quarta-feira, 6 de julho de 2011

3 de Julho - 3ª Etapa do campeonato Up&Down - Castro Daire


Mais um excelente dia para a prática do BTT!
Embora todos estivéssemos à espera de uma prova difícil, nada nos preparou para a dureza que encontrámos. O acumulado da maratona era de 2368m numa distância aproximada de 66 km e o acumulado para a meia maratona era de 1572m para uma distância de perto de 39km.
O gráfico de altimetria impunha respeito mas como tem de ser em várias situações na vida, é preciso encarar as dificuldades de frente e com um sorriso.

Nesta prova, os corajosos da Meia-Maratona foram:
-Paulo Neves
-João
-Vítor Santos
-António
-Custódio
e para a Maratona:
-Vicente
-Vítor
-Paulo

Estando mal habituados devido à prova de Cantanhede, que era muito rolante e tinha poucas subidas, Castro Daire teve o oposto! Castro Daire fez jus ao nome do Campeonato Up&Down-Sobe&Desce...porque foi o que mais fizemos...subir...descer...subir...descer...umas subidas menos complicadas e outras bastante difíceis de fazer. Estas subidas não eram subidas, eram paredes de terra batida com pedras e areia. E as descidas (que pareceram poucas...) eram muito técnicas e tinham alguma areia de grão maior que obrigava a truques de equilibrismo. E quando não tinham areia, tinham pedras e mais pedras. Mas no fim de contas, isto resume o BTT.
O trilho obrigou-nos a passar por zonas espectaculares, que nos relembram do quão bonito é Portugal. Mas voltando ao BTT...passámos por:
Desfeita

Igreja da Ermida

Reriz

A subida para Ribolhos-Vitoreira era longa e, embora não estivesse muito calor, foi bastante complicada...

Passámos o Rio Paiva

Em tom de resumo, o Inatel e todos os que estiveram envolvidos na organização estão de parabéns porque os pormenores menos bons de Cantanhede foram resolvidos.
A marcação estava impecável (não dava para nos perdermos de qualquer forma porque a velocidade era travada pelas subidas...), as zonas de abastecimento tinham tudo o que era preciso (água, fruta, barras de cereais) e muita gente nos cruzamentos (sempre com água disponível). Tudo 5 estrelas!
Outro ponto muito bom foi o apoio que as gentes das aldeias por onde passávamos nos deram...sempre a incentivar e uma vez ou outra a avisar "cuidado aí à frente que é perigoso!". O nosso obrigado!
Quanto aos banhos, a água estava aquecida a uma temperatura muito baixa mas nada que não desse para tomar banho. Relativamente ao almoço, não tivemos problemas mas segundo alguns colegas BTTistas, existiram algumas complicações de lamentar.
Assim que conseguirmos, publicamos mais fotos do percurso e dos atletas.
A classificação da Meia-Maratona ficou:
-38º - Paulo Neves
-58º - João
-155º - Vítor Santos
-161º - António
-196º - Custódio

e para a Maratona:
-24º - Vicente
-50º - Paulo
-52º - Vítor

Se existisse um dificultómetro para as provas deste ano do Up&Down, seria mais ou menos isto:
-1ºlugar - Castro Daire (entrada directa, sobe e desce e sobe exigindo muita técnica e perícia).
-2º lugar - Vouzela (a terra dos single-tracks muito técnicos que não têm fim).
-3º lugar - Cantanhede (sempre a rolar...)

Ainda a recuperar desta dose mas já a pensar na próxima etapa...S.J. Monte.

Um comentário:

  1. não é por ser a minha terra, mas só pela paisagem vale a pena o sacrificio! se bem que o senhor vitor e o senhor paulo vermelho,as horas que chegaram de certeza que se deslumbraram com tanta beleza!!!ehehheh

    ResponderExcluir

 Boa noite amigos das pedaladas  Boas notícias de novo, mais uma grande renovação na família Anadiabikers, Oficina Rochauto um bem-haja pelo...