segunda-feira, 16 de junho de 2008

O Simbolismo


O Simbolismo

Contexto Histórico


As correntes materialistas e racionalistas da segunda metade do século XIX não mais respondiam as exigências de uma nova realidade, já que o processo burguês industrial evoluía a passos largos, gerando, até mesmo, a luta das grandes potências pelos mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima. A unificação da Alemanha e da Itália alavanca o processo de industrialização desses países (países de capitalismo tardio) e os coloca na disputa por novos mercados. Por esses motivos, fragmenta-se a África e aplicam-se as influências sobre os territórios asiáticos; desenvolve-se assim, a política do neocolonialismo e toma corpo o fantasma de uma guerra envolvendo os países europeus.

O Simbolismo no Brasil

No Brasil, o simbolismo começa em 1893 com a publicação de dois livros: Missal (prosa) e Broqueis (poesia), ambos de Cruz e Sousa.Estende-se até o ano de 1922.
No final do século XIX e início do século XX três tendências caminhavam paralelas: o realismo e suas manifestações; o simbolismo, situado à margem, da literatura acadêmica da época; e o pré-modernismo, com o aparecimento de alguns autores preocupados em denunciar a realidade brasileira, como Euclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato, entre outros.

Características

O simbolismo começa por repudiar o realismo e suas manifestações. De fato a nova estética rejeita o cientificismo, o materialismo, o racionalismo, valorizando, em contrapartida, as manifestações metafísicas e espirituais, o que equivale a dizer que ela corresponde à negação do naturalismo e do parnasianismo.
O homem volta-se para uma realidade subjetiva. O “eu” passa a ser o universo, mas não o “eu” superficial, sentimentalóide e piegas do romantismo: os simbolistas vão em busca da essência do ser humano – a alma. Daí a sublimação, tão preocupada pelos simbolistas: a oposição entre matéria e espírito, a purificação, por meio do qual o espírito atinge as regiões etéreas, o espaço infinito.
Em conseqüência desse subjetivismo, dessa valorização do inconsciente e do subconsciente, dos estados d’alma, da busca do vago, do diáfomo, do sonho e da loucura, o simbolismo desenvolve uma linguagem carregada de símbolos. No simbolismo as palavras transcendem os significados, ao mesmo tempo que apelam para a totalidade da nossa percepção. Daí a linguagem simbólica e o uso constante de sinestesias e literações. A musicalidade é uma das características mais destacadas da estética simbolista.

Texto

Cárcere das Almas


Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.

Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonho e , sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo espaço da pureza.


Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da dor do calabouço, atroz, funéreo!

Nesses silêncios solitários, graves,
Que chaveiro do céu possui as chaves
Para abrir-vos as portas do mistério!?
( Cruz e Sousa)


Concluí-se que os textos simbolistas consistem na essência do ser humano e tem uma linguagem cheia de símbolos, buscando sempre a presença da musicalidade. O Cárcere das almas de Cruz e Sousa mostra todas essas características de uma forma bem clara, podendo assim ser lido e entendido.



Alunas: Isabelle de Abreu
Rahyane Barbosa
Vanessa de Queiroz
Yoko Yamamoto

Um comentário:

Ilusão disse...

Analise do texto Cárcere das Almas
Era uma alma presa que não era feliz pela vida que levava por ver aquela imensidade , mares, estrelas,tardes, natureza e não poder ter a oportunidade de usufruir de tal beleza então vivia sonhando com a liberdade do corpo que aparentemente vivia fazendo coisas erradas a única solução seria a morte para se liberta daquilo.
O escritor também faz usos de algumas coisas que maçaram o simbolismo como a subjetivismo, uso de algumas figuras de linguagem, ele se preocupa em mantar o ritmo do poema e entre outras características
Feito por:

Parabéns garotas o blog esta ótimo muito bom

Davisson
Diego
Rafael
Vinicius

OBS: tava sem comentário do texto mais ta ai rsrsrsrs