Pages

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Detran prorroga prazos para pagamento do licenciamento 2009


O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e a Secretaria Estadual da Receita decidiram nesta sexta-feira 31 alterar o calendário de licenciamento 2009 da frota de veículos do Estado devido a uma falha técnica no link da operadora de telefonia OI, que impediu a emissão de guias para pagamento de taxas e do IPVA.
O prazo que se encerrava hoje para pagamento do licenciamento dos veículos com placa final 7, o pagamento da 2ª parcela do IPVA final 8 e o prazo para desconto de 10% no IPVA dos veículos com placa final 9 ou para o parcelamento do referido imposto em 3 vezes, foi prorrogado para a próxima sexta-feira 07.
A medida é para garantir que os usuários não sejam prejudicados pela falha técnica e tenham uma segunda chance de efetuar o pagamento sem a cobrança de juros e multa.
WSCOM.

Após anúncio do PMDB, Arthur Virgílio diz que também poderá entrar com representação contra Renan


O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) anunciou que poderá entrar com uma denúncia ou, se apoiado pelo partido, com mais uma representação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, desta vez contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), por quebra de decoro parlamentar. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (31) pelo próprio Arthur Virgílio, que ainda vai discutir o assunto em reunião do PSDB, na próxima terça-feira (4).
De acordo com a imprensa, Renan Calheiros informou na quinta-feira (30) que o PMDB protocolará na próxima semana uma representação contra o líder tucano, notícia não confirmada oficialmente pela Agência Senado. Para Arthur Virgílio, Renan Calheiros quebrou o decoro parlamentar ao fazer esse anúncio, que para ele seria uma forma de "intimidação". A medida seria uma resposta do PMDB às três representações protocoladas pelos tucanos contra o presidente do Senado, José Sarney, no Conselho de Ética. Além de outras três denúncias apresentadas individualmente por Arthur Virgílio, duas delas assinadas em conjunto com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
- Houve uma visível quebra de decoro parlamentar por parte de Renan, pois ele anunciou que só me denunciaria no Conselho se os interesses dos grupos dele fossem contrariados. Se não fosse, não denunciaria. Renan usou um tom de ameaça. Ele está retaliando o PSDB e a mim porque não me calei contra essa máfia que se instalou no Senado. Ele avisou: não se meta com a minha máfia que não me meto com você. Ele quebrou o decoro de forma lamentável - asseverou Arthur Virgílio, referindo-se às várias denúncias de irregularidades que vêm sendo publicadas contra José Sarney.
Arthur Virgílio declarou que sua vida é limpa e nada teme, mas admitiu que a denúncia de Renan poderá se basear no fato de ter mantido, durante um ano e meio, em seu gabinete, um assessor que, embora recebesse pelo Senado, residia na Espanha, onde fazia curso de teatro. O senador tucano informou, há algumas semanas, que ressarciria integralmente o Senado pelos gastos com esse assessor.
Questionado sobre a possibilidade de a crise no Senado e as muitas denúncias e representações no Conselho de Ética atrapalharem a votação de projetos importantes para o país, Arthur Virgílio afirmou que não abre mão de continuar votando todas as propostas de interesse da sociedade.
- Não vejo como essa crise pode atrapalhar a votação de projetos no Senado. O que atrapalha é a permanência do Sarney na Presidência da Casa, cargo que ele não larga nunca - observou o líder do PSDB.Agência Senado .

União é o 1º finalista da copa Másters Vale do Pajeú



Jogando nesta quinta-feira 30/07 no estádio "O Pereirão" na cidade de Serra Talhada pelo campeonato de veteranos, a equipe do União sedeu ao empate no final do jogo e empatou pelo placar de 2 x 2 diante do time da A .D. E, sendo os gols marcados por Prego e Paulo, ambos no primeiro tempo. Mesmo assim o União chegou a final da competição pois venceu a equipe acima citada no jogo anterior pelo placar de 2 x 0. Agora ficamos esperando o outro finalista que sairá do jogo entre o Ferroviário e Peladão, disse o diretor Arimatéa Fidelis, bastante satisfeito por sua equipe ter chegado ao final da competição. Arimatéa(tea).

Oswaldo Trigueiro é nomeado pelo governador como novo Procurador Geral de Justiça




O promotor de justiça, Oswaldo Trigueiro Filho, foi nomeado nesta sexta-feira, à noite, como o novo Procurador Geral de Justiça cujo ato está sendo publicado no Diário Oficial do Governo do Estado, depois de assinado pelo governador José Maranhão.
Oswaldo Trigueiro foi o membro do Ministério Publico estadual mais votado na eleição para escolha da lista tríplice e já na mesma noite, após proclamado o resultado, ele recebeu ligação do governador antecipando que iria nomea-lo.
Agora, a partir desta sexta-feira começam os entendimentos visando a definição da data e local de posse do novo procurador geral que substituirá a atual Janete Ismael.wscom.

Resultado da 15ª rodada do brasileirão


Náutico 1x2 Santos
Coritiba 2x2 Botafogo
Internacional 3x2 Barueri
Goiás 3x0 Atlético-PR
Palmeiras 1x0 Fluminense
Santo André 1x1 Corinthians
Cruzeiro 1x0 Sport
Flamengo 3x1 Atlético-MG
Avaí 4x0 Vitória
São Paulo 2x1

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Lideranças políticas de Itabaiana, Imaculada e Juru se reúnem com Maranhão


O governador José Maranhão recebeu em audiência no Palácio da Redenção na noite desta quarta-feira (29), a prefeita de Itabaiana, Eurídice Moreira (Dona Dida), do PTB, numa visita institucional. A prefeita apresentou alguns pleitos administrativos ao chefe do Executivo estadual, a exemplo das obras de conclusão de hospital, a restauração de antiga ponte de acesso à cidade (que está em licitação) e calçamento de ruas. A prefeita de Itabaiana afirmou que o governador foi muito receptivo e a ajuda do Governo do Estado vai contribuir com sua administração, para que o município cada vez mais seja beneficiado. O prefeito do município sertanejo de Imaculada, José Ribamar da Silva, também foi recebido em audiência pelo governador José Maranhão e apresentou seus pleitos. Declarou que a parceria com o Estado vai criar condições de proporcionar melhorias para a população. O prefeito informou que o município poderá ter a construção de uma escola estadual, com doação do terreno pela Prefeitura. Também foi discutida a reabertura do hospital de Imaculada e um convênio na área do transporte escolar. Sobre o hospital, o governador determinou que o secretário da Saúde, José Maria de França, faça uma visita as instalações para avaliar a recuperação. Ainda na agenda administrativa desta quarta-feira (29), o governador Maranhão recebeu o ex-candidato a prefeito de Juru, Luiz Galvão (PSB), e mais duas lideranças locais. Nas três audiências com o governador, as lideranças dos três municípios estavam acompanhadas do deputado federal Marcondes Gadelha (PSB).psonlinebr.

Sancionada lei sobre atuação de motoboy e mototaxista


O projeto de lei do Senado que regulamenta as profissões de mototaxista, motoboy e motovigia, aprovado pelo Plenário na última sessão deliberativa antes do recesso parlamentar, foi sancionada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova lei será publicada hoje no Diário Oficial da União.A matéria (PLS 203/01), no entanto, foi sancionada com um veto ao parágrafo único do artigo 3º, que especifica as atribuições do serviço de motovigia.Em entrevista à Agência Brasil, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, explicou que a definição da atividade de motovigia deve ser tema de relação contratual entre a empresa que vai prestar o serviço de segurança e a comunidade atendida pelo serviço, e não de lei.A nova lei determina para o exercício das profissões a idade mínima de 21 anos completos do condutor, dois anos de experiência em condução de motocicleta, além de habilitação em curso especializado, a ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O Contran também será responsável por fiscalizar as normas de segurança estabelecidas pela lei, como o uso, pelos condutores, de colete dotado de refletores. O prazo para que sejam feitas essas adequações e cumpridas as exigências da lei é de 365 dias. Quem infringir as normas de segurança estará sujeito às infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro.De autoria do então senador Mauro Miranda, o projeto foi relatado por Expedito Júnior (PR-RO) na Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça. Agência Senado.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Presidente Lula produz algumas frases infelizes na visita à Paraíba


O presidente Lula se considera um intocável. Acha que pode dizer o que lhe vem à cabeça e pronto. De algum modo tem razão, afinal as pesquisas revelam que, mesmo pisando na bola, Lula governa em céu de brigadeiro. Nada pega.Entretanto, o presidente poderia evitar algumas frases infelizes. Os bons números de aprovação não devem envaidecer Lula, pois a cobrança por algumas expressões é provável que venha depois que deixar o poder.Em Campina, por exemplo, o petista disse, após entregar o restante da duplicação da BR-230, que agora o campinense poderá tomar banho de mar. Bairrista, o campinense não deve ter gostado. Sobre a transposição do rio São Francisco, Lula disse que queria ver o jornalista paraibano Chico Cardoso, de Cajazeiras, tomando banho no rio, em praça pública, de tanguinha rosa ou vermelha. celioalves.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Lula inaugura trecho da BR-230 e IFPB, que vai abrir concurso com 605 vagas


Josusmar Barbosa, do Jornal da Paraíba
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura nesta terça-feira (28), às 11h, o Campus Campina Grande do IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (antigo Cefet). Às 14h, entrega oficialmente o trecho duplicado de 46 quilômetros da BR-230, entre a localidade Café do Vento e João Pessoa, e assina o protocolo de intenções com o governador José Maranhão para a duplicação da BR-104, entre Campina Grande e Alcantil para completar o Circuito do Forró até Caruaru (PE).
A chegada de Lula ao aeroporto João Suassuna, em Campina, está prevista para ocorrer às 10h. O presidente, os ministros Fernando Haddad (Educação) e Alfredo Nascimento (Transportes) e possivelmente Dilma Rousseff (Casa Civil) serão recebidos pelo governador Maranhão e os prefeitos Veneziano Vital do Rêgo (Campina Grande) e Ricardo Coutinho (João Pessoa), além de deputados da base aliada. Em seguida, a comitiva se desloca de automóvel até o IFPB, na Zona Oeste da cidade.
Lula, inicialmente, fará uma visita às instalações do Campus e descerrará a placa de inauguração. Foram investidos R$ 5 milhões na obra. Mais duas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica serão inauguradas pelo presidente da República, através de teleconferência: o campus Ipojuca, do Instituto Federal de Pernambuco, e o campus Floresta, do Instituto Federal Sertão Pernambucano. Em seguida, Lula fará um pronunciamento no palanque armado no interior do campus.
Encerrada a solenidade, o presidente segue em comitiva para a BR-230. No palanque climatizado na altura do km 95, próximo ao trevo de Gurinhém (Fazenda das Garças), Lula dará por inaugurado o trecho duplicado. O valor do convênio foi R$ 67,5 milhões.
O superintendente regional do Dnit, Expedito Leite da Silva, em entrevista coletiva ontem à tarde na Fiep, revelou que a primeira fase da duplicação entre Campina e João Pessoa foi concluída em 1998. Todavia, por conta de problemas administrativos, o Tribunal de Contas da União suspendeu a segunda etapa. O convênio para a construção da segunda etapa só foi assinado, em 2003, após os problemas serem sanados junto ao TCU.
Ainda no local, Lula e Maranhão assinarão o protocolo de intenções para a duplicação do trecho de 73 quilômetros da BR-104, entre Campina e Alcantil, no limite com Pernambuco. O projeto visa completar o Circuito do Forró, uma vez que os governos federal e pernambucano já iniciaram a duplicação entre Caruaru e a rodovia que dá acesso ao município de Santa Cruz do Capibaribe.
Concurso em campi
Ainda neste segundo semestre de 2009, o IFPB vai realizar concurso público para preenchimento de 605 vagas nos novos campi da instituição em Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Cabedelo e Patos. A revelação foi feita ontem pelo reitor do Instituto Federal da Paraíba, João Batista de Oliveira Silva, durante entrevista coletiva na Fiep.
Ele adiantou que as vagas serão para os cargos de professor e servidor. Ele também adiantou que serão criados mais cursos no Campus Campina Grande do IFPB. As atividades no atual prédio tiveram início no final de 2007, mas suas aulas já aconteciam temporariamente no Centro da cidade, desde o início daquele ano.
O campus oferece o curso superior de Tecnologia em Telemática e os cursos técnicos em Informática e Mineração. Atualmente, 729 estudantes estão matriculados na instituição. Já foram contratados por concurso 40 professores e 33 técnicos-administrativos para a instituição.
Também participou da coletiva Andrea Andrade, diretora de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Ela adiantou que durante todo o ano, 100 escolas serão entregues à população de todo o Brasil. De janeiro até hoje, 13 já foram entregues.paraiba1.

Presidente nega ter aliado preferencial na PB e confirma tese de picuinha



O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedeu hoje uma entrevista à Rádio 98 FM e confirmou que sua presença na Paraíba ficou mais rara depois que passou a presidir o país. De acordo com ele, o motivo das ausências seria a divergência política existente no Estado:
"Eu vinha mais à Paraíba quando não era presidente. Eu estava mais por aqui quando eu era apenas do PT e precisava levantar o moral dos nossos companheiros. Depois, deixei de vir porque no Estado tinha muitas divergências e é preciso ter cuidado com esses assuntos", declarou Lula.
Sem preferência - O petista ainda falou sobre a política de alianças visando o ano eleitoral de 2010. Segundo ele, não existe "aliado preferencial" na Paraíba e nem no Rio Grande do Norte. Segundo o presidente, será feito um mapeamento dos locais onde a aliança entre PT e PMDB é possível, contudo, em Estados onde há candidatos de outros partidos da base do Governo, a questão ainda será resolvida: "Precisamos saber dos detalhes de cada Estado", disse ele, citando o Rio Grande do Norte e a Paraíba como exemplos.
Ele também tratou sobre um pedido do governador José Maranhão (PMDB) para oferecer um ramal da Transnordestina ao Estado: "É plenamente possível. Ela não pode ser uma linguiça sem interligação com os Estados por onde passa. Mas, o projeto é grande e complicado. Levamos três anos somente discutindo a engenharia econômica", disse, sobre a solicitação feita pelo governador do PMDB durante a reunião dos Governadores.parlamentopb.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Governo do Estado presta homenagem à memória de João Pessoa
















Governo realiza homenagens nos 79 anos da morte de João Pessoa
O Governo do Estado realizou na manhã deste domingo (26), eventos em memória do presidente João Pessoa, falecido em 26 de julho de 1930. ele governou a Paraíba de 1928 a 1930. As homenagens tiveram início às 9 horas com uma Missa na Igreja da misericórdia, centro da capital. O vice-governador Luciano Cartaxo, representando o governador José Maranhão, fez a 1ª Leitura da Missa. O Monsenhor Edinaldo Araújo, da Paróquia Santíssima Trindade, no Valentina Figueiredo, presidiu a Missa que teve a concelebração do Monsenhor Nilson Nunes, e do padre Assis. Antes do Evangelho Monsenhor Edinaldo fez referências à importância política e histórica de João Pessoa para o Estado da Paraíba e enalteceu suas qualidades. A vice-presidente da Funesc e cantora lírica, Ana Gouveia, encerrou a missa com uma oração.

Abelardo Jurema fala em nome da família
O vice-governador Luciano Cartaxo, destacou que João Pessoa está na memória dos paraibanos porque trata-se de uma história forte, escrita com sangue e que faz parte da nossa Paraíba e o Governo do Estado tem esse papel de não só preservar mas também valorizar cada vez mais a nossa história. “Esse é um momento de reflexão para todos nós e o Governo homenageia a Paraíba ao homenagear João Pessoa”, revelou.

Familiares de João Pessoa, na missaEm pronunciamento na Praça João Pessoa, representando a família, o jornalista Abelardo Jurema sugeriu que o Governo da Paraíba, no próximo ano, nos 80 anos de morte de João Pessoa, programe um evento que marque sua trajetória também junto aos estudantes nas escolas públicas e privadas.
O vice-governador Luciano Cartaxo, em discurso, referendou a proposta de Abelardo e comunicou que apresentará a sugestão da família ao governador José Maranhão para que em 2010 os 80 anos de morte de João Pessoa provoque amplo debate.
O historiador e escritor, Wellington Aguiar, revelou que há 19 anos se pronuncia sobre a memória de João Pessoa no ato cívico da praça. Neste domingo, citou várias passagens da vida do ex-presidente da Paraíba publicadas em seu livro João Pessoa – O Reformador. A obra tem 350 páginas.

Maranhão envia flores que são depositadas no túmulo pela família de João Pessoa
Dezenas de familiares de João Pessoa, autoridades e populares, participaram da missa que teve acompanhamento musical do Grupo da Paróquia do Valentina de Figueiredo e da Banda de Música da Polícia Militar. O sobrinho-neto de João Pessoa, Fernando Pessoa de Aquino, revelou que o presidente da Paraíba foi um homem honrado, e grande administrador.

Historiador Wellington Aguiar fala sobre João Pessoa
Um outro sobrinho-neto, o jornalista Abelardo Jurema, afirmou que a família sempre fica comovida pelas homenagens mesmo passados 79 anos de sua morte. Disse que João Pessoa não é esquecido pela coragem que ele teve, pela importância histórica e perfil reformador. “Enquanto houver esse sentimento prevalecendo, João Pessoa será imortal, pra sempre”, disse Abelardo.
As homenagens à memória do ex-governador da Paraíba se encerraram ao meio dia com a família depositando no mausoléu, no Palácio da Redenção, uma coroa de flores enviada pelo governador José Maranhão.

Momento da Missa
Várias autoridades participaram das comemorações, a exemplo da secretária de Comunicação Institucional, Lena Guimarães, o secretário da Casa Civil, Élson Pessoa de Carvalho, o secretário de Esportes, coronel Francisco, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carvalho, o deputado estadual João Gonçalves, representante da Assembléia Legislativa, a presidente da Fundação Casa de José Américo, Letícia Maia, dentre outras personalidades.
Josélio Carneiro, com fotos de João Francisco, da Secom-Pb

"Tropa de Elite 2" começa a ser rodado em janeiro, diz produtor


Capitão Nascimento está de volta. Wagner Moura assume novamente o papel que se transformou num ícone do cinema nacional no policial "Tropa de Elite" (2007). Segundo o produtor Marcos Prado, sócio do diretor José Padilha, a continuação começa a ser rodada em janeiro.

"O roteiro está praticamente pronto e recebendo os últimos retoques", explicou Prado ao UOL Cinema por telefone. O filme é assinado apenas por Bráulio Mantovani ("Linha de Passe"), ao contrário do primeiro, que contou com um time de roteiristas - inclusive Padilha. Prado também confirma que o elenco será o mesmo, incluindo André Ramiro, como Matias, e Fernanda Machado, como sua namorada.
Embora a história ainda seja sigilosa, Prado adianta que "Tropa de Elite 2" se passa nos tempos atuais. "Queremos abordar o que acontece com o capitão Nascimento 12 anos depois de abandonar o BOPE, como uma pessoa fica depois de sair da corporação".O sucesso de "Tropa de Elite", no entanto, não garantiu facilidade para captar a verba de produção da sequência. "No primeiro filme, ninguém queria investir, porque era um filme que falava mal da polícia. Agora, é menos difícil achar investidores, mas mesmo assim, não captamos tudo ainda." Prado ainda não fechou o orçamento de produção do "Tropa de Elite 2", mas acredita que deva ficar em torno do valor do primeiro filme, R$10 milhões. "A nossa intenção é filmar em menos tempo, economizar em alguns aspectos". Além disso, Moura e Mantovani também participam do filme como coprodutores. "Eles reduziram parte do cachê e receberão, então, um pouco da bilheteria do filme".A ideia original era de "Tropa de Elite 2" ser uma série para a televisão, mas Prado disse que o resultado poderia ser superficial. "No cinema podemos abordar a atualidade de forma mais profunda com assuntos mais complexos, mais densos"."Paraísos Artificiais"Além de "Tropa de Elite 2", os dois sócios tocam outros projetos. "Paraísos Artificiais" deve entrar em produção logo em seguida, em meados do próximo ano. Esse longa marcará a estreia de Prado na direção de ficção, ele que é um respeitado documentarista ("Estamira")."Quero falar sobre as drogas sintéticas e a facilidade com que são obtidas por jovens no Brasil, não apenas em raves, mas em qualquer lugar, em micaretas, no Maracanã". O roteiro está sendo escrito por Carolina Kotscho ("Dois Filhos de Francisco").Ao levar a discussão sobre drogas para dentro de um drama familiar, Prado quer evitar rótulos e clichês. "Estamos trabalhando o roteiro, pensando se o filme deve ser mais aberto ou focar numa história". Apesar de ainda faltar um ano para começar a rodar "Paraísos Artificiais", Prado já cogita Rodrigo Santoro para um dos papeis centrais. "Eu conversei com ele, que se mostrou interessado no projeto, mas ainda é cedo para fechar elenco. Quero primeiro lapidar o roteiro." UOL.

Trócolli leva cúpula da Segurança para debate em Mamanguape


O subsecretário de Segurança Pública, Coronel Hamilton Cordeiro, e o Comandante da Polícia Militar da Paraíba, Jácome Cavalcanti, participam nesta segunda em Mamanguape de debate sobre planejamento de segurança para as doze cidades que compõem a região do Vale do Mamanguape.A iniciativa é do deputado Trócolli Júnior (PMDB), que tem atuação na região. “Estamos discutindo junto com as lideranças, autoridades locais e população em geral mecanismos de aperfeiçoamento da segurança na região”, explicou Trócolli. Além da segurança, o deputado já levou para Mamamguape os secretários de Saúde, José Maria de França, da Educação, Sales Gaudêncio, e a superintendência do DER. “Conseguimos que o próprio governador incluísse no roteiro de obras a construção do hospital de Mamanguape”, lembrou o parlamentar.PB Agora.

Deputados querem mudar decisão do STF sobre regulamentação do diploma de jornalista

No dia 17 de junho, o Supremo Tribunal Federal decidiu derrubar a exigência de diploma e registro no Ministério do Trabalho para o exercício do jornalismo. A resposta na Câmara foi rápida e, 21 dias depois, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que é jornalista e tem o diploma, já havia conseguido a assinatura de 191 deputados para apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 386/09) que restitui a exigência.No mesmo dia, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), que é jornalista mas formou-se em Direito, apresentou o Projeto de Lei 5592/09, que regulamenta a profissão com a exigência do diploma para as áreas técnicas de apuração, redação, edição e comentário de notícias.A intenção do deputado foi separar essas áreas da impressão de artigos opinativos, que deve ser livre em sua opinião, e motivou o Supremo nessa decisão. Até 1969, o diploma não era exigido, e Miro pertence a essa geração de jornalistas, embora entenda que o diploma foi uma conquista importante.Frente parlamentar Ao mesmo tempo a deputada Rebecca Garcia (PP-AM) está organizando uma frente parlamentar em defesa do diploma. Essa frente deve reunir especialistas para evitar que as propostas sejam consideradas inconstitucionais após sua aprovação.A deputada dirigiu, em Manaus (AM), a TV Rio Negro e o jornal O Estado do Amazonas, e acredita que a formação universitária é indispensável aos profissionais da área. "Em minha experiência, nunca vi categoria que discuta tanto as questões éticas da profissão, e isso vem da vivência acadêmica", disse a deputada, que é economista.A frente já tem o apoio de 148 parlamentares, mas Rebecca lembra que não houve tempo para percorrer o Senado colhendo assinaturas. "E o presidente Michel Temer também demonstrou apoio à nossa causa e disse que a PEC deve tramitar em regime de urgência", acrescentou.Apoio de 73% Embora a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) tenha uma pesquisa que mostra o apoio de 73% dos entrevistados ao diploma, as reações foram bastante diversas: grandes empresas de comunicação, como a Rede Globo e os grupos Abril e Folha, acharam bem-vinda a mudança.Já a Associação Nacional de Jornais (ANJ) afirmou que é favorável ao diploma, mas entende que sua exigência como requisito para a profissão é questionável.Por sua vez, estudantes de jornalismo e sindicatos da categoria em todo o País realizaram protestos e apoiam a PEC de Paulo Pimenta. "Existe essa lógica do mercado, que quer a desregulamentação geral, a partir da lógica do lucro, mas a sociedade vai reagir contra as empresas que veem a informação apenas como mercadoria", avisou o deputado.Para ele, a decisão do Supremo extrapolou o que foi pensado pelos constituintes, que criaram uma barreira contra a censura a que estavam submetidos os jornais, e não viam a exigência do diploma para exercício profissional como cerceamento da liberdade de expressão. Agência Câmara.

Resultado da 14ª rodada do Brasileirão








Grêmio 3x2 Santo André
Atlético-PR 1x3 Avaí
Botafogo 3x2 Internacional
Corinthians 0x3 Palmeiras
Santos 1x2 Flamengo
Sport 3x3 Náutico
Atlético-MG 0x1 Goiás
Fluminense 1x1 Cruzeiro
Barueri 1x2 São Paulo
Vitória 1x0 Coritiba

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Maranhão participa de solenidade de comemoração dos 112 anos da Academia Brasileira de Letras no RJ


O governador José Maranhão (PMDB) participou na tarde desta quinta-feira 23 da solenidade de comemoração dos 112 anos da Academia Brasileira de Letras (ABL), na cidade do Rio de Janeiro. Ele foi ciceroniado pelo escritor acadêmico Murilo Melo Filho, que mostrou as instalações da ABL e depois tomou o tradicional chá das cinco.
Na solenidade, foi homenageado Pereira da Silva, primeiro paraibano, da cidade de Araruna, a ocupar lugar na ABL.
Maranhão recebeu do escritor acadêmico Arnaldo Niskier o boletim da ABL, onde está registrado o discurso feito durante os 60 anos do Correio das Artes. Durante seu discurso Niskier, destacou os concursos de conto, poesia e redação, além do projeto Itinerarte, lançados pelo Governo do Estado.
Em seu texto, Niskier ainda relata de forma minuciosa a festa do Correio das Artes realizada em João Pessoa no último dia 15 de julho. Neste mesmo dia foi lançada a edição da Revista Correio das Artes e do suplemento literário do jornal A União que completou 60 anos de existência. O evento aconteceu na Fundação Casa José Américo.
Participaram da visita na ABL a secretaria de Comunicação Institucional, Lena Guimarães, o superintendente da União Nelson Coelho e Ubirajara Meira, da Eletrobrás. WSCOM Online.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Praga com dias contados


Uma reunião que contou com a presença de todos os presidentes de Associações Rurais do município de Monteiro, foi realizada na manhã desta quarta-feira (22), no Centro de Desenvolvimento da Caprino ovinocultura do Cariri (CENDOV).
O objetivo da reunião foi o de comunicar aos presidentes de associações rurais que a partir do mês de outubro, a Prefeitura de Monteiro, através do CENDOV, irá fazer a doação de 50 raquetes (folhas) de Palma Forrageira da espécie “Orelha de Elefante Mexicana”, a um percentual de 33% do total de pequenos produtores rurais do município.
“Cada presidente de Associação, através do critério que melhor convier aos seus associados, irá trazer a relação com os nomes de 33% dos produtores que serão beneficiados, cada um, com 50 raquetes. A única exigência feita a cada produtor é a assinatura de um termo de compromisso de que, após o prazo de um ano, cada um deles irá doar 50 raquetes da sua plantação à associação a que pertence, para que sejam doadas a outros pequenos produtores. Esse percentual nos dá uma estimativa que no prazo de dois anos nós teremos combatido a praga da cochonilha em todo nosso território”. Afirmou Paulo Marcelo, Superintendente do CENDOV.
A prefeita de Monteiro, Edna Henrique, disse ser totalmente inaceitável um município que possui a maior extensão territorial do estado, maior inclusive que a capital João Pessoa e Campina Grande, ter de conviver com uma praga, enquanto as autoridades ao invés de resolver o problema, ficavam procurando os responsáveis ou culpados pela infestação, se eximindo da responsabilidade.
“Nós assumimos um compromisso com a população de Monteiro e estamos dispostos a enfrentar todos os desafios que nos têm sido impostos dia após dia. Infelizmente, a catástrofe financeira e administrativa encontrada no início do ano não nos permite erradicar de uma vez por todas essa praga. Mas todos os produtores rurais do município podem ter certeza que se nós não pudermos fazer tudo, nós vamos fazer tudo o que puder.” Afirmou Edna.
Após 03 anos de pesquisa, com quatro variedades de palma na Fazenda Rancho Alegre, em Monteiro, a espécie “Orelha de Elefante Mexicana” foi a que apresentou maior produtividade e maior resistência aos mais variados tipos de solo, além, claro, de ser resistente à praga da Cochonilha do Carmim.
A Cochonilha do Carmim é uma praga devastadora que, há anos, ameaça a pecuária do semi-árido nordestino. Ela ataca e destrói a palma, principal fonte de alimento para o rebanho na seca.
O Brasil tem a maior área plantada do mundo: cerca de 600 mil hectares. A grande maioria cultivados com a espécie "opuntiae ficus-indica", conhecida popularmente como palma gigante.
As fêmeas do inseto, quando se alimentam da seiva da palma, produzem ácido carmínico que é a substância química de um corante vermelho de alta qualidade. Só que na década de 20, os corantes naturais perderam terreno para os químicos derivados do petróleo.
Os corantes naturais voltaram a ser valorizados e pra retomar a antiga função da palma, foi trazida, não se sabe exatamente por quem, uma nova leva de cochonilhas. Acontece que trouxeram a cochonilha errada. Essa, além de produzir o corante em quantidade insuficiente, ainda libera uma toxina que mata a palma.
A primeira notícia de infestação veio de Sertânia, em Pernambuco. Depois, foi a vez do município vizinho: Monteiro. Com alimento farto, a cochonilha rapidamente se espalhou. Em 2008 já tinha devastado lavouras de palma em pelo menos 82 municípios da Paraíba, 72 em Pernambuco e 20 no Ceará. Ao todo, já são mais de 300 mil hectares infestados ou 50% de toda área plantada no país.
Já existe um inseticida desenvolvido por uma grande empresa de agroquímicos, mas ele ainda aguarda registro no Ministério da Agricultura. Para conviver com a praga, o jeito é adotar medidas alternativas.
Produtores ainda usam detergente comum, comprado em supermercado e têm uma receita simples para diminuir a infestação: um litro de detergente diluído em 20 litros de água.
Daí é só pulverizar toda a plantação. O detergente contém uma substância chamada ácido sulfônico, e esse ácido tem a capacidade de remover a proteção cerosa que a cochonilha tem. Na hora que o detergente atua na cera, dilui a cera e o inseto é exposto ao sol. A ação do sol faz com que ela morra.
Vitrine do Cariri

Resultado da 13ª rodada do brasileirão



Avaí 1x0 Grêmio
Santo André 0x2 Cruzeiro
Flamengo 1x1 Barueri
Santos 1x0 Atlético-PR
Internacional 2x2 São Paulo
Náutico 2x2 Botafogo
Goiás 2x1 Palmeiras

Qui, 23/07/2009

Corinthians 2 x1 Vitória
Coritiba 1x1 Sport
Atlético-MG 2x1 Fluminense RJ

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Musas do Brasileirão se revelam em novas fotos
























































As candidatas a Musa do Brasileirão 2009 estão de volta em mais um ensaio exclusivo. Este é o segundo de uma série que não acaba por aqui: estão previstas mais duas levas de fotos de cada uma destas adoráveis torcedoras.globoesporte.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Salgado de São Félix mostra seu Circuito do Frio


O secretário executivo de Turismo da Paraíba, Romeu Lemos, visitou o município de Salgado de São Félix a convite do deputado estadual Trócolli Júnior e do prefeito Adaurio Almeida, para conhecer um circuito do frio que aconteceu na localidade.“Confesso que fui meio cismado, pois jamais imaginava que ali tivesse um clima frio para se fazer um circuito desses. Fiquei surpreso com o potencial de lá. Subi uma serra com 700 metros de altitude, onde fica a Fazenda Santo Antonio, uma reserva do Ibama que abriga as pedras do ‘Bico’, do ‘Navio’ e a da ‘Concha’. Local belíssimo de onde se vê a Barragem de Acauã, dá para ver cidades de Pernambuco como Timbaúba e muitas da Paraíba.”O local, ressalta Romeu, tem um clima agradável e convidativo, além de áreas muito bonitas destinadas ao turismo de aventura. “A região tem tudo para crescer com o turismo de aventuras”, afirmou Lemos. Salgado de São Félix tem uma Cooperativa de Apicultores, que produz cerca de 30 toneladas de mel/ano, além de uma grande produção de camarão em viveiros e produz também amendoim. “É uma região propícia para a agricultura e pecuária”, disse o secretário. O prefeito Adaurio Almeida, segundo o secretário, demonstrou interesse em desenvolver o turismo naquele município, ficando acertado que a Prefeitura vai realizar o Inventário Turístico local e a Secretaria Executiva de Turismo, mais Sebrae e o trade turístico farão um diagnóstico do potencial da região, para estruturar e começar a vender os produtos turísticos a serem criados na localidade.“Como estamos organizando ‘Os caminhos das pedras’, que tem início em Fagundes, passando por Queimadas, Boqueirão, Cabaceiras e Ingá, indo até Serra Branca e outras cidades do Cariri, vamos incluir também Salgado de São Félix do circuito”, afirmou o secretário.Caminhos do Frio – O secretário também prestigiou a abertura do Circuito Caminhos do Frio em Alagoa Nova e garantiu que vai acompanhar o projeto no Brejo Paraibano, visitando todas as seis cidades envolvidas. Ele elogiou a limpeza da cidade e a hospitalidade do povo e observou que o clima é maravilhoso, além de uma boa gastronomia, tendo como carro-chefe a ‘galinha de capoeira’. “A cidade de Alagoa Nova possui muitos engenhos e tem tudo para despontar no turismo”, declarou Romeu. O ‘Caminhos do Frio’ prossegue esta semana na cidade de Areia. psonlinebr.

Prefeitura de Catolé do Rocha inscreve para 296 vagas até sexta

A Prefeitura de Catolé de Rocha, localizada no Sertão paraibano, a 433,7 quilômetros de João Pessoa, está inscrevendo para 296 vagas de concurso público até esta sexta-feira, dia 24.Estão sendo oferecidas mais outras 213 para cadastro de reserva.Os interessados devem comparecer das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no Centro de Cultura Geraldo Vandré, localizado na Rua Fundador Rocha, s/n, Centro da Cidade.Há oportunidades para pessoas que tenham o 1º, 2º e 3º graus. O salário chega a R$ 5, 5 mil.Quem tem o ensino fundamental, médio ou superior pode também concorrer a uma das 65 vagas oferecidas pela Prefeitura de Riachão. Os salários variam de R$ 465 até R$ 1,4 mil. As inscrições seguem até 24 de julho, das 7h30 às 13h30, na sede da administração municipal, Centro da cidade. As provas acontecem em 23 de agosto.pb agora e Folha Vip de Cajazeiras.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Padre Cícero



Pedro Nunes Filho escreveu artigo para lembrar o aniversário de morte de Cícero Romão Batista



Confira o artigo na íntegra:

Um homem que sabia enfileirar o povo no bom rumo
Na pequena vila que surgia ao pé da Serra do Araripe, ele bradava sermão forte, com forte voz, convicção e muita fé. O povo o respeitava, pois tinha de Deus algum encoberto poder.– Deus não mora nas igrejas, nem nos palácios dourados. Onde estiverem os pobres, ele estará no meio deles – dizia. Por isso, dedicou sua vida à gente humilde do povo. Livre de preconceitos, a todos acolhia sem distinção de cor ou classe. Reformador de consciências, sabia enfileirar as pessoas para os caminhos do bem. Miseráveis de todos os lugares iam para seu reduto em busca de socorro e transformação. Pecadores, criminosos e delinquentes curvavam-se diante de sua palavra. Conselhos, ninguém os dava melhor que ele:
Quem bebeu não beba mais: a cachaça é um poderoso agente enviado por satanás.Quem matou não mate mais:ninguém tem direito de ofender seu semelhante.Só Deus tem o poder de tirar a vida de suas criaturas.Quem roubou não roube mais:quem rouba vai para o inferno.Quem mentiu não minta mais: a mentira é filha do diabo e o mentiroso seu encarregado.
Não costumava condenar ninguém. Combatia os pecados, mas amava os pecadores.Nada que viesse dos homens o escandalizava. Por isso, sua casa e seu coração viviam sempre de portas abertas. Sabia acolher e cuidar. Em cada atitude, sobravam-lhe caridade, doçura e afeto. Sábio, valorizava o trabalho, como o único caminho que recupera o homem e o conduz à prosperidade. Construtor do progresso, mandou ensinar ao povo artes e ofícios. Cuidou da saúde pública e da educação. Incentivou o melhoramento genético dos rebanhos, estimulou o comércio e a agricultura. Multiplicou riqueza e bem-estar, ocupando todos os que lá chegavam de mãos vazias e famintos. Ensinou o povo a proteger solos, rios, lagoas, matas e animais selvagens. Aplacava ódios e aproximava inimigos. Diante dele, casais reconciliavam-se. Quem chegasse carregando armas nas mãos, quedadas nos ombros ou presas à cintura, podia ficar em seu reduto, mas antes tinha que as depor, colocando-as a seus pés. Exigia transformação, mas sabia esperar o momento de cada criatura. – Todos podem ser resgatados! – dizia convicto. Não o decepcionavam, as fraquezas humanas. Sabia investir no homem, buscar no ser a sua essência e sua vocação para o trabalho. Lia nos olhos de cada criatura as necessidades do corpo e da alma. Costumava dizer:– O trabalho dignifica. Vamos trabalhar, produzir e louvar a Deus!Visionário e pacificador, tinha liderança espiritual e temporal. Por isso, incomodou a quem não as possuía. Injustiçado, em vão, recorreu. Punido, curvou-se, respeitoso e obediente. Não demorou a ser aclamado pelas multidões. Acolhia peregrinos, gente suada e maltrapilha. Pessoas sem rumo. Desvalidos da sorte. Amava Deus em cada uma de suas criaturas, prestando-lhes socorro e oferecendo-lhes possibilidades de ganhar o pão de cada dia. – Nenhum pai de família pode viver sem trabalho! – dizia, ao mesmo tempo em que multiplicava as oportunidades e ocupações.Recebia cartas de poderosos e de desvalidos. A todos respondia com idêntica prestimosidade e afeto.Único, singular, civilizador. Mais que inteligente, sábio! Enquanto foram esquecidos os que o condenaram, ele perenizou-se no coração do povo. Dava exemplos de vida e ensinava:– O amor é uma força invisível e transformadora! No dia 20 de julho de 1934, partiu, deixando órfãs as multidões.Na casa dos humildes, ocupa altares. Se o povo o reconhece como santo, é santo também aos olhos de Deus.É o que tenho a dizer sobre Cícero, sacerdote, profeta, líder e padrinho das multidões. Um homem singular que construiu um reduto de fé nas terras do Juazeiro do Norte e nunca será esquecido.
Vitrine do Cariri.

Rsultado da 12ª rodada do brasileirão


Palmeiras 1x0 Santo André
Fluminense 1x4 Goiás
Cruzeiro 1x2 Corinthians
Vitória 0x0 Atlético-MG
Grêmio 2x1 Internacional
Atlético-PR 0x0 Coritiba
São Paulo 2x1 Santos
Flamengo 2x2 Botafogo
Barueri 4x0 Náutico
Sport 1x3 Avaí

sábado, 18 de julho de 2009

Maratona de shows em São Paulo homenageia Gonzagão


A cultura nordestina vai ganhar o centro da cidade de São Paulo nesta sexta-feira (17), a partir das 18h. Shows de música, teatro, circo e barraquinhas com comidas típicas ocuparão o vale do Anhangabaú até domingo para uma homenagem aos 20 anos da morte de Luiz Gonzaga, o rei do baião. "Pensamos em fazer um painel da cultura do Nordeste. Além de artistas conhecidos, convidamos aqueles que fazem um trabalho mais tradicional e também os que fazem um cruzamento com elementos atuais da música", conta André Sturm, da Secretaria de Cultura do Estado, que promove o evento. Inspirada na Virada Cultural, a "Virada Nordestina" deve levar cerca de 25 mil pessoas por dia ao centro da cidade. No palco principal, montado embaixo do viaduto do Chá, acontecerão os principais shows de música. É nele que se apresentará Chiquinha Gonzaga, 83, irmã de Luiz, às 21h de sábado. Apesar da idade, ela promete muita animação para homenagear o irmão "Eu estou com 83 anos, mas você vai ver o que eu faço em cima do palco!" Compondo o bloco de artistas consagrados, Dominguinhos deve trazer ao público de São Paulo os ritmos do Nordeste e a influência de Luiz Gonzaga, a quem chama de "segundo pai". Discípulo fiel do rei do baião, ele acha que a "virada" vem em boa hora. "Nós, que viemos pra cá sem estudo, começamos a bater pedra e cimento nessas construções monstruosas de São Paulo. E quem é que tinha o braço forte? Era o nordestino." Na ala jovem da homenagem, o Cordel do Fogo Encantado, grupo pernambucano de base percussiva que incorpora a poesia e o teatro, ressalta a importância de Gonzaga na sua formação. "É ótimo tocar em praça pública e participar dessa homenagem. Ele foi o maior representante da cultura da nossa região e figura fundamental para a música popular no país", diz Lirinha, líder do grupo. Quitutes e intervenções Em um palco menor, também no vale do Anhangabaú, estão previstas apresentações de teatro, circo e outras intervenções de cultura popular, como emboladas e repentes. Nove barracas uma cada para Estado do Nordeste venderão especialidades regionais e artesanato. Pratos como buchada, baião-de-dois e carne de sol devem alimentar o público durante o fim de semana. História Luiz Gonzaga (1912 -1989) nasceu em Exu, no sertão de Pernambuco. Começou na música ouvindo e aprendendo com o oito baixos de seu pai, Januário. Autor de clássicos da música popular brasileira, como "Assum Preto", "Vem Morena" e "Asa Branca", Gonzagão, como ficou conhecido após a ascensão musical de seu filho Gonzaguinha, começou a carreira ainda jovem no Rio de Janeiro, na década de 1940. Mas o que pouca gente sabe é da sua história com São Paulo. Segundo Sergio, sobrinho de Gonzaga que se apresenta amanhã, foi na capital paulista que seu tio comprou o primeiro acordeão. Enquanto servia no exército no Nordeste, Gonzaga financiou em prestações seu instrumento em São Paulo. Quando deu baixa no quartel e veio à cidade recuperá-lo, descobriu que tinha sido enganado. "O gerente do hotel ficou com tanta pena que vendeu fiado uma sanfona para ele", conta Sergio. Gonzaga foi ao Rio e começou a tocar pela cidade. Juntou dinheiro e pagou o que devia ao seu credor paulista.


Sexta-feira (17) 18h Abertura Oficial com Elba Ramalho [música] 20h Caracaxá [música] 20h30 Pirofagia na Perna-de-Pau - Grupo Irmãos Becker [intervenção] 21h Jazz Sinfônica - Concerto Nordestino [música] 22h Sebastião Marinho e Luzivan Mathias [cultura popular] 22h30 Maracatu Prego Batido [cultura popular] 23h Mais Maria do que Zé [música]


Sábado (18) 0h30 Cordel do Fogo Encantado [música] 2h Trio Marrom [música] 10h O Salto Mortal - Circo Nosotros [circo] 11h Simão e o Boi Pintadinho - Valdeck de Garanhuns [teatro] 12h Nega Duda [música] 13h O Salto Mortal - Circo Nosotros [circo] 14h Banda Seu Chico [música] 15h Peneira e Sonhador [cultura popular] 15h30 Tem Gonzaga no Molho - Carlinhos Antunes & Quinteto Mundano [música] 16h30 Afoxé Prego Batido [cultura popular] 17h Nicolas Krassik e Cordestinos [música] 18h Caju e Castanha [cultura popular] 19h Dominguinhos [música] 20h Charanga Bombeiro - Cia. Capadócia [intervenção] 21h Família Gonzaga [música] 22h Ilú Oba De Min [música] 23h Oswaldinho do Acordeon [música]


Domingo (19) 0h Orquestra Popular do Recife [música] 1h DJ Bruno Pedrosa [música] 2h30 DJ Tudo [música] 10h Acordeônicos - Orquestra de Sanfonas [música] 11h Silêncio Total - Grupo de Teatro Piolin [teatro] 12h Terreiro de Folia - Grupo Folias e Folguedos [cultura popular] 13h Banda de Pífanos de Caruaru [música] 14h Antonio Nóbrega [música] 15h Zé Brown [música] 16h Trio Virgulino [música] 17h Andaime - Companhia Linhas Aéreas [intervenção] 18h Alceu Valença [música] clickb.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Papa Bento XVI sofre queda e é levado a hospital na Itália


O papa Bento XVI foi levado nesta sexta-feira (17) a um hospital da cidade italiana de Aosta, no Vale de Aosta, norte do país, para uma consulta de emergência, após escorregar e cair na casa onde descansa por alguns dias, informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. De acordo com os jornais italianos, o pontífice teria sofrido uma queda no banheiro, e transferido rapidamente ao hospital com suspeita de fratura num dos pulsos.

“Não se trata de algo grave”, disse Lombardi, sem dar mais detalhes. O porta-voz acrescentou que Bento XVI também aproveita parar fazer um check-up. Segundo a imprensa italiana, o Papa, atualmente com 82 anos, chegou ao prédio pela entrada de emergência e seguiu para atendimento caminhando. G1 Com informações das agências de notícias EFE, France Presse e Reuters

Senadores apresentam voto de censura contra declarações do presidente Lula



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou nesta quinta-feira (16) voto de censura contra as declarações do presidente Luis Inácio Lula da Silva de que os senadores de oposição "são bons pizzaiolos". O pedido será encaminhado agora para exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Ao ler o requerimento, que também foi assinado por todos os senadores presentes na sessão desta quinta-feira, Cristovam Buarque desabafou e disse que pizzaiolos "são aqueles que estão mais próximos do presidente". Para o senador, as declarações de Lula "são irresponsáveis e caracterizam um desserviço à nação".
- As palavras do presidente Lula menosprezam o Parlamento brasileiro e joga o Senado contra a opinião pública, o que é um erro. É uma pena que Lula não perceba o papel de um educador que um presidente da República possui, especialmente para os mais jovens - salientou Cristovam Buarque.
O senador Jefferson Praia (PDT-AM), apesar de dizer que gosta e admira o presidente, classificou de infeliz a fala de Lula. Os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Mão Santa (PMDB-PI) também condenaram as declarações do presidente.Agência Senado.

União cada vez mais próximo da grande final da Copa Másters Vale do Pajeú


A equipe do União voltou à jogar nesta quinta-feira à noite no Estádio "O Pereirão", na cidade de Serra Talhada e na oportunidade venceu à A.D.S pelo placar de 2 x 0, sendo os gols marcado no 2º tempo, um golaço do lateral Paulo e o outro do centrovante Luizão. Assim no próximo jogo o União poderá perder pelo placar de 2 gols que ainda se classificará. A equipe venceu e jogou com: Nildo, Paulo, Edson, Zé Bimbinha e Joãozinho; Pelé, Ligeirinho, Ednaldo e Plínio; Téa e Prego. No 2º tempo ainda jogaram: Marcos, Carlos, Diassís e Ivo. A baixa do time foi o atacante Téa, que saiu machucado ainda no primeiro tempo, sendo substituido por Luizão.

Resultado da 11ª rodada do brasileirão




Coritiba 2x1 Grêmio
Goiás 0x2 Avaí
Santo André 1x0 Atlético-PR
Santos 3x3 Barueri
Internacional 4x2 Fluminense
Flamengo 1x2 Palmeiras
Atlético-MG 2x0 São Paulo
Náutico 1x1 Vitória
Corinthians 4x3 Sport

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Maranhão indica, em entrevista, destino do dinheiro do empréstimo


O governador José Maranhão (PMDB) concedeu entrevista coletiva no final da manhã desta quarta-feira (15) para dar indicações sobre os investimentos a serem realizados pelo Estado com os R$ 191 milhões a serem liberados nos próximos dias pelo BNDES, sob forma de empréstimo aprovado ontem pela Assembleia.No início da coletiva – que durou 45 minutos e foi concedida no salão nobre do Palácio da Redenção –Maranhão procurou justificar que o dinheiro do empréstimo “não é para fazer dinheiro novo”, mas fruto do oferecimento do Governo Federal para compensar a perda de R$ 230 milhões do Fundo de Participação dos Estados. Ele falou sobgre obras, sobre a oposição e sobre críticas que recebeu de aliados, mesmo sem citar nomes.psonlinebr.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Novas regras para planos de saúde coletivos estão no Diário Oficial

Brasília - O Diário Oficial da União de hoje (15) traz as novas regras para os planos de saúde coletivos. As resoluções normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) são resultado de uma consulta pública feita no no final do ano passado, para tornar as relações contratuais mais transparentes.
As novas normas criam regras mais rígidas para a comercialização dos planos coletivos por adesão. Diferentemente dos planos empresariais, nos quais os participantes são geralmente vinculadas à empresa onde trabalham, no plano coletivo por adesão os consumidores firmam contrato com uma associação e não com a operadora de saúde.
Nesse caso a associação se responsabilizava pela contratação da operadora do plano de saúde e os associados ficavam, até então, sujeitos ao estatuto da instituição, que podia trocar de operadora sem prévia concordância dos associados, com ou sem carência. No caso das administradoras de benefícios, as resoluções normativas dão à ANS maior possibilidade de fiscalização e controle. agenciabrasi.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Título Net


O sistema Título Net, que permite ao eleitor a fazer a transferência, solicitação e revisão eleitoral através da internet, entra em funcionamento nesta segunda-feira, dia 13, na Paraíba.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) informou que o eleitor para ter acesso aos serviços deve preencher um formulário de pré-atendimento que estará disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.tre-pb.gov.br/.
Após o pré-atendimento o requerente tem o prazo de 5 dias para confirmar o pedido indo até o cartório eleitoral ou Centro de Atendimento ao Eleitor (CENATEL), portando documentos originais que o identifiquem. O eleitor também pode agendar o seu comparecimentode ao cartório de acordo com o horário que lhe for conveniente.
O Título Net é um projeto criado pela Justiça Eleitoral com a finalidade de agilizar o processo de atendimento aos cidadãos, e já foi utilizado em caráter experimental no Distrito Federal em 2008. E já está funcionando oficialmente em Rondônia desde o último dia 6.O Norte Online Vitrine do cariri.

Longe das brigas, Trocolli luta por obras do Governo nas suas áreas


O noticiário envolvendo a Assembleia Legislativa tem sido pródigo, nos últimos dias, em destacar as brigas políticas, sobretudo envolvendo as bancadas de situação e oposição no confronto pela aprovação – ainda não conseguida – de um empréstimo de 191 milhões de reais do BNDES ao Estado.O deputado peemedebista Trócolli Júnior vive com um olho no peixe e ouro no gato: acompanha as desavenças em plenário, mas vive nos gabinetes oficiais tentando recuperar o tempo em que vivia na oposição e hoje tem um elenco impressionante de obras estruturantes conseguidas junto às secretarias de Estado. Ele cita pontes, hospitais, trechos de rodovias e outros benefícios..psonlinebr.

Nos EUA, Cássio Cunha Lima adota novo visual e aparece de barba completa em foto


Depois de passar anos na vida política sendo chamado de "menino", o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) resolveu adotar visual mais maduro. Deixou a barba crescer e cortou os cabelos mais curtos, conforme revela foto obtida pelo Portal PB Agora, tirada nos Estados Unidos, onde o tucano estuda inglês. No estrangeiro, além das aulas diárias, preenche os dias com visitas a museus e viagens pelas redondezas.Cássio pretende voltar para o Brasil apenas no final de agosto, pisando em solo paraibano apenas no início de setembro, segundo declarou ao PB Agora. Sua chegada é esperada pela classe política paraibana, que espera uma definição sobre sua posição com vistas à disputa eleitoral de 2010.PB Agora.

domingo, 12 de julho de 2009

Resultado da 10º rodada do brasileirão


Avaí 1x2 Botafogo
Palmeiras 4x1 Náutico
Barueri 3x1 Coritiba
São Paulo 2x2 Flamengo
Atlético-PR 3x2 Internacional
Cruzeiro 0x3 Atlético-MG
Grêmio 3x0 Corinthians
Fluminense 0 x1 Santo André
Vitória 6x2 Santos
Sport 1x0 Goiás

Ricardo Coutinho é recebido com festa em Várzea por lideranças do PSDB e do DEM


O prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho foi recebido neste sábado na cidade de Várzea por varias lideranças políticas, dentre elas do PSDB e do DEM. O prefeito participa na noite de hoje do João Pedro de Várzea, que acontece todos os anos logo após as festas juninas e reúne prefeitos de todo Vale do Saburgi.
Dentre as lideranças do que fazem oposição ao governo do estado estavam o ex-prefeito de Várzea, Demarzinho, o prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, o prefeito de Junco do Seridó, Cosmo Simões (PTB), entre outros.
De acordo com uma fonte que acompanha o prefeito da Capital, Ricardo foi recebido pelo ex-prefeito Lucio Guiomar, e a noite acompanhou o prefeito José Ivaldo Morais (DEM), conhecido como Galego de Várzea.
Coutinho vem sendo acusado pela oposição de viajar pelo estado fazendo campanha para divulgar sua candidatura ao governo do estado em 2010. Por tanto, o prefeito ainda não anunciou sua candidatura, embora aliados próximos já tenham lançado seu nome para a disputa.
Ricardo alega que sempre viajou pelo estado desde a época que era vereador da Capital e hoje discute políticas públicas com diversas lideranças de varias cidades do estado.Marcos Wéric
Wscom Online.

sábado, 11 de julho de 2009

Paraibano mais alto do Brasil recebe curiosos em casa e vira atração nacional


Foi uma reportagem de televisão que alçou o jovem Joelisson Fernandes da Silva ao estrelato instantâneo, em 2007. Desde então, a casa onde ele mora em Assunção (PB), virou ponto de peregrinação de turistas e curiosos. Eles querem ver, fotografar e se comparar aos 2,30 m do rapaz, que fazem dele o homem mais alto do País. Ninão, como é conhecido, vive com os pais e quatro irmãos em uma casa com pé direito de 4 m. A residência, aliás, ele ganhou depois da fama, e foi encomendada pelo governo da Paraíba para acomodar o seu cidadão ilustre. Antes, a família, cujo segundo integrante mais alto tem 1,70 m, vivia em um sítio na zona rural da cidade, localizada no Cariri paraibano. A distância dos centros urbanos não intimida os fãs, que viajam três horas da capital João Pessoa só para vê-lo. São cerca de 233 km adentrando o Estado e, para muitos, esse é apenas o último trecho. "Recebo gente de São Paulo, do Rio de Janeiro, de todos os lugares", diz ele, que já teve de pedir ajuda para entender um americano que queria conhecê-lo. A rotina é rápida. Ao chegar na cidade, que tem cerca de três mil habitantes, o forasteiro pergunta onde é a casa do moço mais alto do Brasil à primeira pessoa que encontra. Nunca ficará sem resposta. "Todos aqui já me conhecem", diz ele, tranquilo. Ao ouvir o seu nome sendo chamado, sai à porta para atender a visita. Não costuma haver muita conversa, conta. Os curiosos se apresentam e pedem fotos ao lado de Ninão, que atende de bom grado. São mais de 20 visitas por mês, segundo seus cálculos. "Às vezes, chego a sair duas vezes num mesmo dia", afirma. O mesmo acontece quando alguém quer faler com ele por telefone. Mesmo morando na avenida central, Joelisson atende os chamados em um orelhão na calçada. Em Assunção, Joelisson é conhecido como um jovem tímido, mas atencioso. Confessa que a vida virou pelo avesso depois de ficar conhecido, mas já vê uma curva descendente na fama. "Antes, as pessoas tiravam minhas medidas e me davam roupas, sapatos, muitos presentes. Hoje já não ganho mais nada", analisa. Sobre a demanda criada pelo fato de ser extraordinário, não faz reclamações ou elogios. "Já me acostumei", conclui. O internauta Anderson Alcantara, de João Pessoa (PB), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.clickpb.

Maranhão: há avanços contra desigualdades



O governador José Maranhão considerou positivos os resultados finais do XI Fórum dos Governadores do Nordeste realizado nesta sexta-feira (10), em João Pessoa, quando foram discutidos temas de interesse dos estados, a exemplo de mais recursos para obras que reduzam as desigualdades regionais. Maranhão acha que se avançou nas discussões em favor da resolução dos problemas da região, mas não espera soluções imediatas para as reivindicações apresentadas. “Discutimos muitos pontos importantes relacionados à problemática administrativa da Paraíba e do Nordeste no encontro”, afirmou. Segundo ele, as questões mais importantes da região foram abordadas e de forma pertinente, além dos ministros presentes ao evento ouvirem os apelos dos governadores e apresentarem as contrapropostas. Acha que somente a médio e longo prazos será possível começar a obter os resultados desejados.Copa de 2014 – Maranhão acredita que a Paraíba poderá tirar proveitos da realização da Copa do Mundo em 2014, com os investimentos a serem aplicados na realização de obras de infraestrutura, mesmo não sediando os jogos. Lembrou que foi sugerida a utilização dos espaços hoteleiros, culturais e esportivos paraibanos para abrigar atletas e turistas. “Conseguimos que os ministros do Turismo e do Esporte se comprometessem em inserir nosso Estado neste contexto, mesmo não sediando nenhuma partida de futebol. Ficou claro que dentro das dimensões de um evento esportivo internacional, a cidade mais próxima, como é o caso de João Pessoa, que fica entre Pernambuco e Rio Grande do Norte, vai ter muita participação importante no que diz respeito a treinamento dos atletas e hospedagem”, comentou. Lembrou que os dois ministros demonstraram o interesse Governo Federal em fazer investimentos para também contemplar a Paraíba nesses aspectos. Outro assunto lembrado pelo governador Maranhão foi com respeito à questão orçamentária do Fundo de Participação dos Estados (FPE), pois considera que ainda falta avançar nas discussões. “Aprovamos algumas moções visando melhorar a funcionamento desse Fundo. Há muitos pontos que os governadores exigem uma modificação para torná-lo mais eficiente e mais acessível aos Estados”, disse. PSonlinebr.

Musas do Brasileirão visitam o GLOBOESPORTE.COM


André Durão

Ricardo Coutinho: “Aliança é como namoro, tem que saber se os dois querem


O prefeito de João Pessoa e presidente do PSB na Paraíba, Ricardo Coutinho (foto), afirmou nesta sexta-feira (10) que o projeto do seu partido é construir um programa para a Paraíba que tire o Estado da letargia em que se encontra, deixando a discussão de alianças para 2010.
- É preciso que se estabeleça um princípio de interligação entre os diversos eventos, construindo um projeto de desenvolvimento sustentável para o nosso Estado. Esse é o nosso desafio, ninguém agüenta mais a estagnação – frisou Ricardo, em entrevista à Rede Paraíba Sat.
Sobre as alianças políticas que serão feitas para o próximo pleito, o prefeito asseverou que qualquer processo eleitoral precisa passar pela construção de uma idéia chave, de um projeto político que traga desenvolvimento ao Estado e que agrade aos pretensos parceiros nesse processo.
Quanto a uma possível união com o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), Coutinho somente atestou que as alianças que por ventura possam acontecer, serão discutidas no momento certo, ou seja, em 2010.
- Aliança é como namoro, tem que saber se os dois querem namorar. Isso não depende somente de uma pessoa, eu não me adianto em relação a isso. O partido está construindo efetivamente um projeto de desenvolvimento para esse Estado, para ofertar às agremiações que pretendam ser parceiras nesse processo – pontuou o prefeito.Paraibaonline.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Nominando: “Assembléia não tem mais base orçamentária para verbas de gabinetes”


O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Nominando Diniz, foi categórico ao confirmar que a Assembléia Legislativa da Paraíba, a partir da decisão da liminar do ministro César Peluzzo, não tem base legal para o pagamento das verbas de manutenção dos 36 gabinetes parlamentares. Nesta sexta-feira (10.07), Nominando disse que a ação impetrada pelo Governo do Estado no STF (Supremo Tribunal Federal) atacou não somente a vigência da lei 8.222 de 14 de maio de 2003, mas também a rubrica disposta no Quadro de Detalhamento de Despesas (QDD).
Com a liminar do ministro César Peluzzo, a Mesa Diretora da Assembléia decidiu apresentar proposta de revogação da lei 8.222. O projeto de lei foi aprovado, por unanimidade, em plenário e acabou com a chamada verba de assistência social. O presidente do TCE afirmou que a resolução que trata da verba de gabinete até existe, mas, com a liminar do ministro, “a Assembléia Legislativa da Paraíba não tem mais base legal para efetuar qualquer tipo de pagamento inserido nessa rubrica e isso incluem as verbas de manutenção de gabinete”.
As declarações do presidente do TCE confirmam o entendimento do presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Arthur Cunha Lima, de que, nesse momento, não há como fazer os repasses das verbas dos 36 gabinetes sem ferir a decisão do STF, em liminar do ministro César Peluzzo. “A rubrica que permitiria tais despesas é a mesma onde estavam previstas as chamadas verbas de assistência social”, explicou o conselheiro Nominando Diniz. “A despesa tem como base legal uma resolução da Mesa Diretora, mas não tem mais a base orçamentária”.
Para explicar de forma mais prática esse impasse, criado a partir da ação impetrada pelo Governo do Estado no STF, o presidente do Tribunal de Contas comparou a situação com o que ocorre hoje com os dispositivos da Constituição que prevêem a criação do Tribunal de Contas dos Municípios. “Esse é um exemplo clássico. Tem a lei que cria o TCM, mas não existe base orçamentária que assegure a legalidade de despesas com esse órgão. Quem fizesse esse tipo de despesa, aí sim, estaria cometendo um ato de improbidade administrativa”, disse.
No caso das verbas de manutenção de gabinete, a resolução existe, mas a liminar do STF congelou todos os recursos que estão mesma base orçamentária. pb agora.

União vence Mirandiba e é lider absoluto da copa Másters Vale do Pajéu


A equipe do União Princesa Clube, jogou mais uma vez pelo campeonato de veteranos na cidade de Serra Talhada, nesta quinta-feira, no estádio pereirão e veceu a equipe de veteranos da cidade de Mirandiba, pelo placar de 3 x 1, com dois gols de Plínio e um de Chico Prego. Segundo o diretor Arimatéa Fidelis, a equipe do União somou 16 pontos nesta primeira fase, o que lhe da a vantagem de jogar a semi-final pelo o empate. O União jogou e venceu com: Nildo, Paulo, Edson, Zé Bimbinha e Joãozinho; Pelé, Ligeirinho, Ednaldo e Plínio; Chico Prego e Téa. No segundo tempo ainda entraram: Carlos, Diassis e Cícero.

Pesquisa aponta: Ronaldo é o jogador mais querido do Brasil


Uma pesquisa realizada em todo o país revelou que o atacante Ronaldo, do Corinthians, é o jogador mais querido pelos brasileiros. Ele ultrapassou o meia Kaká, do Real Madrid, que está em segundo lugar. O Fenômeno saltou em apenas quatro meses da quinta para a primeira posição. É a primeira vez que um atleta que atua no futebol brasileiro consegue a liderança. A empresa TNS Sport do Brasil ouviu 8.207 pessoas em todos os estados do país (assista à matéria exibida pelo Jornal Nacional no vídeo ao lado). Ronaldo foi eleito por 22,64% dos torcedores. Kaká registrou 21,18% dos votos, Ronaldinho Gaúcho 9,64%, Robinho 3,53% e Cristiano Ronaldo 3,29%. A pesquisa foi concluída no início de julho. No levantamento de março, o Fenômeno aparecia com apenas 6,68% das indicações, contra 25,18% de Kaká. O maior índice de preferência por Ronaldo é na região nordeste, com 28,31%. Entre o público masculino, o atleta é o mais querido de 22,87%. Entre as mulheres, Kaká alcança o topo, com 23,69%, contra 22,03% do Fenômeno. A pesquisa também fez a seguinte pergunta: qual é o jogador preferido entre os que atuam com a camisa do seu clube do coração? E Ronaldo também teve votação recorde. O atacante foi citado por 61,74% dos corintianos. A lista é seguida por Diego Tardelli, preferido por 61,70% dos atleticanos; Rogério Ceni, 54,52% dos são-paulinos; Marcos, 37,67% dos palmeirenses; e Kléber, 37,30% dos cruzeirenses.Globoesporte.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Eduardo Campos reafirma nome de RC para 2010 e libera PSB para fechar alianças na PB


Eduardo Campos reafirma nome de RC como candidato em 2010 e libera PSB para fechar alianças na ParaíbaEm encontro realizado na tarde desta quinta-feira (09) no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife (PE), o governador do Estado e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos ratificou que o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho é o candidato do partido escolhido para disputar o governo do Estado da Paraíba em 2010.Confiante nas políticas publicas já implantadas pelo prefeito Ricardo Coutinho em JP, Campos aproveitou para liberar o socialista para resolver qualquer questão que se relacione às alianças políticas em torno de 2010.“Ricardo esta a vontade para resolver questões de alianças, pois o nosso partido não tem medo de formá-las”, disse.O presidente acrescentou que o partido esta disposto a fechar um leque de alianças que possam garantir a vitóriaNa condição de presidente nacional do PSB, Campos também se colocou na condição de instrumento mediador dentro do próprio partido para eventuais dissidências. Ele disse que está disposto a administrar possíveis insatisfações e vai tentar convencer os demais aliados sobre a importância de Ricardo em 2010. PB Agora.
Carregando... Por favor aguarde...