segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Professores municipais retornam amanhã e alunos no dia 07

A Secretária Municipal de Educação, Joilza Rangel Abreu, se reuniu na manhã desta quinta-feira (27) com os diretores de escolas para falar da abertura do ano letivo no sia 07 de fevereiro e da programação da III Jornada Pedagógica, que será realizada no período de dois a quatro, também de fevereiro. Umas das programações principais será a palestra com o escritor, psiquiatra e cientista, Augusto Cury, dia quatro, a partir das 8h, na Fundação Municipal dos Esportes.

Os cerca de cinco mil e quinhentos profissionais da rede retornarão às atividades no dia 1º de fevereiro. “Eles deverão comparecer às suas unidades escolares para planejamento, conhecer a programação da Jornada Pedagógica e escolher as oficinas que desejam realizar”, disse a secretária.

Nos dias dois e três, os profissionais realizarão cursos de formação continuada (capacitações) em três diferentes pólos. Os profissionais do 2º ao 5º ano e do segundo seguimento do ensino fundamental realizarão capacitações no Instituto Federal Fluminense (IFF), os da Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão capacitados na Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic).

As atividades para os diretores e seus respectivos vices serão realizadas na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). As capacitações acontecerão em dois turnos: das 8h às 12h e das 13h às 17h. O professor deverá realizar as oficinas pedagógicas no horário da sua atividade escolar.

A secretária se reuniu nesta quinta com os gestores de escolas e nesta sexta-feira (28), às 9h, se reunirá com os diretores e vices diretores das creches. “Os professores retornam às atividades com a realização da Jornada Pedagógica, que será realizada em três pólos. As oficinas deverão ser escolhidas de acordo com as atividades desempenhadas pelo profissional. A palestra com Augusto Cury será para todos os profissionais”, finalizou a secretária.

Fonte: Site da PMCG.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Prefeita Rosinha se reúne com representantes da EBX no Rio


Um novo traçado para o Corredor Logístico da LLX levou a Prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, a reunir-se com o presidente da empresa de logística do Grupo EBX, Otávio Lazcano, na tarde desta quinta-feira (27). O encontro aconteceu na sede da empresa, no Rio. A prefeita explicou ao executivo que o traçado atual isolará as comunidades de Tapera e Ururaí. Lazcano prometeu rever o projeto, sensibilizado com a questão.

O Corredor Logístico planejado pela LLX possuirá 400 metros de largura, sendo provido de rodovia, dutovia e ferrovia. Ele será isolado, para facilitar o escoamento de aproximadamente 100 mil veículos/dia, o equivalente a um dia e meio de tráfego na ponte Rio/Niterói, quando o Porto do Açu estiver em operação.

De acordo com Rosinha Garotinho, o ideal será a LLX rever seu projeto, para não afetar as duas comunidades, além de uma área de crescimento em potencial, que abriga grandes redes de supermercados, concessionárias automobilísticas e ainda o maior shopping em construção na cidade. “Também está prevista a chegada de um hotel da Rede Ibis para aquela região”, explicou a prefeita.

O secretário municipal de Finanças, Francisco Esqueff, também presente à reunião, informou que basta a empresa ampliar uma curva, para que o empreendimento não venha a interferir na projeção do município em sentido Sul.

Lazcano não se opôs a reestudar o traçado e, em breve, apresentar um novo posicionamento à prefeita. Na ocasião, outras questões foram colocadas em pauta, que prevêem um futuro próximo de novidades em prol do município.

Fonte: Site da PMCG.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Inscrições para o Pré-IFF, Pré-Vest e demais cursos na Zumbi

A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, a partir do dia 10 de fevereiro deste ano, abre inscrições para o Pré-Vest, Pré-IFF, Escola de Música, cursos de dança, teatro, capoeira e judô. Serão formadas novas turmas e as aulas estão previstas para a primeira quinzena de março, após o Carnaval. As inscrições prosseguirão até o final de fevereiro, data a definir.

Segundo o presidente da Fundação, Jorge Luiz dos Santos, todos os cursos são de qualidade, visto que as aulas são ministradas por profissionais capacitados e formando novos profissionais para o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo.

Segundo o presidente, 75% dos alunos do Pré-Vest passaram nos vestibulares em universidade públicas. Ao todo, 450 alunos foram matriculados ano passado. “Não oferecemos cursinhos. Oferecemos cursos preparatórios em que os alunos saem da Fundação, preparados para enfrentar vestibulares concorridos nas universidades públicas”, comentou.

Jorge Luiz adiantou que serão oferecidas 450 vagas para o Pré-Vest. E os interessados deverão se dirigir de segunda à sexta-feira, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Zumbi, localizada à Rua Comendador José Francisco Sanguedo, 129, no Centro, munidos de documentos pessoais (CPF e RG), carteira de reservista para homens, carteira de trabalho para quem estiver trabalhando e declaração escolar comprovando a conclusão ou frequência no 3o ano do Ensino Médio (Regular, Técnico e da EJA).

Pré-IFF – De acordo com o presidente, dos 350 alunos do curso preparatório para o Instituto Federal da Ciência e Tecnologia (IFF), mais de 50% foram aprovados em 2010. Jorge Luiz disse que, ainda, não foi disponibilizada a quantidade de vagas, cuja inicialização do curso está previsto para mais à frente. Os candidatos também deverão apresentar, no ato das inscrições, os mesmos documentos para o Pré-Vest.

Demais cursos – Jorge Luiz esclareceu que, para a Escola de Música, cursos de dança, teatro, judô e capoeira, os interessados deverão apresentar os documentos informados acima, como comprovante de residência e foto 3x4. Os menores de idade deverão comparecer à Fundação Zumbi dos Palmares acompanhados dos pais. Na Escola de Música, por exemplo, os alunos aprenderão aulas teóricas e práticas de violão, flauta e percussão.

Fonte: Site da PMCG.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Hoje a noite é de lual da Educação em Farol


A Secretaria Municipal de Educação realizará nesta quarta-feira (27), mais uma edição do lual da Educação. Até às 17h, a criançada que mora ou está passando o verão na praia do Farol de São Tomé poderá participar de inúmeras atividades, entre elas, oficinas de confecções de fantasias, de bijuterias, pinturas, atrações esportivas, entre outros.

A partir das 19h acontece a programação para a família. Haverá apresentação do cantor de Música Popular Brasileira (MPB) com o cantor José Aloysio Alves de Gusmão, mais conhecido como Lolô. Em seguida haverá apresentações de danças havaianas e degustações de frutas.

O lual da Educação acontece todas às quartas-feiras. O instrutor de artes, ofício e um dos organizadores do evento, Antônio Sérgio Caetano de Freitas, mais conhecido como Xuxa, relatou que as crianças interessadas em participar das atividades durante o dia devem se inscrever na arena esportiva da praia, a partir das 10h. Na parte da manhã são realizadas oficinas e atividades esportivas e, a partir das 15h, acontecem os ensaios para apresentações de dança à noite.

Fonte: Site da PMCG.

Hospitais públicos e filantrópicos fecham parceria inédita

Hospitais públicos municipais e os filantrópicos fecharam parceria para atuarem em conjunto na implantação de um projeto de normatização das emergências não traumáticas em Campos, incluindo as cárdio e cérebro vasculares. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado nesta terça-feira (25) pelos hospitais Geral de Guarus (HGG), Ferreira Machado, Santa Casa de Misericórdia, Álvaro Alvim, Beneficência Portuguesa e Secretaria Municipal de Saúde. A solenidade foi no HGG.

Fonte: Site da PMCG.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

É preciso pesquisar na hora de comprar material escolar


Os pais de alunos devem fazer uma boa pesquisa, buscando os melhores preços nas papelarias, lojas de departamentos e, também, nas lojas virtuais, antes de comprar o material escolar. O alerta é da secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares. “Os nossos técnicos identificaram diferença de até 100% nos preços de um mesmo produto”, informa.

Dez estabelecimentos foram visitados pelos técnicos entre os dias 10 e 14 deste mês e pesquisaram os preços de 54 produtos. “O trabalho tem como objetivo identificar as melhores promoções e acompanhar a evolução dos preços dos produtos, que neste período estão bastante aquecidos”, ressalta Rosangela.

- Não comprem toda a lista em um único estabelecimento, pesquisem em pelo menos mais dois similares. É interessante diversificar os locais de compras, aproveitando as melhores promoções de cada estabelecimento - orienta.

Segundo a secretária, só devem ser adquiridos os itens que serão utilizados no projeto pedagógico do aluno e de seu uso individual. Os materiais de uso coletivo deverão estar embutidos no custeio da escola e, portanto, fazer parte da mensalidade escolar.

- As escolas não podem exigir marcas, modelos ou determinar o estabelecimento comercial para a compra. O consumidor é livre para escolher onde e como vai fazer suas compras - alerta a secretária.

Os técnicos do Procon orientam que nem sempre os materiais mais caros ou sofisticados são os mais adequados. Eles ressaltam que os que trazem os personagens da moda têm sempre os preços mais elevados. Por isso, a escolha deve ser criteriosa. “As crianças ficam entusiasmadas na hora da compra do material, porém, levá-las às compras nem sempre é uma boa idéia. Sejam cuidadosos e só adquiram os produtos que aliem preço e qualidade”, recomenda.


Ítens que não podem ser solicitados dos alunos:

Copos descartáveis
Lenços descartáveis
Pratos descartáveis
Sabonetes
Papel Higiênico
Algodão
Álcool
Canetas para lousa
Bexigas para soprar
Creme dental
Disquetes
CDs
Fitas ou cartucho para impressora
Tonner para impressora
Giz Branco ou colorido
Pregador de roupas
Grampeador
Grampos
Esponja para louças
Material de limpeza em geral
Tinta para mimeógrafo
Guardanapos
Medicamentos (todos)
Kit de primeiros socorros

Fonte: Site da PMCG.

Ponte Barcellos Martins já está com tráfego liberado


Após seis dias interditada ao tráfego de pedestres, ciclistas e motociclistas, a Ponte Barcellos Martins foi reaberta pela Defesa Civil Municipal, na tarde de ontem. O secretário municipal de Obras e Urbanismo, César Romero, mostrou o laudo técnico do monitoramento físico e topográfico da ponte e afirmou ela não há apresenta danos. Porém, segundo o próprio secretário, a ponte poderá ser interditada novamente caso o Rio Paraíba do Sul atinja a cota dos 9.40m.

Romero esclareceu que o monitoramento mostrou que, mesmo o com Paraíba tendo atingido a cota de 10.20m na semana passada, a estrutura não sofreu abalo. “Mas por precaução ela voltará a ser interditada se o rio subir devido ao efeito hidrodinâmico formado por galhos e árvores que ficam presos nos pilares, podendo comprometer a estrutura da ponte”.

De acordo com Romero, assim que o nível do rio baixar a 6.40m, uma empresa especializada em pontes fará nova avaliação para ver que tipo de reforma será necessária, já que as últimas foram em 1997, no então governo Anthony Garotinho. Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Rodolfo Corrêa, a interdição ocorreu porque houve dúvida se a pressão da água e o acúmulo de lixos e detritos nos pilares poderiam ou não aumentar o arrasto das bases. “Com o rio cheio era inviável aos engenheiros da Prefeitura fazerem um laudo técnico, dando permissão ou não de tráfego naquele momento. Hoje a condição é mais confortável”, comentou.

A reabertura agradou a população, principalmente os moradores de Guarus que atravessam para o Centro todos os dias para trabalhar. “A gente tinha que dar uma volta enorme. Pra eu chegar ao meu trabalho, atravessava a Ponte General Dutra, aumentando ainda mais o meu percurso”, disse a auxiliar de serviços gerais Danusia da Silva Santos, 32 anos.

Defesa Civil realiza estudo paara analisar possibilidade de cheias

O secretário de Defesa Civil Municipal, Marco Soares, lembrou que 178 municípios da Zona da Mata Mineira, Vale do Paraíba e Sul Fluminense influenciam nas cheias na região, e informou que uma equipe técnica do órgão realiza um estudo para ver se há previsão de precipitação pluviométrica considerável nas cabeceiras dos rios. “Se isso acontecer, o nível do Paraíba volta a subir. Por isso seria imprudente de nossa parte tirar as famílias da Ilha do Cunha do abrigo para depois removê-las de novo. O nível do rio não está numa cota segura. Por isso aguardamos o estudo para que possamos agir. Faremos uma inspeção nas casas na Ilha do Cunha e as famílias vão receber kits para limpar os imóveis. Vamos disponibilizar caminhões para as mudanças”, ressaltou

Fonte: http://www.odiarionews.net/wordpress/geral/ponte-barcellos-martins-e-reaberta-apos-o-rio-baixar/

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Quase 797 vagas no Balcão de Emprego em Campos

A construção civil (com 204 ofertas) lidera em número de vagas oferecidas pelo Balcão de Emprego Municipal, órgão da Secretaria de Trabalho e Renda de Campos, que dispõe de 797 vagas para profissionais de diversas áreas.
As vagas no setor de construção estão distribuídas entre bloqueiro (10), técnico em edificações (2), servente de obras (12), serralheiro (12), pedreiro (105), gesseiro (6), chapeiro (8), bombeiro hidráulico (2), carpinteiro (12), auxiliar de pintor predial (3), auxiliar de marceneiro (2), pintor industrial (20) e carpinteiro de forma (10).

Várias áreas - De acordo com o relatório, para profissionais de nível superior, há vagas para engenheiro mecânico (1), advogada (1), auxiliares de plataforma (3), auxiliares de logística portuária (3), auxiliares de serviços gerais (12).
Há também ofertas para babás (4), costureiras (10), costureiros (2), manicures (19), manicure/escovista (1), motoristas (13), motoristas carreteiros (25), técnico em automação industrial (6) e vendedor (89), entre outras.

Documentação - O Balcão de Emprego Municipal fica na Avenida 28 de Março, 533, esquina com Beira Valão, Centro. O interessado deve comparecer, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, levando carteira de identidade (CPF), carteira de trabalho e currículo.

Caso o candidato não tenha o currículo pronto, um funcionário do Balcão prepara na hora, de acordo com o padrão atual exigido pelas empresas. Os currículos também podem ser enviados pelo e-mail balcaodeemprego@smtr.campos.rj.gov.br. Os telefones do Balcão são os seguintes: 27316963 e 27316397.

Fonte: http://www.odiarionews.net/wordpress/geral/balcao-de-empregos-oferece-quase-797-vagas-em-campos/

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PSF chama 28 aprovados para Aldeia e Pernambuca

Ao contrário do que foi divulgado nesta quarta-feira (18), de forma equivocada pela Secretaria de Comunicação, a Prefeitura de Campos vai convocar inicialmente 28 aprovados para os pólos do PSF da Aldeia e Pernambuca. A relação dos nomes dos convocados será publicada nesta quinta-feira (20) no Diário Oficial on line do Portal da Prefeitura. Os 194 profissionais divulgados, inicialmente, se referem a todos núcleos do programa espalhados pelo município, que serão convocados gradativamente de acordo com a demanda.

Fonte: Site da PMCG.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prefeita Rosinha convoca aprovados do PSF nesta quinta

Por determinação da Prefeita Rosinha Garotinho, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos publica nesta quinta-feira (20), no Diário Oficial do Município, o edital de convocação para exame admissional dos aprovados no concurso do Programa Saúde da Família (PSF), que está sendo chamado de Estratégia Saúde da Família, e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs). Esta semana, serão convocados 194 aprovados, que atenderão os pólos do Parque Aldeia e da localidade de Pernambuca, onde o programa será reativado, inicialmente.

Entre os profissionais que serão convocados, estão médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Após esta etapa, a Secretaria de Saúde dará publicidade às datas e horários do curso preparatório, que acontecer na Faculdade de Medicina de Campos.

Os aprovados serão comunicados, através dos Correios, sobre as etapas que devem ser cumpridas, como apresentação de documentos e a participação nos cursos. A convocação vai acontecer, gradativamente, de acordo com a necessidade do município. A prefeitura já publicou no Diário Oficial do município a classificação de todos os candidatos e a lista dos aprovados.

Fonte: Site da PMCG.

Nível do Paraíba baixa 5 centímetros

O nível do Paraíba baixou de 10,25 metros na noite de ontem, para 10,20 da manhã de hoje em Campos, aliviando quem estava preocupado com a possibilidade de o rio ganhar mais volume durante a madrugada. A medição foi fornecida há pouco, pelo plantão do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM), A Defesa Civil Municipal havia previsto mais 15 centímetros de água até a madrugada de ontem. A ponte Barcelos Martins continua interditada, por medida de precaução e a situação em alguns municípios do Noroeste Fluminense é preocupante.

Fonte: http://www.odiarionews.net/wordpress/2011/01/nivel-do-paraiba-baixa-5-centimetros/

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Prefeita Rosinha interdita ponte por medida de segurança


A Prefeita Rosinha Garotinho interditou a Ponte Barcellos Martins na tarde desta segunda-feira (17), depois do alerta da Defesa Civil Estadual. A prefeita explicou que uma equipe do Corpo de Bombeiros, em parceria com a prefeitura, vinha fazendo a limpeza dos pilares da ponte quando verificou o risco. Rosinha Garotinho pediu a colaboração da população, mas a medida é de prevenção, por isso, pedestres, ciclistas e motociclistas, que costumam utilizar esta ponte, deverão fazer outro trajeto até que uma avaliação técnica seja feita e a ponte seja liberada.

Por orientação dos tenentes-coronéis dos bombeiros, Wellington Jordão e Rodolfo Corrêa, a Prefeita Rosinha determinou a interdição da ponte, imediatamente. “O volume do rio aumentou muito, assim como a correnteza e a previsão é de que o Paraíba receba mais água nas próximas horas. As comportas estão liberando quase quatro vezes o volume normal de água. Então, acatamos a sugestão dos tenentes-coronéis e fechamos, preventivamente, a ponte. Não podemos brincar com a vida das pessoas. É melhor prevenir do que remediar”, disse a prefeita, acrescentando que seria arriscado aguardar uma avaliação técnica.

O tenente-coronel Jordão informou que a limpeza dos pilares é feita, com frequência, e os mergulhadores informaram que não seria possível, neste momento, devido ao conjunto de fatores que estavam colocando em risco a estrutura centenária. “Houve um aumento do volume de lixo e água. A correnteza também está forte e esta ponte é antiga. Então, nestes casos, optamos pela segurança e sugerimos à prefeita que interditasse a ponte”, disse o bombeiro.

Logo depois do anúncio, a prefeita entrou em contato com o comandante da Guarda Civil Municipal, major Francisco Melo, para que tomasse as providências. Guardas Municipais foram para o local orientar os usuários da ponte, já que o horário era de volta para casa para quem mora em Guarus e trabalha no Centro ou vice-versa e evitar transtornos no trãnsito. “A ponte ficará interditada até que não represente riscos à população”, disse o comandante da Guarda.

O secretário de Defesa Civil Municipal, Marco Soares, informou que o município está em alerta total para atender às famílias ribeirinhas. “Estamos aumentando as nossas equipes para esta madrugada e, caso haja alguma situação de emergência, a população pode ligar para o 199”, disse o secretário de Defesa Civil.

Fonte: Site da PMCG.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Nível do Paraíba em Campos chega a 10,15m

Devido às fortes chuvas nas regiões do Vale do Paraíba, que abrange parte do leste do estado de São Paulo e oeste do estado do Rio de Janeiro, e Zona da Mata Mineira, localizada próxima a divisa dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, o nível do Rio Paraíba do Sul continua subindo lentamente em Campos, podendo se estabilizar nas próximas horas. A informação é do secretário de Defesa Civil Municipal, Marco Soares, esclarecendo que o órgão está em alerta máximo.

Segundo Marco Soares, na medição realizada às 8h desta segunda-feira (17), o nível do rio atingia a cota de 10,15 metros. “As equipes continuam de prontidão 24 horas para atender a população assim que forem solicitadas através do 199”, comentou o secretário, informando estar acompanhando as precipitações pluviométricas nas cabeceiras do Paraíba do Sul para que as ações do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) sejam imediatas.

Na manhã desta segunda-feira (17), mais uma família foi retirada da Comunidade Ilha do Cunha e levada para o Colégio Municipal 29 de Maio. Com esta, sobe para 30 o número de famílias desabrigadas na localidade e, de acordo com o secretário, pode aumentar.

Marco ressaltou que, caso o nível do Paraíba do Sul atinja a cota de 10,40m, haverá transbordo nas Comunidades da Tira Gosto, Coroa e Matadouro, além das águas sair por alguns bueiros da cidade. “Mas já providenciamos centenas de sacos de areia para colocar nos bueiros caso isso venha acontecer”, disse.

O subsecretário de Defesa Civil Municipal, Edson Pessanha, adiantou, ainda, que em todos os lugares que tiveram alagamentos em virtude da forte chuva que caiu no município no último sábado (15), os problemas já foram solucionados neste domingo (16), com bombas de sucção e motobombas.

Fonte: Site da PMCG.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Troca do RG pela nova identidade com chip começa no próximo dia 17


A troca da cédula de identidade (RG) pelo novo cartão do RIC (Registro de Identidade Civil) vai começar no próximo dia 17. As pessoas selecionadas serão convocadas por carta a partir desta semana.

De acordo com o Ministério da Justiça, os moradores de Brasília, Rio de Janeiro e Salvador serão os primeiros a receber as cartas. As cidades de Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO) também fazem parte do projeto piloto, e o início da convocação terá início ainda no primeiro semestre.

A nova identidade foi lançada em dezembro, mas o período de transição de governo atrapalhou o início do processo de troca. Segundo o Ministério da Justiça, os cartões das pessoas selecionadas já estão prontos, pois foram feitos com base nos cadastros repassados pelos Estados.

O ministério também informou que os cidadãos escolhidos para a troca do documento foram escolhidos aleatoriamente pelos Estados. A estimativa é que este ano 2 milhões de brasileiros façam a substituição.

O RIC é um cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico, que incluirá informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade e assinatura, entre outros dados. O Ministério da Justiça estima que a substituição da carteira de identidade será feita, gradualmente, ao longo de dez anos.

A emissão do RIC em 2011 será custeada pelo Ministério da Justiça, por isso, a pessoa não precisará pagar pela troca. Segundo o ministério, o investimento no primeiro ano será de cerca de R$ 90 milhões.

Fonte: Agência Brasil e Site da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes.

Muitas atrações no Farol e em Santo Amaro neste fim de semana

O fim de semana do Farol de São Tomé está repleto de atrações que irão agitar os moradores, veranistas e turistas da praia campista. As atrações da programação Farol 2011 “O Verão da Família” prossegue na sexta-feira (14), às 21h, no Lagamar, com show do cantor, compositor e instrumentista, Milton Guedes. Em Santo Amaro, quem comanda a festa é a cantora católica Olívia Ferreira.

No sábado (15), às 17h, o trio elétrico começa agitar o fim de semana, com Tudublu, DJ Robinho e a banda Abadá fazendo a festa. Às 20h, na Colônia de Férias da 3ª Idade, um baile de alegria com a cantora Adelma Rodrigues e banda. Às 22h, no palco oficial, montado na Aldeia do Sol, o agito da Banda Eva, cantando e relembrando sucessos como “Beleza Rara”, “Vem Meu Amor”, “Me Abraça”, “Não Me Conte Seus Problemas”, “Toda Linda”, entre outros. Em Santo Amaro, no mesmo horário, será a vez de Rosa de Saron subir ao palco.

Já no domingo (16), a alegria começa às 13h, no Lagamar com muito forró com o grupo Forró Carioca. A banda promete colocar todos para dançar ao som de sucessos de artistas consagrados nacionalmente como Calcinha Preta, Aviões do Forró, Guilherme e Santiago, Trem Bala, entre outros. E, a partir das 17h, o trio elétrico continua animar o público com Dom Américo, DJ Everton e a Banda Fuzueira. Em Santo Amaro, encerrando a programação, grande show com o cantor Daniel.

Tenda Cultural – Além dos shows e do trio elétrico, a Tenda Cultural prossegue com sua programação na sexta-feira (14), com as oficinas de Origami e de Pintura em tecido em dois horários das 10h às 12h e das 15h às 17h. E às 20h, Sexta Incena. No sábado (15), das 10h às 12h, haverá atividades de Animação Cultural. Às 14h Lambaeróbica. Às 16h, Mostra Túnel do Tempo / Teatro Infantil e às 20h, show com Ângelo Nani. No domingo (16), das 11h às 13h Atividades literárias e culturais e às 15h, Lambaeróbica.

Esporte – O campeão brasileiro de wheeling, o campista Louro Jhow, leva a sua equipe Sem Limites, neste domingo (16), às 14h, em frente à sede da Marinha na Avenida Atlântica, na Orla da praia campista. A equipe Sem Limites é composta por seis motociclistas, mecânicos e equipe de apoio. Outra atração é o único ciclista do grupo: Carlos Negão, campeão brasileiro de bicicross que geralmente abre as apresentações do grupo com sua bicicleta.

Santo Amaro – A Festa do padroeiro da Baixada Campista prossegue com diversas atrações. Na sexta-feira (14), às 21h, sobe ao palco oficial a cantora católica Olivia Ferreira, que estará divulgando o primeiro trabalho solo intitulado “Tudo passa pela cruz”. No sábado (15), Dia de Santo Amaro, serão realizadas missas solenes às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h. Às 15h, a tradicional cavalhada que representa a luta entre cristãos e mouros. Às 18h, procissão, e às 19h, missa campal no palco oficial. Em seguida, às 21h, apresentação musical do grupo de rock católico, Rosas de Saron, cantando e relembrando grandes sucessos como “Sem Você”, “Menos de um Segundo”, entre outros.

No domingo (16), às 21h, o cantor Daniel fecha a festa. O artista sobe ao palco oficial, próximo à igreja, cantando sucessos como “Adoro Amar Você”, “Estou Apaixonado”, “Vida Minha”, “A Gata do Milênio”, “A Ferro e Fogo”, entre outras. A festa do padroeiro da Baixada Campista começou na quinta-feira (06).

Fonte: Site da PMCG.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Programação religiosa de Santo Amaro tem ponto alto neste sábado


Tradicional festa da Baixada Campista, a 268ª Festa de Santo Amaro, padroeiro da localidade, terá seu ponto alto neste sábado (15), dia dedicado ao santo e feriado municipal. A programação terá início ainda de madrugada, quando a partir das 3h será iniciada a série de seis missas solenes no interior da Igreja de Santo Amaro, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Graças. À tarde, às 15h, moradores e visitantes poderão assistir a tradicional cavalhada, uma encenação da luta entre cristãos e mouros.

Às 18h, está marcada a procissão e, às 19h, acontece a missa campal no palco oficial, montado na praça de Santo Amaro. Mais tarde, o grupo Rosa de Saron se apresenta a partir das 21h. A programação, iniciada no último dia seis, será fechada com o show do cantor Daniel, no domingo (16), às 22h.

Missas - Seis missas solenes serão realizadas na Igreja da localidade, no dia de Santo Amaro. Elas acontecerão às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h e 13h e prometem reunir milhares de peregrinos que caminham até o distrito, num percurso de até 40km, em agradecimento a alguma graça recebida. Tão importante quanto à missa para os fiéis que, neste ano ganhou formato de roteiro turístico, batizado de “Caminho de Santo Amaro”, a Sala dos Milagres recebe neste dia os pagadores de promessa.

Cavalhada - Depois das missas, moradores e fiéis voltam a se reunir na principal praça da localidade para a apresentação da tradicional cavalhada, a partir das 15h. Montados em cavalos, dois grupos de homens de diferentes idades representam os cristãos e mouros. Constituída há 1.500 anos, a cavalhada de Santo Amaro reproduz o duelo por causa do amor que um rei mouro sentiu pela filha do rei cristão.

Rosa de Saron - A banda católica de rock, Rosa de Saron, vai ser atração na localidade de Santo Amaro. O grupo, formado em 1988, na cidade de Campinas, sobe ao palco oficial, montado na praça, próximo à Igreja, a partir das 21h, cantando os grandes sucessos “Sem Você”, “Menos de um Segundo”, entre outros.


Fonte: Site da PMCG.

Cepop é visitado pela Prefeita Rosinha que anuncia inauguração para julho


Na manhã de ontem, a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho visitou o canteiro de obras do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), no final da Avenida Alberto Lamego, e anunciou para julho a inauguração da estrutura que está sendo construída para receber o Carnaval e outros eventos culturais diversos. Depois de caminhar pelo espaço dedicado à pista de desfile e sentar-se em uma das arquibancadas, Rosinha ressaltou a grandiosidade do projeto. “Estou emocionada! A obra é um espetáculo e tenho certeza que ficará um legado para a cidade. Até julho, o Cepop fica pronto e estou estudando com o secretário de Cultura a realização, durante três dias, de três shows diferentes para marcar a inauguração desta obra que não tem só um efeito imediato, visando o Carnaval do ano que vem, mas é um espaço que vamos deixar para a população e onde poderão ser realizados eventos diversos”, explicou a prefeita.

O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, destacou a importância da visita, acentuando que somente dentro do Cepop é possível avaliar a dimensão da obra que, para ele, será um grande templo de ludicidade. “Lutamos para que as coisas aconteçam e vamos deixar essa obra que marcará o governo Rosinha”, ressaltou.

Para o presidente da Associação Folclórica do Norte e Noroeste do Rio de Janeiro (Afonnorj), Rubinho da Maçã, a construção do Cepop marca a realização de um sonho e o atendimento é uma solicitação antiga das entidades envolvidas na realização do Carnaval de Campos. “Estou há mais de 30 anos e sempre nós, carnavalescos, reivindicamos um espaço onde pudéssemos mostrar nossa arte com dignidade e a prefeita trouxe essa alegria pra gente. Como carnavalesco e presidente de uma entidade, posso garantir que é um sonho”, frisou Rubinho, acrescentando que a Afonnorj junto com a Associação das Escolas de Samba de Campos (Aesc) e a União dos Blocos de Samba (UBS) está preparando uma programação de eventos a serem realizados fora do período de Carnaval, movimentando durante todo o ano as agremiações, blocos e bois.

Com capacidade para receber um público de cerca de 10,5 mil pessoas sentadas nos cinco blocos de arquibancadas, todas respeitando as normas de acessibilidade, e outras 20 mil em pé, o Cepop terá uma pista com extensão de 270m e 20m de largura. Com adaptações para o acesso de portadores de necessidades especiais, cerca de 40 banheiros estarão espalhados ao longo da estrutura, além de bilheteria e um dos espaços para comissão julgadora, também adaptadas para deficientes físicos.

No complexo, haverá ainda dois camarotes, palco para eventos, com camarins e banheiros, estacionamento para 520 veículos, posto médico, central de segurança, recuo de bateria, dispersão e torre de TV. “Estamos na fase dos acabamentos em pontos como a pista, os camarotes, o estacionamento e a instalação da parte elétrica”, explicou a arquiteta Anne Kellen Apicelo.

Fonte: http://www.odiarionews.net/wordpress/politica/

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sobe o número de mortos na Região Serrana do Rio

Mais de 250 corpos haviam sido resgatados ontem até as 21h de ontem após o forte temporal que atingiu a Região Serrana do Rio desde a noite de terça-feira até a madrugada de ontem (12). Choveu mais em menos de 24 horas mais que o esperado para um mês, e as cidades sofreram com desabamentos de imóveis e enxurradas. Somente em Teresópolis, eram 130 mortes até então, devido a deslizamentos de terra, de acordo com informações da Prefeitura.
No município, bastante afetado pela chuva, já eram mais de dois mil desabrigados, que foram encaminhados para o Ginásio Pedrão, além de escolas e outras instituições no Centro.

Em Nova Friburgo foram computadas 107 mortes até as 21h, sendo 59 somente na localidade de Serrinha. Entre as vítimas estão três bombeiros, que trabalhavam no resgate das vítimas, quando foram soterrados por um novo deslizamento de terra. Já em Petrópolis, até o mesmo horário, segundo o governo do estado, foram registradas 20 mortes. Nos três municípios os óbitos já somavam 257 até as 21h.

Bairros isolados e dificuldade de comunicação

O governador Sérgio Cabral solicitou ao comandante da Marinha, almirante Júlio Moura, a disponibilização de aeronaves para o deslocamento de homens e equipamentos do Corpo de Bombeiros aos municípios da região. Helicópteros das polícias Civil e Militar partiram ainda cedo com equipes e suprimentos.

Após sobrevoar os municípios atingidos, o vice-governador, Luiz Fernando Pezão classificou a situação como bastante grave, principalmente em Teresópolis e Nova Friburgo. Ele disse que, em alguns locais, o acesso por terra era impossível. “Nunca vi nada igual, nem mesmo nos deslizamentos em Angra dos Reis ano passado. É o momento de ver o que pode ser feito para resolver a situação dessas pessoas, buscando, principalmente, desobstruir as estradas e garantir o acesso de serviços e apoio”, afirmou.

A prefeitura de Nova Friburgo decretou estado de emergência. A precipitação de chuva chegou a 260 milímetros (mm) em 24 horas, superior ao esperado para todo o mês de janeiro (180 mm). O fornecimento de energia elétrica foi interrompido e, segundo o tenente-coronel Alexandre Rocha, que coordena os trabalhos na Central Operacional da Defesa Civil do estado, há dificuldade de comunicação telefônica fixa e móvel.

Nos distritos turísticos de Lumiar e São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, a população está sem água, luz e telefone desde a madrugada. O acesso a Nova Friburgo foi interrompido por causa da queda de barreiras na RJ 142.
Em Teresópolis, vários bairros estão isolados e também falta energia elétrica em algumas áreas.

Fonte: http://www.odiarionews.net/wordpress/regiao/

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Confira o guia do IPVA 2011

A cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa em janeiro em boa parte do país. O pagamento é obrigatório e a alíquota varia conforme o modelo do veículo e também o estado em que o contribuinte reside. Para elaborar o guia do IPVA 2011, o G1 consultou os governos estaduais e do DF -este último ainda não divulgou os valores.

Confira prazos para pagamento, as alíquotas e como fica o imposto no endereço: http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/01/confira-o-guia-do-ipva-2011.html

Prefeita Rosinha pede pressa nas obras visitadas nesta segunda-feira


A Prefeita Rosinha Garotinho esteve na manhã desta segunda-feira (10) visitando as obras da Nova Beira Valão, no Centro, onde estão sendo investidos cerca de R$ 18,7 milhões. Segundo a prefeita, as obras sofreram pequeno atraso por causa das chuvas e pelo aparecimento do que os trabalhadores chamam de “olho d’água”. Assim, demandou tempo, até descobrir de onde estava vindo a água, que criou infiltração em alguns pontos.

- Vamos entregar as obras por partes. Queremos entregar o primeiro bloco, da Avenida Tenente Coronel Cardoso à Rua Dr. Siqueira Campos, até o aniversário da cidade, dia 28 de março. E, para isso, peço esforço à empreiteira. Toda a obra deverá ficar pronta até agosto deste ano - disse Rosinha Garotinho.
De acordo com a prefeita, o básico já foi feito. “A parte mais difícil está debaixo da terra, com 700 estacas sendo colocadas para fazer a urbanização. Além de ser uma obra importante, porque nós estamos cuidando da infra-estrutura que poderia, inclusive, arrastar o asfalto, a Nova Beira Valão será transformada em um cartão postal”, comentou a prefeita.

- Depois nós vamos partir para o Mercado Municipal, camelódromo, até a parte de baixo da Ponte Rosinha, onde eu já fiz os quiosques, tirando aquela população da Avenida Alberto Torres, inaugurando a quadra de esportes no local. A área será toda reurbanizada - disse Rosinha Garotinho.

Rodovia - A prefeita lembrou, também, ter pedido autorização ao Estado para fazer uma ciclovia na RJ-216 (Campos-Farol de São Thomé) até à entrada de Goytacazes. “Campos tem muitas bicicletas e precisa investir em ciclovias. Amanhã vou estar na Avenida José Carlos Pereira Pinto, onde será lançada a obra em efeito de 3D, que também terá ciclovia. Nós vamos terminar o que está em andamento e, depois, iniciar outro pacote de obras. Mas primeiro quero que acelere as obras em praças, do Cepop, casas populares. Eu quero pressa”, afirmou a prefeita.

Fonte: Site da PMCG.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mais rapidez na notificação dos casos de dengue

Com vistas a evitar uma epidemia de dengue no município, a Secretaria de Saúde de Campos vem realizando uma série de medidas. Essa semana, os hospitais e clínicas estarão recebendo do Setor de Epidemiologia, ofício solicitando mais rapidez no processo de notificação de dengue e de outros agravos de natureza infecciosa, como, meningite e leptospirose. “Esse trabalho de comunicação imediata de qualquer suspeita de dengue é muito importante, pois, a partir daí, nós conseguimos disparar as ações de bloqueio epidemiológico o mais rápido possível”, explica o secretário de Saúde, Paulo Hirano, que diz que o contato deve ser feito diretamente com o Setor de Epidemiologia, pelos telefones: 08000224060 ou 2732-2820 (fax).

Segundo Hirano, o responsável pela unidade hospitalar pode fazer a notificação dos casos de dengue pelo prontuário eletrônico da dengue, disponível em www.saude.campos.rj.gov.br/dengue. “Caso o usuário não tenha login e senha, deverá solicitá-los pelo telefone (22) 2726-9198”, acrescenta.

No último sábado, dia 8, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveu mutirão de limpeza e ações contra dengue em Farol de São Tomé. O trabalho contou com a participação de 230 agentes sanitários de outros 100 da Secretaria de Serviços Públicos.

Fonte: http://www.odiarionews.net/wordpress/geral/mais-rapidez-na-notificacao-dos-casos-de-dengue/

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Atividades diversas na Colônia de Férias da Terceira Idade


Espaço dedicado ao maiores de 60 anos, a Colônia de Férias da Terceira Idade no Farol de São Tomé está funcionando durante toda a semana, atendendo idosos que moram e veraneiam na única praia campista. Além do serviço de enfermagem em plantão de 24 horas, aulas de hidroginástica estão sendo oferecidas de segunda a sexta-feira das 8h às 10h. Segundo a coordenadora da colônia, Rita de Cássia Rangel Souza, novas turmas estão sendo programadas.

Fora da piscina, aulas de arte, às segundas e quartas-feiras, das 13h às 17h, proporcionam aos idosos um momento de expressar através de variadas formas de arte seus sentimentos. “Ainda temos aos sábados, os shows que animam os idosos”, acrescentou Rita de Cássia.

Para participar das aulas, basta que os idosos façam a inscrição na sede da Colônia de Férias da Terceira Idade, localizada à Avenida Atlântica, próximo ao Rádio Velho. Os interessados preenchem uma ficha e, para as aulas de hidroginástica, devem apresentar atestado médico.

Fonte: Site da PMCG.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Empresa de Eike Batista anuncia descoberta em Campos

A OGX, braço de petróleo e gás do grupo EBX, do empresário Eike Batista, informou, por meio de nota divulgada nesta quarta-feira (5), que identificou a presença de hidrocarbonetos no poço 1-MRK-3/4P, localizado na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Esse é o primeiro de dois poços que vão ser perfurados no bloco BM-C-37, onde a OGX divide participação com a operadora Maersk Oil.

A OGX detém 50% de participação e a Maersk Oil, operadora do bloco, os demais
50%.

A perfuração foi concluída, chegando à profundidade de 3,4 mil metros abaixo do nível do mar. A sonda iniciou as atividades em 3 de novembro e agora será deslocada cerca de 4 quilômetros ao norte para a perfuração do poço exploratório vizinho.

"Foram identificados hidrocarbonetos em reservatórios arenosos da seção santoniana que totalizam em torno de 14 metros de net pay potencial e em reservatórios carbonáticos das seções albiana e aptiana, apresentando net pays potenciais ao redor de 43 e 12 metros, respectivamente", informa o laudo de avaliação preliminar feito pela Maersk Oil.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2011/01/ogx-anuncia-ter-feito-outra-descoberta-na-bacia-de-campos.html

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Concursos previstos para 2011 devem oferecer 40,2 mil vagas

O número de vagas previstas em 2011 em ao menos 60 concursos públicos de nível federal e estadual, além de prefeituras de capitais, chega a 40.264, segundo levantamento feito pelo G1, sem contar as instituições que lançarão concursos para cadastro de reserva, isto é, quando os aprovados são chamados conforme a necessidade do órgão.

Entre as vagas levantadas estão cargos que foram criados e oportunidades que já foram autorizadas ou aguardam autorização dos respectivos órgãos competentes.


Banco do Brasil, Petrobras e Correios devem abrir seleções em 2011 (Foto: Divulgação)

Para este mês está previsto o edital dos Correios. O concurso lançado no ano passado para 6.565 vagas acabou cancelado após briga judicial. A assessoria da estatal informou que o novo concurso deverá oferecer mais oportunidades do que o que não foi realizado.

Ainda no começo do ano deve ser lançado o edital do concurso do Banco do Brasil para formação de cadastro de reserva para escriturário, de acordo com a assessoria de imprensa. Os estados que serão contemplados não foram informados.

Entre os concursos mais esperados do ano, além dos Correios e do Banco do Brasil, estão os do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Polícia Federal, Petrobras, Senado e Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Os do INSS e da PF ainda aguardam autorização do Ministério do Planejamento para lançar os editais, a exemplo da Defensoria Pública da União e do Ministério da Fazenda, que também deverão abrir seleções em 2011.

Em alguns concursos a organizadora já está definida, como é o caso do Instituto Rio Branco, da EBC e do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro.

No nível federal, o Ministério do Planejamento prevê que 19,6 mil vagas serão preenchidas por meio de concurso público neste ano, sendo 1.689 vagas de concursos já em andamento, 11.712 vagas para novos concursos, 2.651 vagas para substituição de terceirizados e 3.620 novos cargos dependentes de aprovação no Congresso Nacional.

De acordo com o Secretário de Gestão do ministério, Tiago Falcão, a programação de concursos para 2011 leva em consideração a possibilidade de 10 mil aposentadorias ao ano no Poder Executivo Federal.

Veja abaixo vagas, cargos, salários e organizadoras de concursos previstos:

Agência Nacional de Cinema (Ancine)
- 44 vagas para técnico em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual (nível médio)
- 56 para técnico administrativo (nível médio)
Salário: cerca de R$ 5 mil

Banco do Brasil
- Cadastro de reserva para escriturário (nível médio)
Salário: R$ 1.416

Banco Central
- 100 vagas de procurador (nível superior em direito)
Salário: cerca de R$ 14 mil

Brigada Militar do Rio Grande do Sul
- 3,8 mil vagas para médicos, enfermeiros, veterinários e oficial (nível superior), e de combatente, cadete e soldado (nível médio)
Salários: de R$ 1,2 mil a R$ 3,5 mil
Organizadora: Fundação de Desenvolvimento e Recursos Humanos (FDRH)

Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE)
- 261 vagas e formação de cadastro de reserva (nível médio, técnico e superior)
Salários: não informados

Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (São Paulo)
- vagas de Nível médio e superior para a cidade de São Paulo
Salários: não informados
Organizadora: Instituto Quadrix

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região (Ceará e Piauí)
- vagas de nível Médio e superior em Fortaleza e Teresina
Salários: não informados
Organizadora: Instituto Quadrix

Conselho Regional de Medicina da Bahia
- vagas de nível médio e superior
Salários: não informados
Organizadora: Instituto Quadrix

Correios
- pelo menos 6,5 mil vagas para carteiros, atendentes, operadores de triagem e transbordo (nível médio) e analistas (nível superior)
Salários:de R$ 706,48 a R$ 3.108,37

Defensoria Pública da Paraíba
- vagas para defensor público (nível superior em direito)
Salário: cerca de R$ 7 mil

Defensoria Pública da União
- 1 mil para analista de assistência jurídica (nível superior)
- 500 para técnico de assistência jurídica (nível médio)
Salário: não informado

Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (Daer)
- 20 vagas de auxiliar rodoviário (nível fundamental)
- 30 vagas de agente rodoviário (nível médio)
- 60 vagas de técnico rodoviário (nível médio)
- 80 vagas de especialista rodoviário (nível superior)
Salários: cerca de R$ 630 para auxiliar, R$ 900 para agente, R$ 1,2 mil para técnico e de R$ 4,4 mil para especialista

Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA)
- 490 vagas de assistente de trânsito (nível médio)
- 60 vagas de analista de trânsito (nível superior)
Salários: de R$ 1,4 mil a R$ 3,7 mil

Departamento Penitenciário Nacional
- 250 vagas para agente penitenciário (nível médio)
- 11 vagas para especialista em assistência penitenciária (nível superior)
- 3 vagas para técnico em assistência penitenciária (nível médio/técnico)
Salários: R$ 3,2 mil para agente penitenciário, R$ 4,2 mil para especialista em assistência penitenciária e R$ 2,8 mil para técnico em assistência penitenciária

Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
- vagas para Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus e São Luís
Cargos e salários: não informados
Organizadora: Cespe/UnB

Fundação Biblioteca Nacional
- 27 vagas de assistente administrativo (nível médio)
- 1 de assistente administrativo I (nível médio)
- 1 de assistente administrativo II (nível médio)
- 4 de assistente administrativo III (nível médio)
- 2 de assistente técnico administrativo (nível médio)
- 9 de auxiliar de documentação II (nível médio)
Salários: não informados

Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Sul (Fepagro)
- 186 vagas e formação de cadastro de reserva para pesquisador - doutores, mestres e graduados -, técnicos administrativos graduados, técnicos em pesquisa e auxiliar técnico em manutenção, agentes administrativos, agente administrativo auxiliar e auxiliar de serviços complementares
Salários: não informados

Governo federal
- 2,4 mil vagas para analista técnico de políticas sociais (nível superior)
Salário: não informado

Governo do Piauí
- 4 mil vagas (todos os níveis)
Cargos e salários: não informados

Governo de São Paulo
- 150 vagas de especialista em políticas públicas (nível superior em qualquer área)
Salário: R$ 3,8 mil a R$ 8 mil

Guarda Civil Metropolitana de São Paulo
- 1,7 mil vagas para guarda civil 3ª classe (nível médio)
Salário: cerca de R$ 900

Guarda Municipal do Rio de Janeiro
- 308 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior na área administrativa
Salários: não informados

Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo
- 81 vagas de nível médio, técnico e superior
Salários: de R$ 830 a R$ 2,2 mil
Organizadora: Instituto Cetro

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
- 324 para técnico administrativo (nível médio)
- 38 para analista administrativo (nível superior)
Salários: R$ 2,5 mil (técnico) e R$ 5,4 mil (analista)

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
- 2 mil vagas de técnico (nível médio)
- 500 vagas de analista (nível superior)
Salários: R$ 3 mil (técnico) e R$ 5 mil (analista)

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
- 401 vagas para médicos e 3 vagas para fonoaudiólogos (nível superior)
Salário: R$ 2.222,72

Instituto Rio Branco
- 26 vagas para diplomata (nível superior em qualquer área)
Salário: R$ 12,4 mil
Organizadora: Cespe/UnB

Marinha
- vagas para praticante de prático (nível superior)
Salário: não informado

Ministério da Fazenda
- 300 vagas de analista técnico-administrativo (nível superior)
Salário: R$ 3,5 mil

Ministério Público da Paraíba
- 20 vagas para promotor de Justiça substituto (nível superior em direito)
Salário: R$ 15,2 mil

Ministério Público de São Paulo
- 33 vagas de analista de promotoria I e 25 de analista de promotoria II (nível superior)
Salário: não informado

Ministério Público da União
- vagas para técnico (nível médio) e analista (nível superior)
Salários: R$ 3.993,09 (técnico) e R$ 6.551,52 (analista)

Petrobras
- vagas para nível médio, técnico e superior
Salários: de R$ 1.801,37 a R$ 6.217,19

Polícia Civil do Rio de Janeiro
- 300 vagas para inspetor, 100 para perito criminal, 100 para papiloscopista, 50 para delegado, 44 para perito legista (todos de nível superior) e 4 para piloto (nível médio e carta de piloto comercial expedida pelo Departamento de Aviação Civil)
Salários: não informados

Polícia Civil de São Paulo
- 220 de agente de telecomunicações (nível médio)
Salários: de R$ 2,2 mil a R$ 2,8 mil

Polícia Federal
- 328 vagas para agente administrativo (nível médio)
- 116 vagas para papiloscopista, 396 para agente de polícia, 362 para escrivão (nível superior em qualquer área) e 150 para delegado (nível superior em direito)
Salários: R$ 3,2 mil para agente administrativo, R$ 7,5 mil para papiloscopista, agente de polícia e escrivão e de R$ 13,3 mil para delegado

Polícia Militar do Amazonas
- 1,5 mil vagas para soldados combatentes (nível médio) e outras 1 mil divididas entre oficial combatente (nível médio e superior), cabos especialistas na área de saúde (nível médio e técnico) e oficias especialistas também na área de saúde (nível superior)
Salários: não informados

Polícia Militar do Espírito Santo
- 1 mil vagas de soldado combatente (nível médio)
Salário: não informado

Polícia Militar de São Paulo
- 2 mil vagas de soldado masculino 2ª classe (nível médio)
Salário: R$ 2,4 mil

Prefeitura de São Paulo (1)
- 354 vagas de professor de ensino fundamental II e médio (nível superior)
Salários: de R$ 1.284,93 a R$ 2.343,12

Prefeitura de São Paulo (2)
- Vagas para auditor-fiscal (nível superior em qualquer área)
Salário: até R$ 12,9 mil

São Paulo Previdência
- 167 vagas de técnico em gestão previdenciária I (nível médio)
- 12 vagas para analista em gestão previdenciária I (nível superior)
Salários: R$ 1.400 (técnico) e R$ 3.800 (analista)

Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
- 1.203 vagas de oficial administrativo (nível médio)
Salário: não informado

Secretaria Municipal de Educação de Belém
- 1,3 mil vagas para professores licenciados (nível superior)
- 200 vagas para técnicos pedagógicos (nível médio)
Salários: não foi informados

Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo
- 125 vagas de analista em planejamento, orçamento e finanças públicas (nível superior)
Salário: de R$ 3,8 mil a R$ 8 mil

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro
- 1 mil vagas para professores de matemática, física e ensino religioso (nível superior)
Salário: cerca de R$ 800
Organizadora: Ceperj

Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro
- 100 vagas para auditor fiscal, 100 para analista de controle interno e 30 para analista em finanças públicas (nível superior)
Salários: R$ 9.885,40 (auditor), R$ 3.818,18 (analista de controle interno) e R$ 4.200,00 (analista em finanças públicas)

Secretaria de Saúde do Distrito Federal
- Vagas para médicos, enfermeiros, especialistas e técnicos em saúde e motoristas
Salários: de R$ 1,7 mil a R$ 9,4 mil

Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo
- 48 vagas de pesquisador científico (nível superior)
Salário: Não informado

Senado
- 180 vagas de nível médio e superior
Salários: R$ 6.722,68 a R$ 13.879,95

Supremo Tribunal Federal
- vagas e cadastro para analista judiciário (nível superior)
Salário: cerca de R$ 6 mil
Organizadora: Cespe/UnB

Transpetro (Petrobras Transportes S/A)
- vagas imediatas e formação de cadastro (nível médio e superior)
Salários: não informados

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
- 9 vagas para procurador e vagas para agente de fiscalização financeira (nível superior)
Salários: não informados
Organizadora: Fundação Carlos Chagas no caso do cargo de procurador

Tribunal de Justiça do Pará
- 42 vagas para juiz substituto (nível superior em direito)
Salário: R$ 14,5 mil

Tribunal de Justiça de Santa Catarina
- 204 vagas para titulares de cartórios: 25 em registro de imóveis, 28 em tabelionato de notas e protesto de títulos, 2 em tabelionato de protesto de títulos, 51 para registro civil, títulos e documentos e pessoa jurídica e 98 para escrivania de paz
Salário: varia de acordo com os serviços prestados

Tribunal de Justiça de São Paulo
- 336 vagas para escrevente técnico judiciário (nível médio)
Salário: R$ 2.782,60

Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Rio de Janeiro)
- 41 vagas para analista judiciário, na área de apoio especializado, nas especialidades de arquivologia (2), estatística (2), medicina (1), medicina cardiologia (2), medicina do trabalho (1), psicologia (1), serviço social (2), tecnologia da informação (30) - nível superior
- 21 vagas para técnico judiciário, na área administrativa, especialidade de segurança - nível médio
Salários: R$ 6.611,39 (analista) e R$ 4.052,96 (técnico)
Organizadora: Fundação Carlos Chagas

Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre)
- 10 vagas e cadastro de reserva para técnico (8 para área administrativa e 2 para tecnologia da informação) - nível médio;
- 8 vagas e cadastro de reserva para analista: áreas judiciária (formação em direito – 3 vagas, mais cadastro), execução de mandados (direito – 1 vaga, mais cadastro), engenharia – segurança do trabalho (arquitetura ou engenharia, acrescida de pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho – cadastro), medicina e medicina do trabalho (medicina - cadastro), e tecnologia da informação (4 vagas, mais cadastro) - nível superior
Salários: R$ 4.052,96 (técnico) e R$ 6.611,39 (analista)
Organizadora: Fundação Carlos Chagas

Tribunal Superior Eleitoral
- formação de cadastro para analista (nível superior) e técnico (nível médio)
Salários: cerca de R$ 4 mil para nível médio e R$ 6,5 mil para nível superior

Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.
- até 1,3 mil vagas (entre imediatas e para cadastro de reserva) em cargos de nível médio e superior
Salários: não informados

Fonte: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2011/01/concursos-previstos-para-2011-devem-oferecer-402-mil-vagas.html

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Prefeitura vai implantar projeto inovador na Campos-Farol


O trecho urbano da rodovia RJ-216 (Campos-Farol de São Tomé) será duplicado e as obras vão ser realizadas pela prefeitura, a partir dos primeiros meses de 2011, compreendendo o trecho entre o trevo do final da Avenida 28 de Março, na entrada do bairro da Penha, até a entrada de Goitacazes, nas proximidades da Coagro, antiga Usina São José, numa extensão de cerca de 6km, com ciclovia central.

De acordo com informações do Coordenador de Infraestrutura, Antônio José Petrucci, a obra já tem autorização do Estado e custará R$ 56 milhões porque, além da duplicação da RJ-216, custeará também as obras de infraestrutura, urbanização e tratamento paisagístico de duas avenidas marginais que vão servir de vias auxiliares, desde o trevo da Penha até o Trevo da Rodovia dos Ceramistas, contemplando moradores dos bairros Santo Antônio, Imperial, Tropical e Donana.

Além das obras de infraestrutura, com galerias para drenagem da rodovia Campos-Farol nas duas avenidas marginais, o trecho entre o trevo da Penha e a entrada de Goitacazes também será dotado de uma segunda ponte sobre o Canal Coqueiros, em Donana, onde será construída uma moderna rotatória, com retorno. A autovia será também dotada de uma ciclovia - continuidade da Ciclovia Patesko - que percorre a faixa central da Avenida 28 de Março e que será estendida até Goitacazes, após o Hospital São José e próximo à Usina Coagro, antiga São José.

Via expressa de padrão internacional - Antônio José Petrucci ressalta que trata-se de um projeto inovador em termos de mobilidade urbana na região e que é compatível com as auto vias de países do primeiro mundo. Ele acrescenta que o sistema de iluminação permitirá que ciclistas e pedestres transitem pela extensa ciclovia em segurança.

- Será uma via expressa, com obras de qualidade compatível com as autovias de países do primeiro mundo, tanto pela concepção do projeto como pela qualidade das obras que serão implementadas naquele trecho da via. Trata-se de um trecho urbano de uma rodovia que, nos últimos anos, tem apresentado um fluxo crescente de veículos de todos os tipos, inclusive, de passageiros e cargas (ônibus, microonibus, vans, motos e carretas). Com a duplicação da rodovia, cada pista terá duas faixas de rolamento por sentido de trânsito e acostamentos, ou seja, terá quatro faixas e dois acostamentos, além das vias marginais que permitirão a circulação periférica de veículos dos bairros cortados pela rodovia, sem que, necessariamente, precisem transitar na via principal - concluiu.

Fonte: Site da PMCG.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Muita alegria na chegada de 2011 no Farol

No último dia do ano, conforme tradição, os veranistas foram recepcionados pela equipe de governo no Portal do Farol e receberam rosas, camisas, bonés e panfletos com a programação do Farol 2011 – O verão da família. Marcarem presença o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, e vice-presidente, Maria Helena Gomes, além do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca), Jivago Faria, presidente da Fundação Teatro Trianon, Maria Auxiliadora Freitas, o coordenador de Postura Municipal, Francisco Balbi, presidente da Fundação Municipal de Esportes, Magno Prisco, e o vice-presidente, Luiz Alberto Oliveira (Neném).


A primeira chuva do ano na praia do Farol de São Tomé não afastou o público que prestigiou o show da virada com a dupla sertaneja Guilherme & Santiago, marcando a abertura do Farol 2011 – O Verão da Família. Nove minutos de queima de fogos iluminaram o céu da única praia campista, com diversas cores e efeitos, anunciando a chegada do novo ano. A Prefeita Rosinha Garotinho, junto com a família, desejou prosperidade para Campos e a região.

Após brindar a chegada de 2011, Guilherme & Santiago, iniciaram o espetáculo. No repertório, as músicas “E Daí”, “Tá se achando”, “Coração mudou (Eu quero ver)”, “Safada, Cachorra, Bandida”, além de canções de Luan Santana, Maria Cecília e Rodolfo, Chiclete com Banana, Moacir Franco, Zeca Pagodinho, entre outros artistas, mostrando o que há de melhor da Música Popular Brasileira (MPB).

Segundo a Prefeita Rosinha Garotinho, o Farol 2011 está com uma programação para todos os gostos. “Todos serão atendidos com os shows programados pela Prefeitura. Desejo à população prosperidade em virtude dos investimentos que estão chegando a Campos e à região, dos que eu trouxe quando fui governadora e que estou proporcionado enquanto prefeita”, ressalta.

Depois de duas horas de show da dupla Guilherme & Santiago, subiu ao trio elétrico o grupo Dibobeira, com muita ginga e swing, colocando o público para sambar até às 4h da madrugada.


Já na noite deste sábado (1º), alegria, emoção e empolgação marcaram a apresentação de uma das bandas mais queridas do Brasil, a Banda Calypso, que animou o público com sucessos de vários momentos como, “Dançando Calypso”, “A Lua me Traiu” e “Dudu”, sucessos do início da carreira, além de “Vida Minha”, “Vem Balançar” e “Chá de Maracujá”, os novos sucessos. Momento de emoção na canção evangélica, “De Joelhos”, onde Joelma cantou mesmo ajoelhada e agradeceu a Deus por estar no Farol.

Na oportunidade, Joelma agradeceu também à Prefeita Rosinha Garotinho pela oportunidade de cantar no Farol no primeiro dia do ano. “Estou muito feliz em estar aqui. Quanto mais que ficamos sabendo que a escolha dos artistas para a programação de verão foi feita através de uma pesquisa com o público. Agradeço a prefeita e toda família Garotinho pelo carinho. A estrutura da festa está maravilhosa”, ressalta Joelma.

Fonte: Site da PMCG.