Assembléia
Legislativa de Santa Catarina, deputado estadual Reno Caramori,
relataram as atividades desenvolvidas e os principais projetos em
tramitação.





Almoço Empresarial da ACIC nesta 3ª feira

Diretor da Dudalina apresentará relação da empresa com a Junior
Achievement

27/04/2010



O Almoço Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Chapecó
(ACIC) nesta terça-feira, 27 de abril, a partir das 12 horas, na cantina
do Cesec, terá como palestrante o diretor de exportação e varejo da
Dudalina, Rui Hess de Souza, que apresentará, além da história de
sucesso da empresa, a relação com a Junior Achievement, da qual a
Dudalina é mantenedora há mais de 10 anos. Ingressos para o Almoço
Empresarial pelo telefone 3323-4100. Vagas limitadas.

A empresa atua em vários programas da Junior, recrutando voluntários
para aplicação nas escolas. “A empresa tem um carinho muito especial por
esse programa, por aliar educação e empreendedorismo”, destaca o
empresário.

Em 2009, a Dudalina desenvolveu os projetos Nosso Planeta Nossa Casa,
Introdução ao Mundo dos Negócios, Economia Pessoal, Vantagens de
Permanecer na Escola, Atitude pelo Planeta, Miniempresa e Empresário
Sombra, com o envolvimento 521 alunos, 24 voluntários e 163 horas de
atuação.

Com 50 anos de história, a Dudalina S.A. se consolidou como um
importante referencial de moda masculina no País. Em sua trajetória, a
Dudalina adaptou-se às constantes mudanças de cenários mercadológicos e
regras da economia, adotando um posicionamento estratégico coerente e
capaz de perceber e entender as necessidades do consumidor.

Mais do que um negócio do ramo têxtil, a Dudalina se destaca na
distribuição de marcas fortes. Criadas para atender a diferentes
segmentos de mercado – homens com necessidades e desejos diferentes, as
marcas Dudalina, Individual e Base dispõem de um amplo mix de produtos,
produzidos com matéria-prima diferenciada, criando nos consumidores a
emoção de vestir-se e sentir-se bem.

Com quatro unidades fabris (Blumenau, Luis Alves e Presidente Getúlio,
em Santa Catarina, e Terra Boa, no Paraná), um show room em São Paulo e
mais de 1.200 colaboradores diretos, a Dudalina mantém seu padrão de
qualidade no processo de fabricação de camisas, calças e malhas. Dotadas
de equipamentos diversificados e avançada estrutura tecnológica, as
unidades fabris da empresa são responsáveis pela produção de mais de 2,5
milhões de peças ao ano.

A Dudalina desenvolve ações permanentes que buscam estimular e garantir
a qualidade de vida de seus colaboradores, através do seu programa de
Gestão de Pessoas e projeta para os próximos anos a expansão no varejo e
a sua consolidação como uma grande gestora de marcas, praticando sempre
os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.





Conselheiros da Acic recebem secretário de agricultura Enori Barbieri

26/04/2010



O Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó
(Acic) recebe, nesta terça-feira, 27, a partir das 18h30, no auditório
da entidade, o secretário de Estado da agricultura e vice-presidente da
Federação de Agricultura e Pecuária de SC (Faesc), Enori Barbieri, recém
empossado pelo governador Leonel Pavan.

A reunião será conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo,
Milton Sordi e terá na pauta a apresentação sobre “O Futuro do
Agronegócio no Oeste Catarinense” pelo secretário Barbieri.

Além dos conselheiros, também estão convidados os diretores da Acic e
empresários interessados.



Núcleos Setoriais da Acic aumentam em 260% o número de empresas

26/04/2010



Um café-da-manhã reuniu os coordenadores dos 16 Núcleos Setoriais da
Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), nesta semana, para
uma apresentação da evolução dos números para o presidente da entidade
João Carlos Stakonski e demais diretores, além do gerente executivo,
Fabio Magro. Utilizando gráficos reproduzidos em telão, o diretor de
desenvolvimento de núcleos setoriais, Francis Marcel Post, demonstrou um
crescimento de 260% no número de empresas nucleadas nos últimos quatro
anos.

Em 2006, a Acic abrigava seis núcleos (Automecânicas, Gráficas,
Farmácias e Drogarias, Empresas de Base Tecnológica, Centros de Formação
de Condutores e Agências de Viagem), com 70 empresas nucleadas o que
representava 11% do total de associados da entidade.

Em 2007, somaram-se mais quatro núcleos aos já existentes (Profissionais
da Beleza, Consultoras, Reflorestamento 1 e Jovem Empreendedor) passando
a 10 núcleos, com 140 empresas nucleadas e representando 14% dos
associados da Acic que passavam a 1.000 empresas.

No ano seguinte, 2008, com a abertura dos núcleos dos Empresários da
Efapi, Profissionais da Saúde e Reflorestamento 2, passaram a ser 13
núcleos setoriais com 190 empresas participantes, ou seja, 16% dos
associados da Acic estavam nucleados. Neste ano, o número de ações
chegou a 520 com envolvimento de mais de 16.700 pessoas, um recorde.

Já em 2009, a Acic abrigava 15 Núcleos Setoriais, com a entrada dos
Núcleos de Comércio Exterior e Logística Internacional e de Farmácias de
Manipulação. São 240 empresas que desenvolveram 485 ações durante o ano
e representam 19% dos associados da entidade (1.300 empresas).

Neste ano, já ocorreu a abertura do Núcleo de Reflorestamento 3,
passando para 16 organismos constituídos totalizando 260 empresas
nucleadas. “Trabalhamos com a demanda para abertura de núcleos de
Metalmecânica, Clínicas Veterinárias, Reflorestamento 4 e Organização de
Eventos”, antecipa a gerente de núcleos da Acic, Fabiane da Rosa.

Após a apresentação, cada coordenador falou sobre a principal meta para
este ano e o presidente da Acic, João Stakonski, valorizou os
empresários nucleados, destacando a importância das ações no dinamismo
da Acic. O gerente executivo Fabio Magro, também ressaltou a organização
atual e elogiou a condução dos trabalhos.

Outros assuntos abordados durante o encontro foram a Feira do
Empreendedor em Joinvile, de 27 a 30 de maio, com missão
empresarial gratuita, e a escolha dos seis membros da comissão
da Feira de Negócios prevista para a segunda metade de 2010.









27 à 29 de abril, em Joaçaba

Ocesc/Sescoop promove curso para conselheiros fiscais

26/04/2010





O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo
(Sescoop/SC) promove entre os dias 27 e 29 de abril, no Hotel
Jaraguá em Joaçaba, curso para conselheiros fiscais. O
coordenador de treinamento, Ramiro Hensel, explica que o
objetivo é capacitar estes profissionais para viabilizar a
autogestão, fornecendo noções sobre as principais atribuições,
esclarecendo as responsabilidades pertinentes ao cargo.

No curso, que será ministrado pelos professores Albino GawlaK,
da ACG, Dorly Dickel da Dickel & Maffi e Elvio Silveira da
Ocesc/Sescoop/SC, serão abordados tópicos como a construção de
valores morais, sociais e culturais, a cooperação na família,
na comunidade e na cooperativa, histórico e evolução do
cooperativismo, princípios do cooperativismo, legislação
cooperativista, gestão e controle, direitos e deveres dos
associados, autogestão, estatuto social, aspectos contábeis,
demonstrações contábeis, análise de balanço, indicadores de
balanço, indicadores para análise de gestão, plano de trabalho,
organização de reuniões, lavratura de atas do conselho fiscal,
elaboração do parecer do conselho fiscal.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de abril através do
site www.ocesc.org.br. A taxa de participação é de R$ 100.
Informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3878 8800.



Fundador da Natura na Expogestão 201O
26/04/2010



O fundador da Natura, economista Antônio Luiz da Cunha Seabra é um
dos palestrantes da Expogestão - Congresso Nacional de Atualização
em Gestão e Feira de Produtos e Serviços da Gestão, agendada para o
período de 18 a 21 de maio, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville
(SC). A palestra a primeira da programação do dia 20. O evento é
realizado pela Ópera Eventos Corporativos e organizado pela Messe
Brasil Feiras & Promoções, e conta com apoio da Associação Comercial
e Industrial de Chapecó (ACIC).

Aos 25 anos de idade, Seabra se tornou gerente administrativo de um
laboratório, e dois anos depois inaugurou uma loja própria, em São
Paulo. Nascia a Natura, há 41 anos. Presente em sete países da América
Latina e na França, a Natura é líder no mercado de cosméticos,
fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta.

Para Seabra, a sustentabilidade apresenta conexão direta com o cultivo
da beleza e com o respeito ao ambiente, à natureza e às pessoas. Para o
público da Expogestão, ele vai mostrar como transformar sustentabilidade
na seiva vital de uma empresa e alcançar excelentes resultados fazendo o
que se acredita ser o certo.

A programação da oitava edição da Expogestão conta com nove palestrantes
e mediadores de renome nacional e internacional que trazem à Joinville
as mais novas tendências da gestão. As palestras e debates do Congresso
discutem assuntos em torno de grandes temas atuais como: futuro,
inovação, relacionamentos, cultura organizacional, economia e negócios,
gestão de pessoas, empreendedorismo e busca da excelência.

A expectativa da organização é de que mais de 2.500 pessoas –
número atingido em 2009 - assistam às palestras em 2010,
considerando a excelência da grade do Congresso e o fato de o
mercado não estar recessivo como em 2009. No ano passado, a
feira contou com 115 expositores e um público de mais de 10 mil
visitas. Os 35 workshops temáticos contaram com 1.400
participantes.

Os ingressos estão à venda no www.expogestao.com.br ou pelo
0800 606 4200.



Os benefícios da drenagem linfática na gestação

26/04/2010



A gravidez é um momento muito especial para a mulher, que representa a
geração de uma vida, uma semente para o futuro e a continuação da árvore
familiar. São meses que misturam sensações diferentes como a ansiedade
pela criança que virá ao mundo e preocupações relacionadas à saúde da
mamãe e do bebê. É um período marcado por mudanças físicas e
sistemáticas no corpo da mulher.

Durante a gestação há um aumento na produção hormonal, responsável por
várias modificações estruturais e musculares. Alguns dos hormônios
essenciais na gravidez são responsáveis pela tendência de reabsorver
sódio causando a retenção de líquido na gestante, principalmente nas
mãos, pés e pernas.

A fisioterapeuta da Clínica Reichmann, Fabíola K. Jung, explica que a
drenagem linfática é o tratamento estético mais indicado para a
gestante, a partir do terceiro mês de gestação. É uma massagem suave e
lenta, que ajuda a reduzir a retenção de líquido e diminuir os inchaços
comuns da gravidez, que aparecem principalmente no primeiro e no último
trimestre.

“A drenagem linfática trata as complicações decorrentes da gestação,
auxiliando no alívio de problemas circulatórios e musculares, bem como
de outros problemas relacionados às mudanças hormonais, tais como
enxaqueca, insônia, constipação intestinal e cansaço, além de
proporcionar relaxamento à gestante”, argumenta Fabíola.

A técnica estimula a circulação venosa e linfática, reduzindo a retenção
de líquido e diminuindo os inchaços típicos da gravidez, além de
estimular a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para
a amamentação; previne e combate às varizes e sensação de pernas
cansadas, combate à celulite e às estrias; alivia tensões e reduz dores
musculares. Além disso, a fisioterapeuta explica também que durante o
tratamento, as grávidas passam a se conhecer mais e aceitam melhor a
nova identidade corporal. Desta forma, a mulher passa a ter aumento do
bem-estar emocional, fortalecendo ainda mais o vínculo mãe-bebê.

A fisioterapeuta, alerta que a drenagem linfática é contraindicada para
grávidas com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose
venosa profunda, infecções de pele e erupções cutâneas. “É importante
ressaltar que a drenagem linfática deve ser feita por fisioterapeutas,
pois a técnica mal executada pode estimular as contrações uterinas e
causar até a precipitação do parto a partir do sexto mês de gestação.
Podendo também comprometer a circulação e causar hematomas”, adverte
Fabíola.



Prevenção primária pode evitar cerca de 30% dos casos de câncer

26/04/2010

Desenvolver um trabalho de sensibilização aos colaboradores do Complexo
Unimed Chapecó com foco na prevenção do câncer. Este foi o objetivo da
palestra promovida pelo Centro de Oncologia da Unimed Chapecó, em
parceria com o Programa de Medicina Preventiva (Univida) e com a
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), ministrada pela
médica oncologista, Márcia Kotz, neste mês de abril, no auditório Dr.
Valmor Lunardi. A data marcou o Dia mundial de combate ao câncer
comemorada no dia 8 de abril.



A abertura do evento foi feita pelo enfermeiro e coordenador do Centro
de Oncologia da Unimed Chapecó, José Renato Weber. Ao abordar a
importância de hábitos preventivos, justificou que, segundo dados do
Instituto Nacional do Câncer (INCA) as neoplasias malignas constituem-se
na segunda causa de morte na população, desde 2003.

Márcia Kotz, explicou que câncer é o nome dado a um conjunto de mais de
100 doenças que possuem um crescimento desordenado de células. “Cerca de
30% dos casos podem ser evitados através de ações de prevenção primária
e 30% das mortes podem ser evitadas através de ações de detecção precoce
articuladas à ampliação do acesso ao tratamento adequado”, alertou.

Estimativas do INCA apontam para 2010, cerca de 236.240 novos casos de
câncer em homens. Nas mulheres, a previsão é de 253.030 casos através de
localização primária. Outros dados apresentados pela palestrante apontam
que 20 milhões de pessoas tem câncer no mundo e 500 mil novos casos
surgem por ano no Brasil. Ao alertar sobre os fatores de riscos e
hábitos preventivos, Márcia, salientou que o câncer não é apenas um
problema para os especialistas. Ele deve ser encarado por todos.

Entre os fatores de risco, foram apontados a dieta (37%), o tabaco
(31%), reprodutivo (7%), alcool (3%), geofísico (3%), reprodução (2%),
tratamento médico (1%) e poluição (2%). As causas atribuídas para a alta
mortalidade associada ao câncer estão relacionadas ao fumo, álcool,
hormônios reprodutivos, poluição de ar, água e alimentos, produtos
farmacêuticos, entre outros. A pré-disposição genética foi citada como
causa interna e o meio ambiente, hábitos, costumes foram apontados como
causas externas. “De 80 a 90% das causas, são ambientais, como por
exemplo o cigarro (câncer de pulmão) e a exposição solar (câncer de
pele), entre outros”.



De que forma pode ser feita a prevenção?

A prevenção pode ser feita de duas formas. Uma delas é através de
campanhas de saúde e a outra através de métodos de rastreamento e
detecção precoce do câncer, orientação aos pacientes e familiares quanto
aos exames específicos e capacitação da equipe de trabalho para prestar
assistência adequada.

Entre as atitudes preventivas, Márcia, orientou a mudança de hábitos
alimentares que, além de prevenir o câncer, contribuem para prevenção de
doenças cardíacas, obesidade, entre outras. Estimulou o consumo de
frutas, verduras, legumes e cereais que contém vitaminas e fibras e, com
isso, agem como defesas naturais do organismo. “Atenção para as
vitaminas em comprimidos. Elas não substituem os alimentos saudáveis”,
alertou.

A médica também estimulou a prática de atividades físicas e orientou
para os cuidados com os hábitos sexuais. Promiscuidade sexual, falta de
higiene, precocidade no início da vida sexual, variedade de parceiros,
entre outros, expõem para vírus como herpes vírus tipo II, papiloma
vírus, entre outros.



“O consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta
pobre em fibras, stress, vida sedentária, obesidade e tabagismo também
devem ser evitados para prevenir os tumores malignos”, finalizou.

No sábado, dia 10, foi realizada panfletagem na Avenida Getúlio Vargas,
visando orientar sobre medidas preventivas ao câncer.





Você sabia?

Câncer de Pulmão: É o mais comum de todos os tumores malignos,
apresentando aumento de 2% por ano na incidência mundial.

Estimativas de novos casos em 2010: 27.630

Número de mortes em 2008: 20.485



Câncer de Mama: Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é
o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a
cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é
relativamente bom.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Nasa (Agência Espacial Americana) divulgou nesta quinta-feira novas imagens do Sol registradas pela sonda SDO (Observatório de Dinâmica Solar). De acordo com a agência, as fotos mostram as explosões gigantescas e grandes arcos de gases.

A sonda enviou fotografias em alta definição que devem ajudar os cientistas a compreender a atividade solar e o impacto da atividade na Terra.

Segundo o site da Nasa, os pesquisadores esperam conseguir prever o comportamento da estrela da mesma forma que os meteorologistas conseguem prever o clima do planeta.

RÁDIO CORAÇÃO FM

A Coração Fm, entrou no ar em carácter experimental, no dia 31 de dezembro de 2008, as 12:32Hs.



Em 09 de fevereiro de 2009, Sua programação começava a ganhar corpo, com entrada de locutores ao vivo, e aos poucos foram introduzidos alguns programas com participações dos seus ouvintes.



A Rádio Coração Fm teve seu planejamento traçado por mais de 6 meses, tudo que está sendo introduzido em sua programação, inclusive os comunicadores, foram cuidadosamente elaborados, e ainda alguns passam por laboratórios.



Hoje, começa a ganhar força em toda região, despontando como líder de audiência, com uma programação simpática, e locutores com dinamismo em sua comunicação, cada dia mais, ganhamos adeptos ao nosso estilo, Popular de ser.



Rádio Coração Fm, A Nova Rádio Da Região.



Quilombo - Sc

A PMRV não registrou acidente de trânsito

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA DO CIDADÃO
POLÍCIA MILITAR BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA
7ª COMPANHIA - Iporã do Oeste - SC FONE (049) 3634-1157






Release do dia 21/04/2010

1 Acidentes................................. 00
2 Vítimas.................................... 00
3 Ilesos........................................ 00
4 Veículos Envolvidos............... 00
5 Veículos Autuados................. 12
6 Veículos Apreendidos............ 00
7 Barreiras Realizadas............. 06
Veículos Abordados............... 63


A PMRV não registrou acidente de trânsito nas ultimas 24 horas na jurisdição da
7ª Companhia.

ORIENTAMOS AOS MOTORISTAS QUE DEVIDO A CHUVA A INCIDENCIA DE NEBLINA É MUITO
GRANDE, POR ISSO ALERTAMOS PARA QUE CIRCULEM COM SEUS VEICULOS SEMPRE COM FAROL
LIGADO.

7ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE
PARA POPULAÇÃO ACIMA DE 60 ANOS

O objetivo da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) H1N1 e Influenza Sazonal é diminuir o risco de adoecer, o número de casos graves e mortes associadas a influenza (gripe).
As vacinas em Formosa do Sul serão ministradas no período de 24 de Abril à 07 de Maio de 2010, com escala de vacinação na sede e comunidades do município conforme abaixo
DATA COMUNIDADE LOCAL HORÁRIO
24 de Abril SEDE Posto de Saúde 08:00 às 17:00hs
26 de Abril Bairro Meneghetti Núcleo 14:00 hs
27 de Abril L. São Miguel Pavilhão 14:00 hs
27 de Abril L. Dhein Pavilhão 14:00 hs
27 de Abril L. Barão do Triunfo Pavilhão 14:30 hs
27 de Abril L. Nova Aratiba Pavilhão 15:00 hs
27 de Abril L. Canela + Vila Pavilhão 15:30 hs
29 de Abril L. Serra Alta Pavilhão 14:00 hs
29 de Abril L. Segalin Pavilhão 14:15 hs
29 de Abril L. Beira Rio Pavilhão 14:30 hs
29 de Abril L. Santa Inês Pavilhão 14:45 hs
29 de Abril L. Guarani Pavilhão 15:00 hs
29 de Abril L. Conte Pavilhão 15:30 hs

Desde já agradecemos a presença de todos. Equipe de Vacinação.

Para vacinação é necessário a apresentação do Cartão de Vacina ou da Carteira de Identidade para quem fizer a vacina pela primeira vez.
Não há contra indicação na administração de vacina. Todos os idosos acima de 60 anos podem e devem comparecer nos locais de vacinação. É um direito seu!
Caso você saiba de idoso acima de 60 anos que não tenha recebido a vacina ou não possa se locomover até os Postos de Vacinação comunique a Unidade Sanitária.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vulcão entra em erupção na Islândia

Um Grupo de pessoas observa a erupção do vulcão Eyjafjallajockull, no sul da Islândia. Segundo informações divulgadas pela imprensa hoje, o vulcão segue em erupção impedindo os moradores da região de voltar para casa.

No último domingo, mais de 600 pessoas foram evacuadas pela erupção do vulcão Fimmvorduhals, também no sul da Islândia, que obrigou o governo a decretar estado de emergência na região. As pessoas evacuadas, que vivem em três cidades próximas ao vulcão, foram hospedadas em uma escola e atendidas por funcionários da Cruz Vermelha.

O vulcão subterrâneo Fimmvorduhals, cuja erupção era esperada pelos especialistas havia tempo, está situado sob o gelo, entre as geleiras de Eyjafjalla e Mýrdal, cerca de 120 quilômetros ao leste de Reykjavik. A erupção abriu uma rachadura de comprimento entre 500 metros e um quilômetro no gelo. O Fimmvorduhals não entrava em erupção desde 1823.

A Islândia é uma ilha formada pela atividade vulcânica e ainda conta com inúmeros vulcões subterrâneos ativos. O mais conhecido é o Hekla, que entrou em erupção pela última vez há 10 anos.



Grupo de pessoas observa a erupção do vulcão Eyjafjallajockull, no sul da Islândia. Segundo informações divulgadas pela imprensa hoje, o vulcão segue em erupção impedindo os moradores da região de voltar para casa. No último domingo, mais de 600 pessoas foram evacuadas pela erupção do vulcão Fimmvorduhals, também no sul da Islândia, que obrigou o governo a decretar estado de emergência na região. As pessoas evacuadas, que vivem em três cidades próximas ao vulcão, foram hospedadas em uma escola e atendidas por funcionários da Cruz Vermelha. O vulcão subterrâneo Fimmvorduhals, cuja erupção era esperada pelos especialistas havia tempo, está situado sob o gelo, entre as geleiras de Eyjafjalla e Mýrdal, cerca de 120 quilômetros ao leste de Reykjavik. A erupção abriu uma rachadura de comprimento entre 500 metros e um quilômetro no gelo. O Fimmvorduhals não entrava em erupção desde 1823. A Islândia é uma ilha formada pela atividade vulcânica e ainda conta com inúmeros vulcões subterrâneos ativos. O mais conhecido é o Hekla, que entrou em erupção pela última vez há 10 anos.


Grupo de pessoas observa a erupção do vulcão Eyjafjallajockull, no sul da Islândia. Segundo informações divulgadas pela imprensa hoje, o vulcão segue em erupção impedindo os moradores da região de voltar para casa. No último domingo, mais de 600 pessoas foram evacuadas pela erupção do vulcão Fimmvorduhals, também no sul da Islândia, que obrigou o governo a decretar estado de emergência na região. As pessoas evacuadas, que vivem em três cidades próximas ao vulcão, foram hospedadas em uma escola e atendidas por funcionários da Cruz Vermelha. O vulcão subterrâneo Fimmvorduhals, cuja erupção era esperada pelos especialistas havia tempo, está situado sob o gelo, entre as geleiras de Eyjafjalla e Mýrdal, cerca de 120 quilômetros ao leste de Reykjavik. A erupção abriu uma rachadura de comprimento entre 500 metros e um quilômetro no gelo. O Fimmvorduhals não entrava em erupção desde 1823. A Islândia é uma ilha formada pela atividade vulcânica e ainda conta com inúmeros vulcões subterrâneos ativos. O mais conhecido é o Hekla, que entrou em erupção pela última vez há 10 anos.

Santa Catarina quer atingir a marca de 25.000

Até o final deste ano, Santa Catarina quer atingir a marca de 25.000
adesões ao programa do microempreendedor individual (MEI) que entrou em
vigor dia 1o de julho do ano passado através da lei complementar 128/08,
concedendo a oportunidade de regularização para os empreendedores
individuais. A meta é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) que promoverá neste feriando do
dia 21 uma grande mobilização no oeste catarinense.

Técnicos, colaboradores e terceirizados estarão, das 9 às 17
horas, na coordenadoria regional do Sebrae/SC em Chapecó, na
agência do Sebrae em Xanxerê, no posto de atendimento do Sebrae
em Pinhalzinho e no posto de atendimento do Sebrae em Concórdia,
para atender e orientar as pessoas interessadas em sair da
chamada “economia informal” e legalizar a atividade econômica
que exercem.

Para avaliar os resultados parciais do MEI, o diretor
superintendente Carlos Guilherme Zigelli, o diretor técnico
Anacleto Ângelo Ortigara, o coordenador regional Enio
Parmeggiani e o coordenador do programa, Sérgio Cardoso
reuniram-se em Chapecó com a equipe técnica que atua no oeste
catarinense. O esforço para retirar da informalidade milhares de
agentes econômicos está dando resultado e o Sebrae já
contabiliza mais de 35.000 atendimentos até agora com mais de
8.000 empreendedores individuais cadastrados. Até dezembro serão
150.000 atendimentos e 25.000 cadastrados. Se considerado que
existem 400.000 empresas juridicamente constituídas (CNPJ) no
território catarinense, a meta do Sebrae é arrojada, observa
Ortigara.

Desde o ano passado, o Sebrae divulga o processo de formalização
dos microempreendedores catarinenses, orienta sobre o registro
do programa e debate com as prefeituras as responsabilidades do
poder público no atendimento a esta nova categoria, destaca o
coordenador do MEI, Sérgio Fernandes Cardoso. Em razão da
articulação do Sebrae, 205 municípios catarinenses editaram e
sancionaram a lei municipal do microempreendedor individual. As
prefeituras são fundamentais para andamento da formalização.

Dados de 2003 apontam que existiam na época, 9 milhões de
pessoas atuando em atividade informal. Atualmente, estima-se que
este número alcance cerca de 12 milhões, o que reforça a
importância da criação do programa. Pesquisas revelam que 80%
das pessoas que atuam informalmente trabalham sozinhas e cerca
de 12% atuam em duas pessoas.

Mais de 400 ocupações podem se transformar em empreendedores
individuais, dentre elas ambulantes, artesãos, vendedoras de
cosméticos, cabeleireiros, manicures, esteticistas, costureiras,
fabricantes de bijuterias, sapateiros, borracheiros, pintores,
vendedores de cachorro-quente e outros detentores de pequenos
negócios.

Ortigara enfatiza que o Empreendedor Individual visa oportunizar aos
empreendedores e trabalhadores a atuar em atividade formal, ter direito
aos benefícios previdenciários e acesso ao crédito especial disponível
em Santa Catarina.

Podem se tornar empreendedor individual quem faturar até 36 mil
reais por ano, tenha no máximo um empregado, não tenha filial e
não seja sócio de outra empresa. É recomendável que o
interessado procure a Prefeitura para saber se há restrição para
exercer sua atividade no local escolhido. Depois, deve procurar
um escritório de serviços contábeis que fará, gratuitamente, a
inscrição no MEI através do Portal do Empreendedor.

Para se cadastrar, o interessado deve levar carteira de
identidade, CPF, comprovante de residência, carnê do IPTU e
informar o local e atividade que exerce. A carga tributária
decorrente da formalização é extremamente barata – apenas 62,10
reais por mês, sendo 56,10 reais para o INSS, 5 reais para ISS e
1 real para ICMS. Ficará isento do PIS, Cofins, IRPJ, CSLL, IPI,
salário-educação, contribuição sindical e contribuição para o
sistema “S”.

VANTAGENS

São muitas as vantagens objetivas que terá o microempreendedor
individual com a formalização. A empresa será registrada na
hora, de graça e pela internet, terá CNPJ, poderá conquistar
novos clientes (poderá, inclusive, vender para o Governo), apoio
técnico do Sebrae, possibilidade de crescer em ambiente seguro,
trabalhar de forma legal, formalização simplificada e sem
burocracia, baixíssimo custo de formalização e acesso a linhas
de crédito do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Não é
obrigado emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, mas
somente quando vender produto ou serviço para pessoa jurídica.

A PMRV registrou 01 acidente de trânsito nas ultimas 24 horas

Release do dia 20/04/2010

1 Acidentes................................. 01
2 Vítimas.................................... 01 leve
3 Ilesos........................................ 00
4 Veículos Envolvidos............... 02
5 Veículos Autuados................. 37
6 Veículos Apreendidos............ 01
7 Barreiras Realizadas............. 13
Veículos Abordados............... 296


A PMRV registrou 01 acidente de trânsito nas ultimas 24 horas na jurisdição da 7ª
Companhia.


O 1º acidente ocorreu às 14h00min do dia 20/04/10 no km 24 da Rodovia SC 473, no
município de Campo êre/SC, foi uma colisão frontal, envolvendo o automóvel GM
Chevrolet Classic Placas EGN 8605 de Itapetininga/SP, conduzido por Adriano
Batista Ribeiro de 40 anos, e a Motocicleta CG 125 Titan de placa IJH 1445, do
município de Monte Castelo/SC, conduzida por Moacir Antunes de 20 anos VITIMA
LEVE. Danos foram de pequena e Grande monta na motocicleta.


7ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA

A Universidade do Oeste de Santa Catarina

A Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Chapecó -
através do curso de Comércio Exterior, a Associação Comercial e
Industrial de Chapecó (Acic), a Fiesc/IEL, Senai e a Agência
Comercial Holandesa promovem na segunda (26) e terça-feira
(27), em Chapecó, encontro de apresentação de oportunidades de
negócios entre o oeste catarinense e a Holanda.

Participarão do evento empresários e estudantes interessados
nas relações internacionais, entre Brasil e Holanda,
especialmente no que diz respeito ao agronegócio. O objetivo é
apresentar a Agência Comercial Holandesa e as oportunidades de
negócios, parcerias, tecnologia e serviços ao empresariado da
região oeste de SC, e oportunizar aos estudantes a aproximação
do cenário das relações internacionais.

O diretor da Unoesc Chapecó, professor Eliandro Gustavo Bortoluzzi,
salienta que ações como essa deverão ocorrer com mais frequência a
medida que o curso de Comércio Exterior, que iniciou suas atividades
neste semestre, estiver se consolidando. “O evento será uma oportunidade
de integração entre acadêmicos, mercado e comunidade internacional. Sem
dúvida a iniciativa irá resultar num diferencial na formação destes
profissionais formados pela Unoesc”, afirma.

No dia 26, às 19 horas, no auditório da Unoesc Chapecó, inicia o
encontro com apresentação da economia regional de Chapecó, que será
conduzida pelo diretor de feiras e eventos da Acic e vice-presidente
regional oeste da Facisc, Vincenzo Mastrogiacomo. Às 19h30 ocorrerá
apresentação das atividades/novidades em agronegócio com a Holanda, que
está sob responsabilidade dos representantes da Netherlands Business
Support Office (NBSO), Erik Baudoin e Luiz Bueno. O encerramento será às
20h45 com coquetel oferecido pela Unoesc Chapecó, aos participantes. Os
empresários participarão gratuitamente, e os estudantes deverão fazer a
inscrição no valor de R$ 10, na secretaria do curso de Administração,
para emissão do certificado de participação.

No dia 27, às 9 horas, os participantes serão recebidos pela diretoria
da Aurora Alimentos e às 10 horas será realizada uma visita à planta da
agroindústria.

No mês de março, a convite do diretor geral da Unoesc Chapecó,
professor Eliandro Gustavo Bortoluzzi, esteve em Chapecó, o
representante da Agência Comercial Holandesa, Erik Baldoin, com
o objetivo de organizar o evento que ocorrerá neste mês e
também para participar do Agrogestão 2010.

NBSO
A Delegação Comercial Holandesa, ou Netherlands Business Support Office
(NBSO), tem como propósito incrementar as relações comerciais entre
empresas holandesas e brasileiras. NBSO's foram criados por uma
iniciativa do Ministério da Fazenda e do Ministério das Relações
Exteriores da Holanda.

No mundo, existem escritórios na Alemanha (1), Brasil (2), China (6),
Estados Unidos (1), França (2), Índia (2), México (1), Polônia (1) e
Romênia (1), Russia (1) e Turcia (1). No Brasil, os escritórios estão
em Porto Alegre e no Recife. Eles trabalham em conjunto com os
departamentos econômicos da embaixada do Reino dos Países Baixos
(Holanda) e dos consulados gerais no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A Delegação Comercial Holandesa está capacitada para dar apoio e
orientação às empresas holandesas e brasileiras, com ênfase nas pequenas
e médias.

Dresch questiona governo por indicação de Parisotto

“Estão colocando a raposa para cuidar dos ovos. É uma irresponsabilidade o
governo abrir mão de sua cadeira na empresa”, afirma o deputado

O deputado Dirceu Dresch (PT) questionou a base do governo sobre a
indicação do investidor Lírio Parisotto para representar o governo no
Conselho de Administração da Celesc. Ao defender a moção contrária à
indicação de Parisotto, apresentada pela bancada do PT na Comissão de
Constituição e Justiça na manhã desta terça-feira (20), Dresch perguntou se
algum dos deputados da base do governo sabia quem indicou o empresário. “O
governo deveria esclarecer quem foi que indicou e nomeou Parisotto no
Conselho da Celesc, até para poder defender sua posição.” Citando informação
da coluna do jornalista Moacir Pereira, publicada no jornal Diário
Catarinense, Dresch afirmou: “o governador Leonel Pavan diz que atendeu a
um pedido de Luiz Henrique da Silveira. Já o ex-governador alega que não
sabia e se diz irritado com a indicação. O presidente da Celesc Holding,
Sérgio Alves, viajou. Afinal, quem indicou Parisotto?”

A moção da Bancada do PT, solicitando que o governador Leonel Pavan reveja a
indicação de Parisotto ao Conselho de Administração da Celesc, foi aprovada
na sessão plenária. Conforme Dresch, a manutenção da indicação do investidor
fortalece a tese de que o atual governo não se opõe à privatização da
Celesc. “Estão colocando a raposa para cuidar dos ovos. É uma
irresponsabilidade o governo abrir mão de sua cadeira na empresa, diminuir a
representatividade do Estado em benefício de investidores que veem a Celesc
apenas pela ótica do lucro, e não como uma estatal que tem compromisso com o
desenvolvimento estratégico de todo o estado de Santa Catarina.”