sábado, 19 de julho de 2008

PLANO DE AULA

Plano de Aula

Título: Plásticos: o cotidiano na química.

Contextualização: As inúmeras vantagens dos materiais plásticos fizeram com que tais produtos sejam hoje largamente utilizados em nossa sociedade. Entretanto, esses materiais têm ocasionado inúmeros estragos ao ambiente.
Uma saída econômica e ecologicamente correta para minimizar tais problemas é reduzir sue emprego, reutiliza-lo ou recicla-lo. Para que isso seja feito, faze-se necessário a identificação dos vários polímeros para que possam ser separados por características físicas, densidades, pontos de fusão e ebulição, polímeros semelhantes, etc. Esse conhecimento químico, que ajuda na separação adequado e sua melhor reutilização.

Problematização: Hoje os plásticos estão muito presentes em nossa vida, tais como embalagens, utensílios, adesivos, etc. No entanto é um material de fácil descarte e difícil decomposição, trazendo inúmeros danos ao meio ambiente. Daí a questão, seria a química, através de seus conteúdos capazes de tratar da conscientização social para a redução do consumo, reutilização e reciclagem deste material?

Objetivo: Promover, através dos conteúdos de química, a conscientização para o uso adequado de materiais plásticos, a redução do consumo e a reciclagem deste material com a intenção da preservação do meio ambiente.

Ações: A partir da problematização proposta, desenvolver as seguintes atividades:
Primeira aula: Pesquisar em mídia virtual sobre tipos de plásticos, suas siglas e características, dados sobre utilização, descartes possibilidades de reutilização e reciclagem;
Segunda, terceira, quarta e quinta aulas: Com material pesquisado, desenvolver conteúdo sobre tabela periódica, utilizando os elementos formadores dos plásticos pesquisados;
Sexta aula: Desenvolver aula experimental com polímeros através da lactose e relatório da demonstração.
Sétima aula: Produzir cartazes e divulga-los na escola referindo-se aos problemas do uso excessivo, a reutilização e a reciclagem dos materiais plásticos;
Oitava e nona aula: Produção de mapa conceitual com enfoque de auto-avaliação e avaliação do ensino-aprendizagem.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Adjanes!
Esta temática é muito relevante e as formas de encaminhamento de suas aulas podem contribuir para reduzir esta importante problemática ambiental.
Abraços