quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Desafio da Motivação

     O que nos tira da cama todas as manhãs?  O que nos impulsiona a enfrentar o trânsito caótico das nossas cidades, aproveitando este tempo para, mentalmente, já ir planejando dia de trabalho?  O que nos faz, mesmo nas horas fora do trabalho, buscar soluções para os problemas da nossa atividade na empresa?
     Bem,  estes não são só os questionamentos que nos fazemos, cada vez mais as empresas também estão se questionando.  Como Motivar as pessoas? O que oferecer em troca por suas competências? Como garantir a permanência de bons funcionários, contribuindo com o crescimento da empresa? 
     Hoje as empresas estão se desdobrando para achar a fórmula desta equação, que é única para cada empresa, pois, cada empresa tem uma realidade diferente.  A margem de lucro das empresas tem um limite para absorver crescimento de despesas; Cada colaborador tem necessidades e expectativas diferentes.
     Pelo lado do Colaborador também deve existir um fator de auto-motivação, além dos benefícios concedidos pela empresa.  É preciso entender que não cabe somente à empresa o ônus de manter o colaborador em "estado de graça".
     O colaborador deve observar o esforço da empresa em ir além da lei trabalhista, as oportunidades de crescimento, as oportunidades de ganho de conhecimento, as inter-relações, e buscar de forma expontânia, novos conhecimentos, novas habilidades, nova postura profissional, bem como, intensificar o seu network (rede de contatos).
     Portanto amigos, motivação e auto-motivação são peças que funcionam juntas, e trazem sinergia, ou seja, o resultado separado é pequeno, porém, o resultado combinado de ambos os fatores é enorme.

Pense nisto.

Adilson Barroso

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O PDCA fora da empresa

Esta ferramenta, amplamente usada hoje em dia nas empresas, tras grandes benefícios com relação à qualidade dos produtos, na redução de custos do processo, acertividade nos investimentos no processo de fabricação.
Em meus treinamentos, costumo contar aos meus alunos quantos amigos tenho que eram excelentes profissionais, bem preparados, bastante experiêntes e disputados pelas empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus). Eram muito valiosos para as empresas pelo simples fato de serem ótimos "resolvedores de problema".  Sabiam como ninguém utilizar as ferramentas da qualidade para: identificar os problemas, investigar causas reais, planejar ações corretivas, monitorar os indicadores e implementar ações preventivas de forma que os problemas que foram alvo destes estudos, jamais voltassem a ocorrer. princípios básicos do PDCA/MASP (Metodologia de Análise e Solução de Problemas).
Porém, é interessante que muitos deles, em suas vidas pessoais não eram tão eficázes em resolver seus proprios problemas. alguns tem problemas financeiros, de relacionamento, de qualidade de vida, de moradia, de vícios e etc.
O que posso concluir com isso é que os profissionais não associam as ferramentas da qualidade, criadas para solução de problemas, à problemas "domésticos".
o que é totalmente errado.  Da mesma forma como uma empresa tem problemas e precisa resolvê-los com o máximo de eficiência, com o menor custo e no menor tempo, em nossa vida privada, temos as mesmas necessidades.
o processo de solução de problemas é o mesmo, seja um problema profissional, seja um problema pessoal.
Escrevo este post para enfatizar a todos que não limitem seus conhecimentos profissionais apenas a problemas do trabalho, usem também em seus próprios benefícios.
Sucesso à todos!

sábado, 3 de abril de 2010

A nova economia

A era do emprego está acabando, estamos no meio da transição de uma economia onde a principal fonte de renda do cidadão é o emprego, para uma outra em que as pessoas têm várias fontes de renda (não necessariamente emprego).
Esta "Nova Era", que começa a engatinhar, está transformando as relações de trabalho e relacionamentos (Cliente X Empresa X funcionário x Cidadão X Meio Ambiente), confundindo os papéis destes atores.
Empresas, hoje, incentivam o colaborador a ser mais participativo na sociedade com programas de Voluntariado, abrindo mão de algumas horas de trabalho do colaborador, para que ele ajude uma entidade de assistência (creche, asilo, hospital ou outro). ainda há empresas que financiam projetos sociais e ambientais, o que no passado "era" obrigação do Estado.
O consumo e o marketing de relacionamento retro-alimenta o consumidor. é comum atualmente, as empresas oferecerem bonus descontos e prêmios por consumo ou por indicação de novos clientes. Ou seja, elas pagam para você comprar os seus produtos.
O talento e a criatividade são melhor remunerados.  As pessoas mais criativas, as que tem algum talento especial nas atividades que exercem tem remuneração maior, através de participação nos lucros, pagamento de royalties etc. 
Pessoas formadoras de opinião são evidenciadas pela mídia. Vejam que hoje existem muitas "Celebridades instantâneas" e que a mídia rapidamente aproveita suas imagens para associar a produtos, serviços ou comportamentos. Vide "Caso Geise".
As oportunidades estão acessíveis à todos (que estejam dispostos a se dedicar). quantos casos vemos todos os dias de pessoas que alcançaram o sucesso vindo do nada! políticos, atletas, artistas, empresários, religiosos, são tantos os exemplos que poderíamos encher bibliotecas com relatos.
Não existem mais fronteiras culturais, filosóficas, financeiras entre países. as culturas estão se fundindo (graças a Deus). No sábado assisti o programa do Raul Gil e vi os jovens cantores se apresentando. todos muuuuito talentosos e cantando em inglês fluente, não deixando nada a desejar quanto aos artistas internacionais. e vejam que o mais velho, tinha 15 anos.
Amigos, este artigo não é pra assustar ninguém! é pra termos noção das mudanças que estão acontecendo ao nosso redor e nos adaptarmos, pois são mudanças para melhor.
Espero seus comentários!

Adilson Barroso

Prós e contras do cartão de crédito

Amigos,
Gostaria de debater com vocês à respeito desta ferramenta mau compreendida que arrasa as finaças de muitos, mas pode ser uma grande aliada no controle e organização de nossas finanças.
A principal característica do cartão de crédito é ser um crédito pré-aprovado disponível sem burocracia para ser usado a qualquer momento.  O pagamento se dá uma vez por mês em data fixa.  Algumas lojas permitem o parcelamento da compra inclusos juros ao preço. e é aí que começam os problemas, por que quem não tem controle sobre seu orçamento mensal, normalmente, usa o crédito sem ter como pagar, uma vez que seu salário já esta comprometido com seus gastos mensais.
quando chega a hora de pagar o cartão é que elas percebem que não tem dinheiro suficiente para pagar, e naturalmente, pagam só o mínimo da fatura.
Quando fazem isto, o cartão passa a cobrar juros altos sobre a parte que não foi paga,e se a pessoa repete todos os meses o mesmo procedimento, essa dívida fica enorme.
Então qual o segredo para utilizar certo o cartão de crédito.
Use o cartão somente se você tiver certeza que no fim do mês tem dinheiro para pagar a fatura integral. Não considere que o cartão é um crédito para emergências, para estes casos tenha uma poupança.
Abaixo vão algumas dicas para tirar maior proveito com cartão de crédito:
  • É possivel acumular despesas do dia-a-dia (previstas no orçamento) para desembolso numa única data.
  • Alguns cartões oferecem beneficios conforme o uso, como: milhagens para troca por passagens aéreas, descontos em promoções, sorteios, brindes, seguros etc. voce pode aproveitar esses benefícios gastando o mesmo.
  • Se você tem dinheiro para pagar um produto ou serviço à vista, compre com cartão (se a loja não cobrar juros, o que é raro!) e aplique o dinheiro. pague a fatura e fique com o rendimento.
Temos que saber utilizar esta ferramenta a nosso favor!
Adilson Barroso

Kaizen

KAIZEN é uma filosofia japonesa significando melhoria gradual e em ordem contínua, que busca a melhoria continua de processos, produtos e serviços, envolvendo todos os colaboradores neste foco. 
O Japão após ser arrasado pela guerra, precisou levantar-se e mostrar ao mundo que não seria pelo tamanho do país e a devastação que ficaria no anonimato, a partir daí eles implantaram em suas vidas a filosofia do Kaizen, onde, nenhum dia deve passar sem que ocorra algum melhoramento.
A busca da qualidade dos produtos, das condições de trabalho e de vida dos operários, trouxeram diversas práticas de administração como; CCQ (Círculo de Controle da Qualidade), sistemas de sugestões, zero defeitos, Kanban e outros, todos voltados para o melhoramento da empresa inteira.
Devido a adoção da qualidade por diversas empresas, forçadas pela globalização, o cliente acaba se tornando um parceiro a longo prazo, e essa qualidade é garantida através da norma ISO 9000, onde o principal objetivo é vender qualidade por meio da qualidade do processo produtivo.
O Recurso Humano é o mais importante da Empresa, os processos têm que evoluir através de melhoria gradual em lugar de mudanças radicais, a melhoria deve estar baseada em avaliação de desempenho de processo.
KAIZEN como definiu Masaki Imai, no livro: "KAIZEN, a Chave para o Sucesso”, quer dizer melhoria contínua na vida pessoal, doméstica, social e profissional.
Quando aplicado ao trabalho quer dizer: a melhoria que envolve a todos.
O KAIZEN, estratégia empresarial, envolve todo mundo em uma organização que trabalha para fazer melhorias com baixos ou nenhum investimento.
Enfoca eliminação de desperdício em todos os sistemas e processos.
Com KAIZEN, uma liderança envolvida guia as pessoas para melhorar a habilidade para satisfazer a expectativas de alta qualidade continuamente e entrega em tempo.
KAIZEN transforma companhias em 'Competidores Globais Superiores’.
A mudança é algo que todos dão por certo, mas no Japão ela é um modo de vida. Relacionando mudança entre o Japão e o ocidente, é verificado que no primeiro podemos ver mudanças graduais e repentinas enquanto no segundo a mudança gradual não é observada. Talvez isto ocorra devido ao sistema de valores de cada um, mas a conclusão chegada é que a diferença básica entre as mudanças no Japão e no ocidente está no conceito de Kaizen. Este conceito explica por que as empresas no Japão não podem continuar iguais por muito tempo.
Tipos de Kaizen  e objetivos

  • Fluxo Contínuo – Aumento de Produtividade, Ganho de Espaço Físico, Redução de Estoque em Processo;

  • Sistema Puxado – Melhoria de atendimento ao Cliente, Redução de Inventário, Redução de Lead-Time.

  • Lean Manufaturing – Redução de Inventário, Ganho de Capacidade, zero desperdício.

  • TPM – Ganho de Capacidade, Redução de Estoques de Segurança, Melhoria de atendimento ao Cliente.

  • 5 Sensos – aumento de produtividade, motivação, clima organizacional, saúde ocupacional.

  • Poka Yoke – proteção contra defeito, freio de processo.
Gembakaizen
GEMBA é quer dizer lugar da realidade (Real Place), representa o lugar onde o trabalho é executado, o valor é criado, é o local que recebe a delegação para resolver os problemas, onde as coisas acontecem.
Na indústria, há três atividades diretamente relacionadas ao resultado: desenvolvimento, produção e venda. Sem estas atividades, não existe empresa.
Gerentes parecem observar a produção como meio secundário para ganhar dinheiro, e normalmente coloca ênfase em setores como: administração, financeiro e marketing. Entretanto, quando o GEMBA se torna o foco de atenção de administração, ele pode ser capaz de tornar a companhia mais próspera e lucrativa.
Ouvindo o Gemba
Raramente uma máquina quebra inesperada e abruptamente. Se os operadores forem treinados a perceber as variações do equipamento, vibrações não existentes antes, aquecimento que não havia, ruídos diferentes, e o GEMBA for consultado, muitos problemas não só na manutenção poderiam ser evitados.
GENJITSU quer dizer os fatos reais – a realidade, os números, os indicadores. A análise da situação real e global dos motivos.  A preocupação da gerência deve ser consultar sempre o GENJITSU.
Na busca do GENJITSU:

  • Reduza casos a dados

  • Resolva problemas com dados

  • Tome decisões com dados - “Quando você vir dados, duvide deles” K. Ishikawa.

  • Garimpe o GENJITSU

  • Promova clima de transparência

  • Trabalhe com dados

  • Duvide dos dados

  • Procure as causas dos problemas

  • Procure a causa básica não apenas as aparentes

Educação financeira na escola pública

Amigos,  nesta semana (12/3/10) vi uma matéria no jornal que me deixou muito satisfeito!  é que o MEC (Ministério da Educação) incluirá na grade do ensino médio aulas de educação financeira em 1.650 escolas públicas do país a partir de 2011.  as escolas privadas também podem adotar as aulas, utilizando conteúdo fornecido pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários, que é parceiro no projeto.
Neste momento escolas-piloto estão ministrando estas aulas para avaliação do conteúdo e dos resultados na vida dos alunos.
Esta iniciativa, ao meu ver, é importantíssima para a formação de uma geração preparada para o nível de crescimento econômico que o Brasil está vivenciando.
Parabéns para o governo brasileiro!

Boas empresas são feitas de bons funcionários

Não há dúvidas de que uma boa empresa é feita de bons funcionários, mas como selecionar os melhores funcionários e mais como manter estes bons funcionários.
bom, esta questão passa por alguns desafios para a administração da empresa:
1. Seleção critériosa de Talentos
2. Treinamento e aplicação de valores organizacionais
3. Valorização da força de trabalho
Seleção critériosa de Talentos
A Empresa precisa ter claramente definidos os perfis de cada cargo, determinando as características necessária para cada função a ser preenchida nos departamentos da empresa.
depois uma seleção baseada em entrevistas focadas nestas características, testes psicológicos e avaliação de histórico profissional para filtrar ao máximo a entrada dos colaboradores aos quadros da empresa.
Treinamento e aplicação de Valores Organizacionais
A Empresa é uma Pessoa jurídica e deve ter uma "personalidade", ou seja, Valores Organizacionais, que devem ser seguidos por todos os colaboradores. como por exemplo, cordialidade, parceria, proatividade etc. para tanto, otreinamento contínuo é de fundamental importância para a disseminação destes valores.
Valorização da força de trabalho
Os colaboradores da empresa são a interface entre a empresa e o cliente, um colaborador desanimado, mau humorado e com desempenho baixo remete ao cliente a visão de que a empresa é que tem estas características. para melhorar esta situação é preciso investir em benefícios, treinamentoatualização técnica e oportunidades de crescimento para todos.
Com estes cuidados é possível melhorar o desempenho e a auto-estima dos colaboradores, porém, cada empresa tem suas características próprias e deve procurar mais formas de motivar e desenvolver as pessoas.
Adilson Barroso

Alfabetização financeira - Parte II

Poupança X Investimento


Neste artigo iremos entender a diferença entre poupar e investir, por que, como muitos, sempre achei que não haviam diferenças!
Poupança, do ponto de vista econômico, é a acumulação de capital para investimento. Hoje todos os bancos oferecem contas poupanças que oferecem baixo risco e baixo rendimento. baixo risco de perda do dinheiro, seja por roubo, por falência do Banco (o governo garante o resgate do dinheiro até R$60.000,00) e até mesmo risco de nós mesmos gastarmos por estar em casa. Baixo rendimento por que o retorno mensal é de menor que 1%. o Banco nos paga TR (Taxa Referencial) + atualização, em geral abaixo de 1% ao mês.
 Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando. (conforme consta no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Poupança e http://pt.wikipedia.org/wiki/Investimento em 07/05/2009).
Sabendo disso, qual nosso desafio? poupar a sobra de nossa renda e formar um pequeno capital para a partir daí investir o dinheiro e ter rendimentos bem maiores que a poupança.
Outro aspecto a ser observado é que muitas pessoas acham que investir é operar no mercado financeiro, compra e venda de ações na bolsa de valores, especulação internacional e essas coisas complicadas que vemos na tv.
Porém, existem outras várias formas de investimento como: Compra/venda/locação de bens móveis e imóveis, obras de arte, patentes, compra de sociedade em empresas.
A idéia, amigos, é formar um capital de investimentos e num determinado tempo este capital gerar renda vitalícia.  O valor desta renda depende do valor investido ao longo dos anos e dos percentuais de retorno conseguidos. 
No próximo artigo abordaremos o tema Como investir
Se você tem dúvidas quanto ao assunto aqui abordado, deixe seu comentário com e-mail para que eu possa responder.
Até o próximo.

Alfabetização financeira - Parte I

Amigos,  
Conforme prometi, vou postar uma série de matérias sobre independência Financeira, conforme o tempo me permitir.
 
Vou tentar resumir o roteiro das matérias que pretendo postar:
Independência Financeira
=
Gastar menos do que ganha
+
poupar a sobra
X
investir com retorno financeiro

 Fase 1 – Gastar menos do que ganha
Após ter tomado a decisão de conquistar sua independência financeira, a primeira coisa a fazer é um orçamento mensal para ajudar a tomar decisões quanto a administração da renda.  Uma das regras mais básicas da administração financeira pessoal é: “Não gastar mais do que se ganha”.
  Aqui cabem algumas reflexões:
 * O que ganho não dá nem até o final do mês. Na verdade nossas ambições, vaidades e descontroles financeiros nos levam a gastar tudo o que temos e o que vamos ganhar nos meses futuros. Portanto, é necessário fazer uma análise e definir e o que é realmente importante, dentro da renda disponível;
* Mesmo que sobre algo, é tão pouco que não dá pra nada. O valor a poupar, não importa, o importante é começar a poupar e ter disciplina para manter os depósitos e se entusiasmar com o crescimento contínuo do capital.  Nunca chegaremos a um milhão se não juntarmos o primeiro real.
* Quanto mais eu ganho mais tenho despesas. Se você tem família pra sustentar, não adianta fazer uma restruturação financeira sozinho, tem que envolver a todos, inclusive as crianças, mostrando que se mantiverem os gastos sob controle num futuro breve será possível ter uma renda melhor e, aí sim, ter maior poder de compra e viver melhor.
  O orçamento nada mais é do que listar as despesas que serão realizadas  durante o mês. O desafio é pagar todas as despesas importantes e ainda sobrar algo para ser investido.

E o que é importante? Cada pessoa ou família tem realidades diferentes, alguns já tem casa própria outros não, outros tem filhos outros não. Então, faça uma previsão de gastos numa lista de despesas dentro da sua renda.
  Planeje as despesas básicas mensais, não esqueça de prever lazer nas despesas, por que se você se privar do que gosta, fatalmente irá abandonar o plano.
   Corte o supérfluo: cabe a família junta refletir sobre o que é básico o que é supérfluo.
  Após levantar seus gastos o próximo passo é fazer o orçamento “Render”, e para “esticar” o salário podemos lançar mão de alguns recursos, abaixo descritos:
  Lembrando que devemos nos libertar de alguns preconceitos, em função de um objetivo maior no futuro.

Reduzir os custos dos gastos básicosPesquisar preços antes de comprar, substituir produtos por alternativos, comprar item do de maior consumo no atacado (arroz, feijão, sabonete, papel higiênico, etc), valer-se de descontos para estudantes, associados, etc. unificar datas de pagamento de contas para 1 dia após o pagamento de salário, regulagem adequada dos equipamentos elétricos (geladeira, ar condicionado, computador, micro-ondas, ferro de passar, maquina de lavar roupa etc. trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes.

 Utilizar o recursos de terceiros e públicos   Optar por lazer público (praia, museu, exposições, etc), aproveitar descontos por pagamento antecipado ou no prazo, utilizar vantagens oferecidas por cartões, clubes, associações que você tenha vínculo.

Racionalizar os recursos  Deixar o carro na garagem sempre que possível, adotar a carona solidária, consertar vazamentos de água, desligar aparelhos elétricos quando não utilizados,
 

Aumentar a renda
Empenhar-se no trabalho, sempre que possível fazer horas extras, aproveitar incentivos oferecidos pela empresa (caso haja), participar de treinamentos custeados pela empresa, busque um negócio informal para realizar nas horas vagas.

Nesse momento a tarefa parece impossível, mas tenha disciplina e entenda que daqui a pouco tempo o quadro deve reverter.
 
Na próxima matéria abordaremos Poupança X Investimentos

Se você acho esta matéria interessante ou quer contribuir com sua opinião, clique no link abaixo “adicionar um comentário” indicando seu email para que eu possa responder aos questionamentos.

Um grande abraço e sucesso.
Adilson Barroso

A moda da Alfabetização financeira

Amigos, em minhas turmas de Kaizen sempre abro um pequeno espaço para falar sobre finanças pessoais, por que entendo que para que possamos crescer (em todos os planos de nossas vidas) precisamos ter base financeira para investir nessas melhorias.
  Vejo que a crise internacional que vem aos poucos se instalando no nosso cotidiano, vem fazendo as pessoas procurarem se informar sobre como administrar nossos recursos, resistir às tentações de consumo e, até, poupar parte do dinheirinho apertado que recebemos. O Fantástico apresentou um quadro semanal, que achei fantástico (desculpem o trocadilho), mostrando uma família (família Amorim) que tem o perfil padrão brasileiro, aprendendo e se esforçando para controlar as despesas e colocando em prática algumas técnicas de uso inteligente do dinheiro. E o mais interessante da matéri a é que a responsabilidade pelas mudanças foi confiada à uma jovem adolescente
(que era a mais consumista da turma) e esta menina deu um show.

Queridos, querendo ou não nós vivemos num mundo com regime capitalista, onde o dinheiro é que proporciona a qualidade de vida das pessoas. No passado, se quiséssemos algo para nosso conforto ou consumo, tínhamos que fabricar (artesanalmente) ou trocar por um artefato fabricado por nós mesmos. Hoje temos o dinheiro que é gerado pelo trabalho e trocado por qualquer bem ou serviço que queiramos.

Essa aparente facilidade, nos apronta várias armadilhas que fazem com que tenhamos dívidas e mais dívidas.

A solução é aprender a lidar com o dinheiro, sem preconceitos ou falsa humildade. Se puder até participar de cursos de gestão financeira, que aliás finalmente começam a ser procurados.

Para contribuir com esta nova moda, estarei postando algumas dicas de gestão financeira pessoal, aqui no blog, e é claro, quem quiser contribuir com dicas é só enviar pro meu email que postarei em seguida. E claro, darei o crédito ao autor.

Um grande abraço

Adilson Barroso

5 Sensos da Qualidade

Quando uma empresa precisa melhorar seu desempenho e/ou a qualidade de seus produtos, a primeira coisa que deve fazer é implantar um programa 5S.
O 5S é um conjunto de conceitos simples, desenvolvidos no Japão que, ao serem praticados, são capazes de modificar o ambiente de trabalho, a maneira de conduzir as atividades, as atitudes e o humor das pessoas.
O termo 5S é derivado de cinco palavras japonesas iniciadas com a letra S.
  •       Seiri
  •    Seiton
  •    Seisou
  •    Seiketsu
  •    Shitsuke
No Brasil a melhor forma encontrada para expressar a abrangência e profundidade dessas palavras foi acrescentar o termo "Senso de" antes de cada palavra em português. Assim, o termo original 5S foi mantido, mesmo na língua portuguesa.
O termo "Senso de” significa "exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender". Significa ainda a "aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular”.
Quem pratica o 5S:
  • Trabalha com segurança
  • Mantém bons hábitos para a saúde
  • Busca limpeza e organização
  • Combate os desperdícios
  • Tem espírito de equipe
  • Aceita os desafios
  • É responsável
Uma das características mais interessantes do Programa 5S, é que os hábitos adquiridos na empresa, são facilmente utilizados em nossas casas e até em nossas vidas, uma vez que o grande objetivo do Programa é facilitar e melhorar as pessoas.
Podemos verificar os conceitos e até dicas de como implantar os Sensos em nosso dia-a-dia:
  • SEIRI: Senso de Utilização e Seleção
“Guardar" É um instinto natural das pessoas. Portanto, o Senso de Utilização pressupõe que além de identificar os excessos e/ou desperdícios, estejamos preocupados em identificar "o porquê“, para que medidas preventivas possam ser adotadas para evitar que voltem a ocorrer.
DICAS DE IMPLANTAÇÃO

NA EMPRESA


identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários, descartando ou dando a devida destinação àquilo considerado desnecessário ao exercício das atividades de cada posto de trabalho.

EM CASA


Basta verificar aquele espaço da casa onde colocamos tudo que não serve, os brinquedos quebrados que não usamos mais, a roupa velha que guardamos, as revistas e jornais que jamais serão lidos novamente, dentre outros exemplos que você já deve estar imaginando.

NA VIDA


Utilização é preservar consigo apenas os sentimentos valiosos como amor, amizade, sinceridade, companheirismo, compreensão, descartando aqueles sentimentos negativos e criando atitudes positivas para fortalecer e ampliar a convivência, apenas com sentimentos valiosos.

  • SEITON: Senso de Organização, Sistematização e Classificação
Significa "cada coisa no seu devido lugar". É definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor TUDO de modo a facilitar o uso, manuseio, procura, localização e guarda de qualquer item.
DICAS DE IMPLANTAÇÃO


NA EMPRESA


Na definição dos locais apropriados, adota-se como critério a facilidade para estocagem, identificação, manuseio, reposição, retorno ao local de origem após uso, consumo dos itens mais velhos primeiro.

EM CASA


Não é incomum para você as cenas de correria pela manhã à procura da agenda, dos Crachá, dos cadernos, das chaves, do uniforme. E na hora de declarar o imposto de renda? E as idas e vindas ao mercado? Cada hora falta alguma coisa para comprar.

NA VIDA


É distribuir adequadamente o seu tempo dedicado ao trabalho, ao lazer, à família, aos amigos. É ainda não misturar suas preferências profissionais com as pessoais, ter postura coerente, serenidade nas suas decisões, valorizar e elogiar os atos bons, incentivar as pessoas e não somente criticá-las.

SEISOU: Senso de Limpeza e Zelo
Ter Senso de Limpeza é eliminar a sujeira e sua fonte, para manter limpo o ambiente. O mais importante neste conceito não é o ato de limpar mas o ato de "não sujar" . Isto significa que além de limpar é preciso identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas, de modo a podermos evitar que a sujeira volte.
DICAS DE IMPLANTAÇÃO


NA EMPRESA


É eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente (parede, armários, o teto, gaveta, estante, piso), Identificar e eliminar as fontes da sujidade, como: vazamentos, infiltrações, utilizar de tapetes nas portas de entrada, ventiladores horizontais (cortina de ar) nas portas de entrada.
Manter dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisões.


EM CASA


Também é eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente (parede, armários, o teto, gaveta, estante, piso), usar roupas, lençóis, lingerie, limpos e passados, manter lixeiras, quintal e banheiro sempre limpos.
utilizar tapetes nas portas de entrada e cortinas nas janelas.


NA VIDA


É procurar ser honesto ao se expressar, ser transparente, cordial, prestativo, sem segundas intenções, com os amigos, com a família, com os subordinados, com os vizinhos, etc..

SEIKETSU: Senso de Asseio, Higiene e Saúde
Significa criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes, manter boas condições sanitárias nas áreas comuns, zelar pela higiene pessoal e cuidar para que as informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão.
DICAS DE IMPLANTAÇÃO




NA EMPRESA


Manter boas condições sanitárias nas áreas comuns (lavatórios, banheiros, cozinha, restaurante, etc..), zelar pela higiene pessoal usar EPI e cuidar para que as informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão.


EM CASA


Cuidar do asseio de banheiro, cozinha, higienizar alimentos, manter a vacinação em dias, usar tapetes, cortinas, capas de proteção, escovar os dentes, manter limpos, cabelos, barba, unhas, roupas e calçados.


NA VIDA


Ter comportamento ético, promover um ambiente saudável nas relações interpessoais, sejam sociais, familiares ou profissionais, cultivando um clima de respeito mútuo nas diversas relações.

SHITSUKE: Senso de Auto-disciplina e Padronização
É desenvolver hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam escritas ou informais. Este hábito é resultado do exercício da força mental, moral e física. Não se trata de uma obediência cega, submissa, “Atitude de Cordeiro". É a demonstração de respeito a si próprio e aos outros.
DICAS DE IMPLANTAÇÃO


NA EMPRESA


Seguir os procedimentos, regras e normas da empresa, bem como a cultura organizacional, buscando contribuir sempre para melhoria do ambiente de trabalho com sugestões e instruindo os colegas com boas práticas.


EM CASA


Ensinar aos familiares o que aprender na empresa, praticar as técnicas que se encaixarem em casa e se policiar para não voltar os velhos costumes.


NA VIDA


Desenvolver o autocontrole (contar sempre até dez), ter paciência, ser persistente na busca de seus sonhos, anseios e aspirações, respeitar o espaço e a vontade alheias.

Como podemos constatar os 5 sensos são atitudes e ações simples, que contribuem para uma vida mais saudável e propicia um melhor ambiente para o seu desenvolvimento, seja profissional ou pessoal.  Por tanto, vamos usar as mãos para agir, a cabeça para pensar e o coração para sentir, por meio do programa 5S. É só colocar em ação os CINCO SENSOS que estão dentro de cada um de nós.

Palestra do Gustavo Cerbasi

Amigos,
Nesta quinta (19/03/09) no Studio 5 tive o privilégio de participar da palestra do Autor de livros sobre Finanças pessoais Gustavo Cerbasi, que deu um show naquela noite!  Trata-se do evento mensal promovido pelo CIEAM chamado "Encontro com Notáveis".
Pra quem não sabe, Gustavo é autor dos Best Sellers: "Dinheiro, os segredos de quem tem", "Casais inteligentes enriquecem juntos" entre outros e nos contou um pouco de sua trajetória e como chegou aos 30 anos a uma conta bancária de 1 milhão de reais.
Privilégio maior ainda, tive por participar ao final da palestra de um painel de discussão com o Gustavo, com minha amiga consultora Elaine Jinkins e com uma engenheira convidada, cujo nome agora não me recordo agora, onde pudemos aprofundar o tema e ainda trazendo algumas situações para nossa realidade.
Bom, pra não deixar vocês sem saber as pérolas que colhemos no evento.  Vou divulgar uns toques que o autor nos deu:
O Brasil não é um país pobre como se pensa, nem os brasileiros, na verdade nós brasileiros é que pagamos muito caro por tudo que consumimos: roupas, alimentação, educação e tantos outros.
Um dos itens que mais gastamos em nosso orçamento é com juros embutidos em tudo que parcelamos, principalmente nos financiamentos da casa própria, do carro, da escola ou faculdade.  Após  concluído o pagamento de uma casa, somando as parcelas percebemos que pagamos 3 casas, o mesmo ocorre com o carro, ao final do financiamento pagamos 2 ou até 3 carros.  Portanto, devemos pensar e pesquisar  muito bem, quando adquirir um financiamento.
Principais erros que cometemos:
1 - Desprezo a pequenos valores (se anotarmos os pequenos gastos do dia-a-dia, no final do mês veremos que gastamos muito dinheiro);
2 - Desprezo a uma boa negociação (pechinchamos pouco);
3 - Não saber aonde quer chegar (não fazemos planos de médio e longo prazo); e
4 - Baixa percepção financeira (não nos interessamos pelo assunto e não compreendemos como funciona a economia).


Segundo Cerbasi, existem alguns Ingredientes essenciais para a riqueza:  


1 - Tempo (quanto mais tempo para trabalhar o dinheiro, maior o rendimento);
2 - Juros Compostos (o famoso juros sobre juros);
3 - Decisões Inteligentes (pra isso precisamos entender o sistema econômico);
4 - Dinheiro (traduzindo: poupar sempre para formar um capital para investir).
o mais interessante da palestra é que ele não é focado em dinheiro, e sim em qualidade de vida.  O Autor diz que devemos ter dinheiro para proporcionar saúde, dignidade e momentos felizes. vejam essa frase: "Persiga seus sonhos, o dinheiro virá atrás"
Por final, ele nos deixou algumas reflexões:  
Por que você Trabalha? 
Dinheiro não é felicidade nem objetivo
Cuide do mais importante.
Visite o site do Gustavo Cerbasi. : www.maisdinheiro.com.br 

Portifólio de Cursos

Objetivo


Contribuir com o sucesso das empresas e das pessoas, a partir do meu potencial
técnico, objetivando o alcance das metas organizacionais.


Resumo das qualificações


* Formado em Administração de Empresas com Hábil. Em Recursos Humanos
* Diretor da Wersatyl RH e Serviços
* Consultor em Qualidade, Gestão Ambiental e Produtividade.
* Consultor AD HOC do Governo Federal
* Auditor de Sistemas de Qualidade
* Instrutor de treinamento
* Cronoanalista (Tempos e Métodos)
* Avaliador do Prêmio Qualidade do Governo Federal 99/2000
* Avaliador do Prêmio Qualidade Amazonas de 1999 a 2007
* Metrologista
* Desenhista Técnico
* Impressor gráfico


Portifólio de Cursos


* Chefia e liderança
* Auditoria da qualidade
* Sensibilização para a qualidade
* Meio Ambiente
* Alfabetização Financeira (O Segredo dos Ricos)
* Controle Estatístico do Processo (CEP)
* Qualidade e Participação na Administração Pública - QPAP
* 7 Ferramentas da qualidade
* ISO 9000:2000
* ISO 14000
* 5 S (5 Sensos da Qualidade) e 8S
* Kaizen
* Times da Qualidade (CCQ)
* Auto avaliação da gestão
* Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP)
* Word, Excel e Power Point (Básico e Avançado)
* Qualidade no atendimento a Clientes
* Formação em Limpeza e Conservação Profissional
* Formação de Supervisor de limpeza
* Novos Tempos na Gestão de RH
* Tomada de Ações Corretivas e Preventivas
* Relacionamento interpessoal
* Competência Liderança
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